Tanto me lembrei dela, às voltas com uns estóicos, que acabei por esquecer o aniversário do blogue. Um beijo à Carla por mais um sonoro aniversário.
posted by FNV on 11:08 da tarde
#
(0) comments
PÃO E CIRCO: A distribuição de computadores faz lembrar o dia sem carros. Se há curso que dispensa universidade é o de demagogia.
posted by Neptuno on 1:17 da tarde
#
(1) comments
BRANCO É...:
Somos o 25º país mais corrupto e o 9º mais seguro. Conclui-se - emendando Políbio - que a corruzione do governo faz as ruas pacatas. O problema é o que não se vê: segundo um velho ditado javanês, de dia tudo pertence ao rei, de noite tudo pertence aos ladrões.
posted by FNV on 11:34 da manhã
#
(1) comments
LEOPARDICES (XIX):
A leoparda mais apetitosa é pálida, magra e discreta:
* Se é pálida, é porque é recatada e porque não tem tempo para estar ao sol; estando disposta a isso, a brincadeira será de gritos ( e rosnadelas) .
* Se é magra, é manejável e nervosa; o rolo será interessante e genuinamente felino.
* Se é discreta, ou faz aquilo muitas vezes sem ninguém topar - o que excita os bigodes de qualquer leopardo- ou, ainda melhor, é uma estreante que, escapando pela primeira vez ao controlo do legítimo, ficará calada. Para descanso de todos.
posted by FNV on 11:15 da manhã
#
(0) comments
UMA POSSIBILIDADE INTERESSANTE:
O futuro da liberdade de mercado depende da manutenção de um ambiente saudável, ou a tese dos green libertarians ( o link não é directo, mas procurem o artigo de Annalee Newitz).
Todo o homem é, virtualmente, um inimigo da civilização, escreveu o ouriço Sigmund. É por isso que os leopardos não gostam de cidades. A frase parece tola se dita ao fim da tarde num parque infantil, com todas aquelas crianças a retoiçar ao sol entre os braços dos papás, ou à saída de um hipermercado onde se acotovelam os voluntários do Banco Alimentar. Já se ouvida na noite de S. Bartolomeu, em Sbrenica, em Treblinka, ou a bordo do Enola Gay, faz todo o sentido. Eu cá, do alto da minha acácia, só ouço o rumorejar das folhas verdes e o esfregar do seus espinhos.
É certo que VPV sobre ele - o Plano Nacional de Leitura - deitou o fel habitual, rapidamente engolido como elixir, e é pacífico que tem um certo tom quinquenal. A verdade é que uma coisa boa. Pôr gente nova a mexer em livros. Ponto.
posted by FNV on 9:13 da tarde
#
(0) comments
LEOPARDICES (XVII):
Rowan Hooper ( na edição online da New Scientist de ontem) diz que há um modelo matemático capaz de explicar a relação entre as decisões que os animais tomam e a suas personalidades. Quando se quer muito sexo arrisca-se umas dentadas dos rivais, quando se esquece o conselho de Epicuro acaba-se na barriga de um predador. Ou seja, somos as escolhas que fazemos. Grande novidade.
posted by FNV on 5:25 da tarde
#
(0) comments
PONGE, SEMPRE:
"L'homme a son pommeau électro-magnétique. Puis sa grange, comme une abbaye désaffectée. Puis ses moulins, son télégraphe optique. De là parfois sortent des hirondelles."
PAU NELES!: Nessa corja de manifestantes de extrema direita que contesta impunemente (até ver...), nas ruas de Caracas, a "apropriação" por parte do Comandante Chavez de mais um canal de televisão que, à sombra de uma capitalista liberdade de imprensa, ousava sabotar a construção do socialismo "bolivariano". Convidamos todos os camaradas a manifestarem a sua solidariedade para com o governo venezuelano junto à respectiva embaixada. A liberdade de imprensa contra-revolucionária não passará!
Pois eu gosto de destes dias de greve. Estou a fazer o almoço e assim a Dona Idalina não me vai estragar o bacalhau ( deixa-o sempre ferver ). Estes dias fazem-nos recordar outros, muito importantes, sem os quais não teríamos metade dos direitos de que agora gozamos. A coisa esbateu-se um bocadito? Talvez, mas é melhor não a deixar morrer, nunca se sabe...
Adenda: o João Miranda diz que a melhoria das condições de trabalho deve-se apenas à evolução do sistema capitalista. É conveniente recordar ao João que a acção dos sindicatos faz parte do sistema capitalista.
posted by FNV on 10:53 da manhã
#
(0) comments
ANTENA ISLÂMICA:
No tal inferno de pó e balas que as nossas TV's se encarregam pressurosamente de mostrar, há outro Iraque. Neste, as susbscrições de internet triplicaram desde 2004. Claro que Abu Muhammad tem razão em estar preocupado com o facto de as crianças passarem a ter acesso fácil à pornografia; mas não é isso que verdadeiramente te assusta, pois não Abu?
OUTRO PLANETA: O ministro japonês da Agricultura, Floresta e Pescas, suicidou-se devido a irregularidades na sua gestão, nomeadamente, "contabilidade irregular". Aquilo que no Japão leva políticos à morte, em Portugal não passa de um "lapso". E ainda bem. Com a dificuldade que há hoje para fomar equipas para governos e câmaras, imagine-se como não seria após uma "depuração" à japonesa.
posted by Neptuno on 11:29 da tarde
#
(1) comments
LEOPARDICES ( XVI):
Em recente expedição portuense, pela mão generosa e amiga do VLX, tomei nota do 60/70 como bushveldt de sublime amabilidade. Parece que os mujahedin da salsicha querem fazer a vida negra ao patron Francisco. Paciência. Esta gente está convencida de que o mal reside no que entra - da gordura clandestina ao pessoano cigarro - e não no que sai - um catatónico desejo de imortalidade. Hão-de chegar atléticos aos antiquárioscom ar condicionado e som ambiente do neto do Tony Carreira.
posted by FNV on 9:05 da tarde
#
(0) comments
VOLTA BION, ESTÁS PERDOADO:
Ainda ontem , a caminho do consultório, ouvia na TSF um analista dizer, pela enésima vez, que "os portugueses se identificam com o estilo salazarista de Cavaco e de Sócrates". E o que é, afinal, esse estilo? Bem torcido, apenas isto: autoridade, determinação e seriedade. Estes disparates, de tanto repetidos, arriscam-se a fazer tese. Alguém, no seu perfeito juízo, quer um governante que seja um banana lasso e aldrabão? Nestas matérias de psicologia do inconsciente colectivo, continuo a preferir W. Bion. Psicanalista, mas lúcido.
posted by FNV on 11:57 da manhã
#
(1) comments
CURIOSIDADES:
Os alunos do pólo da Internacional da Figueira da Foz que eu conheço ( 3) deviam ser os únicos que diziam cobras e lagartos do estado da Universidade.
posted by FNV on 10:59 da manhã
#
(0) comments
PONGE, SEMPRE:
"La main est l'un des animaux de l'homme: toujours à la portée du bras qui la rattrappe sans cesse, sa chauve-souris de jour."
posted by FNV on 10:55 da manhã
#
(0) comments
NARCOANÁLISE:
Bom peça no DN de ontem. Temos dito aqui , vezes sem conta, que a conversão da produção ilegal do ópio afegão numa agro-indústria rentável tem de ser um caminho a considerar. Antes que se excitem, sublinho ( o que a peça não fez) que existem diversas espécies de papaver, algumas com baixo teor de alcalóides morfínicos, muito utilizadas na farmacopeia actual. Uma nota para a referência à experiência turca dos anos 70: o Afeganistão de hoje não permite o mimetismo. Um bocadinho menos de preguiça, sff. Com tempo, incomodar-vos-ei com estas (e com outras) minudências.
posted by FNV on 1:22 da manhã
#
(0) comments
PONGE, SEMPRE:
"Le feu fait un classement: d'abord toutes les flammes se dirigent en quelque sens..."
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.