Mar Salgado

sábado, junho 26:

ENGANEI-ME: Não pelo que escrevi, mas pelo que, em pensamento, supus que fossem as intenções de Durão Barroso quando o escrevi.
Não se deve subestimar a importância do cargo e a honra que ele representa para o designado. Mas também não se deve confundir o procedimento de escolha do Presidente da Comissão Europeia com os processos de canonização.
Noutro plano, sem querer alinhar já com os profetas da desgraça, parece-me claro que a aceitação do cargo por Durão, se tiver como consequência a indigitação de Santana Lopes para PM, sem realização de eleições, deixará vários arguidos para o tribunal da História: o próprio Durão e Jorge Sampaio, como coautores. E, cúmplices, os partidos da oposição que não se opuserem, por miserendos cálculos de conveniência eleitoral.
 

posted by PC on 12:05 da manhã # (2) comments

sexta-feira, junho 25:

A PRESIDÊNCIA DA CE E O PS: Causa revolta e nojo a forma tíbia e mesquinha de como o PS faz política, sem o mínimo sentido de Estado. Sobre a candidatura de Durão Barroso à presidência da CE, o secretário nacional do PS, Pedro Adão e Silva, terá dito ao INDY que isso não deixaria de ser uma fuga do PM.
O PS devia ter vergonha e pejo: foi das suas hostes que houve um PM que fugiu envergonhado num momento de crise criado pelo próprio PS. Em segundo lugar, a concretizar-se o que se fala, não se trata de uma fuga nem é sequer comparável a Guterres: Guterres escapuliu-se quando o mundo criado por ele se desmoronava sobre ele (e sobre o resto do país). Barroso é chamado pelo conjunto das nações europeias para assumir um cargo de importância crucial, que honra a nação; e Durão Barroso deixa ainda ao país (ao contrário do que fez Guterres) as finanças públicas equilibradas ou a equilibrarem-se e a economia a recuperar - as diferenças são evidentes. Por fim, percebem-se mal as críticas, vindas do PS, partido que queria impor a Durão Barroso um dos seus elementos só porque imaginava que ele teria ténues hipóteses de vir a ser Presidente da CE (quando nem a restante família socialista europeia o queria). Haja decência e decoro no PS!
 

posted by VLX on 8:09 da tarde # (0) comments

A PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO EUROPEIA: A ser verdadeira a notícia do apoio unânime dos países da UE a que a Presidência da Comissão seja entregue a Durão Barroso, trata-se de um acontecimento excepcional. Trata-se de um cargo importantíssimo que constitui uma enorme honra para a pessoa e para o país. Nem a nação pode pedir à pessoa que abdique de tal cargo, nem a pessoa tem a liberdade de poder privar o país dessa mesma honra e importância.
 

posted by VLX on 7:54 da tarde # (1) comments

quinta-feira, junho 24:

ULTIMATO INGLÊS: Estamos a pouco tempo de poder regularizar umas pequenas e velhas contas que temos com o nosso mais antigo aliado. Aproxima-se tempo de sofrimento (pobres unhas, o que as espera!...), na expectativa de que tudo finde em alegria esfuziante, Albufeira fique mais sossegada e o país feliz. Com uma certeza: desta vez, nós podemos estar certos e convictos de que qualquer exibição menos boa dos nossos jogadores não se deve a eles próprios, a qualquer um deles, mas apenas a quem não teve a visão de formar e treinar mais cedo a equipa que todos nós sabíamos ser a ideal. Mas este assunto já nem interessa: que jogue maravilhosamente e que ganhe Portugal!
 

posted by VLX on 6:37 da tarde # (2) comments

O SEU A SEU DONO: No exame de História, um texto de Ramalho Eanes de 1977 foi apresentado aos alunos como sendo de Costa Gomes. Uma qualquer responsável (não fixei cargo nem nome) veio à televisão dizer que errar é humano. A afirmação, aplicada ao caso, é imbecil, porque para os alunos, errar é reprovar, não passar ou não entrar na universidade.
Segundo o jornal Público, os exames são feitos por uma equipa de autores, chefiada por um coordenador, vão a consultores, voltam aos autores, são revistas por uma equipa de auditores e faz-se uma revisão final: passam por uma dezena de pessoas. Uma gralha, admite-se hipoteticamente que passe por uma dezena de pessoas; um erro destes num exame de história não se admite. O que anda aquela dezena de pessoas a fazer por ali? Numa empresa privada, esta malta seria logo posta no olho da rua (provavelmente para depois ser reintegrada ou indemnizada pelo tribunal de trabalho da área mas enfim...). Na administração pública, imagino que a população se queixe do ministro respectivo, o qual não tem culpa nenhuma de ter incompetentes a trabalhar no ministério.
 

posted by VLX on 6:35 da tarde # (1) comments

PS, ps2: A insistência de Ferro Rodrigues em António Vitorino para comissário é tão indefensável que até ao próprio deve causar alguns calafrios e vergonha. E então quando Ferro Rodrigues insiste na presidência da Comissão, Vitorino deve tremer de vergonha perante os seus actuais pares e enfiar-se no primeiro buraco que encontrar. Porque faz então isto Ferro Rodrigues? Imagino que seja uma tentativa desesperada de manter Vitorino ocupado. É que se ele tem de regressar ao país sem nada que fazer, ainda lhe pode passar pela cabeça candidatar-se a secretário-geral do PS. E candidatos ao cargo Ferro Rodrigues já tem que chegue...
 

posted by VLX on 6:21 da tarde # (1) comments

PS, ps (post scriptum, bem entendido): Enquanto isto, Ferro Rodrigues assobia para o lado e insiste na manutenção de António Vitorino para comissário europeu e para presidente da Comissão. A família socialista tem uma ideia muito curiosa sobre a democracia: imagina que mesmo perdendo as eleições europeias pode escolher as pessoas a designar para os cargos (já tínhamos visto política semelhante quando injustificadamente quiseram perpetuar no cargo a pessoa que dirigia a Cruz Vermelha...). As razões socialistas para as exigências relativas a Vitorino prendem-se com uma ténue, muito longínqua e aliás já completamente afastada hipótese de ele vir a ser designado presidente da Comissão. Mas como sabem que isso nunca acontecerá, exigem-no também porque acham que Vitorino é competente. A competência de António Vitorino (tema que me lembra sempre um certo personagem do Eça...) podia até ser uma realidade. O que acontece é que nos partidos da coligação existem inúmeras pessoas igual ou superiormente competentes.
 

posted by VLX on 6:19 da tarde # (0) comments

JOÃO SOARES E A ÉTICA POLÍTICA: Um dos maiores críticos de Ferro Rodrigues é João Soares mas o seu discurso é frouxo e não engana um cego. Na entrevista dada ao Público/Rádio Renascença, João Soares vai dizendo que é pela ética política, que a sua candidatura se afirma pela positiva, que não quer criticar ninguém e que prefere falar das suas propostas. Estas resumem-se a dizer que o PS precisa de se "impor como uma referência que é na sociedade portuguesa em torno de propostas que tenham que ver com questões fundamentais da vida política e cívica"(deve ter roubado redonda a frase a Jorge Sampaio...) e que é pela "ética política". Não diz mais nada.
No resto da entrevista passa o tempo a dizer que Ferro Rodrigues não tem projecto para o PS nem ideias para o país, refere-se ao que se passou de "vergonhoso na lota de Matosinhos", critica os "aparatchiks" e o "lobbying", desanca Pina Moura, recorda (acaso as pessoas se tivessem esquecido...) a colagem excessiva do PS ao caso da pedofilia na Casa Pia e, tal como o paizinho já tinha feito logo após as eleições, atira a explicação dos resultados eleitorais para o Prof. Sousa Franco. Sim, senhor. Para propostas políticas e ética política do Dr. João Soares, estamos conversados.
 

posted by VLX on 6:16 da tarde # (1) comments

PS: O Partido Socialista é com efeito o mais divertido partido do panorama político nacional. Nem quando as coisas lhe correm bem eles as deixam andar normalmente. Logo na noite das eleições Ferro Rodrigues fazia um discurso que demonstrava claramente ser um líder acossado e contestado. E por muitos: Sócrates, Lamego, Soares em voz alta, e um grande número de líderes em silêncio e com o seu silêncio. Se nem os seus pares o aceitam e querem, como se pretenderá que a população portuguesa queira e aceite Ferro Rodrigues?
 

posted by VLX on 6:14 da tarde # (1) comments

DE VOLTA À NET! Finalmente voltei a ter ligação à net, após 16 longos e penosos dias. Quando o distanciamento temporal me fizer esquecer os incómodos, as visitas constantes do piquete, os horários do piquete, os jantares interrompidos, os dias gastos em espera, os telefonemas inconsequentes, as experiências realizadas pelos auto-denominados técnicos... quando tudo isso me parecer longínquo e me fizer até esboçar um leve sorriso, eu prometo contar aqui tudo com detalhe e sem esquecer nenhum dos pitorescos episódios.
 

posted by VLX on 6:13 da tarde # (0) comments

JOGAR FORA: Portugal passou aos quartos de final e joga hoje com a Inglaterra, a eliminar. Como país organizador, cumprimos o pesado caderno de encargos da UEFA, que incluíu a construção/reconstrução de dez estádios de futebol. A organização e o desenrolar da competição têm sido excelentes, a todos os níveis. No entanto e segundo parece, hoje estarão mais ingleses do que portugueses no estádio, já que a federação portuguesa não conseguiu arranjar os bilhetes a que deveria ter direito. Como é normal neste país, ninguém é responsável por coisa nenhuma e a culpa será da misteriosa organização que é a UEFA.
Com situações destas e com dirigentes deste calibre não admira que o orgulho nacional esteja de rastos. Valha-nos a bola!
 

posted by Neptuno on 12:44 da tarde # (0) comments

quarta-feira, junho 23:

BALANÇO: A República Checa é a melhor equipe do Euro 2004. O balanço deve-se fazer agora, já que daqui para a frente em jogos de eliminação, tudo pode acontecer (ninguém está livre de ser eliminado com uma má decisão de um árbitro ou um golpe de sorte dos adversários).
Na fase inicial, começou 3 vezes a perder e por 3 vezes virou o resultado. Ganhou à Holanda, no mais espectacular jogo de futebol a que assisti nos últimos anos - um autêntico recital de ambos os lados.
Esta equipe nos últimos 26 jogos que disputou apenas perdeu 2 (um dos quais um particular).
É, na minha opinião, o principal candidato à vitória final.
 

posted by NMP on 10:15 da tarde # (1) comments

A LER: O indispensável e selectivo Almocreve das Petas faz uma ligação e cita parte de uma notável entrevista de George Steiner. Aí se menciona essa espécie de torpor e cansaço que a Europa denota quando comparada com a América. É um tema que, a espaços, aqui já aflorámos e sobre o qual concordamos com as palavras de Steiner, particularmente acertadas a nível universitário, de investigação científico e até cultural (...el porvenir de las ciencias e del pensamiento esta en estos momentos en los Estados Unidos...).
Mas talvez por estar deste lado do Atlântico a parte da entrevista que mais me tocou foi esta:

No puedo imaginarme ni una hora de mi vida sin la riqueza de Europa, sin sus cafés, por ejemplo. Esos cafés que uno encuentra desde la costa atlántica -pienso en el de Pessoa en Lisboa, tan hermoso- hasta San Petersburgo, Odessa y Kiev. Moscú, en cambio, nunca tuvo cafés, pero Moscú es ya el principio de Asia, la inmensa Asia. Los cafés de este tipo tampoco existen en Estados Unidos ni en Inglaterra. Mantener ese diálogo de felicidad y de angustia, de ironía y trabajo, es algo para mí fundamental que, de forma milagrosa, ha sobrevivido a dos guerras mundiales y al Holocausto. Sin duda, habría que elaborar una metafísica del café...

Volviendo a la pregunta inicial, me recuerda la frase de Saint-Just: "La felicidad es una idea nueva en Europa", frase pronunciada poco antes de morir en el cadalso. Hoy tengo un poco la impresión de vivir un epílogo semejante a los de Atenas y Jerusalén. Yo he escogido -con pasión- quedarme en Europa, pero la cuestión de irse es muy real para quienes tienen la oportunidad de hacerlo. ¿Qué porvenir tienen en Europa donde, en algunas de sus regiones, las divisiones son cada vez más duras y feroces?


É curioso como muitas vezes apenas nos queixamos do que não temos. Será a nostalgia, ou a portuguesa saudade, um indispensável cimento da nossa identidade ? Será necessário sair para descobrir e medirmos o quanto valemos e temos conquistado ? (sem glorificações tontas, nem pessimismo deslocados).
Partilho aqui um pormenor insignificante da minha vida quotidiana: muitas vezes circulo na América com um guarda-chuva com a bandeira da União Europeia, o que me faz sentir aqui pateticamente orgulhoso. Acho que se o fizesse em Lisboa, Paris ou Berlim me sentiria ridículo (isto como é óbvio pode ser só problema meu, a resolver na próxima ida ao psi, mas algo me diz que é uma atitude que seria adoptada por muito boa gente que conheço).
Estas questões aparentemente triviais abrem a porta a debates interessantes: é o anti-americanismo europeu (surge hoje de forma mais ou menos disseminada por toda a Europa) a primeira manifestação de um nacionalismo pan-europeu, como sustenta Timothy Garton Ash ? Como sabemos, todos os nacionalismos nascem da oposição ao outro (ao estrangeiro, ao judeu, à América). Deve a Europa construir-se contra a ideia de América ? Melhor ainda, pode a Europa construir-se contra a América ?
Espero e penso que a resposta a todas estas perguntas é não, mas este debate frontal e aberto terá de se fazer.
 

posted by NMP on 4:34 da manhã # (1) comments

HUMANISMO PENAL EUROPEU II: Ao nosso Comandante, sempre tão proficiente e lúcido quando comenta matérias económicas, foge-lhe de vez em quando o pé para a chinela simplista quando se inebria com os defeitos da Europa.
Desta vez, no meio de um maremoto de posts (não há fome que não dê em fartura), calhou ser a propósito da pena de prisão perpétua aplicada a Dutroux pelos tribunais belgas. Só duas notas, de amoníaco, para fazer abrandar, quiçá murchar, o dedo em riste do nosso dux.
Em primeiro lugar, grande parte dos países da União Europeia permitem, de facto, a aplicação de penas de prisão perpétua efectivas. Todavia, importa lembrar que muitos desses países tinham, até há algumas décadas, a pena de morte, que foram progressivamente abandonando, até chegarem ao ponto de estabelecer uma proibição geral da mesma como condição de pertença à União.
Em segundo lugar, a violência penal de um país não se mede só pelo tipo de penas que aplica, mas também pelas suas taxas de encarceramento. Assim, para dar um exemplo, Portugal não tem prisão perpétua desde 1884 - e tinha em 2001, a par de Inglaterra e Gales, a mais elevada taxa de encarceramento da União (128 presos por 100.000 habitantes).
Ora, neste particular, a taxa média de encarceramento da UE era, em 2001, de 88 presos por 100.000 habitantes; a da Rússia era de 465 e a dos EUA de 702 (setecentos e dois) presos por 100.000 habitantes. O que significa que, se o sistema penitenciário americano fosse uma cidade, seria talvez a quarta ou quinta maior metrópole do país. O que significa, também, que é um excelente mercado, cheio de oportunidades de negócio.
Mas enfim, merceologia à parte, não fique o nosso Comandante com a ideia de que, em matéria de "violência penal", a Europa (e, já agora, a Rússia) não têm lições a dar aos EUA.
 

posted by PC on 4:31 da manhã # (4) comments

AGRADECIMENTO: Uma consulta ao Barnabé permitiu-nos saber que o Mar Salgado foi premiado pelo Causa Nossa, na festa do Solstício de Verão (ver post anterior), como o melhor blogue de direita.
Cabe aqui nesta altura agradecer às nossas famílas, às consortes, ao cão e gato, mencionar a honra em ser nomeado ao lado de tão brilhantes bloggers e deixar cair uma lágrima furtiva pela distinção.
Dirão os espíritos mais atentos (ou mais cínicos) que isto de ser premiado como o melhor blogue de direita por um blogue de esquerda é para desconfiar. Traz água no bico (se calhar estamos a fazer qualquer coisa mal).
Mas enfim, em tempo de festa, resta deixar aqui um sentido obrigado aos generosos companheiros de navegação bloguística do Causa Nossa.

P.S. - Neptuno: ai vais fazer companhia aos tubarões, vais...
 

posted by NMP on 4:16 da manhã # (0) comments

UMA SAUDAÇÃO QUENTE e veraneante para o Causa Nossa, que em 6 meses se tornou num farol de inteligência e combatividade no nevoeiro da blogosfera lusa. O Causa Nossa foi particularmente simpático com esta nau, honrando-nos com uma nomeação para os seus prémios.
O tripulante destacado (Neptuno), devido certamente a ponderosas razões, talvez não tenha sido capaz de representar esta barca na bem merecida festa do Causa Nossa. Vai ter de andar na prancha.
 

posted by NMP on 4:08 da manhã # (0) comments

CÁ SE FAZEM, CÁ SE PAGAM: A Al-Qaeda resolveu cortar mais uma cabeça. Desta vez a um sul-coreano. Co direito a filme e tudo. Circulei um pouco pelos locais onde o clamor de indignação com as torturas de Abu Ghraib se fez ouvir (e bem) com estrondo. Nem uma palavrinha.
Os sul-coreanos, bem se vê, estavam a pedi-las - amiguinhos dos americanos (ainda se fosse do Norte). Ainda por cima (quase que me esquecia) eliminaram-nos do último Mundial. Esta gente põe-se a jeito...
 

posted by NMP on 3:59 da manhã # (0) comments

HUMANISMO PENAL EUROPEU: Por falar em indignação selectiva, não é que o senhor Dutroux, um autêntico monstro é certo, foi condenado a prisão perpétua na Bélgica. No coração da Europa humanista. Da Europa que passa a vida a dar lições ao resto do Mundo, especialmente à América, sobre a sua violência penal.
Apetece dizer, abusando da frase de Bertrand Russell sobre a humanidade, que a Europa tem uma moral dupla: uma que prega, mas não pratica, outra que pratica, mas não prega.

P.S. - Para que conste, sou totalmente contra a pena de morte em qualquer situação. Penso ser uma consequência lógica e natural desta posição ter de ser contra a prisão perpétua. Não que me comova com o destino de um facínora, mas questões de princípio não são para apregoar ao sabor dos ventos (ou das ideologias e simpatias políticas).
 

posted by NMP on 3:33 da manhã # (0) comments

MAIS UM LACAIO: Durante meses uma discussão ocupou ablogosfera sobre o ressurgimento do anti-semitismo em todo o Mundo particularmente na Europa. Quando levantámos esta questão ou mencionámos este fantasma fomos muitas vezes apelidados de lacaios de Sharon e dos radicais judeus. De apenas pretender com estas denúncias branquear a repressão dos palestinianos (como se estas duas discussões tivessem uma coisa a ver coma outra).
Pois agora a vasta conspiração mundial judia e pró-Sharon encontrou mais um aliado. Nada mais, nada menos que o Secretário-Geral da ONU, como se lê nesta notícia.
Aguardamos as reacções chocadas dos profissionais da indignação selectiva.
 

posted by NMP on 3:24 da manhã # (0) comments

terça-feira, junho 22:

O PESO DAS SOMBRAS: Quando a campanha para as eleições americanas parecia estar lançada a todo o gás, dois acontecimentos fizeram o passado dominar a agenda mediática presente. A morte e exéquias de Ronald Reagan e o lançamento, amanhã, do livro de memórias do ex-Presidente Clinton, My Life.
Esta obra volumosa de 950 páginas ainda não está à venda e já tem mais de 2 milhões de encomendas. As portas das livrarias estão cheias de filas de gente que aí se perfilou de véspera, à chuva ou sob o sol tórrido, para amanhã ter a certeza de que comprará o livro. Um pouco à semelhança do que se passa a esta hora na sede da FPF para os bilhetes para o jogo Portugal-Inglaterra. Este fervor pela leitura é aparentemente estranho, num povo de incultos e consabidamente intelectualmente inferior, como nos é ensinado desde pequenino na Europa, pelas inteligências locais do costume.
O livro foi um pouco mal recebido pela crítica (que a ele já teve acesso). O insuspeito New York Times apelida o livro de "aborrecido" e "propenso a adormecer o leitor". Parece ser opinião generalizada dos críticos que já leram o livro que as melhores partes são as descrições da infância no Arkansas.
Isto no entanto não invalida o verdadeiro blitz mediático que esta publicação criou. Clinton desdobra-se em entrevistas - entre as quais uma no programa Panorama da BBC, que passa na SIC Notícias, onde se descontrolou, irritando-se depois de perguntado insistentemente se estava sinceramente arrependido do affair com Monica Lewinsky. Clinton fala compungidamente desse processo, argumentando à sua melhor maneira: o meu comportamento foi errado, mas o processo de impeachment também o foi. Provavelmente tem razão.
Mas o mais curioso é a forma como fala destes episódios, referindo-se ao acompanhamento especializado a que teve de se submeter para explicar o seu comportamento pessoal. Como precisou de aumentar o sue auto-conhecimento para evitar cair em tentações em mentir aos que mais ama e ao povo americano. A explicação psicanalítica, que Clinton não se cansa de repetir, está na sua infância infeliz, sujeito a um pai alcoólico, e na forma como ela o obrigou a compartimentalizar toda a sua vida em mundos separados mas por vezes conflituantes: a política, a família, os amigos e as amantes.
Clinton faz pontaria com mestria a dois mercados: os que gostam de biografias de políticos, cheios de questões políticas maçudas, e os viciados em obras do tipo "Como ser melhor em 30 dias".
Esta excitação mediática a propósito do lançamento do livro lembra-nos como estamos perante um comunicador talentoso e um político carismático. E aí reside provavelmente o maior problema de John Kerry.
 

posted by NMP on 10:54 da tarde # (0) comments

CANDIDATO À HIPÓTESE: O nosso Primeiro já esclareceu que não apresentou o seu nome como candidato a Presidente da Comissão, nem passou procuração para o efeito. A verdade é que "o nome surgiu assim, naturalmente". Sim, e pelo que se ouviu ao Presidente do PPE, acompanhado de mais meia dúzia de alternativas. Naturalmente. Pior do que falarem mal de nós...
 

posted by PC on 10:09 da tarde # (0) comments

"QU'ATTENDONS-NOUS, AINSI RASSEMBLÉS SUR LA PLACE?...": Já vieram os ingleses, os suíços e os franceses.
Dos bárbaros é que nada.
 

posted by PC on 4:03 da manhã # (2) comments

segunda-feira, junho 21:

UMA VITÓRIA LUSA: Os jogadores da selecção portuguesa merecem todos os elogios e mais alguns pelo jogo de ontem com a Espanha. Esforçaram-se, trabalharam e ganharam. Foram um exemplo de entrega, espírito de sacríficio e atitude competitiva. Tiveram sorte, mas procuraram-na. Não parecia a mesma equipa do jogo com a Grécia (talvez porque, após tantas felizes alterações, não é de facto a mesma equipa).
Foi também um jogo disputado nos limites, com raça, garra e os truques típicos dos jogadores latinos - foi o jogo até agora com menos tempo útil do Euro 2004 - até aos 57 minutos os espanhóis demoravam a repôr a bola, a partir daí estranhamente os portugueses foram atacados por artero-esclerose na marcação de livres, cantos, lançamentos da linha lateral e na recuperação de faltas sofridas. Enfim, normal e perfeitamente legítimo.
Mas o pormenor mais engraçado do jogo foi revelado pelo jovem atacante espanhol Fernando Torres. Segundo declarações do jogador ao jornal "Marca", os portugueses, após o golo de Nuno Gomes, começaram a dizer aos jogadores espanhóis que os russos haviam marcado o 3º golo, que não precisavam de correr tanto porque estavam apurados.
Apesar de ter sido um suado, merecido e justo triunfo, não seria uma típica vitória lusa senão incluísse este delicioso truquezito manhoso.
 

posted by NMP on 11:10 da tarde # (0) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012