Mar Salgado

sábado, abril 3:

DIÁLOGO III: Contribuindo para a lodosa discussão acerca das considerações do Dr. Mário Soares, sugiro aos meus colegas Neptuno e VLX que se entregue o assunto a quem sabe. Esse símbolo da coerência e da ética política que dá pelo nome de Tony Blair, e que tantos apontam como o exemplo a seguir na Europa, não se limitou a aventar o diálogo com Kadhafi: passou à prática, no dia seguinte a lamentar, in loco, as mortes de Madrid. Diz-se que regressou da Líbia com mais um "país amigo" e um exclusivo de exploração petrolífera para as empresas britânicas.
Há duas décadas atrás, Kadhafi tinha honras de capa na Newsweek e na Time como o maior perigo mundial. Dominique Lapierre e Larry Collins escreviam O Quinto Cavaleiro (cuja releitura pode ser interessante). O caso Lockerbie estava na calha. Se escrevessem neste blogue há 20 anos, os meus companheiros de embarcação troçariam certamente de qualquer lunático que propusesse o diálogo com Kadhafi. E hoje estariam, muito quietinhos, a comer os próprios sapatos.
Reeditado em 5/04/04: Neptuno, na sua divina sabedoria, alertou-me cordialmente para o facto de a versão original do post conter uma frase que, no contexto, podia ganhar um sentido que eu não lhe quis dar. Apaguei-a. Virtudes do diálogo.
 

posted by PC on 9:41 da tarde # (0) comments

DIÁLOGO II: Caro Neptuno, vou já iniciar um peditório para mandar o Dr. Mário Soares a Roma para conversar com Al Falastini e chamá-lo à razão. Pode até ser que o Ministério da Defesa entenda ser uma missão patriótica e a patrocine, através da Cruz Vermelha. Tu, que és viajado, conhecerás um restaurante cinco estrelas onde em Roma se possa parlamentar decentemente? E haverá nele charutos dos que o nosso ex gosta?
 

posted by VLX on 12:53 da manhã # (0) comments

O TREINADOR VAI NU: Sou por Portugal, pelo Rei e pela Selecção. E não deixo de admirar uma ou outra atitude da Mulher do nosso Presidente da República. Mas entendo que as coisas devem ser ditas! Nós temos duas ou três dezenas de excelentes jogadores de futebol, tipos de primeira água, que fazem brilharetes em qualquer campeonato. Porque é que eles não conseguem jogar todos juntos é questão que poderá ter diversas respostas. Mas acontece que se o seleccionador fosse português, o coitado estaria inundado de críticas, sugestões e vaias diárias em todos os diários. Como é um estranja, um tipo de fora, nós enchemo-nos de vergonha, pensamos envergonhados que “ele lá sabe”, o tipo é que percebe disto, aguentamos todas as humilhações, sujeitamo-nos aos vexames e iremos de vela (que por acaso também foi para Espanha, para nossa tristeza).
No meio disto tudo é bom que alguém diga que o treinador vai nu. O treinador e o Presidente da Federação.
 

posted by VLX on 12:42 da manhã # (0) comments

DIVERSÕES, UM POUCO MAIS A SÉRIO: Para Saramago, ao que parece, a democracia do voto não é suficiente. A possibilidade de, pelo voto, retirar um governo e colocar outro no seu lugar não esgota a democracia. Teremos, talvez, de aprofundar o tema (apenas por gosto do estudo e do debate pois, como é sabido, a concepção de Saramago sobre a democracia tem muito que se lhe diga e não é particularmente actual ou interessante). É que parece resultar do seu pensamento que a democracia só existe verdadeiramente se corresponder ao seu pensamento. Isso queria ele; felizmente vivemos em democracia... a nossa!
 

posted by VLX on 12:23 da manhã # (0) comments

DIVERSÕES V: Em delírio, Saramago acabou por se convencer da sua obra de ficção e defender o voto em branco. Foi genial, tendo em conta que faz parte de uma lista. Só superado pelo facto de ter vindo logo corrigir, dizendo que só faz parte da lista por questões de fidelidade. Fidelidade?... Vá ser fiel assim para Lanzarote.
 

posted by VLX on 12:10 da manhã # (0) comments

DIVERSÕES IV: Temos de ser sinceros, esta semana, em termos de humor, o Saramago meteu o Herman num chinelo. Julgo que não foi propositado; tudo terá começado por causa dos jornalistas, que pensaram que o tal de voto em branco era uma coisa contra o governo da coligação. Não lhes passou pela cabeça, aos pobres dos jornalistas, que aquilo não passasse de uma obra de ficção e, ainda para mais, pouco actual – julgaram que era contra o governo e, vai daí, toca a divulgar! Eu já tinha visto, há tempos, o António Costa a agitar jornais na Assembleia da República e a indagar o Governo por causa das notícias que lá vinham, sem cuidar de saber se eram verdade, sem se aperceber do ridículo. Mas livros? Obras de ficção? Ainda não tinha visto tornarem-se em casos políticos deste tamanho. Daí ter achado delicioso ter ouvido inúmeros políticos, da esquerda à direita, a pronunciarem-se politicamente sobre uma obra de ficção. Só em Portugal... Mas o melhor é que o tal de voto em branco foi promovido e afecta principalmente a esquerda, o que é de um sabor requintadíssimo! E então foi ver o Soares, o Carvalhas, desesperados a combater o voto em branco, o Fernando Rosas a escrever um complicado artigo no Público... enfim: de entre todos os tiros nos pés a que já assisti, este foi dos melhores.
 

posted by VLX on 12:09 da manhã # (0) comments

DIVERSÕES III: No meio disto tudo, nada bate a apresentação do último livro de Saramago. Começa por ter convidado para o apresentar o inefável Mário Soares, esse literato, esse homem da cultura. Confesso que, por mim, acaso fosse Saramago, consideraria preferível convidar um par para apresentar um livro meu, um artista igualmente imbatível, alguém da área (e nós, portugueses, temos tantos e tão bons escritores). Mas compreendo o Saramago: em termos de marketing, a coisa fica muito melhor com Mário Soares. O homem diz umas larachas, diz mal do Bush, do governo português, traz sempre uma legião de jornalistas embevecidos atrás, as televisões e as rádios, o livro vai ser um best seller, vai-se vender à doida! Como campanha promocional, não há melhor. E é ao mais puro estilo norte-americano. O engraçado disto tudo é ver Soares e Saramago de braço dado com o melhor do capitalismo norte-americano. Para vender um livro. As voltas que o mundo dá...

 

posted by VLX on 12:06 da manhã # (0) comments

DIVERSÕES II: Num dia que pus a cabeça à tona, ouvi na TSF um enorme sururu por causa de um estudo (publicado não sei onde) que indicava que só as grandes empresas pagavam IRC (deve ter sido feito por alguém que só acordou agora). As pequenas empresas não pagavam impostos porque não davam lucro. Mas o giro é que havia um tipo qualquer a falar em nome do que me pareceu ser a associação das pequenas e micro-empresas e que dizia, nada mais nada menos do que uma coisa deste género: o problema é que todos pagam IRC por igual, se a taxa fosse diferente e menor para as pequenas empresas, já a situação seria outra.
É espantoso como ninguém meteu juízo na cabeça daquele homem: estava-se a falar de empresas que não geravam lucros (leia-se, antes de impostos) que possibilitassem o pagamento de IRC; não se estava a falar de empresários que não tinham lucros por terem tido de pagar IRC. Assim sendo, o facto da taxa ser y ou z é completamente indiferente. Ou talvez não seja se o que o homenzinho quisesse dizer fosse que os seus associados não fugiriam aos impostos se tivessem de pagar menos. Alguém quererá perguntar-lhe o que pretendia dizer?
 

posted by VLX on 12:04 da manhã # (0) comments

DIVERSÕES: De tempos a tempos fico submerso, completamente afogado nos problemas daqueles que generosamente me pagam as papas (não obstante estas não passarem, ultimamente, de umas coisecas cozidas e insípidas, completamente desenxabidas). E assim imerso, passam por mim inúmeras situações divertidas de que só me dou conta quando, mais tarde, leio os inúmeros jornais que se foram guardando durante a semana. A melhor foi a do Ferro Rodrigues, com aquele jeitinho que se lhe reconhece, a divagar na Assembleia da República sobre a maneira de reagir no Iraque. Prosseguindo aquele ódio norte-americano, mal disfarçado ou sem qualquer disfarce, o homem adiantava que no Iraque deveria estar a ONU, em situação de segurança garantida. Deve ser piada. Desde logo porque não se sabe se a ONU (essa coisa...) quererá ir para o Iraque (aquilo não é propriamente o Algarve...). Mas principalmente porque é preciso saber quem é que mantém essa tal de “situação de segurança garantida”... Só me ocorre os EUA mas, mesmo esses, sabe Deus..., aquilo tem sido o diabo! Pensará Ferro Rodrigues que irão para lá os Mig’s russos? Os Mirage franceses? Os capacetes azuis? A nossa valorosa GNR? Os espanhóis? ‘Tá tolinho? Pensará ele que lá por ir a ONU para o Iraque, em substituição dos americanos, que acabarão os ataques terroristas? As bombas? Que quem se rebela agora contra os americanos ficará todo contente por ter lá os franceses? Ou que estes paguem o que pagam os americanos, em dólares e sangue para lá estarem? É preciso ter juízo!
 

posted by VLX on 12:02 da manhã # (0) comments

sexta-feira, abril 2:

DIÁLOGO: Segundo o Diário Digital, o xeque jordano Abu Qatadah Al Falastini, vinculado à Al Qaeda, ameaçou destruir Roma. Al Falastini, que se encontra detido em Roma, tornou pública a sua mensagem através de uma cassete de vídeo, encontrada na cidade italiana de Cremona (norte), na qual afirma:
«Quem vai destruir Roma está já a preparar as suas espadas. Roma não será conquistada com a palavra mas sim à força e com armas». «Roma é a cruz. O Ocidente é a cruz e os romanos são os donos da cruz. O objectivo dos muçulmanos é o Ocidente e nós abriremos Roma» (a expressão «abriremos» é «um termo histórico que significa tomar à força e derramando sangue, destruindo o povo, neste caso os romanos»). «Queremos atacar Itália porque esse cão de Berlusconi apoia esse cão de Bush».
Credo! Não haverá alguém que possa conversar com este senhor e chamá-lo à razão?
 

posted by Neptuno on 5:53 da tarde # (0) comments

VOTO EM BRANCO: Em meados de 2003 publicámos vários posts sob o título "Cidadania", em que discorremos sobre as imperfeições da democracia e sobre a necessidade de aperfeiçoar o sistema. A crise na representatividade política dos eleitos perante os eleitores - que sustenta a irresponsabilidade política reinante - o não funcionamento da justiça - que promove a restante irresponsabilidade, numa sociedade sem regras e, dentro de pouco tempo, sem valores - e, consequentemente, o poder não tutelado (pela e apenas pela justiça, que não funciona) dos media, tudo isto concorre para um terreno bem fértil para abordagens extremamente perigosas de índole totalitária.
Exemplo disso mesmo são declarações como as de Saramago ou abordagens do tipo Bloco de Esquerda. O primeiro, não condena a democracia no intuito de a melhorar mas apenas com o fel e desencanto característicos dos nostálgicos do "saudoso" bloco de leste. O BE é ainda mais perigoso. Aproveitando o "buraco" da oposição socialista quanto a uma política de esquerda - chamo a atenção para a crónica de Manuel Alegre no Público de hoje - o BE ou, pelo menos as suas cúpulas (cfr. editorial do público de hoje, de JM Fernandes), é igualmente tributário do velho Pacto de Varsóvia, mas devidamente "travestido" para captar os desencantados do actual estado do sistema democrático. É um inconfessado projecto marxista-leninista com o marketing adequado para ser apetecível em sociedades livres. No entanto e como é óbvio, o seu sucesso passa exactamente pela não divulgação do seu projecto de poder. É um comboio apelativo para uma leda e aparentemente gratuita viagem em que os passageiros só descobrem o elevado preço a pagar se o comboio chegar ao seu destino.
De tudo isto, sobra o facto de existir uma crise no sistema democrático que urge atacar. E, como disse Mário Soares em resposta a Saramago, é preciso melhorar a democracia com mais democracia.
Atendendo aos indícios, é bom que os políticos se apercebam disto quanto antes.
 

posted by Neptuno on 5:41 da tarde # (0) comments

O DETECTOR DE PETAS: Como podem verificar, o dia 1 de Abril ficará imortalizado como o único dia em que não se postou no Mar Salgado nos últimos meses. Esse silêncio deve-se a duas razões: por um lado, neste junco içam-se as opiniões mais desvariadas e ninguém quis correr o risco de ser tomado por brincalhão; por outro lado, a tripulação passou o dia inteiro atarefada a afinar um engenhoso detector de petas, cujos primeiros resultados já estão verificados.
Assim, estamos em condição de avançar, em primeira mão, os desmentidos que inundarão a blogosfera nas próximas horas:
1) não é verdade que o Gato Fedorento tenha aceitado a proposta de fusão formulada pelo Abrupto;
2) não é verdade que a Dra. Manuela Ferreira Leite esteja na Origem do Amor (e um blóscar para o organizador dos blóscares!);
3) não é verdade que o José da Grande Loja do Queijo Limiano seja o Dr. José Adriano Souto de Moura.
 

posted by PC on 12:50 da manhã # (0) comments

LINHA DE SOMBRA: Nem uma brisa. A corrente desapareceu. Estamos parados. Quedos. Mudos. Nem para Norte , nem para Sul, nem para a esquerda, nem para a direita. Simplesmente imobilizados. Impotentes. Mas só aparentemente resignados. Felizmente a tripulação não foi acometida de nenhum surto de febre.
Perante o peso das obrigações quotidianas, resta-nos olhar em volta e não contrariar a nossa insignificância e pequenez. Manter uma silenciosa determinação de aço.
Não há acalmia que sempre dure. Quando amanhã ou depois o mistral voltar a soprar, esta nau novamente sulcará os mares da blogosfera.
 

posted by NMP on 12:14 da manhã # (0) comments

quarta-feira, março 31:

NÓ CEGO: Declaro para os devidos efeitos, que a menos que me disponibilizem gratuita e imediatamente, a SporTV e o Sexy Hot, farei greve ao futebol ( televisivo e ao vivo) durante a realização do Campeonato Europeu de Futebol.
 

posted by FNV on 12:13 da tarde # (0) comments

O TEMPO URGE: Assusta-me a forma vertiginosa como o tempo passa. Não vivo obcecado com isso mas é um pensamento recorrente. Talvez por isso, nunca gostei de (ou fomentei) uma vida de memórias pois... o tempo passa e para a frente é o caminho. Um carpe diem que a idade vai moderando.
Hoje, ao folhear o livro "Meu Brasil Brasileiro", de Duda Guennes, encontrei uma citação redentora, da autoria de Mário Lago: "Eu fiz um pacto com o tempo: nem ele me persegue, nem eu fujo dele. Um dia a gente se encontra."
 

posted by Neptuno on 12:15 da manhã # (0) comments

terça-feira, março 30:

AS PONTES E OS SANTOS: De acordo com o vetusto Diário de Coimbra, o executivo municipal decidiu alterar o nome da Ponte Europa, que será oficialmente baptizada de "Ponte Rainha Santa Isabel".
Trata-se de uma opção muito discutível: neste Estado laico em que vivemos, a ponte já é de há muito conhecida como Ponte de Sta. Engrácia, ou mesmo, nos meios mais lúcidos, como Ponte de Sto. Expedito.
Porém, compreende-se a intenção dos nossos edis: recordar perenemente às gerações vindouras a importância decisiva do milagre na conclusão desta obra pública. Quem sabe até se a Rainha Santa, agradada com a deferência, nos acrescenta com um novo milagre: o apuramento das responsabilidades no anedótico desfasamento dos tabuleiros da ponte.
 

posted by PC on 10:35 da tarde # (0) comments

DA QUEDA: Falo da utopia operacional, do chamado mundo comunista. Ontem, os media deram cobertura a um "debate" que incluia Saramago e Soares, carregado de frases como "é preciso defender a democracia do poder económico" ou "eu estou contra o sistema". Banalidades destas podem ouvir-se em qualquer Big-Brother de 3ªsérie, ou pela madrugada dentro de uma esplanada, misturadas por adolescentes letrados com canecas de cerveja.
Enquanto oprimia as pessoas, a utopia operacional colava a vergonha nos lábios dos velhos combatentes, e mantinha afiado o cutelo dos visionários, que sabem o que é melhor para nós, se nós fôssemos outra coisa qualquer diferente daquilo que somos. Mas agora, depois da queda crua e podre da sociedade dos túmulos, a democracia burguesa, como nos tempos de Spengler, Renan, Sombart, Schmitt, volta a ser a velha prostituta desdentada, que sobrevive graças às esmolas que recolhe à porta do hotel de luxo, morada de gordos capitalistas de polainas e charuto mal apagado.
O "sistema" e a "democracia", morada certa, de mui e infectas imperfeições, construiu-se todavia nos últimos duzentos anos, sobre as ruínas do fanatismo religioso e da imobilidade, outrora deserta do capital. Não serão projectos capazes de arregimentar indigentes nem de levantar os mortos de tédio; mas ajudam-nos a tolerar os primeiros, e a evitar doses industriais dos segundos.
 

posted by FNV on 9:28 da tarde # (0) comments

segunda-feira, março 29:

CONFLITOS: "O meu inimigo espreita a cada esquina. Um momento de distração é a morte do artista. Já tentámos várias tréguas, mas eu sei que ele me quer destruir. A paz é podre. Ele insinua-se em conversas, através de terceiros. E espera que eu caia nas suas armadilhas diplomáticas. Odeio-o e todos os da sua laia. O seu cheiro é nojento! Nunca poderei aceitá-los no meu território. Todos os meios serão legítimos nesta guerra. Hei-de exterminá-lo!"
Este texto não é nenhuma crónica do Século XXI mas apenas um retrato da minha relação com o tabaco desde que deixei de fumar.
 

posted by Neptuno on 11:30 da tarde # (0) comments

FUGIR DO PASSADO: Segundo a Comissão Europeia, Portugal ainda vai ter que continuar a adoptar medidas de choque tendo em vista a recuperação económica, nomeadamente, mantendo o congelamento dos salários em 2005. Diz a CE que as asneiras começaram quando Guterres aumentou os salários sem que isso traduzisse um aumento da produtividade. Por outras palavras, "distribuiu" riqueza que... não existia.
Entretanto, Guterres explicou que não houve nenhuma fuga do governo. Perante o crescimento dos partidos da oposição a situação do seu governo iria ficar insustentável.
Entre este tipo de explicações e o silêncio envergonhado dos últimos anos, penso que este último será mais digno.
 

posted by Neptuno on 11:15 da tarde # (0) comments

O VENTO E AS PROMESSAS: Kerry promete "10 milhões de empregos", Lula da Silva prometia "feijão com arroz e uma casa decente para todos". Mas os jornais da manhã trazem novas de 200.000 famílias desdeperadas e do Movimento dos Sem-Terra, pela boca de Jaime Amorim: "A orientação agora é deixar os acampamentos de beira da estrada, onde há muita miséria e violência, e avançar para cima das propriedades".
Por onde andam os que cantaram novos amanhãs para o novo Brasil de Lula, não se sabe. Talvez à procura de explicações ( o FMI, os "americanos", a pandilha do costume) para o fiasco do seu herói transitório, talvez virando-se para esse prodígio que é o venezuelano Hugo Chavez, que já lhes segredou ao ouvido as palavras mágicas: Bush conõ.
 

posted by FNV on 12:05 da tarde # (0) comments

domingo, março 28:

TAMBÉM ESTÁ BEM, como dizia o Pedroto. A vitória esmagadora da esquerda, nas regionais francesas, também se deveu ao alinhamento de Chirac com os senhores da guerra ou a algum atentado ocorrido nas vésperas do acto? Ah, pois, já me esquecia, são eleições regionais. É diferente.
A menos que alguns brilhantes analistas da blogosfera pensem que a direita foi derrotada por não ter alinhado na coligação bélica. Nunca se sabe.
 

posted by FNV on 7:55 da tarde # (0) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012