Mar Salgado

sábado, julho 15:

LIDERANÇA: Folheando o último número da Sábado, reparei na crónica de António Tadeia ("AT") sobre Scolari. Reparei, principalmente, porque ele defende uma tese diferente (senão contrária) da minha, na análise da competência de Scolari. Eu penso que as qualidades de liderança, juntamente com as capacidades técnicas, são essenciais para termos um grande treinador e tão importantes como aquelas. AT considera que (pegando no seu exemplo) Carlos Queiroz é tão competente como Mourinho, Capello ou Scolari, embora perca na comparação dos respectivos feitios: falta-lhe o feitio de lider. Não concordo com tal separação de virtudes na avaliação da qualidade de um treinador porque... sem o tal feitio não há grande treinador. Mais, um mago da estratégia e da metodologia de treino sem capacidade ou carisma de líder, em igualdade de circunstâncias, nunca ganhará ao líder.
Uma páginas adiante, encontro uma reportagem sobre o inacreditável Kim Jong-Il. Na linha do seu papá, presidindo aos destinos da Coreia do Norte (no nosso parlamento, há quem arrisque tratar-se de uma democracia...), o querido líder "torra" os parcos recursos do país em armas, lagostas e conhaque, sabendo-se que tem permanentemente ao seu serviço umas camaradas das "brigadas do prazer". Mais de oitenta por cento da população do país (em que se inclui a população urbana) não morre de fome devido ao auxílio de outros países, entre os quais os seus vizinhos do Sul. A exemplo de outros ditadores comunistas, a gestão do seu país é ruinosa (talvez devido às insuficiências do próprio sistema...) mas a sua capacidade de liderança é indiscutível, ou mesmo, literalmente, à prova de bala.
 

posted by Neptuno on 11:13 da tarde # (4) comments

LADOS: Não ignoro o sangue e o vómito em ambas as mãos, mas quando tiver de escolher ( não sendo corajoso prefiro que seja na contra-espionagem, em salas de interrogatórios horas a fio) entre Israel e o outro mundo - do Hezbollah, do Irão e da Síria -, lutarei por Israel. Escolherei lutar por um sítio onde há putas, gays, democracia, pornografia, críticos, ciência, televisão. E não, não sou judeu, não acredito na profecia de Steiner.


Caro João: tem razão, não existe nenhum paraíso para "o outro". Existe uma vontade ocidental de tolerar comportamentos.
 

posted by FNV on 9:09 da tarde # (33) comments

ATRÁS DE MIM VIRÁ... Lawrence Musgrove, professor de inglês na Saint Xavier University, em Chicago, diz que sofremos de false nostalgia quando avaliamos a maneira como os nosso filhos escrevem. Utilizando um estudo de uns colegas especializados, que descobriram 2,57 erros por cada 100 palavras, Musgrove acha que no nosso tempo também havia quem escrevesse bem e quem escrevesse mal. O problema estará nas nossas expectativas acerca das novas gerações. Um comentador do artigo ( publicado em www.insidehighered.com) , professor em Berkeley, diz que os sujeitos desse estudo devem ser génios...
 

posted by FNV on 5:42 da tarde # (0) comments

sexta-feira, julho 14:

A INFINITA ESTUPIDEZ: Agora dizem os jornais ( neste caso os argelinos) que Materazzi é o ponta-de-lança da linha racista de Berlusconi. Se o italiano tivesse chamado "paneleiro" a Zidane, seria a vanguarda homofóbica de Ratzinger, se lhe tivesse chamado "cubano" seria um assalariado do Alberto João. E por aí fora.
 

posted by FNV on 12:26 da tarde # (2) comments

NO TEMPO EM QUE UM GAJO PODIA FAZER O QUE QUERIA: Que Coleridge rivalizou com De Quincey, já eu sabia: dois grandes comedores de ópio. O que não sabia é que Coleridge teve a sensatez de experimentar quase tudo o resto: desde o éter ( vulgar na época) até ao meimendro negro ( hiosciamina), passando pelo haxixe que lhe trouxeram da Índia em 1803. Dizia ele ( fazendo fé na Barbara Hodgson) que gostava de levar o ópio a tribunal.
 

posted by FNV on 11:49 da manhã # (2) comments

UMA PROFISSÃO DE FUTURO: Uma psiquiatra inglesa de 63 anos deu à luz, um psicólogo português vai explicar que os rapazes que maltrataram a Gisberta ( e eventualmente a terão morto) fizeram-no porque estavam imbuídos de uma febre colectiva. Os psis são assim: quando não estão a fazer asneiras estão a tentar justificá-las.
 

posted by FNV on 11:36 da manhã # (2) comments

quinta-feira, julho 13:

AS ERAS DE ÇÓCRATES: Ontem, no debate sobre o Estado da Nação o deputado Nuno Melo ironizava: "Um dia destes o Sr. Primeiro Ministro aparece aqui a dizer que há duas eras: A. C. e D. C. - antes e depois de Sócrates". Do lado, alguém lhe sussurava que Sócrates é com cê de Simão da Veiga.

 

posted by PC on 2:41 da tarde # (2) comments

LA VICTIME: Parece que, afinal, o mundial de futebol vai acabar bem. Já é unânime entre a quase totalidade da imprensa internacional (até mesmo entre alguma "inteligência" italiana!) que Zidane foi uma vítima do ignóbil Materazzi - na mesma linha de raciocínio que transforma Rooney em vítima de Ronaldo, os holandeses em vítimas da dureza dos portugueses e os plongeurs franceses em vítimas de toda a gente. Parece que o demónio italiano insultou a irmã e a mãe de Zizou, causando-lhe forte contracção do tórax que o levou a dar a marrada.
Parece que Zidane nunca foi expulso de um jogo na sua longa carreira. E os piores insultos que os colegas e árbitros alguma vez ouviram da sua boca foram "safado", "miserável" e "bruto". Quando levava pontapés dos adversários apenas se ouvia "ui!" (em francês, claro).
 

posted by Neptuno on 12:21 da manhã # (1) comments

CLIENTES: Anda toda a gente muito espantada com a quantidade de rapaziada bem remunerada que trabalha ou presta serviços à CML. A tradição remonta ao império romano, em que os candidatos políticos se distinguiam (e se faziam eleger) pela qualidade e sobretudo quantidade da sua clientela, que orbitava à volta da sua carreira e respectivo sucesso.
Nos grandes centros o fenómeno até aparece bem disfarçado. Qualquer investigação minimamente diligente a pequenos e médios municípios do país verificará a assombrosa percentagem da respectiva população a soldo da câmara. Repercutindo as "cabeças" em famílias, facilmente se adivinha como se perpetuam no poder certos e determinados autarcas.
Se transportarmos o fenómeno para o poder central e para a administração pública e institutos satélite...
 

posted by Neptuno on 12:13 da manhã # (0) comments

quarta-feira, julho 12:

À SOMBRA DE UMA ACÁCIA: Este calor faz o leopardo suspirar pelo seu poiso de Verão. Brisas frescas, árvores em barda, carnes verdes, poucos excursionistas em safari. É lá para cima, quase à borda da Galiza, que o leopardo se há-de retirar com a família. Perguntam vocês: mas então o leopardo não é solitário? Claro que sim, a família é que não sabe.
 

posted by FNV on 12:38 da tarde # (0) comments

terça-feira, julho 11:

A DIAPSALMATA * DO LEOPARDO KIERKEGAARD (V): "O salmão é um pitéu, mas o seu abuso prejudica a saúde: é indigesto. Quando, há dias, em Hamburgo, a pesca do salmão se revelou demasiado abundante, a polícia ordenou aos patrões que não o servissem ao criados mais do que uma vez por semana. Seria desejável que a polícia publicasse um anúncio semelhante relativo ao afecto.

* em tradução livre e pobre.
 

posted by FNV on 9:07 da tarde # (0) comments

ANIVERSÁRIO: O blogue do homem que não acredita em Deus, mas acredita em pessoas a rezar, faz três anos, muito bem acompanhado. Parabéns, Miguel!

 

posted by PC on 1:57 da tarde # (0) comments

SÉRIE AFEGÃ (III): Mais de quatro anos e meio depois da invasão do Afeganistão, liderada pelos EUA e sob mandato da ONU, o território produz ( números de 2005) 4.161 toneladas de ópio. O resto do mundo produz apenas 459. O que é que correu mal?
Em Outubro de 2003, P. Chouvy analisava, no Asian Times, o impacto da intervenção ocidental no que à produção de ópio dizia respeito. Chouvy dizia, e bem, que os anos seguintes colocariam à prova a política de erradicação do novo governo de Kabul e a eficácia da intervenção ocidental. Os taliban permitiram e taxaram a cultura da papoila até 2000, altura em que a conseguiram reduzir drasticamente no território por eles controlado ( 87% do país). Em 2001 levantam a proibição, mas depois ( Dezembro) chegam os ocidentais. Assim, é falsa a tese propalada que culpa a invasão ocidental pelo espectacular aumento da produção: a colheita de 2002, ainda da responsabilidade dos talibans, foi de 3.400 toneladas. É verdade que no único ano em que se empenharam, os taliban conseguiram um recorde : em 2001 , por efeito da proibição do ano anterior, apenas se produziram 185 toneladas. O que é que os taliban conseguiram fazer que as forças ocidentais e o presidente Karzai não têm conseguido?
Nesse ano de 2001, exceptuando uma pequena zona controlada pela Aliança do Norte, os taliban conseguiram impedir a recolha da produção porque a tinham debaixo de olho: sempre taxaram as colheitas e o comércio em 2,5%, através do Zakat e da Usher: metade para os pobres, a outra metade para os mullahs e para os taliban. Depois da invasão o país desintegrou-se e os senhores da guerra embrulharam-se no negócio: controlando estradas e zonas remotas, apropriaram-se do comércio do ópio impondo taxas muito mas elevadas do que as praticadas pelo governo taliban. Estes dois factores - anarquia e chantagem - causaram, inevitavelmente, o aumento da superfície cultivada.
Resta a questão da "erradicação forçada". Como já aqui foi dito, os taliban, ressurgidos, protegem hoje, em Helmand e Kandahar, os agricultores atingidos pelas intenções de Kabul e da ONU. Isto é fatal por três razões:

- Reforça politicamente o poder taliban nessas zonas.
- Permite aos fanáticos obter receitas que financiam a compra de armas.
- Estimula o aumento da superfície cultivada e, por inerência, da produção de ópio.
 

posted by FNV on 11:40 da manhã # (0) comments

COISAS EXCELENTES: Via L. C., descubro isto. Até fiquei comovido. Ao Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, obrigado, obrigado, muito obrigado.

 

posted by PC on 11:03 da manhã # (2) comments

SENTITE?: Como se suspeitou, aqui e aqui.
 

posted by PC on 3:59 da manhã # (0) comments

O MUNDO DA CARLA: Conhecem-se, casam-se, têm um filho, o Leonardo, hoje com quatro anos. Ele envolveu-se com outra e ela não gostou: pô-lo na rua e pediu o divórcio. A mãe enfiou-lhe dois pares de estalos em sinal de cumplicidade. Outros tempos.
Aparece-me com uma saia mais curta do que o plantel do Benfica e diz-me que já tem um "amigo": Nunca estive melhor ! Resta dizer que ela e o ex-marido, ao longo dos anos, se atolaram em dívidas devido à aquisição de bens de extrema necessidade como, por exemplo, motos de água.
O que esta história tem de fascinante é o poder de síntese. Tudo isto já ouvi, vezes sem conta, mas parcelarmente. Por que é que ela "nunca esteve melhor "? Porque está convencida que vai ter sempre 29 anos. Porque os exemplos que viveu não são para seguir. Porque é assim que as coisas se passam nas novelas.
Pergunta final: o mundo está em decomposição? Ainda não. E talvez nunca venha a estar: há sempre a esperança de que o pequeno Leonardo jamais se case ou se reproduza.
 

posted by FNV on 1:31 da manhã # (2) comments

segunda-feira, julho 10:

LA FIFÁ: Terminado o Campeonato do Mundo e para além do aspecto desportivo, fica sempre a impressão que a FIFA é uma Liga de clubes em tamanho mundial, permeável a toda a espécie de influências dos "clubes grandes" que, normalmente, têm os seus representantes bem "sentadinhos" no trono da nebulosa organização. Não deixa de ser escandalosa a forma como a Fifa patrocinou - com declarações do próprio presidente! - certas campanhas encomendadas na imprensa de certos países, dando a entender que "clubes pequenos" dificilmente alguma vez conseguirão ser campeões.
A campanha contra a selecção portuguesa começou logo após o jogo com a Holanda. A táctica inicial dos holandeses - useiros e vezeiros em jogo duro - consistiu em aniquilar fisicamente Cristiano Ronaldo, entendido como a maior ameaça. Não só o conseguem - com impunidade - como ainda se "esquecem" duas vezes de devolver a bola, num registo sujo que não me lembro de ver em mundiais ou em jogos entre selecções. Quem é que fica com a imagem denegrida? Portugal, claro!
A seguir, ganhamos mais uma vez aos ingleses. A "dor de corno" é tanta que o tradicional desportivismo é posto de lado e recomeça nova campanha contra os truculentos portugueses. Rooney calca as "partes" do Ricardo Carvalho; quem é o mau da fita? Ronaldo, claro, porque se insurge contra a agressão que vitimou o seu companheiro de equipa!
Chegamos ao jogo com a França já devidamente encomendados: até os merdeurs dos franceses se dão ao luxo de nos chamar mergulhadores -tendo na equipa um Henry com molas prontas a disparar sempre que sente um toquezinho e um Maluda que "cava" um penalty inexistente na própria final - e agressivos - quando se tem nas fileiras o jogador mais caceteiro e arruaceiro dos últimos anos: Vieira.
Posto isto, convém dizer que a própria Itália eliminou a Austrália com um penalty inexistente. Ou seja, todos são fiteiros quando é preciso e todos são caceteiros quando é preciso. Mas quem é que ficou com o rótulo?
Chega a altura dos prémios. C. Ronaldo não ganha o título de melhor jogador jovem do torneio devido ao fair-play (!?!?), graças ao seu episódio com Rooney. Um jogador que foi perseguido e lesionado pelos adversários, é penalizado por um episódio em que gesticula contra o agressor (que seria expulso de qualquer maneira, conforme confirmado pelo árbitro do jogo) de um colega de equipa! Ontem, assisti à mais violenta marrada (se tivesse cornos matava o Materazzi) de que há memória, perpetrada por esse grande jogador que é (foi...) Zidane - de todos os que eu vi jogar, melhor que ele só o Maradona. No entanto, parece que as marradas não contam para efeitos de fair-play, tendo Zidane recebido o título de melhor jogador do campeonato!
Todos os factos e toda a campanha da imprensa interessada - bem usada pelos nossos adversários - foram acompanhados de declarações cúmplices de dirigentes da Fifa. No entanto, tal como acontece na nossa liga, os clubes pequenos têm que "baixar a bolinha" e prestar vassalagem à organização, sob pena de retaliações piores. Talvez isso explique porque é que a nossa selecção não foi devidamente defendida nessa guerra por quem tinha obrigação de o fazer.
 

posted by Neptuno on 11:15 da tarde # (3) comments

MEMÓRIA (II): E o que é feito da "iminente ruptura financeira" da PJ? A coisa não estava preta ao ponto de ter causado uma greve? Deixou de estar?
 

posted by FNV on 12:38 da tarde # (0) comments

MEMÓRIA (I):Agora que o dr. Freitas se foi embora, o que é feito desse terrível drama dos portugueses que estavam a ser expulsos do Canadá? Se bem me lembro, eram milhares.
 

posted by FNV on 12:34 da tarde # (1) comments

domingo, julho 9:

A OUTRA METADE: Na sua crónica na Sábado desta semana, J. Pacheco Pereira volta à carga contra a "futebolândia" em que Portugal se transformou, contra a forma asfixiante e avassaladora como o futebol esmagou o espaço público em Portugal. Penso que tem toda a razão e que urge lutar contra essa apatia que se apoderou da população, esse desinteresse pela sociedade e respectivo destino ou destinos. Sim, porque o interesse nacional pelo futebol não é complementar, mas sim eucalíptico. Tudo o resto deixou de existir ou deixou de interessar. Tornou-se normal que um telejornal abra com a lesão de um suplente num treino do Benfica.
Esta alienação não é saudável deve ser combatida. No entanto, parece-me que fica por contar a outra metade da história: o que motivou o actual panorama?
Para além da importância da televisão (e dos media, em geral) e da sua involução para o "dar ao espectador aquilo que ele quer ver", que patrocinou torrentes de tele-lixo, penso que os grandes responsáveis pela actual situação são os políticos, em geral, e aqueles que governaram o país nos últimos anos, em particular.
A triste realidade é que os últimos anos de Portugal como nação foram uma sucessão de trambolhões em direcção ao abismo. Os nossos políticos e governantes foram fieis exemplos de irresponsabilidade (extensível a toda a justiça), incompetência, compadrio, amadorismo e leviandade. Não é por acaso que, ao fim destes anos todos de democracia, o Estado social está falido, a despesa (administração) pública nunca sofreu qualquer dieta - apenas foi engordando - a justiça não funciona, a educação e a saúde estão como se sabe, o país arde todos os anos, o sistema político faliu mas nunca ninguém lhe tocou, o parlamento descredibilizou-se completamente, nunca ninguém é responsável por coisa alguma, política ou judicialmente, etc. Não foi por acaso que as últimas eleições, legislativas e presidenciais, foram ganhas com campanhas descaradamente mentirosas.
Perante isto, a população perdeu qualquer réstia de confiança no tratamento de assuntos sérios e importantes para a sociedade, descobrindo que o seu voto, verdadeiramente, nunca serviu para nada. A certa altura a população ganhou uma certa repugnância pelas mesmas mentiras de sempre, na boca das mesmas personagens de sempre, sentindo na pele a degradação do país ao arrepio dos discursos de circunstância.
Em simultâneo, aparece uma selecção de futebol com qualidade, competência, profissionalismo e carácter. Capaz de competir com qualquer um no mundo. Que recupera o orgulho nacional e que renova a esperança, de forma abstracta, num sucesso colectivo.
A opção parece óbvia. Por muito que nos custe, o futebol ganhou "no campo" e substituiu um produto descredibilizado - pelos seus próprios intervenientes - pela sua imagem de sucesso.
Paradoxalmente, no mundo da fantasia (i.e., no futebol) triunfamos com profissionalismo, competência e carácter. No mundo real (i.e., na política) triunfa a fantasia.
 

posted by Neptuno on 4:07 da tarde # (2) comments

DORMIR NA BÉBÉLÂNDIA: Continuando a minha recente sanha povoadora, passei duas noites na maternidade em missão de relevante apoio logístico. É curioso que, do mesmo modo que o choro de um bébé nos pode tirar o sono - e tira mesmo - o choro de dez ou mais é uma verdadeira canção de embalar.
 

posted by Neptuno on 3:59 da tarde # (1) comments

CONFIRMADO: The tide is turning no sudeste do Afeganistão: os ingleses estão a pedir reforços. E já lá estão mais de 30.000 homens. E no próximo post da Série Afegã conversaremos sobre o assunto.
 

posted by FNV on 3:23 da tarde # (0) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012