Mar Salgado

sábado, janeiro 13:

OBRIGADO, DANIEL OLIVEIRA, POR ME DAR RAZÃO: Daniel Oliveira é, para alguns, um político do Bloco de Esquerda, para outros um comentador promovido pela Impresa e, aos meus olhos, até ver, equivale a um ganapo que atira pedras de longe e foge porque me acusou de escrever no blogue do não falsidades e nunca se dignou a explicar porquê.
Daniel Oliveira escreve no Expresso, no arrastão.weblog.com.pt, e em todas as caixas de comentários dos blogues a favor do NÃO ao aborto acusando as pessoas de não serem honestas quanto a este assunto.
Daniel Oliveira escreveu hoje no Expresso o seguinte, e passo a citar: O que está em debate não é, por isso, o "aborto a pedido". É o alargamento das razões em que não se condena a mulher em tribunal (fim da citação).

E alargam-se até onde essas razões, pergunto eu? Curiosamente, alargam-se até todas e nenhuma: todas as razões passam a ser possíveis para justificar o aborto até às dez semanas, e não invocar nenhuma razão é também motivo para se fazer um aborto até às dez semanas.
Não estamos, por isso, a falar de um alargamento das razões para se fazer um aborto, deixando algumas de lado ou de fora. Ganhando o SIM, todas as razões (ou nenhuma) passam a justificar o aborto até às dez semanas. O aborto passa a ser livre, dependendo apenas do pedido. Passa a ser aborto a pedido e por isso mesmo o que está realmente em debate é a possibilidade do aborto a pedido até às dez semanas.

Nunca pensei fazer isto, muito menos neste assunto, mas sou obrigado a agradecer ao Daniel Oliveira por me ter proporcionado os elementos necessários para este esclarecimento.
 

posted by VLX on 5:31 da tarde # (1) comments

sexta-feira, janeiro 12:

AGORA COM OS NÚMEROS À FRENTE: A sondagem TVI/PÚBLICO/RCP feita pela Intercampus e divulgada ontem e hoje traz-nos revelações muito interessantes, destacando-se como primeira e mais importante a de que as pessoas estão satisfeitas com a lei actual. Perguntadas, em concreto, sobre as razões que poderiam justificar ou permitir o aborto, os entrevistados responderam que deveriam ser apenas aquelas que estão já previstas na lei.
Além destas, têm ainda algumas dúvidas (49%-40%) relativamente à falta de meios da mãe para sustentar a criança mas execrável mesmo é a sociedade que obriga a mãe a abortar por insuficiência de meios económicos. Uma sociedade minimamente decente não pode permitir-se que haja uma única mãe a abortar (ou sequer configurar essa hipótese) por falta de meios, principalmente quando há tanto desperdício por aí.

Outro ponto relevante é que os portugueses não querem o aborto a pedido, o aborto porque sim, o aborto livre, o aborto sem qualquer tipo de ponderação de interesses minimamente relevantes (43%-45%). Mas é a isto, que os portugueses rejeitam, que a resposta do SIM pretende chegar: poder a mulher abortar livremente, só porque sim (ver alguns cartazes do SIM), até às dez semanas. Não precisa de invocar nenhuma razão, bastar-lhe-á chegar ao hospital, dizer que quer abortar e, muito rapidamente, ver satisfeita a sua vontade, ali mesmo ou numa clínica privada (o sonho de qualquer doente do SNS...).

Ora, se os portugueses rejeitam o aborto livre até às dez semanas, como se explicam estes resultados? O responsável pela Intercampus, em declarações à rádio, considera que as pessoas não estão devidamente informadas sobre o que está verdadeiramente em causa e no Público pode ler-se que existe muita confusão sobre o que está em causa. Concordo inteiramente. A pergunta é enganadora e o debate não está a ser claro nem esclarecedor. A campanha do SIM tem-se esforçado por apregoar que está em causa o fim do aborto clandestino (não está, ele não vai acabar), que se quer apenas acabar com a perseguição e humilhação das mulheres (não é verdade, continuará a partir das dez semanas), que unicamente se trata de despenalizar (é falso, passa a ser livre até às dez semanas) e, com isso tudo, pretende apenas confundir as pessoas que, ingenuamente, têm-se deixado ir atrás destes argumentos. Bem explicadas as coisas e com objectividade, estão contra.

Sabendo as pessoas, esclarecidas verdadeiramente as pessoas de que o voto no SIM permite o aborto livre, sem motivo, até às dez semanas, elas não votarão SIM e votarão antes, naturalmente, NÃO. É missão daqueles que são pela vida esclarecer as pessoas do que está verdadeiramente em causa e ajudar as pessoas a não serem enganadas. Decidam o que quiserem, mas sabendo bem o que está em causa.

(bloguedonão)
 

posted by VLX on 12:59 da tarde # (2) comments

COISAS DE IMPORTÂNCIA: Há poucas lulas, não sei por causa do vídeo de Al Gore. Os portugueses continuam a andar pelo meio da estrada, preferindo deixar os passeios livres sabe-se lá para quem. O Alcides ( sempre gostei deste nome) foi-se embora. No CDS nem o pai morre nem a gente almoça. As greves não estão a funcionar. Os catalães acabaram com os toiros. O queijo este ano é bom.
 

posted by FNV on 11:42 da manhã # (0) comments

DURMAM BEM:" A Natureza diz-nos a todos: Eu não engano ninguém " *. Assim, um filho será herói, outro ladrão; um salvará a pátria, outro a atraiçoará e por aí adiante. Pôr filhos no mundo e esperar que eles não nos envergonhem, rir das suas brincadeiras, aproveitar todos os momentos. A regra de Séneca é: os deuses não nos prometeram nada.
O estoicismo, nas suas várias declinações, parece banal. Talvez, mas um bom sono também e não é por isso menos precioso.


*Consolação a Márcia, XVII, 6
 

posted by FNV on 1:21 da manhã # (0) comments

quinta-feira, janeiro 11:

NOVAS SONDAGENS: não consigo encontrar os resultados para os confirmar mas, escrito de memória, a sondagem da TVI hoje revelada tem particular interesse porquanto nos demonstra que os portugueses (nessa sondagem e que vale o que valem as sondagens) estão contra o aborto livre e a pedido. Até admitem o aborto em determinadas situações (repiso, escrito de memória, eram as que já constam da actual lei), ponderadas certas razões ou verificadas certas ocorrências, mas o NÃO, que perde quase sempre, vence claramente quando a pergunta se refere à possibilidade do aborto livre e a pedido, sem invocação de qualquer motivo.

As pessoas (entrevistadas nessa sondagem) NÃO querem o aborto a pedido.

Como o que aqui está em causa é realmente o aborto livre e a pedido da mulher até às dez semanas, convirá esclarecer-se devidamente as pessoas para o que se pretende e limpar as nuvens de fumo deitadas pelos adeptos do SIM ao aborto livre e a pedido.
A ser realmente assim (e espero amanhã confirmar isto na imprensa - parece que virá no Público), isto demonstra também que os vários Juízes do Tribunal Constitucional que apontavam os defeitos da pergunta a ser colocada em referendo, considerando-a capciosa e enganadora, tinham plena razão.

Este post está também no bloguedonão)
 

posted by VLX on 11:26 da tarde # (0) comments

PRECÁRIO: No recente debate televisivo na RTP 1 sobre o desemprego e sobre o primeiro emprego estavam alguns representantes dos "jovens", incluindo os presidentes das várias "jotas" dos partidos com representação parlamentar. Alguns deles referiram a precaridade do posto de trabalho como uma das suas principais preocupações. Seria bom que alguém explicasse que o verdadeiro problema, actualmente, é arranjar emprego e ter a felicidade de fazer parte de um grupo cuja produtividade assegure a manutenção dos respectivos postos de trabalho (admitindo que o Estado também pode falir um dia...). Como referiu Medina Carreira há algum tempo atrás, veja-se o que valem os direitos adquiridos das centenas de trabalhadores que, de um momento para o outro, ficam sem trabalho devido ao encerramento da respectiva empresa.
 

posted by Neptuno on 6:24 da tarde # (1) comments

"ELEVADA AUTO-ESTIMA": Dizem ao "Público" o técnicos do Instituto de Reinserção Social que é o que poderá ter motivado o ex-militar de Santa Comba a cometer os crimes. Não o conheço, não o entrevistei, por isso não contesto o diagnóstico dos colegas. Pego apenas no link conceptual: a rejeição desencadeia violência num indivíduo confiante ? Penso exactamente o contrário.
O João dos Santos costumava dizer que os tipos equilibrados são como os aviões: se não podem fazer a escala do costume, não se despenham, têm sempre combustível de reserva. Uma rejeição amorosa suscita no indivíduo confiante uma impressão amarga, mas provisória; têm uma memória de bons episódios que lhes permite digerir a coisa. Têm estômago de avestruz.
Em pessoas sistematicamente frustradas, um falhanço pode assumir proporções catastróficas. Se o tipo opta por não se matar nem se deprimir e parte para a violência, normalmente é para destruir o motivo da rejeição: se já não existe não me pode fazer mal. É um pensamento dissociativo, felizmente raro, e que denuncia normalmente uma pré-estrutura psicótica. Ou o riso da hiena.
Os colegas podem ter querido dizer que "elevada auto-estima" significa uma personalidade narcísica, mas, nesse caso, a formulação está mal feita. Alguém que precisa deseperadamente de aprovação social não tem combustível nem para chegar ao ponto de escala, quanto mais ao destino. Não teria sobrevido tantos anos, aparentemente bem ajustado. O pavão não se vê ao espelho.
O mais provável é o cabo de Santa Comba ter sofrido uma crise de meia-idade ao mesmo tempo que descobria a verdade dos man-eaters: o humano é frágil.
 

posted by FNV on 11:48 da manhã # (0) comments

PROVÉRBIO DO DIA: Ao cabo de um ano tem o criado a manha do amo.
 

posted by FNV on 11:38 da manhã # (0) comments

NOVAS MEMÓRIAS: Leonel Vicente, o arquivista-mor da blogosfera portuguesa, criou o Carreira da Índia, dedicado à "literatura de viagens e aos Descobrimentos". Chegando a Cochim, há-de começar outro acervo para nosso acrescentamento (tenho algumas sugestões).
Além disso, mudou o endereço do Memória Virtual para http://memoriavirtual.net/.
Actualizemo-nos, pois.

 

posted by PC on 2:33 da manhã # (1) comments

quarta-feira, janeiro 10:

PRECE:

Senhor, a noite veio e a alma é vil.
Tanta foi a tormenta e a vontade!
Restam-nos hoje, no silêncio hostil,
O mar universal e a saudade.

Mas a chama, que a vida em nós criou,
Se ainda há vida ainda não é finda.
O frio morto em cinzas a ocultou:
A mão do vento pode erguê-la ainda.

Dá o sopro, a aragem - ou desgraça ou ânsia -
Com que a chama do esforço se remoça,
E outra vez conquistaremos a Distância -
Do mar ou outra, mas que seja nossa!

Fernando Pessoa
 

posted by NMP on 10:55 da tarde # (2) comments

A NOVA ESTRATÉGIA: Directamente do website da Casa Branca (clicar aqui), a nova estratégia proposta para o Iraque. Como convém ao ar do tempo, apresentada num belo powerpoint. Para ler, reflectir e (quem quiser) discutir.
 

posted by NMP on 10:33 da tarde # (0) comments

CLUBE DO POVO: As acções valem mais que as palavras. E hoje fiquei verdadeiramente convencido daquilo que os meus amigos benfiquistas tanto gostam de apregoar: que o SLB é o clube do povo. A prova está na edição de hoje de A Bola, que inclui uma reportagem sobre a visita que as delegações dos vários clubes presentes no torneio do Dubai fizeram à sumptuosa residência do todo poderoso "Xeque" (tal como identificado no jornal). Contrastando com os fatos e gravatas - nada apropriados para a cerimónia - o capitão Simão apresenta-se com o bem popular... fato de treino! Julgo que, a seguir à recepção, terá ido às compras para um Al Colombo qualquer.

PS: o culpado disto terá sido o Bono, que se apresentou em Belém de chapéu para receber a medalha.
 

posted by Neptuno on 7:17 da tarde # (0) comments

HÁ APEADEIROS A MAIS: Li recentemente a notícia de que um Administrador da CP resolveu sair da empresa cansado de estar lá há seis anos sem lhe darem que fazer (parece que durante esse tempo assistiu apenas a três reuniões de quadros, não obstante aparentar ser uma pessoa com enorme experiência no ramo).
O que é verdadeiramente grave é este tipo de revelações já não nos causar espanto e não se verificarem quaisquer consequências.
 

posted by VLX on 4:34 da tarde # (1) comments

LIVRE ESCOLHA? Parece assustar alguma comunicação social e os defensores do SIM o facto de, até ao momento, se terem apresentado oficialmente mais movimentos pelo NÃO do que do aborto livre (até às dez semanas, blá, blá, blá...). Isso seria grave porque dessa forma os movimentos pela vida teriam mais tempo de antena do que os defensores do aborto. Talvez seja cedo para tremerem, provavelmente nem haverá razão para isso. Desde logo porque o bloco, os comunistas e os socialistas vão utilizar os seus tempos de antena em campanha pelo SIM ao aborto, os sociais-democratas resolveram não apelar a nada e só um partido fará campanha pela vida e a favor do NÃO. Depois, porque a RTP parece já ter decidido alterar o horário dos tempos de antena para as 19h00, afastando assim essas divulgações de alguns milhões de portugueses (já que neste debate se têm empolado os números com enorme facilidade, pode ser que este passe. Aliás, talvez não seja impossível que às 20h00 estejam mais dois milhões de portugueses em casa do que às 19h00...). Por outra via, os blocos noticiosos das televisões têm-me parecido tendenciosos (pode ser que seja impressão minha mas, de todo o modo, já que a ERC tem sido tão activa, não faria mal em elaborar rapidamente um relatório exaustivo sobre o assunto) e até jornais que leio e considero sérios e credíveis têm destas coisas: no Público de ontem (*) era concedida quase uma página inteira à campanha do SIM e sete linhas de uma coluna à do NÃO (quase 7,5 linhas, se incluirmos a sugestão entre parêntesis para ver a foto e as iniciais da jornalista que assina um dos textos). Não há, por isso, razão para os defensores do SIM terem medo relativamente a este assunto: não será seguramente pela falta de "tempo de antena" na comunicação social que o SIM perderá.

(*) Hoje melhorou sensivelmente, aí para uns 60/40, à vista desarmada, se descontarmos a fotografia aposta nas notícias do SIM.
Este post está também no bloguedonão.
 

posted by VLX on 4:21 da tarde # (3) comments

JANEIRO (II): Os gatos estão no cio. É vê-las espraiadas nos telhados baixos, aparentemente desinteressadas. Eles cantam o fadinho da ronca, seguindo-as sempre um passo atrás. Neste mundo não há quotas e a violência doméstica é obrigatória. Garras e sexo a toda a hora, um pires de leite ocasional. E sem telemóveis nem SMS. Coisas simples.
 

posted by FNV on 12:04 da tarde # (3) comments

JANEIRO (I): É mês de cabidelas. Galos e patos esganados com amor soltam hemoglobina suficiente para nos imaginarmos em Tormes. Menina não entra. Bom, talvez para a sobremesa ( alguém tem de a fazer). O leopardo aprecia o tacho com o galaró trucidado - na pecaminosa companhia dos miúdos - escondido debaixo do grão alegre, o sabor acre do sangue fresco restaurando a velha ordem.
 

posted by FNV on 11:56 da manhã # (3) comments

PROVÉRBIO DO DIA: Quanto mais prima mais se lhe arrima.
 

posted by FNV on 11:33 da manhã # (0) comments

LÁ VEM ELA
 

posted by NMP on 5:51 da manhã # (1) comments

O ESTADO DO DEBATE: Antes do discurso de hoje à noite de Bush que vai apresentar a nova estratégia para o Iraque, deixo aqui alguns artigos que dão boa conta do debate que vai pela América sobre as alternativas para o fuutro da guerra.
Um artigo de Bill Kristol na Time pró-aumento de tropas e um comentário a esse artigo por Howard Kurtz no Washington Post. A propósito um interessante post de Andrew Sullivan, um apoiante da invasão actualmente céptico da condução da guerra pela Administração Bush.
O estado do debate e a nova composição do Congresso fazem-nos antecipar tempos interessantes na discussão política interna americana. Veremos se e que coelho Bush & Cia. tiram da cartola.
As questões em jogo são demasiado importantes para qualquer das partes (Bush ou os democratas) terem muita margem de manobra. Mais do que apenas o destino do Iraque a discussão estratégica actual, do ponto de vista americano, é sobre os impactos e consequências de uma vitória (leia-se apoio bem sucedido à estabilização do Iraque com ou sem aumento de tropas) ou derrota no Iraque (leia-se retirada e posterior anarquia e guerra civil no Iraque) no xadrez regional no Médio Oriente.
 

posted by NMP on 5:16 da manhã # (0) comments

SIM: Há cerca de 3 anos, já não me lembro a que propósito, rebentou uma acesa discussão aqui na nau, e suponho que na blogosfera (a não ser que estivéssemos num dos nossos - Mar Salgado - frequentes momentos de umbiguismo e onanismo bloguísticos), sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez.
Escrevi então este post dando a minha opinão sobre a matéria. Lendo-o à distância de 3 anos, não gosto muito do tom (ligeiramente kalimero). Mas como ali refiro, não pretendo convencer ninguém dos méritos ou justeza da minha opinião. Nem sou convencível nesta matéria.
De qualquer modo não se passou nada entretanto que alterasse a minha posição favorável à despenalização. E não tenho mais para dizer sobre a matéria. Deixo aqui apenas testemunho do meu sentido de voto no referendo de 11 de Fevereiro (se por acaso puder votar - há algumas questões logísticas e administrativas que podem vir a impedir esse acto).
 

posted by NMP on 4:54 da manhã # (4) comments

THE GOOD SHEPHERD: Para quem gosta de dramas de espionagem, este segundo filme dirigido por Robert De Niro é imperdível. A história dos primeiros anos da CIA vista pelos olhos de um homem de família que hipoteca toda a sua vida à sua missão e à protecção do grupo. O actor do momento Matt Dammon (a fechar um grande ano com duas grandes prestações, aqui e em The Departed) e uma surpreendente Angelina Jolie bem secundados por William Hurt, Alec Baldwin, John Turturro (um dos meus actores favoritos) e De Niro himself. Um elenco de luxo para uma intriga bem urdida e mui competentemente filmada.
 

posted by NMP on 4:28 da manhã # (0) comments

SUBVERSIVOS INFILTRAM O BURGO: Manifestações alegadamente espontâneas de populares alegadamente descontentes, aos gritos de "o povo unido jamais será vencido", obrigam a STCP a recuar na racionalização eficiente dos seus serviços.
Aguarda-se a todo o momento a confirmação de que por trás do MUT-AMP (Movimento de Utentes dos Transportes Públicos da Área Metropolitana do Porto) se encontram os famigerados Irmãos Pinto, ou mesmo uma transmissão em cadeia de SMS maquinada pelo Bloco de Esquerda.

 

posted by PC on 12:08 da manhã # (1) comments

terça-feira, janeiro 9:

ANTENA ISLÂMICA: Hoje dois blogues ligeiros: o www.maniacmuslim.com do divertido canadiano Aamzah Moin, e o www.mujahideenryder.com de um nova-ioquino despachado. Mas o melhor é deixar-vos com um pedaço da escrita de Rumi ( Mevlana), nascido na Pérsia - hoje afegã - há quase oitocentos anos ( tradução do Farsi por Shahriar Shariari):

" My desert is without end
My soul, my heart must rend.
The world here out-pictured,
In which picture I descend?
If on the path you see a head
Rolling itself around the bend
Ask your secrets from that head
On its answers you can depend. "



Vejam bem a quem pedem informações...
 

posted by FNV on 10:32 da tarde # (0) comments

segunda-feira, janeiro 8:

INTOXICAÇÕES (IV): Junger, o kotter, sobre a cerveja que não tem como finalidade a embriaguez, mas antes reforçar e, ao mesmo tempo, temperar o prazer de se estar juntos. Tem de ser leve e agradável:

(...) "Exceptuam-se as cervejas pretas, pesadas e amargas, coroadas de espuma castanha - na caneca de prata ao fim da manhã, quando se fala de cuidados que a todos causariam inveja."
 

posted by FNV on 11:49 da tarde # (7) comments

PROVÉRBIO DO DIA: Mulher bem casada não tem sogra nem cunhada.
 

posted by FNV on 11:36 da tarde # (1) comments

LIKE A CAT FROM JAPAN II: Parabéns a Major Tom, Ziggy, Alladin Sane, Thin White Duke e família!
 

posted by Neptuno on 6:27 da tarde # (0) comments

LIKE A CAT FROM JAPAN: O Grande Camaleão faz hoje 60 anos. Mas nós é que estamos a ficar velhos: quando comecei a ouvi-lo, ele era mais novo do que eu.

 

posted by PC on 12:41 da tarde # (0) comments

IRAQUE (II): Com que então "não se negoceia com terroristas" ? Pois estejam atentos ao que os americanos vão fazer nos próximos dois anos no Iraque. Vão negociar ( n-e-g-o-c-i-a-r), todos os dias e a todas as horas, uma saída em segurança.
 

posted by FNV on 12:15 da tarde # (0) comments

IRAQUE (I): Antes da invasão dizia-se que Bagdad iria ser " a nova Estalinegrado "; depois disse-se que os americanos se iriam encher de dinheiro com o petróleo e com o negócio da reconstrução. Agora já todos sabiam de antemão que tudo estava condenado a ser o que foi. Há valentes ( inteligentes) que aparecem sempre depois das batalhas.
 

posted by FNV on 11:58 da manhã # (3) comments

GENTE CRESCIDA PRECISA-SE: Já aqui o escrevi ( 22/12/06) e volto a repetir : Ana Gomes está a fazer o que é preciso no caso dos aviões da CIA, mesmo que não se aprecie o estilo comunicacional nem a motivação. Sempre me pareceu óbvio que os americanos usaram as Lajes para fazer escalas durante as operações militares iraquianas, incluindo o transporte de prisioneiros. Também me parece correcto que certas coisas permaneçam em segredo: deve existir uma zona-sombra nos assuntos do Estado.
O que o ministro e os deputados do PS deviam fazer era assumir isso em vez de tentar passar a ideia que Ana Gomes é tontinha e que nós somos todos parvos.


Actualização: a troca de impressões com o meu caríssimo JP Pedrosa, ilustre autarca socialista, é deliciosa: ele não compreende que o Estado deve assumir uma zona de reserva, sem complexos, em vez de nos fazer passar por tontinhos. Leiam que vale a pena.
 

posted by FNV on 11:35 da manhã # (8) comments

OLIFANTES: O ministro Mário Lino disse: " O aeroporto da Ota não será um elefante branco porque os investimentos serão essencialmente privados ". Confirma-se que os paquidermes raros habitam a coutada dos dinheiros públicos, o que já se suspeitava desde os tempos da Expo e do Euro-2004.
 

posted by FNV on 11:11 da manhã # (0) comments

domingo, janeiro 7:

A FESTA DA TAÇA: Parafraseando o meu querido VLX, nada melhor do que uma eliminatória futebolística na qual a nossa equipa vence de goleada, e os cabeçudos, apesar do clássico penaltie fora de horas, ajoelham perante uma equipa de amadores da 2ª divisão B que saiu de Lisboa às 7 horas da matina .
 

posted by FNV on 4:57 da tarde # (15) comments

VON HAFFE:

"Se os cidadãos ainda parecem sensatos, os chefes
vêm mergulhando numa enorme vileza
"

( Teógnis)

Von Haffe foi o único vereador da oposição a marcar presença na comemoração dos cinco anos de mandato de Rui Rio, diz o "Público" de hoje. Não sei quem é Von Haffe - talvez descendente de alemães e talvez ex-colega de Rio no Colégio Alemão -, mas fez muito bem em ir à cerimónia: as oposições são para as ocasiões.
Luc Ferry, companheiro de escrita de Comte-Sponville e de Alan Renaut ( com o qual escreveu um interessante "Heidegger e os Modernos" ), esteve lá. Não sei se repetiu uma sua velha ideia: nada é mais mediático do que uma crítica radical dos media *, mas, se o fez, Rio não deve ter gostado. Depois caiu numa outra "prancha" que lhe é cara: os políticos têm cada vez menos poderes por causa da globalização das finanças e da informação. Esta ideia parece-me ligeiríssima, ainda que, como julgo ter entendido, apenas aplicada ao dito mundo ocidental:
A globalização começou no século XV e desencadeou comoções várias que culminaram numa industrialização que levou ao declínio da religião. Ferry sabe-o porque já o escreveu, daí a sua compreensão pela revolta romântica ( que Berlin descreve melhor...). O ponto é o do equilíbrio entre a ética e o exercício do poder, equilíbrio esse que Ferry acha hoje quase impossível por causa da vontade que os políticos têm "de agradar " ( e razão pela qual se dedica tanto a Maquiavel). Trocando por miúdos, voltámos aos tempos de Cléon, já aqui tantas vezes trazido pela mão de Aristófanes e da sua comédia " Os Cavaleiros".
A chave da popularidade de Cléon é a ursupação da vitória em Pilos, à custa dos méritos da nobreza representada por Nícias. Cléon não era perigoso por querer agradar ao povo, era perigoso porque era do povo. Os políticos de hoje também vêm "do povo", não tendo na árvore genealógica o Duque de Marlborough ( como Churchill). Ferry diz que é preciso "dizer não", caso contrário o político assemelha-se aum surfista desastrado. Um episódio português revela que as cosias não são necessariamente assim. O povo português estava muito descansado quando o eng.º Sócrates lhe resolveu impingir o Euro-2004. Na altura Rui Rio disse um sonoro "não", mas luz cai sobre isto: o povo não tinha pedido Euro-2004 nenhum.
Os políticos não são uns pobres escravos da mediatização e da rarefação dos seus poderes. O que se passa hoje, e não se passava na Atenas de Aristófanes, é que o povo, não participando nas grandes decisões, quer ser ouvido nas pequenas. Aqui Ferry tem finalmente o seu ponto: um político regional europeu pouco pode fazer para revitalizar a economia da sua cidade ou melhorar a educação dos seus cidadãos. Resta-lhe as pequenas coisas, nas quais está, evidentemente, refém da vontade popular que exige vingativamente pão e circo. Mas nada disto é obrigatório.
Se um político se imaginar como pertencendo a uma elite obrigada a governar bem - ou seja, não se respaldar na limitação dos seus poderes para nada fazer a não ser jogos florais - sai do círculo da vileza. Rui Rio parece conseguir isto, desprezando os ganhos imediatos e transmitindo a mensagem de querer apostar nas questões estruturais. E, sobretudo, atraindo sobre si o ódio de grande parte dos media, consegue parecer o que quer ser: um político pas comme les autres.





* André Comte-Sponville e Luc Ferry , "La Sagesse des Modernes" Laffont, 1998, pp441.
 

posted by FNV on 3:45 da tarde # (0) comments

QUIZ: As recentes notícias do afastamento de Paulo Macedo (dispendioso mas eficaz no aumento da receita fiscal) e da "promoção" de João Cravinho (fazendo temer o esquecimento do combate à corrupção por via legislativa) suscitam a seguinte dúvida: é o futebol que copia a política ou é o inverso? ou são duas faces da mesma moeda?
 

posted by Neptuno on 2:05 da tarde # (0) comments

CON PUB: Andorra está em crise - não há neve - mas nunca se viu tanta promoção andorrenha nos jornais portugueses como este ano. É como quem diz: "Para português bacalhau basta".
 

posted by FNV on 11:54 da manhã # (1) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012