Mar Salgado

sexta-feira, fevereiro 24:

TOLERÂNCIAS (I): Não me parece que o estatuto de judeus e cristãos - dhimmi - na península ibérica, anterior à reconquista, seja um bom exemplo para ilustrar o aspecto "mítico" da tolerância islâmica da altura, como julgo que o Pedro Picoito ( www.amãoinvisível.blogspot.com) faz. A condição de dhimmi assegurou aos judeus coisas muito importantes, negadas por outros senhores alguns séculos depois: inviolabilidade dos bens, autonomia judiciária e administrativa, liberdade cultural e cultual. O judaísmo do Magrebe, que perdurou até à construção de Essaouira e só se desfez com a colonização francesa, foi amassado no acolhimento aos refugiados da tolerância cristã ( é certo que alguns foram para a Holanda e outros para outras partes). O ponto reside na interpretação, à luz do pensamento ocidental de hoje, do conceito de liberdade. Em Granada ou em Toledo, antes da reconquista, o grau de protecção oferecido a judeus e cristãos era o maior possível. O espectáculo dantesco dos fanáticos islâmicos de hoje não nos deve fazer cair na tentação de reescrever a História.
Um outro aspecto interessante, para o qual não disponho do cabedal intelectual necessário, prende-se com a suposta dívida do Ocidente para com o Islão em sede de progresso científico-filosófico. A escola de Edessa, herdeira da linha nestoriana de Zenão de Bizâncio, é bem anterior a Maomé ( séculos IV e V). Também antes dos célebres tradutores de Toledo, são os judeus e árabes da Síria e da Mesopotâmia que traduzem Aristóteles. É porém certo, que o designado "ciclo medieval-oriental" traz para a península muitos textos que virão a reorganizar a filosofia e a cultura cristã. Talvez seja mais correcto falar-se de uma via arábica em vez de uma via islâmica, como sublinha Pinharanda Gomes. Por que motivo é a Europa cristã, e não o Islão, a desenvolver a herança, e se tal está ou não relacionado com a ausência de modernização mafamédica, isso são contas de outro rosário. Para breve, talvez.
 

posted by FNV on 9:17 da tarde # (2) comments

LINDO SERVIÇO: Vou no meu carro, descansado da vida, numa rua estreita, quando a viatura que me segue tenta uma ultrapassagem pela direita. As coisas embrulham-se, paramos os carros e discutimos. O condutor insulta-me, eu digo-lhe ( os leitores certamente percebem por que motivo tenho de usar o palavrão) : "A culpa é tua, paneleiro de merda!". Ele não gosta, trocamos uns mimos e ele aleija-se. O tipo põe-me em tribunal, declara-se homossexual e eu sou acusado de "crime de ódio"; para já, apenas pelos amigos do condutor malcriado.
 

posted by FNV on 7:03 da tarde # (5) comments

PARA BOM ENTENDEDOR: O Der Spiegel conversou na passada 3ªfeira (edição on-line de 21/02) com o recém-eleito ( Novembro) presidente do Sri Lanka, o Sr. Mahinda Rajapaksa. O Sri Lanka tem um problema crónico com o terrorismo dos guerrilheiros Tamil, decorrendo esta semana negociações em Genebra. Perguntaram ao Sr. Rajapaksa o que ele pensava sobre a coincidência de as negociações serem acolhidas pela Suiça e dirigidas pela Noruega, "dois países que não fazem parte da UE e que são tidos como bastante próximos dos EUA". O Sr. Rajapaksa respondeu que a UE nem sempre se portou bem no passado, embora ultimamente tenha feito um certo esforço, recusando-se a receber as delegações Tamil. Mas disse mais: "Nesta matéria, a UE tem de nos tratar como se ela própria estivesse a ser ameaçada pelo terrorismo".
 

posted by FNV on 3:57 da tarde # (0) comments

VERNIZ: Passa-se os olhos pelos media ( "Público" , SIC-N e TSF à cabeça) e constata-se que um torpor estupefacto assola estes construtores do campo: "como foi possível um bando de adoráveis rapazinhos terem apedrejado um mendigo até à morte ?" ( caso as coisas tenham acontecido assim).
Não há adoráveis rapazinhos ( nem rapariguinhas), há é uma camada de verniz, mais ou menos espessa, que estala de vez em quando. Como nos campos de futebol ( aí, as coisas são por vezes da autoria de adoráveis avozinhos), como nas aldeias encharcadas de álcool, como, frequentemente, dentro de casas bem recheadas e ventiladas. A pergunta certa é outra: como é possível o verniz não estalar mais vezes?
 

posted by FNV on 12:23 da tarde # (4) comments

quinta-feira, fevereiro 23:

UM SOBREVIVENTE (?) DE GRODÉK: Uma companhia, um pelotão, não sei, algures na Polónia de 1914. Trakl não os conseguiu salvar nem se conseguiu salvar dos anjos macilentos. Antes da overdose de cocaína, clarividente, escreveu ( tenho de aprender alemão, talvez assim deixe me fascinar pelas traduções do João Barrento) :Und Schnee und Aussatz von seiner Stirne sinken ( ...e neve e lepra caem da sua fronte). Uff...
 

posted by FNV on 9:14 da tarde # (0) comments

DESTRUIÇÃO DE MESQUITAS: O Público de hoje noticia a destruição de mesquitas no Iraque, entre templos sunitas e xiitas. Estaremos perante um choque entre as civilizações sunita e xiita? Ou teremos mais uma prova de que a religião, nomeadamente, nos países muçulmanos é mera arma de arremesso política, destinada a branquear e perpetuar no poder regimes corruptos que tiranisam os seus súbditos e os condenam à miséria?
No entanto, o "Ocidente como mãe de todos os males" como política de estado em certos países muçulmanos é produto que vende bem. Por outras palavras, uma instrumentalização bem sucedida leva a que o propalado "choque de civilizações" se torne uma realidade, independentemente das sinistras motivações daqueles que, aparentemente com êxito, o tenham criado e alimentado. Assim, talvez seja tarde de mais para encontrar e apoiar os moderados que possam fazer a diferença e mudar o rumo do fundamentalismo nos respectivos países.
 

posted by Neptuno on 6:08 da tarde # (0) comments

MAL HABITUADO: Nas últimas três semanas assisti aos jogos do SLB enfiado debaixo da mesa da sala de jantar ( a minha geografia da angústia já passou pelo chão de um canto da cozinha e pela varanda). A minha filha de seis anos habituou-se: quando me vê assim, abraça-me e dá-me um beijo que eu não troco por nada do mundo real. A bem dizer, actualmente tenho abusado e peço-lhe para me trazer uma cerveja.
 

posted by FNV on 4:30 da tarde # (5) comments

HOJE É DIA DE S.POLICARPO: Faz hoje cento e oito anos que Zola foi preso, por causa da sua defesa de Dreyfus, e faz hoje duzentos e quinze anos que Keats morreu. E tudo está bem. Ou não?
 

posted by FNV on 11:44 da manhã # (0) comments

E PORQUE NÃO UM CHIPEZINHO NA TOLA PARA NOS TRANSFORMAR A TODOS NUNS CORDEIRINHOS? A fúria regulamentadora de certa esquerda provoca-me calafrios. Já não bastava o Bloco de Esquerda pretender criminalizar nem sei bem o quê (acho que era quem dissesse coisas contra os maricas), vem agora o Secretário de Estado do MAI defender a instalação de limitadores de velocidade nos carros de recém-encartados. Eu acho que a primeira preocupação da sociedade actual deveria ser com este tipo de malta que, provavelmente por não ter nada que fazer, se vai lembrando a cada passo de disparates regulamentadores cada vez maiores que, esses sim, limitam barbaramente a nossa liberdade. A solução preconizada por este governo socialista é estúpida por mais razões do que este post comporta mas o mais grave é que qualquer dia eles vão querer limitar toda a nossa vida segundo um qualquer critério delineado em Lisboa, Bruxelas ou Paris, numa valente almoçarada. Lá chegará a altura em que nos colocarão um chip na cabeça para nos obrigarem a ter sempre um comportamento politicamente correcto. Espero não viver até lá mas aflige-me a sociedade que deixo aos meus...
 

posted by VLX on 11:08 da manhã # (2) comments

quarta-feira, fevereiro 22:

"SALAS DE CHUTO" É tão adequado designar assim as salas de injecção assistida (SIA) como chamar talho à morgue de um hospital. Uma vez mais, como é regra em matéria de toxicomanias, prevalece a ignorância promovida a verdade oficial. Um funcionário do INCB, Hamid Ghodse, disse recentemente que a SIA da Darlinghurst Road, em Sidney, não era mais do que a actualização um qualquer antro ( "den") asiático do século passado. Está enganado: os estaleiros de obras abandonados ou os baldios junto de bairros sociais é que se assemelham ( apenas isso) aos antigos antros. E por uma razão simples, como qualquer pessoa que conheça a história do ópio asiático sabe: nesses estaleiros e baldios, os consumidores estão entregues à sua sorte, o que consomem dependendo apenas das leis do mercado. Seja como for, trata-se apenas de uma semelhança. Os antigos "dens" pertencem a um outro mundo, são irrepetíveis, como o Sr. Ghodse deveria saber.
As SIA, ao contrário do que alguns defendem, também não são incompatíveis com as convenções internacionais sobre estupefacientes. A Convenção de Nova Iorque ( 1961), no seu artigo 4º. parágrafo c), estabelecia sobre o título "Obrigações Gerais", o uso e posse de droga para fins exclusivamente médicos. A Conferência de Viena ( 1971) obrigava a uma autorização legal as mesmas duas situações. Nos anos 80, a Convenção Anti-Tráfico, no seu parágrafo nº2 do 3º artigo, imputava às partes a responsabilidade pela autorização da posse e do consumo, consoante "os princípios constitucionais e os conceitos básicos dos sistemas legais de cada país".
A linha suiça, que desde 1988 foi cuidadosamente estudada por Hans Schulz, é clara: numa SIA, o drogado traz a sua dose, não sendo permitida a compra nem a troca. Os drogados são assistidos por pessoal médico que asseguram a assepsia do acto, sendo facultados também actos de informação e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
É degradante? Talvez, depende da perspectiva. Se eu for visto ao final da tarde, num café de Marselha, a beber dois copos de vinho branco com amigos, será apenas a normal recompensa de mais um dia de trabalho, como diz Anne Coppel. Mas se eu for visto a beber os mesmíssimos dois copos de vinho branco, às 7h da manhã, sozinho e em pé diante do frígorífico, todos terão pena de mim.
As políticas de redução de riscos não têm de exibir o simbolismo perfeito do Camilo Pessanha ou a estética de um golo do Ronaldinho. São geralmente feias, talvez moralmente porcas para alguns, certamente perfectíveis, mas não necessariamente más.
A razão pela qual alguns países precisam delas, isso é outra história.
 

posted by FNV on 10:06 da tarde # (3) comments

terça-feira, fevereiro 21:

O GOSTO DE EXISTIR: Somos poucos em casa e muitos lá fora, o que diz muito da sabedoria de um povo. Desfazemo-nos em simpatia com os estrangeiros, deles só querendo o dinheiro, sendo certo que um povo assim nunca poderá começar uma guerra. Temos uma capital na qual todos sabem quem dorme com quem, mas que ainda assim suscita a inveja das vilas da província. Sofremos da angústia congénita de não ter dinheiro nos bolsos mas conseguimos fazer crer ao mundo que o nosso fado é outro. Alcandorámos o uso do telemóvel a uma expressão que nenhum publicitário conseguiu imaginar: "não se cale sem dizer nada". Escrevemos esperanto sem o sabermos, eternizando o significado de provisório. Vivemos na única sociedade matriarcal da Europa - são elas que fazem tudo - que bate regularmente nas mulheres.
Temos o Benfica.
 

posted by FNV on 12:02 da manhã # (5) comments

segunda-feira, fevereiro 20:

JUSTIÇA: Tenho-me deliciado com a leitura da "História Geral dos Roubos e Assassínios dos Mais Notáveis Piratas", livro que teve a sua primeira edição em 1724, da autoria de um enigmático Capitão Johnson de quem nada se sabe, suspeitando-se mesmo que o próprio terá sido um pirata. A páginas tantas, o autor descreve um julgamento (pirata) de três piratas acusados do horrendo crime de deserção. O "tribunal" é o próprio navio do Capitão Roberts, o chefe do grupo de piratas a que esta pequena história se refere, a qual nos mostra que a famigerada crise da justiça é intemporal e internacional:
"Aqui era praticada uma forma de justiça com os mesmos preceitos de vários outros tribunais cujas acções têm legitimidade legal sancionada pelas autoridades. Aqui não havia indagações do conselho e o suborno de testemunhas não era prática conhecida entre estes homens; não havia escolhas fraudulentas de júris nem se torturava ou retorcia o sentido da lei, e ninguém tentava confundir deliberadamente a causa em julgamento com termos ininteligíveis e inúteis minúcias; nem as sessões eram forçadas a suportar o fardo causado por excessivos funcionários, ministros da depredação e da extorsão, com tantos aspectos negativos e agoirentos capazes de afugentar até Astreia dos tribunais."
 

posted by Neptuno on 10:32 da tarde # (0) comments

PESADELO: Mortalmente atingido ao atravessar o pântano de Guimarães, acaba por sucumbir afogado, numa imensa piscina de fígado...
 

posted by Neptuno on 5:09 da tarde # (1) comments

DOCTOR MELLIFLUUS: Quando Gregório está de novo hesitante, o abade diz-lhe a certa altura: "Meu filho, meu filho, não é bom para todos saber-se exactamente quem se é.". A história de Gregório, carregada de condenação, retoma a de Édipo. Um escolheu Colono, o outro foi Papa, pela mão de Thomas Mann.
Não é bom para todos saber-se exactamente quem se é? Esta fórmula límpida é absolutamente correcta, no entanto suficientemente rara como ar da montanha: somos, secretamente, os pecados dos outros. Mas a história de Gregório será porventura a demonstração de que tudo tem limites, como diz o bom Gregório no reencontro com a irmã.
 

posted by FNV on 12:14 da tarde # (1) comments

domingo, fevereiro 19:

QUERENÇA: Ao fim de sete anos, vai reabrir o Campo Pequeno. Não percebi ainda se empitonado em multi-funções, mas gosto de fantasiar que albergará corridas com toiros sérios e não com os pastuenos que se passeiam nas praças portuguesas. Seja como for, uma praça de toiros é para toiros, longe que vão os tempos do COPCON.
 

posted by FNV on 11:20 da tarde # (6) comments

VELHO ORIENTALISMO: Partindo dos textos ( quatro) com que o Pedro Picoito ( www.amãoinvisível.blogspot.com) pretende desmontar a tolerância islâmica e traçar um esboço do "novo orientalismo", algumas notas:

1) Todo o corpo teórico dos estudos pós-coloniais foi organizado em torno do marxismo. Fanon reclamava-se da dialéctica hegeliana-marxista ( é Bhabha que assim o sintetiza), Said ia por Gramsci, e por aí fora. Nada que nos deva espantar. A "luta dos povos colonizados" foi convenientemente lida à luz da perspectiva marxista: uma enorme massa de gente desqualificada e/ou pré-proletarizada, a quem os detentores dos modos de produção negavam o direito de existência social. Os processos de descolonização africanos foram naturalmente gerando regimes marxistas, noutros lugares - América do Sul e Médio Oriente - a coisa indo por outro caminho: a colonização já não como um processo formal, antes uma evolução imperial, liderada pelos EUA. O importante é reconhecer que a perspectiva marxista actualizada pelos arautos da libertação ( já aqui trouxe em tempos, um exemplo passado na Guiné dos anos 70) odiou sempre a burguesia terceiro-mundista. Samir Amin, autor de Classe et Nation em 1979, exemplo acabado desse ódio, classificava as elites emergentes como "vendidos" e simples "apêndices" das outrora dominates elites coloniais. A Índia foi, e é, um espinho cravado na garganta dos Sami deste mundo; tanto quanto a história colonial da Europa, para muitos que desejam que ela nunca tivesse existido.

2) O indeterminismo cultural, a releitura das narrativas imperiais ( de Jane Austen a Kipling, como fez, elegantemente, diga-se, Edward Said), a palavrosa gaveta da "alteridade" e da "re-construção da identidade cultural", foram instrumentos utilizados com um objectivo que o próprio Bhabha define sem ambiguidades: a linguagem da comunidade cultural necessita de ser pensada a partir de uma perspectiva cultural, de um modo semelhante ao que se fez com a linguagem da sexualidade, do self e da comunidade cultural pelas feministas dos anos 70 e pela comunidade gay nos anos 80 ( Bhabha, The Location of Culture, pp251, tradução minha). Ou seja, e como seria inevitável lendo as referências dos autores pós-coloniais, o alvo foi sempre a sociedade ocidental de dominação burguesa, a preferência por Nietzsche aparecendo assim facilmente explicável na transliteração da fórmula de Cícero, se a memória não me atraiçoa: não deverá o filósofo erguer-se acima da gramática? O ponto é enunciado por Said em Orientalismo: a visão que o ocidente tem do oriente é irmã da auto-representação que o ocidente faz de si próprio. O ataque é ao "reino da ficção ideológica", à "crença da tradição ocidental nos seus propósitos". Claro como água.

3) O que não me parece é que seja possível definir um "novo orientalismo" como afirma o Pedro. Os acontecimentos recentes, espectaculares, talvez, mas pouco inovadores, não trazem nada de novo. Um texto, já antigo, de Jayant Lele - Orientalism and the Social Sciences, in Orientalism and the Postcolonial Predicament: perspectives on South Asia, Ed. C.Breckenridge & P. van der Veer, Univ. of Pennsylvania Press, 1993 -, dizia-o inequivocamente: sob condições de crise, as sociedades ocidentais produzem um pensamento auto-reflexivo que mais não faz do que prolongar a "meta-narrativa" que se arroga o direito de traduzir o célebre "Outro". Se, com "novo orientalismo", o Pedro quer significar uma "revisão da tradição islâmica", apresentando-a como essencialmente tolerante e redentora, não há nada de "novo" ou então não há nada de "orientalista". A perspectiva pós-colonial, pura e dura, nega ao ocidente o direito de classificar as outras culturas a partir dos seus próprios padrões. O tal "problema da gramática", que Nietzsche, em Para além do Bem e do Mal, oferece a esta malta: por que motivo o mundo que nos diz respeito não poderá ser uma ficção? (sendo que se tal ficção tiver um autor, também ele é da ordem da própria ficção, lembra-nos o cabeça de dinamite).
Talvez que a tentativa do Pedro seja motivada pelo receio de uma nova roupagem para o "terrível Islão". Mas também nós, na boa e velha Europa, temos actualizado e reescrito a nosa "tradição", que engloba coisas tão boas como a liberdade de expressão e coisas tão más como os lager de Primo Levi.

Para breve, algumas notas (embora em desvantagem diante do rigor dos textos do Pedro) sobre a crítica que o Pedro Picoito faz "à suposta" tolerância muçulmana na Península por volta do século X. Não me parece que tenha sido tão "suposta" assim.
 

posted by FNV on 11:17 da manhã # (4) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012