Mar Salgado

sábado, outubro 21:

O MAR SALGADO:

 

posted by PC on 8:53 da tarde # (2) comments

"AND TOMORROW IS NOT THAT FAR" : É o que responde Abu Muhammad al-Ansari, comandante do Jeish al-Islam ( "Exército do Islão") na Palestina, quando lhe perguntam se vai ou não matar o soldado israelita capturado antes da última guerra libanesa. O comandante diz que só não mataram ainda o soldado porque "os judeus, odiados por Allah, mais tarde ou mais cedo aceitarão todas as nossas exigências". Esta entrevista está publicada na mais recente edição ( Setembro/Outubro 2006) do Sada al-Jihad ( "O Eco da Jihad ") , uma revista on-line dedicada à problemática mujahideen. Um outro artigo interessante é aquele onde são fornecidas instruções sobre como viajar em cidades, independentemente do que se vai fazer: nada de dar o nome próprio em hoteis, nada de pedir recibos, alugar carros de modelos populares, etc.


Nota: resumo e tradução via www.siteinstitute.org.com
 

posted by FNV on 3:49 da tarde # (0) comments

Wang Fu-chih ( I ) : Para desanuviar de meninos e meninas insaciáveis de cobertura mediática, mais chineses. Wang Fu-chih ( ou Wang Ch'uan-shan) é um dos fabulosos personagens da transição da dinastia Ming para a Quing. De entre os poucos acerca dos quais conheço alguma coisa, este é um dos meus preferidos. Escritor desvairado de filosofia e de política ( comentou quase todos os clássicos confucionistas) , refugiou-se numa montanha grande parte da sua vida, desgostoso com a cedência Ming ao poder manchu. Também não quis lutar.
Para já ( depois virá mais), um bocadinho do "Fogueiras em T'ung-kuan" , tradução de Cyril Birch, porque Wang também se dava à literatura. Percebe-se bem o sentimento de perda e o de lealdade. O viajante dirige-se para fronteira e depara com as fogueiras que aquecem os guardas:


" Where is this, that oars cease and voices mutter in the
night?
The river black, clouds too thick
To sail on to the sky's edge.
Here long ago came the wandering Tu Fu
To climb a rise, look down on the water and rhyme his
grief. "
 

posted by FNV on 1:13 da manhã # (2) comments

sexta-feira, outubro 20:

PEARL JAM: Já aqui falei dos memoráveis espectáculos da banda em Lisboa, em Setembro. Sem querer cair em exageros, penso que o da segunda noite é dos melhores registos ao vivo que alguma vez ouvi. Se alguém estiver interessado, o download está disponível no site oficial da banda www.pearljam.com, a bom preço.
 

posted by Neptuno on 5:04 da tarde # (3) comments

quinta-feira, outubro 19:

A TORNEIRA CONFUSA: Cochofel recorda Celas, então um plácido subúrbio de Coimbra, recortado de quintas e jardins. Ouvia num gramofone os garganteados de Amelita Gallicurci e, mais tarde, já no gira-discos eléctrico, o fadinho de Menano. Hoje, segundo abesoiradas opiniões - a de um especialista do Bloco de Esquerda e a de um ex-secretário de Estado do eng.º Guterres -, Coimbra está "descaracterizada pelos centros comerciais". Noutros tempos, o bodum dos sovacos dos lentes, as unhas encravadas nos pés das tricanas e as sessões porno do extinto cinema Avenida; era Coimbra e o seu crinalvo encanto.
 

posted by FNV on 9:57 da tarde # (3) comments

RESGATES: Não sei se já lá foram, mas a jukebox do Anarca está a fazer furor. 70's e 80's em barda, com discos pedidos e tudo. À noite, é angariar umas cervejolas e estamos de volta ao Etc.

 

posted by PC on 3:48 da tarde # (5) comments

PIOVE: O problema com as cheias é que não adianta pôr a GNR a patrulhar as ribeiras.
 

posted by FNV on 12:55 da manhã # (2) comments

BOLAS: A pretexto de o Rivoli não ser assunto para tanta cobertura mediática, vários blogues dedicam ao não-assunto dezenas de posts. No bilhar livre, chama-se a isto carrão.
 

posted by FNV on 12:06 da manhã # (0) comments

quarta-feira, outubro 18:

AS FARIO E OUTRAS HISTÓRIAS: A nossa conterrânea Catarina publicou uma verdadeira história de pescadores no 100nada, daquelas saborosas, que se contam na véspera do 1 de Março, pela noite dentro, enquanto se espera que haja luz.
E deu também umas indicações de livros sobre histórias de pesca e de pescadores. Um dos que eu prefiro é o A river runs through it, de Norman Maclean. Começa assim: "In our family, there was no clear line between religion and fly fishing". E mais não digo.

 

posted by PC on 3:40 da tarde # (3) comments

GOLEADA: Não há nada que anime mais o apaixonado do futebol do que uma goleada da sua equipa em noite europeia. A não ser duas, claro.
 

posted by VLX on 10:10 da manhã # (1) comments

NÃO FAZ PRISIONEIROS ( a saudade) : Trigeu quer subir até aos deuses, montado num escaravelho, para implorar a Paz, mas a Guerra já tem um almofariz. Hermes explica que no almofariz ela vai esmagar as cidades. Esta comédia de Aristófanes sempre me fez lembrar, absurdamente, um sentimento individual: a saudade.
Como a guerra, a saudade tem um enorme almofariz onde somos esmagados, metodicamente, à medida que os anos passam. Como Trigeu, também pedimos aos deuses alguma coisa de impossível. É um trabalho para eles, afastar o desejo de rever, tocar, cheirar. O queremos é não sentir; não temos estômago para mais.
 

posted by FNV on 12:19 da manhã # (2) comments

terça-feira, outubro 17:

CENTENÁRIO: O french kissin', que alberga desde o princípio uma das mais belas fotografias de sempre, cumpre o primeiro centenário. Um abraço ao JMF.

 

posted by PC on 11:45 da tarde # (0) comments

JÁ QUE ESTOU COM A MÃO NA MASSA: Angústia e Nova Iorque (para o meu amigo GM que adora esta cena).
 

posted by NMP on 4:43 da tarde # (1) comments

MANHATTAN: Lembrada pelo Rui, aqui fica a genial cena de abertura de Manhattan. Uma declaração de amor à mais fantástica cidade do Mundo (é a minha opinião, vale o que vale). Única, irrepetível e inimitável.
 

posted by NMP on 4:18 da tarde # (2) comments

MIAUUU ! Fabulosa, a versão de Holly Cole do" Que Sera, Sera". Graças à Carla, aka A Bomba Inteligente.
 

posted by FNV on 4:18 da tarde # (0) comments

O EFEITO MARCEL MAUSS: Se lerem a análise que Pacheco Pereira faz do "Prós & Contras" de ontem, repararão que falta um detalhe: é que num debate daquele género, quem "pede" suscita sempre mais simpatia do que quem "tem" e que não "quer" ou, eventualmente, não "pode" dar. É sempre assim.
 

posted by FNV on 12:27 da tarde # (0) comments

MITOS: Se bem entendi, o patrulhamento das florestas e matas pela GNR evitou, este ano, males maiores em matéria de incêndios. Diziam-nos que os incendiários eram todos dementes inimputáveis, pobres vítimas das comunidades onde residiam, e que tinham de ser "integrados". Para bem de tudo - árvores e bicharada - e de todos - proprietários e potenciais vítimas do sistema judicial - , a polícia foi mais eficaz do que a psicologia da treta.
 

posted by FNV on 12:12 da tarde # (0) comments

AMIGOS DE PENICHE: Um grupo ambientalista "libertou" 15.000 visons ( uma espécie de martas ou doninhas ou lá o que é). Os animais nasceram e viveram em cativeiro e não sabem caçar, pelo que vão morrer de fome nos próximos três dias ( segundo o Público). Estes defensores dos direitos dos animais exibem semelhanças espantosas com alguns defensores da humanidade que também levaram a cabo os seus iluminados projectos: sacrificam milhares hoje para "salvar" milhões amanhã.
Também falam com Deus, afinal.
 

posted by FNV on 11:49 da manhã # (1) comments

O QUE QUEREM ELES? Os EUA "são o país com o maior aumento populacional entre as nações mais desenvolvidas", diz hoje o Público, citando dados e especialistas. É curioso. Se bem me lembro, ainda há pouco tempo se discutia, cá na paróquia, a pobreza, a desigualdade e a decadência da sociedade americana.
 

posted by FNV on 11:44 da manhã # (0) comments

REGISTEM: No passado sábado joguei 70 minutos de futebol de onze, num campo com as dimensões regulamentares ( no estádio universitário de Coimbra). Cumpri a minha missão no flanco direito da defesa, ainda que tenha sentido algumas dificuldades com o extremo esquerdo adversário, um moço tipo Nani com 22 anos de idade. Quando fechei ao meio fiquei mais ambientado; corri o campo todo, abaixo e acima, não desisti de nenhum lance e ainda enviei, de cabeça, uma bola à barra, na sequência de um canto.
 

posted by FNV on 1:36 da manhã # (5) comments

VIVE LA FRANCE!: Começou hoje e dura até dia 21, no TAGV, a 7ª Festa de Cinema Francês organizada pela Alliance Française de Coimbra. Na estreia, Qui m'aime me suive, de Benoît Cohen, com a assoiffante Romane Bohringer.
Para franceses, francófonos, francófilos e francófobos a tempo parcial.

 

posted by PC on 12:33 da manhã # (0) comments

THE LAST KING OF SCOTLAND: Idi Amin Dada, ditador sanguinário do Uganda, era um apaixonado pela Escócia. No seu delírio anti-inglês, o homem que em 1971 tinha chegado ao poder muito graças ao apoio dos serviços secretos britânicos, chegou a enviar em 1974 uma carta à Raínha de Inglaterra em que afirmava: "Boa parte dos povo escocês já me considera 'rei dos escoceses'. Eu sou o primeiro homem a pedir ao governo britânico o fim da opressão na Escócia. Se os escoceses quiserem que eu seja o seu rei, eu serei". Apresentava-se frequentemente em público vestido com um kilt. No final deste filme passam algumas imagens reais do seu consulado: a mais surrealista é a do desfile de um batalhão do exército ugandiano vestido em trajes escoceses e tocando gaita de foles.
Esta paixão pela Escócia fornece a base do argumento do filme: uma amizade entre um jovem médico escocês e Idi Amin. A proximidade entre os dois desenvolve-se a ponto de o médio se tornar um dos seus principais colaboradores. Demorará a aperceber-se da crueldade de um regime de terror.
Baseado em eventos reais, o filme vive sobretudo do desempenho de Forrest Whitaker, sério candidato ao Óscar pela brilhante composição de um ditador paranóico e louco. É um filme duro e violento. Pelo vívido contraste entre a vida do ditador, em fausto e conforto, e a pobreza e misérias generalizadas. Pela impressiva demonstração de que na África dos anos 70 os únicos argumentos políticos eram a força e a carnificina.
Das duas horas e meia de filme, ressalta que Idi Amin, como em muitos outros casos africanos, antes de ser o brutal ditador que foi, era um simples e eficaz demagogo (que chega a encantar o "oportunisticamente" distraído médico escocês).
Enfim, mais um libertador.
 

posted by NMP on 12:24 da manhã # (0) comments

CARIDADE E EGOÍSMO: De Tim Harford, autor do popular e interessante O Economista Disfarçado, um provocante artigo em que se argumenta que os motivos para a caridade são egoísticos.
 

posted by NMP on 12:17 da manhã # (1) comments

segunda-feira, outubro 16:

TAXIS: Segundo o Público de hoje, parece que se congemina uma proposta de lei do governo que permitirá que os taxistas filmem os clientes em caso de ameaça. Seguindo o mesmo critério e salvo raras e honrosas excepções, penso que cada cliente deveria poder filmar o taxista. Para além da inestimável segurança haveria material para uns filmes, tipo Tarantino ou David Lynch (ou o japonês que come polvos vivos cujo nome não me ocorre neste momento), para um "Fast and Very Furious", "Os Não Eleitos" ou mesmo a National Geographic.
 

posted by Neptuno on 8:00 da tarde # (0) comments

COISAS BOAS: Mulheres com 50 anos ( só têm a ganhar). Pancada nos jogos de futebol. Mentiras ( muito melhores do que meias verdades). Tabaco ( sob todas as formas). Políticos ( quem janta semanalmente em pavilhões cheios de desconhecidos só pode ser digno de admiração). Lixo não reciclado. Telefones desligados. L-Word ( converti-me). Restaurantes desertos. Gente que não explica como sobreviveu à doença. Distância. Uma noite mal dormida ( o dia só pode ser melhor). Mães amorosas. Crianças bem educadas.
 

posted by FNV on 11:29 da manhã # (1) comments

A NOITE E O SOL: Uma das razões que me levou a deixar de comprar o Expresso, há uns anos atrás, foi a progressiva deterioração da qualidade dos editoriais, com José António Saraiva à cabeça.
Hoje comprei, pela segunda vez, o Sol, e, logo na página 3, lembrei-me por que tinha deixado de comprar o Expresso.
JAS escreve mais um texto ordinário sobre o problema do aborto e da sua descriminalização. Intitula-se "Uma cultura da morte" (sem uma única referência, aliás, a quem celebrizou a ideia e a expressão), e a frase que aparece sob a fotografia do bébé sorridente é "A esquerda deveria estar hoje a debater a morte ou a interessar-se pela vida?".
Segundo JAS, o primeiro culpado é o País, em geral. É preciso "promover os nascimentos" e apregoar que o melhor do mundo são as crianças - e... que faz o País? Promove? Apregoa? Não: "em lugar disto (sic), discute-se o aborto. Discutem-se os casamentos de homossexuais (por natureza estéreis). Debate-se a eutanásia. Promove-se uma cultura da morte".
Este primeiro trecho é de elevada complexidade: repare-se, em particular, no "em lugar disto" - como se fossem problemas alternativos - e na associação dos casamentos de homossexuais com "o aborto" e "a eutanásia": tudo sob o signo da "cultura da morte".
Depois vem a conspiração da dissolução dos costumes por trás do aborto: "o que está em causa é uma desculpabilização do aborto, para não dizer uma promoção do aborto. Tal como há uma parada do 'orgulho gay', os militantes pró-aborto defendem o orgulho em abortar. Quem já não viu mulheres exibindo triunfalmente t-shirts com a frase 'Eu abortei'?" Sim: quem não viu? E daí? Temerá JAS que, caso a descriminalização vingue, essas t-shirts se multipliquem, na rua, nas escolas, nas igrejas - cada vez mais triunfalistas? É ao sofrimento desse espectáculo que JAS quer ser poupado? Nos países onde o aborto é permitido de forma mais ampla, é usual organizarem-se paradas anuais das abortantes, tipo Abortion Pride? E isto tem, verdadeiramente, alguma relevância para o assunto?
Na última secção vem a pergunta mais ordinária do editorial: "será que a esquerda, ao defender o aborto, a adopção por homossexuais, a liberalização das drogas, a eutanásia, quer ficar ligada ao lado mais obscuro da vida?"
A ideia de dar uma vida melhor a uma criança, seja qual for a orientação sexual do(s) adoptante(s) - pertence "ao lado mais obscuro da vida"?! O não querer prolongar um sofrimento atroz e inútil - pertence ao "lado mais obscuro da vida"?! Independentemente da posição que se tenha sobre os assuntos, esta não é uma forma digna de discuti-los.
Não sei o que a "esquerda" quer. Mas espero que não queira ligar-se ao lado mais brilhante da vida, tal como a vê o editorialista do Sol: um lado onde estas chatices são meras sombras de outros, tão outros que nem nos tocam.

 

posted by PC on 12:23 da manhã # (6) comments

ESTÁ BEM QUE ERAM UMAS PANTUFADAS, MAS E SE FOSSE DE CHICOTE? Por causa do alegre decretamento do fim da crise por parte do Ministro da Economia já muito foi dito e com enorme sentido humor, mas nada se compara ao que o comentador do regime fez.
Marcelo Rebelo de Sousa começou por dizer que vinha preparado para dar uma "pantufada bestial" no ministro, mas que tinha desistido da reprimenda pelo facto de o mesmo se ter explicado de forma muito bonita: o ministro teria começado por justificar as suas afirmações alegando infantilidade nas declarações e invocou depois ter-se exprimido mal.
MRS considerou que um ministro que defende que as suas próprias declarações são infantis, próprias de uma criança, ditas ao jeito e com as consequências de um miúdo, não merece a pantufada. Esclareceu depois MRS que o facto do Ministro da Economia ter confessado ter-se exprimido mal apenas revelava falta de leitura por parte do mesmo, nada mais.
Daí não lhe dar as pantufadas que tinha preparadas, ficou-se pelo carga de porrada com cinto de fivela grossa.
 

posted by VLX on 12:02 da manhã # (1) comments

domingo, outubro 15:

MAIS DO MESMO: Vejo, na TV, o Dalai Lama dizer : " Há 50 anos que isto se passa". O "isto" é o genocídio do povo tibetano, cometido pela China. Será conveniente explicar, para quem se espante com o silêncio dos absolutos defensores dos direitos humanos, que, nos idos de 70, a mesma matilha moraleira que se imolava em protesto do napalm americano ou dos esquadrões assassinos de Pinochet, endeusava Mao. Macciocchi dizia que a revolução cultural uniria o homo sapiens e o homo faber (!) , a extraordinária Julia Kristeva explicava que só compreenderíamos a "alteridade chinesa" quando o nosso tecido capitalista e monoteísta se esboroasse. Chomsky, também nos 70, contorcia-se para engolir Pol Pot. Ao contrário do que por aí se diz, Chomsky nunca defendeu o antigo estudante de engenharia frequentador dos salões maoístas de Paris. Chomsky faz de nós burros, mas não é burro. No célebre artigo publicado em 1977 no "The Nation" - que muita gente cita, mas que pouca gente parece ter lido - e intitulado "Distortions at Fourth Hand" ( escrito em parceria com Edward Herman ), Chomsky faz outra coisa: responsabiliza os EUA por tudo de mau que possa eventualmente ter acontecido, e ridiculariza, um a um, os testemunhos do genocídio dos Khmer Vermelhos ( o título alude exactamente aos "boatos" difundidos por testemunhos "pouco credíveis", como os que Lacouture referia num artigo publicado no "Boston Globe") . É preciso ter lido os artigos anteriores de Chomsky ( "A visit to Laos", "In North Vietnam"", entre outros) para entender: estava em curso, na zona, uma verdadeira e enternecedora experiência socialista...
 

posted by FNV on 12:15 da tarde # (0) comments

MOMENTOS DIVERTIDOS: As crónicas do Público sobre o Benfica e a crónica semanal de Antonio Vilarigues sobre o mundo, são coisas que procuro não perder. As primeiras, porque consigo imaginar Dias Ferreira a escrever textos menos ressabiados, a segunda, pelo prazer que me dá constatar que já nada daquilo pode ser explicado a quem não o deseja compreender. Um prazer.
 

posted by FNV on 11:31 da manhã # (0) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012