A NOSSA BARCA: Para os marinheiros mais recentes. O Mar Salgado é uma embarcação generalista que sulca diariamente os mares da blogosfera. Comentários, sugestões, propostas e mensagens SOS para lobosdomar@hotmail.com
Aqui nesta praia onde
Não há nenhum vestígio de impureza,
Aqui onde há somente
Ondas tombando ininterruptamente,
Puro espaço e lúcida unidade,
Aqui o tempo apaixonadamente
Encontra a própria liberdade.
Sophia de Mello Breyner Andresen
posted by NMP on 6:48 da tarde
#
(0) comments
VER MAIS ALÉM: Como aqui se noticia, este estudo recente sustenta que Portugal foi, dos países desenvolvidos, o que mais cresceu economicamente entre 1965 e 1995. As conclusões resultam da incorporação dos ganhos de longevidade (através do aumento da esperança média de vida) no crescimento do rendimento (PIB per capita). Ou seja, quantificou-se qual seria o aumento de bem estar entre 1995 e 1965 caso se mantivesse a esperança de vida de 1965, atribuindo-se um valor económico ao aumento da longevidade e somando-o ao aumento do rendimento. Esta metodologia tem consequências importantes.
Portugal que seria o segundo país (de entre os países desenvolvidos) com maior crescimento entre 1965 e 1995, caso apenas se considerasse a evolução do PIB, destrona o Japão enquanto economia que mais cresceu. O que é pelo menos um bom suplemento de alma nestes tempos difíceis que vivemos. Por outro lado, esta metodologia leva a concluir que as economias se estão a aproximar e não a divergir, ao contrário do que muitos arautos do movimento anti-globalização afirmam.
posted by NMP on 5:49 da tarde
#
(0) comments
EQUADOR (2): Lemos com muito agrado a estreia literária de um dos mais consagrados cronistas da nossa praça - Miguel Sousa Tavares. É auspiciosa. MST tem afirmado que apenas escreveu um romance quando teve uma história para contar. E o livro é isso mesmo: uma história bem contada e bem escrita. Com um enorme potencial cinematográfico - dava um excelente filme.
Algumas partes do livro fazem lembrar as suas crónicas: as imparciais, lúcidas e implacáveis descrições do Portugal colonial de 1905-1907. A formação jornalística nota-se nalguma propensão para a descrição factual, com recurso a estatísticas e a dados sócio-económicos. São talvez os momentos menos "literários" do livro.
Mas não deslustram, antes complementam, uma excelente obra com todos os condimentos para prender o leitor: intriga palaciana, jogos de poder, histórias de paixão, amor e ciúme, São Tomé e Príncipe e Portugal do final da Monarquia retratados de forma viva e apaixonante.
posted by NMP on 3:04 da tarde
#
(0) comments
UNIDOS:Um artigo que nos sugere que a América e a Europa estão ligadas por muito mais do que apenas interesses de defesa e segurança comuns. A discussão em torno da influência de Leo Strauss no pensamento dos neo-conservadores americanos é, de certo modo, o contraponto da ambição dos membros da Convenção europeia em serem comparados aos founding fathers de Filadélfia.
posted by NMP on 12:53 da tarde
#
(0) comments
DE VOLTA (A)O PARAÍSO: O Pedro Mexia está de volta. O que nos enche de alegria. O seu Dicionário do Diabo será certamente um paraíso de bons textos, excelentes ideias e elegantes provocações. Welcome back.
AO TRABALHO !: A reforma da legislação laboral tornou-se uma urgência, a pedir um consenso entre os maiores partidos políticos portugueses. À esquerda, pedia-se maior responsabilidade ao invés do habitual aproveitamento demagógico, tributário das conquistas marxistas-leninistas de Abril, tão caras aos actuais (leia-se: "obsoletos") dirigentes socialistas. Ao Governo, pedia-se um pouco mais de firmeza. Já que se dispuseram a dobrar o "Cabo das Tormentas" era bom que tivessem seguido em direcção "à India".
De qualquer modo, o que se lamenta é acabarmos nesta situação em que se torna necessário impôr via lei aquilo que deveria surgir naturalmente, caso os nossos dois maiores partidos políticos tivessem operado a necessária reforma das mentalidades: grossomodo, a do empresário manhoso e sem escrúpulos e a do trabalhador relapso, que encara um contrato de trabalho da mesma maneira que um alemão encara a reforma. E esta mentalidade, meus senhores, não muda por decreto...
posted by Neptuno on 11:54 da tarde
#
(0) comments
40º À L'OMBRE: Nestes dias de canícula acentuada, lembro-me sempre do bom do Serge Gainsbourg, já com os miolos fritos, babando perante a boa da Jane Birkin (esta é para o Lello, eh, eh, eh!). Embora não pareça, este post é sobre a praia e sobre a motivação necessária para, morando em Lisboa, tentar ir dar uns mergulhos no mar num quente e solarengo dia de feriado nacional. É que, perante a confusão dos acessos rodoviários às praias mais próximas, acabei numa praia a cerca de 130 km de Lisboa!
Todos os anos nos afastamos mais um pouquinho. E, cada três anos, despedimo-nos da nossa praia de eleição que, por força da multidão, somos obrigados a trocar por outra. Por este andar, preparemo-nos para levar o passaporte para a praia... marroquina mais próxima.
Mas, com a companhia certa, o que um homem não fará por uns mergulhos salgados e por umas ameijoas à beira mar, i.e., à Bulhão Pato.
ALEGRIA: Oiço a Garota de Ipanema na versão original de João Gilberto. 30 graus em Lisboa. Olho em volta. Muita coisa mais linda, mais cheia de graça. O Verão, a roupa que escasseia, esta tempestade umbilical (como diria o saudoso Pedro Lomba) e João Gilberto: são uma alegria, estes finais de tarde de Junho.
posted by NMP on 8:21 da tarde
#
(0) comments
PORTUGAL COMEÇA A MUDAR: O Tribunal Constitucional considerou como não inconstitucionais praticamente todas as dúvidas politicamente relevantes que o P.R. tinha colocado. Um novo Código de Trabalho era, desde há muito, necessário para o aumento da competitividade da economia portuguesa. Sabem-no o governo e até muitos socialistas que o admitem à boca pequena. Devagarinho lá começamos a mudar.
posted by NMP on 8:07 da tarde
#
(0) comments
O MACHO LATINO: Já aqui criticámos o Fórum Social Português pelo projecto político que esconde. Pelos vistos fomos meigos. O deputado socialista José Lello resolveu elevar este debate. Acha que o PS não se deve " ...misturar com lésbicas, gays, bissexuais e transsexuais." É assim mesmo. Até que enfim um homem sem papas na língua. Não há nada como frases destas para mostrar como por baixo do verniz politicamente correcto mora muitas vezes um ultramontano homofóbico. Socialismo, marxismo, balelas sobre diversidade e tolerância nada resiste ao apelo irresístivel de manifestações de virilidade de garganta típicas do português médio. O homem não conseguiu conter o macho latino que há em si. Podia ser pior: por exemplo, bater na mulher.
posted by NMP on 8:03 da tarde
#
(0) comments
BEM VINDO: Francisco José Viegas entra na blogosfera com o seu Aviz. Isto está a tornar-se um caso sério. Votos de boa navegação neste mare nostrum.
GRATUITO: No País Relativo (por PM e RB - tenho o prazer de conhecer este último pessoalmente) foi lançada uma diatribe gratuita contra JPP. O homem não precisa que o defendam, é bem crescidinho e sabe bem mais do que nós para precisar da nossa ajuda. Mas estamos perante uma flagrante injustiça. E sobretudo uma manifestação de desconforto com a concorrência.
É certo que somos da mesma área política, que eu milito no mesmo partido (praticamente sem actividade partidária) mas nem sequer o conheço pessoalmente. Num mês e picos de actividade, o Abrupto citou-nos uma ou duas vezes. Não temos com ele, portanto, nenhuma solidariedade especial (como muitos sabem, ser do mesmo partido muitas vezes apenas contribui para que haja menos solidariedade - neste caso, dada a minha reduzida actividade partidária, esse facto é absolutamente irrelevante). Assinámos o manifesto contra a notícia de Paulo Querido, não por ele destacar JPP, mas porque revelava uma total ignorância sobre o que se fazia no resto da blogosfera. O senhor nem se deve ter dado ao trabalho de a conhecer.
JPP tenta marcar a agenda ? Só se for a dele. Porque uma das coisas que caracteriza o estado actual da blogosfera é que não há agenda. Há uma atomização e cacofonia de assuntos desordenados e tratados livremente (pode ser que mude, mas para já estamos assim e esta tendência tem aumentado). Quem quer discutir as suas propostas fá-lo, quem não quer fala de outras coisas. E há cada vez mais coisas por aí para se comentar.
Tem uma pulsão totalitária porque tenta impôr como "...legítima a sua visão das divisões e para apresentar como natural o que resulta da sua construção..." ? Mas isso é o que o Mar Salgado faz, quando aqui se menciona uma notícia ou se expõe um argumento. O que os bloggers do Pais Relativo fazem. O que a Coluna Infame fazia e o que BdE faz. Somos todos pequenos Estalines ?
É óbvio que a entrada de JPP abalou este pequeno mundo. E que pode haver um natural sentimento de injustiça relativamente ao facto das atenções sobre a blogosfera resultarem em parte da sua presença. Isso era previsível: o establishment mediático (a que JPP pertence, por mais que o não admita) é preguiçoso, sofre de umbiguismo e amiguismo. Mas isto é a ordem das coisas e a responsabilidade por isso não pode ser atribuída a JPP. Ao estar na blogosfera apenas demonstra grande abertura de espírito e que está atento ao que de novo se passa. É bom para ele (senão não o fazia) e é bom para nós (temos mais gente interessante com quem discutir).
posted by NMP on 5:38 da tarde
#
(0) comments
MORAL P'RA CIMA, MARINHEIROS:
Cheer up, Brian. You know what they say.
Some things in life are bad,
They can really make you mad.
Other things just make you swear and curse.
When you're chewing on life's gristle,
Don't grumble, give a wistle!
And this'll help things turn out for the best...
And...
(the music fades into the song)
...always look on the bright side of life!
(whistle)
Always look on the bright side of life...
If life seems jolly rotten,
There's something you've forgotten!
And that's to laugh and smile and dance and sing,
When you're feeling in the dumps,
Don't be silly chumps,
Just purse your lips and whistle -- that's the thing!
And... always look on the bright side of life...
(whistle)
Come on!
(other start to join in)
Always look on the bright side of life...
(whistle)
For life is quite absurd,
And death's the final word.
You must always face the curtain with a bow!
Forget about your sin -- give the audience a grin,
Enjoy it -- it's the last chance anyhow!
So always look on the bright side of death!
Just before you draw your terminal breath.
Life's a piece of shit,
When you look at it.
Life's a laugh and death's a joke, it's true,
You'll see it's all a show,
Keep 'em laughing as you go.
Just remember that the last laugh is on you!
And always look on the bright side of life...
(whistle)
Always look on the bright side of life
(whistle)
Monty Phyton's Life of Brian Soundtrack
posted by NMP on 4:51 da tarde
#
(0) comments
VERÃO QUENTE: Os cartazes dos festivais e concertos de verão lançam uma preocupação. Como vai ser possível um homem só assistir aos concertos de Moby, Bjork, Radiohead, Lou Reed, Beck e ao Portugal ao Vivo num espaço de três semanas sem danificar a saúde ? É melhor começar já a fazer algum exercício e a poupar o coiro.
posted by NMP on 4:39 da tarde
#
(0) comments
LIVRO PROIBIDO: Segundo esta notícia quase oito mil cópias do novo livro de Harry Potter («Harry Potter and the Order of Phoenix») foram roubadas. O livro ainda não saiu e já é fonte de polémica.
Os carteiros protestaram pelo seu peso (900 gramas). É uma potencial fonte de hérnias. A polícia afirma que quem for apanhado a comprar ou a ler este livro até sábado, dia do lançamento oficial, será presente à justiça. Ler este livro pode significar cadeia (pensávamos que já não havia disto no mundo ocidental). É um livro proibido.
posted by NMP on 4:29 da tarde
#
(0) comments
ORIGINALIDADES: No passado domingo o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa afirmou na TVI que o facto de os telejornais portugueses serem de quase uma hora e meia era um sintoma do terceiro-mundismo português. Elogiamos-lhe a isenção. Afinal de contas, ao domingo os telejornais são grandes porque incluem os seus comentários na TVI e o dos seus encarniçados concorrentes na RTP.
Mas já agora, gostávamos de fazer uma pergunta. Quantos países europeus têm antigos líderes e actuais altos dirigentes de partidos a comentar notícias nos telejornais ? Será isto um sintoma de desenvolvimento, de abertura do debate democrático, de vanguardismo comunicacional ? Ou é também um sintoma de terceiro-mundismo ? (Isto não quer dizer que não possam participar noutros programas de informação ou de cultura, mas nos telejornais ?!!).
posted by NMP on 4:09 da tarde
#
(0) comments
TENDÊNCIAS: Efectuámos uma actualização dos links situados à direita com novos blogs. A maior parte deles não é catalogável politicamente e foram incluídos noutras categorias. É bom sinal. Na blogosfera começa a falar-se de tudo sem um excessivo enfoque na política. A política está longe de ser tudo na vida. Começa a vislumbrar-se uma tendência para a especialização (surgem cada vez mais blogs mono-temáticos).
posted by NMP on 3:53 da tarde
#
(0) comments
IDEIAS VELHAS, MÉTODOS VELHOS: Daniel Oliveira publicou no BdE um post revelador. Escreve que o Fórum Social Português foi «... a primeira vez que organizações que nasceram "especializadas" se politizaram...», que «...os temas serão os de sempre ...» e que «...a chegada do Fórum Social Mundial ... não tem paralelo em Portugal.». Ou seja, o Fórum serviu sobretudo para a instrumentalização política de reivindicações parcelares e militâncias generosas. Para converter a militância altruísta e interesses corporativos normais em democracia nos temas de sempre.
E quais são os temas de sempre ? A destruição do capitalismo, a substituição da democracia representativa, a superação da ordem burguesa e liberal. Tudo isto com actualizações de linguagem: democracia participativa, globalização alternativa e rejeição do pensamento único neo-liberal. Ora bem, isto não tem nada de novo, como aliás o próprio Daniel bem reconhece. Tresanda a tentativa de constituição de uma 5ª Internacional (ou 4ª, dependendo da tradição comunista que sigam). A disputa entre o PCP e o Bloco de Esquerda da liderança deste processo é, a esse respeito, elucidativa.
Era bom que muitas ONGs, que são mantidas por gente que não sonha com amanhãs que cantam e morre de medo da ditadura do proletariado, ganhassem consciência do que está em causa. Ao esclarecer este embuste, Daniel Oliveira foi de uma honestidade política assinalável.
posted by NMP on 1:22 da tarde
#
(0) comments
F.C. PROFISSIONALISMO: No momento em que temos o prazer de acolher a bordo um novo marujo, listado de azul e branco, parece-me propício tecer algumas considerações sobre o F.C. Porto. E essas considerações podem resumir-se numa palavra: "profissionalismo". Podemos não gostar do estilo, do bairrismo ou mesmo duvidar da seriedade de alguns elementos mas... há que tirar o chapéu ao profissionalismo. E quem nos dera que fosse extensível a outros campos da sociedade portuguesa.
ESQUIZOFRENIA BLOGUÍSTICA: Há uma discussão em curso na blogosfera que me parece um pouco esquizofrénica: as intervenções em torno do meio que usamos para comunicar (os blogues). Pode ser falha minha. Percebo o interesse prospectivo (uma espécie de concurso de advinhação) em tentar pensar quais os caminhos futuros que a comunicação trilhará e qual o papel da blogsfera aí. Penso no entanto que é muito cedo para tirar conclusões. E sobretudo que as conclusões mais sólidas e consistentes só muito dificilmente serão tiradas por quem participa neste fenómeno (a eterna questão da objectividade/subjectividade).
Porque é esquizofrénica esta discussão ? Há quem ache que os blogues serão um meio para no futuro fazer história (o que se calhar está correcto), passando portanto a escrever no presente para o futuro e escrevendo sobre o futuro (da blogosfera) no presente. Existe quem publique artigos na imprensa escrita, sustentando que a relação dos blogues com a imprensa escrita não interessa nada (estando possivelmente certo, não deixa de ser paradoxal). Há ainda quem entenda que a blogosfera não tem muita importância (talvez), mas participe nesta discussão que justamente tem como consequência encontrar legitimação e argumentação (quem sabe se válidos) para aumentar a relevância da blogosfera.
Por último há os que como eu, mais levezinhos, fúteis e superficiais, acham que a discussão não interessa, que é precipitada e feita por quem não está em condições de pensar sobre ela com clareza e discernimento. Mas, hélas, pelo simples facto de ter proclamado esta pérola da despreocupação e vacuidade já dei por mim a emitir opinião sobre o estado actual do fenómeno bloguístico. Se isto não é esquizofrénico (ou umbiguista para usar uma terminologia mais em voga), o que será ?
posted by NMP on 5:32 da tarde
#
(0) comments
MEIO TERMO: Tem de haver um meio termo entre o nacionalismo gaulista francês e o federalismo europeu do senhor Fischer em matéria de política externa da União Europeia. Este ponto de vista é aqui defendido pelo ministro inglês para a Europa. A nossa opinião é coincidente, mas mesmo que não fosse o facto de este artigo ser assinado por um alto responsável britânico leva a concluir que essa é a única solução viável. Como a crise do Iraque recordou, quando estão em causa interesses económicos e políticos próprios relevantes e é necessário usar a força, a Europa tem dado sempre uma péssima ideia quanto à sua união.
posted by NMP on 4:45 da tarde
#
(0) comments
FAST FORWARD: Para os fanáticos de livros de celebridades, eis um bom guia para uma leitura rápida do livro de Hillary Clinton. Poupam dinheiro e ganham tempo para leituras mais interessantes.
posted by NMP on 4:34 da tarde
#
(0) comments
RECOMENDA-SE: A lúcida exposição de João Miranda do Liberdade de Expressão sobre a diferença entre os custos financeiros do Euro 2004 e o seu custo de oportunidade. Este blog, aliás, tem mantido uma excelente qualidade nas autênticas lições de economia que vai espalhando pela blogosfera (é só consultar os arquivos).
Claro que no caso vertente também se deve ter em conta as externalidades que possam surgir do investimento e da organização do torneio - parece no entanto díficil de argumentar que vão ser em montante tal que o justifiquem. Há um estudo da Federação que vai por este caminho mas dado os interesses em causa talvez seja melhor esperar por outros estudos de outras fontes.
posted by NMP on 3:13 da tarde
#
(0) comments
REFORÇOS: O Mar Salgado vai passar a incluir a colaboração de mais um velho lobo do mar. A navegação diária, ainda que com a ajuda divina de Neptuno, estava-se a tornar um acto demasiado solitário e de díficil manutenção.
O novo marinheiro desta tripulação é o Pedro Caeiro (PC).
O Pedro é politicamente inclassificável, sendo certo que, em quase todos os temas, pensa mais á esquerda do que a actual tripulação deste blog (ainda que noutras coisas talvez seja mais conservador, contradições próprias de espíritos livres). Desta forma, o Mar Salgado reafirma o seu carácter pluralista e de embarcação democrática, não renegando a sua filiação na União dos Blogues Livres - a maioria deste blog ainda é visceralmente contra o totalitarismo marxista da blogosfera, coisa aliás com que o PC talvez também concorde embora com diferenças de grau. Em breve haverá mais reforços para a linha maioritária neste blog.
Queremos aqui deixar um voto de boas vindas ao PC e agradecer-lhe a honra que nos dá em aqui expôr a sua inteligência, o seu fino humor, a sua argúcia jurídica e a sua cultura humanista, eclética e enciclopédica. Um grande bem haja para ele.
P.S. - Poupem-nos às piadinhas fáceis quanto ao nickname do senhor (PC). É certo que em algumas coisas parece um computador, mas está bem longe de ser um apparatchik.
posted by NMP on 1:02 da tarde
#
(0) comments
PRUDÊNCIA: No Prazer Inculto afirma-se avisadamente que as leis mínimas da prudência aconselham a que no espaço público não se fale de Política, Religião ou Futebol. Quanto ao futebol temos aguentado mas já sentimos na pele a validade destas leis.
Falamos ocasionalmente de política. Mas cometemos um erro primário: misturámos política com religião (ao comentar a inclusão da menção a Deus no preâmbulo da Constituição Europeia). Foi uma saraivada geral. Perdemos amigos e leitores. Fomos apelidados de jacobinos, anti-cristos e pior... de franceses. Quem nos manda a nós ter opiniões heterodoxas ?
posted by NMP on 12:27 da tarde
#
(0) comments
CRESCIMENTO TÍMIDO OU BOOM ?:Este artigo vem lançar dúvidas sobre a amplitude da retoma económica que começa a desenhar-se nos Estados Unidos. Como locomotiva da economia mundial, uma melhoria da economia americana teria um efeito de arrasto para o resto do mundo. O perigo para os europeus é que uma situação de deflação faça cair a União Europeia numa situação de recessão à japonesa (12 anos consecutivos de recessão). Mais uma vez se vê como a previsão dos ciclos económicos é uma das áreas mais díficeis e incertas da ciência económica.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.