Mar Salgado

sábado, outubro 2:

MEMBRA DISJECTA: Isto é um martírio, sempre foi. É um martírio sobretudo a ausência. Se de um marido contratado nos anos setenta, prolongado. Se de um filho que se foi numa curva das auto-estradas do Cavaco, abreviado. Ouço e cheiro estes relatos martirológicos há muitos anos. Enfado-me e arrependo-me. O mártir, o mártyr grego para testemunha, sim, esse cristão que nos tempos de Nero e de Diocleciano se recusava a negar a fé, é um ser enfadonho. Recusa-se a esquecer, mesmo quando vai trabalhar, comer, fornicar. Por piada costumo dizer-lhes, a eles, aos mártires, que são como os habitantes das cidades bombardeadas: no dia seguinte amontoam uns tijolos e afixam um letreiro com o preço do pão.
A ideia segundo a qual se renasce após a tragédia é cara aos estóicos. O termo Renascença no seu sentido socio-político, só toma o seu significado actual, como se sabe, com Burckhardt. Mas Maquiavel ( nas Histórias Florentinas) utiliza-o no episódio da Cola di Rienzo, a propósito da renascença de Roma ( Roma rinata), e Mantegna também, no seu S. Sebastião, hoje no Louvre. A coisa é velha de séculos, com Maquiavel ou com as flechas do destino de Mantegna: depois da peste, a vida; só a resistência é divina.
Reside aqui vagamente a interpretação popular do estoicismo, como se resistir fosse uma questão de vontade ou de necessidade. Tomara. A resistência estóica é um assunto de virtude e de sobrevivência, aquela encontrando esta num feliz acaso. A peste foi um acaso. Por isso, quando perdemos quem amamos, alimentamo-nos literalmente da resistência. Cada músculo, cada som, cada gesto é uma homenagem. A nós, aos que ficamos com o que sobrou.
 

posted by FNV on 9:50 da tarde # (0) comments

LES UNS ET LES AUTRES: Concordo com Vital Moreira na análise que faz no Causa Nossa ( link directo indisponível) aos 9000 atestados médicos dos professores e a inexistente auto-regulação da Ordem dos Médicos. Mas Vital Moreira esqueceu-se de aflorar um detalhe: quando a Inspecção Geral do Ensino ameaçou investigar, 2000 professores ficaram súbitamente saudáveis. O Presidente da FENPROF, confrontado com o milagre terapêutico, saiu-se com esta pérola da sem-vergonhice corporativa: os professores tinham interpretado mal a lei. Um milagre jurídico, pois também.
 

posted by FNV on 3:53 da tarde # (2) comments

APARELHINHO: João Soares ganhou e com maioria absoluta numa única secção de voto socialista: Ponte de Lima. Segundo o Público de hoje, tal fenómeno "explica-se pela influência de que José de Barros Gonçalves ( fundador do partido no concelho) ainda desfruta no interior da secção". Barros Gonçalves, ainda segundo o jornal, "é amigo de longos anos de João Soares".
Sobrou a João Soares o apoio de fundadores. O que lhe faltou foi mais amigos nas bases .
 

posted by FNV on 11:57 da manhã # (0) comments

PARA O NEPTUNO que, como todos nesta nau sabemos, não tem medo da vida:

A morte vem de longe
Do fundo dos céus
Vem para os meus olhos
Virá para os teus
Desce das estrelas
Das brancas estrelas
As loucas estrelas
Trânsfugas de Deus
Chega impressentida
Nunca esperada
Ela que é na vida
a grande esperada!
A desesperada
Do amor fratricida
Dos homens, ai! dos homens
Que matam a morte
Por medo da vida!

Vinicius de Moraes
 

posted by NMP on 4:57 da manhã # (0) comments

AS EXPECTATIVAS: A ideia de que Kerry ganhou o primeiro debate televisivo com Bush parece estar a impôr-se. Há alguns bons motivos para tal. Kerry apresentou um ar mais calmo e seguro do que um Bush invulgarmente disperso e irritadiço. Partindo de uma posição em que lhe seria mais difícil argumentar, apresentou-se mais articulado e consistente que um Bush repetitivo e sem cham. A discussão, por sinal bastante substantiva, foi entre duas visões diferentes sobre a guerra do Iraque. E também aí Kerry se saiu bem, uma vez que algumas das inconsistências e incoerências do seu discurso, como o voto pela guerra mas contra o seu financiamento e algumas frases mal calibradas, passaram incólumes sob o olhar de um Bush em noite sem killer instinct. O debate foi sem dúvida um bom momento numa campanha que caminhava perigosamente para um nível muito baixo. Os americanos foram confrontados co duas alternativas claras e bem definidas sobre como abordar questões centrais da política externa americana, da guerra do Iraque passando pela Coreia do Norte até ao genocídio de Darfur.
O efeito que se vê nas sondagens publicadas logo após o debate limita-se a reflectir uma questão de expectativas. Por muitas razões (a aura que o poder trasmite, o patriotismo à flor da pele natural numa nação em guerra e um discurso pouco consistente dos democratas sobre a matéria), um debate sobre segurança interna e política externa era à partida o mais difícil para Kerry. O facto de a ele ter sobrevivido sem estragos de maior explica grande parte da reacção positiva do público.
Estes números, no entanto, não permitem muitas conclusões. Antes do debate, a esmagadora maioria dos americanos, em números em torno dos 60%, achavam que Bush seria um melhor comandante-chefe, contra cerca de 35% que consideravam Kerry mais apto para essa função. Se as sondagens dos próximos dias confirmarem ter havido uma alteração sensível nestes valores, com uma aproximação de Kerry, então sim o debate terá sido muito proveitoso para o democrata. Significa que os americanos passaram a considerá-lo seriamente como uma possível alternativa para seu líder em tempo de guerra.
Até lá, os números até agora divulgados mostram apenas que os americanos esperavam que Kerry fosse esmagado neste tema. O que não aconteceu e, como veremos nos próximos dias, pode ter sido ou não um momento de viragem na tendência geral destas eleições.
 

posted by NMP on 4:29 da manhã # (4) comments

sexta-feira, outubro 1:

CÓDIGO DE ÉTICA DAS TV'S NO CASO DA PEQUENA JOANA:

Sua passion' predominante
è la giovin principianti.


( Dom Giovanni, nº 4 Ária )
 

posted by FNV on 7:33 da tarde # (0) comments

A GRAÇA DA LÓGICA: No Público de hoje, Santana Lopes "pede um estado de graça, porque todos os executivos merecem". Estamos perante um exemplo claro de argumento condicional, cuja validação assenta na afirmação do antecedente ( modus ponens):

Se todos os novos executivos merecem um estado de graça,
se este é um novo executivo,
então este executivo merece um estado de graça.

Como sempre, no estudo da validade dos argumentos temos de examinar a validade das premissas. Se a primeira pode ser considerada verdadeira, já a segunda, ( da qual depende a afirmação do antecedente) pode ser considerada falsa? Se entendermos que o actual executivo foi mandatado por Sampaio para continuar as políticas do anterior, assenta no mesmo entendimento CDS-PSD, e inclusivamente mantém elementos do anterior executivo, a segunda premissa é falsa. Logo a conclusão do argumento é falsa, o argumento é inválido.
Se entendermos que a segunda premissa é verdadeira e que este é de facto um novo executivo, e que todo o novo executivo tem normalmente um estado de graça, não se percebe porque é que esse estado tem de ser pedido.
 

posted by FNV on 1:23 da tarde # (2) comments

quinta-feira, setembro 30:

ASSISTÊNCIA SOCIAL: O Diário de Coimbra de ontem ( 4ªfeira) trazia um anúncio de quase página inteira, no qual o Presidente da Câmara da Figueira da Foz convidava a população a assistir à visita que Sexa o Primeiro-Ministro fará ao Concelho e na qual assistirá à celebração do protocolo de construção da nova auto-estrada. O povo agora é convidado a assistir à assistência. Acho muito bem. Desde que o povo também seja convidado a assistir aos banquetes, aos beberetes, às reuniões do Conselho de ministros, às conversas entre autarcas e construtores civis, e por aí fora. Assistir só a assistências até parece batota.
 

posted by FNV on 1:51 da manhã # (0) comments

quarta-feira, setembro 29:

ÉDIPO EM DIRECTO: Logo, a partir das 19.45, na RTP1. Espero que depois não se ponham a vazar os olhos. Ah: e não se aceitam piadinhas de mau gosto acerca da etimologia de Oedipus.
 

posted by PC on 2:46 da tarde # (0) comments

PROVÉRBIO CHINÊS: É curioso que Sócrates, quando enfrentou a contestação à co-icineração ( liderada sobretudo pelas autarquias atingidas) era um político "corajoso", "decidido", e que "não cedia a populismos fáceis". Hoje é visto precisamente de forma contrária; A única coisa permanente na vida é a mudança, ou não é?
 

posted by FNV on 1:29 da tarde # (0) comments

ISTO ASSIM NÃO É VIVER: Dizia-me ela com uma certeza cósmica: perdi quatro anos da minha vida. Isto porque demorou muito tempo a fazer o luto, como dizem os psis. É curiosa esta nossa ideia de que a vida é um investimento a rentabilizar. Também já a propósito de casamentos infelizes ouvi frases destas, o intervalo temporal do desperdício variando em função do rancor pós-conjugal. Mas Séneca, que inventou a fotografia, explicava que só podemos estar seguros do nosso passado.
O sentimento que desperdiçámos anos da nossa vida é compreensível apenas à luz da tal certeza de que o tempo é nosso, e que por isso tem de ser bem empregue. Como vamos morrer no final de uma vida longa mas curta, as horas têm de ser aproveitadas, e só contam para o campeonato as horas felizes. Claro que um estóico da velha cepa diria aos moços e moças que como nunca sabemos quando a corrida acaba nem como decorre, todas as horas são valiosas, todas são irrepetíveis. Não me parece que fosse ouvido: há muito que dividimos a vida em duas: a que vale a pena e a que é um desperdício. Como poderia ser de outro modo se legiões de aldrabões licenciados nos convencem todos os dias que o nosso sofrimento deveria ter sido evitado?
 

posted by FNV on 11:44 da manhã # (3) comments

SARAVÁ:: Um abraço especial ao Luís, da Natureza do mal, que me recolheu a meio do Mar Morto e ao Francisco José Viegas, interlocutor pacientíssimo. Durante a calmaria também aportei bastas vezes no Barnabé e no Blasfémias, que não me puseram a ferros. O JPH do Glória Fácil é o tipo mais simpático que não conheço.
 

posted by FNV on 2:02 da manhã # (0) comments

O COISO: Nas caixas multibanco introduzem-se e retiram-se coisas, boas e más. Mas ao contrário de outros lamaços, é obrigatório digitar. Ora, um não-fumador tem o direito a não ser incomodado pelo fumo do fumante, mas eu não tenho o direito a ter um teclado limpo de excrescências nasais e auriculares de terceiros. Como sempre, o tipo que estava à minha frente na fila da caixa do multibanco, enquanto aguardou a sua vez, limpou (?) com o dedo indicador direito todas as cavidades disponíveis descobertas: nariz, dentes, olhos remelosos e duplo queixo. Chegada a sua vez, utiliza o mesmo vector de parasitoses várias para digitar o código que lhe permite aceder à sua conta. Na minha infeliz hora, se por acaso não trago comigo uma caneta ou um conjunto de chaves é quase como se tivesse ido para a cama com o indivíduo. E eu pergunto: não podem os bancos, a troco de uma mensalidade de digamos, dois euros, disponibilizar para os seus clientes (que quando quiserem apanhar malária voluntáriamente vão de férias para a Mauritânia) um dispositivo que lhes permita aceder a um teclado esterilizado? O coiso estaria inserido na caixa, e mediante a introdução do cartão apareceria reluzente e obedientemente. Depois de utilizado, o coiso recolheria à base e auto-esterilizava-se. É assim tão difícil ?
 

posted by FNV on 1:36 da manhã # (4) comments

terça-feira, setembro 28:

MISÉRIA: Segundo li algures, o caso do assassínio da pequena Joana no Algarve, com todos os seus contornos escabrosos, releva da miséria económica, social e moral que caracteriza a vida de alguns portugueses. Penso que essa miséria moral também é evidente nas dezenas de pessoas que se deslocam diariamente à pequena aldeia de Figueira, junto da casa onde vivia Joana, sabendo que se procura o cadáver da pequena vítima e fazendo-se acompanhar por crianças, algumas ainda de colo.
 

posted by Neptuno on 1:06 da tarde # (2) comments

ORA BOLAS!: Logo quando me preparava para cometer um crime de abuso de informação privilegiada, comprando fardos de acções do Mar Salgado, eis que o nosso FNV reaparece antecipadamente, pronto para perseguir todas as formas de estupidez, sicut lepra leprosum. Ide, e espalhai a boa nova.
 

posted by PC on 2:15 da manhã # (0) comments

A ABERTURA DO ANO ESCOLAR: "Quynto, cavalgar sem estrebeiras em bardões, ou todo em ousso. E aquestes tee sua meestria no apertar das pernas, e teersse dereito. E tee tres deferenças: Primeira, com as pernas tendidas e apertadas nos geolhos e das coxas. Segunda, encolhendo as pernas todas e çarralás com a besta. Terceira, apertando assy todallas pernas, metendo as pontas dos pees acerca dos cóvedos das bestas."

"Livro da ensinança de bem cavalgar toda a sela", El-Rey Dom Duarte, cap.VI
 

posted by FNV on 1:44 da manhã # (1) comments

A TRANSIÇÃO: Fazendo fé em Muchembled, encontra-se na Biblioteca de Lille ( manuscrito nª 116 do catálogo de Rigaux) um receituário médico escrito entre a Candelária e o São João de 1358. Prescrevia que para o mês de Setembro todas as comidas eram boas, mas que Outubro deveria ser reservado às purgas: uvas em jejum e leite de cabra para lavar o estômago. Setembro era um resto de Verão e o cabedal tinha de vindimar, Junho tinha sido o tempo das uniões permitidas. O Outono, estação de serviço, era assim destinado à limpeza e ao decoro. Bons tempos.
 

posted by FNV on 1:09 da manhã # (0) comments

segunda-feira, setembro 27:

"FIDELIZAÇÕES E CLIENTELISMO": São situações que, segundo Manuel Alegre ("MA"), urge alterar profundamente no PS. O discurso de Manuel Alegre enquanto candidato à direcção do PS suscita a simpatia de todos os que se interessem minimamente pela política. É que o seu diagnóstico é extensível a todos os principais partidos políticos e, infelizmente, também ao próprio Estado, para o qual os partidos transportam a sua lógica de funcionamento, uma vez no poder.
O poder político é exercido de uma forma viciada. As fidelizações e o clientelismo sobrepõem-se ao interesse público e esse fenómeno tem origem nos partidos políticos, tal como actualmente funcionam, dos quais o nosso sistema político é refém.
Penso que devemos lutar contra esse status quo e que, como diria MA, esse é um combate que merece ser travado.
 

posted by Neptuno on 1:41 da tarde # (2) comments

domingo, setembro 26:

PARA MAIS TARDE RECORDAR: Tenho um amigo que é capaz de se lembrar com exactidão, entre outras coisas, do resultado do Sporting - Estoril da época de 1979-1980 (1ª e 2ª voltas). Infelizmente, a memória das pessoas e dos povos vai-se tornando progressivamente mais curta, por razões que ainda se desconhecem.
Vem isto a propósito do texto de Vasco Pulido Valente no DN de hoje. Não lhe bastando o título indisputado de drama queen da opinião lusa (apesar da corte de emuladores que criou e inspira), VPV assume agora o terrível cargo de Grande Adivinho da Aldeia. Vaticina VPV, por causa da vitória de Sócrates, que "esta eleição do PS será provavelmente a última em que a Esquerda se atreveu a mostrar a cara".
Aí uns 30% dos portugueses passam assim, subitamente, à clandestinidade. Nem Salazar conseguiu tal proeza.
Convém anotar o prognóstico; até para, daqui a uns anos, a Esquerda restante poder lembrar com precisão, nas suas reuniões clandestinas, o homem que a riscou do mapa.
 

posted by PC on 2:11 da manhã # (2) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012