Mar Salgado

sábado, setembro 9:

ÀS ESCÂNCARAS: Uma coisa não podemos negar: o eng.º Fernando Santos, com o seu ar sizudo de pastel de gergelim, diz logo ao que vem. Não falo do precalço, digerível, nem da razia disciplinar, obrigatória. Refiro-me à leitura dos acontecimentos, feita naquele tom de polícia de giro, digna de um amblíope ensonado. Eu, como os meus amigos se recordam, já estava avisado.
 

posted by FNV on 11:29 da tarde # (3) comments

MILAGRES: Uma das grandes vantagens da política é a facilidade com que faz aparecer qualidades insuspeitas nas pessoas. Mas, facto curioso, a atribuição dessas qualidades depende da zona ideológica. Se está à esquerda deve ser inteligente, se está no CDS gosta de velejar. É claro que há quem escape à taxonomia de algibeira - Garcia Pereira gosta de velejar e Cavaco queria "afundar as gravuras" - tanto quanto existem os que se esforçam por confirmá-la: "Beltrana e a paixão da leitura" ou " Sicrano na sua livraria favorita" são falcatruas que legendam, não raras vezes, nas revistas cuspinhentas, imagens de seres que ainda ontem usavam os calhamaços para equilibrar sofás.
 

posted by FNV on 5:48 da tarde # (0) comments

MORAL DE OPORTUNIDADE: Por vezes, há circunstâncias mais ou menos aleatórias que nos incitam ao cumprimento dos nossos deveres. De há um ano para cá, persegue-me a ideia fixa de devolver todos os livros que não me pertencem.

 

posted by PC on 3:59 da tarde # (1) comments

sexta-feira, setembro 8:

O PACTO E OS PATOS: O recém anunciado pacto entre o PS e o PSD para a reforma da justiça, embora, objectivamente, possa vir a ser uma medida positiva, esconde a verdadeira reforma que prodigalizaria todas as outras: a reforma do sistema político.
Hoje em dia, vivemos numa partidocracia podre em que, à custa de décadas de clientelismo, PS e PSD se vêm perpetuando no poder, com os resultados que todos conhecemos. Para além dos óbvios desastres na justiça, nas finanças, na educação e na saúde (falta alguma coisa?), esta tenebrosa partidocracia minou quaisquer laivos de cidadania que pudessem tentar o comum dos cidadãos. A quase total ausência de representatividade dos eleitos relativamente aos eleitores leva à quase total ausência de responsabilidade, et pour cause à impunidade. Tudo isto levou a que essa mesma realidade - que todos os que sabem ler e escrever percebem diariamente através da imprensa - provoque a total ausência de expectativas, total falta de confiança nas instituições - as quais, salvo raras excepções, não funcionam mesmo - e nas pessoas, levando ao refúgio num individualismo selvagem tipo "cada um por si", ou "salve-se quem puder". Em cada eleição, o eleitor vê-se confrontado com a extrema esquerda - cujos projectos passam pela eliminação da democracia - com uma direita confusa e com... os dois partidos do costume. E o voto em branco ou o não-voto são "não aquecem nem arrefecem" quem ganha.
No fundo, o verdadeiro pacto existe há décadas: o "quintal" é deles e os patos somos nós.
Para que não restem dúvidas, nada tenho contra vitórias eleitorais de PS ou PSD, desde que as eleições se traduzam em verdadeira representatividade/responsabilidade. Em que o voto "conte" e em que seja possível pedir responsabilidades aos eleitos. Acredito que um tal cenário potencie as reformas - como a da lastimável justiça - necessárias, evitando que estes pomposos pactos sejam apresentados como uma dádiva ou um favor ao país.
No entanto, se tivermos de nos conformar com o facto da reforma do sistema político ser uma espécie de utopia, então... venham esses pactos! (Quac! Tenho dito!)
 

posted by Neptuno on 4:03 da tarde # (0) comments

UMA CUNHA : É o que se deve meter ao PCP - quando este tiver arrumado o dossiê do terrorismo de estado dos voos da CIA - para pedir às FARC a libertação de Ingrid Betancourt. Devemos sempre aproveitar os conhecimentos dos especialistas em liberdade e direitos humanos.
 

posted by FNV on 10:55 da manhã # (1) comments

PARABÉNS AO FCP: Não, não comi Amanita Pantherina recentemente. O FCP contratou o técnico de futebol Luís Castro para o sector de formação. Em cheio: o Luis Castro foi o único treinador que até hoje eu ouvi dizer ( e cumprir) isto: " Só culparei um árbitro por ter perdido um jogo no dia a seguir a ter reconhecido todas as situações em que beneficiei dos erros de outros árbitros ". Resta saber se o Luís vai ensinar ou aprender...
 

posted by FNV on 10:47 da manhã # (2) comments

JORNALISMO DE REFERÊNCIA: A capa do Público de hoje traz em destaque a escuta de uma conversa na qual o presidente do Benfica negoceia com o presidente da Liga o nome do árbitro para um obscuro desafio organizado pela...FPF. O país pede desculpa por ( mais) esta interrupção.
 

posted by FNV on 10:42 da manhã # (2) comments

QUANDO PASSAR A TORMENTA: Em geral, leio o João Gonçalves com gosto e proveito. Porém, toda a gente tem maus momentos, e este post destoa no Portugal dos Pequeninos.
Não pelo título, evidentemente: às vezes é bom falar assim. Mas porque, ao contrário do habitual, as emoções levam o JG pelo caminho mais fácil. Mistura um caso concreto com a lei aplicável, fazendo do todo um bolo que leva à generalização do título: "vão-se foder" os magistrados que investigaram e decidiram, os técnicos da segurança social e quem fez uma lei que permite estas decisões. Creio que é este o sentido do desabafo.
Eu não conheço os pormenores do caso e, por isso, não posso falar sobre a decisão. Mas, nunca tendo pertencido a um "gabinete", faço parte da "gente cinzenta e sem mundo" que projectou, durante dois anos, o tal regime "insano". E não estou preparado para "me ir foder" assim sem mais.
Ao contrário do que o JG escreve, a lei vigente não trata os autores do homicídio em causa como "crianças em perigo". Esse era, de facto, o regime que vigorava até à entrada em vigor da Lei Tutelar Educativa (LTE - 1999), no domínio da chamada Organização Tutelar de Menores (1962 e 1978), que seguia um modelo de protecção absoluta (sobre isto, e sobre todo o problema da justiça de menores em Portugal e sua evolução, pode ver-se António Carlos Duarte-Fonseca, Internamento de Menores Delinquentes. A Lei Portuguesa e os seus Modelos, 2005). Aí, sim, era verdade que o sistema tratava os menores de 16 anos autores de "crimes", inimputáveis por força da lei penal, da mesma exacta forma que tratava os menores vítimas de crimes - nomeadamente, internando-os nas mesmas instituições.
O que a Lei Tutelar Educativa pretendeu foi, precisamente, acabar com essa indistinção, separando, por via de princípio, os casos dos menores em perigo (vítimas de violências, abusos, abandono, etc.) dos menores de 16 anos responsáveis pela prática de "crimes", por se entender que o sentido das duas intervenções do Estado haveria de ser, em regra, diverso.
Na altura da apresentação do Projecto, a LTE foi duramente criticada por vários sectores da justiça, nomeadamente pelas magistraturas, por - dizia-se - querer instituir um "código penal dos pequeninos". Valha a verdade, algumas dessas críticas vinham de quem nem sequer tinha lido o Projecto com o mínimo de atenção exigível.
Claro que se pode discutir o modelo em que assenta a LTE, semelhante ao de muitas outras leis europeias contemporâneas (p. ex., a espanhola). Há, seguramente, quem pretenda regressar ao modelo de protecção e à sua justiça opaca e não procedimentalizada, e ao poder arbitrário dos agentes do Estado sobre a vida das pessoas. Haverá outros para quem se deveria acabar, pura e simplesmente, com o limite etário da inimputabilidade, para assim se poder aplicar penas criminais aos menores, seguindo o modelo inglês - quem não se lembra da condenação, num tribunal criminal comum, de Jon Venables e Robert Thompson, de 10 anos de idade, a penas de prisão perpétua por terem morto James Bulger, de 2 anos? Tendo sido libertados aos 18 anos, ambos estão sujeitos a uma life licence (uma espécie de liberdade condicional perpétua).
Tudo se pode discutir - quando cessarem os estados de alma e, sobretudo, sem que alguém tenha, necessariamente, que "se foder".

 

posted by PC on 2:36 da manhã # (1) comments

TOP MAIS: A guarda de corpo, talvez devido à ausência de abotoaduras de ceroulas, anda aflita com um top de blogs que por aí deu à costa. Pois bem, aqui na nau - e julgo falar em nome de todos os marinheiros -, o único top que nos tira o sono é dos figos: do Algarve ou roxos de Alcanhões? Pingo-de-mel ou reboludos de S. João da Pesqueira? Quem souber que nos avie.
 

posted by FNV on 12:07 da manhã # (0) comments

quinta-feira, setembro 7:

FUROR ARDUUS: O bom do Lucrécio não temia as feras, mas receava a as ingenuei fontes que renovam os mares e alimentam os rios. De onde vêm elas? Pergunta bem, o aluno de Cícero, talvez excessivamente corrigido. Estes velhos sabiam-na toda. De onde vêm as fontes? Da pura maldade e da pura bondade, arrisca este vosso copista distraído. Fonte poderosas, que tanto espirram uma mesa inesperada em noite de chuva como introduzem um tubo de ferro no rabo de um puto de seis anos. Depois, muito depois, escrevemos sebentas infectas e explicativas, nas quais o tubo é a mesa e o garoto faz chover.
 

posted by FNV on 8:45 da tarde # (0) comments

QED: Como se pode verificar no post do meu caro CAA sobre o jogo de ontem, no www.blasfemias.blogspot.com, a anti-scolarite aguda não estava relacionada com o calor de Évora ou com as ausências de Quaresma e Baía. Têm a fase de qualificação para destilar: depois é um bocadito mais difícil...
 

posted by FNV on 12:37 da tarde # (0) comments

A CARTILHA:

1) O terrorismo é uma área de classificação subjectiva, e reversível consoante os cínicos interesses das sociedades capitalistas.
2) O terrorismo não se combate com balas, pois tal tornar-nos-ia iguais aos terroristas.
3) O terrorismo não se combate com políticas securitárias que têm como único resultado a diminuição da liberdade dos cidadãos.
4) O terrorismo tem a sua origem na miséria provocada pelas ricas sociedades ocidentais.
5) O terrorismo é uma invenção da América e dos seus lacaios.
6) O verdadeiro terrorismo é o do Estado.
7) O terrorista combate pela liberdade. Dele.
 

posted by FNV on 12:19 da tarde # (3) comments

CABEÇA FRACA: Uma "especialista em igualdade de género" ( é assim que é identificada) escreve hoje no Público "que nunca percebeu por que motivo o esforço de transportar coisas difíceis" - à cabeça, por exemplo - fosse "tarefa do que se chamava sexo fraco". À especialista não ocorre que nesse tempo e nesses lugares não existia "sexo fraco"; que essa classificação é absolutamente urbana, política e intelectual; que a gramática da igualdade de género colide, por vezes estrondosamente, com a simples realidade.
 

posted by FNV on 11:51 da manhã # (1) comments

UNIVERSO PARALELO: O que significará exactamente, para um palestiniano, um israelita ou um libanês, dizer ao filho: "isso passou-se antes da Guerra"?

 

posted by PC on 2:20 da manhã # (2) comments

quarta-feira, setembro 6:

FINLÂNDIA vs. PORTUGAL: Há jogadores na nossa selecção (um em particular) que são tão incomparavelmente inferiores aos seus colegas que se torna muito difícil compreender como é que foram ali parar.
 

posted by Neptuno on 7:21 da tarde # (3) comments

CIVILIZAÇÃO: O que separa Portugal dos países civilizados não é a corrupção (aparentemente) reinante mas sim a forma como se lida com ela. Também há corrupção na Alemanha, na Inglaterra, na França ou nos Estados Unidos. Mas, naqueles países, quando se descobrem situações passíveis de acção criminal em regra geral as instituições funcionam e os responsáveis são castigados. Em Portugal é o que se sabe.
E, se olharmos especificamente para o futebol, as transcrições das escutas telefónicas que são publicadas nos jornais são tão elucidativas que até dói. Mas, "normalmente", correspondem a processos... arquivados!
Acrescendo a esta justiça de fantasia, a censura social também parece não existir o que me leva a pensar tratar-se de um fenómeno socialmente aceite e não susceptível de reprovação. Se olharmos novamente para o futebol, basta ver que os actuais protagonistas já por inúmeras vezes nos últimos vinte anos viram ser publicadas as suas conversas (supostamente) comprometedoras com árbitros. E daí?
 

posted by Neptuno on 7:01 da tarde # (1) comments

terça-feira, setembro 5:

BOA "CAUSA NOSSA": Dois posts no Causa Nossa. O de Ana Gomes sobre a eleições no Congo, sem bushite aguda, 100% de acordo; o de Vital Moreira, sobre a negociação de Israel com os terroristas do Hezbolah: obviamente que sim, que se negoceia, VM tem toda a razão. Já há tempos deixei - não sei onde - em jeito de comentário que Israel não tem feito outra coisa. Negociar com o inimigo é a segunda profissão mais velha do mundo ( a primeira é tentar acabar com ele).
 

posted by FNV on 8:31 da tarde # (0) comments

"MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUIZO" : Na página 26 do DN de hoje. Uma boa máxima.
 

posted by FNV on 3:39 da tarde # (0) comments

FOGO QUE ARDE SEM SE VER: Agora, cada "ignição" no Gerês tem de ter pela RTP cobertura televisiva extensa. Mesmo que o fogo seja curto e a pressão imensa.
 

posted by FNV on 12:45 da tarde # (2) comments

VERTIGINOSO: O tempo. É um susto tremendo. Passa à nossa frente mas não há forma de o agarrar. Com sorte, ainda vamos ter de explicar quem era o Agassi - e não o Amadejinad!
 

posted by Neptuno on 1:01 da manhã # (0) comments

PEARL JAM: É curioso que uma banda norte americana que passa uma imagem alternativa seja o melhor exemplo da hedionda globalização. O povão canta as músicas do princípio ao fim e, abstraindo-me de uma bullshit analítica, a letra não é fácil. Sempre achei constrangedor assistir a espectáculos de figuras mainstream em Portugal em que o público só conhece duas músicas e pouco mais (exceptuando os da moda a dado momento), deixando os artistas a falarem sozinhos. Os Pearl Jam, graças a Deus, têm aqui uma legião de fãs que torna memorável qualquer espectáculo desta banda. Foi quase tão bom como há seis anos no Restelo. Bem hajam!
 

posted by Neptuno on 12:43 da manhã # (4) comments

segunda-feira, setembro 4:

CANTANDO & RINDO (III): Na Jordânia, esse alfobre de imperialistas agressores do Iraque, um turista morreu e outros cinco ficaram feridos. Parece que um intrépido iraquiano disparou sobre os vulturinos estrangeiros, cuidando, num acesso de epilepsia geográfica, estar a defender o solo pátrio.
 

posted by FNV on 12:04 da tarde # (0) comments

A PESADA MÃO: O selo automóvel - este ano, electrónico - que tardou, mas cujo atraso acabou por ser pago pelo incauto automobilista; a regularização do IRS que resultou em multa porque os correios se engasgaram; as matas do Estado que arderam enquanto este dedicava coimas aos particulares que não limparam as suas; este país em que ser rico é quase tão difícil como ser honrado, já dizia o grande Fialho.
 

posted by FNV on 11:41 da manhã # (1) comments

COMO EL MISMISIMO DIÓS: Blasco Ibañez desenha a cena no seu romance Touros de Morte ( tradução portuguesa provavelmente dos anos 30, curiosa pela mescla de termos taurinos). Juan Gallardo está a vestir-se no hotel, perto da praça. Coloca a faixa de seda e a montera, perfumando-se com tal fragor "que chegavam a caluniar-lhe a integridade do sexo". A certa altura, entra o dr. Roiz, o médico de muitas cornadas. Personagem envolvida no anarco-republicanismo, colunista no Nacional e crente "na revolução vaga e tremenda que havia de vir". Gallardo pergunta-lhe, zombeteiro, por ambos ( a revolução e o Nacional). Roiz não se fica:
- E a ti que te importa, mariola? Deixa em paz o pobre Nacional ! A ti, o que te deve interessar é continuar matando touros como el mismisimo Diós.
 

posted by FNV on 11:22 da manhã # (0) comments

domingo, setembro 3:

O GALO DE BARCELOS vs. O RATO DE TEERÃO: O verdadeiro "galo" de Barcelos é o facto da FIFA ser talvez a única organização mundial que, do ponto de vista do "enforcement" das suas decisões, realmente funciona - do ponto de vista da corrupção, parece ser igual a qualquer outra. Entretanto, em Teerão e já em fase pós-ultimatum, a ONU bem se esforça por convencer a rapaziada a abandonar o programa nuclear mas, o melhor que ouviu foi um apoio ao cessar fogo no Líbano. Em termos comparativos, seria o mesmo que o Sr. Blatter vir falar com o Sr. Fiúza (tarefa complicada...) e voltasse para casa cheio de perdigotos, com manifestações de simpatia para com a despromoção de Plutão e com a promessa de que o clube não voltaria a contratar contínuos de outros clubes.
 

posted by Neptuno on 11:49 da tarde # (0) comments

CANTANDO & RINDO (II): O dr. Naik, citado no post anterior, está no caminho certo. Leio no www.albawa.com que um americano, Adam Yehiye Gadahn, apareceu ontem - com Al-Zawari a fazer a introdução - num video da al -Qaeda ( essa coisa inexistente produto da imaginação de belicistas impediosos) apelando à conversão dos seus compatriotas: " Time is running out so make the right choice before it's too late " .
 

posted by FNV on 9:24 da tarde # (0) comments

CANTANDO & RINDO: No passado mês de Agosto, o dr. Zakir Naik, presidente da Islamic Foundation Research com sede em Bombaim, esteve em digressão pela Inglaterra. O dr. Naik propõe a execução de muçulmanos que rejeitem o Corão e retrata os americanos como " pessoas que vivem e se comportam como porcos". O dr. Naik fez seis conferências, uma delas em Cardiff, no âmbito da digressão profeticamente intitulada Educating The Educators. Uma elitista escola privada ( daquelas que tanto incomoda o "Bloco" em Portugal) , a Al Khair ( www.alkahair.org.uk) , que prega a tolerância mas não admite as turmas mistas - imagine-se em Portugal o que não diria o "Bloco" - , patrocinou a vinda do sinistro personagem. Um autarca galês defendeu-se da crítica dizendo que "é necessário manter as melhores relações com a comunidade muçulmana de Cardiff". Não duvido; desde que a cabeça continue em cima dos ombros
 

posted by FNV on 8:48 da tarde # (0) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012