Mar Salgado

sábado, abril 10:

OCEANO PACÍFICO: Talvez por ser Páscoa e 2h da manhã, a jornalista da SIC-Notícias que escreveu a peça, achou que a coisa poderia passar. Ou então acredita. Enquanto mostravam imagens de manifestações de japoneses contra a participação do seu país na manobra militar no Iraque, uma vozinha da SIC-Notícias dizia o seguinte: "O Japão tem fortes correntes pacifistas desde que foi atacado com duas bombas nucleares". Sem mais nem menos.
Um puto de treze anos que esteja a ver TV deve ter perguntado ao amigo ou ao pai, quem lançou as bombas sobre os pacatos japoneses. "Os americanos, claro", respondem-lhe. Claro. Os americanos. Quem mais haveria de lixar povos pacíficos no outro lado do mundo? Maravilhas da tradição oral.
 

posted by FNV on 2:11 da manhã # (0) comments

sexta-feira, abril 9:

PENSAMENTO POLÍTICO PROFUNDO: O de Fausto Bertinotti, convidado da festa/baile/rave/comício/quermesse/conferência, do 5º aniversário do Bloco de Esquerda: "...para enfrentar o novo capitalismo é preciso uma nova língua que incorpore o apelo dos indígenas, dos homossexuais, das lésbicas, dos presos, dos palestinianos".
E os manetas e os mudos, man, essas vítimas consagradas do capitalismo neo-liberal, não têm direito à vida?
 

posted by FNV on 7:56 da tarde # (0) comments

LAGOSTA À LENINE EN CROUTE DE CONFIT CARAMELIZADO: Vamos ao Expresso de hoje, na página 9. A meio de uma inocente peça sobre o cartão vermelho, que a esquerda pretende mostrar ao governo nas eleições europeias, e sobre o Bloco de Esquerda, diz às tantas, o jornalista: "O principal problema de Miguel Portas será a abstenção: o BE depende como nenhum outro de um eleitorado de classe média alta com capacidade financeira para responder ao apelo do fim de semana alargado. Significativamente, Miguel Portas estará este fim-de -semana no Algarve, junto desse eleitorado."
O autor deste parágrafo demonstra estar muito bem informado sobre as rotas algarvias do BE, mas eu tenho dúvidas. Bem sei, toda a gente sabe, que o eleitorado actual do BE se divide em dois grandes grupos: o dos tios que leram Balibar e Althusser na juventude, mas que agora só lêem o manual de instruções do Mercedes, e o grupo de jovens intelectuais universitários ou profissionais liberais, activos mas remediados. O primeiro grupo costuma na vida real, ajudar o segundo: compra-lhes o Hyundai, reforça-lhes a bolsa de doutoramento, auxilia-os nos divórcios, toma-lhes conta dos filhos quando eles vão jantar ao Kais.
O primeiro grupo talvez esteja este fim-de-semana no Algarve, a preparar as europeias, mas o segundo, ao qual pertence por exemplo, o nosso estimado (aqui no Mar Salgado) Daniel Oliveira do Barnabé (link na coluna da direita), passa a Páscoa a esfalfar-se; no blogue, pretendendo demonstrar dialécticamente, tanto a cientificidade da matriz revolucionária do 25 de Abril, como o fim da religião católica. Estão de lado, em todo o lado, estes ladinos.
 

posted by FNV on 7:23 da tarde # (0) comments

AR DO TEMPO: Tinha acabado de ler, por obrigação da minha actividade docente, o Sexo & Negócios, ( 2000 no original, 2003 para a edição portuguesa da Vida Económica) da entediante e famosa Shere Hite, quando me aterrou no gabinete um caso típico de assédio sexual. Já conhecia a rapariga, pois tinha-a tido em psicoterapia ligeira, durante algum tempo, e de certa forma surpreendi-me: ela, solteira e dedicadíssima ao trabalho e à formação profissional (estuda para acabar a licenciatura), sempre denotara uma mistura de garra, frieza, alguma agressividade mesmo. Primeiro preconceito a ir para o brejo.
De tão banalmente perfeito, o episódio parecia retirado de uma reportagem sobre assédio sexual. Ela com 26 anos, ele, o chefe, com 58. A situação laboral dela tem sido matizada pelos seus pedidos insistentes para que o chefe desbloqueie a sua subida na categoria profissional. No espaço físico em que trabalham, estão sózinhos. De início insinuações sistemáticas sobre a necessidade de terem um dia um jantar a sós para falar com mais calma de coisas do trabalho. Pelo meio, olhares fixos no corpo da subordinada, a qualquer hora do dia, mas sobretudo de manhã, pela entrada no escritório. No final, a gota de água: um dia passa por ela e puxa-lhe a alça do soutien. A reacção da rapariga é deliciosa: "levantei-me, virei-me para ele e disse-lhe - Com todo o respeito, isto é demais!"
Sentada à minha frente, não descortina o enlevo que me causa esta esta descrição, o "respeito" não era para ali chamado. A culpabilidade, ronceiramente previsivel, não falha: " concerteza que fiz alguma coisa mal, devo ter falhado em alguma coisa, não sei".
Shere Hite, no seu livrinho repleto de estatísticas, diz que estas situações se devem essencialmente à sexualidade da família tradicional. Como qualquer fanática da cartilha pós-moderna, Hite defende que a estrutura tradicional induz sentimentos de superioridade e agressividade masculina sobre o sexo oposto. As mulheres, por seu lado, terão sido ensinadas a conseguirem o que querem através de uma suposta sedução submissa. Se leram Engels e Reich, percebem ( pós-modernidade, my ass...).
Como sempre, pobre alma desactualizada, encaro estas coisas com mais simplicidade. O velho chefe, com uma provável vida sexual tão interessante como um discurso de Jorge Sampaio, convive diáriamente com uma mulher jovem, inteligente e razoávelmente ( apenas...) apresentada. Não lhe conhece marido ou namorado, ela é gentil para com ele, faladora e despachada. Porventura pensa nela todas as noites, já não sabe o que fazer: tenta a sua sorte. Ela, "com todo o respeito", põe-no no seu lugar. Ponto final, a vida continua.
Assédio sexual? Quem é que pensou, quando as mulheres inundaram os locais de trabalho exteriores à vidinha doméstica, que os sexos se iriam entreter a jogar dominó?

 

posted by FNV on 11:31 da manhã # (0) comments

quinta-feira, abril 8:

DISTÚRBIO SAZONAL: Abril é um mês terrível. Parte-se ao meio, entre o gelo da manhã e calor de Maio, genitalmente dedicado às inflorescências. Abril é uma cadela com cio: ora vai à praia e ao campo, ora fica em casa entretido com um arroz de forno e um folar fermentoso. Março também não é melhor. É demasiado próximo.
Depois, a suposta alegria primaveril e os basbaques que procuram o primeiro sol. Indigentes, que ignoram que é o sol de Inverno, o único, o verdadeiro resistente à noite e à memória.
 

posted by FNV on 9:41 da tarde # (0) comments

SOL: Fazendo fé nas notícias, é o que os portugueses procuram nesta Páscoa, aproveitando uns dias no Algarve. Esta escuna também alimenta a estatística com parte da tripulação a rumar a Sul. Pelo que o mar salgado estará tendencialmente flat até ao próximo Domingo.
 

posted by Neptuno on 1:00 da manhã # (0) comments

IF: 20 anos de fracções íntimas_da música recatada dos búzios_a if já subiu para além do éter_acolhida numa rede mais fina_mais intensa_mais resistente_um centro_uma concha azul_irradiando milhares de cordões_nós somos as pontas_e continuamos_aqui_parabéns francisco
 

posted by PC on 12:01 da manhã # (0) comments

segunda-feira, abril 5:

ABDUL-KARIM SOROUSH: Entendo mais interessante encontrar interlocutores livres do que querer matar todos os terroristas ou negociar com alguns. Por tal, aguardo o dia em que o Parlamento Europeu atribua o Prémio Shakarov a Abdul-Karim Soroush. Segue-se uma pequena apresentação do personagem e os motivos da minha esperança.
Soroush nasceu no Irão em 1945, estudou ciência e religião, mistura sempre interessante, e em 1973 vai para Inglaterra investigar quimica analítica e história das ciências, contactando com a obra de Popper, Quine, entre outros. Em 1980, com a revolução ainda quente, Khomeini oferece-lhe um lugar de sage, mas Soroush depressa se desilude com o dogmatismo da escola de Qom: as ciências sociais são desvalorizadas, as mulheres impedidas de aceder à universidade, enfim, o cortejo esperado. Sobrevivendo no seu departamento de Filosofia da Ciência da Universidade de Teerão, torna-se figura de proa da ala ultra-liberal do regime, o que lhe vale assédio policial regular e mesmo a prisão, durante cinco meses, em 2002. Khatami, um velho amigo, deu-lhe ainda alguma esperança, mas o jogo de equilibrios internos da política iraniana depressa o fez assentar os pés no chão: Soroush exila-se, e vive hoje, literalmente, na Universidade de Princeton, onde ensina e escreve.
Mais radical na proposta de abertura do Islão do que Mojtahed Shabestari, o projecto de Soroush é uma tentativa carregadinha de heresia histórica (para os sunitas) de reconciliar o Islão actual com a modernidade. A heresia prende-se com o facto de Soroush perfilhar uma antiquíssima tradição intelectual islâmica, a escola dos Mu'tazilites. Os Mu'tazilites, sobretudo no período 827-848 foram o embrião de uma escola liberal da filosofia e ciências árabes, herdeiros dos textos gregos, que acreditavam que a justiça não derivava de Deus, antes orientava as acções de Deus. Esta escola manteve-se mais ou menos viva ao longo dos séculos, e é particularmente irritante para o Islão oficial: Uma acção não é boa ou má porque Deus o queira ou proiba, Deus decreta-a ou proibe-a precisamente porque ela é boa ou má. O velho dilema socrático do Êutifron - existem valores morais objectivamente bons - inspira esta concepção da moral independente de Deus. Soroush ensina hoje nos seus seminários, que apenas a razão pode permitir aos muçulmanos distinguir entre o Bem e o Mal.
A reconciliação do Islão com a modernidade é obviamente um projecto perigoso para o Islão radical, mas não na sua versão tecnológica da morte ou da indústria. Já há muito anos Eisenstadt explicava que os fundamentalismos têm uma relação selectiva com as esferas da modernidade. Soroush entende que o que os muçulmanos conservadores temem é uma secularização que repousa nos direitos individuais do homem: direito de aprender, de pensar, de trabalhar, de agir. Estes direitos conduziriam o muçulmano a uma nova compreensão da subjectividade humana, fundada nas noções de actores livres e racionais. A linguagem do direito, assim entendida, afronta a linguagem da Fiqh, a jurisprudência muçulmana, que repousa essencialmente na noção de dever.
Soroush (como outros moderados) tem muitos seguidores (*), mais ou menos clandestinos, no mundo islâmico. Premiá-lo, dar-lhe visibilidade, valeria por certo mais do que muitas declarações de guerra, e estaria mais de acordo com o espírito de Toledo.

*: Ver a www.etudesmusulmanes.com, ou a www.dsoroush.com/english/on ou ainda o excelente artigo de Mahmoud Sadri, Sacral defense of Secularism: The Political Theologies of Soroush, Shabestari, and Kadivar, in International Journal of Politics, Culture and Society, Vol. 15, No2, Winter 2001.
 

posted by FNV on 11:26 da manhã # (0) comments

domingo, abril 4:

DIÁLOGO IV: Sempre achei um piadão àquele tipo de pessoas que chega a meio de uma conversa, quer meter a sua colherada e diz coisas completamente a despropósito. Isso provoca sempre momentos hilariantes, com frases desconexas, coisas sem sentido, outras de que ninguém estava a falar, é sempre muito engraçado, mesmo quando se deixa o assunto para quem sabe. De forma que, quer escreva hoje quer há vinte anos atrás, sempre seria incapaz de deixar passar uma oportunidade destas. Devo deixar bem claro que, se fosse há vinte anos atrás, acharia o mesmo do lunático que propusesse dialogar com Kadhafi o que acho hoje do lunático que quer dialogar com a Al-Qaeda. Mais, incomoda-me até que hoje se dialogue com Kadhafi (e meto no mesmo saco Arafates e outros do género), não obstante as suas leves alterações em termos de política (coisa que não apaga o passado, nem o presente dos familiares das vítimas). Nem fui visto aqui a defender Tony Blair (coisa que seria perfeitamente possível). Acontece que – não obstante não ser esse o tema da conversa anterior - compreendo que alterações, mesmo que pequenas, no tipo de política defendida (ou, mais concretamente, no apoio ao terrorismo) possam levar a que hoje seja defensável, importante e até contribua para a paz dialogar hoje com tipos como Kadhafi ou Arafat. Pode até ser que daqui a vinte anos seja defensável falar com criminosos como Bin Laden, hoje é que não é! Daqui a vinte anos, acaso Bin Laden leve na tromba como levou Kadhafi durante estes vinte anos e mude a sua maneirinha peculiar de pensar e de agir, pode até ser que a gente fale com ele. Agora não, agora nunca. Não se discute com facínoras terroristas, da mesma forma que não se dá leite a gatos vadios: nunca mais nos desamparam a loja. E se os gatos só chateiam, os terroristas matam. Parece-me simples, isto, para qualquer adolescente e mesmo para aquela esquerda que aparenta ter parado no tempo, quer essa paragem tenha ocorrido na fase adulta ou noutra qualquer da vida de uma pessoa.
No mais, e nem é pelo preço a que me ficam, devo confessar que nenhuma dieta me fará comer, hoje ou amanhã, os meus queridos sapatinhos. Sou selecto demais quanto à comida. Pode ser pouca e cozida, mas é boa.
 

posted by VLX on 6:35 da tarde # (0) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012