Mar Salgado

domingo, maio 29:

UMA QUESTÃO DE SERIEDADE CIENTÍFICA: A cruzada do Expresso contra..., bem, contra qualquer coisa que tem vagamente que ver com a educação sexual nas escolas continua. Hoje, a página 24 é inteiramente dedicada ao assunto, com uma notícia sobre a "voz dos pais" e sem qualquer referência ao artigo de Fernanda Câncio no DN (ver também aqui, no Glória Fácil), nem aos factos que aí se relatavam. Adiante.
A grande novidade é a inclusão de uma "Carta aberta aos pais portugueses", assinada pelo PhD William Coulson, que, nas palavras do jornal, "dedica hoje o seu tempo a falar a católicos e protestantes sobre os efeitos nefastos das suas teorias", baseadas no chamado Human Potential Movement, de onde, segundo o próprio, dimanam os materiais de educação sexual portugueses. Nada a opor ao arrependimento - que pode ser até a mais nobre atitude do cientista.
O problema está na forma que Coulson escolhe - num texto que não é uma entrevista, sujeita aos riscos da improvisação, mas sim um acto de contrição ponderado - para nos convencer que a sua visão de hoje é melhor do que a que defendeu noutros tempos: através de dois exemplos onde se evidenciaria a natureza perniciosa das suas teorias e da proliferação das DST, como resultado da divulgação das mesmas. Tudo parece retirado de uma daquelas cartas "não quebre esta corrente, senão...".
O primeiro exemplo diz respeito a um "currículo de educação sexual baseado nos jogos de clarificação dos valores", experimentado em escolas da ordem do Imaculado Coração, na Califórnia. Em 2002, a BBC exibiu um documentário sobre o programa e, nas palavras de Coulson, o balanço que fazia era este: "O efeito da experiência foi um verdadeiro cataclismo. Em menos de um ano, 300 freiras - metade do convento - pediram ao Vaticano para serem dispensadas dos seus votos e, seis meses depois, o convento fechou as portas. Tudo o que restou foi um pequeno grupo de freiras... que se tornaram lésbicas radicais".
Nem passa ao de leve pela cabeça deste senhor que provavelmente prestou um extraordinário serviço a toda a gente: às ex-freiras, que tiveram de se debater com a sua falta de vocação e superá-la; à Igreja Católica, que tinha ao seu serviço pessoas que não se encontravam à altura de cumprir os seus votos; e à comunidade, que confiava erradamente em que aquelas pessoas transmitiriam certo sistema de valores aos seus filhos. Não: o "cataclismo" reside na decisão das freiras que abandonaram os seus votos. Lamento, mas isto não é ciência.
O segundo exemplo é o de uma rapariga que, tendo seguido o tal currículo, acabou por se convencer - na narração de um dos seus colegas no funeral - de que "só poderia estar segura de que as suas decisões eram autónomas caso fizesse aquilo que os adultos lhe diziam para não fazer", acabando por achar "que o maior prazer da vida era fazer o que as pessoas proíbem". Claro está, "como resultado disso, num certo dia de Março, saiu da escola num intervalo com um colega e o seu tio passador de droga. Nas margens de um rio tomou droga, foi violada e depois lançada ao rio. O corpo da criança encantadora e inteligente (ela era a chefe de turma) só apareceu três semanas depois". Não percebo - porque Coulson não dedica uma palavra à questão - como a tragédia pode ser directamente imputada a um programa que estimulava a autonomia pessoal, e não a uma má transmissão dos conhecimentos, ou a uma aprendizagem errada por parte da aluna, ou, muito simplesmente, a uma má decisão da própria. Todos sabem que estes casos acontecem diariamente a muitos adolescentes que nunca seguiram os ditos programas; mais do que isso, todos sabem que a vulnerabilidade dos adolescentes a tais riscos cresce na razão directa da sua insegurança pessoal, da incapacidade de consciencializar um padrão de valores como verdadeiramente seu, que lhes permita ordenar a sua acção, de forma socialmente adequada, sem sentirem que estão a obedecer a valores impostos. Por outras palavras, é precisamente a falta de autonomia pessoal que, pondo o adolescente entre os padrões dominantes - que o crescimento leva a contestar - e o vazio, conduz à adopção de condutas inadequadas.
Por fim, imputar, sem mais, a epidemia de DSTs aos programas de educação sexual, deixa-me perplexo - mas, também a este respeito, Coulson não dedica uma linha à explicação da aporia.
Portanto, o que se pedia ao PhD Coulson é que, em vez do mambo-jambo - jornal do crime - readers' digest - confissões de um arrependido que nos serviu, descrevesse em pormenor as suas antigas teorias e mostrasse depois, com o mesmo grau de "cientificidade", por que estão erradas. A não ser que as ditas "teorias" se baseassem em balelas da mesma natureza - mas isso é outro problema.
ADENDA: Isto já não tem que ver directamente com o post, mas é muito curioso notar que as pessoas que reclamam a exclusividade da família na educação das suas crianças não hesitam em deitar as mãos à cabeça quando surge o corpo de uma criança atirada ao rio pelos pais, vituperando o Estado por não ter intervindo a tempo. Paradoxo? Não. As crianças que aparecem no rio moram no Bairro do Aleixo.

 

posted by PC on 4:02 da manhã #

Comments:
Parece-me que o artigo não é importante pelos fait-divers que contém. Ele é importante porque o autor (juntamente com Rogers) é uma importantíssima figura mundial da psicologia que concebeu estudos e teorias com uma enorme divulgação, teorias estas que foram levadas à prática e que depois faz uma avaliação do feed-back daquilo que ele próprio criou.

Não seria exactamente neste tipo de artigos (para grande divulgação, num jornal que não é da especialidade) que ele iria exactamente fazer um estudo denso e exaustivo, mais próprio de uma revista científica tipo Educational Psychology, completamente inacessível a 99% dos leitores do Expresso.

O que é importante neste artigo é apenas a posição pessoal de alguém extremamente competente e com gravíssimas responsabilidades nessa área.
 
O artigo só contém de importante, pela negativa, os fait-divers, que relata.
Porque são apresentados como - únicos - argumentos.
 
Lutz

Repito o que escrevi agora mesmo no meu blogue:

Achas completamente irrelevante o facto que esta determinada pessoa (Coulson) faça este tipo de declarações?
 
Façamos o exercício inverso: suponhamos que Coulson tinha escrito, com veemência, contra a educação sexual nas escolas e o estímulo à autonomia pessoal. Suponhamos também que agora aparecia no Expresso a dizer, "emocionadamente", "tudo o que defendi está errado", apresentando dois casos: num, alguém desenvolve uma neurose grave (o FNV aqui pode ajudar melhor) que o dito Coulson imputa à falta de auxílio, na adolescência, à resolução da sua identidade sexual; noutro, uma jovem de 16 anos engravida por falta de informação adequada.
Alguém daria ouvidos, nesta hipótese inversa, a Coulson, só por ele ter sido feroz adversário de tais ideias no passado? Creio bem que não.
 
Caro,
Parece-me que a polémica que se instalou acerca deste assunto não está em ser essencial que os alunos tenham Educação Sexual.
A questão, como noutros casos acontece, é existirem "missionários", absolutamente seguros do seu saber, que entendem formatar o mundo de acordo com as suas teorias e experimentalismos, cuja acção faz despontar os fundamentalismos opostos.

Neste caso, foi o absurdo dos conteúdos que mostrou ao senso comum que alguma coisa estava errada, pois não se vê utilidade em explicar a uma criança de 9 anos como se faz sexo oral, nem se encontram razões pedagógicas para pôr uma turma a escrever palavrões e a "inventar" sinónimos para "pénis" e "vagina", ou a "colorirem as zonas do corpo de gostam que sejam tocadas".
Sinceramente, salvo os onanismos particulares dos mentores e propagadores desta teoria, não vejo aqui nada de sensato, antes pelo contrário.
Claro que há sempre razões que se podem encontrar para essas vocações missionárias.
Alguém tem dúvidas que esta APF, dirigida pelo sociólogo Duarte Vidal, é afinal uma máquina de facturar, extorquindo dinheiro a um Estado bacoco que se deixa ir na conversa?
O IPJ paga ?40.000,00 / mês à APF para dar dicas sobre educação sexual pelo telefone, coisa que afinal, o JN mostrou que não funciona e dá respostas erradas em elevadíssima percentagem.
Isto do IPJ é apenas o que já se sabe, mas haverão certamente outros "manás" do género, (claro que à conta do Estado)

Outro problema, e não menos preocupante dado o que se tem visto pelo mundo, (como recentemente na Bélgica), é correr-se o risco, ao aceitar que se invada desta forma a privacidade das crianças, elas possam der abusadas sexualmente, por exemplo por podófilos.

Não querendo parecer reaccionário, que não sou, só lamento que os espíritos missionários que se orientam com esta abnegação na "catequização" destas matérias, não se orientem antes, por exemplo, para a matemática, ou outras ciências exactas.
Prestavam um bom serviço à comunidade.

Passa pela cabeça de alguém que, como diz Duarte Vidal e Machado Vaz apoia, é necessário explicar a crianças do pré-escolar como se faz a masturbação e que a dita deve ser feita "em privado" e não em público?

A Indústria do Sexo não se faz apenas na pornografia.
Teorias deste género ajudam muito a encher consultórios de sociológos, sexólogos e médicos de pendor onanista, quer os públicos, quer os privados.

Resumindo :
Educação Sexual, Sim,
mas com base científica no saber e sensatez nos conteúdos.
Cumprimentos
 
Não vejo porque não. Se numa determinada matéria na qual não sou especialista (e mesmo que o fosse) uma autoridade com o prestígio de Coulson que tem uma obra vastíssima com base na qual se terão desenvolvido certos passos na educação sexual faz em seguida uma radical marcha atrás com base nas conseguências e nos efeitos nefastos que essa obra teve eu, se não tiver quaiquer tipos de preconceitos e de a prioris tenho duas soluções:

numa, a versão preguiçosa, racionalizando o meu tempo disponível e pensando que não posso dedicar muito tempo a uma investigação cuidadosa dos seus argumentos, tenho que admitir, no mínimo, que este tipo de abordagens não pode ser feito de ânimo leve

na outra, a versão trabalhosa, tento seguir todos os passos de Coulson e ver se probabilisticamente, os problemas que ele assaca à sua própria teoria (e, conhecendo a mente tendencialmente narcísica dos catedráticos, um homem que diz que grande parte da sua obra é um erro monumental dá que pensar) são de facto erros ou caso em que outras variáveis entraram em jogo.

No caso que apresentas (o caso inverso) faria exactamente da mesma maneira.
 
O meu comentário imediatamente anterior era uma resposta ao PC.
 
Caros António Torres e Timshel: quando surge um assunto polémico, é natural que queiramos expressar a nossa opinião, mesmo que o que comentamos seja só um pretexto para tanto. Acontece-me imensas vezes e não vejo mal nenhum nisso.
Agora, se repararem, eu não pretendi refutar as opiniões do senhor em causa - nem tenho competência para tal -, nem sequer pronunciar-me sobre a conveniência de existir educação sexual nas escolas ou o modo como deve ser feita. Esse é um outro problema.
O meu texto diz só duas coisas: que o Expresso está a levantar uma bandeira (facto que hoje me parece pacífico); que a carta publicada não tem nada de científico. E eu tenho horror à utilização dos nomes e das profissões das pessoas para "certificar" mistificações. Eu não sei o que se passou na vida pessoal do sr. Coulson. Não sei se, pelo meio, se converteu a uma religião ou a uma seita qualquer que o fez mudar de opinião (digo bem, de opinião). Uma proposição científica tem que ser refutável; o modo como Coulson a apresenta, não é. E, portanto, a opinião dele é apenas uma opinião.
Se pus o exemplo inverso, foi porque me pareceu que, nessa hipótese, o carácter mistificatório do modo como Coulson faz o seu mea culpa seria mais evidente.
Cumprimentos a ambos (e ao Lutz!)
 
Só uma pergunta para o senhor António Torres: é pai? se é como é que lida com o - natural e generalizado - hábito da masturbação dos seus filhos pequenos? "é porcaria, não mexas aí"? Não lhe parece que é do mais óbvio bom senso explicar-lhes que não tem mal nenhum tocarem-se mas q devem fazê-lo em privado (e com as mãozinhas lavadas já agora). Acrescento um desafio: descubra-me uma escola portuguesa onde os manuais referidos pelo Expresso sejam utilizados..ficar-lhe-ia muito agradecida se o conseguisse fazer, era da maneira que não perdia por completo a minha "fé" em certa classe jornalistica portuguesa.
 
Exma. Senhora,
D. Anónima.

Para seu esclarecimento, e já que me pergunta, tenho filhos, mais exactamente - 4.
Acontece que nunca senti necessidade de lhes explicar as técnicas de masturbação, nem parece que algum deles tenha manifestado a necessidade de ser alvo do que poderíamos designar como "masturbação assistida".

Pelo que deduzo do seu comentário, que agradeço, sensibilizado, a Senhora tem filhos e sentiu necessidade de lhes explicar, nomeadamente, que deviam masturbar-se em privado e nunca em público.
Muito bem.

Para esclarecimento do meu espírito inquieto, atrevo-me a pedir-lhe que me esclareça como devo interpretar esse facto que refere ter sido necessário :

1. Terá descoberto nas suas crianças uma inclinação para se masturbarem em público, nomeadamente no supermercado, e foi por essa razão que lhes adiantou o esclarecimento?
2. Terá duvidado das capacidades inatas de discernimento das suas crianças, em adoptarem os comportamentos comuns, isto é, a não se masturbarem em público, mesmo sem terem nessa conveniência sido instruídas?
3. Serão as suas crianças diferentes das outras, no que à masturbação concerne?
Quer dizer, teve a Senhora receio que numa eventual urgência, lhes apetecesse masturbarem-se após terem estado a arranjar a corrente da bicicleta, e ainda com as mãos cheias de óleo e massa consistente?

Neste caso, parece-me bem a sua ideia de esclarecer as coisas, a bem do equilíbrio emocional das suas crianças.
É que seria desconcertante para elas, passado o calor do orgasmo, ficarem envergonhados por alguém poder passar no momento e lhes perguntar :
Ó menino, a tua mãezinha não te ensinou que devias ter cuidado quando andas na bicicleta, para não entalares a pilinha na corrente?

Na expectativa do favor da sua resposta, subscrêvo-me com consideração,
AT
 
resposta apenas ao seu PS (que foi a unica coisa que li do principio ao fim):

EU, quero ter o direito de ser EU a ensinar educação sexual aos meus filhos. EU, não mando os meus filhos para o rio.....

Percebeu? Foi claro? Qunado se defende que a Educação Sexual deve ser dada na Família defende-se apenas que não deve o Estado intrometer-se na MINHA família porque não lhe dei motivos para isso... Na criancinha do rio, havia variadissimos motivos que aquela família (?) já tinha dado ao Estado para ele se meter
 
cparis, esse é precisamente o problema: quem e como se determina quais são os motivos que legitimam a intervenção do Estado na família. Acredito que o sr., sendo ilustrado, não só não deite os seus filhos ao rio, como também tenha condições para lhes dar uma boa educação em todos os aspectos. Mas esse não é o caso de todos.
Outra coisa: detesto que me gritem.
 
ó meu caro senhor, a anónima aqui ou fala a sério ou então manda umas farpas. Como este não é o meu espaço abstenho-me de farpas. Não me despeço, contudo, sem achar estranhissimo que um pai de 4 filhos fale em orgasmos quando o assunto é masturbação infantil. Não quero acreditar que tal referência lhe saiu dos dedos por ser pouco atento ao que efectivamente se passa com as criancinhas.. ou se calhar isso explica porq é q nunca sentiu necessidade de lhes recomendar a privacidade.
 
Meu caro Anónimo,
Pelas razões aduzidas no seu comentário, não sei bem que concluir.
1. Será que há pais que temem por um eventual défice de inteligências nas suas crianças, e por essa razão se previnem?
2. Será afinal que as crianças são normais, estando o défice na mente desses pais, resultando sendo ociosas as instruções técnicas neste domínio?

O equilíbrio, o bom senso e a moderação, deixaram de ter lugar nos dias de hoje?
 
Hello, just visited your blog, it's informative. I also have a better sex life related website, hope that it is useful to you
 
Enviar um comentário

This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012