Mar Salgado

sábado, março 1:

O VOLUNTÁRIO:

Hoje, no Público, Pacheco Pereira avança com o nome de Rui Rio ( nas entrelinhas) e desanca em Santana Lopes ( na entretela), o hipócrito-institucionalista. Parece que a questão é saber quanto tempo aguenta Menezes e para quê. Na altura devida expliquei a técnica.
 

posted by FNV on 11:17 da tarde # (7) comments

O BERDADEIRO XITO:

A Académica de Domingos ( e minha) esteve quase a ganhar ao Leixões. Em dificuldades, o "FcPorto B" viu-se regalado com dois penalties, o último dos quais aos 90 minutos.
Pois é Domingos, é para veres o que custa.
 

posted by FNV on 9:16 da tarde # (5) comments

SÁ DE MIRANDA, SEMPRE:

Em fim, vendo o povo incerto
Que pressa a errar levava,
Não sofreu tal desconcerto,
Fugiu pera o campo aberto,
Livre, sem muro e sem cava.

( Cartas, ,26:130)
 

posted by FNV on 1:06 da tarde # (2) comments

UM PASSADO RADIOSO:

Enquanto na Catalunha uma escola distibui manuais de instruções ensinando às crianças as técnicas de masturbação, o dr. Levy ( ver a Visão desta semana) diz-nos que daqui a 40 anos estaremos todos a fazer sexo com robôs. O manual catalão confirma uma suspeita antiga: já ninguém confia nas crianças. Quanto ao dr. Levy, a sua previsão merece um apontamento.
Diz o investigador que os robôs serão melhores amantes ( mais instruídos) e que para as mulheres caírem basta atarrachar um vibrador a um boneco sintético que foi ensinado a dizer " "Adoro-te" e "És tão bonita". Pressuponho que o equivalente feminino será ensinado a dizer "Dá-mo todo" e "Sou uma porca". A pouca conta em que o dr. Levy tem os humanos explicará o seu fascínio pelas máquinas.
Estas previsões corajosas não são originais. Guy Debord, na Internationale Situationniste de Dezembro de 1959, justificando a sua cruzada contra o burguês automóvel, assegurava que " certos modelos de helicópteros individuais, actualmente experimentados pelo exército dos EUA, estarão provavelmente difundidos entre o público daqui a menos de vinte anos". No entanto é bem verdade que muitos casais utilizam robôs sem o dr. Levy saber. Os helicópteros não chegaram, mas o sexo automático de sábado à noite já funciona desde o tempo de Guy Debord.
 

posted by FNV on 11:52 da manhã # (4) comments

sexta-feira, fevereiro 29:

AGENDA:

Para este fim de semana, na série Odi et Amo: afastarmo-nos significa que não sabemos perdoar ?*


* sugerido por leitora crítica e atentíssima.
 

posted by FNV on 11:50 da tarde # (7) comments

DEBATES PARLAMENTARES:

Sócrates tem tido uma táctica certa: vai ao parlamento defender "as reformas" e ataca quem o ataca acusando-o de "imobilismo" ou "corporativismo". Esta táctica assenta numa velha premissa marcial - marcar o terreno no qual se combate - e numa vantagem: conta com a tradicional repulsa por qualquer mudança. Lembro-me bem do que foi dito naquela casa quando Cavaco quis introduzir a televisão privada.
Mas Sócrates conta com outra munição da qual abusa sem que (quase) nunca leve troco: a oposição tem-se limitado a ir a reboque da contestação às reformas. Isto facilita a vida à táctica do PM e acontece porque:

1) O PCP opõe-se a tudo.
2) O Bloco opõe-se a tudo o que o PCP se opõe ( noblesse oblige).
3) O PSD não pensa, não arrisca, não propõe nada.
4) O CDS-PP lá vai propondo alguma coisa, mas é chuvisco no deserto - sem peso nem expressão - numa altura em que a oposição ao PS é feita à esquerda.
 

posted by FNV on 4:10 da tarde # (1) comments

É POSSÍVEL, É POSSÍVEL:

Temos um Ministro da Justiça? E fala? E tem jurisdição sobre o Porto ou aquilo já é uma espécie de Catalunha com dobrada e dialecto oficial?
 

posted by FNV on 1:23 da manhã # (7) comments

quinta-feira, fevereiro 28:

A HISTÓRIA POLÍTICA E CULTURAL da América seria completamente diferente sem a existência de William F. Buckley, ontem desaparecido. Fundador da National Review uma revista de opinião conservadora que dura há 50 anos, autor do talk show mais tempo no ar (33 anos) da história da televisão (Firing Line, que emitia na PBS, o canal público americano), velejador experimentado que atravessou duas vezes o Atlântico, pintor compulsivo e músico dotado, entre muitas coisas mais, Buckley era justamente considerado o fundador e maior referência do moderno movimento conservador da América.
No pós-guerra, o sucesso militar e a recuperação económica atribuída ao New Deal de Roosevelt faziam com que o consenso cultural e político da América estivesse firmemente ancorado à esquerda. A Presidência republicana de Eisenhower tinha significado a consagração do consenso keynesiano com as suas grandes obras de infra-estruturas (ainda hoje, o desenho da maior parte da rede de auto-estradas data desse tempo), despesa pública e intervencionismo estatal. O republicanismo de Eisenhower era para Buckley o conservadorismo dos bem-instalados, uma visão elitista do mundo que significava a capitulação da direita às ideias de esquerda. O ambiente cultural era totalmente dominado por liberais (no sentido americano). Neste contexto, a afirmação de Buckley de um radicalismo conservador, feita por exemplo no número inicial da National Review em que se afirmava que o objectivo da revista seria proclamar um sonoro "stop" à marcha da História no sentido do socialismo, parecia estar destinada à marginalidade e ao fracasso. Buckley, Ayn Rand (de quem Greenspan era discípulo e com quem Buckley não se dava muito bem), Hayek, Friedman e mais uns quantos pareciam destinados a serem considerados eternamente vagamente loucos e excêntricos.
Mas progressivamente, através da publicação e promoção de novos escritores e cronistas, da capacidade intelectual e de debate de Buckley, da divulgação e popularização das ideias económicas de Hayek, Friedman e outros autores não-keynesianos, da permanente afirmação intelectual de um feroz anti-comunismo assente em argumentos económicos, políticos, culturais e morais, os termos do debate foram sendo alterados.
Em 1964, Buckley e o seu movimento conseguiram impôr a candidatura do (então visto como conservador radical) Senador Barry Goldwater ao Partido Republicano. Apesar da estrondosa derrota contra Lyndon Johnson, a mudança do Partido Republicano de um partido da Costa Leste, e do Norte para um partido mais popular e maioritário com base no Oeste e posteriormente no Sul estava em marcha. Buckley foi o grande artífice intelectual da conciliação no movimento conservador das ideias anti-comunistas, anti-impostos e anti-inflação. Católico, entendia a luta contra o comunismo como uma obrigação moral e espiritual. Quando Reagan surgiu na cena política nacional Bill Buckley encontrou o actor perfeito para as suas ideias. A chamada revolução reaganiana, que terminou com 60 anos de dominação do Partido Democrático (desde 1932 a 1994 os democratas controlaram o Congresso) deve tanto a Reagan quanto a Buckley. A emergência de um conservadorismo de boa cara e optimista, debatido e aplicado com sentido de humor, graça e classe eram traços e objectivos comuns entre estes dois personagens centrais da história das ideias da segunda metade do século XX na América. Buckley nunca aceitou um lugar que fosse na Administração Reagan - segundo este, quando lhe perguntou que lugar queria para ele na Administração Buckley respondeu com tipico humor: Ventríloquo!!! Ao assistir à queda estrondosa do comunismo, sentiu-se vingado por anos de luta, por vezes isolada e quase quixotesca contra a acomodação e a resignação do que designava como clube dos capitulacionistas. Como afirmou George Will, um comentador conservador, antes da explosão de Reagan houve a pequena faúlha de Buckley que cresceu solidamente até à deflagração nos anos oitenta.
William Buckley estava longe de ser perfeito. A sua filosofia conservadora partia aliás do reconhecimento da imperfeição humana. Ao longo do tempo (50 anos de debate público) tomou posições controversas e infelizes - escreveu um livro em defesa de McCarthy (mais tarde afirmou tratar-se de um erro) e demorou a aperceber-se da necessidade de mudanças nos direitos civis (chegou a defender brevemente teses segregacionistas mas, depois de as renegar, foi um activo combatente contra o racismo e anti-semitismo latentes no conservadorismo americano). Fez afirmações muito infelizes e brutais sobre como abordar a epidemia da SIDA.
Ficaram célebres as suas interessantes mas duras dicussões com Gore Vidal e Norman Mailer em finais dos anos 60. Dotado de enorme agilidade intelectual, tinha sempre uma graça ou uma resposta prontas. Exibia um certo ar de dandy (que tantos imitam pateticamente por esse mundo fora e no nosso Portugal). Exprimia-se com um sotaque algo afectado que depois de se estranhar num primeiro momento se tornava idiossincrático e uma verdadeira imagem de marca. Usava linguagem «antiga», literária, caída em desuso com palavras longas e frases cheias de rendilhados e metáforas. Era um cultor da língua inglesa. Uma personalidade dotada de enorme urbanidade de trato, amigável e um conversador inesgotável e agradável. O seu programa de televisão, apesar de ser por vezes dedicado à actualidade, a maior parte das vezes derivava para elevadas discussões abstractas e filosóficas, coisa rara na televisão (ontem ou hoje).
Autor de 55 livros (de qualidade desigual, diz-se), de mais de 4000 artigos e editor até 2004 da National Review acabou por falecer à mesa da sua secretária,no seu local de trabalho. Nos últimos anos manifestara-se inquieto com o futuro do movimento conservador - foi crítico da guerra do Iraque e dos neocons e estava longe de ser um admirador de George W. Bush, apesar de se manter fiel ao Partido Republicano. Morre quando o Partido Republicano nomeia um candidato presidencial com algumas semelhanças com Eisenhower que ele apenas relutantemente apoiou (ainda que McCain como todos os conservadores americanos de hoje tenha sofrido inevitavelmente a influência de Buckley e, por isso, ser seguramente mais este do que Ike) e quando o Partido Democrático parece ter ganho nova vida e vitalidade.
Apadrinhou e lançou centenas de escritores, cronistas, analistas e jornalistas. Alguns conservadores, outros liberais ou de esquerda e outros ainda que seguiram o seu próprio caminho (indo da direita para a esquerda ou vice-versa). Ontem, o programa de Charlie Rose - um jornalista de esquerda por ele incentivado e que é na minha opinião o melhor entrevistador do mundo - foi-lhe totalmente dedicado (pode ver-se o programa todo em http://www.charlierose.com - é cerca de uma hora).
Aqui fica um excerto com a homenagem sentida e comovida a um homem que viveu a vida em toda a sua plenitude, com imensa intensidade e que pouco deixou por fazer. Há vidas assim: cheias, interessantes e em que tudo parece dar certo, encaixar no seu devido tempo. William F. Buckley era um verdadeiro homem do Renascimento.
 

posted by NMP on 11:04 da tarde # (0) comments

SIM, SIM, MAS NÃO CHEFIA GUANTÁNAMO :

Cuba tem agora à frente do seus destinos um homem sinistro de farda e bigodinho à Hitler.
 

posted by FNV on 3:54 da tarde # (4) comments

"CRISE SOCIAL":

1) Quando um dos líderes do PSD ( Luís F. Menezes) diz a uma entrevistadora da SIC -N que "aqui ninguém depende do outro" ( aludindo ao facto de a mulher do director do canal que entrevistou Sócrates estar a trabalhar para a ministra da saúde) e isto não gera tumulto na Quadratura do Círculo.

2)
Quando um ministro ( Jaime Silva) faz insinuações de carácter pessoal sobre o ( ainda) líder do CDS-PP e recebe aplauso, porque o alvo foi Paulo Portas.

Não era ( também) este o clima de "degradação social"que a SEDES referia?
 

posted by FNV on 11:33 da manhã # (0) comments

quarta-feira, fevereiro 27:

WIENERS, SEMPRE

My poems contain no
wilde beestes, no
lady of the lake, music
of the spheres, or organ chants.

Only the score of a man's
struggle to stay with
what is his own, what
lies within him to do.

Without which is nothing.
And I come to this
knowing the waste,
leaving the rest up to love
and its twisted faces,
my hands claw out at
only to draw back from the
blood already running there.


( A poem for painters, 1958)
 

posted by FNV on 11:46 da manhã # (1) comments

LEMBRAS BEM:

O secretário de estado Walter Lemos lembrou ontem, no telejornal das 13 horas da SIC, e a propósito da dívida de 3 milhões de euros que a Fenprof reclama, que quando as aulas de substituição foram anunciadas a mesma Fenprof disse que eram um "ataque aos professores porque estes não faltam assim tanto". Eu também me lembro. E muito bem.
 

posted by FNV on 11:29 da manhã # (1) comments

É FÁCIL, NÃO É?

No dia em que as tropas britânicas desmantelaram mais um pequeno entreposto de ópio: se a guerra às drogas é um objectivo perfeitamente alcançável - o que apenas os imbecis como eu não compreendem - , aproveitem agora que um só país, e militarmente ocupado, produz 95% da heroína mundial.
 

posted by FNV on 12:05 da manhã # (0) comments

terça-feira, fevereiro 26:

QUEM CALA CONSENTE:

Menezes começa a entrevista a dizer a Ana Lourenço que "nenhum depende do outro". A alusão é ao facto de a jornalista Claudia Borges ter sido contratada para assessora da ministra da saúde na semana em que o marido ( Ricardo Costa) entrevistou Sócrates. A "esfíngica" Ana Lourenço não tugiu nem mugiu.
E eu que já estava quase convencido que os jornalistas não faziam fretes nem levavam ralhetes.

 

posted by FNV on 11:24 da tarde # (0) comments

ODI ET AMO (LXXIII):

A quem deixar a biblioteca, o olival, a cana de pesca, o dinheiro? O legado material põe um problema ao moribundo estóico. Se recusa a esperança - uma espécie de futuro que impede a harmonia ( homologoumenos) com a natureza - , não pode deixar de se inquietar com o destino do produto da sua vida. É sempre preciso concertar a nossa vontade ( boulêsis) com o que há-de vir. Mas será que eles, os vivos, cumprem?
Sinatra levou para o túmulo os seus cigarros e a suas latas de sopa preferidas. É natural, porque o seu legado - a sua voz - é inarrecadável. Nós, os moribundos-mudos, teremos de nos desfazer de tudo ainda em vida. Só assim se cumpre a boulêsis.

 

posted by FNV on 8:46 da tarde # (2) comments

BERNARDIM RIBEIRO, SEMPRE:

Vou de mudança em mudança
sem me ver nunca mudado.

( Écl., III)
 

posted by FNV on 11:32 da manhã # (1) comments

QUI PENDRA LA SONNETE AU CHAT?

Um dos líderes do PSD ( Menezes) pendura-se, com antecedência, nos protestos sindicais. Muito original. Demasiado, talvez.
Deschamps fez a pergunta e La Fontaine respondeu: la difficulté fut d'attacher le grelot.
 

posted by FNV on 12:07 da manhã # (0) comments

segunda-feira, fevereiro 25:

UM DESEJO:

Para passar ao cinema "A Estrada" do Cormac McCarthy só antevejo duas possibilidades: Ridley Scott ou Manoel de Oliveira. As cenas do churrasco especial e da cave recheada fazem-me inclinar para a segunda possibilidade.
 

posted by FNV on 10:23 da tarde # (0) comments

O GORGOLÃO:

O ministro da agricultura, Jaime Silva, pedindo contas a Paulo Portas pelas fotocópias da Defesa e pelo caso Portucale, quando interpelado sobre um assunto de agricultores. Isto sim é arrogância, e em falsete.
 

posted by FNV on 10:20 da tarde # (2) comments

MANDELSTAM, SEMPRE:

O trabalho é como bois de seis asas
Que metem medo e aos homens aparecem,
E flores pré-invernais, inchadas rosas,
Gordas de sangue venoso florescem...


(1930, trad. de Nina&Filipe Guerra)
 

posted by FNV on 11:49 da manhã # (1) comments

A CASA:

O Francisco José Viegas ( que fez um óptimo trabalho e sem queixinhas) saiu, li no Expresso de há duas semanas e esperei pelo desmentido: a Casa Fernando Pessoa funciona com 5% do orçamentado. Não me interessa se é equipamento municipal: a menos que Pessoa tenha sido equiparado a poeta regional, o Ministério da Cultura - já que existe - devia há muito ter resolvido o problema.
Talvez sobrem uns tostões do próximo Mundial de 2018.
 

posted by FNV on 11:00 da manhã # (0) comments

domingo, fevereiro 24:

STAROSTAS:

Não é só agit-prop, caro Eduardo. Existe uma espécie de snobismo muito parecida com a que existiu no tempo de Cavaco e que Pacheco Pereira denunciava ( nesse tempo). Muitos dos snobs são os mesmos, outros tentam imitá-los.
Eu tenho-me divertido. Como não me encontram um link ao PS, ao Estado ou aos media ( não se pode dizer o mesmo de muitos deles) , tentam encontrar explicação para o facto de eu não malhar sistematicamente no governo. A uns não ocorre - ou já não se lembram - o que é pensar e escrever sem agenda, noutros permance vivo o tique de normirovshik. Problema deles.
O que já não me diverte é a maneira como num mês declaram que o mal do país é a bola de berlim do Ancão (ou a fiscalização do carapau congelado) e no outro descobrem que há cada vez mais gente mais pobre. Mas continua a ser um problema deles.

 

posted by FNV on 11:19 da tarde # (1) comments

THE PUPETEERS:

A Pública faz uma peça com Eduardo Gageiro que recorda o dia em que a PIDE o foi buscar a casa de madrugada. Porque houve pessoas que estavam numa manifestação não autorizada e foram identificadas pelas autoridades, Menezes fala no regresso aos tempos da PIDE.
Não são apenas os idiotas úteis ( mesmo os que nunca foram a Moscovo) nem os saudosistas ( que esconjuram a saudade vendo a PIDE em todo o lado) que são responsáveis pela falta de respeito para com os milhares de portugueses vítimas da polícia política. Há mais gente que pelo seu silêncio tem deixado andar isto. Gente que (apesar do folclore biográfico) nunca sofreu na pele as carícias da PIDE.
 

posted by FNV on 10:03 da tarde # (0) comments

CONTRIÇÃO:

Já aqui o disse e volto a dizê-lo: Lisandro Lopez é um regalo para a vista. Tem é o azar de jogar num país em que técnica é fintar dois adversários numa cabina telefónica e não encontrar a saída. Por isso muito imbecil considera-o apenas um jogador raçudo.
O primeiro golo que marcou ontem só aconteceu porque soube colar ao pé uma bola longa de Lucho-Luxo e rematar de imediato: isto é técnica de lei temperada com velocidade supersónica de pensamento e execução ( técnica mental*).
A contrição deriva disto: hoje em dia sento-me a ver jogar o FCP para ver jogar o Lisandro. Que os deuses tenham misericórdia de mim.


* que é exigida em qualquer arte marcial e que bem sei o que custa na capoeira...
 

posted by FNV on 1:09 da tarde # (5) comments

A ORIENTE DO ORIENTE (V):

Uma das primeiras coisas que os taliban fizeram quando tomaram o poder em Kabul foi proibir o boletim metereológico: prever o futuro é uma prerrogativa exclusiva de Alá. Outra medida importante dirigiu-se à barba dos homens: tinha de ser suficientemente longa para que um mullah a pudesse agarrar e ver pêlos a sair da base do punho. Quem falhasse o teste era espancado. As mulheres, para além das habituais restrições de indumentária, foram alvo de uma interdição particularmente dura: só podiam sair de casa acompanhadas por um familiar adulto do sexo masculino. Muitas viúvas ( a guerra durou muitos anos) não tinham maridos ou irmãos: ficaram votadas a morrer de fome ou ao espancamento continuado.
Isto que descrevi ( com ajuda de J. Hafvenstein) é um exemplo de Islão fanático. Já este artigo de Nezha Elouafi mostra como as coisas mudam e podem mudar. Em 2003, 10,8% dos deputados marroquinos eram mulheres. Os dois cenários são islâmicos, em ambos se nota o peso do papel tradicionalmente atribuído à mulher ( leiam as queixas da Nezha), mas no entanto existem diferenças. Quando se passa a mensagem que o Islão é irreformável, estamos a condenar as mulheres muçulmanas ao castigo dos taliban. Estamos a ser taliban.
 

posted by FNV on 12:02 da tarde # (7) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012