Mar Salgado

sábado, novembro 12:

IMAGINE: Pedindo licença a John Lennon, imaginem que os acontecimentos em França eram comentados com a mesma subjectividade com que foram comentados os tumultos de Los Angeles, ou as condições de vida da maioria das vítimas de New Orleans, ou a rapidez da actuação dos meios de socorro. Imagine que era a administração Bush a falar sobre a "canalha". Já agora, please imagine que era essa mesma administração a limitar o "direito de reunião"...
 

posted by Neptuno on 1:05 da tarde # (5) comments

sexta-feira, novembro 11:

LAP'SOUCHONG: Duas noites com a Maggie Cheung na mesma semana. Viximaria!

 

posted by PC on 2:15 da manhã # (4) comments

quinta-feira, novembro 10:

LEI & ORDEM: O que tantos ansiavam, aí está: a coisa está, para já, controlada. Não compreendo no entanto muito bem que tal seja motivo de grande discórdia, ao ponto de ser erigido em argumento principal. Só um desmiolado pretenderia que a polícia e as medidas excepcionais não surgissem num quadro excepcional de crime. Arrumada a questão, fica o resto: estudar, compreender, prevenir. Só um desmiolado julga que 12.000 polícias podem estar eternamente na rua; ou que medidas excepcionais podem ser a regra.
 

posted by FNV on 7:35 da tarde # (4) comments

"CHICO-ESPERTO": O Presidente Sampaio alertou recentemente para o "chico-espertismo" na sociedade portuguesa. Não deixa de ser curioso que o faça no final de um mandato que alcandorou o chico-esperto à condição de português-tipo deste início de século. É certo que o presidente não governa. Também é certo que muito do que ocorreu nos seus mandatos teve origem em data anterior. Mas, a verdade é que muita coisa aconteceu debaixo do seu insensível nariz durante os últimos dez anos.
O chico-esperto, que apenas conhece direitos, prospera na impunidade, na cunha, na desresponsabilização, na ultrapassagem pela direita, na negociata sem factura, no arranjinho político e no total desrespeito pelos outros (bananas). É fácil reconhecer que este perfil é mais comum actualmente do que há dez anos atrás.
Penso que o Presidente Sampaio não teve firmeza perante a degradação do ambiente social, do lamentável corporativismo que o mina, da educação moribunda e da justiça (?) que não funciona - pelo menos, para a maior parte das pessoas. No que toca directamente à política, ígnorou o abastardamento das instituições - cujo auge foi a negociata parlamentar do "orçamento limiano" - parecendo refém dos maiores partidos políticos (com especial incidência no seu!), cujos lideres ganharam as últimas legislativas mentindo deliberada e descaradamente nas respectivas campanhas eleitorais.
Mas, pior do que tudo, é o facto do tal chico-espertismo se ter tornado o comportamento dominante. As pessoas admiram e copiam o chico-espertismo bem sucedido, como se comprovou nas recentes eleções autárquicas.
Pode avaliar-se a actuação de Sampaio caso a caso, se agiu bem ou mal em cada ocasião ou se foi, pura e simplesmente, ultrapassado pelos inexoráveis acontecimentos. No entanto, o balanço dos seus mandatos é indissociável da comparação entre o país que encontrou ao assumir a presidência e o país que agora nos deixa.
 

posted by Neptuno on 7:12 da tarde # (2) comments

RIZOMAS: Em Março deste ano, Villepin anunciou a criação de uma fundação que coordenará, "livre de toda a opacidade", a gestão dos dinheiros destinados a ajudar as actividades oficiais das comunidades muçulmanas. Quem acompanha estas coisas sabe muito bem que um pouco por todo o lado, sobretudo depois do atentado de Atocha, começou a prestar-se muita atenção aos dinheiros muçulmanos aparentemente legais. Neste artigo - oumma.com/article.php3?id-article=1436 - escrito na mesma altura, Ali Rahmi, porta-voz do CMF ( Collectif des Musulmanes de France), protestava veementemente. Dizia Rahmi que a medida iria na prática nacionalizar os fundos e desmotivar os agentes privados. Mas dizia sobretudo que a medida exprimia a "islamofobia oficial" em França.
 

posted by FNV on 12:01 da tarde # (0) comments

CRISE DE VALORES: Vitor Baía revelou que foi benfiquista até aos 14 anos, por influência do pai.
 

posted by FNV on 11:39 da manhã # (7) comments

A LESTE NADA DE NOVO: O governo francês anunciou a adopção de várias "medidas sociais" como um dos meios de superar a crise que abala a République. Cada um sabe de si, mas, vista de fora, a iniciativa parece má.
Desde logo, porque, anunciada nestas circunstâncias, enche a barriga de gozo aos palermas que gostam de criticar qualquer iniciativa social, seja ela qual for, só porque é "social": lá vem o discurso irónico - e ignorante - acerca de Rousseau, do bom ladrão, da necessidade de diálogo e compreensão, etc. Aqueles que nunca perceberão que a pacificação social favorece, sobretudo, os proprietários dos carros. Adiante.
Depois, num plano puramente estratégico, porque cria um precedente perigoso.
Por último, a decisão do Governo francês não deixa de ser repugnante, na medida em que, tomada assim sobre o calor dos acontecimentos, traduz o seguinte pensamento implícito: foi preciso tudo isto para que nos déssemos conta da vossa existência, foi preciso tudo isto para que nos sentíssemos obrigados a olhar para lá do périphérique.
Cada grupo social continua a estender a sua força até onde os restantes o permitem. Como alguém disse no século XIX, é um fenómeno que faz parte do sistema.

 

posted by PC on 1:52 da manhã # (1) comments

O NEVOEIRO: Dissipa-se, inevitavelmente. Afinal os perigosos bandidos que deveriam ser varridos à martelada são cidadãos franceses a tresandar a leite. Afinal o "desemprego" e a "ausência de oportunidades" é capaz de não ser um grande problema aos 14 anos. Pode ser que agora se possa pensar.
 

posted by FNV on 1:02 da manhã # (4) comments

POUCA -TERRA: Tinha quatro anos quando foi escolhida da ninhada - olhe Sr.Dr., tirei-lhe uma mão cheia de piolhos - e consta que a dona-parideira disse à futura mãe, não leve esta que é muito teimosa. E é, de facto. Hoje quer ser hospedeira de bordo, mas a mãe adoptiva, a que a foi buscar à ninhada piolhosa, quer a miúda com uma licenciatura. O aborrecido disto tudo, é que mãe adoptiva, antes de o ser, tinha um filho que morreu à beira de entrar na faculdade.
Ou seja, o destino é um comboio atrasado.
 

posted by FNV on 12:45 da manhã # (0) comments

GPS's sff: De manhã ouço na rádio um militar pré-sindicalizado a explicar o percurso da manifestação: a gente vai por ali, segue por acoli, óspois havemos de ir dar a qualquer lado. À noite vejo e ouço na TV os estudantes manifestantes, concentrados em Lisboa, vindos de todo o país mas acocorados numa deprimente e frugal milena. E vejo-os divididos entre a facção que quer ir para a frente do ministério e a que quer "cumprir a agenda do PCP" ( assim mesmo, dito por um deles, descontente com a desorientação) defronte da AR. Bem fiz eu, nos meus tempos de estudante, apesar de ter faltado ao almoço familiar das quintas-feiras ( rissóis de camarão da costa feitos pela cozinheira lá de casa, a Florinda, que me iniciou na coisa culinária) para me meter numa camioneta com o objectivo de ir esperar o ministro Seabra a Penela. A razão do protesto era o aumento do preço das refeições nas cantinas: como facilmente se depreende, fui desinteressadamente e não como "excluído". A viagem foi curta, da manifestação não sei nem nunca soube, mas os queijinhos do Rabaçal ( é ali perto) já ninguém mos tira.
 

posted by FNV on 12:25 da manhã # (0) comments

quarta-feira, novembro 9:

TUDO ACABA ONDE COMEÇA: Nessa noite, estava num qualquer hotel duvidoso em Atenas. Só soube na manhã do dia seguinte, desconfiado da realidade e preocupado com as propriedades alucinogéneas do horrível ouzo. E agora, que vi este post do Gabriel - sempre com aquela simplicidade aguda ("na veia", diriam os brasileiros) -, revivi a vontade súbita de perder o vôo de volta para Portugal e apanhar o comboio para Berlim, onde vira, meia dúzia de anos antes, as lápides da vergonha fratricida. Em algum momento da vida, todos gostaríamos de ser berliner.

 

posted by PC on 11:26 da tarde # (0) comments

NTUXPA HAMONÔTÔ: Caso ocorresse em Portugal o incêndio de carros em catadupa, como acontece em França, penso que haveria uma guerra civil. Pode haver desemprego, descontentamento, uma justiça que não existe, podem maltratar a mulher, raptar os putos, pegar fogo à casa, roubar a carteira ou mesmo esgotar a cerveja mas... não toquem no carrinho.
 

posted by Neptuno on 6:39 da tarde # (4) comments

DO PUDOR: Pode ser saudável mudar de opinião, de mulher ou de partido; até tenho um amigo que mudou de clube na idade adulta. Na esmagadora maioria dos casos que conheço (esse meu amigo é uma excepção) , as razões da mudança são boas, ou, ao menos, compreensíveis.
Mas já me faz muita impressão que, por alturas da mudança, se diga o piorio da ex-mulher para provar o amor verdadeiro à nova paixão. Sobretudo quando nada se espera dela.

 

posted by PC on 1:45 da manhã # (4) comments

terça-feira, novembro 8:

ROTINA: Chuva, trânsito, levar miúdos, chuva, trânsito, trazer miúdos, fazer o jantar, deitar miúdos, arrumar a cozinha. E inventar, inventar sempre. Lá dizia o Saint-Just, em tempo de inovações, é perigoso tudo o que não for novo.
 

posted by FNV on 7:06 da tarde # (7) comments

INQUÉRITO SOBRE A HUMANIZAÇÃO: Pretender humanizar bidonvilles modernos ( os bairros sociais) é o mesmo que pretender humanizar a guerra nuclear. Um livrinho já muito antigo ( The Religion of Java, UCP,Chicago,1959) estudou a religião numa parte da Indonésia; entre outras coisas, estudou a coabitação, numa zona de Java, entre: descendentes da antiga elite holandesa e do seus aliados aristocráticos locais, os Prijaji, com bons empregos na administração central, culturalmente evoluídos e professando uma religião de características mistas hindu-budistas; os Abangan, sobretudo camponeses e ligados a antiquíssimos rituais animistas; os Santri, comerciantes e lavradores ricos que já foram a Meca, cultores de um islamismo purificado.
Clifford Geertz, o autor do estudo e durante muitos anos professor em Princeton, acabou por elencar factores que tendem a exarcebar ou a moderar o conflito entre estes três grupos. No grupo dos factores "maus", para além dos óbvios - desconfiança básica, por exemplo - um é particularmente interessante:

* a necessidade de bodes expiatórios que suportem a tensão gerada por uma mudança relativamente rápida do sistema social.

No grupo dos factores "bons", também para além dos evidentes - a partilha, apesar de tudo , de uma cultura comum - este é digno de nota:

* o facto de os padrões religiosos não revestirem directa e cruamente as formas de vida social, antes aparecerem indirectamente, subtilmente; isto possibilita um equilíbrio entre os vários compromissos - religiosos, de vizinhança, laborais, etc. - de forma a que desse equilíbrio nasçam vários tipos mistos de grupos e até de indivíduos.
 

posted by FNV on 4:06 da tarde # (1) comments

ENTRETANTO: Leiam-se os comentários ao post "Youth, Poverty, Despair", afixado ontem no www.angryarab.blogspot.com: a culpa é da América de Bush. Mas também se pode ler no www.Al-Qaria.net.blog, um post onde a frase do Corão é ligeiramente retocada: "one night of power is better than a thousand months".
Noutro plano, um artigo de Amirah Ibrahim, no Al-Ahram, um jornal egípcio on-line, sobre a vedação de arame farpado que está a ser construída em redor da estância turística de Sharm El-Sheik. Terá uma extensão de 20km e cortará ao meio a povoação de Al-Ruweisat. O objectivo é prevenir ataques terroristas e assegurar a sobrevivência da estância, logo, o emprego da população local. Parece-me que as dúvidas levantadas por aquelas bandas são justificadas: as comunidades beduínas vizinhas da futura vedação não estão lá muito convencidas. É que um homem não pode viver só de pão.
 

posted by FNV on 10:58 da manhã # (0) comments

SHAHIBA : Significa juventude, intifada tem raiz em nafada, "abalar", daí talvez a associação de intifada com romper, livrar-se de algo, talvez crescer. Seja como for, a intifada foi muitas vezes enquadrada como um movimento cultural ligado à recusa de viver sob ocupação israelita. Tal visão impede a possibilidade de uma intifada poder parar, pois tal implicaria a existência de um manipulador atrás do pano que a fizesse parar. Esta era a análise do gate-keeper da intifada nos EUA, Edward Said, que numa entrevista dada em 1992 e publicada em Power, Politics, and Culture, (Vintage, Nova Iorque 2002), sublinhava que também seria uma ingenuidade olhar a intifada apenas como a revolta da sahiba com as pedras na mão.
Do ponto de vista da vontade e do número, estes movimentos islâmico-franceses poderão significar "uma recusa de viver sob ocupação". Mas como, perguntará o leitor, se o território é francês?
Tem a certeza?
 

posted by FNV on 10:36 da manhã # (2) comments

UM CONCEITO PÓS-MODERNO?: Ó PMF, essa não percebi: o que seria, exactamente, "uma espécie de Maio de 68 magrebino"? De comum não terão, apenas, a violência e a geografia? Ou o que se passa agora em França também se pode qualificar como uma espécie de poll tax riots - em versão magrebina?

 

posted by PC on 3:00 da manhã # (0) comments

segunda-feira, novembro 7:

NÃO VOS DEIXEIS ENGANAR: A globalização, o modelo neo-liberal, o comércio livre, a exclusão racial tipicamente norte-americana, etc., etc., voltaram a atacar, desta vez na banlieue das cidades francesas, onde infiltrados da CIA (ou da MOSSAD) e (malgré lui) o agente do "law and order" Sarkozy desencadearam distúrbios para tentar provar à intelligentsia europeia que a opressão e a revolta não existem só nos EUA e no Médio Oriente.
Mas não o conseguirão ! (posso garantir)
 

posted by Velho do Restelo on 11:27 da tarde # (14) comments

ET MAINTENANT...: Em Julho passado, depois dos atentados de Londres, a grande preocupação do Sr. Sarkozy era suspender os acordos de Schengen e reinstaurar os controlos fronteiriços para garantir a segurança da França.
Agora que tem um verdadeiro problema, evoluiu para o conceito mais popular de "varrer a escumalha". Não se sabe ainda para onde, nem se a "escumalha" varrida terá de mostrar o passaporte - francês - na fronteira.

 

posted by PC on 8:07 da tarde # (1) comments

NOTAS DA JORNADA: César Peixoto é um guarda-redes que se sai bem às bolas perdidas; Rui Nereu vale por dois, o que é uma maçada porque assim o adversário está sempre em posição regular; razão tem a FIFA, quando nos seus regulamentos não obriga à colocação de redes nas balizas, disposição que se destina a permitir a realização de jogos oficiais em Bujumbura, ou noutros sítios exóticos, como o estádio de Alvalade.
 

posted by FNV on 12:26 da tarde #

A PENA E A ESPADA: Tenho acompanhado com interesse a discussão do estilo marcação cerrada que nos blogues e nos jornais se tem feito sobre os motins franceses, e tenho-a acompanhado também na blogosfera islâmica, ainda com mais interesse ( o www.islam.online.net.com. é um dos bons pontos de partida). Nos nossos blogues e jornais parece que a coisa está do género "quem não é por nós é contra nós". Dito de outro modo, está tudo explicado: ou aquilo não tem nada que ser estudado ( é tudo sociologia barata), ou então só pode ver visto pelo ângulo da sacrossanta culpa ocidental.
Permitindo-me variar, sublinho um aspecto curioso: ao contrário de muitos dos países de origem dos pais dos amotinados, a França é um lugar de livre expressão, mas registe-se que o meio utilizado não foi, digamos assim, o da palavra. E isto é crucial. Já aqui tenho trazido o caso da blogosfera iraniana, e no Finantial Times de hoje podemos ler um artigo de Nasrim Alavi sobre o assunto, e sobre o blogger iraniano que desencadeou o movimento how-to-blog em Farsi. Noutro local, no www.altmuslim.com, aparentemente longe do tema dos motins, Havva Gunney-Ruenbenacker publica um texto de crítica aos que entendem - como Ayaan Hirsi Ali - que o Corão passa um cheque em branco aos tradicionalistas para tratarem desumanamente as mulheres muçulmanas.
A guera civil começa por vezes muito longe da primeira barricada, e 20 milhões de muçulmanos no espaço europeu são uma boa razão para nos lembrarmos disso.
 

posted by FNV on 11:50 da manhã # (4) comments

domingo, novembro 6:

UMA COISA É CERTA: Sem Simão, a equipa fica muito equilibrada.

 

posted by PC on 10:22 da tarde # (5) comments

O CANDIDATO DA DIREITA: É difícil escrever sobre algo que (ainda?) não existe e, por isso mesmo, esta posta limita-se a constatar a luta entre três candidatos da extrema esquerda, um poeta (igualmente permeável a certas ideologias de outrora) e um auto-proclamado social-democrata que, tirando a pose, nunca fez nada que um governo socialista não fizesse.
 

posted by Neptuno on 9:40 da tarde # (7) comments

AROMAS: Dizem que o melhor é o de um bom pão de quilo a acabar de cozer, ainda fumegante e estaladiço. Não tenho a certeza. Sair do quarto bem cedo e sentir logo, lá em baixo (mas a subir rapidamente pelas escadas), umas torradinhas acabadinhas de fazer é sublime. Parece que já trazem manteiga. Fundamental que a atmosfera traga ainda o chilrear de uma qualquer coisa ao lume, uma cafeteira ou algo do género: sentir a essência de leite gordo a ferver, carregadinho de nata, mesmo para um não bebedor do mesmo é fabuloso.
Ou o cheiro profundo do salgado do mar, numa praia ventosa e com o mar em fúria, a salpicar na cara. Simplesmente adorável é o cheiro da terra seca molhada, principalmente se num agreste fim de tarde, em Agosto, em pleno e deserto Alentejo.
Há fragrâncias maravilhosas que povoam os recantos mais profundos da nossa memória e nos fazem sentir sempre bem, como a de um bebé acabado de sair do banho, devidamente untado sem avareza com a velhinha e clássica água de colónia Johnson. Ou, em oposição, o encantador pivete de um estábulo cheio de bois e palha seca.
Verdadeiramente estupendo é o perfume do pisar do vinho, em particular, e dos bons vinhos em geral, o de uma velha adega - sempre belo - ou o da primeira lareira crepitante de Outono (também associada a torradas e compotas), acendida com pinhas velhas (nunca acendalhas!).
O fumo de um bom charuto ou o voluptuoso aroma de um excelente tabaco de cachimbo, que me transporta sempre e muito velozmente para a segurança e felicidades da infância, são inolvidáveis.
E haverá coisa melhor do que enfiar o nariz num velho armário de bebidas? Sentir aquela deliciosa misturada de odores de madeira e álcool? Ou mergulhar num livro antigo?
E fruta verdadeira? É incrível como hoje, nas grandes lojas, se passa pela zona das frutas e não se cheira a nada; mas experimente-se uma velhinha mercearia com uma velhinha merceeira, cheia de fruta bichada, feia e disforme, e experimente-se com tempo o fabuloso bálsamo dos pêssegos, dos morangos, dos figos pequeninos.. que coisa admirável! Aproveite-se a ocasião e dê-se uma valente fungadela junto da broa quente, que está por cima do papel pardo, no canto do balcão de madeira carunchosa. É quase tão bom como o cheirinho de um belíssimo café de balão, quente, demorado e profundo. Ou o do interior de um carro novo.
Pequenas coisas que nos fazem ficar felizes.
 

posted by VLX on 3:08 da manhã # (9) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012