Cantava-se que os putos pareciam bandos de pardais à solta mas a passarada é muito mais baralhada que isso.
As águias recebem o Rio Ave. Um dos franganitos não quer defrontar as águias por ter sido por elas comprado para tentar voar alto no ano que vem. Vai já por água abaixo. A uma das águias chamam vitória, à que voa. Mas mais nenhuma pode ainda ambicionar tal epíteto, pois têm sido sempre severamente derrotadas por um tal de Pinto nos últimos quatro anos seguidos e não voam para lado nenhum há muito tempo porque o Pinto tem as vitórias todas.
Na capoeira maior, o galaró convencido masca no bico raivosa e nervosamente chiclets à doida, e o andorinha mais novo encosta solitário e apanha no ar apenas os desaforos do suposto galo-mor, que pendurado nos pneus velhos lhe dá bicadas nas orelhas sempre que pode. Onde julga que mais dói. Só os stewards e Luisão e David Luís e Fábio Coentrão e Di Maria e Martins e mais uns quantos não têm penas. Disciplinares.
E se o Rio Ave abanar inadvertidamente as asas e quiser voar alto, seguramente um pavão colorido encontrará um meio de lhas cortar e de o fazer aterrar. É uma pena. É mesmo galo. Umas quantas águias têm estranhamente sonhado com o ovo ainda no rabito da galinha, eu sonho com um frango da águia aos pés do Ave. Ou mesmo um peru. Recheado, se for possível. Isso dar-me-ia asas, tal qual a bebida.
(escrito em Braga, a um Domingo, mas Paciência...)
Há uma campanha engraçada contra a tolerância de ponto concedida pelo Governo. Não passa na cabecinha dos exaltados que a coisa possa ser concedida por razões de segurança ou para facilitar a vida e até os sindicalistas se vieram insurgir. Por mim, egoisticamente, dispensava a tolerância de ponto: não me serve de nada nem altera a programação da minha agenda, embora admita que facilite muito a vida aos que queiram estar presentes nas cerimónias.
Aos raivosinhos, sugiro que comecem desde já a insurgir-se também contra as tolerâncias de ponto nas tardes da véspera de Natal e da Quinta-Feira da Paixão (incompreensíveis num estado laico), e do Carnaval (cuja ligação ao período quaresmal subsequente é evidente).
E esta história de, em Agosto, não se pagar portagem na ponte sobre o Tejo também não me parece nada bem para as finanças. Se as agências de rating sabem desta borla...
O homem do talho não dá crédito aos vizinhos do 4º esquerdo e explicou-me porquê.
"Aquela casa é um desgoverno, uma bagunça total! Agora tem lá estado um que fala, fala, fala e não faz nada, eles só sabem gastar. Gastam tudo, torraram tudo o que receberam, estoiraram o que tinham e principalmente o que não tinham. Endividaram-se para tudo e mais alguma coisa, e principalmente para coisas de que não precisavam. E andam para aí todos empinados a dizer que vão fazer e que vão comprar e que vão construir…, são doidos! Obras à doida, tudo sumptuoso, tudo a crédito, até os meus bifes. Pois agora acabou o crédito. Ide trabalhar, socialistas d’um raio..."
Os meus vizinhos queixam-se de que o homem do talho é mau...
posted by VLX on 4:30 da tarde
#
(3) comments
BREVE INTERRUPÇÃO:
Um jogador do FCP, Fucile, levou dois cartões amarelos completamente despropositados e injustificados no jogo com os vermelhos, acabando expulso sem razão. Não satisfeito com a dimensão da injustiça, o CD da Liga veio brindar o azarado jogador com dois jogos de suspensão. Já Luisão, que este ano percebeu que pode dar sarrafada à vontade, continua a dar sarrafada à vontade.
Pretextos, simples pretextos. Arrasar tudo? De acordo, incluindo os que teorizam a mesma cantilena há mais de um século e que quando chegaram ao poder se limitaram a matar e torturar gente inocente. Mas é verdade que a civilização do spa, do shopping e dos enlatados cerebrais está a precisar de uma volta. Arrasemos tudo, então.
posted by VLX on 10:17 da manhã
#
(0) comments
PAGAR CANIVETES:
Porque este Alegre, sendo o mesmo, não é o mesmo de 2006. Está inchado de gravitas e agora não tem vergonha de casar o capote da brega com a boina do fachfavor. E Vitalino Canas não deixou passar.
Pois bem: 300 doses de heroína e 180 de cocaína. Por mês. Multipliquem pelas várias cadeias. E continuam alguns ( muitos) todos contentes porque nas cadeias portuguesas não existem programas de redução de riscos. Não entendem que esta escola da cadeia cai-lhes ,depois, e em força, no bairro onde vivem. Fartei-me de escrever sobre isto, dei palestras, publiquei livros e artigos. Já dei para este peditório.
posted by FNV on 4:06 da tarde
#
(0) comments
FOGE, HOMEM, FOGE:
Depois de ter escrito isto, JPP tem a casa cercada ( aliás, as casas). Telefonei-lhe e recomendei-lhe que pusesse um soutien, calçasse uns sapatos Jimmy Choo e pintasse um cartaz com a frase " "There is no god in this house and the pope owes me money" ( tudo em minúsculas e em inglês como manda o figurino). Se nada disto funcionar, que vá trabalhar para a PT / Tagus Park( departamento de marketing institucional). Vai ver que o deixam em paz.
posted by FNV on 3:23 da tarde
#
(5) comments
A GELATINA AO VOLANTE:
Na altura destas pérolas, estava MFL a remar contra a maré e o PSD passos coelhista a fazer-lhe a cama. Agora diga-me, Duarte, o que são esses fetiches, de verniz barato estalado, ao pé disto? Só como anedota alguém pode pensar neste ex-secretário de Guterres ( desde então membro de muitos conselhos de administração) para um possível governo. Ou para um programa de televisão sobre economia.
O homem* perdeu a mulher há quatro anos ( cancro da mama migrado para áreas adjacentes) e há dois anos que vê a filha morrer todos os dias. A miúda tem dezoito anos e um cancro ósseo, raro e eficiente como um cutelo que aos poucos vai separando a vida dos tecidos. Só no outro dia a fé veio a terreiro com lanças e tudo: "É o que eu tenho, é tudo o que eu tenho". Um primeiro derechazo descobre apenas resignação e esperança. Nestes dias de endeusamento da última macaquice da Apple e da mais recente parolice cripto-erótica ( "cada vez mais mulheres portuguesas aprendem a dança do varão para estimular o companheiro" ), parece pouco e contraditório. Claro que se nos submetermos a algo que não se pode comprar nem discutir, já faz sentido. Um segundo passe de peito já vê mais qualquer coisa. Acreditar num ordenamento que escolhemos como bom, mas que nos pode tirar o que amamos, é tão corajosamente avassalador que, de facto, é tudo o que se tem. Não há mais nada. Bom, isto é um mero agnóstico a falar.
* recordo, porque há muitos idiotas, que altero sempre os dados biográficos de forma a ser impossível a identificação.
Comparam Sócrates ao seleccionador que decorava o balneário com cabeças de alho e recorria a bruxos.
posted by FNV on 2:27 da tarde
#
(1) comments
PALERMO, PALERMO:
O director de comunicação do Benfica faz perguntas parvas. Como é que a organização do jogo deixou que centenas de pessoas entrassem com bolas de golfe? Abóbora. Como me disse o FNV júnior ( o rapaz faz-se...), porque eram stewards e ninguém revista stewards. Mesmo que assim não fosse, as perguntas continuariam a ser parvas. Em Palermo não há lei nem ordem. Ou por que motivo julgam vocês que para os processos Apito Dourado e Noite Branca tiveram de vir polícias e magistrados de Lisboa?
posted by FNV on 12:35 da tarde
#
(0) comments
CONTAR COM ELE NO RABINHO DA ÁGUIA:
O treinador do Benfica e quase todos os comentadores na comunicação social acham que esta jornada futebolística, que celebrou a vitória dos Dragões sobre os Benfiquistas, apenas adiou a festa do Clube das Águias.
A posição actual vermelha, já de si desagradável, é também ofensiva para o Sporting de Braga e para a equipa do Rio Ave. Pode ser que corra mal. Contar com o ovo no rabinho da galinha, como a voz popular muito bem sabe, é errado. No rabinho da águia é muito pior porque dói mais a mais passarada.
A cena é na televisão. O jornalista diz ao sub-comissário Marco ( da PSP*)que o autocarro do Benfica foi apedrejado à chegada ao estádio. O Sub-comissário nega veementemente. O jornalista insiste porque "estava dentro do autocarro". O sub-comissário reconhece o apedrejamento ( em o,oo5 segundos, a emenda mais rápida da História), mas nega veementemente que as pedras ( que o,oo5 segundos antes assegurava não terem sido lançadas) tenham feito feridos.
* Polícia de Segurança de Palermo
posted by FNV on 11:32 da tarde
#
(29) comments
DIGAM-ME LÁ, AGORA MESMO A SÉRIO:
Estavam mesmo convencidos de que podiam vir cá ganhar?
posted by VLX on 10:20 da tarde
#
(27) comments
SÃO SÓ 302 KMS DE DISTÂNCIA:
Passa num instante...
posted by VLX on 10:19 da tarde
#
(5) comments
PRONTO (FINAL):
Levámos um baile de concentração, garra e inteligência (pese termos jogado com dez desde o início). Estou bastante abespinhado. Ainda por cima tive de asssitir à festa do FCP da qualificação para a Taça UEFA.
posted by FNV on 9:58 da tarde
#
(3) comments
PRONTO ( AO INTERVALO):
Os amarelos estão a jogar bem. Oportunos, excessivos na entrega, eficazes no condicionamento dos encarnados. Aparecem não se sabe de onde, desaparecem sem sabermos como, reaparecem na altura certa. Boa equipa, estes amarelos, apesar de termos tido mais remates ( até na barra).
Estou um bocado cansado, tive dar umas sarrafadas. Ainda por cima encontrei a zona intercostal de um moço com o meu epicôndilo direito que já estava em muito mau estado devido a uma quantidade algo exagerada de presses de banco que fiz anteontem. Vou atacar 0,4kg de lombo de bicha barrosã, acamar com um copo de Post-Criptum do Crhiseya oferecido por um portista que escreve num blogue com fundo azul e sentar-me, acender o cachimbo e cerrar os meus belos olhos... azuis.
posted by FNV on 7:13 da tarde
#
(1) comments
HIERARQUIZAÇÃO DAS MENTIRAS:
Acho bem que os Deputados à AR andem a investigar se Sócrates efectivamente mentiu ao Parlamento sobre o negócio da PT/TVI mas seria conveniente começarem também a investigar todas as mentiras de Sócrates (e de Teixeira dos Santos) dos últimos dois anos e que colocaram o país neste estado de pré-bancarrota.
O PSD e o CDS alertaram muitas vezes para a gravidade da situação, que foi sempre escondida aos portugueses por estes dois (ir)responsáveis.
posted by VLX on 5:05 da tarde
#
(3) comments
APENAS DOIS TOQUES NA BOLA:
Terão de existir sempre uns energúmenos que estragam eventos desportivos. Ora atiram pedras, ora queimam autocarros, ora são (in)seguranças nos túneis, ora estão nos órgãos de 1ª instância disciplinar. É inelutável, triste, e manchará de forma indelével o campeonato deste ano. Quanto ao jogo, espero que seja bom, que o Falcão não faça falta no combate com a águia, que a equipa de arbitragem não influencie o jogo, e que façam viagem segura de regresso ao sul, depenados e de monco caído.
posted by FNV on 3:11 da tarde
#
(6) comments
STASIS BENFIQUISTA*:
1) Li muito sobre o Barcelona x Inter, pois agora até gente que não joga futebol dá palpite sobre a táctica da verticalidade dos espaços vazios. Eu vi outro filme: os tipos do Inter ( Mourinho incluído) quiseram mais ( os outros estavam ligeiramente satisfeitos). A vontade faz milagres que vocês ( alguns) nem imaginam. Hoje estarão em duelo duas vontades. Uma, positiva, a do Benfica. Outra, negativa, a do Fóculporto. Não sejam ingénuos: ambas valem o mesmo.
2) No outro dia fiz a cama. Uma proeza, até porque tive o cuidado de a não a deixar excessivamente bem feita. Hoje portei-me bem. Comprei rosas e bolos e tenciono tirar alguma louça da máquina. À tarde, se não chover muito, lá estarei à frente da defesa: hoje, para espanto de colegas e adversários, cordato e civilizado. Nunca se sabe quando os deuses acordam cedo e hoje precisamos deles. Hoje: já notaram a quantidade de vezes?
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.