Mar Salgado

sábado, março 5:

NO FIM SOMOS APENAS TERRITÓRIOS DESPOVOADOS: Quem mo diz é o/a comentador/a do meu post "Menos Um". Talvez fosse essa a minha intenção, a de descrever a palentologia da memória como a de uma disciplina do desperdício; o que fica é para ser desenterrado ( formulação clássica ) ou descodificado ( tradução actualizada). Seja como for, o problema do despovoamento mantém-se: as perdas são sempre mais pontuais/regulares do que as reconstituições.
É como se houvesse sempre algo de mais poderoso na memória do que se perde do que no rigor do que se ganha. Um tipo tem por exemplo, cinquenta anos, e perde o pai. O que pode ele fazer, na vida que lhe resta, para compensar essa falta? Nada. Mas se a uma criança lhe morre a mãe aos sete anos, tem a vida toda à sua frente? Pois tem, mas sem mãe. Ou seja, com a biografia limpa de cobertores entalados, reuniões de pais, férias na praia besuntadas com creme factor de protecção 30. Territórios vazios, qualquer que seja o balão panorâmico que utilizemos.


Um prazer trocar ideias consigo. A alternativa à subtracção não é apenas ficarmos sentados à espera da morte, se bem que isso até me pareça mais agradável do que procurá-la incessantemente, ou, pior, imaginar que ela não chega. Compreender a subtracção contínua, mais nuns casos do que outros, certamente, implica compreender a disposição dos planos: o que cá está e que julgamos nosso e intemporal, só nos foi emprestado. De certa forma ( isto vai mudando, compreenderá...), a vitória é o uso que fazemos do amor às coisas, e as grandes perdas explicam-nos se as usamos bem ou mal. O território despovoado - uma fotografia nossa ao lado de quem já não poderemos voltar a tocar e que já não nos ouve - é um retrato de uma expedição solitária.
 

posted by FNV on 10:09 da tarde # (2) comments

MNE: É o preço a que Roma paga. Ao marido de Maria. Maria Roma.
 

posted by VLX on 3:27 da manhã # (1) comments

sexta-feira, março 4:

MENOS ZERO: Na sequência do post anterior, falta, entre muitas outras coisas, referir uma palanca negra: a perda na infância. Um miúdo ou uma menina que perdeu um dos pais, por exemplo aos sete ou oito anos, sofre o que vocês não conseguem imaginar. Nem eu, de resto, mas que me habituei a ouvir.
Adultos, temos o trabalho, as amigas, o Benfica, mas temos sobretudo o passado atrás de nós. Temos alguma coisa que já fomos, o que ainda que vagamente, nos permite confiar. Em criança, não temos nada a não ser o silêncio. Amanhã, Sábado, era o dia em que o meu pai costumava jogar à bola comigo, muda aos cinco acaba aos dez, penalties só devagarinho. Mas esse Sábado transmuta-se noutro, impecavelmente organizado por familiares empenhados. Só anos mais tarde, quando não conseguimos fazer uma cadeira que seja do curso, ou quando o amor nos parece uma roleta russa, é que damos pela coisa.
O João dos Santos costumava contar a historieta da menina cujo pai estava em viagem de negócios e que não queria ir à escola nesse dia. Nesse dia, as crianças deveriam ir mascaradas de princesas e príncipes guerreiros. Quando a professora indagou do motivo da recusa, a menina respondeu-lhe: não posso lutar, o meu pai está em Paris.
 

posted by FNV on 9:46 da tarde # (0) comments

MENOS UM: Quando perdemos alguém, a primeira coisa a fazer é afixar de novo o preço do pão, como nas cidades bombardeadas. Significa isto conseguir sair da cama, voltar a trabalhar, a fornicar, a ver futebol, a cuspir para o chão. A rotina instala uma ordem preciosa, a única que temos. As fotografias, as pastelarias nas quais com ela bebemos um café ou a ele lhe compramos um bolo, essas salgas podem bem esperar. Por vezes, é muitos anos depois que desejariamos poder falar com quem perdemos. Então, raspamos anos de empáfia e aceitamos a derrota. Porque é que já não dói tanto? Pela complexa razão que então, somos outros. Já não somos quem perdeu, somos quem reconstituiu. Músculo após músculo, palavra atrás de palavra, a nossa vida já é outra coisa. Nessa altura, ao volante ou a pé, lembramo-nos do que ele ou ela nos diria: não interessa, já não nos podem ouvir.
Somos sempre uma subtracção, o que só descobrimos a espaços.


Sei-o muito, muito bem, e já aqui o escrevi diversas vezes; é nesse sentido que digo que "reconstituimos", que a nossa vida "já é outra coisa", obviamente adicionada da perda. Inevitável. Mas o post ia noutro sentido. A subtracção, o que perdemos, com o tempo coloniza territórios que a certa altura se autonomizam: já não nos ouvem.
Um abraço.
 

posted by FNV on 9:14 da tarde # (2) comments

LIVRO DE ESTILO: A propósito desta meritória iniciativa do Público - jornal que leio diariamente - embora ainda não tenha lido o referido livro desde já me questiono se o mesmo contem alguma reflexão sobre o "tratamento" dispensado ao anterior governo e sobre a imparcialidade do acompanhamento da campanha eleitoral (que culminou com a trapalhada sobre o pensamento de Cavaco, seguido de louvável pedido de desculpas).
Outra comparação interessante é a da atenção dispensada à formação do governo Santana em comparação com o aparente desinteresse em relação à formação do governo Sócrates. É o reino da paz e da tranquilidade. Nem parece que falta uma semana para a tomada de posse. Não há avanços, recuos, "negas" ou sequer convites, nem sequer aventados ministeriáveis e inerentes reacções, por parte de comentadores. Será que não sabem nada sobre o assunto? Comparem com o tratamento dispensado à formação do governo de Santana.
De resto, a avaliar pela 1ª página de hoje, parece que o mais importante, neste momento, é conhecer o futuro de Santana.
 

posted by Neptuno on 5:35 da tarde # (0) comments

TÍTULO PERIGOSO: Hoje, no Público, na página 17 ( edição Centro): "Esquerda quer que a violência sobre mulheres volte à tutela do primeiro-ministro".
Sempre me pareceu que à esquerda, a violência sobre as mulheres era mais institucional. À direita é mais do género alcoolizada, e ao centro mais informal.
 

posted by FNV on 11:36 da manhã # (1) comments

ACONCHEGO XIII: Com o frio caiu-me o nariz, e quando o apanhei meti-o logo no bolso. Mais tarde, em casa, reparei que afinal era o nariz de outro. Assim, quando lhe disser que a amarei para todo o sempre, alguém será milimétricamente apanhado a mentir.
 

posted by FNV on 10:56 da manhã # (0) comments

OS TEMPOS DO VERBO: Na capa do Independente, leio hoje esta declaração do padre Serras Pereira: "Há muitos católicos implicados na morte de seres humanos". Tem toda a razão. Há e houve: é um hábito que o tempo veste.
 

posted by FNV on 10:51 da manhã # (0) comments

ISTO ESTÁ TUDO LIGADO: Quando um tipo pensa que já conhece toda a cartilha paranóide-litigante que é usada lá pelas bandas do FCPorto, surpreende-se sempre. Dois jogadores do FCP foram alvo de um processo disciplinar, porque alegadamente terão demorado mais tempo do que o permitido a deslocarem-se a um controlo anti-doping no final de um jogo qualquer. Que diz, a este propósito, o novo treinador, José Couceiro? Isto: "Se há uma componente política, devido à mudança de governo, então o caso é diferente. Se assim for, estamos a ser usados num processo político".
 

posted by FNV on 10:44 da manhã # (0) comments

A LÍNGUA PORTUGUESA É MUITO TRAIÇOEIRA: Voltou aos écrans de televisão a publicidade mais hilariante - posto que se trate certamente de efeito involuntário - da última década. Vi o spot, pela primeira vez, há muito tempo atrás enquanto jantava no velho Aviz, e rebolei-me interiormente de riso (se assim posso dizer). Como a campanha durou só dois ou três dias, pensei que algum responsável pela coisa tinha mandado parar as máquinas.
Eis senão quando ela regressa, anos depois, com novo visual - mas sempre em tons de vermelho e com o mesmo slogan. No original inglês: Deep Red. Your fragrance, your rules. A versão portuguesa: Deep Red. A tua fragrância, as tuas regras.
Consigo ver o malandro do tradutor, agarrado à barriga, a mostrar a gravação do spot aos amigos depois do jantar, naquele momento-whisky em que o comum dos mortais partilha um episódio do South Park ou um filme do Zé do Caixão.



 

posted by PC on 12:51 da manhã # (0) comments

quinta-feira, março 3:

FELICITAÇÕES: Ao Blasfémias, blogue de referência da direita portuguesa, que celebra o seu primeiro aniversário com mais de três centenas de milhar de visitas. Um pretexto também para saudar o Gabriel Silva, que continuo a ler com o mesmo prazer dos tempos do Cidadão Livre, dado que já não se sopram as velas nos aniversários do seu blogue.

 

posted by PC on 11:33 da tarde # (1) comments

AGRADECIMENTO: A Natalia Vanderbeke, que, como o próprio explica, contribuiu de modo decisivo para o regresso do JMF às Terras do Nunca, desengasgando-o e levando-o mesmo a esquecer a má frequência que também o teria afastado da blogosfera. Obrigado, Natalia, e bom regresso, JMF!

 

posted by PC on 11:19 da tarde # (0) comments

SUMO: Luis C. Mennotti dizia que de um talento para o futebol se podia fazer um atleta, mas que o inverso era impossível. Desta equipa do meu Benfica, que hoje merecia ter ficado pelo caminho na Taça dePortugal, talvez se possa vir a a fazer bagaço. Nunca uma grande colheita.
 

posted by FNV on 10:55 da tarde # (1) comments

EUROCHERNE: O que nós, que por cá ficámos, beneficiamos na União Europeia com o envio de um "diplomático" peixe daqueles para Bruxelas (para além de eventuais ganhos internos, que não vêm agora ao caso), é o que se revela, sem demora, no problema das línguas: os espanhóis bateram ao pé contra a passagem ao trilinguismo (inglês, francês e alemão) em vários procedimentos internos, como conferências de imprensa e tradução de documentos; e nós até lhes demos uma ajudinha. O resultado não se fez esperar: a Comissão Europeia "rectificou", e decidiu alargar novamente as línguas permanentes (isto é, com tradução) nas conferências de imprensa dos comissários, para além do inglês, francês e alemão... ao italiano, espanhol (castelhano), polaco e holandês!
É certo que até parece haver um critério (número de falantes cidadãos da União). Mas havia mesmo que cortar pela linha que nos deixa de fora? E tínhamos de ter um presidente da Comissão para deixar de poder ouvir na nossa língua o que os comissários dizem?
 

posted by Velho do Restelo on 10:07 da tarde # (1) comments

SOLIDARIEDADE REGIONAL: O Aeroporto Francisco Sá Carneiro é hoje a representação física da equipa do FCP: a coisa está feia, falta muito tempo para acabarem as obras e a temperatura é glacial.
Mas pode ficar bonito.

 

posted by PC on 1:02 da tarde # (1) comments

APRENDER COM OS ERROS: Por uma questão de interesse público, espera-se que as duas candidaturas à liderança do PSD não degenerem numa lista única que alcandore Luis Filipe Menezes a vice-Presidente do Partido.
Nunca se sabe o dia de amanhã.

 

posted by PC on 12:58 da tarde # (0) comments

OBRIGADO CAMARADAS: Passamos a publicar uma carta anónima que, certamente por engano, chegou à nossa "redacção":
"Obrigado, camaradas jornalistas, por me deixarem trabalhar com total tranquilidade na escolha do novo executivo. Tenho reparado, com agrado, que o meu nome raramente tem aparecido na imprensa, que não há especulações com nomes "ministeriáveis", com eventuais "negas" ou preferências, que não há qualquer pressão sobre o andamento do processo. Enfim, nem parece que há um governo em formação, cuja composição é muito importante para os destinos do país, nem sequer que há responsáveis - eu, por exemplo - ou mesmo que o tempo está a esgotar-se.
Assim é que é. Deixem-me trabalhar, como dizia o outro.
Bem hajam!"
 

posted by Neptuno on 12:56 da tarde # (0) comments

SONDAGEM: Seria interessante saber o que os portugueses pensam sobre as seguintes questões:
- haverá renovação no PSD com a liderança de Marques Mendes, Ferreira Leite ou Meneses?
- acredita num governo que recupere os ministros do último governo Guterres?
 

posted by Neptuno on 12:41 da tarde # (0) comments

terça-feira, março 1:

ACONCHEGO XII: "Porque é que às vezes é tão difícil decidir até onde vamos passear?", perguntava Thoreau. Heidegger escrevia sobre os seus holzwege, "passeios/caminhos da madeira/no bosque", qual Siddhartha feito repórter: os lenhadores e os guardas-florestais conhecem os caminhos.
Também por vezes tenho a estúpida pretensão de conhecer alguns caminhos, que outros cartografaram: geógrafos histéricos, canalizadores honestos, orfãos obrigatórios. Certas narrativas ecoam nas minhas, malhando aço e areia, mas com a limpidez da rotina a coisa perde-se, e volto ao meu porto. Onde não há lenhadores nem guardas-florestais.
 

posted by FNV on 10:00 da tarde # (0) comments

TERRITÓRIO & REPRESENTAÇÃO: Edward Said, numa entrevista ao "Progressive" ( publicada em "Power, Politics, and Culture; Interviews with Edward W. Said", Vintage Books, New York 2002), aponta ( pp 318-319) um aspecto essencial, no plano político, do problema palestiniano: "somos hóspedes em todo o lado". A democratização, a ocidentalização ( palavra perigosa...) das estruturas politicas palestinianas choca de frente com este problema: a inexistência de uma razoável identidade e homogeneidade geográfica. Said entendia em 1987, data da entrevista a que me refiro, que os palestinianos poderiam dar o exemplo em termos de representação democrática, e não tinha qualquer problema com as palavras. Ou seja, se o pluralismo siginifica para a Palestina algo importado do Ocidente, tanto melhor.
Said refere ainda uma verdade evidente nesta entrevista, quando diz que muitos palestinianos da diáspora estão alojados em países sem qualquer vivência democrática. Claro que a retirada israelita de algumas zonas seria um passo decisivo para a consolidação de um estado de direito democrático na Palestina. E existe mais do que um actor nada interessado em que isso aconteça.


Adenda: Na minha insignificante opinião em matéria de diplomacia, Israel deveria ter participado na conferência que se desenrola neste momento em Londres, ainda que a condenação da intifada não faça parte do sumário da reunião: perde mais do que ganha.
 

posted by FNV on 12:36 da tarde # (0) comments

segunda-feira, fevereiro 28:

OS MEDIA E AS ELEIÇÕES: Independentemente dos jogos de bastidores, pressões e tentativas de influenciar os media por parte dos partidos políticos - eventos que raramente chegam a ser integralmente conhecidos do grande público - e independentemente dos (de)méritos de Santana Lopes e da sua equipa nos resultados das eleições legislativas, penso que se deve questionar objectivamente a actuação dos media na respectiva campanha eleitoral. E, objectivamente, pode afirmar-se que o tratamento dispensado a Santana foi tudo menos isento. A partir de certa altura gerou-se um certo unanimismo na imprensa escrita e em certos canais de televisão contra Santana, favorecendo claramente o seu adversário político.
Tudo isso seria aceitável se esse "alinhamento" fosse precedido de uma posição editorial nesse sentido, por parte do(s) orgão(s) de comunicação em questão. Se assim fosse, os destinatários poderiam fazer o seu juízo dispondo de todas as coordenadas, podendo valorizar, desvalorizar ou ignorar tal orgão em conformidade. No entanto e o que é grave é que tal alinhamento foi praticado a coberto da credibilidade que é conferida a meios de comunicação que são, ou eram, considerados referências de isenção, credibilidade e seriedade. E assim, os destinatários receberam como boa e credível uma realidade que foi deliberadamente distorcida - por acção e/ou omissão - em função de determinado objectivo. Isto chama-se manipulação.
Seria bom para a democracia que houvesse mais opções para fazer face ao monopólio das "referências" mediáticas existentes - monopólio = poder, e este corrompe... - e seria igualmente bom que certos orgãos de comunicação, em prol da sua reputação, fizessem uma análise do seu comportamento na última campanha eleitoral.
 

posted by Neptuno on 4:18 da tarde # (6) comments

domingo, fevereiro 27:

VELHOS CÚMPLICES: Israel quer retirar dos territórios ocupados, mas a Jihad não deixa. Abbas, o sucessor de Arafat, é claro: " não ficaremos silenciosos perante este acto de sabotagem". Mas o silêncio da inteligência europeia, que há muito definiu as águas - os sionistas ricos contra os árabes oprimidos - é todo um programa.
Já aqui o escrevi e repito-o: qualquer aroma a secularização que chegue às narinas dos conservadores islâmicos é imediatamente abafado com o cheiro da pólvora. Vai ser muito interessante ver como a tal inteligência europeia, que desculpou sempre o assassino fundamentalista sob o (falso) pretexto da auto-defesa, reage, agora que a vítima ( para já indirecta, pois a intenção dos atentados é levar Israel a recuar no propósito de retirada) é o próprio povo palestiniano. Os senhores da guerra estão-se nas tintas para os direitos e dignidade do povo palestiniano, e por isso tudo farão para que Israel permaneça nos territórios ocupados. O que lhes interessa, com o apoio do anti-semitismo e antiamericanismo europeus, é manter a velha ordem, a ordem da fiqh, da morte e da submissão.

Caro Lutz: a inteligência europeia a que me refiro é a mesma que não digeriu a participação eleitoral no Iraque. Quanto ao segundo aspecto, claro que estou de acordo consigo; muitos erros ( e massacres, como já aqui escrevi) Israel cometeu com e sem o apoio dos EUA. Mas neste post estava em causa um aspecto actual da situação, porque senão, como diz o meu companheiro de nau P.C., acabamos a discutir a arbitragem do Inocêncio Calabote nos anos sessenta.
Um abraço blogosférico.
 

posted by FNV on 2:49 da tarde # (4) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012