Mar Salgado

sábado, janeiro 15:

UM PAR DE GALHETAS: Ou de lamparinas, verdascas, festas de marmeleiro, caldaças, ou até das queirosianas ( Os Maias, I, pp 294) bolachas. Todas não seriam muitas para quem teve a ideia de proibir os galheteiros nos restaurantes a partir de 2006, segundo portaria do Diário da República publicada esta semana. Depois das colheres de pau, os galheteiros.
Parece que a intenção é assegurar ao comensal que está a sorver azeite virgem: como se fosse impossível o taberneiro pegar num frasquinho de azeite Romeu e enchê-lo com um lá da terra, daqueles cuja origem foram azeitonas que estiveram 15 dias a fermentar no lagar, à espera de serem esmagadas ( e isto porque há anos que ilegalizaram os lagares caseiros, pelo que muitos lavradores têm de fazer bicha no lagar autorizado da zona).
Esta gente não tem mais nada com que se ocupar?
 

posted by FNV on 1:29 da tarde # (0) comments

APRENDENDO A GOSTAR DO PORTO III: Uma antipática tripeira é ainda mais antipática do que uma antipática lisboeta: deixa transparecer um leve tom neandartalesco, pré-civilizacional. Mas a comum portuense é muito mais afável do que a comum olisiponense: fala realmente connosco.

PS: Agradeço ao leitor a correcção da gralha do "conosco": nem a hora nem o cansaço do regresso da Invicta desculpam a ausência de revisão do texto.
 

posted by FNV on 3:01 da manhã # (1) comments

APRENDENDO A GOSTAR DO PORTO II: Em Lisboa sorriem-nos de início, no Porto prometem-nos que talvez um dia. Antes assim, gosto bastante desta tensão erótico-social.
 

posted by FNV on 1:18 da manhã # (1) comments

APRENDENDO A GOSTAR DO PORTO I: Tem gaivotas. Longos craaaaaa me vigiam enquanto estaciono o carro junto ao rio, lá para as bandas da Via Panorâmica. Uma terra com gaivotas protege-nos sempre das tempestades.
 

posted by FNV on 1:15 da manhã # (2) comments

SIDEREUS NUNCIUS: Era o título do trabalho que Galileu dedicou em 1610 a Cosme II de Médicis. Galileu ainda não sabia explicar bem o funcionamento do telescópio, mas já sabia que grande proeza é juntar à numerosa multidão de estrelas que até aos nossos dias se têm podido observar com a faculdade natural, outras inumeráveis, nunca antes vistas.
Lá onde estás hoje, Galileu (ou melhor, onde estiveste ontem), livre do religiosamente correcto da tua época, deves estar satisfeito. Titanicamente satisfeito.
 

posted by FNV on 1:05 da manhã # (0) comments

sexta-feira, janeiro 14:

RETORNO: O que Vasco Pulido Valente descreve hoje no Público não é um exclusivo português. Quando aqui abordei o caso Buttiglione fi-lo na perspectiva de um ressurgimento de uma reacção à sobre-modernidade: aos seus aspectos bons e aos seus aspectos maus. Não me interessava nada na altura a cruxificação que o politicamente correcto fez do homem: um erro não apaga outro. Interessei-me e interesso-me sempre que as concepções sobre o mundo começam por se ocupar dos (aparentemente) moleculares comportamentos individuais. Quando Buttiglione disse ( nunca o negou) que uma mulher sózinha cria pior uma criança do que uma mulher casada, não o fez por estar numa comissão: fê-lo para passar uma mensagem num auditório privilegiado, como se viu.
Nada disto é particularmente novo, tudo isto é geralmente inovador.
 

posted by FNV on 1:44 da tarde # (0) comments

quarta-feira, janeiro 12:

SENTENÇA: É uma mulher de 25 anos, há tempos manteve uma relação heterossexual, agora está a sair de um amor feminino. Pergunta-me ela: o que é que eu sou? E eu com isso...
O que me interessa é o sofrimento, categoria universal. Ela não consegue falar com nenhum dos amigos ou das amigas sobre a relação que agora acabou. Não consegue falar com o irmão, não consegue falar com os pais. É muito fácil dizer que a opção sexual de cada um é com cada um, quando temos microfones interessados e uma garganta desimpedida. Quando entre dois copos um amigo/a nos acena com a cabeça e se mostra interessado em saber mais; quando não abrem a boca de espanto e no dia seguinte casam a distância deles com a nossa culpa.
Esta mulher dedicou-se a outra, separaram-se, ela sofre. Mas sofre duplamente, como se tivesse roubado o fogo aos Deuses, porque não pode dizer. Vocês , pelo contrário, dir-me-ão que ela não diz porque não quer. Talvez. Talvez porque ela queira manter a roupa no corpo, talvez porque entenda que se falar ficará nua de cada vez que entrar no café, ou no sítio onde trabalha, ou na sala de estar dos pais; talvez porque passamos a vida a chafurdar nas opções sexuais uns dos outros. Talvez porque a vergonha aparece de cada vez que não conseguimos fazer esquecer a nossa nudez, de cada vez que não conseguimos encobrir o que não se pode esconder, como lembrava Levinas. Talvez seja por isso que a primeira coisa que os torcionários nos exigem seja a roupa.
De qualquer forma, este é um castigo que nunca deveria ter sido decretado.
 

posted by FNV on 11:44 da tarde # (1) comments

SOBREVIVENTES:: Do Filoctetes de Sófocles, tradução de José Ribeiro Ferreira incluida no volume colectivo editado pela Minerva 2003 ( J.Ribeiro Ferreira publicou também O Drama de Filoctetes, INIC, 1989, um ensaio interessantíssimo sobre os vários "Filoctetes"), mas também serviria o de Teodectes, em que o herói é ferido não no pé mas na mão. De qualquer forma, um cheiro nauseabundo exala da ferida causada pela traição em corpo de serpente:

-Filoctetes:
Por isso mesmo te pergunto agora por um indíviduo infame, mas de língua temível e hábil. Onde está ele agora?

-Neoptólemo:
De quem podes tu estar a falar, senão de Ulisses?

-Filoctetes:
Não é desse que falo, mas de um tal Tersites que nunca se contentava com falar uma só vez, mesmo quando ninguém lho consentia. Sabes se ele ainda vive?

-Neoptólemo:
Não o vi, mas ouvi dizer que vive ainda.

-Filoctetes:
Tinha de ser. Nenhum malvado pereceu.


Tersites é uma personagem absolutamente insignificante na peça, mas que tem um papel extraordinário: reabilita Ulisses, distinguindo entre o mal feito em nome da cidade e o mal natural. Também permite a Sófocles a repetição de uma ideia que o persegue: a guerra colhe sempre os bons, só poupa os malvados.



 

posted by FNV on 11:58 da manhã # (0) comments

terça-feira, janeiro 11:

"ACÇÃO SOCIALISTA" II: Perante a curiosa reacção dos meus companheiros de embarcação - e velhos compagnons de route - ao meu post anterior com o mesmo nome, tenho que acrescentar mais qualquer coisa.
Aquilo que pretendi criticar no Expresso dos últimos meses, por ausência, é precisamente a mais nobre - quanto a mim - característica do Mar Salgado: o pluralismo. Para que não sobrem dúvidas sobre as motivações para as afirmações seguintes, penso que Santana Lopes não tem perfil/competência para Primeiro Ministro, como continuamos a penosamente a comprovar com regularidade impressionante, face ao desenrolar de trapalhadas da sua autoria ou daqueles sob a sua liderança (?).
Voltando ao tema, excluíndo os comentadores externos ao jornal e que são militantes de partidos políticos, verifico que aquele que é considerado o semanário de referência da imprensa escrita:
- torpedeou Santana desde o primeiro dia como PM;
- assumiu como natural e insusceptível de ser questionada a dissolução da AR pelo Presidente - nã se viu (leu) uma voz discordante ou sequer apreensiva, apenas se questionando o timing do anúncio público da decisão; e
- culmina com uma primeira página digna de um jornal partidário de campanha, com um feérico "Sócrates Absoluto"!
Tudo isto me parece falho de credibilidade, isenção e pluralismo, características que costumava associar ao Expresso. Tudo aponta para uma linha de pensamento cujo aparecimento coincide com a chegada de Santana ao poder e com a chegada de Sócrates à liderança do PS. Ou talvez seja apenas impressão minha.
De qualquer modo, se tudo continuar como até aqui, Sócrates não precisará - como não precisou até hoje - de abrir a boca para ganhar as eleições. Basta deixar prosseguir a "campanha" em curso e aguardar pelos novos episódios dos nossos governantes folgazões.
Finalmente e como diz o PC, talvez tudo isto seja mera euforia minha motivada pela liderança do Sporting no Campeonato, à frente do segundo classificado que é o Boavista...

 

posted by Neptuno on 1:03 da tarde # (4) comments

CARICATURA QUASE RETRATO: Aqui. Cada vez que um bonzo cai, o mundo fica mais leve.
 

posted by PC on 2:26 da manhã # (0) comments

QUEM DIRIA!: O representante máximo do situacionismo anti-situacionista neste blogue (aka Neptuno), que regularmente nos alerta contra a degradação do País, dos costumes, da classe política, da capacidade de Vítor Baía e da qualidade das hóstias na Igreja de S. Paio dos Infelizes, ferreteia o Expresso de Acção Socialista.
Hah! O Senhor é só Um, mas o Demo tem mil formas!
Ainda havemos de ver o Neptuno a cancelar a assinatura do Povo Livre como forma de protesto contra a escolha da cabeça de lista por Coimbra. Ou talvez seja só uma fase eufórica causada pelo efémero lugar do Sporting à frente do segundo classificado no Campeonato.
PS: Nem tudo se faz a troco de alguma coisa.
 

posted by PC on 1:31 da manhã # (0) comments

NÃO PERCAM: Na Pulga, a transcrição da análise feita pelo empresário-Pai-de-Santo Jorge Quintela no Domingo Liberal, onde se assevera que Santana Lopes tem formigueiros nas mãozitas quando acorda. Já cheio de remorsos de não o ter comprado, aguardo, anelante, o próximo número do promissor periódico.
 

posted by PC on 1:21 da manhã # (0) comments

OS NEO-VIRTUOSOS: Acabo de ver na SIC-N uma peça que explica ( denuncia) até ao último euro a viagem de Morais Sarmento ao Príncipe. É engraçado, talvez porque não seja ganso de engordar pela boca, não me recordar de tanto afã explicativo e preocupação pelo erário público, noutras ocasiões em que muitos deles - jornalistas - foram integrados, por exemplo, em estimulantes visitas oficiais à Lapónia, ao Recife ou às Seychelles.
 

posted by FNV on 1:18 da manhã # (2) comments

segunda-feira, janeiro 10:

ANSIEDADE: Não costumo meter-me com o Neptuno, mas não pude deixar de notar a fúria indignada deste meu amigo de há 20 anos, habitualmente calmo e pachorrento ( uma das qualidades que eu mais aprecio nele) . Ó homem, tanto pau só porque o Expresso estampou na 1ªpágina o que toda a gente já sabe, ou seja, que Sócrates vai ganhar mas sem maioria? Xanax, Xanax...
 

posted by FNV on 1:33 da tarde # (0) comments

"ACÇÃO SOCIALISTA": É o nome virtual de um pasquim que dá pelo nome de "Expresso". Ainda a viver do epíteto - outrora merecido - de jornal de referência, nos últimos dois meses tornou-se uma publicação engagée, seguidista e unanimista. Parece metade de uma orquestra, bem afinada, bem aprumada, mas... em que falta metade. A forma como tratou Santana e o seu Governo ainda se pode justificar pelos consecutivos "tiros no pé" que aqueles lhe proporcionaram. Mas a forma unânime como branquearam a dissolução da AR - como se se tratasse de um acto ordinário (que de alguma forma foi...) do PR - foi escandalosa. A edição do último Sábado, finalmente, já nos deixou perceber o que os move. Absolutamente.
A troco de quê?
 

posted by Neptuno on 1:13 da tarde # (0) comments

UM IMENSO VÁCUO: No forúm da TSF está uma "empresária de Coimbra" a vociferar com os políticos; diz ela que "Portugal precisa de uma revolução, mas não como a dos cravos, que foi muito soft, mas de uma revolução a sério". Sim, de facto, felizmente foi "soft": no Campo Pequeno, em matéria de carne, só chegaram a entrar toiros, cabrestos e cavalos. Outro fora e esta empresária lá teria estado, de palanque e com um saco de pipocas ( não são contra-revolucionárias, pois não?) no colo, divertida e entretida. Com uma revolução a sério.
Desconheço a idade exacta desta empresária, mas pareceu-me ser claramente da "geração de sessenta". E apercebo-me, uma vez mais, que parte ( parte, não se excitem...) desta geração seria incapaz - como foi - de erguer um país desenvolvido, culto e moderno. No tempo da noite provincianamente sufocante do Estado Novo, eram pequenos e não puderam aprender a pensar: depois, outros pensaram por eles, e quando acordaram nos finais de 80, não tinham nada. Agora não sabem fazer mais do que rilhar os dentes.
Não são melhores nem piores do que os políticos que execram.
 

posted by FNV on 11:47 da manhã # (1) comments

A MENINA E O LEOPARDO: Nem história de adormecer nem cantilena. A miúda de cinco anos, olhos grandes e cinzentos, longos cabelos louros e mãozitas debaixo da cara, deita-se aconchegada e pede ao pai: faz de leopardo bonzinho.... Como é? Simples: o leopardo deita-se ao seu lado, franze os bigodes, rosna baixinho na direcção da porta, vigilante. Depois, a intervalos regulares, dá umas lambidelas nas bochechas da menina. Passado um bocado já ela dorme, o leopardo levanta-se e vai para a sala fumar.
Não sem antes dar uma última mirada à garota adormecida, e pensar que perdeu uma boa oportunidade de uma ceia tenra e grátis. Até quando ela acreditará em leopardos bonzinhos? Enquanto acreditar em leopardos que fumam, claro.
 

posted by FNV on 11:23 da manhã # (1) comments

domingo, janeiro 9:

CUIDAR DOS VIVOS: Acabo de ver no Jornal da 2 uma reportagem onde um jornalista-mergulhador, depois de filmar a vida subaquática das costas tailandesas, afirma que apenas 5 a 10% dos recifes de coral terão sido afectados pelo maremoto: os turistas scuba poderão continuar a maravilhar-se com um dos mais espectaculares lugares de mergulho do mundo.
Não sei se já haverá por aí gente a indignar-se, mas isto é jornalismo positivo, jornalismo responsável. Faz mais pelo futuro próximo da Tailândia do que mil carpideiras juntas: pior do que a lepra, são as gafarias.
 

posted by PC on 10:36 da tarde # (2) comments

D.O.P.: Já terão reparado na conta em que esta gente nos tem. Foi assim com Guterres e os Estados-Gerais, com Barroso, e agora com as Novas Fronteiras: sempre que cheira a poder acenam-nos com "os independentes". Ainda hoje estava montado na TV o cenáculo habitual; na mesa com Sócrates, uma catrefa de "independentes"; na sala, os "dependentes": Fernando Gomes, Pedro silva Pereira, etc.
A coisa deve ser gizada mais ou menos termos: estão a ver o meu independente? É giro, não é? Bastante independente, não acham? Conhecem-no de algum lado? Claro que não, isso prova que este independente é verdadeiro.
Os "independentes" são assim como que uma espécie de salpicões D.O.P. - denominação de origem protegida" - que nos impingem regularmente.
E não é por acaso que sempre que estão "independentes" na mesa, a sala está cheia de "dependentes". Sócrates deve aconselhar, calculo, qualquer coisa como isto: Vigiem-me esse independentes, não os conheço de lado algum. Aquele ali não está a parecer suficientemente independente. Olha aquele acolá: tira-o! Já foi independente nas outras eleições pelo PSD! É repetido! temos para a troca?
Claro que uma vez no governo, os "independentes" são de uma utilidade extrema: os poucos que lá chegam, se por acaso borregam e ainda que a culpa seja do chefe, pagam a factura: com a prestimosa ajuda dos jornalistas das colunas do "sobe-e-desce", são cravados com o vergonhoso epíteto de "inexperiência política". Isto costuma ocorrer durante o primeiro ano do governo, os "independentes" são reenviados à procedência, e os "dependentes" ocupam os seus lugares. Que foram sempre seus.
 

posted by FNV on 9:17 da tarde # (0) comments

TOYOTA: O inenarrável Dr.Manuel Pinto Coelho voltou à carga, desta vez com cúmplices: segundo o Público de hoje, criou a "Associação Portugal Livre de Drogas", com o "objectivo de contrariar a filosofia de que as drogas vieram para ficar e de que não existe outra solução senão adaptarmo-nos a elas através das estratégias de redução dos danos que elam provocam".
Nunca sei nestes discursos qual o intervalo temporal do "vieram para ficar". Se se refere aos factos, ou seja por exemplo à cerâmica com desenhos do cultivo e consumo da cannabis da cultura neolítica Yang-shao ( 4200-3200 a.C.) e ás pedras em forma de Psilocybe, os "cogumelos alucinogénios", encontradas na Guatemala e datadas de 100-200 a.C.; ou ás Guerras do Ópio no século XIX, e à Odisseia e ao ópio que os amigos de Ulisses bebiam ( a tesiarca dos Romanos), ou ainda aos vícios da Inglaterra vitoriana e ao Pharmacy Act de 1868; Ou a outra coisa qualquer. Por exemplo à extraordinária ideia de que foram os loucos anos 60 que "trouxeram " as drogas que Pinto Coelho se recusa a acreditar "que vieram para ficar" como a Toyota.
Estas coisas seriam cómicas se não resultassem depois num retrocesso trágico ( na redução de danos, no controlo do consumo, no combate à infecção por HIV, etc). A Suiça, país atrasado e como se sabe infestado de relativistas, já em 1999 apresentava os primeiros estudos conclusivos sobre programas de distribuição controlada de heroína: sempre que apresento estes estudos nas aulas, a cara de espanto dos meus alunos, muitos de mestrado e alguns já a trabalhar na área, é divertidíssima de observar.
Claro que se Pinto Coelho e a sua Associação conseguissem apagar séculos de cultura humana, conseguissem inventar novos neuroreceptores e neurotransmissores (despedissem com justa causa, por exemplo, a dopamina), e de caminho reinventassem a natureza humana, caminharíamos, estou certo, para um Portugal livre de drogas. Seríamos então um case-study internacional.
 

posted by FNV on 1:19 da tarde # (2) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012