Mar Salgado

sábado, janeiro 7:

AMIGOS DA ONÇA: Quem, em Coimbra, desce dos Hospitais para a rotunda organizadora, depara com um enorme cartaz de Mário Soares. Espero sinceramente que seja filho único: Soares está com uma expressão cansada e gasta, nem a sombra de um sorriso esboça. Também foi "o Balsemão" que o pôs lá?
 

posted by FNV on 9:01 da tarde # (5) comments

ASSUNÇÃO DA DERROTA: Por três vezes, numa só semana, Mário Soares assumiu-se como plenamente derrotado, debitando afirmações próprias dos que apenas antevêem no seu horizonte a derrota, unicamente a derrota e nada mais do que a derrota.

Não tendo árbitro para se queixar dos desaires, começou a semana por atacar a comunicação social, o que é coisa típica de quem está desesperado. Todos sabemos que o incómodo de Soares se deve ao facto de ter aparecido na SIC a dizer disparates sem nexo a uns jornalistas que o interrogavam. A pergunta não era parva, a resposta é que o era, não tinha pés nem cabeça.
Mas em boa verdade, Soares não tem motivo de queixa porque o assunto passou meio despercebido na simpática comunicação social e só nos blogues se comentaram mais pormenorizadamente as imagens e as frases.

Se a comunicação social fosse mesmo má, como Soares diz, passaria a vida a repetir os inúmeros disparates, confusões, gafes e trapalhadas que Mário Soares tem dito e feito, com a imagem de fundo a mostrá-lo sempre a comer de boca aberta (há coisas que não se aprendem nos livros...). A outros mais acertados tem a comunicação social feito a vida negra com coisas muito menores.
Mário Soares não gostou que passassem as imagens dos dislates mas se não as queria não os tivesse proferido, e se não consegue falar sem um mínimo de razoabilidade e nexo, então não se ponha a falar.

Passado o episódio, veio Mário Soares dizer que se viesse a ser presidente renunciaria ao cargo se não se sentisse em condições físicas e mentais adequadas. Não há nada de mais infeliz que pudesse ter-se lembrado de dizer. Os portugueses já vêm assistindo espantados à enorme baralhação mental que vai naquela cabeça e, quando constatam que o próprio tem consciência de que pode não conseguir exercer o cargo, deixam de ter o mais pequeno motivo para votar em Soares: porque estranha razão se levaria a manteiga cujo prazo de validade termina amanhã (mesmo que não rance) se na prateleira ao lado há outras manteigas com um período de validade muito mais alargado? E porventura bem melhores?

Mário Soares resolveu acabar a semana lamentando-se dos erros que acha que cometeu, como o de anunciar a campanha tarde, o de ter perdido tempo com os emigrantes (este argumento é fantástico) e outros que tais. Um candidato que nesta fase do campeonato se põe já a elaborar o rol do erros cometidos e a encontrar justificações para a derrota está, inapelavelmente, derrotadíssimo.

Ora, quando o próprio candidato Soares nega por três vezes a vitória, se considera e mostra completamente derrotado, não nos surpreende que as sondagens lhe ofereçam uns meros 13%, muito abaixo dos 16% de Manuel Alegre e apenas superior a Jerónimo de Sousa.
Por ora, que Jerónimo vai em crescendo...
 

posted by VLX on 5:17 da tarde # (1) comments

LOOPING THE LOOP: Estava-se no início da coisa - talvez Agosto - e Vasco Pulido Valente escrevia numa das sua crónicas do Público ( procurem-na) que Soares ganharia à primeira ou então não ganharia, simplesmente. Hoje precisou de dois parágrafos ( está a amolecer, o nosso bom VPV) para dizer que o povo é burro e egoísta - por isso elegerá Cavaco - e que não merece o cosmopolita Soares.
Mudou bastante, o povo, em seis meses.
 

posted by FNV on 4:16 da tarde # (17) comments

sexta-feira, janeiro 6:

PARA OS QUE JULGAM QUE ISTO COMEÇOU AGORA: Ou seja, para os que vão na cantiga que tudo isto começou com Bush e com o Iraque ( com a ajuda de Pascal Bruckner):

" A verdade é que, sem qualquer dúvida, apenas a virulência ritual, de modo algum arcaica, a violência actual de uma religião, de uma tribalidade decidida a recusar os modelos da livre sociabilidade ocidental, seria capaz de lançar um verdadeiro desafio a esta nossa nova ordem mundial (...) E eis que o Irão surge assim como o único desestabilizador activo do terror e do monopólio estratégico mundial dos dois grandes."

( Jean Braudillard, Le Monde, 13 de Fevereiro de 1980)

"Quanto a ser actual, não há dúvida de que o Islão é poderosamente actual (...), imbuído de uma combatividade inquebrantável. Os árabes, o Islão, o Terceiro Mundo, combatem e combatem-nos. E é através desse combate que se busca e, com toda a probabilidade, se começa a entrever uma verdade histórica."

( Jacques Berque, L'Islam au défi, 1980, Gallimard, pp 37)
 

posted by FNV on 12:36 da tarde # (2) comments

LEVAR A CARTA A GARCIA: Garcia Pereira é o "único que pode lançar questões" ( ao futuro PR). Como é o único que não vende a Pátria, o único que defende os direitos dos trabalhadores, etc. Como o seu apoiante no Mar Malgado, o nosso PC, vem cá hoje jantar e como o nosso PC é um homem que trata a modéstia por tu, vou meter-lhe uma cunha. E é se quer refeiçoar...
 

posted by FNV on 12:20 da tarde # (3) comments

O SABÃO: Há sabonetes que cheiram bem, que parecem especiais, que têm óptimo aspecto quando saem da embalagem mas que, ao fim e ao cabo, acabam por se desfazer em bolhas e desaparecer, como qualquer outro sabonete, terminando no esquecimento da sua vulgaridade.
O candidato Alegre, depois de muito prometer "quando saiu da embalagem", acaba "a dar tiros para o ar", refugiando-se em generalidades supostamente "criptadas", sem força para "partir a loiça" mas, também, demonstrando não ter a categoria necessária para a usar. O último exemplo deste cenário vem da sua última afirmação de que há medo em Portugal, depreendendo-se que este "medo" diz respeito ao medo de determinadas pessoas em assumir o apoio à sua candidatura, com medo de represálias do aparelho do "seu" partido, que não o apoia. Isto na mesma semana em que diversos dirigentes do PS, a nível regional, se queixam nos jornais de serem vítimas de "perseguições" devido ao facto de apoiarem Alegre. O putativo candidato das fracturas, da cidadania, das causas, do confronto de ideias, da Liberdade, afinal é um mero peão de brega, um conformado que vive na dependência do partido (mesmo que este o enxote a pontapé) e que, certamente, levantaria a voz bem alto se a mesma situação se passasse com um candidato filiado num qualquer outro partido, desde que situado à direita.
Este tipo de liberdade e de "isenção" (eventualmente, pela esperança que criou de que assim não fosse) é talvez mais revoltante do que a do sabujo típico, que alinha pela cartilha desde o início e que não discute, não insinua, nem tenta passar a imagem de ser melhor que os outros pela aparência de uma suposta independência.
Acreditei até agora que Manuel Alegre prestaria um relevante serviço ao país, assumindo a sua candidatura como um veículo de confronto com o status quo, de liberdade e de cidadania, "libertando" os cidadãos do colete de forças que lhes é imposto pela partidocracia vigente.
Infelizmente, a campanha tem demonstrado que Alegre é apenas mais uma vítima mas também e, sobretudo, um beneficiário da realidade partidária que comanda o país da qual, independentemente da sua bela retórica, não se consegue libertar.
 

posted by Neptuno on 1:26 da manhã # (1) comments

MANDA POR FAX: Perante o que tenho visto nesta campanha das presidenciais, Cavaco parece-me um mal menor. A rábula da "obrigação" de Cavaco denunciar aqueles que contribuem para a sua campanha deveria, no mínimo, ser acompanhada de uma apresentação prévia dos financiadores daqueles que reclamam tal atitude. E não uma singela e pueril afirmação tipo "se ele apresentar os dele eu apresento os meus". Belo sentido de integridade. Talvez, se Cavaco não estivesse tão amarrado à estratégia eleitoral, talvez pudesse exigir explicações mais claras sobre contas antigas.
 

posted by Neptuno on 1:18 da manhã # (0) comments

DYPRAXA E PINK STUFF: Duas grandes fitas, o Fiel Jardineiro e o Flores Partidas. No último caso, quem não gostar de cinema também deve ir, fechar os olhos e ouvir Mulatu Astatke e os Greenhornes. Interminavelmente, a faixa There is an End.
PS: A propósito de fins: desde que começou a agitação das presidenciais, vem aumentando a minha simpatia pelas mulheres que detestam futebol e que têm de sofrê-lo, em casa, todas as semanas. Para mim a coisa é relativamente leve, só faltam 15 dias, e depois acabou, é uma espécie de Mundial. A elas, lamentavelmente, espera-as o campeonato nacional, a taça e as competições europeias das próximas décadas. Opressão abjecta e infinita: there is no end. Sinto-me cada vez mais próximo de Garcia Pereira.

 

posted by PC on 12:38 da manhã # (3) comments

quinta-feira, janeiro 5:

GUGA? Cavaco Silva está na SIC a aconselhar-me a consultar o Google para saber o que é a cultura. Fui logo lá. Alfarrobeiras, bivalves de viveiro, algodão, Pauliteiros de Miranda, Benfica, micróbios, Bacalhau à Brás, está lá tudo. Não é que o homem tinha razão?
 

posted by FNV on 9:16 da tarde # (0) comments

BEM VINDA: Constança Cunha e Sá, no seu novo blogue individual. Chama-se O Espectro e agradecia que o Comandante o registasse na coluna do lado. Se não se ofende, um beijo.

PS: se se ofender, apago a frase. Com senhoras é assim.
 

posted by FNV on 9:05 da tarde # (2) comments

quarta-feira, janeiro 4:

LÁ EM CIMA ESTÁ O TIRO-LIRO-LIRO: Como previ, Soares ficou a falar sozinho sobre a conspiração mediática pró-cavaco.O www.supermario.blogspot.com, sempre tão palreiro, não bebe o assunto nem com uma azeitona dry. Jorge Coelho, na Quadratura, perguntado ao que vinha, respondeu que cada-um-tem-as-suas-razões-eu-nunca-me-queixei-da-comunicação-social. Lá em baixo está o tiro-liro-ló.
 

posted by FNV on 11:46 da tarde # (39) comments

O ESQUECIMENTO EM SARABAND: Os anos doces sabem a fuga. Petrarca relembra que o gargarejo de água salgada e fétida sabe bem a Dário porque ele foge apavorado de Alexandre. Também os velhos acossados pelo fim relembram como maravilhosos apenas os anos de juventude. Ivan Ilitch, à espera da morte, experimenta a mesma sensação: só os tempos da infância lhe parecem agora agradáveis; ainda assim, julga ter sido outro aquele que os viveu.
Estranho mecanismo este que nos faz regressar aos anos em que nos julgavamos imortais, quando o fim se nos agarra às costas.
 

posted by FNV on 11:20 da tarde # (8) comments

terça-feira, janeiro 3:

O MEU CLUBE: Não é o do Sr.Colaço e dos seus seguranças valentíssimos no 5 para 1, nem o dos directores ex-associados e ex-colaboradores do FCP que se pronunciam sobre o passado sexual das mulheres de dirigentes de outros clubes. O meu clube é o Sport Lisboa e Benfica, o Glorioso.
 

posted by FNV on 6:47 da tarde # (16) comments

NÃO HÁ NINGUÉM QUE O AJUDE? Agora isto está tudo "montado", tudo "combinado" para o Cavaco ganhar, Soares volta a dizer. Tantos apoiantes bem pensantes, tão cosmopolitas e cultos, e ninguém lhe dá uma mão? Cheira-me a esturro, que é como quem diz, "enterre-se para aí que eu agora não posso, estou a dar banho ao cão".
Por outro lado é evidente que os mesmos apoiantes que "o incentivaram a avançar" esqueceram-se de lhe dizer que a partir do momento em que passasse a candidato, acabaria o consenso em torno da figura senatorial. E isto não tem mal nenhum, como é óbvio, é a democracia.
 

posted by FNV on 5:13 da tarde # (5) comments

( MAIS) NOTAS AFEGÃS: Na passada 5ªfeira foi inaugurada em Kabul uma exposição dos trabalhos fotográficos de 40 mulheres afegãs. O projecto* foi financiado pelas UN (através do UNFPA) e coordenado pelo Ministério dos Assuntos Femininos na pessoa de Noria Banwal. As fotógrafas são formandas de um curso que pretende incentivar role models que demonstrem que as mulheres podem e devem lutar pela sua sobrevivência com dignidade. Claro que nada disto interessa: não houve mortos nem bandeiras americanas queimadas.

*pode ser consultado aqui: http://irinews.org/report.asp?ReportID=50891&SelectRegion=Asia
 

posted by FNV on 4:59 da tarde # (0) comments

30 ANOS DEPOIS: Aí está mais um relatório Hite, desta vez sobre a sexualidade masculina: Oedipus revisited: Sexual Behaviour in the Human Male Today. Se não o quiserem ler, leiam a divertida recensão de Blake Morrison no Guardian do passado sábado. Morrison não percebe a tese de Shere Hite segundo a qual os homens não casam com as mulheres que amam. Eu também não, mas suspeito: Hite, apesar de feminista condecorada, ainda não separou o sexo do amor. Já com mais piada, a provocação da sexóloga: por que razão o sonho do machão heterossexual é estar dentro do corpo de ...uma mulher?
 

posted by FNV on 12:33 da tarde # (3) comments

SARABAND: De início julgamos que é sobre a velhice, e depois sucessivamente, sobre a morte, o amor, o ódio. No final percebemos que é apenas sobre o esquecimento. Que leva isso tudo.
Devia passar nas salas de aula das faculdades de psicologia: mesmo sem legendas e em sueco, é mais inteligível que a maior parte das palestras.
 

posted by FNV on 1:39 da manhã # (2) comments

segunda-feira, janeiro 2:

A OUTRA DEMOCRACIA AFEGÃ: Anda um bocadito esquecido, o Afeganistão. Em 2004 a produção afegã de ópio cru foi de 4,200 toneladas, ou seja 87% da total da produção mundial ( UNDOC, World Drug Report 2005). Para o ano que agora findou, o UNDOC prevê ( The opium situation in Afgahnistan as of 29 August 2005) 4,100 toneladas, pois que apesar de uma maior cooperação dos agricultores, as condições climatéricas favoreceram a produção ( 32kg/he em 2004 contra 39kg/he em 2005). Iranianos , pasquitaneses e curdos encarregam-se de levar grande parte deste ópio até aos seus destinos finais, mas o curioso é o que se passa dentro do Afeganistão. Este mundo financia toda a gente: a resistência taliban, os senhores da guerra amigos dos EUA e até elementos da Aliança do Norte. Estradas, pequenas oficinas, escolas, são construídas com dinheiro directamente recebido dos comerciantes de pasta de ópio. O Asian Times de Setembro de 2005 fez uma investigação razoavelmente documentada e deu conta de episódios burlescos: por exemplo, o governador de Nangahar, Deen Mohammed, é irmão de um dos maiores narco-traficantes da zona, J.Baraley.
A jovem democracia afegã, enredada em dezenas de grupos étnicos e de clãs cronicamente desconfiados dos "hóspedes" que regularmente acolhe ( Alexandre, Gengis Khan, Babur, russos, ingleses, soviéticos), apoia-se no dinheiro do ópio para sobreviver. E o que não tem graça nenhuma é que o Afeganistão era, até ao golpe pró-soviético de 1979, um personagem insignificante na cena mundial de produção de ópio.
 

posted by FNV on 11:45 da manhã # (4) comments

domingo, janeiro 1:

PLÁGIOS: Através do Blafésmias fui dar ao Aspirina B ( se bem compreendi constituído pela antiga equipa do blogdeesquerda) que publica um texto de Luís Rainha sobre um plágio feito pela Joana Amaral Dias do Bichos Carpinteiros. Em blogues de primeira divisão pelo menos, julgo ser a primeira vez que tal ocorre. Sem entrar no delírio de um comentador ( ao qual o Luís Rainha respondeu com um humor desarmante) que insinuava que a acusação de plágio se devia ao facto de "JAD não rastejar aos pés de Louçã", ainda assim algumas questões:

a) Um blogger que seja publicamente conhecido, corre o risco de maior escrutínio por parte de leitores críticos que o pretendam encavacar ( passe a expressão...)?

b) Os blogues estão obrigados aos critérios académicos de citação de fontes e de autores?

Se se responder afirmativamente à segunda questão, a primeira não faz sentido: toda a gente, independentemente de ser ou não conhecida, deveria respeitar a propriedade intelectual. Mas se se responder negativamente, ou seja, se se achar que um blogue não é um artigo académico nem um artigo de jornal onde determinadas regras imperam, então a primeira questão já não é disparatada: quem vigia quem?


Nota: as minhas desculpas a todos pela incapacidade de fazer os links.
 

posted by FNV on 7:07 da tarde # (21) comments

TUDO O QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SABER MAS NÃO SABIA QUE ERA IMPORTANTE: Na Nazaré, Mário Soares explica que conheceu o Hirohito e o filho.
 

posted by FNV on 7:03 da tarde # (1) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012