Mar Salgado

sábado, março 4:

CONFUSÕES: Um dos piores efeitos da discussão enviezada das políticas de redução de riscos, em matéria de toxicomania, é acabar por fazer com estas fiquem ligadas à agenda anti-proibicionista. Os programas de metadona, por exemplo, sofreram com essa malfazeja associação na Inglaterra dos anos 70 e no Portugal dos anos 80. Os agentes políticos têm de saber passar a mensagem: reduzir os riscos de um comportamento não significa um passo para a sua legalização. Se o estado, num bairro problemático, reforçar o policiamento, aumentar a iluminação pública e conduzir acções de integração junto de jovens mal educados, ninguém se lembrará de associar tais acções a um desejo escondido de promover o crime ou legalizar o roubo.
Apresentar as Salas de Injecção Assistida ( SIA) como antros de droga e malquerença, tendentes a a favorecer a aceitação pública da toxicomania, é um exemplo do enviezamento que referi. As SIA não são uma óptima solução ( não há óptimas soluções nesta matéria) mas também não são antros de droga. Historicamente, são até o resultado do falhanço de fantasias como as dinamarquesas e como o lager de Zurique ( ilhas de injecção livre que reproduziam a miséria da rua "controlada"). São também, uma concessão: à da falta de aceitação pública de programas de distribuição controlada de heroina, destinados a drogados muitas vezes com vinte anos de consumo e de vida miserável, dezenas de intoxicações falhadas e várias passagens pela cadeia. O programa suiço ( que já aqui referi) prevê instalações médicas, coordenadas por pessoal especializado e com regras bem estabelecidas*. Pessoalmente, as SIA não me agradam por várias razões. Por um lado, são o refugo de uma verdadeira política de redução de riscos ( os programas de distribuição controlada de heroína); por outro, têm-se revelado pouco eficazes e difíceis de implementar. Em Portugal, qual seria a eficácia resultante de nos próximos dois anos se abrir apenas uma ou duas SIA? Nenhuma.
Isto não deve levar, do meu ponto de vista, a que nos desobriguemos de alguma honestidade intelectual na discussão deste assunto.



* Trabalhei vários anos na primeira Unidade de Desintoxicação portuguesa e creio bem que, apesar de tudo, os problemas do funcionamento interno de uma SIA não serão mais difíceis de resolver. Talvez diferentes, mas não mais difíceis.
 

posted by FNV on 12:16 da tarde # (0) comments

sexta-feira, março 3:

MAIS HISTÓRIAS DE TOIROS: Outra de Curro Romero, o tal que não gostava de matar: é uma característica fantástica num diestro, por isso me obceca. Foi em 1967, em Las Ventas, na Espanha de Franco. Curro recusou-se a lidar um toiro porque entendeu que o animal não estava suficientemente picado. No mundo dos toiros, uma recusa destas é um autêntico pinchazo: põe em causa o director de corrida e o trabalho dos picadores. Curro pagou a ousadia passando a noite na Dirección Geral de Seguridad. No dia seguinte, voltou a torear e triunfou. Olé!
 

posted by FNV on 12:42 da tarde # (5) comments

NÚMEROS: Em 1999 foram apreendidas em Portugal 0,82 toneladas de cocaína. Em 2004 foram apreendidas 7,4 toneladas e em 2005 foram apreendidas 16 ( número ainda não oficialmente disponibilizado pelo DCITE da PJ, sendo que uma tonelada foi apreendida por outras forças policiais).
 

posted by FNV on 12:20 da tarde # (1) comments

quinta-feira, março 2:

AINDA OS APANHAMOS A FUMAR: Luis Fazenda, do BE, de gravata no almoço com Jorge Sampaio.
 

posted by FNV on 9:09 da tarde # (1) comments

UMA BOA MÀXIMA: Do "caçador de tesouros goethiano", citada por Junger a propósito do trote da intoxicação: "duras semanas, festas alegres, de dia trabalho, visitas à noite".
 

posted by FNV on 7:43 da tarde # (0) comments

O DIABO ESTÁ NOS DETALHES: Freitas do Amaral, hoje, no parlamento. A certa altura os deputados fizeram ruído de fundo enquanto ele falava; não foi de modas e pregou uma sapatada no microfone. O problema, Sr.Ministro, não estava na sua voz: estava na dos outros.
 

posted by FNV on 7:12 da tarde # (0) comments

AQUELE ABRAÇO: Atrasado, ao Blasfémias, pelo aniversário; ainda mais atrasado, aqui no blogue, ao Insurgente.
 

posted by FNV on 4:26 da tarde # (0) comments

TOIROS & CHUVA: No próximo sábado, em Olivenza, El Cid, Rivera Ordonez e El Juli. Está de chuva e tenho uma lampreia para esse dia, mas as ganas apertam. Por falar em chuva, foi por causa dela que Curro Romero teve de pagar 12.000 euros de multa. Tudo se passou a 12 de Outubro de 1999, na Real Maestranza de Sevilha. El Faraón chegou à praça, viu a arena empapada e declarou que não toureava. Curro Romero não gostava de matar, dizia que se sentia mal em oferecer a morte a um animal que lhe proporcionava momentos de arte, por isso preferia a designação de "torero". Adiante. A direcção da corrida não gostou, fez saber que ele tinha interpretado mal o artigo 85 do Regulamento Taurino e multou-o nos tais 12.000 euros ( o que a secção administrativa do Tribunal de Justiça da Andaluzia veio mais tarde a confirmar). O delicioso da história é que a corrida acabou mesmo por ser cancelada, com os espectadores já nas taquillas. Nesse dia, na bicha para o reembolso do dinheiro dos ingressos, podia ouvir-se*, repetidamente, este comentário: "dejadlo, que este dinero es para la pensión de mi Curro".


* Diario de Sevilla, 29/04/05.
 

posted by FNV on 3:50 da tarde # (2) comments

ELA VEM AÍ: A discussão sobre as salas de injecção assistida ( SIA). Não tenho grandes ilusões acerca da forma como o debate vai ser feito, mas pretendo ir escrevendo aqui algumas coisas. Para já, faço notar que, nestes tempos de lóbis, os drogados estão muito atrasados: não têm voz própria. Depois, acrescento que a história das políticas de droga tem sido feita contra as certezas. No Portugal de há vinte anos ( Decreto-Lei nº 430/83), enfiava-se na cadeia ( "sala de injecção desprotegida") um puto apanhado com meia dúzia de charros ou com dois panfletos de heroína: era assim que se pretendia lutar contra "o flagelo" e quem discordasse "estava a soldo dos traficantes". Viu-se o resultado. Recordo, por fim, que Portugal é o campeão europeu de drogados infectados com HIV, sem que ninguém tenha sido responsabilizado pelas políticas conduzidas desde os anos 80.
Continua a confundir-se inteligência com capitulação; e estupidez com firmeza.
 

posted by FNV on 12:13 da manhã # (1) comments

terça-feira, fevereiro 28:

AMIGOS, AMIGOS ...(parte II): Quando um casal vive junto há vinte anos e faz sexo, não é sexo entre amigos? Nos dias de hoje, Marx e Engels já não nos ouvem, por isso podemos deixar de lado as velhas teorias da concentração latinfundiária. Dois colegas que trabalham há dez anos e se estimam, arruinam a sua amizade se forem para a cama, dizem os psicólogos. Isso era dantes. Se tiverem juízo, não só alegram enormemente as suas vidas como as vidas dos que os rodeiam. O óbice reside na ainda entranhada mania que o sexo significa muita coisa. Vendo TV e cinema, lendo livros e revistas cor-de-rosa, não sei por que razão essa mania persiste. Para os velhos gregos, a paixão sexual era uma maçada excitante, mas nem por sombras algo de extraordinário, razão pela qual apenas algumas comédias se dedicavam ao trabalho das partes pudibundas. Se eu gostar do riso da minha amiga, da inteligência dela, do gaspacho que ela faz e se ainda por cima ela me atrair sexualmente, claro que continuamos amigos no dia seguinte em caso de . Este sexo é decente, não é casual, não assusta moralistas nem libertários. Se outros não gostarem, a culpa não é do sexo, é dos outros; se um de nós amuou porque queria mais alguma coisa e a relação esfriou, a culpa não foi do sexo: foi da falta dele.


Nota: vejo que os leitores/comentadores concordam comigo e discordam dos psicólogos. É bom sinal. Discordo da opinião da Teresa num pormenor: a amizade pós-relacionamento é uma coisa diferente, já se avançou por outros terrenos, bastante mais intímos.
 

posted by FNV on 9:28 da tarde # (10) comments

segunda-feira, fevereiro 27:

AMIGOS, AMIGOS, PSICÓLOGOS À PARTE: A questão é velha: pode existir apenas amizade entre um homem e uma mulher? Os psicólogos lambem-se com estas coisas e a Psychology Today* volta mais uma vez à carga. Que sim, claro, que só no tempo da outra senhora - mulher em casa, homem no trabalho - é que um relacionamento desses tinha que acabar na cama. Tem graça que 83% dos participantes num inquérito citado pelo artigo declararam acreditar piamente na amizade M/F, mas 63% também confessaram que não se aguentaram.
O que fica por saber é por que motivo o sexo há-de impedir ou estragar uma bela amizade, como se queixam os psicólogos do artigo citado, que se esfalfam em aconselhar vários remédios para manter a coisa no estado platónico. Cá para mim, uma bela amizade com uma mulher não se estraga se formos para a cama de vez em quando, antes pelo contrário. Onde está a ruína? Passamos a ser inimigos se formos amigos ao ponto de acordarmos lado a lado? Essa é boa.



*http://www.psychologytoday.com/articles/pto-20010901-000031.html.
 

posted by FNV on 3:28 da tarde # (11) comments

COMEU A PAPA TODA: O Bebé-Nestlé deu a mão à palmatória e lá pôs o grego a jogar ( com ele na sua posição natural o Benfica venceu FCP e Liverpool). Mas desta vez tenho de elogiar o homem: os troianos exibiram o seu Heitor argentino com pés de veludo, mas o Bebé-Nestlé amarrou-o a um pequeno Aquiles negro, Fernandes de apelido.
 

posted by FNV on 12:09 da manhã # (3) comments

domingo, fevereiro 26:

TOLERÂNCIAS (II): É bom recordar que o estatuto de dimmi, "protegido" (ou o de mu'ahid, "o que se submeteu"), estava integrado num contexto mais vasto de reorganização política e admnistrativa da ocupação islâmica da península. É sabido que houve mais capitulações do que derrotas, por parte dos reinos visogóticos, pelo que convém atentar na submissão pela sulhan, obtida através de um tratado ( a futiha). Foi o caso de Sevilha, Mérida, Pamplona, entre outros. A sulhan implicava uma insignificante ou nula presença física do invasor muçulmano, cuja autoridade política foi negociada a troco do reconhecimento do direito a uma série de coisas importantes. A sulhan de Orijuela, assinada por Abd al-'Aziz *, explicitava que era concedido ao residente o direito a morrer de morte natural ( coisa importante), a manter as sua igreja intacta, a não ter de renunciar à sua religião.
É triste existir gente com responsabilidades académicas que agora nega a ocupação militar da Península pelos muçulmanos e pelos árabes berberes e sírios. Mas também não vale a pena fazer dessa ocupação um modelo de intolerância e sanha persecutória, porque não foi. Quando, em Janeiro de 1492, Gutierres de Cardenas recebe das mãos do nasrita Boadbil as chaves de Granada, inicia-se, então sim, uma exigentíssima observância dos usos e costumes dos recém-convertidos. É curioso verfificar que alguns séculos antes, aos árabes que viviam nos territórios reconquistados era concedido um estatuto semelhante ao dimmi, no plano religioso. Nas mourarias de Évora ( 1276) e de Palmela ( 1170), ao mudejár ( do árabe mudajjan, "aquele que fica") foi permitido guardar liberdade de culto e de algumas práticas quotidianas associadas.



* in Pierre Chalmeta, Al-Andaluz: la implantación de una nueva superstrutura, Cuadernos Emeritenses, Fundacion de Estudos Romanos, Merida 1998.


Nota: O Pedro Picoito escreve-me alertando-me para uma incorrecção: "a mouraria de Évora recebeu o seu foral em 1166". Julgo que não. Évora recebe o foral em 1166, mas o foral da mouraria é concedido apenas em 1273: "et in super faciatis mihi alios foros et costumes quos mihi faciunt et fecerint mauri forii Ulixboni" ( Ordenações Afonsinas, Livro II, tit.101, p.535, in MFBarros, "A Comuna Muçulmana de Lisboa: sécs. XIV e XV", Biblioteca de Estudos Árabes, Hugin, 1998). Ou seja, à mouraria de Évora é concedido um estatuto igual ao que foi concedido à mouraria de Lisboa e Almada, em 1170. No post enganei-me na data , mas apenas em três anos: é 1273 e não 1276, o Pedro refere outra coisa diferente. Se eu continuar enganado, o Pedro selará definitivamente o assunto.
 

posted by FNV on 3:41 da tarde # (2) comments

FAZ HOJE: Cento e noventa e um anos que Napoleão se evadiu da Ilha de Elba. E faz hoje treze anos que explodiu a bomba no World Trade Center, um ensaio da AlQaeda, por causa da guerra no Iraque.
 

posted by FNV on 1:12 da tarde # (0) comments

PRECISO: De baliza que não se mexa. Devolvo-a às 21.45h, mais coisa menos coisa.
 

posted by FNV on 12:16 da tarde # (5) comments

MEDALHAS: Ao fim de dez anos, não me conformo com o facto de nenhum marinheiro desta embarcação ter sido presenteado com uma prebenda por parte de tão esbanjadora entidade como seja o estado português. Assim, só me resta assinalar o não evento com uns singelos contos da vida real:
I. A TETRANETA DE MAE WEST
Antigas namoradas. Como é que lidamos com elas? Nada mais queremos com elas mas, quando as encontramos, não queremos nada a menos. Entrei ao acaso naquele bar, na Cioga do Monte, e lá estava a Vanessa, com a mesma cara (e corpo...) com que a deixei, naquele dia 25 de Abril em que decidi ser alguém na vida . Vinte anos depois, com a confiança inerente a um bem engomado fatinho novo e a uma invejável carteira de seguros, avancei com confiança para aquela criatura que tanto me intimidara no passado. O verbo - como tudo o resto - continuava fácil:
"Olá Alfredo! Que é isso que tens no bolso? É um télémóvel ou t'ás contente por me rever?"
"Nada disso, filha! Para além do "bipe" a única coisa que tenho neste bolso é a Ordem de Santiago!"
II. MÚSICA NO CORAÇÃO
João é uma estrela em ascensão no firmamento da música moderna. Ele é entrevistas, viagens, gajas e quê! Um dia acordou num charco de vómito e pensou: o que seria dos portugueses se eu não tivesse comigo a Ordem da Liberdade!"
III. A HORDA DO ELEFANTE
Susette sabia, a custo, que a sua vida seria um monumento ao anonimato. Que nada do que fizesse ou pensasse - caso isso algum dia ocorresse - seria, eventualmente e porventura, digno de registo. Até aquele dia de Natal em que, inadvertidamente, encetou um Bolo Rei de um cliente. Desde então, carrega sobre as mamas a reluzente Ordem do Infante.
 

posted by Neptuno on 12:28 da manhã # (0) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012