Mar Salgado

sábado, junho 17:

PODEM DESCANSAR: Se perdermos com a Argentina ou com a Holanda. Se ganharmos à primeira, nada de especial: conhecem-se "as dificuldades das selecções sul-americanas em Mundiais disputados na Europa"; se eliminarmos a Holanda, repete-se a tristeza do último Europeu. À cautela, comprem ranitidina.
 

posted by FNV on 11:20 da tarde # (0) comments

PORTO, CIDADE ABERTA: Hoje, por volta das 19.00, no Majestic. À minha esquerda, o líder da Nova Democracia lanchando tranquilamente. À minha direita, doze, não mais que doze, provavelmente todos os ganeses que vivem no Porto, em corrida lenta, cantando, por Sta. Catarina fora. Um deles, eufórico, com um papel A4 nas mãos, que exibia aos passantes: o desenho da bandeira do Gana.

 

posted by PC on 9:39 da tarde # (1) comments

EM CONTRA-PÉ: Estes dias de céu amorrinhado fazem as ruas mais compridas e as pessoas mais pequenas. As praias estão cheias de deslocados, como agora se diz, enrolados em camisolas; a ONU não os acode. A água, outrora tão endeusada, organiza-se em pequenas células terroristas neoplásicas. Quando o bom tempo chegar, poderemos secar os preservativos.
 

posted by FNV on 12:32 da tarde # (0) comments

DA RÚSSIA, COM AMOR: Depois de Smolensk, Napoleão chega a Gjastk. As coisas não andavam depressa e Napoleão, fazendo fé em Tarlé, arranja tempo para escrever a Maria Luísa: "Há dezanove anos que faço a guerra e dei muitas batalhas e fiz muitos cercos na Europa, Ásia e África. Abreviarei esta guerra para te voltar a ver bem depressa."
Se fosse hoje, esta carta provocaria um tumulto. Mas vendo bem as coisas, hoje ninguém abreviaria uma guerra para voltar a ver a amada.
 

posted by FNV on 12:04 da tarde # (6) comments

sexta-feira, junho 16:

UMA ESTALADINHA BEM REPENICADINHA: Em todos os pobres de espírito que, por causa dos Quaremas, dos Baías, da ditadura brasileira e da Nossa Senhora do Caravaggio, têm implicado com tudo e mais alguma coisa no que se refere à selecção nacional. Angola, a tal selecção constituída por "desempregados e por empregados de clubes da 2ª divisão portuguesa", empatou com o 4ª classificado do ranking da FIFA. Agora podem implicar com o pentado de Scolari ou com o número de lugares de estacionamento existente no hotel onde estagia a selecção nacional.
 

posted by FNV on 10:01 da tarde # (2) comments

LEOPARDOS: Bem me esforço mas não encontro nenhum na selecção portuguesa. É tudo bicharada muito solidária e obediente, assim ao jeito de uma manada de gnus. Há por lá um velho leão ( Figo), uma chita ( Ronaldo), um texugo africano ( Petit), uma girafa ( Meira) e um flamingo ( Nuno Gomes). Falta, no imorredoiro baptismo de Henrique Galvão, o magnífico patife. Já tivemos um: chamava-se Nené.
 

posted by FNV on 4:51 da tarde # (2) comments

ANGOLA É DELES: O treinador de Angola queixa-se, e com razão, do tratamento recebido nos media portugueses ( colunistas incluídos). O racismo organiza-se em três fases: superioridade, medo e paternalismo. Em Portugal estamos na fase 3. Muito gostaria de ver Angola ganhar hoje ao México.
 

posted by FNV on 12:37 da tarde # (1) comments

A NACIONALIZAÇÃO DO DÉFICE COGNITIVO: Granizos, fogos, chuvas, calor. O valor mediático do refrão televisivo "não há memória de uma coisa destas " é elevado, não duvido. E este povo, muitas vezes desdentado, que repete o refrão mentido com os dentes que já não tem, satisfaz-se com quê? Deve haver um elemento psicológico. Talvez repetindo a ladainha a gente se conforme mais facilmente com o desastre; os media, quais podengos lançados aos láparos, seguem na peugada. Há no entanto outro elemento, este patológico: é impossível construir uma memória colectiva desta maneira.
 

posted by FNV on 1:19 da manhã # (0) comments

LEOPARDOS: Os do Togo e os da Costa do Marfim, claro. Mas os do Equador, liderados por Edison Mendez, que a seu tempo aqui referi, são os meus preferidos. Ai não há leopardos no Equador? Há sim senhor. Ou melhor, já houve. Em tempos gloriosos, a onça (ou tigre ou jaguar), prima direita do Ingwe africano, vagabundeava por toda a América do Sul, seguindo do Amazonas para o Napo. Esta rapaziada de Guayaquil tem todo o estilo do leopardo: sonolenta de patinhas de veludo, salta num ápice e já lá vão 5 golos marcados sem um arranhão. E viva Sucre!
 

posted by FNV on 1:01 da manhã # (0) comments

quinta-feira, junho 15:

IRRA! A SporTV continua a repetir que o México nunca passou da fase de grupos em Mundiais disputados na Europa. Isto numa estação televisiva dedicada quase só ao futebol e que teve todo o tempo do mundo para preparar as contas do Mundial. É imbecilidade natural ou de escabeche?
 

posted by FNV on 10:38 da tarde # (0) comments

PORTUGAL: Do João Gonçalves. O Portugal dos Pequeninos, um velho conhecido, faz anos: aquele abraço.
 

posted by FNV on 9:01 da tarde # (0) comments

RUA COM ELA!: Segundo parece, uma cidadã indiana que pretendia ser portuguesa - talvez por superstição, ou pelo facto de viver cá há muito tempo, ser casada com um tuga e ter filhos portugueses (ele há cada mania...) - viu ser-lhe recusada a nacionalidade pelo facto de, alegadamente, não conhecer personalidades da vida política portuguesa. Não podia estar mais de acordo com esta decisão. Não tanto pelo facto objectivo e culturalmente louvável de não conhecer nenhum político português mas sim pelo que esse facto revela de desconhecimento e desinteresse pela realidade nacional. De facto, adivinho que a dita senhora, sabendo que este poderia ser um dos critérios da atribuição da nacionalidade, terá feito uma visitinha ao Parlamento. No entanto, mostrou total ignorância e desrespeito pelos nossos costumes ao fazê-lo em véspera de feriado ou de fim-de-semana (mesmo que tivessem tentado aprovar uns diplomazinhos...), após as 16.00 horas ou em dia de bola, perdão, de trabalho político.
É que não não basta ser; às vezes também é preciso parecer...
 

posted by Neptuno on 5:59 da tarde # (0) comments

CHAPÉUS HÁ MUITOS: Ontem foi Louçã: "O Presidente da República tem sido extremamente passivo e alinhado com a governação de Sócrates". Verdade seja dita que quem durante a campanha eleitoral agitou permanentemente o fantasma da luta de galos, não foi Louçã: foram os meninos (e outros com idade para ter juizo) da candidatura de Soares que tomaram o povinho por parvo. Note-se a contribuição de Louçã para a geometria descritiva de carácter libidinal: "passivo alinhado" não lembrava a Reich.
 

posted by FNV on 12:21 da tarde # (1) comments

VAMOS A LA PLAYA: A famigerada "sociedade civil", moralmente superior e impoluta, da qual fazem parte os professores, fez greve entre um ( dois, para os lisboetas) feriado e um fim de semana. É esta "sociedade civil" que pretende, no movimento de Alegre ( mas não só), pôr os políticos "na ordem". Quando toca à vidinha, não há independentes para ninguém.
 

posted by FNV on 12:15 da tarde # (0) comments

"WHY ARE THEY HERE?" Pergunta obsessivamente Faiza Al-Arji, do blogue A Family in Bagdad. O blogue é quase todo escrito em árabe, mas de quando em quando acede-se a posts em inglês. Supostamente é um blogue colectivo, escrito a partir da capital iraquiana; mesmo que assim não seja, percebe-se que quem lá escreve está muito bem informado sobre pequenos detalhes quotidianos. A tese de Faiza é simples: as forças de ocupação privilegiam os curdos e os xiitas. Ao fim de tanto tempo, a pergunta de Faiza faz algum sentido. A gente da rua desconhece os meandros da geopolítica.
 

posted by FNV on 11:55 da manhã # (2) comments

quarta-feira, junho 14:

ADULTA PILHÉRIA: Funcionário superior de uma instituição financeira, iniciou uma relação com uma subordinada, casada. Todas as segundas-feiras submetia-a a um interrogatório digno do almirante Canaris: "Foste para cama com ele?". O marido dela, ignorante da situação, nunca lhe perguntava nada. O velho Freud tinha razão: sem desejo não há ansiedade.
 

posted by FNV on 11:52 da manhã # (1) comments

EM DEFESA DA PEQUENA BURGUESIA: Cresci rodeado de pessoas que não eram outra coisa, mas cresci a ouvir falar mal dela. Ainda hoje vejo, divertido, como a herança custa a sacudir: cosmopolitas que se zangam por meia dúzia de euros, meninas que cavam na notoriedade das revistas antigos métodos de ascensão social. A expressão hoje tem outros contornos, se bem que o essencial continue: suburbana, passeia nos centros comerciais aos domingos, devora novelas e bola, espeta o dedinho a beber a bica, passa férias na Quarteira, lê Sousa Tavares e põe a bandeira à janela. Pois gosto dela, da pequena burguesia.
É gente que trabalha para obter o que tem, o que desde logo é uma virtude. Não recebe heranças nem conhece jornalistas ( se bem que muitos deles não consigam a disfarçar a proveniência), o que a faz gostar de viver as vidas dos outros. Compreensível. É gente que desconfia das grandes mudanças planeadas por teóricos alucinados, preferindo viver a pacata vidinha. Esta pacata vidinha é soberbamente desdenhada pelos frequentadores de livrarias virtuais e de peças urbano-depressivas. É gente mole, carneirenta, agarrada à TV e que palita os dentes. Seja. Esta gente está condenada a um Círculo não descrito pela hiena que poetiza nos túmulos: já se ergueu acima das necessidades do saneamento básico mas ainda não se doutora em Paris. São os novos proletários e alimentam-nos.
 

posted by FNV on 11:18 da manhã # (3) comments

O FABULOSO MUNDO DOS TOIROS: José Trincheira, matador de Vila Viçosa ( e de zebus em Angola) , tirou a alternativa em Cáceres, a 28 de Setembro de 1958, tendo como padrinho Cesar Giron. Um ano depois casa-se com "a cançonetista" Maria José Valério e a coisa não corre bem. O biógrafo de Trincheira, Rui Anjos *, dá a a seguinte explicação para o fracassso matrimonial: "O primeiro acto dessa má alternativa, que foi o seu casamento com Maria José Valério, sucede logo na noite de núpcias em que a noiva se furtou à consumação do acto matrimonial, nessa mesma noite, quando antes nunca o fizera. Desculpa para essa atitude: cansaço dos autógrafos dados no copo de água".
Pobre Trincheira, antes enfrentar um acoceador na arena...


* Rui Anjos, Trincheira: Arte , Valentia e Tragédia, Ed. Domingos Araújo, Mafra, 1977.
 

posted by FNV on 10:55 da manhã # (0) comments

terça-feira, junho 13:

NARCOLÂNDIA EM CAVEZ: Deliciosa história relatada por Pacheco Pereira no www.abrupto.com ( publicada no "Correio da Manhã ", não percebi bem de que dia), sobre a velhinha que tinha canabis na estufa caseira. Aqui há uns anos, um manual da DEA sobre plantações domésticas da erva avisava os agentes da autoridade sobre os truques dos agricultores: " plantam a canabis num canto remoto do quintal mas têm o cuidado de rodear os pés com hortaliça, iludindo assim os vizinhos curiosos".
 

posted by FNV on 12:02 da manhã # (5) comments

segunda-feira, junho 12:

PESEIRO NA ARÁBIA SAUDITA: Não é assim que os convertemos à secularização.
 

posted by FNV on 12:30 da tarde # (0) comments

CRISTALINO: Disse Saramago, ontem, numa homenagem a Vasco Gonçalves ( via Público: "Nem a democracia é uma herança directa do 25 de Abril". Concorda-se, obviamente. Fica por saber por que motivo o 25 de Novembro não é ( também) feriado nacional.
 

posted by FNV on 12:21 da tarde # (0) comments

LUSOESQUIZOFONIA: Ouvindo o "Fórum" da TSF, podemos dizer que habitam em Portugal, até ao próximo sábado, dois tipos de seres: os luso-scolarianos e os luso-iranianos.
 

posted by FNV on 11:53 da manhã # (1) comments

1918-1926: Durante oito anos o leopardo de Rudraprayag devorou, comprovadamente, 126 pessoas: muitos fígados, corações e músculos humanos passaram por aquelas goelas. A sua área de caça de humanos, sobretudo peregrinos que se dirigiam para Badrnitah, espraiou-se em redor de Nanda Devi, na província de Garwal, norte da Índia. Foi Jim Corbett, excepcional escritor, grande caçador e empenhado ambientalista, que o matou. Só um leopardo conseguiria ter sobrevivido a centenas de batidas, esperas e armadilhas durante oito anos. Se é verdade que Jim Corbett lhe dedicou um dos seus livros ( inteirinho), quase que advinhamos o não menos verdadeiro desfecho: o leopardo estava farto. E velho.
 

posted by FNV on 11:36 da manhã # (0) comments

domingo, junho 11:

A NOSSA BANDEIRA: Foram precisos trinta anos sobre o vinte e cinco do quatro para os portugueses se afeiçoarem à bandeira do seu país. Durante esse tempo, ter orgulho ou simplesmente gosto na bandeira portuguesa era estupidamente visto como uma coisa salazarenta ou parola.
Admito que esta é a mais feia bandeira que Portugal já teve (e teve tantas tão lindas!... resta-nos a satisfação desta ter sido das melhorzinhas que na altura foram propostas, com excepção dos projectos de Guerra Junqueiro, um da Comissão Portuense e a Das Quinas Portuguesas, todas elas das cores azul e branca - isto sem qualquer conotação futebolística).
De todo o modo, é a bandeira que temos e temos de gostar dela e de a respeitar, mesmo que ela apenas nos tenha sido devolvida através da bola.

Não descortino nos livros escolares actuais muitas referências à bandeira nacional, mas folheando os antigos encontro inúmeros textos sobre a mesma e sobre o seu significado. Explicam-se as cores, os castelos, as quinas, a esfera armilar, a sua importância num campo de batalha, no topo de um castelo recentemente conquistado ou duramente mantido. Esclarece-se o motivo pelo qual se envolvem as urnas dos heróis com a bandeira, indica-se que é uma luz, uma estrela, um farol que nos guia, divaga-se sobre o modo como a devemos respeitar, é-nos dito o que ela simboliza, o que é e para que serve.

Em lado algum encontro alguém que defenda que a bandeira possa ser usada para lhe ser aposta publicidade. Ontem, vinha com um jornal semanário uma espécie de bandeira portuguesa tendo aposta no canto inferior direito publicidade ao dito jornal e a uma instituição bancária, certamente reflectindo a reconciliação entre ambos.

Como as crianças têm de aprender a amar e a respeitar a verdadeira bandeira do seu país, mesmo que isso se inicie pelo futebol, tive de ir comprar uma bandeira a sério.
A espécie de bandeira com a propaganda aposta foi, obviamente e de uma vez só, direitinha para o caixote do lixo.
 

posted by VLX on 6:33 da tarde # (5) comments

O "BURRO" DO SCOLARI (II): Pedro Emanuel, capitão do FC Porto, diz hoje no "Público" que se fosse seleccionador não teria levado Quaresma ao mundial: Quaresma "seria mais útil à selecção sub-21".
 

posted by FNV on 1:30 da tarde # (0) comments

O "BURRO" DO SCOLARI: "Sofremos muito com o calor" ( Frank Lampard, depois do Inglaterra x Paraguai).
 

posted by FNV on 11:40 da manhã # (0) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012