Mar Salgado

quinta-feira, agosto 7:

ODISSEIA: Esforço-me por evitar dar conta aqui do sítios onde vou, dos locais que frequento. Enfim dos meus hábitos e rotinas privados. Mas abro aqui uma excepção. Apesar de já ter idade para ter juízo, amanhã cumpro um dos meus rituais de Verão: um pulo ao Festival do Sudoeste. A situação junto à praia, no Sul (para onde me desloco assim que o calor aperta) e em terras de boa mesa sempre me fizeram preferir este festival a outros eventos míticos como Vilar de Mouros. As noites quentes, o céu estrelado do Alentejo fazem de cada Sudoeste um happening irrepetível.
E amanhã a deslocação tem tudo menos de rotineiro. Primal Scream, Suede, Toranja e sobretudo Jamiroquai farão da noite uma experiência inesquecível. Estou certo que este return of the space cowboy me fará pular e dançar sykronyzed, bem como travelling without moving. Embarcaremos, por certo, numa bem ritmada e animada funk odissey.
 

posted by NMP on 3:23 da tarde # (0) comments

A NATUREZA DAS COISAS: O caso de JPP e o 24 Horas ilustra bem o nível rasteirinho da disputa política em Portugal. JPP não merece isto. Mas como ele bem diz, este tipo de tácticas resultam de contínuas cedências ao populismo. Resta-nos resistir. Na certeza de que quem usa este tipo de truques manhosos e rançosos terá mais dia menos dia, fruto da sua e da natureza das coisas, um triste e inglório fim.
Porque quem vive de notícias plantadas e de factos artificialmente criados e ampliados perdeu todo o respeito pelos outros, mas sobretudo por si próprio. E engana-se se julga que está a salvo do inevitável efeito boomerang desse mundo de lama e podridão: quem hoje lhe publica as setas venenosas, serão os primeiros a pisá-lo. Assim que puderem. Quem não se dá ao respeito, sujeita-se.
Entretanto, o melhor é não dar excessiva importância àquilo que o não merece. Quem actua assim é rasteirinho, baixo e como tal deve ser tratado: com silêncio e desprezo.
 

posted by NMP on 3:03 da tarde # (0) comments

NOVOS CAMINHOS: Neste tempo de forte canícula, a blogosfera quase secou. Com honrosas excepções. A Esquina do Rio está em grande. Atento e generoso, Manuel Falcão divulga o que de mais recente se discute no campo dos media e os caminhos da nova Utopia: a democracia electrónica.
 

posted by NMP on 2:49 da tarde # (0) comments

SONS DE VERÃO: Infelizmente o som dos sinos de alarme tem-se tornado tragicamente familiar durante este Verão em Portugal.

(...) Hear the loud alarum bells-
Brazen bells!
What tale of terror, now, their turbulency tells!
In the startled ear of night
How they scream out their affright!
Too much horrified to speak,
They can only shriek, shriek,
Out of tune,
In a clamorous appealing to the mercy of the fire,
In a mad expostulation with the deaf and frantic fire,
Leaping higher, higher, higher,
With a desperate desire,
And a resolute endeavor
Now-now to sit or never,
By the side of the pale-faced moon.
Oh, the bells, bells, bells!
What a tale their terror tells
Of Despair!
How they clang, and clash, and roar!
What a horror they outpour
On the bosom of the palpitating air!
Yet the ear, it fully knows,
By the twanging,
And the clanging,
How the danger ebbs and flows ;
Yet, the ear distinctly tells,
In the jangling,
And the wrangling,
How the danger sinks and swells,
By the sinking or the swelling in the anger of the bells-
Of the bells-
Of the bells, bells, bells, bells,
Bells, bells, bells-
In the clamour and the clangour of the bells! (...)


The Bells, Edgar Allen Poe, The Works of the Late Edgar Allan Poe, vol. II, 1850
 

posted by NMP on 2:39 da tarde # (0) comments

GOLPE NO MAR SALGADO?: Um de férias com os filhos... O outro sobrevoando o Atlântico... O Comandante a meio gás, dormiendo (a diferença entre dormiendo e dormido, definida por Camilo José Cela, fica para outra altura) vagamente numa praia qualquer... E a malta aqui acordada, porque há sempre alguém que resiste. Excelente dia para um golpe silencioso no Mar Salgado, não?
 

posted by PC on 2:16 da tarde # (0) comments

quarta-feira, agosto 6:

24 HORAS DE DEMOCRACIA (Conclusão inconclusiva): Não vamos (nem corresponde à nossa opinião) meter toda a imprensa no mesmo saco mas, qual é o dano produzido pela falta de qualquer controlo jurídico (apenas esse e a posteriori) dos media, atendendo ao poder que emanam, à instrumentalização de que são passíveis e à total incapacidade do cidadão David perante esse gigante Golias? A liberdade de imprensa é fundamental para a democracia, mas uma justiça eficaz é igualmente essencial.
Podemos permitir-nos que um jornal de merda elimine um bom político com base em falsidades? Podemos permitir-nos que um bom político não possa nunca lutar com as mesmas armas (mesmo tratando-se de um político) contra uma televisão ou um jornal? Podemos permitir-nos que um qualquer cidadão não possa nunca limpar o seu nome quanto este seja indevidamente enlameado por um qualquer pasquim? E que nunca possa ter hipótese de qualquer ressarcimento pelos danos sofridos? E será que a lei, caso a justiça funcionasse, não constituiria uma baliza ou coordenada válida para a liberdade de imprensa? E não seria essencial?
 

posted by Neptuno on 3:22 da manhã # (0) comments

NEPTUNO À ESQUERDA: Nada a temer. Trata-se apenas de uma questão longitudinal, de uma visita à margem esquerda do Oceano Atlântico, na perspectiva de quem se encontra nos Açores, virado para o Pólo Norte. Aproveitarei, certamente, para recolher elementos valiosos junto do Pentágono, que me permitirão encarar com optimismo futuras querelas bloguisticas com o meu mui querido, estimado e preclaro amigo PC. Estarei de volta antes de qualquer nova invasão!
 

posted by Neptuno on 2:57 da manhã # (0) comments

24 HORAS DE DEMOCRACIA (III): b) Essa mesma desresponsabilização (a vermelho outra vez!) abriu uma auto-estrada para os media onde, em certos meios, impera, vertical e horizontalmente, uma sub-cultura de sarjeta, norteada pelo share, pelo lucro fácil e pela distribuição de uns rebuçados, doces mas baratos e de composição escatológica, a uma populaça tornada acéfala (juro que não plagiei o Silva Resende, a modesta réplica nacional do Ben Hur). E sabemos que os media, com a mesma eficácia, podem vender sabonetes ou presidentes da república (a prova está à vista...). E, um tal poder, permite esmagar figuras públicas com ou sem razão e, sem outro motivo que não as audiências, na certeza tranquila de que a ausência de uma penalização jurídica - ou outra – permite manter o dedo leve no gatilho. Na certeza também de que a figura atingida nunca recuperará totalmente a imagem de que desfrutava antes de ser alvejado.
Deixando o problema da instrumentalização dos media para outra ocasião (embora, no presente caso JPP/24 Horas, tal possa vir a revelar-se tão errado como deixar o bife para depois das batatas fritas) aguardo com curiosidade a reacção do visado.
 

posted by Neptuno on 2:44 da manhã # (0) comments

24 HORAS DE DEMOCRACIA (II): a) Ao arrepio das mais respeitáveis teorias do direito, o crime sem punição compensa. Ver o vizinho do lado a prevaricar diariamente e a viver melhor, assistir a inúmeros casos crime serem consecutivamente arquivados por quem de direito, esperar quinze anos ou mais por uma sentença, assassinos em liberdade a rirem das vítimas, tudo isto levou à progressiva degradação da moral social (whatever the fuck that means no Século XXI), i.e., a que sucessivas gerações substituíssem a ideia do direito pelo egoísmo mais pragmático do "mau não é roubar; mau é roubar e ser apanhado." E, pese embora todo o problema educacional, a raiz poderá estar na desresponsabilização (até o computador sublinha a palavra a vermelho!) motivada por anos a fio de impunidade jurídica e, obviamente, política. A esperteza real suplantou a realidade ética dos nossos pais (cont.)
 

posted by Neptuno on 2:43 da manhã # (0) comments

24 HORAS DE DEMOCRACIA: JPP está a braços com uma iminente "caixa" do pasquim 24 Horas que, na sua imbatível lógica lama=lucro vai ganhar mais uns milhões à conta de uma figura pública. Devo referir que não conheço JPP pessoalmente, que discordo de muitas das suas opiniões e que acompanho com prazer algumas das suas crónicas nos jornais e posts no Abrupto (link na coluna do lado).
Mais uma vez, somos confrontados com o problema mais grave da nossa democracia e que, infelizmente, só actualmente e pelos piores motivos parece atingir a sensibilidade dos nossos políticos e da população em geral: a justiça!
E o problema (simplificado, para facilidade do discurso) da ausência de uma justiça que funcione e que, quando ocorra, funcione bem, divide-se em duas vertentes (cont.)
 

posted by Neptuno on 2:42 da manhã # (0) comments

terça-feira, agosto 5:

OFÍCIOS EM EXTINÇÃO: Da Catarina Campos que edita um dos melhores blogues lusos (o 100nada), recebemos o seguinte e-mail nomeando alguns ofícios extintos. Ficamos à espera que a genial Catarina nos brinde (aqui ou no seu blogue) com um dos seus belos textos a propósito destes e de outros ofícios em extinção.

(...)
- A senhora que apanhava as malhas às meias de vidro;
- O marceneiro (verdadeiro, não um carpinteiro);

Os clássicos citadinos dos pregões:

(extintos:)
- O aguadeiro (penso que seja assim que se escreve, o tipo que vendia água);
- A vendedora de fruta de cesta à cabeça
(quase extintos:)
- Amolador
- Engraxador

- O banheiro que enfiava as crianças na água na Praia da Figueira da Foz, porque os banhos de mar eram bons para a saúde

O meu favorito:

- O vendedor de bolachas americanas em cilindros de metal. (...)
 

posted by NMP on 8:41 da tarde # (0) comments

A MULHER DE QUEM SE FALA: Não, já não se trata de Maria Barroso mas sim de Carla Bruni. Aquele corpinho de top model (da Carlinha, evidentemente) escondia uma songwriter e intérprete de primeira água. E com uma voz hipersensual (confesso que a lembrança física também ajuda...). A écouter sans préjugé.
 

posted by Neptuno on 4:35 da tarde # (0) comments

AINDA HÁ HOMENS ASSIM: Fazemos nossas as palavras do Abrupto. Ver nesse blogue o anúnico da morte de João Pulido Valente, pelo próprio. Com esta biografia dão-nos o retrato de um homem extraordinário, invulgar.
 

posted by NMP on 2:06 da tarde # (0) comments

AGRADECIMENTOS: Ao Mata-Mouros, que escolheu o post Pior Tragédia (I,II e III), de Neptuno, como a "melhor análise da semana".
Ao Metablogue, que publicou a primeira parte do meu post sobre o texto do EPC. Teremos um dia um (meta-meta-)blogue, dedicado ao estudo dos meta-blogues e dos seus modos de produção?
Ao Origem do Amor, que atribuiu ao Mar Salgado o blóscar Pi Patel (não, não é uma margarina, embora preceda o blóscar Azeite Galo); o Mar Salgado não sabe se tão distinta honra se deve ao post emocionado do seu Comandante sobre o livro Linha de Sombra (4-08), ou antes ao tom geral dos posts e das discussões que se travam neste convés. Em qualquer dos casos, é um prémio adequado, que nos toca até ao porão.
 

posted by PC on 1:20 da tarde # (0) comments

FP-25: O que parece claro é que a justiça não funcionou bem, por razões políticas ou outras. E não deve ser nunca um tabú a crítica (e severa, se necessário) a quem tem responsabilidades. Pergunto ao nosso PC - sem qualquer ironia ou reserva mental - se (também) pensa que o problema não estará tanto nas leis mas sim na sua aplicação? Sendo este o caso, o sistema não estará - em certos casos - à mercê de outros interesses que não apenas o da justiça? Ainda mais se pensarmos na lamentável protecção corporativa que é dispensada a cada interveniente da "administração" da justiça (advogados incluídos)? Já agora e por falar em motivações, lembro os tempos da Arquivadoria...
De qualquer modo, não me parece correcto confundir este tema com os comentários sobre a previsível reacção da esquerda a esta mesma sentença caso os arguidos pertencessem a uma organização de extrema direita. Não tenho, obviamente, condições de saber se a decisão foi ou não a melhor, dentro do respectivo enquadramento legal.
 

posted by Neptuno on 1:31 da manhã # (0) comments

"PORTÁTIL AO MAR (SALGADO)": É a minha proposta para uma campanha de solidariedade para com este blog que, por esta altura, se vê amputado de metade da tripulação. Uma vez que não desejamos cair na pirataria - seja através da nobre captura de elementos de outras embarcações, seja pelo desprezível "copy-paste" - estaremos receptivos aos donativos dos nossos armadores, para a compra de um computador portátil que acompanhe os membros da tripulação que se desloquem a terra (à Terra?).
 

posted by Neptuno on 12:22 da manhã # (0) comments

segunda-feira, agosto 4:

VOU-ME EMBORA: Mas antes, as despedidas. A gratidão era um dever dos estoicos, escola que há muito, infelizmente, me acorrentou. Levo aliás na pasta para reler, as Cartas a Lucilius, do incontornável Séneca. Assim agradeço ao nosso NMP, pelo convite, e ao Neptuno, pela insistência, a viagem neste mar salgado ( A Lúcia Guimarães já pode afiar a faca). Ao P.C. devo a sempre deliciosa possibilidade: como dizia o Romário, dou um boi para não entrar numa briga, dou uma boiada para não sair dela.
Terei por certo uma obrigatória estadia balnear, diferente da dos restantes lobos do mar, dado que sou, por enquanto, o único pai a bordo. Ratado, mas sou.
 

posted by FNV on 9:34 da tarde # (0) comments

COMO É DIFERENTE O AMOR EM PORTUGAL: Dou por mim a pensar o que diriam certos bichanos que conheço, se algum autarca português caucionasse a criação de um liceu para gays e lésbicas. Mas a América boa exulta de satisfação com o arranque da Harvey Milk High School, exclusiva para estudantes homossexuais, bissexuais ou transgender. Estão fartos da discriminação que estes estudantes sofrem nas escolas públicas.
Mas enquanto a esquerda de Greenwich Village exulta, os reaccionários de Nova Iorque destilam: que é contra a Bíblia, que é moralmente errado, que é políticamente suicida. Outros, mais moderados, não acreditam que haja uma matemática para gays, que aos treze anos ainda não se é sexualmente orientado.
Nós, os auto-intitulados liberais, sorrimos. O ideal seria que os estudantes sexualmente diferentes não fossem discriminados. Mas são. Por isso, é preferível que aprendam num sítio onde não os chateiem. De resto, tanto não existe uma matemática para gays como não existe para macho-mans. Quanto ao argumento da idade, esgoto com ele: se aos treze anos ainda é cedo para se definir a orientação sexual, não há qualquer problema em frequentar a Harvey Milk High School, ou outra qualquer.
Alguns putativos paladinos das lutas contra a discriminações ( imagine-se se o tal autarca português se lembrava de coisa semelhante com ciganos!) bem podiam, de vez em quando, ir aos States: a província faz mal aos fígados.
 

posted by FNV on 9:16 da tarde # (0) comments

Ó PÁ, DEIXA LÁ ISSO!: Tem razão o FNV quando me alerta para a minha falta de delicadeza no post anterior. Onde se lê "a única ideia interessante", deve ler-se "a ideia que me interessou mais". Depois das devidas desculpas, aplicarei em mim próprio, como penitência, 20 palmatoadas.
 

posted by PC on 9:09 da tarde # (0) comments

O PIOR CEGO: Só não existiriam motivações políticas na justiça portuguesa se ela fosse genéticamente diferente das outras. Pois. Não havia justiça na Alemanha nazi, no Portugal salazarista dos tribunais plenários, na Itália de Mussolini. Pois não, não havia justiça, nem juízes, nem códigos de processo de penal. Pois não.
 

posted by FNV on 8:59 da tarde # (0) comments

SERÁ? P.C. distribui palmatoadas, conta as citações, diz quais são as questões interessantes e quais não são, previne os irresponsáveis, sempre com aquela gravitas que a Universidade estimula. Não beliscando a autoridade do nosso comandante, estou rendido ao nosso P.C., e por isso propunha um cargo à altura, o cesto da gávea: assim, via sempre mais e primeiro do que todos nós, e por outro lado seria sempre o último a afundar-se.
 

posted by FNV on 6:47 da tarde # (0) comments

AS FP-25 COMO PRETEXTO: Lamento desapontar os meus amigos, mas recuso-me a ver os problemas da justiça portuguesa pela óptica esquerda/direita. Não acredito, até prova em contrário, que haja motivações políticas na absolvição dos arguidos das FP-25, ou no processo judicial da Casa Pia ou do Padre Max. Mais: acho que essa via, que vem sendo trilhada com uma certa dose de irresponsabilidade por alguns colunistas e blogues (onde se inclui o Mar Salgado) é extremamente perigosa, porque reduz um problema sério (a boa administração da justiça) a simples pretexto de batalha ideológica.
Por outro lado, podemos concluir que a justiça não funcionou por não ter apurado quem foram os autores dos crimes de sangue - mas não é por isso que podemos concluir que os arguidos das FP-25 foram mal absolvidos, quando os tribunais entenderam que não havia prova suficiente da sua implicação nos factos. A este propósito, remeto para o meu primeiro post sobre o assunto e para o post de hoje do Causidicus. Os meus amigos gostariam de viver num país cuja lei permitisse condenar alguém sem prova bastante? Tão liberais.
A discussão que resta é sobre a avaliação da prova no caso concreto; e essa, como também já expliquei, não farei aqui, até porque, ao contrário do que aparentam os meus caros companheiros, não sinto que o meu conhecimento do caso seja ao menos igual ao dos magistrados que decidiram.
A única ideia interessante que surgiu a este propósito neste blogue foi a do NMP ("Perplexidade"), que pretende discutir, em abstracto e sem reducionismos estéreis, a adequação do sistema judicial português à sociedade actual. Essa eu compro - embora duvide que o tema se deixe apertar nas páginas de um blogue. Mas é um problema meu.
 

posted by PC on 6:19 da tarde # (0) comments

OFÍCIOS EM EXTINÇÃO (II): A primeira escolha é óbvia: o faroleiro. Trata-se, evidentemente, de uma figura romântica: o solitário que tem por missão evitar que os outros se percam. Um, seguro no alto de uma rocha; as vidas dos outros, instáveis sobre as vagas negras de noite. Liga-os um flash breve de salvação. Tudo o que se pede ao faroleiro, é não deixar que a luz se apague. Um pequeno deus terreno, portanto.
Li algures, há pouco tempo, que grande parte dos faróis portugueses já são automatizados, tendo praticamente desaparecido o faroleiro. Será verdade? Podem verificar participando na acção "Férias com os Faróis" (o link remete para uma página de 2002, mas a de 2003 parece não estar disponível), integrada no programa Ciência Viva no Verão, que organiza visitas guiadas aos ditos. Certo é que a importância utilitária do farol decresceu um pouco, graças às novas tecnologias, embora o GPS não substitua completamente os instrumentos tradicionais. Mas a sua importância onírica mantém-se intacta, como se pode ver aqui.
PS: A primeira escolha tem ainda uma outra razão. É que aqui no Mar Salgado todos somos, em boa parte, uns faroleiros; mas no sentido que lhe dão os brasileiros.
 

posted by PC on 5:34 da tarde # (0) comments

MAIS "ARREPENDIMENTO": A propósito da troca de opiniões sobre o processo das FP-25, penso que, pese embora a explicação do nosso PC - em linguagem "basic" - manda o senso comum que se conclua, perante 18 homicídios impunes que a justiça não funcionou. Apenas isso. A falta de reacção da esquerda mostra-nos como o mesmo facto pode ser objecto de dois pesos e duas medidas, consoante a proveniência política do agente. Provavelmente, as 18 vítimas foram um mal necessário no processo de construção da democracia - embora a democracia já fosse uma realidade - ou mesmo "baixas" aceitáveis perante o ideal que serviu de móbil (para além do dinheiro...) à sua eliminação.
 

posted by Neptuno on 5:13 da tarde # (0) comments

OFÍCIOS EM EXTINÇÃO: Gostei muito da ideia do Abrupto de fazer uma secção de "objectos em extinção". É uma boa recuperação de memórias individuais e colectivas. Essa secção lembrou-me algumas páginas de Philippe Geluck, autor do impagável Le Chat, sobre os Petit(s) Métier(s) Oublié(s), nos álbuns "Un Peu de Tout - Encyclopédie Universelle" e a sua sequela "Le Petit Roger - Encyclopédie Universelle".
Claro que, aí, o título de ofício esquecido não é para ser tomado à letra: Geluck brinca com certas expressões de uso comum, pintando uma personagem que executa a acção contida no sentido literal da expressão (como no caso do "porteur de plumes"), ou no outro sentido dado pelo carácter homófono de certas palavras que a compõem (como no caso "toucheur de boa"), ou pela polissemia da mesma palavra (como no caso do hilariante "dragueur de mines").
Mas seria talvez interessante abrir no Mar Salgado uma secção de "ofícios em extinção" a sério. Fica o desafio aos restantes marinheiros e à blogosfera em geral, bem como a minha primeira sugestão (cont.).
 

posted by PC on 4:35 da tarde # (0) comments

CONTRIBUIÇÃO: De Nietzsche, para o período estival: Quando a casa está a arder até nos esquecemos do jantar. Claro; Mas depois recuperamo-lo das cinzas.
 

posted by FNV on 3:51 da tarde # (0) comments

QUEM TE AVISA...: Encontrei um blogue com um título sugestivo: Procuro Marido. Para tal, não venha bater a esta porta. A tripulação desta nau é toda ela comprometida: dois casados, um unido de facto, outro prestes a subir ao altar e um último enamorado.
Mas mesmo que o improvável acontecesse e que estas condições objectivas se alterassem, devo amigavelmente avisar a autora desse blogue. A nossa condição de marujos embarcadiços leva-nos (quando solteiros ou livres) a privilegiar uma cultura e um comportamento de toca e foge. O que, parece-me, contraria clara e frontalmente a intenção e o programa desta nossa estimada amiga. Não perca tempo connosco. Aqui ficam as nossas saudações à distância. Com votos de boa caçada.
 

posted by NMP on 1:41 da tarde # (0) comments

WELCOME: Foram linkados bastantes novos blogues. Na esfera cultural e científica, o Klepsydra e o Leitura Partilhada. Que bem poderiam estar acompanhados do Teatro no Ar, do Metablogue e do Respirar o mesmo ar que, como são mais mono-temáticos, foram arrumados na cabine dos especialistas, juntamente com o Mães (para pais também).
No salão de convívio desta nau (o Boa Onda) foram colocados o Carimbo, o Muro sem vergonha, o Campo dos Afectos, o Morte aos Feios e o Anarca Constipado.
Por último, três grandes reforços para o nosso bom bordo: o Whisky 2000, o Homem a Dias (do grande Alberto Gopnçalves, verdadeiro oásis do Correio da Manhã) e os Caminhos Errantes.
A todos saudações de boas vindas e votos de boa navegação.
 

posted by NMP on 1:16 da tarde # (0) comments

DEBATE EUROPEU: Continua o debate sobre os efeitos e consequências da nova Constituição Europeia. Agora sobre os efeitos económicos deste texto (ver artigo).
Resumidamente os problemas levantados são os seguintes:
- O texto proposto prevê novos mecanismos de decisão que permitam uma maior coordenação das políticas orçamentais. Apesar de depender da forma como se organizarem estes mecanismos no concreto, a intenção é aumentar a capacidade de controlar o cumprimento do Pacto de Estabilidade e Crescimento a um nível europeu e supra-nacional. Isto reduz a capacidade de os governos nacionais poderem, com políticas orçamentais expansionistas, contribuir para o crescimento económico. Consagra a disciplina das finanças públicas (com o que, em princípio, concordamos).
- O texto proposto prevê a introdução de uma carta de direitos sociais que, entre muitas outras coisas, afasta o "despedimento injustificado". Esta expressão, aparentemente inócua, esconde uma intenção clara e deliberada. É uma tentativa de, em sede de direito constitucional, impedir a flexibilização das economias europeias. Pode ter efeitos muito perniciosos, de limitação da capacidade de reajustamento e de aumento de produtividade e de competitividade das economias europeias. É a consagração do modelo de Europa social, sustentada por subsídios de Bruxelas, que rapidamente se esgotará e falirá e que impede o aumento de capacidade competitiva, sobretudo quando comparada com a economia americana.
Regulamentar e consagrar constitucionalmente dezenas de direitos sociais é limitar a liberalização da economia europeia. Ora bem, nós entendemos que é de um sopro de liberalização que as economias europeias necessitam, não de bloqueios administrativos e legislativos introduzidos subrepticiamente no ordenamento constitucional europeu.
Mas, independentemente de opiniões ideológicas, a mera análise da realidade força estas conclusões. Com a política de euro forte que se tornou emblema do Banco Central Europeu, as economias europeias estão forçadas a reformarem-se. Sem desvalorizações da moeda (o que seria sempre uma solução cosmética e transitória e que é desaconselhável para uma divisa que quer ser de referência), apenas aumentos de produtividade se traduzirão em aumentos de competitividade. Para obter aumentos de produtividade é necessário garantir um aumento de flexibilidade às empresas europeias.
O texto proposto pretende consagrar uma ideia de Europa. Que, em nossa opinião, não cria condições para o crescimento e progresso económico europeu a médio e longo prazo.
 

posted by NMP on 12:59 da tarde # (0) comments

O ESSENCIAL: Não são as caneladas, nem o estatuto dos arrependidos: isso é conversa para boi dormir.
1) O essencial é que, já nos democráticos anos 80, as FP-25 mataram dezoito pessoas. Ora, se há cadáveres, há assassinos. Já há uns anos escrevi um textinho que O Expresso teve a amabilidade de publicar, no qual recordava que a mafia, nos anos 70, chamava às suas vítimas importantes, cadáveres excelentes. Ora, pelos vistos também há assassinos excelentes.
2) Os libertários queriam libertar Portugal do capitalismo, queriam uma sociedade socialista, queriam dar o poder ao povo. A única coisa que deram foi trabalho aos coveiros.
Talvez hoje alguns desse libertários se reunam, num qualquer fim de tarde, por entre copos e charutos. Alguns talvez guiem agora BMW's, talvez tenham negócios de import-export com as ex-colónias, talvez sejam burgueses bem comportados. E talvez recordem esses verdes anos com um misto de nostalgia, mas, acredito, também com algum remorso: Eramos lixados, pá! Mas foram as condições objectivas do processo revolucionário, pá!. É o que mais se aproxima do epitáfio dos 18.
3) O que não tem graça, é imaginarmos a trabalheira que o burguesito ilustrado, que leva uma suburbana vida tão excitante como a de uma ovelha, tem para arranjar novos ídolos. Sim, porque sabemos como todo se ele molha de excitação, ao imaginar-se, por uma noite, companheiro desses românticos e viris guerilleros.
 

posted by FNV on 12:14 da tarde # (0) comments

SÓ MAIS UMA COISA: Ainda que tenha a certeza de que a situação hipotética que FNV descreveu e Neptuno sublinhou ocorreria, acho que esta não é a questão principal. Os crimes do MDLP e das FP-25 são na sua essência idênticos: tentativas de, através da violência, forçar um caminho político. O que numa democracia é inadmissível.
Se bem que idênticos, foram-no em tempos diferentes. O MDLP é claramente um produto do Verão Quente. Que, com duas excepções - a morte do Padre Max e do industrial Ferreira Torres (aparentemente um ajuste de contas interno), se extinguiu com a normalização democrática pós-25 de Novembro.
As FP-25 actuaram numa altura em que o resto da sociedade já estava "normalizada". Em que a democracia e a liberdade de expressão e associação estavam garantidas. O que torna a opção pela violência ainda mais incompreensível. E grave.
 

posted by NMP on 12:13 da tarde # (0) comments

PERPLEXIDADE: Apesar da brilhante explicação de PC, continuo perplexo pelo resultado final do processo FP-25. E sugere-me outras questões: qual é o principal problema do sistema judicial - a sua arquitectura, a sua estrutura ou a competência ou incompetência dos seus agentes ? Uma mistura das duas ? A sua relação com o resto da sociedade ?
Parece-me que a mediatização a que a Justiça está hoje sujeita levanta questões incontornáveis. Nos últimos anos reformou-se a forma de fazer política, de comunicação empresarial, até de leccionar, como fruto da pressão e alterações de hábitos que os media induziram. Talvez esteja na altura de a Justiça enfrentar estas questões de frente. Para lidar melhor com a pressão mediática, que é imparável. Justificando, mas também explicando os processos e as decisões. Senão teremos apenas campanhas de desinformação e perplexidades. Com a consequente perda de confiança no sistema judicial. O que seria uma tragédia para a democracia e para a vida economica deste país. Certamente que não é fácil. Mas começa a ser urgente.
 

posted by NMP on 12:01 da tarde # (0) comments

OS CHAMADOS "ARREPENDIDOS": Há uns tempos atrás, o nosso Comandante - que, como acabou de ler o seu livro, poderá certamente honrar-nos com uma presença mais assídua - mostrava a sua perplexidade com o desfecho do caso FP-25, nomeadamente com a condenação dos "arrependidos" e a absolvição dos (cito NMP) "restantes supostos implicados". Essa perplexidade fecundou subitamente o cérebro do nosso FNV, que se deitou a imaginar como tudo seria diferente se os absolvidos pertencessem ao MDLP, aproveitando, de caminho, para derramar nova camada de bílis sobre os drs. Soares, Pintasilgo e Louçã (titulares indiscutidos, não necessariamente nesta ordem, do pódio das suas citações, seguidos de perto por Isaiah Berlin). Imediatamente, o imediato Neptuno apressou-se a "sublinhar" o post, afirmando peremptoriamente que não aceita que "só haja direitos, liberdades e garantias de esquerda".
É isto que me fascina neste barco: a total impossibilidade do sentido, a fragmentação das ideias até um ponto em que já nada resta do ponto de partida (ena! esta soa aos textos deste traficante de pedras preciosas!).
Voltando à questão do NMP:
Em primeiro lugar, não gosto de comentar, no plano técnico, processos judiciais que não conheço. Seria o mesmo que pedir ao nosso FNV um laudo sério sobre o perfil psicológico de Wolfowitz.
Em segundo lugar, é importante notar que aqueles a que vulgarmente se chama "arrependidos" nos casos de terrorismo e organizações terroristas não são necessariamente "contritos". A chamada "legislação premial", que importámos de Itália já há duas décadas, prevê a possibilidade de atenuação ou dispensa de pena para uma série de situações de cooperação com a justiça (onde cabe, p. ex., a pura delação útil), que não depende de um arrependimento íntimo dos agentes. Quer dizer: a figura legal de "arrependido" (não sei o que se passou, em concreto, no processo) não corresponde obrigatoriamente à representação social do "bom ladrão".
Em suma, parece que o Tribunal considerou não estar provada a "suposta implicação" de alguns arguidos nos crimes de sangue e condenou apenas, por esses crimes, aqueles que confessaram a sua autoria, provavelmente por entender que não se justificava a isenção de pena. A partir daqui, podemos discutir se as normas sobre recolha e valoração da prova e os poderes de cognição dos tribunais de recurso são ou não adequados - desde que o façamos com a consciência do efeito-Guillotin, isto é, com a consciência de que onde ontem estava aquele arguido pode amanhã estar um de nós. Nem falarei aqui da ostensiva contradição daqueles que dias atrás protestavam contra o (suposto) défice de garantias do processo penal e que hoje escrevem, com igual à-vontade, crónicas cujo mote é "Não me lixem! Então não tava-se mesmo a ver que eles são culpados?"
 

posted by PC on 3:28 da manhã # (0) comments

LINHA DE SOMBRA: Foi publicado na colecção Mil Folhas em Maio. Um post do Pedro Lomba na defunta Coluna Infame chamou-me a atenção, pelo que aproveitei estes dias de férias para ler o Linha de Sombra de Joseph Conrad. Era uma falta grave para um velho lobo do mar nunca ter tido contacto com estas cerca de 150 páginas magistralmente escritas sobre o medo, a impotência perante os elementos e sobretudo o crescimento e amadurecimento. De brilhante descrição da transformação de um jovem num homem. Da passagem irreversível da ténue linha que separa a juventude da vida adulta.
O livro é magistral. O fulgor e energia da juventude completamente inúteis perante os caprichos dos elementos (a ausência de vento, a calmaria frustrante) e as agruras da vida no mar (a doença, o isolamento, a solidão total). A passagem da juventude à maturidade, por uma dura experiência que molda o carácter. O contacto marcante com a perfídia e maldade e com a bravura, a nobreza de carácter e generosidade. Em suma, com a condição humana. A arrogância juvenil esmagada pela entrega quase sobre-humana da tripulação à luta pela sobrevivência.
E a lição de humildade. De maturidade. A noção de que ... a realidade é que uma pessoa não deve atribuir demasiada importância seja o que for na vida, de bom ou de mau.
Para o comandante desta nau que é o Mar Salgado a leitura da Linha de Sombra foi uma experiência marcante. Ao mesmo tempo este blogue esteve entregue à restante tripulação. Que conduziu esta embarcação com brilhantismo. Pelo que posso afirmar como Conrad, ... que sempre é uma grande coisa ter estado à frente de um punhado de homens dignos da nossa eterna admiração.
 

posted by NMP on 1:42 da manhã # (0) comments

A PIOR TRAGÉDIA (III): Com todos os seus defeitos, este Governo tem conseguido cortar liminarmente com o laxismo do anterior (des)governo socialista. A responsabilidade também tem que ser uma referência e a população não pode continuar a verificar que os políticos não são nunca responsabilizados por coisa alguma. Porque esse comportamento repercute-se na sociedade como o fogo em mato seco. E o exemplo tem que vir de cima. Assim, a bem da nação e caso o governo não caia entretanto, independentemente das mil desculpas, explicações, asneiras de governos anteriores e calamidades climáticas, o Ministro da Administração Interna terá que saír. Pelo seu pé ou empurrado.
 

posted by Neptuno on 1:07 da manhã # (0) comments

A PIOR TRAGÉDIA (II): Talvez tudo se reconduza ao estado patológico de irresponsabilidade a que este país chegou, para o qual muito terá contribuído o lento definhar da justiça (?) portuguesa e o qual terá sido sublimado pelo recente governo (?) Guterres. E, sobre a justiça, se alguém pretendeu que o "caso pia" era um indício de retoma, aí está um cabal desmentido, com o desfecho sintomático do caso FP-25. A esta hora, estarão todos - magistrados e arguidos - a rir a bom rir dos otários dos arrependidos, que permitiram desmantelar a organização e que assistem ao desenlace na "gaiola". Imagino comentários como: "Bem feito! Para a próxima já não bufam!"
Finalmente, gostava de sublinhar o post sobre este mesmo assunto do nosso FNV o qual, tal como eu, não aceita que só haja direitos, liberdades e garantias de esquerda.
 

posted by Neptuno on 12:38 da manhã # (0) comments

domingo, agosto 3:

A PIOR TRAGÉDIA: Infelizmente, não é o desaparecimento do que resta da nossa área florestal, mas sim a garantia de que no próximo ano tudo será igual. E, como de costume, não haverá quaisquer responsáveis. Políticos ou outros.
Será talvez necessário pegar fogo às sedes concelhias dos partidos que têm governado este país.
 

posted by Neptuno on 11:45 da tarde # (0) comments

ENFIM: La Rochefoucauld usava uma expressão ácida, que não recordo com exactidão, para descrever aqueles que fazem questão de estar contra a opinião da maioria, sempre. Qualquer coisa relacionada com a vaidade e com pavões. Eu sei que para este povo, de há uns anos para cá, tudo o que acontece não tem memória, nunca foi vista coisa igual. Assim se esquece a morte de 7 bombeiros de Águeda há meia-dúzia de anos, num Verão igualmente incendiário.
Mas o ABRUPTO,( link na coluna da direita) ou seja, Pacheco Pereira, acha que há muita gritaria nas TV's, muita histeria, excesso de adjectivos. Não me recordo da máxima de La Rochefoucauld, mas tenho bem presente uma do velho Nietzsche: Muitos pavões escondem de todos os olhares a sua cauda de pavão - e chamam a isso o seu orgulho.
 

posted by FNV on 11:16 da tarde # (0) comments

AO COMANDANTE: Nenhum dos juristas ainda respondeu. Queria o NMP que um dos dois juristas a bordo desta nau, lhe explicasse o desfecho do caso das FP-25. Ou porque não têm andado pelo convés, ou porque o mar está muito flat, não puderam ajudar. Compreende-se. Assim sendo, adianto-me, em sede de ignorância jurídica.
Se por um acaso da História, no ras-le-bol que foi o período pós-74 ( tardio, tardio), as 18 vítimas mortais tivessem como responsáveis uma qualquer excrescência das extrema direita, tipo MDLP, o que não teríamos ouvido, esta semana, e em muitas outras. Ele teria sido desfiles na Avenida da Liberdade, ele teria sido vigílias, com o Dr. Soares, a Dra. Pintassilgo e o Dr. Louçã, acorrentados à porta do Supremo, eu sei lá. Mas não foram.
Os 18 mortos das FP-25, não sendo teorias ou opiniões, pois que são mortos (incluindo um bébé de seis meses), são a assinatura de um movimento contra o capital, de libertação do povo, de luta contra a sociedade burguesa. A liberdade, de facto, é para ser gozada com muito juizinho.
 

posted by FNV on 9:49 da tarde # (0) comments

RECORDAÇÃO: Tenho do indivíduo, Pedro Rôlo Duarte, num programa da RTP 2 que Hermann baptizou com o título de Engraxatório. Ontem no DNA faz suas as palavras de uma tal Lúcia Guimarães, acerca da blogosfera:
Em meio a citações de Auden ou Kierkgaard, servem-nos as suas ângústias e dores de cotovelo. As quatro paredes que protegiam a intimidade já haviam sido erodidas pelos Talks Shows e Big Brothers.
Deus me livre e guarde, a menos que o engraxador esportule os 80 euros que levo por uma hora do meu tempo, no meu consultório, de entrar na intimidade do fulano. Mas compreendo o desespero da maralha: de repente descobriram que há muita gente que escreve e pensa muito melhor do que o povo dos jornais. Paciência, ò Rôlo. Entretanto aconselho Reumon-Gel para o cotovelo.
 

posted by FNV on 3:13 da tarde # (0) comments

TALVEZ HOJE? Talvez porque só se interessem por direito internacional e TPI's. Talvez porque estão de férias. Pode ser que hoje, na missa matinal, esses adoráveis peixinhos vermelhos a nadar em água benta, os católicos de esquerda, se lembrem. Talvez organizem um cordão humano em Lisboa, com velinhas e tudo, e rezem pelos liberianos. Talvez, sim, talvez hoje.
 

posted by FNV on 11:36 da manhã # (0) comments

NÃO DAR O CORPO P'LA ALMA: O Adeodato, do Santa Ignorância teve a gentileza de comentar mais um post meu, e eu retribuo-lhe não conseguindo operacionalizar o seu link. Penitência garantida. Mas já agora, ó Adeodato, você ainda não consegue distinguir um governo de esquerda dos de Cuba ou dos da ex-RDA? Isso é maldade ou santa ignorância?
 

posted by FNV on 11:08 da manhã # (0) comments

HOT CHILLI SEASON: Depois de um dia com aspecto pós-nuclear, emergindo a custo das cinzas que cobrem a cidade, percorro preguiçosamente a blogosfera. O mar está muito flat. Mas vale a pena ler a hilariante versão dos Canhotos (1-08) sobre a transcrição da famigerada escuta: Achille Talon não faria melhor! (embora a actual conjuntura insista em dar a ambos os intervenientes o papel de Lefuneste).
PS: No mesmo registo (entenda-se, humorístico), duas buscas google altamente intrigantes assinaladas pelo nosso site-meter: uma procurou "salazar" + "homossexual" e outra "elasticidade do mercado do café". Somos generalistas, mas nem tanto.
 

posted by PC on 4:41 da manhã # (0) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012