Mar Salgado

sábado, agosto 19:

MISS PEARLS: Atrasadíssimo, em virtude do período estival, um beijo à Isabel ( www.misspearls.blogspot.com) pelo aniversário do seu blogue. Com dedicatória do Conde de La Rochefoucauld: "La sévérité des femmes est um ajustement et un fard qu'elles ajoutent à leur beauté."
 

posted by FNV on 10:04 da tarde # (1) comments

MAIS PAPAGAIOS: O meu amigo JPPedrosa, autarca socialista e blogger, também tentou apanhar-me com o piton esquerdo mas arrepiou caminho. O problema não é Grass ter servido nas SS aos 17 anos nem ser "um intelectual de esquerda" , como diz o Daniel Oliveira ( www.oarrastao.weblog.com). Deve-se desprezar em absoluto os seres que julgam fácil e já disse noutro post que a mim não me apanham nessa. O problema é Grass ter-se afirmado sempre como uma reserva moral da Alemanha e da Europa. Concordo com Vital Moreira ( www.causanossa.blogspot.com) quando diz que não há comparação possível entre Grass e outros alemães que viajaram, bem maduros, com o nazismo. Mas é evidente que a bonomia e compreensão com que foi recebida a sua confissão é suspeitíssima: soubesse-se hoje que um empedernido advogado da proibição total de todas as drogas tinha fumado uns charros aos 17 anos e lá tinhamos os luso-engraçadinhos do costume a entupir os jornais e os blogues com graçolas evidentes e ...moraleiras.
 

posted by FNV on 9:08 da tarde # (3) comments

ESTE PAPAGAIO (AINDA) NÃO ESTAVA MORTO: Soube-se há dias que na ex - Checoslováquia comunista o doping estava consagrado como actividade oficial. Destinava-se a demonstrar a superioridade dos sistemas socialistas e claro que o "soube-se" é ornamental: a coisa só teve destaque porque encontraram documentos comprovativos ( ele há gente desconfiada). E o coitado do meu papagaio que pensava que o doping no desporto de alta competição era o reflexo desportivo da imoral e desenfreadamente competitiva sociedade de consumo capitalista.
 

posted by FNV on 4:28 da tarde # (0) comments

MUITO TECE O TECELÃO: Subtrai o treinador ao vizinho Boavista a 10 dias do início do campeonato e explica: " Isto só veio reforçar as boas relações já existentes entre os dois clubes". Não percebem o que o sr.Pinto da Costa quer dizer? Leiam outra vez.
 

posted by FNV on 12:22 da manhã # (2) comments

sexta-feira, agosto 18:

FISTULAR: Depois do surto psicótico da praxe, a miúda de 21 anos engordou 40 kg. Graças ao leponex e ao risperdal. Pois muita terapia, pois algum controlo. Tudo muito certo com 40 kg a mais. Falta nascer o psi que lhe ofereça o espelho mágico enquanto ela não lê as desventuras de Dorian Gray.
 

posted by FNV on 11:15 da tarde # (0) comments

ESTE O PC NÃO ROUBA: O meu amigo PC do Mar Salgado, bem entendido, que tem a mania de cobiçar a bonecada dos jardins alheios. Falo do busto do sr. Adriaanse que o shôr Vieira deveria mandar colocar à entrada do Estádio Da Luz em vez de andar a dar nome de cemitério ao Centro de Estágio. De uma penada, o holandês pôs o FCP na senda da penúltima época ( aposto que este ano vai ter outra vez três treinadores) e engrominhou definitivamente o Boavista que ia bem lançado para (talvez ) nos dificultar a vida. É de homem.
 

posted by FNV on 11:29 da manhã # (0) comments

quinta-feira, agosto 17:

PATAFÍSICA (II): Leio na imprensa especializada que o "Prof. " Henrique Calisto continua a treinar futebol no Vietname, onde foi campeão nacional. Isto é deveras intrigante. Como é que os vietnamitas, com milhares de treinadores à disposição, se lembraram de escolher o Calisto? Porquê o Calisto? Ainda para mais, "calisto", segundo o dicionário, significa " " homem de mau-agouro e a cuja presença o jogador infeliz atribui a sua má sorte". Isto tem de ser esclarecido.
 

posted by FNV on 11:37 da manhã # (1) comments

LETRAS & BALAS (I): O objectivo é pôr gente da zona a falar. Toda a gente. Comecemos por Mahmoud Darwish, un dos mais conhecidos poetas palestinianos. Nasceu em 1941 na Palestina, em al-Barweh, e cresceu sob ocupação iraelita. Aqui fica este Not like a foreign tourist would, traduzido por Sinan Antoon ( personagem que também hei-de cá trazer) e extraído de La ta' tadhir 'amma Fa'alt ( " Do not apologize for what you did"), editado pela Riad El- rayees Books, Beirute 2004:

" Three abandoned churches,
broken minarets,
evergreen oaks on both sides,
villages like dots on effaced letters,
and a girl on the grass asking a phantom:
Why did you grow old and not wait for me ?
He says to her: I was not present
when the silk dress became too tigh for two apples
so sing as you did just now:
If I were older
If I were older."
 

posted by FNV on 11:01 da manhã # (0) comments

quarta-feira, agosto 16:

PATAFÍSICA (I): Comprovei que as embalagens de alface pronta a usar têm mais talos que folhas. Já suspeitava. Para onde vai o resto das folhas? Não existem à venda embalagens só de folhas. Elas têm de ir para algum lado. Mas para onde? Isto é muito grave.
 

posted by FNV on 11:34 da tarde # (3) comments

"A DÚVIDA, ESSA NOSSA MODERNA COROA DE ESPINHOS": A frase é de T.E. Lawrence mas podia bem ter sido dita por Primo Levi na altura da invasão israelita do sul do Líbano em 1982. Levi assinou então, juntamente com outros democratas ( e outros menos democratas) italianos, uma petição exigindo a demissão de Begin e a retirada de Israel do Líbano. A dúvida que incomodava Levi prendia-se com a perda do capital de simpatia junto dos judeus da diáspora que a política gressiva de Israel causava. Falava-se então do ressurgimento do anti-semitismo * na Europa. E Levi falou bastante: entrevistas ao La Repubblica, ao Oggi e ao Panorama ( todas em Junho de 1982), ao L'Espresso ( Setembro de 1984) , ao Corriere Medico ( Setembro de 1982), entre outras.
Levi assumiu nessa altura uma clara condenação daquio que designou como "o militarismo de Israel". Considerava-o nocivo à causa do judaísmo internacional, mas também a um outro aspecto mais profundo: "Se nós somos democratas, devemos ser democratas primeiro e só depois italianos ou judeus ou outra coisa qualquer" ( Panorama, 5 de Julho de 1982). Levi fascinou-se, na sua viagem a Israel nos anos 60, com "o espírito igualitário e tolstoiano dos kibboutzim, com a imagem de um país socialista e campesino" ( Resistenza, Giustizia e Libertá, nº 4, Abril de 1968). O militarismo de Begin e Sharon, na opinião de Levi, fazia Israel correr o perigo de enfraquecer a "forte consciência democrática da nação israelita" ( idem) . No entanto, e declarando-se sempre como não-sionista, Levi classificava a fundação do moderno Israel como "um acontecimento absolutamente histórico de extrema importância para os judeus do mundo inteiro" ( The Jerusalem Post, 29 de Novembro de 1986). A bota não batia com a perdigota.
Nas entrevistas marcadas pela invasão do Líbano, sobretudo nas publicadas no La Republica e no L' Espresso, a dúvida alia-se à bota (desavinda da perdigota): como defender Israel sem defender as guerras israelitas? Levi ultrapassa o promontório escudando-se num farol: "o melhor da cultura judaica sobrevive fora de Israel, é a cultura da Diáspora, dispersa e policêntrica." ( L'Espresso, Setembro de 1984). Compreendo bem a dúvida de Levi, que Lévinas sintetizou em tempos (Difficile Liberté, 1963) : "Israel não se tornou pior do que o resto dos países do mundo em que insere; porém, é inegável que deixou de ser o melhor".
Em Levi, esta visão de dois judaísmos - o da Diáspora e o de Israel - é marcada pela agressividade territorial. Não é a minha guitarra, não tenho unhas para tal. Interessa-me o papel que Israel desempenha hoje mais do que ontem: um modelo de sociedade ocidental, livre e plural, numa zona marcada pela tentativa de homogeneização islâmica. A questão é saber se a "militarização" de que falava Levi é favorável às pretensões fundamentalistas islâmicas. Outra dúvida é saber se Israel pode sobreviver sem lutar e por que motivo "tem de ser o melhor". Outra ainda é saber se de alguma forma os Ocidentes podem tirar conclusões válidas a partir da postura israelita. Coroas de espinhos...



* Já dei para o peditório dos que julgam ter descoberto a pólvora: o termo é usado há muito, e em toda a parte, apenas na versão judaica do semitismo. O resto é conversa habilidosa que pode ser analisada noutra ocasião.
 

posted by FNV on 11:42 da manhã # (6) comments

terça-feira, agosto 15:

UM DOCE ENGANO: Afinal Camacho já não vem. O "Prof. Jesualdo", indefectível lampião e conhecido pelo seu amor "ao método, à planificação e ao rigor", vai pegar no plantel do FCP, escolhido e trabalhado por outro, a 12 dias do início do campeonato. Oxalá no futuro todos os meus enganos sejam assim.


Nota: O dr.João Loureiro, peça fucral de um certo inner circle jurídico-mediático nortenho, passou a semana a dizer que tudo isto era "especulação dos jornalistas". Entretanto, três dos ditos cujos levaram no trombil e foram parar ao hospital. Amanhã lá estarão, como o bulldog de Cocteau, à porta do Bessa a pedir mais.
 

posted by FNV on 9:30 da tarde # (2) comments

DR. MABUSE: Serei, por razões que não vêm ao caso, o último homem do planeta a julgar outro pela culpa que carrega. Não me interessa se Grass confessa agora porque receia ir para Inferno ( provável) ou porque quer promover o livro ( pouco provável) . O que se segue prende-se com outra viagem. Gunter Grass é um ícone de uma esquerda moraleira que não sabe bem como descalçar a bota: não, não foi aos 14 anos, foi aos 17, e sim, alistou-se na Schutzstaffel ( SS) , tendo cumprido serviço na 10ª Divisão Fundsberg. E sim, confessou ( só) agora e "isso só lhe acrescenta grandeza". Não, não acrescenta.
Grass tem sido um moralista insuportável durante todos estes anos ( uma estucha) e um crítico do "capitalismo" e da "globalização" ( um direito inquestionável) , daí a a sua popularidade no sector esquerdino ( porque também há o outro) do pessoal de dedinho em riste e voz esganiçada. Na entrevista que agora toda a gente lê, Grass diz que quer combater a ideia de que os alemães foram vítimas involuntárias de Hitler: " Claro que os alemães foram seduzidos, mas muitos envolveram-se com entusiasmo". Vejamos o que este incorrigível moralista dizia em Novembro de 1999, já depois de ter recebido o Nobel, em entrevista ao Magazine Littéraire:

" Fiquei marcado desde a minha infância pela militância na Juventude Hitleriana; era uma dessas crianças marcadas com um ferro em brasa, sempre tive desprezo pelos anti-semitas. Mas devemos viver com o facto de que existem grandes autores que se deixaram seduzir."

Grass referia-se a Gottfried Benn e, sabemos agora, a outros grandes autores.
 

posted by FNV on 6:56 da tarde # (6) comments

segunda-feira, agosto 14:

PASSARAM À CLANDESTINIDADE: A Barbie e o elefante Babar. Últimas relíquias da decadência burguesa, eram perturbadoras do saudável crescimento das nossas crianças. O povo zela e nós dormimos descansados.
 

posted by FNV on 11:58 da tarde # (0) comments

O ARQUIPÉLAGO DOS BANHOS DE SANGUE: No Libération de 22 de Junho de 1953, Sartre declarava profeticamente: "Atenção, toda a América sofre de raiva!" Sim, leram bem: 1953. Muito antes do Vietname e dos "neo-conservadores fundamentalistas religiosos" de Bush. Muito antes também da intervenção de Clinton na ex-Jugoslávia, a tal que acabou ( já se pode ir fumar umas ganzas no entardecer de Dubrovnik) com os genocídios regulares que lá ocorriam, e classificada na altura como "predação imperialista" pelos deserdados do Muro.
 

posted by FNV on 11:41 da tarde # (0) comments

UM BOM DIA PARA OS "PACIFISTAS": Sobre os cadáveres das crianças libanesas mortas, das casas libanesas destruídas, das famílias libanesas desfeitas, o Hezbolah, explica a TSF, "festeja a vitória disparando tiros para o ar". Faz todo o sentido: estão-se nas tintas para a integridade do solo libanês e de quem lá vive. O que lhes mandaram fazer - combater os decadentes israelitas - está feito.
 

posted by FNV on 9:11 da tarde # (0) comments

domingo, agosto 13:

ESTE É QUE A SABIA TODA: O velho Hesíodo: " O homem não obtém como melhor prémio do que uma esposa boa nem, pelo contrário, pior do que uma má, sempre a comer ". Pior só a esposa que o incauto narcisista escolheu como mãe dos seus filhos para compensar a (outra) mãe que lhe prometeu demasiado: geme "esfola" antes mesmo que o desgraçado consiga pensar "mata". Desconfia dessa bro, desconfia dessa...
 

posted by FNV on 9:22 da tarde # (1) comments

BIENVENIDO SENÕR CAMACHO: O espanhol será apresentado amanhã como o novo treinador do FC Porto. Cheira-me que Quaresma vai ter vida difícil.
 

posted by FNV on 4:58 da tarde # (0) comments

PRIVILÉGIOS: A melhor pianista portuguesa - indiscutivelmente egótica e afectada - não apresenta contabilidade organizada. E daí? Os autarcas, os empreiteiros, os clubes de futebol, a tropa, os institutos públicos, as universidades, não fazem mil vezes pior com quantias mil vezes mais elevadas? Os antigos, reconhecendo que o talento não se estabelece por decreto, sempre permitiram aos artistas uma vida especial. Por que motivo este país de especialistas em trafulhices com fundos comunitários não deixa a mulher pôr na conta algumas despesas com a formação que faz em Belgais? Ele há merceeiros (muito) mais sensíveis.


Adenda: li o que o João Gonçalves ( www.portugaldos pequeninos.blogspot.com), que muito estimo, escreveu ( abundantemente e bem ) sobre o assunto, mas não concordo totalmente com as conclusões que tira.
 

posted by FNV on 2:52 da tarde # (1) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012