Mar Salgado

sábado, fevereiro 5:

A FIXAR E COBRAR:
"Quem me quiser julgar na noite de 20 de Fevereiro diga: ganhou as eleições, ganhou. Se não tiver ganho as eleições é porque perdi em toda a linha, mas vou ganhar.
(...)
Eu daqui faço um desafio político ao Engenheiro José Sócrates: que seja capaz de dizer a mesma coisa, ou seja, vitória é ganhar as eleições, se não ganhar as eleições - como não vai ganhar - será uma derrota em toda a linha e que, de uma vez por todas, o PS se renove, que arranje outra liderança e que traga novos dirigentes para o combate político."
 

posted by Velho do Restelo on 11:03 da tarde # (1) comments

GOSTO DISTO: O nome é Bosingwa. José Bosingwa.
 

posted by PC on 9:43 da tarde # (1) comments

NOVA OU BEM VELHA? Se acrescentarmos aqui MRS (embora hoje não se deixem fotografar juntos), temos já alguns resultados para o País de uma (agora) velha esperança...
 

posted by Velho do Restelo on 6:21 da tarde # (0) comments

MENTIRAM PARA ATACAR QUEM LHES DEU A MAIORIA:

Correio da Manhã, 5 de Janeiro de 2005: "Um outro responsável do PSD deixou claro que, 'apesar de não sermos obrigados a pedir autorização, porque se tratam de figuras que são património do partido, fizemo-lo. A família de Sá Carneiro, Durão Barroso, assim como Pinto Balsemão, autorizaram' "
[a notícia não esclarecia se o "tratam" foi do jornalista ou da fonte - ambas as possibilidades são igualmente credíveis]

Jornal de Negócios, 5 de Fevereiro de 2005: "Afinal, o polémico cartaz que o PSD quis utilizar na campanha com as imagens de todos os primeiros-ministros do partido também não teve o aval da família de Sá Carneiro. O PSD tinha dito que sim."
 

posted by Velho do Restelo on 6:06 da tarde # (0) comments

LAPA À VISTA: Segundo PSL, não será derrotado se tiver mais de 29% - nas europeias tiveram 33,2% e o PP só foi responsável por 4 ou 5%...
A meta é baixinha, e só se compreende para tentar manter o poder no PSD. Ainda assim, descer de 40% para 29% será muito, sobretudo se o PP subir (passando da actual relação de 1 para 5, por exemplo, para 1 para 3). E, se o PS tiver maioria, dificilmente chegará...
 

posted by Velho do Restelo on 5:39 da tarde # (0) comments

NEM TODOS OS COLOS SÃO IGUAIS: A não perder, a forma como Vasco Pulido Valente desmascara a esfarrapada tentativa de confundir com o "colo da imprensa" os "outros colos", diferentes dos das "mil mulheres", de que gostaria o outro candidato. E demonstrando: "Um aventureiro, um arrivista, um falsário, um irresponsável e um mentiroso contumaz não deixa de o ser quando atravessa a linha (de resto, indefinida e convencional) para o domínio público. Fica ele próprio - e cedo ou tarde mostra o que verdadeiramente é."
 

posted by Velho do Restelo on 5:29 da tarde # (0) comments

AINDA SOBRE A CO-INCENERAÇÃO: Um leitor brincalhão, que assina "CDS-PP Coimbra", deixou aqui o seguinte comentário:

"Caro PC,
não pense que é a única pessoa ilustrada em Coimbra. Na verdade, antes de ter visto o erro, os responsáveis do CDS-PP já tinham detectado o mesmo. Acontece que os cartazes são feitos em empresas que não pertencem ao partido. Serão substituídos em breve.
Mais lhe acrescento que gralhas existem em todo o lado, até mesmo em teses jurídicas. Insistir em erros - como a co-incineração - já só é visível em tolos! Daí o "levantamento popular" de que se falava. Também entendido como o direito à indignação, que não é monopólico da esquerda.
Mas como os socialistas demonstram imenso respeito por Coimbra, ao ponto de indicarem como cabeça de lista a Drª Matilde que, em vez de responder a perguntas, remete o esclarecimento de eventuais dúvidas para o Diário de Coimbra, aquele jornal de referência, acho que nada mais há a dizer.
Com os melhores cumprimentos,
CDS-PP Coimbra"

Porém, a brincadeira é manifesta: este texto não poderia ter sido escrito por alguém do CDS-PP, muito menos de Coimbra. Pelo seguinte:
1) Em primeiro lugar, por causa da insinuação, ligeiramente grosseira, que me imputa a presunção de pensar ser "a única pessoa ilustrada em Coimbra". Ora, toda a gente sabe que o CDS-PP é um partido de pessoas educadas, incapazes de cair nesse tipo de argumentação.
2) Em segundo lugar, é, no mínimo, uma estultície considerar uma pessoa "ilustrada" por apontar um erro ortográfico num cartaz de campanha. Quando escrevi aquele post, nunca me passou pela cabeça estar a exibir "ilustração". Isso é matéria de quarta classe. Em verdade, revi-me, mentalmente, no galhofeiro Zé Povinho, com uma mão na barriga e a outra a apontar para o erro, soltando gargalhadas por entre os buracos da dentadura. Mais uma vez, não me parece que o CDS-PP, que é um partido de gente culta, pudesse ver "ilustração" em apontar erros ortográficos.
3) Em terceiro lugar, o CDS-PP nunca afirmaria que viu o erro antes de mim (e, presumivelmente, antes de toda a gente). Porque das duas, uma: ou o cartaz foi posto depois de uma vistoria prévia do CDS-PP (já com a consciência do erro), ou o CDS-PP deu conta do erro no cartaz já exposto (porque não o verificou previamente). Nenhuma das hipóteses abona muito em favor da máquina partidária - e, portanto, tal confissão seria inverosímil.
4) Em quarto lugar, deitar a responsabilidade para as costas de "empresas que não pertencem ao partido" dá uma péssima imagem ao outsourcing e aos seus riscos. Isso não seria nada conveniente para um partido tão favorável à ideia de "menos Estado".
5) Em quinto lugar, o CDS-PP não cairia na tolice de comparar o risco de gralhas num cartaz onde estão escritas meia dúzia de palavras e numa "tese jurídica", que contém, normalmente, algumas centenas de milhares.
6) Em sexto lugar, o CDS-PP, a quem os valores são caros, não misturaria, no comentário a um simples post sobre um erro ortográfico num cartaz seu, críticas ao Partido Socialista, ao qual não pertenço e em quem não votarei, nestas eleições, precisamente por causa da co-incineração - como aliás já escrevi aqui.
7) Em sétimo lugar, porque, com tantos blogues "ilustrados" por aí, não creio que o CDS-PP Coimbra perca tempo a ler os meus textos - de Zé Povinho.
De toda a maneira, obrigado ao leitor bem disposto que escreveu o comentário. Foi um belo pretexto para não trabalhar os últimos 20 minutos da noite. Inté.

 

posted by PC on 4:52 da manhã # (3) comments

sexta-feira, fevereiro 4:

VELHOS AMORES: De repente senti que era necessária, lembrei-me dela numa fracção de segundo e de imediato fui procurá-la. Encontrei-a na garagem, no chão, caída, meio abandonada (quem a terá deixado assim?...). Levantei-a, fiz-lhe uma festa larga, suave, limpei-a, vi se estava bem, cuidei dela. Olhei-a de frente. Está, naturalmente, mais gasta, mais velha, mantendo no entanto a mesma beleza. Não tem as cores modernas, garridas, antes parecendo vir de um filme a preto e branco (acaso não estivesse um pouco desbotada). Mas é natural porque foi uma vida de duras lutas.

E enquanto a mirava e a recuperava recordei-me de todos os momentos que passámos juntos. Bons momentos. Alguns em criança, altura em que ela era mais alta do que eu e me protegia dos comunistas. Hoje, ambos com 70 centímetros acima do metro, estamos já da mesma altura, mais vividos, mais crescidos. E cheios de recordações. Inúmeras vezes me serviu de apoio, quando, cansado, cambaleava de sono. Salvou-me muitas outras. Tirava-me o medo, dava-me coragem. Ainda hoje me recordo que, se não fosse ela, uma súcia de socialistas me teria surrado violentamente na altura em que apelidavam de fascistas os que apoiavam aquele que agora os apoia e os deixa orgulhosos por esse facto. Mas ela estava sempre ao meu lado, dava-me força e impunha-lhes respeito: nunca a larguei nem nunca me largou e de mãos dadas enfrentámos corajosamente a multidão ululante (alegadamente democrática e fixe) que nos queria linchar.

Viajámos muito, primeiro por toda a Coimbra. Depois para o Porto, em 95, onde se viveram momentos deliciosos. Mais tarde ainda nos fomos vendo, de tempos a tempos, mas a profissão separava-nos e já não estava com ela há três anos. Foi numa maravilhosa noite de Março que nos encontrámos pela última vez e juntos festejámos ardentemente o momento. Mal sabia por onde tinha andado, desde então. Até que hoje senti que precisava dela outra vez e fui procurá-la. Encontrei-a, limpei-a e até me apeteceu beijá-la. Mas deixei-a a descansar, prometendo-lhe para amanhã uma farra das antigas: vou com a minha velha e querida bandeira do Partido do Centro Democrático Social ao comício do Palácio de Cristal, para bem de Portugal.
 

posted by VLX on 11:57 da tarde # (3) comments

PEDE-SE ELEVAÇÃO: Nos debates, nos jornais, nos blogues. Se não conseguirem a elevação tentem uma contracção isométrica ou uma genuflexão. Se ainda assim não conseguirem nada, tentem uma erecção.
 

posted by FNV on 10:23 da tarde # (1) comments

ACONCHEGO VIII: Amanhã vai chover. Disse-mo um chefe shawnee, do clã dos Tallapoosa, que no outro dia me visitou. Como o frio se mantivesse, fomos os dois desenterrar umas piranhas que eu tinha de reserva no jardim.
Não gosto de índios, e disse-o ao meu hóspede: ele mandou fazer uma sondagem para provar que eu estava errado. Acabámos por esquartejar uma velha metediça que assomou à cancela do jardim. Porque a velha era rija, ressuscitámos as piranhas. No final escrevemos um texto piroso sobre o multiculturalismo e enviá-mo-lo para uma revista universitária. Era domingo e não havia recolha de lixo.
 

posted by FNV on 9:07 da tarde # (0) comments

COMO VOTAR? É, por estes dias, a pergunta difícil, para quem mantém um pouco de capacidade crítica.
No debate não se discutiram propostas concretas. E devia servir para isso.
O caminho para o crescimento económico (porque, pessoalmente, dia 20 de Fevereiro estou-me nas tintas para a clonagem, gays, etc.) não passa por nova engorda, mas sim pela dieta, do Estado, para a qual (e para dizer pouco) o PS não está, nem pretende estar, "vocacionado".
Só que a opção não é só sobre o conteúdo, e também (tem sido, aliás, sobretudo) sobre capacidade para fazer bem, credibilidade e um mínimo de equilíbrio - dir-se-á mesmo, tendo em conta a experiência recente, sobre compostura e seriedade. Estes já tinham uma maioria, e foi o que foi...
Quer dizer: as propostas correctas não coincidem com os protagonistas correctos. Tenho, por isso, uma proposta a fazer: troquem os partidos de líderes (ou de programas e bases de apoio, o que vai dar ao mesmo), que fico com o voto para primeiro-ministro muito facilitado (e talvez também alguns milhares de portugueses).

P.S.: Claro que a proposta antecedente só faz sentido para quem vai votar num primeiro-ministro no próximo dia 20, e não para quem, mais modestamente, pensa em primeiro lugar votar sobre um líder do PSD - o que, numa certa perspectiva, e tendo em conta os resultados que se perfilam, não deixa de ser perfeitamente legítimo.

 

posted by Velho do Restelo on 3:58 da tarde # (1) comments

INQUISIÇÃO: O interessante texto de Stephen Kanitz, na Veja desta semana, questiona se o comportamento dos brasileiros não foi exclusivamente determinado pelo índio, pelo negro e pelo europeu mas sim, em boa parte, pelos 300 anos de Inquisição. O autor aponta alguns comportamentos eventualmente tributários dessa "herança", como por exemplo: a dificuldade dos intelectuais em assumirem posições pessoais claras sobre os assuntos que abordam e o facto de se escudarem em dezenas de citações, por forma a poderem esquivar-se, se necessário, à responsabilidade pela autoria das respectivas ideias - o perigo de assumir ideias próprias; o facto da constituição de 1988 ser simultaneamente de esquerda, de direita e liberal - o perigo de contrariar alguém; a costumeira frase introdutória "desculpe qualquer coisa..." - o perigo de dizer algo errado e ser denunciado; entre outros.
Independentemente da validade desta teoria, podemos facilmente transportar este texto para a realidade portuguesa. No fundo, este comportamento defensivo e retraído estaria ainda hoje a marcar os comportamentos no Brasil, prejudicando o seu desenvolvimento.
O aspecto mais interessante talvez seja o do deslize: o deslize seria o maior perigo a enfrentar por qualquer português durante a Inquisição, pois esta estaria sempre atenta a qualquer deslize de comportamento que permitisse tornar suspeito - e, muito provável e sumariamente culpado - o seu autor. Kanitz acaba por citar Fernando Henrique Cardoso, que no seu livro "O Presidente Segundo o Sociólogo" escreve que, se um presidente fizer um discurso em que anuncia o fim da pobreza no Brasil e se durante esse discurso caírem os seus óculos, a manchete e a fotografia da primeira página dos jornais será sobre a queda dos óculos e não sobre o fim da pobreza.

 

posted by Neptuno on 3:55 da tarde # (0) comments

DEBATE: O debate de ontem deu-nos mais do mesmo que temos tido nos últimos anos: nada. É - pela falta de conteúdo, de ideias e projectos concretos - um bom espelho da partidocracia em que se transformou a nossa democracia em que, independentemente das eleições, os vencedores são sempre os mesmos.
Aos pobres eleitores indecisos, resta a velha cantiga "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come".
 

posted by Neptuno on 3:46 da tarde # (1) comments

ESTENDER A DEMOCRACIA E A LIBERDADE: George W. Bush, no discurso do estado da união, lançou um aviso ao Irão e à Síria de que não podem continuar a apoiar terroristas, e intimou-os - tal como aos aliados Arábia Saudita e Egipto - a seguir o caminho da democracia, aproveitando o exemplo dos iraquianos.
E os democratas europeus (incluindo os "democratas" de 1792-1794 e da Revolução de Outubro): retra(c)tam-se perante a intenção firme de acabar com a tirania e espalhar a liberdade e a democracia, ou preferem continuar a sublimar na oposição aos Estados Unidos a sua frustração continental ?
 

posted by Velho do Restelo on 3:31 da tarde # (0) comments

DESENVOLVIMENTO MENTAL: Escreve Vasco Pulido Valente, hoje no Público: «Com Santana Lopes não é possível ter uma conversa seguida sobre coisa nenhuma. Nos melhores momentos, o homem não excede o desenvolvimento mental dos quatro anos. Além disso, os jornalistas da imprensa e da televisão, principalmente os da televisão, só fazem perguntas sobre o "caso da hora" (e Santana arranja de facto um "caso" de hora a hora) ou sobre as minúcias tácticas de que se consideram especialistas.»

Manifesto exagero, no que se refere ao limite dos quatro anos: estaria bem mais próximo da verdade se multiplicasse (no máximo) por quatro.
 

posted by Velho do Restelo on 3:26 da tarde # (0) comments

O "C" QUE FALTA: Num momento em que proliferam os excessos de linguagem e o calor da luta política faz gripar os mecanismos de inibição, é bom saber que a contrição pública se faz pela retractação (do latim retractatio, retractationis) e não pelo retrato. Aliás, quem muito se retrata, ou se faz retratar, dificilmente se retracta.

 

posted by PC on 1:30 da tarde # (0) comments

SOL ARREO: "Arreo" significa "continuadamente", em galego:

Agora tomo o sol. Pero até agora
traballei cincoenta anos sin sosego.
Comin o pan suando día a día
num labourar arreo.
Gastei o tempo co xornal dos sábados,
pasou a primavera, veu o inverno.
Dinlle ao patrón a frol do meu esforzo
i a miña mocedade. Nada teño.
O patrón está rico á miña conta,
eu, á súa, estou vello.
Ben pensado, o patrón todo mo debe.
Eu non lle debo
nin xiquera iste sol que agora tomo.

Mentra o tomo, espero.


Celso Emilio Ferreiro ( 1912-1979), Longa noite de pedra, 1962. Este livro inclui um poema ( que dá o nome ao livro) escrito 25 anos antes, quando Ferreiro estava preso às ordem de Franco, no mosteiro de Celanova, Ourense; precisamente na terra onde nasceu.
 

posted by FNV on 11:36 da manhã # (0) comments

GOLF GTI (III): Nos últimos trinta anos, os alemães conseguiram melhorar espectacularmente o Golf GTI, os espanhóis conseguiram um crescimento económico que lhes permite um sistema fiscal que não sobrecarrega excessivamente o Golf GTI e, nós por cá, conseguimos transformar o Estado numa pesada e caríssima máquina, num ladrão que nos põe tudo mais caro e torna o Golf GTI num artigo de luxo. Se foi isto o que os dois principais partidos conseguiram fazer nos quase trinta anos de liberdade democrática que temos, compreende-se melhor o desinteresse dos portugueses por esses partidos e pela vida pública do que o apelo do PR para alterar o sistema político por forma a conseguir mais facilmente maiorias absolutas e, assim, perpetuá-los no poder. Ora um, ora outro, não têm conseguido sozinhos fazer qualquer reforma e transformaram o Estado no monstro mais pesado economica e financeiramente que alguma vez tivemos. Porquê, então, as maiorias absolutas? Porquê a entrega dos destinos do país apenas a este ou àquele?
Talvez fosse uma boa altura de nos consciencializarmos de que para além do tiroliroliro e do tiroliroló existe um outro partido que deu grandes provas de boa governação e de que nos podia ajudar a mudar este estado de coisas.

 

posted by VLX on 2:05 da manhã # (1) comments

GOLF GTI (II): Longe vão os tempos em que nos deslocávamos ao país vizinho para os caramelos e eles ficavam embasbacados a olhar para os nossos carros. Hoje não só mantêm os caramelos como têm mais e melhores carros e quase por metade do preço. No caso do Golf GTI a coisa irrita-me particularmente.
Claro que isto só é assim porque o Estado coloca a sua pesada manápula fiscal sobre os pobres carros, esmagando os igualmente pobres portugueses. Sobre os carros, sobre o gás, a electricidade, a água, a gasolina, cimento, enfim... onde pode, através dos impostos ou das empresas monopolistas que detém ou controla, o Estado português saqueia como nenhum outro país europeu o bolso dos seus. Só não faz o mesmo com o império da comunicação social que detém porque dava muito nas vistas mas onde pode, saca. Depois admiram-se que os portugueses atravessem a fronteira para ir encher os depósitos ou carregar botijas de gás; depois espantam-se com o desinteresse dos portugueses pela política. Se bem virmos as coisas, muito interesse ainda têm os portugueses pela política portuguesa.
(cont.)

 

posted by VLX on 1:56 da manhã # (4) comments

GOLF GTI: A comunicação social, o PR e os dois maiores partidos políticos andam muito preocupados com o desinteresse dos portugueses pela política, pelos políticos e pela intervenção na vida pública. Essa inquietação tem originado debates, discussões, mesas-redondas, quadradas, triangulares, têm-se formulado as mais diversas propostas, sugestões, ideias mas isto certamente não irá dar em nada porque esta gente, uma vez mais, não consegue perceber patavina do que verdadeiramente aflige os portugueses. O debate de hoje só veio confirmar isso mesmo.
O que efectivamente preocupa os portugueses é o recente lançamento do VW Golf GTI e a maneira de poder comprar um. É fantástico como em cerca de 30 anos a VW conseguiu aprimorar este bichinho até conseguir obter este resultado fabuloso. O carro é bom, é bonito e é barato. Barato?... Bem... Sim, se o considerarmos a preços de Espanha.
É que enquanto lá esta pequena maravilha custa pouco mais de 5.000 contos, cá o seu preço atinge os 8.000. Enquanto cá penamos para comprar dois carritos destes com os clássicos cinco litrecos de gasolina no depósito (costuma dar para ir devagar até à estação de serviço mais próxima...), um espanhol entra ufano num stand e manda embrulhar três de uma assentada (o terceiro é geralmente para utilização da amante ou para ser coçado pelo feliz namorado da filha) e com os depósitos atestadinhos. Enquanto cá nos vemos gregos para comprar um, o espanhol compra um e pelo mesmo preço ainda leva um VW Polo de bónus. Pode ser que de Espanha não venha bom vento nem casamento mas lá que de carros percebem, isso percebem.
(cont.)
 

posted by VLX on 1:53 da manhã # (1) comments

quinta-feira, fevereiro 3:

E PARA CHUMBAR OS ERROS ORTOGRÁFICOS?: Na rotunda do Penedo da Meditação, em Coimbra, Nobre Guedes, o nóvel agitador das massas, dá a cara num cartaz onde se diz que é útil votar no PP "PARA CHUMBAR A CO-INCENERAÇÃO". Se a ideia da exortação ao levantamento é estabelecer contacto com o pessoal da escola primária, vai no bom caminho.
Adenda: a prova fotográfica está aqui (parece que já alastrou), cortesia Manos Metralha.

 

posted by PC on 10:31 da tarde # (2) comments

MI CASA ES SU CASA: Segurem-se: Nobre Guedes apelou a um levantamento popular para impedir a entrada de Sócrates na cidade de Coimbra, acabei de ouvir pela boca do próprio, na TSF; Depois venham os meus queridos companheiros de blogue, VLX e Neptuno, dizer que tudo isto é uma campanha orquestrada pelos media e pela esquerda ( nunca conseguiriam fazer uma tão boa....).
Era eu miúdo e ainda participei ao lado dos irmãos Pinto do Santos, nas cenas de estalada diante do café Tropical, na Praça da República, em Coimbra. Nessa altura, se bem me lembro por volta de 78/79, os "progressistas" clientes do tal café tentavam impedir a passagem dos primeiros cortejos da Queima das Fitas pós-25 de Abril. Nunca vesti capa e batina e abomino a maior parte dos festejos a ela associados, mas sempre me fez impressão gente que impede gente de andar na rua. Por mim, não só não tenciono impedir Sócrates de entrar na minha cidade, como se for preciso, vou para as portas da mesma garantir que o homem entra em paz.
Se tudo isto não fosse ridículo, seria trágico.

AO NEPTUNO: como pensei que fosse evidente, estava a referir-me a uma queixa vossa em geral ( que têm expresso no blogue), e não a este caso em particular. Abraço.
 

posted by FNV on 4:59 da tarde # (1) comments

REPAREM: Nuno Sousa, no Barnabé, escreveu isto hoje:

"Há muitíssimos relatos de iraquianos que garantem ter sido coagidos a votar mediante uma chantagem que no minímo, apelido de desumana. Para levantar as suas rações de comida foram obrigados a assinar uma declaração onde assumiam que já tinham tratado do seu recenseamento eleitoral. A mensagem era simples e directa: se depois virmos que não votaste cortamos-te a ração."

Reparem no rigor ( "há muitíssimos "), na objectividade ("relatos") e na clareza ( " a mensagem era simples"). Reparem no desrespeito cripto-imperialista e neo-colonial que o autor das linhas citadas tem pelos iraquianos. Reparem no choque e pavor que as eleições no Iraque causaram em certas cabeças. Reparem como Bush, ao pé do autor citado, quase parece um homem culto, tolerante e moderado.
 

posted by FNV on 3:51 da tarde # (0) comments

OS DONOS DA MORALIDADE II: A insinuada homossexualidade de Sócrates suscita a velha questão dos limites do escrutínio da vida privada de um candidato político. Deverá ser apenas avaliado pelas suas propostas ou igualmente pelo seu comportamento privado e pelo que esse comportamento pode indicar quanto a determinadas políticas ou desempenhos? No caso concreto de Santana Lopes e, aparentemente, a sua vida pública é um espelho da sua devassada (no sentido da ser totalmente vasculhada pela imprensa) vida privada. No caso concreto da homossexualidade, é previsível que tal facto pode influir, por exemplo, nas opiniões sobre casamentos de homossexuais ou sobre a adopção de crianças por esses mesmos casais. No entanto, aceita-se que a opinião prevalecente no respectivo partido se sobreponha à opinião de tal candidato e que um voto nesse candidato não significará necessariamente que este acabará por impôr o seu ponto de vista ao partido que dirige, desse modo tornando irrelevante o conhecimento da sua vida privada pela população. Ou seja, não seria legítimo crucificar um candidato político pela sua intimidade, ignorando aquilo que realmente interessa, os projectos e ideias que apresenta ao eleitorado.
Se, porventura, tem validade o acima enunciado, penso nunca será defensável a forma como a esquerda recusou o comissário Buttiglione (por quem não me move qualquer espécie de simpatia). Que era membro de uma equipa, que subscreveu um projecto e que não teve problemas em assumir os seus pontos de vista íntimos, mesmo aqueles que não coincidiam com o projecto que integrava. Mas foi boicotado devido a essa esfera privada. Ainda que devidamente assumida.
 

posted by Neptuno on 3:02 da tarde # (6) comments

OS DONOS DA MORALIDADE: No âmbito do violento e continuado massacre de Santana Lopes pelos media - que o próprio (e os que o rodeiam) alimenta de forma opípara com a sucessão de episódios infelizes - depois das tristes declarações no comício de Braga parece que Santana também deverá ser derrotado por uma auto atribuída superioridade moral da esquerda, levada ao colo (que não o colo aventado em Braga) pela imprensa. Como se os ataques de índole pessoal fossem um facto inusitado e exclusivo da direita nestas eleições.
De repente, lembro-me dos ataques de Mário Soares a Freitas do Amaral (que, convenientemente, já perdoou tudo...) na campanha eleitoral para o seu primeiro mandato presidencial. Mais recentemente, qual seria a insinuação do neofascista Louça quando esgrimia a própria filha contra um Paulo Portas que não saberia e não poderia saber o que é gerar uma vida humana? Lembremos também Carlos Candal que, segundo o nosso PC terá afirmado a homossexualidade do mesmo Portas, o que se justifica pelo facto de Candal ser "um homem crescido" (cfr., do comentário de PC ao post "Resposta a Insinuações").
Sempre houve e sempre haverá ataques pessoais de baixo nível nas campanhas eleitorais. Mas só através de uma imprensa engagée é que esses factos servem para fazer bandeiras para determinado partido. E só através de muita presunção é que podemos arrogar-nos a superior moralidade das políticas que defendemos com base em episódios tristes dos nossos adversários políticos.
 

posted by Neptuno on 2:27 da tarde # (0) comments

BOATOS E RUMORES: Num momento em que muito se fala de boatos e rumores, eis um que deixou rasto e tem autor. Francisco Louça alardeou por aí que Paulo Portas teria usado indevidamente a base de dados do Ministério da Defesa para enviar 400.000 cartas com propaganda eleitoral aos antigos combatentes. A TSF, sempre pronta aos habituais amistosos favores ao bloco, passou a noite e a manhã a dar, de 30 em 30 minutos, ecos da alarvidade.
Ao que parece, não houve uso indevido da base de dados e tudo não passou do envio de informação importante (e não propaganda eleitoral) a 30.000 (e não 400.000) antigos combatentes sobre o seu novo regime criado por este governo e por Paulo Portas. Até o próprio presidente da Associação dos Antigos Combatentes (que tiveram de esperar 30 anos para que Paulo Portas chegasse à Defesa e, assim, conseguirem ter alguém que se preocupasse seriamente com eles) baixou a bolinha e acabou por confessar que realmente não havia mal nenhum, apenas que a carta poderia ter sido mandada só depois das eleições (como se o país tivesse de parar por causa delas). Quanto a Louça, e enquanto não se retratar e pedir desculpas pela mentira que pôs a circular, poderemos muito naturalmente continuar a considerá-lo um aldrabãozão mentiroso e boateiro.
 

posted by VLX on 1:50 da tarde # (3) comments

HÁ MAIS MUNDO LÁ FORA: No prato, Jolie Holland com Escondida. Não é preciso ler a biografia para ouvir uma raiz de New Orleans a crescer em solo texano. Ideal para atravessar uma cidade deserta durante a noite. Fundamental, Old Fashioned Morphine.

 

posted by PC on 1:21 da manhã # (1) comments

quarta-feira, fevereiro 2:

CRISES: Vai por grande parte do país uma enorme animação. Muitos brincam, gozam, glosam, opinam sobre o que dizem ser a crise do FCP. E em que se traduz essa crise? No facto do FCP ter trocado de treinador por estar empatado ou a um ponto dos seus mais directos rivais.
Face aos factos, parece evidente que o FCP esteja em crise. O problema (que devia preocupar os seus adversários) é que, para o FCP, estar em crise é estar empatado ou a um ponto dos seus mais directos concorrentes. O FCP não quer, não gosta nem está habituado a andar em semelhantes companhias nesta fase do campeonato. O FCP sente-se destas companhias («diz-me com quem andas...»), incomodam-no, envergonham-no. Para os outros deve ser uma alegria, um sonho concretizado estar empatado ou a um ponto do FCP mas, para este último, navegar nestas águas com esta gente é uma tristeza, uma queda abrupta, uma crise evidente. Enquanto uns se deliciam por terem chegado ao que consideram o ponto mais alto que conseguem, o FCP preocupa-se por considerar que desceu ao ponto mais baixo que o seu estatuto lhe permite: o dos seus adversários. O melhor de uns é o mínimo do FCP. O mesmo cenário que para uns é a excelência do campeonato, o máximo a que podem almejar, para o FCP é a crise do campeonato, o máximo a que se consente descer. Estar no mesmo nível dos outros, encontrarem-se todos no mesmo patamar é, para uns, uma jubilosa alegria; para o FCP é um desastre, uma vergonha. Os pontos que sossegam uns não chegam ao FCP. Uns julgam que estão bem, o FCP quer naturalmente mais. O que para umas direcções é a glória, para a do FCP é o sinal de que se deve fazer alguma coisa tão importante como trocar de treinador. Divirtam-se, pois. Enquanto não perceberem esta enorme diferença no tratamento da mesma realidade, nunca compreenderão a razão do FCP e do seu Presidente estarem anos-luz à frente do panorama futebolístico nacional.

 

posted by VLX on 5:31 da tarde # (2) comments

PERDERAM A VERGONHA: Complementando os posts do nosso P.C., resta saber porque ocorre este tipo de campanha. Apenas o "desespero" ou a "falta de ideias melhores" não me convencem. Tenho para mim que o estilo desta campanha reside na própria natureza das pessoas que rodeiam Santana Lopes. Por aquilo que fui vendo, e salvo honrosas excepções, é uma mistura de jet-set parolo e boçal com oportunistas e aldrabões de primeira água. Mas é também gente que se está nas tintas para o país, que vive em circuito fechado de ambições e interesses invertebrados. Há-os noutras paragens? Certamente. Mas em lado nenhum de forma tão concentrada.
 

posted by FNV on 1:18 da tarde # (0) comments

A RESPOSTA DE SÓCRATES: DO IDEAL AO POSSÍVEL: O Paulo Gorjão acha que José Sócrates esteve "bem, muito bem", na entrevista com Judite Sousa, quando foi confrontado com as insinuações de Santana Lopes. Eu acho que Sócrates esteve relativamente bem.
Esteve bem ao criticar o "tom brejeiro" e o despropósito das afirmações de Santana. Esteve bem no tom, na firmeza comedida, na explicação do seu silêncio sobre o assunto e das razões para o quebrar hoje.
Mas não esteve bem ao deixar passar a mensagem de que a indignidade estava no conteúdo das insinuações. Insinuar que o líder de um partido rival é homossexual não a mesma coisa do que insinuar que essa pessoa cometeu um crime, ou que fugiu ao fisco, ou que deixou de cumprir os seus deveres cívicos - essas sim, afirmações que importa discutir na praça pública. A indignidade está logo na escolha do âmbito das insinuações - a orientação e as preferências sexuais do visado.
Já aqui escrevi, há um tempo atrás, que a invasão dessa esfera última da privacidade só é juridicamente lícita quando se trate da investigação de um crime, ou de comportamentos que, de tão inconsistentes com a acção pública da pessoa em causa, ponham definitivamente em crise a sua credibilidade para o exercício das funções que exerce ou a que aspira (o caso clássico do político que faz campanha pela criminalização da prostituição e frequenta, ele próprio, bordéis). Creio que o mesmo raciocínio vale no plano da etiqueta política.
Assim, faltou a Sócrates a coragem última de afirmar, pura e simplesmente, que as suas preferências sexuais, sejam elas quais forem, não são tema de discussão política e que a indignidade está, precisamente, em acicatar a curiosidade mórbida associada à vida sexual das figuras públicas. Explicando às pessoas a manipulação infantil que o PSD (já agora, convém lembrar que Santana não é o único culpado) procurou levar a cabo.
Essa seria, em minha opinião, a resposta perfeita. Mas compreendo que, em tempo de eleições, fosse pedir demais. Por isso, à vitimização provocada pelo boato, somou-se o sacrifício de ter de vir a público expor a própria orientação sexual. Espera-se que o PSD se considere satisfeito.

 

posted by PC on 2:07 da manhã # (8) comments

terça-feira, fevereiro 1:

EXTREMAMENTE DOENTE:"O presidente do PSD, Pedro Santana Lopes, declarou-se hoje "extremamente ofendido" com a ideia de que proferiu insinuações sobre a vida privada do secretário-geral socialista, José Sócrates. Santana Lopes frisou que nunca faria "comentários ou insinuações" sobre a vida de qualquer outro líder partidário. "Gostaria de deixar isso muito claro", afirmou, deixando no ar a dúvida sobre "se isto não é tudo uma cortina de fumo para alguma outra coisa".
Espera-se a todo o momento um comunicado da JSD a explicar que o seu cartaz visa apenas alertar os incautos contra uma eventual confusão entre o candidato do PS e o filósofo grego.

 

posted by PC on 10:26 da tarde # (1) comments

MÉRITO: Para Miguel Sousa Tavares, que finalmente proferiu em público o que os Portugueses tentam há semanas dizer com recurso a analogias, insinuações e mesmo alguns neologismos. "O boato que aí corre é que o José Sócrates é homossexual!".
O que faz deste boato diferente é o facto de ter rosto. Santana Lopes foi impróprio nas declarações proferidas e cobarde na tentativa de desculpabilização. Santana Lopes é, como bem diz MST, "indigno do cargo de primeiro-ministro!".

Humildemente deixo um aviso a PSL. Para quem quer colocar na agenda a "clonagem, fecundação in vitro e a eutanásia", a manutenção desta política pusilânime leva-o a um só caminho: o "homicídio politicamente assistido", praticado por voto popular nas eleições de dia 20. Verdade seja dita, a bem do País...
 

posted by TRM on 10:05 da tarde # (2) comments

JOSÉ COUCEIRO: O único treinador que tem o cargo garantido até ao final do campeonato.
 

posted by FNV on 9:08 da tarde # (0) comments

AINDA A PROPÓSITO DAS ELEIÇÕES IRAQUIANAS: Uma velha mania, a de uma certa esquerda: a de odiar os movimentos populares que não inspiraram nem controlam:

"O Solidariedade representa realmente 10 milhões de pessoas (n.d.r.:polacos), mas isso não é uma garantia. O nazismo também tinha uma base de massas".

Isabel do Carmo, in O Jornal, 26-2-1982
 

posted by FNV on 4:19 da tarde # (1) comments

RESERVA MORAL: Sempre que se anuncia um desastre eleitoral do PS ou do PSD, tornou-se normal assistir à "descolagem" de alguns passarões que voam para longe do moribundo líder, na esperança de não serem associados a momento tão desagradável e, eventualmente, nefasto para as suas preciosas carreiras. Esta reserva moral que agora entrou em hibernação, surgirá incólume e, paradoxalmente, triunfante após a previsível derrota do seu partido e consequente eliminação política do seu líder, abrindo caminho às suas mal disfarçadas ambições.
O PSD deveria contratar Batista Bastos para a período pós-eleitoral. Batista, apertando a gravata aos previsíveis candidatos à liderança perguntaria onde é que eles estavam quando Santana Lopes se tornou o candidato do partido a PM nestas eleições.
 

posted by Neptuno on 11:45 da manhã # (4) comments

RESPOSTA A INSINUAÇÕES: Segundo o Público de hoje, o PS pondera resposta a insinuações de Santana Lopes sobre as opções sexuais de Sócrates. A estratégia a seguir parece-me óbvia: recorrer ao membro do partido com mais experiência no assunto, o Dr. Carlos Candal, que saberá pendurar no cinto eventuais aves de arribação...
 

posted by Neptuno on 11:37 da manhã # (2) comments

EXCLUSIVO MAR SALGADO!*: O Mar Salgado orgulha-se de apresentar, em exclusivo, a entrevista que fez a Luís Delgado sobre a pré-campanha, a qual serviu posteriormente de inspiração ao famoso articulista para escrever a sua coluna de hoje:
Mar Salgado: Luís, qual a grande aposta dos partidos nesta pré-campanha?
Luís Delgado: Os partidos apostam em grandes mobilizações de simpatizantes, um pouco por todo o lado e abrangendo todo o espectro. Até o Bloco de Esquerda começa a mostrar salas cheias, grandes, e frenéticas.
MS: Todos os partidos?
LD: Desconta-se a CDU, que mantém os seus tradicionais ajuntamentos e jantares mais discretos, mas mesmo assim com uma força visual de impacto.
MS: Se os comícios, jantares e debates fossem resultados eleitorais, quem estaria a ganhar?
LD: Todos estavam a ganhar.
MS: Mas daqui a 19 dias...
LD: ... só um vai estar na frente (risos).
MS: Se a compararmos com a de 2002, esta campanha está mais motivadora para quem?
LD: Para o PSD, PS, PP, BE e CDU.
MS: E porquê?
LD: Porque está tudo em aberto. Nas legislativas anteriores, a corrida era mais tranquila.
MS: Por causa da noção de vitória do PSD?
LD: A noção de vitória imbatível do PSD e a saída de cena de Guterres.
MS: O que são Santana, Sócrates, Portas e Louçã?
LD: São "forças mediáticas" de difícil avaliação.
MS: E por onde puxarão eles?
LD: Puxarão pelo eleitorado.
MS: Durante muito tempo?
LD: Até ao último minuto do dia 18 de Fevereiro.
MS: Um outro assunto fundamental, sobre o qual gostaríamos de saber a sua opinião: quais são as cores que dominam a campanha?
LD: São as cores da moda.
MS: Pode especificar?
LD: Desde o laranja ao verde, passando pelo vermelho do BE e as diferentes tonalidades de azul que caracterizam o PP e a CDU.
MS: Essa paleta está um pouco desorganizada! (risos). O facto de o PP e a CDU adoptarem o azul será uma coincidência?
LD: Estranha coincidência!
MS: Há cores para todos os gostos?
LD: Há gostos para todos.
MS: A finalizar: a campanha tem sido triste, com poucas ideias e episódios pouco edificantes. Há algo de que os eleitores se não possam queixar?
LD: Os eleitores e o País não se podem queixar de uma campanha descolorida, cinzenta e invernosa.
* Com a devida vénia a Artur Portela Filho.

 

posted by PC on 3:13 da manhã # (1) comments

HITLER, ESTALINE E INOCÊNCIO CALABOTE: O João Pinto e Castro escreve mais depressa e melhor, vezes demais, aquilo que me apetecia escrever. A última é este post, onde denuncia com firmeza e desassombro o "negacionismo" (eu diria: a banalização) sofisticado(a) do holocausto que, de tantas vezes repetido(a), começa a ganhar foros de verdade histórica. Assino por baixo.

 

posted by PC on 1:50 da manhã # (0) comments

TRÊS TRISTES TIGRES: A história dos "outros colos" contada por Santana Lopes, a invectiva de Alberto J.Jardim aos jornalistas para investigarem "o que sucedeu ao Freitas do Amaral em Nova Iorque que o transtornou", e o texto do Daniel de Oliveira no Barnabé sobre as eleições no Iraque.
 

posted by FNV on 1:48 da manhã # (0) comments

TAL COMO SE PREVIA, o fim do Bloguítica foi mesmo uma experiência de criogenia, curta e... coroada de sucesso. Ainda bem! Quem resiste a 150 e-mails de protesto?
 

posted by PC on 1:34 da manhã # (0) comments

segunda-feira, janeiro 31:

SÓ VOTO SE SÓ EU VOTAR: Os sunitas árabes parecem ter participado muito menos nas eleições iraquianas do que outros grupos. Muitos, que "previram" que nunca se chegaria a este momento, e provavelmente só reconheceriam eleições "livres e justas" no Iraque quando vissem Saddam Hussein e os ex-dirigentes do seu partido a acudir voluntariamente às urnas, vêem logo aqui uma diminuição no êxito das eleições... Mas não deveriam antes perguntar-se se aqueles que não votaram o não fizeram por terem sido impedidos (como durante anos outras "minorias" - que são, aliás, a maioria) ou porque não quiseram (como provavelmente não quererão qualquer regime que lhes retire o poder de que gozavam, acima da sua representatividade)?
 

posted by Velho do Restelo on 3:23 da tarde # (0) comments

ALIÁS, JÁ TODOS SABÍAMOS QUEM ERA...: Suaves nos adjectivos - é a única coisa que, perante esta inenarrável degradação da pré-campanha, só compreensível pelo desespero ou pela loucura (ou pelos dois ao mesmo tempo), pode dizer-se de artigos como este e este...
 

posted by Velho do Restelo on 2:29 da tarde # (0) comments

SERIA PEDIR DEMASIADO? Participação massiva dos iraquianos nas eleições. Não há ainda certeza sobre a percentagem final de votantes. Mas seja como for (mesmo que a percentagem de votantes fique abaixo de 60%, como já tem ficado em muitas eleições em países europeus), é óbvio que não se trata apenas de um "relativo êxito", mas de uma clara vitória da coragem dos próprios iraquianos, que desafiaram as bombas para ir votar.
Mas talvez fosse pedir demais querer que muitos europeus, sempre com a liberdade na boca e um "curriculum" com apoio a tiranias (ou mesmo, objectivamente, a terroristas, desde que contra o "Grande Satã" americano), sublinhassem agora a verdadeira voz da liberdade dos iraquianos, em vez, apenas, do "copo meio vazio" ...
 

posted by Velho do Restelo on 1:48 da tarde # (0) comments

A NADAH ADIADA: Não há dúvida de que a capa do Público de hoje é impressionante, não há dúvida de que uma certa esquerda europeia ficou chocada com a participação dos iraquianos no acto eleitoral.
Mas também é certo que só um tolo poderá adivinhar no que aconteceu ontem uma vitória da ocidentalização, ou sequer uma vitória do projecto anglo-americano.
Comecemos pelos primeiros dois aspectos. É réstea de neo-colonialismo ( sobras do "orientalismo") a crença que a inteligência europeia tem naquilo que os asiáticos sentem ou querem. A belle gauche europeia acreditava saber que os iraquianos se estavam nas tintas para as eleições, que estavam revoltados com a ocupação, breve, que não iriam votar. É uma crença filha da epóca imperial, que eles tanto dizem abominar, isto de saberem à distância de milhares de quilómetros, confortavelmente instalados nos seus fauteils cosmopolitas, o que outros povos sentem ou deixam de sentir. E as crenças sofrem frequentemente a dura prova da realidade.
Os outros dois aspectos - que na prática são um só - também se baseiam na crença e na igorância. O que os conservadores muçulmanos temem não são categorias isoladas da modernidade ocidental. O que os oulémas e mollahs tradicionais temem, é o cepticismo epistemológico, a dessacralização do homem que acompanhou o projecto da modernidade europeia. Como relembra Souroush, a fiqh - a jurisprudência muçulmana - é uma linguagem de deveres, uma ciência das obrigaçoes e não dos direitos.
A renascença ( alcunha ocidental) muçulmana, a nadah, que se inicia a partir de 1840 e que termina com a II Guerra, sucumbe diante das revoluções islâmicas-socialistas porque, como diz Arkoun, não tinha sedimento suficiente. De facto, a nadah procurava um retorno à idade de ouro, não possuía nenhum fundamento racional-analítico, não bebia na ciência nem em modelos críticos do desenvolvimento social e político.
A exportação de temas ocidentais - democracia, eleições, secularização - para o Islão, terá a mesma sorte da nadah a menos que. A menos que os promotores do modelo sejam capazes de envolver os intelectuais, os universitários, os intermediários dos oulémas, na redefinição de um Islão aberto. Mas este Islão aberto nunca poderá ser o que o ocidente desenhou ou sonhou. O terrorismo é hoje consensualmente tido como o filho dilecto de duas identidades irredutíveis: da estratégia dos fundamentalistas muçulmanos dogmáticos, pensada na necessidade de imaginar um inimigo externo que compense as dissensões internas e a miragem libertária; e da cupidez e ignorância ocidental, apoiada tanto nas doutrinas neo-coloniais - eu faço o mapa, vocês dão-me o petróleo - como apostada na espalhafatosa enxertia de categorias ocidentalizadas num mundo pré-secular.O que for possível resultar, resultará do repensar dos territórios, culturais e geográficos, mas repensado ( sobretudo) pelos seus próprios habitantes : terá que incluir um novo mapa do dogmatismo religioso, terá de fazer as contas aos séculos de aparato colonial, terá de passar pela correcção daquilo que o ocidente fez de pior: suportar a velha ordem em troco da estabilidade do preço do petróleo.
Estas coisas não se fazem num dia de eleições.

ADENDA: tinha dito aos meus colegas de blog que para evitar chatices deixava de responder a comentários, mas o comentário do ( infelizmente) anónimo leitor é interessante e merece resposta. Eu também gostava de imaginar o terrorismo islâmico como um mero produto da década de setenta e dos fundos soviéticos, mas infelizmente tal não é verdade. Até em benefício de parte do argumento do leitor, recordo-lhe que já em 1956, a FLN ( Frente de Libertação Nacional) argelina estava em campo; o seu chefe em Argel, Yacef Saadi, recebeu na altura do Partido Comunista Argelino - obviamente financiado por Moscovo - dinheiro, armas e especialistas em explosivos. Mas se é verdade que o KGB treinou, armou e financiou, por exemplo, a massa crítica do terrorismo palestiniano, tal não implica que a tenha criado. Outras realidades, complexas, o fizeram.
 

posted by FNV on 11:38 da manhã # (1) comments

domingo, janeiro 30:

ELEIÇÕES IRAQUIANAS: Vou ali levar uma chávena de chá quente aos meus amigos do Barnabé e do Blogue de Esquerda, que não tarda começam a postar sobre a vida sexual das tartarugas ou sobre a necessidade de mais autocarros em Penedono.
Estão um bocadito combalidos, coitados.
 

posted by FNV on 11:38 da tarde # (0) comments

BRAGA PIEDOSA: Com o banho de bola que apanhou, o Karate Clube do Porto devia era ter enfardado 5 ou 6.
 

posted by FNV on 10:45 da tarde # (0) comments

VEJAM LÁ!: 60% de votantes nas eleições iraquianas.Os que têm sempre razão, e que ontem salivavam na perspectiva de um fiasco que comprovasse a farsa, amanhã virão dizer que afinal os oito milhões de iraquianos que votaram são sobretudo xiitas, que as eleições vão deixar o país pior do que já estava, que isto vai perturbar a região, etc.
Tenho para mim que se em vez de terroristas, o povo iraquiano tivesse tido de enfrentar a inteligência europeia ( a portuguesa, por exemplo), tinha ficado em casa.

(obrigado ao re21 pela correcção da gralha)

 

posted by FNV on 6:31 da tarde # (3) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012