Mar Salgado

sábado, janeiro 28:

UM BANHITO DE HUMILDADE: A expressão é má, eu sei, mas é boa. O Srs.Veiga & Vieira, que vergasto aqui de tempos a tempos, que a escrevam no balneário do SLB. Mas que a escrevam eles mesmos ou na melhor das hipóteses que mandem o Karyaka fazê-lo.

PS: os escribas que assinalem na sua contabilidade que quando o Benfica vencia, ficou mais um penaltie por assinalar por falta grosseira sobre o Nuno Gomes. Felizmente.
 

posted by FNV on 9:58 da tarde #

A OBSERVAÇÃO: Se José António Saraiva considera que acerta em quase todos os seus prognósticos, porque é o Expresso gasta dinheiro com a Eurosondagens?
Mas mesmo que o Expresso queira gastar dinheiro com a Eurosondagens, porque não pede a JAS que a ajude?
 

posted by VLX on 6:48 da tarde # (3) comments

E HÁ MAIS ( DESSES PAPAGAIOS) : Desde que a derrota de Soares se anunciou, e mais precisamente, se confirmou, inventou-se nova tese: "vivemos na mediocridade". Sopeiras e lenhadores difundem a coisa, juntando letras e até conseguindo frases inteiras. Com a que vem no Expresso de hoje, na coluna da esquerda da página 5, a propósito do tipo de campanha feita pelos candidatos: "Soares não se formatava aos tempos e modos da mediocracia reinante". Claro que se Soares tem ganho, como acreditava, a frase dos rosnantes teria sido hoje qualquer coisa como: "Soares soube adaptar-se a estes tempos de querença e de luta gloriosa".
 

posted by FNV on 5:11 da tarde #

PAPAGAIOS QUE OU NÃO TOMAM BANHO OU TÊM CABELOS NAS PERNAS: A palermagem de nariz vegetante e pés preênseis exulta porque descobriu que a democracia pode eleger terroristas. Vai daí, o par des bidés siameses que nela ocupa o lugar dos hemisférios cerebrais ordenou às falangetas maníacas que abrissem o dique. Fomos assim brindados com expressões como "fenóneno altamente preocupante", "e agora Sr. Bush ?", "que futuro para a Palestina?" e outros borborigmas. Que o Adolfo ou o louco de Teerão tenham sido sufragados em eleições não menos livres, não os preocupa. Que naquela zona só Israel seja um estado democrático ( com direitos assegurados às putas, aos transssexuais e ao vinho verde), também não lhes acende a luz na cave da razão. Ao menos poderiam já ter assimilado uma noção básica, velha de séculos na Hélade: a democracia, por coxa que seja, é um meio, os homens é que são um fim.
Estes papagaios doem-se porque descobriram agora que a Fatah era uma associação de corruptos e engasgaram-se com a bolacha. Daí terem desatado a soltar grunhidos de perplexidade. O que vale é que os palestinianos se estão nas tintas para os europeus e europeias de lencinho aos quadrados ao pescoço. Estas então são cómicas: na terra dos lenços, se o programa cultural-religioso do Hamas se mantiver, a única coisa que escreveriam se lá fossem em viagem era uma lista de compras. Se o Hamas não der às pessoas paz & pão, as pessoas devolvem-no à procedência.
 

posted by FNV on 3:30 da tarde #

O NOVO DN: Recupera um pouco do espírito perdido há uns anos, está melhor arrumado, a secção nacional parece-me boa. Em matéria de colunistas é que está um bocado fraquito: muita gravitas militante, algum mau gosto, pouca uva.
 

posted by FNV on 12:28 da tarde #

LAURENT... QUÊ???? Se o homem-vaca ( Koo-man) puser a jogar o francês que chegou à Luz no Natal dentro de uma caixa de chocolates, a lagartagem terá alguns minutos de descanso. Mas cuidado, não vá o frio constipar o homem dos galináceos e da voz fininha: queremo-lo au naturel.
 

posted by FNV on 12:18 da tarde #

sexta-feira, janeiro 27:

( DE NOVO) EM BUSCA DO PRESTES JOÃO: Claro que existiu uma coincidência eleusiana entre os bigodes das nossas muheres e o alcance da escarretadela pública dos nosso homens: não é possível que dois prodígios se tenham juntado assim, casualmente, no respirar de um povo. Hoje, a mania da grandeza dos opinadores e a frequência de rotundas ( ainda por cima num país que tem tantas mulheres ao volante) só enganam o idiopático: tudo foi rigorosamente planeado.
 

posted by FNV on 8:57 da tarde #

O MITO: Se há algo que ficou demonstrado nestas últimas eleições é que o eleitorado está farto do discurso "esquerda/direita, volver", preferindo que alguém se apresente como tecnocrata competente e profissional (independentemente de o ser ou não), e que prometa resolver os problemas económicos do país. A conversa do "candidato da direita", das "forças do bloqueio" e das grandes causas ideológicas, para além de retrógada e de apenas se circunscrever a meia dúzia de pessoas que lêem as crónicas nos jornais, já não pega. É preciso aparentar competência, seriedade e profissionalismo - já que as pessoas estão fartas de burros, aldrabões e incompetentes - e... prometer tudo o que for possível (o que, em Portugal, parece não colidir com a seriedade). Para além do eleitorado não querer "mais do mesmo", simultaneamente, sente-se frágil e desamparado e deseja ardentemente acreditar em algo.
Sócrates e Cavaco perceberam bem este fenómeno e fizeram campanha em conformidade. Um ganhou com maioria absoluta, o outro ganhou à primeira. Para não haver mais desculpas.
 

posted by Neptuno on 4:37 da tarde # (2) comments

TRESPASSA-SE: Povo de dez milhões, seis de área coberta. Usado, com garantia de cinco anos, perto do Portugal dos Pequenitos e com acesso fácil à praia. Motivo à vista. Favor contactar Imobiliária Rosas & Medeiros.
 

posted by FNV on 11:00 da manhã #

O REGRESSO DO ALUNO APLICADO: Cavaco tem estado na Vivenda Gaivota a ler. Já trabalhou duas páginas de Proust, três de Gide, dois poemas de Blake e uma nota de rodapé da Maria Helena Rocha Pereira sobre Sófocles, a propósito da lenda dos Sete Contra Tebas ( entusiasmado, pediu para lhe arranjarem mais dois para a próxima). Fará resumos mensais que enviará por e-mail para Vital Moreira e Vasco Pulido Valente. Como vai andar por cá muito tempo, quando passar o testemunho espera ser recordado como (mais) um aristocrata da cultura.

PS: Já bebe vinho e trocou os jaquinzinhos por mil-folhas de robalo na sua cama de fava penca confitada e sensação de puré de ouriços do mar.
 

posted by FNV on 10:50 da manhã #

MAUS FÍGADOS: Abandone-se a política e os políticos, as senhoras têm nojo (como já dizia o bom do Ega), e cuide-se do corpo e da mente, ultimamente tão maltratados. Desde a história das vacas loucas que o manjar tem estado afastado das bocas portuguesas mas eu tenho felicidade de conhecer umas cherolêsas de boas famílias e de saber onda as ir comprar no fim do complicado e labiríntico processo de abate e comercialização legal dos pobres animais. Daí que me banqueteie livre e confiantemente com coisinhas do maravilhoso género do arroz de rim ou do fígado de boi.
A semana (o mês...) tem sido suficientemente difícil para se poder exigir familiarmente um repasto tratado com tempo para o fim-de-semana. É fígado!
Bifinhos ligeiramente altos serão mal passados em acalorado azeite e numa colher de manteiga depois de se lambuzarem um dia inteiro numa mistura de alhos, pimenta, azeite e vinho tinto, e salgados no final. Ainda se não decidiu se se fará uma cebolada para os acompanhar. A coisa depende também, efectivamente, do respectivo acompanhamento, estando ainda por definir se será um arrozinho de ervilhas ou de favas (já que me lembro do Eça), se simplesmente umas batatinhas cozidas ou alouradas, ou mesmo as clássicas batatas fritas. Depois se verá.

Com esta Europa, custa-me a acreditar que a descendência venha alguma vez a ferrar o dente (branco, aparelhado e caro) na maciez de um fígado ou de um rim. Provavelmente torcerá o nariz a uma alheira de mirandela e será proibida de desejar uma suculenta morcela da beira. Presunto, só embalado. Queijo, apenas pasteurizado. Marmelada, só se for com conservantes. Mas se eles não vão poder gozar do bom, aproveito eu enquanto posso.
 

posted by VLX on 1:59 da manhã # (0) comments

DÚVIDA EXISTENCIAL: Se a esquerda fala da manifesta vitória do centro-direita como se fosse de uma derrota nossa, porque não podemos nós falar da evidente derrota da esquerda como sendo uma vitoria nossa?
 

posted by VLX on 1:56 da manhã # (0) comments

OS CANTORES DA RÁDIO: Aqui há dois dias, na tsf, José Lello resolveu descarregar fel em barda sobre Pacheco Pereira. Vai daí, armou-se cuidadosamente com um pesado dicionário e desferiu-lhe uma prosa pomposa, pedante, emproada, carregada de palavras difíceis e de frases complicadas. Inaudível mas extremamente hilariante. Aquilo deve-lhe ter dado uma trabalheira enorme e ele julgará que estava o máximo, não obstante ser a coisa mais rebuscada e pretensiosa que tenho ouvido.
Era realmente Artur Corvelo no seu melhor. Tentem apanhar que aquilo não é fel: é mel. Imagino Pacheco Pereira ainda a rir-se daquela coisa.

Outro que não conseguiu estancar a raiva foi Luís Osório, no RCP. Numa prosa mais simples, tudo quanto pôde atirar a Manuel Alegre atirou, esvaindo-se num veneno maldoso e perverso indisfarçável. Deve ser outro desagradado com o voto popular. Ó fúria, ó ira...
 

posted by VLX on 12:57 da manhã # (1) comments

O MAU PERDER DA ESQUERDA IV: Da televisão que brame ali ao fundo oiço Fernando Rosas a lamentar-se da mesma coisa. Também ele acha mal que o governo tivesse aumentado a gasolina a dois dias das eleições. Também ele nos dá a sua ideia muito própria da forma como utilizaria o poder acaso alguma vez o povo português estivesse tão doente e se equivocasse tanto na análise da realidade das coisas (para usar as felizes expressões de Vítor Ramalho) que deixasse o Bloco de Esquerda apoderar-se do poder (para não deixar o termo de Jerónimo de fora).

Malta!, diria Rosas, numa pausa na distribuição das mesmas, aumenta-se o pitróil só na segunda, depois das eleições, pá. E até lá que os aviões da FA distribuam seringas pelo país inteiro!

Convenhamos no entanto que Fernando Rosas tem piada. O homem que esteve no beija-mão da apresentação da candidatura de Soares para depois ir a correr à de Louçã está para ali a queixar-se de que foram ambiguidades e coisas mal esclarecidas na escolha dos candidatos que possibilitaram esta derrota da esquerda. O homem tem graça mas não tem sentido do ridículo.

Fernando Rosas não tem igualmente sentido de humor, embora nos faça rir: para evitar referir-se aos camaradas Jerónimo e Garcia Pereira, escrevia esta semana no Público "à esquerda, Louça e os demais..." E os demais?!?...
Ó fúria, ó ira, ao que obrigas...

Ele é também dos que acha que o eleitorado é tolo pois acompanhou a "entronização mediática" de Cavaco Silva. Será impossível admitir que o povo português escolheu Cavaco Silva na sua sabedoria, ou pelo menos com tanta ciência como aquela que dizem usar quando vota mais à esquerda?
Não percebo porque se perde tanto tempo a alardear as vantagens da democracia para depois se indignarem com a opinião do povo. Recordo com alguma apreensão que Otelo também julgava que iria ganhar em 1976...
 

posted by VLX on 12:50 da manhã # (4) comments

O MAU PERDER DA ESQUERDA III: O delírio derrotista assume inúmeras vezes aspectos cómicos. Clara Pinto Correia insurgiu-se ontem no jornal 24 Horas pelo facto do governo fazer coisas na quinta-feira que bem podia fazer só na segunda, depois das eleições. Referia-se sem dúvida ao aumento da gasolina (que este governo socialista - fino, como sempre - resolveu introduzir numa altura em que estava tudo a olhar para o lado...).

Não sei onde Clara Pinto Correia foi desta vez buscar a inspiração mas eu já tinha ouvido a frase a diversos comentadores na televisão e na rádio e considero-a, a um tempo, a maior imbecilidade e a melhor demonstração da ideia que esta gente tem do exercício do poder, pois pretendiam alterar a tomada de uma decisão do governo por questões meramente políticas e para se beneficiarem numas eleições.

A coisa é repugnante mas muitos falam disto com a maior das naturalidades. E o facto de eu estar convicto de que este governou aumentou agora a gasolina para se aproveitar da distracção dos portugueses não altera um milímetro a minha posição.
Só posso concluir que para este tipo de pessoas de que venho a falar o eleitorado é lorpa, doente, analisa mal a realidade, engana-se a votar e portanto deve ser enganado tanto quanto se possa ou consiga.
 

posted by VLX on 12:47 da manhã # (1) comments

O MAU PERDER DA ESQUERDA II: Este mau perder não é apenas característico dos comunistas. O socialista Vitor Ramalho não considera o povo português completamente burro mas acha-o doente (é do tempo frio, sem dúvida...), o que faz com que o povo faça uma análise incorrecta da realidade e se engane no voto.
Imagino que se esta luminária algum dia mandasse determinaria um novo ideal democrático: todos poderiam votar, menos aqueles que ele achasse que fazem uma análise incorrecta da realidade, estão doentes e que por isso se enganam (eu, por exemplo, na opinião de Ramalho nunca mais votaria na vida).
Mas não tenho dúvidas: para pessoas assim a ideia da democracia tal como a conhecemos será sempre um martírio.
 

posted by VLX on 12:45 da manhã # (4) comments

O MAU PERDER DA ESQUERDA: É sabido que a esquerda vive mal com as derrotas, tem um mau perder, tem acima de tudo um perder estúpido (nunca me conseguirei esquecer da imbecilidade infantil dos democratas da Casa Branca, que resolveram tirar o W dos teclados dos computadores dessa residência oficial quando perderam para os republicanos).
É assim no mundo inteiro e não se compreenderia que em Portugal fosse de maneira diferente pelo que a esquerda portuguesa, que se julga sempre dona da verdade e com direito natural a mandar e ordenar as populações, face ao cataclismo que sobre ela se abateu perdeu completamente o norte e só profere disparates dos mais inconcebíveis.

Alguns são divertidos, outros são insultuosos. Neste último caso está uma esplêndida afirmação de Jerónimo de Sousa, segundo a qual a direita (não me recordo se era assim, se ele dizia extrema-direita ou mesmo os fascistas) se tinha "apoderado" de Belém. É evidente que não podemos esperar do comunista Jerónimo uma noção muito clara do que é verdadeiramente uma democracia e em que consiste concretamente o poder e a liberdade de voto, mas conviria que alguém lhe tentasse explicar que quando uma pessoa ganha uma eleição livre e democrática conquista o poder, não se apodera dele.

Ou então Jerónimo acha que quando a esquerda ganha umas eleições vence-as, e, quando não é a esquerda a ganhar, são os outros que se apoderam do poder. Este tipo de raciocínios já o encontrei noutros textos, muito recentemente, mas são insultuosos principalmente para os eleitores. E, repare-se, o insulto não é para o eleitorado do centro e da direita, é para o próprio eleitorado da esquerda que, lorpa, se deixa enganar.
Ou, outra hipótese, Jerónimo está sinceramente convencido de que o eleitorado é mesmo burro de todo e atira-lhe mais esta areia para os olhos, a ver se o cega completamente. Considerando esta possibilidade, talvez se perceba a forma de certa esquerda fazer campanha, com recurso permanente à mentira e ao bicho papão...
 

posted by VLX on 12:41 da manhã # (1) comments

quinta-feira, janeiro 26:

PREGAR COM ALFINETES UMA BORBOLETA NÃO É A MELHOR MANEIRA DE A CONHECER: Já dizia o doido do Vaneigem. Vasculhando um arquivo saudita a propósito de assuntos de drogas, encontrei uns textos* sobre um referendo de Maio do ano passado: as mulheres sauditas continuam proibidas de conduzir automóveis (camelos julgo que podem fazê-lo em caso de extrema necessidade). Parece que o ministro do Interior, o Príncipe Nayif Bin-Abd-al-Aziz, ajudou à missa: "guiar carros não é prioridade para as mulheres sauditas". Povo sábio, pois que os poços de petróleo são altamente inflamáveis...


* Podem consultar, por exemplo, o Al-Hayat, London, 14 Jun 05 ou o http://news.monstersandcritics.com/mediamonitor/printer 1015474.php.
 

posted by FNV on 9:20 da tarde #

ESTA GENTE NÃO CAI COM OS MUROS: " Cavaco não pode esquecer que a maioria do povo português não votou nele", Ruben de Carvalho dixit, hoje, no DN.
 

posted by FNV on 1:12 da tarde #

MUITO CURIOSO: O jogador N'Doye, que no ano passado foi brindado durante o jogo com gritos de macaco vindos da bancada dos doutores, assinou agora pela Académica. Aos idiotas acontece sempre isto: mijam contra o vento.
De resto, aguardo o grito pungente do nosso Neptuno, pelo facto da Briosa ter contratado um jogador em litígio com o seu antigo empregador.
 

posted by FNV on 12:17 da tarde #

SOMOS, DEFINITIVAMENTE, IDIOTAS: João Adelino Faria, da SIC, está no "Clube de Jornalistas" da RTP2 a explicar que a Eurosondagem ( que trabalhou para a SIC) falhou porque "o efeito Alegre baralhou as projecções sobre o eleitorado habitual do PS". Curiosamente, só baralhou as da Eurosondagem porque todas as outras empresas, nas semanas anteriores às eleições, davam Alegre à frente de Soares.
Não espanta que o referido jornalista esteja a avisar, em tom solene, que "os media não podem deixar os blogues marcar a agenda".
 

posted by FNV on 12:44 da manhã #

DEUS CARITAS EST: Nada deve separar ágape e eros, caso contrário o amor resulta numa caricatura, escreve Bento XVI na sua encíclica. Talvez por isso, Ratzinger diga outra coisa óbvia: cabe à política, e não à Igreja, fazer a sociedade justa. Pode não parecer, mas as duas coisa estão bem amassadas na mesma tijela: a experiência humana, e só ela, confere ao homem o sentido. Schleiermacher juntava no mesmo par o amor e a dor ( no segundo discurso do "On Religion"), o jardim natural nada significando enquanto o homem estivesse sozinho. Razoavelmente claro, no nosso freudiano tempo de deuses com próteses.
As referências a Marx e a Nietzsche como artesãos da suspeita já são menos originais, podem encontrá-las bem desenvolvidas no The Politics of Hope ( J.Cape, Random House,1997), de Jonathan Sacks, Rabino-Chefe das Congregações Hebraicas da Commonwealth, algures entre as páginas 92 e 97.


Adenda: entendo o ágape como a possibilidade de transformar algo a partir do desejo ( eros), até porque como nos ensina o VIH-SIDA, amando uma pessoa, amamos muitas mais. Não perco o sono por causa da "caricatura do amor", mas também sei, até como terapeuta, que ela é hoje, de facto e infelizmente, muito popular.
 

posted by FNV on 12:28 da manhã #

quarta-feira, janeiro 25:

PAULO A ATRAVESSAR A PORTA CAPENA: Dizia Pascoaes que projectou outro gosto, o da cinza e o da maceração da carne. Esse gosto é o último? Uma equipa da Universidade de Michigan estudou a variação dos desejos finais entre diversos grupos étnicos e raciais ( o trabalho foi publicado no Journal of the American Geriatrics Society, vol.54, No 1, January 2006). Há de tudo: desde os que preferem morrer em casa ( sobretudo hispânicos) até aos que assinalam como mais importante deixar as finanças em ordem, como os árabes. A questão de género também aparece: as mulheres hispânicas e afroamericanas preferem, mais do que os seus homens, uma intervenção clínica acentuada nos momentos finais.
Regressando ao gosto na boca ( ou na alma), recordo-me de alguém que morreu há dois anos. Tinha-a ajudado em psicoterapia, ficámos amigos, pediu-me para a ir ver nos dias do fim. Disse-me: Filipe, isto está pronto: já não terei tempo de te mandar a abóbora. Ele há pessoas assim, como os árabes do estudo, desejam deixar os seus assuntos em perfeita ordem.
E você, como quer que seja o seu último dia?
 

posted by FNV on 11:37 da manhã #

terça-feira, janeiro 24:

FAIR-PLAY: Goste-se ou não, o homem ganhou com maioria absoluta sobre quatro candidatos que pouco mais fizeram do que atacá-lo durante toda a campanha, preenchendo esses quatro candidatos uma oferta abrangente de esquerda, de forma a não deixar nenhum voto de fora (ao contrário de um só candidato, que poderia não ser consensual dentro do referido espectro político).
Pois bem, o que se ouve por aí é que a vitória é debilitante por escassa (!), porque outros presidentes tiveram vitórias por margens maiores, que a abstenção é que foi decisiva, etc.
 

posted by Neptuno on 11:50 da tarde # (3) comments

GENTE FINA...: Parece que o Slb processou o seu ex-jogador Miguel e respectivo empresário, devido ao facto de que aqueles senhores, com o seu comportamento reprovável e terrorista, terem forçado o Slb a negociar a venda do jogador ao Valência por um valor inferior à expectativa do clube. Espero que a Académica esteja atenta à sentença...
 

posted by Neptuno on 11:46 da tarde # (1) comments

CABEÇA DE TURCO II: Não querendo maçar os eventuais leitores, alguns números e apenas referentes ao ano de 2002. Em Março, em Istambul, foi desmantelado o grupo conhecido como Galip Kuyucu, tendo sido apreendidas 7,4 toneladas de morfina base. Em Dezembro, na fronteira de Ipsala, foram apreendidas 17 toneladas de ácido acético ( anidrido). O tráfico deste produto é rigorosamente monitorizado pelas principais agências mundiais ( INCB, UNDOC) porque é o principal reagente utilizado para tarnsformar o hidroclorido de morfina ( morfina base) em diacetilmorfina, ou seja, heroína. A Turquia não é, definitivamente, um mero "lugar de passagem".


Nota: as fontes destes dois posts são muitas e diversas, sendo algo cansativo registá-las aqui todas, mas fique o leitor descansado que não me aproprio de trabalho alheio: são sobretudo números e factos, muitas vezes publicados em mais do que uma fonte. No entanto, caso o leitor assim o deseje, pode contactar-me para o correio da nau para qualquer esclarecimento específico.
 

posted by FNV on 11:11 da tarde #

CABEÇA DE TURCO: O Sr. (Dr.?) Duarte Alves, do DCITE da PJ, que tem feito um excelente trabalho, diga-se, anunciou hoje uma apreensão de "heroína com elevado grau de pureza que daria no mercado de consumo ilícito para mais de 303.000 doses individuais"; mencionou também o facto de o ponto de exportação ser a Turquia, "lugar de passagem" do produto. A PJ não refere a quantidade apreendida nem o seu estado ( "elevado grau de pureza" abrange muita coisa), mas é lícito supor que seja heroína-base, à qual terá de ser adicionada ácido hidroclorídrico ( para a obtenção de Heroína nº3) ou anidrido acético ( para a obtenção da nº4, a heroína injectável), bem como os adulterantes habituais ( cafeína, por exemplo). A outra possibilidade é ser apenas heroína ready-to-use, esperando apenas ser cortada para aumentar a margem de lucro do traficante. A apreensão foi baptizada "Expresso da Meia-Noite", título de um filme lamechas de Alan Parker, mas não é pelos gostos cinematográficos dos responsáveis do DCITE que vamos pegar. A coisa arrefece é quando Duarte Alves designa a Turquia como um "lugar de passagem". A Turquia é um país grande, e deve passar por lá muita coisa, mas no que toca ao outrora designado "Crescente de Ouro" *, a Turquia é o lugar...de produção. A morfina-base ( ou até apenas a pasta de ópio) do Crescente é maioritariamente produzida em laboratórios artesanais afegãos, paquistaneses e iranianos, mas só se transforma em produto consumível - diacetilmorfina, ou seja, heroína - na Turquia. A terrinha de Ataturk tem 499 km de fronteira com o Irão e é nas províncias de Igdir, Agri, Van e Hakkari, que o tráfico se faz com a Pérsia. Na segunda destas províncias, só em 1999, as autoridades turcas apreenderam mais de 500 quilos de morfina-base provenientes do Irão. A passagem afegã para o Irão faz-se por muitas vias terrestres, sobretudo a estrada Herat - Mecched e a de Farah - Zahedan. A Turquia funciona, sobretudo na zona de Van, como um receptáculo da imensa produção afegã que abastece também o Uzbequistão e o Turquemenistão: a sua vantagem operacional consiste numa maior facilidade de escoamento do produto para a Europa Ocidental, bem como na sua capacidade de transformação do mesmo, factor essencial, como se compreende.



* Se quiserem saber a origem do nome ( não que seja grande segredo...), esperem pelo meu Pequeno Dicionário da História do Tráfico do Ópio, isto se eu conseguir convencer uma editora decente.
 

posted by FNV on 8:56 da tarde #

RECUSAR O ABSURDO: Na noite de sábado, alguém que me merece toda a confiança disse-me que, desde 5ª feira, o aparelho do Partido Socialista tinha começado a instruir as bases para votarem em Cavaco Silva, de forma a evitar a passagem de Manuel Alegre à 2ª volta e uma sua eventual vitória.
Bem sei que a política tem meandros esconsos e desígnios imperscrutáveis, mas recuso-me a acreditar nessa informação. Não porque ponha as minhas mãos no fogo por um partido político; mas, cingindo-me a uma avaliação fria de interesses, não consigo compreender como possa ser mais incómodo, para Sócrates e para o PS, ter Alegre institucionalizado na Presidência, do que tê-lo à solta, na Assembleia da República e no Partido, com um milhão de votos no bolso.

Act.: Este post foi publicado antes de circular por aí um "fax" com o conteúdo que se comenta. Quero deixar claro que, para além de se tratar, provavelmente, de uma falsificação, o post não pretendia "noticiar" coisa alguma, como "realidade", nem fazer juízos "éticos" (?) sobre tal decisão. Pretendi apenas dizer que, do ponto de vista dos interesses de Sócrates e do PS, como eles os vêem, essa decisão seria tão estúpida que é inverosímil.

 

posted by PC on 7:15 da tarde # (7) comments

RESULTADO INCERTO: José Veiga e Pinto da Costa andam a comparar jantares, reuniões, malquerenças e outras gravelas bem espremidas. Com jeito, ainda escrevem um livro a quatro (?) mãos.
 

posted by FNV on 5:51 da tarde #

THE BIN LADEN BOOK CLUB*: Chama-se Rogue State; A Guide to the World's Only Superpower, "rogue" podendo ser traduzido como perigoso, agressivo, é da autoria de William Blum e apascenta uma vez mais a teoria segundo a qual o perigo para o mundo são os EUA. Até aqui, tudo como dantes em Abrantes. A novidade é que foi este livro que Bin Laden aconselhou a ler, e segurava, no final da mensagem divulgada pela Al-Jazeera na semana passada. Blum, de 72 anos, que estava em 206.763º lugar na lista de vendas da Amazon, deve estar exultante com a promoção. Afinal, nada como um especialista para publicitar outro.


* o título é de M. Scherer e podem ler o resto em http://www.salon.com/news/feature/2006/01/21/bin laden book/index np.html
 

posted by FNV on 5:04 da tarde #

OS VULTURINOS: São as sobras da campanha. Gente que se agregou a ela com o fim mais ou menos explícito de obter futuras e gordas sinecuras, mas não de imediato, que parece mal; gente de focinhito convalescente, que não passa sem a sua imagem nem que seja no forro de um caixote de maçãs; uma raça cavalar, que capitalizará a prazo a estrondosa contribuição que ofereceu.
Todos ganharam, de uma maneira ou de outra.
 

posted by FNV on 4:31 da tarde #

segunda-feira, janeiro 23:

CERTO, CERTO... II: ... é que a eleição de Cavaco tem efeitos alucinogéneos. Na Grande Loja do Queijo Limiano, assevera-se que ele é Presidente dos portugueses não nascidos. Na Origem das Espécies, FJV garante ter visto um sapo com óculos a falar na televisão.

 

posted by PC on 10:33 da tarde # (0) comments

CERTO, CERTO...: ... é que Manuel Alegre terá defeitos, mas não é estúpido. E saberá melhor do que a maior parte das pessoas que um partido político não pode criar-se contra os partidos políticos. Todos - e ele mais que os outros - se lembram do PRD.

 

posted by PC on 10:25 da tarde # (0) comments

QUANDO O SILÊNCIO É DE OURO: Que a derrota é sempre difícil de engolir já se sabia, o que eu não sabia era o que uma derrota podia provocar na mente humana, mesmo nas mais organizadas. Vem isto a propósito porque após o fúnebre silêncio de ontem, fomos hoje brindados com uma colecção de posts no Causa Nossa que são simplesmente deliciosos.

Vital Moreira começa o dia por se lamentar da que diz ser falta de grandeza, cultura e aristocracia (qualquer que seja o sentido que lhe queira dar) do candidato que ganhou as eleições presidenciais. Sim senhor, isto começa bem... vão realmente muito longe os tempos da ditadura do proletariado, as teses da igualdade não sei de quê, a destruição das classes burguesas e aquelas coisas todas que de tempos a tempos ainda ecoam nos nossos ouvidos.

Queixa-se depois da pequena margem pela qual Cavaco Silva venceu. Parece que, para VM, os outros só podem vencer as eleições se for por uma margem considerável, um só voto não conta. Têm de ser aí uns 500, talvez mesmo mil votos, para dar uma margem... Arrematamos a coisa por mil e quinhentos votos a mais para a direita e não se fala mais do assunto. A esquerda poderia ganhar com menos cem ou duzentos votos, na base do quase lá.
Assim já era equilibrado. É que isto é realmente uma chatice, esta coisa de entregar o voto à população para ela fazer o que entender com ele. Depois elegem qualquer um por um. Temos de rever estas regras.

Dirige depois as culpas da derrota da esquerda à esquerda que, segundo dados só conhecidos do professor, foi quem se absteve possibilitando a vitória de Cavaco Silva (a dita tangencial, enquanto isso não for proibido). Nem acredito no que leio mas mesmo admitindo academicamente que a razão da vitória de Cavaco Silva se deveu à abstenção da esquerda (pretenderia esta mais candidatos? aqueles não lhe chegavam? pretenderia um leque maior de possibilidades de escolha?...), começar a indagar a estranha razão de tal facto talvez não fosse mal pensado.

Prossegue dizendo que a vitória de Cavaco Silva foi uma "vitória em queda acentuada" (confesso que não me importava de ganhar sempre assim, até no euromilhões) mas acaba por se congratular com a vitória de Cavaco Silva à primeira volta utilizando o mais bizarro dos motivos: para os soaristas não terem de votar na segunda volta no candidato Manuel Alegre, o tal que não tinha hipóteses nem apoio do partido mas que lhes infligiu uma "pesada derrota"...

Parece que seria muito difícil aos soaristas virem a votar em Alegre para impedir a vitória de Cavaco na segunda volta, o que permitiria a este último ganhar por uma margem muito maior (olha a maldade humana em todo o seu esplendor...), provavelmente os tais mil e quinhentos votos.
Conclui, assim, que do mal, o menos.
Excelente, é assim mesmo! O que é preciso é que estejamos todos contentes! Tudo está bem quando acaba bem!
 

posted by VLX on 8:51 da tarde # (6) comments

"O CANDIDATO DA DIREITA": Este espantalho do "candidato da direita" que foi bramido por todos os candidatos de esquerda como que anunciando o Diabo é talvez um dos piores sintomas da nossa democracia, sendo revelador do nosso atraso relativamente a países mais desenvolvidos. Para poupar tempo, vou transcrever alguns excertos da entrevista com o economista brasileiro Paulo Guedes, publicada no último número da Veja. O entrevistado define-se como um economista liberal mas que não se coibe de citar Marx para apontar o mega Estado como a maior fonte de despesismo e corrupção. E consegue transmitir em termos generalistas o que, em minha opinião, deveria ser uma alternativa "esquerda/direita" moderna, a qual deveria ser assumida pelos nossos maiores partidos cujas políticas, infelizmente, se confundem em nome da caça ao voto e da tentativa de se perpetuarem no poder, uma vez este alcançado:
"Esquerda e direita são rótulos que ainda subsistem em países atrasados, entre os quais eu incluo o Brasil. Nos desenvolvidos, as duas forças hegemónicas são a social-democracia e a liberal-democracia. O socialismo é uma utopia que se tornou irresistível para os intelectuais, apesar de ser um equívoco intelectual completo." (...)
"A alternância desejável é entre a social-democracia e a liberal-democracia. É o liberal-democrata de um lado, o social-democrata de outro, um com mais ênfase na criação de riqueza, o outro com mais ênfase na redistribuição. Mas nenhum dos dois pretendendo desorganizar o sistema de mercado que levou 2500 anos para ser construído."
 

posted by Neptuno on 5:55 da tarde # (1) comments

INTERLÚDIO: Andam por aí uns cobardolas que julgam que tecer comentários anónimos sobre a minha família, sobre a minha vida privada ( que é tão interessante como uma couve lombarda) ou sobre coisas semelhantes, é "liberdade de expressão". Estão redondamente enganados. O meu nome e morada vêm na lista telefónica. Se assim o quiserem, passem cá por casa: também gosto imenso de me exprimir. Até lá, brinquem com o lego.
 

posted by FNV on 12:57 da tarde #

PREVISÕES DE RUI OLIVEIRA E COSTA ( EUROSONDAGEM) PARA O BENFICA X SPORTING DO PRÓXIMO SÁBADO:

Vitória do Sporting: 71%
Vitória do Benfica: 2%
Vitória do Ramaldense: 12%
Empate: 5%
Jogo cancelado devido a queda de meteorito: 10%
 

posted by FNV on 12:20 da tarde #

PARABÉNS: Ao José Medeiros Ferreira, do Bicho Carpinteiro, que conseguiu escrever dois posts, correctos e emocionados, numa noite tão complicada.
 

posted by FNV on 12:16 da tarde #

COITO INTERROMPIDO: Para minha incontida alegria ( é o meu lado suíço), a noite foi poupada a buzinadelas. Isto parece confirmar o post anterior ( do nosso PC), tanto quanto confirma o clima actual: a coisa não está para foguetes.
 

posted by FNV on 12:11 da tarde #

SÓ HOUVE DERROTADOS? Não deixa de ser marcante que a maior parte dos votantes em Cavaco Silva se dedique quase exclusivamente a comentar as derrotas dos outros candidatos. Não haverá mesmo nada a dizer sobre a alegria de ter Cavaco na Presidência da República?

 

posted by PC on 12:03 da tarde # (4) comments

DERROTADOS (só mais esta...): vagueando pela internet, encontro dois blogues, o Causa Nossa, que não coloca um único post desde 21 de Janeiro, e o Glória Fácil, que alia ao mesmo facto a frustração evidente de JPH. Há quem saiba perder melhor e deviam atentar no exemplo.
Mas quem sou eu para dar conselhos...
 

posted by VLX on 2:21 da manhã # (1) comments

UM BOM FIM-DE-SEMANA II: Como era evidente, todas as minhas previsões para o fim-de-semana saíram acertadas (com excepção de me terem reconhecido, apesar do disfarce - tenho de mandar fazer um inquérito para perceber porquê e descobrir de onde veio a fuga...).
José Pedro Gomes, o convívio, as refeições, os resultados eleitorais e os respectivos brindes decorreram exactamente como esperado e se tivesse encomendado as previsões à EUROSONDAGEM não teria ficado mais perto de acertar.
Errei foi nos derrotados e na sua ordenação pois, ao contrário do que pensava, não foi Mário Soares nem a EUROSONDAGEM nem tão-pouco José Sócrates (os melhores candidatos ao título) quem ficou pior na fotografia.


OS DERROTADOS: Na verdade, acho que o primeiro ponto negativo a destacar nestas eleições foi a comunicação social. Em detrimento de Manuel Alegre, a comunicação social andou com Soares ao colo e, não contente com isso, (refiro-me agora só às televisões) resolveu cortar ao candidato Alegre o discurso que este fazia para passar em directo o de Sócrates.

Nunca tinha visto tamanha vassalagem das televisões pública e privadas perante o poder. É inconcebível e completamente injustificável o que foi feito a Manuel Alegre e isso só se pode dever a uma comunicação social com falta de juízo, de independência e de rigor informativo.
Claro que pouco mais podemos esperar de uma comunicação social que dá emprego a jornalistas que, pela primeira vez perante o candidato presidencial vencedor, soltam como primeira pergunta a seguinte enormidade: «o que lhe vai pela cabeça?»

O que lhe vai na cabeça?!?... É tudo isso que o jornalista consegue construir?!?... A interrogação nem sequer é infantil, é de imbecil!

OS DERROTADOS II: Como segundo derrotado vem, logo a seguir, Sócrates.
A esquerda em geral, os socialistas em especial - e José Sócrates em particular - têm mau perder, muuuuito mau perder. Ter falado a meio do discurso de Alegre é de menino birrento, dono da bola (e do campo), que não quis perder nem assumir a derrota. Só não ganha o campeonato dos derrotados pela pouca-vergonha das televisões, que se apressaram a fazer-lhe o frete e a interromperem Manuel Alegre. E ninguém acredita que, no mundo actual, isto não tenha sido combinado, como ninguém acredita que Sócrates desconhecesse que Alegre estava a falar. Simplesmente nojento.

OS DERROTADOS III: O terceiro derrotado ainda não é Mário Soares, é a EUROSONDAGEM, a que se deve juntar a SIC e o Expresso (estes apenas por ainda nela acreditarem). Realmente, essa empresa terá seguramente muito que fazer para explicar as legítimas dúvidas que sobre os resultados do seu trabalho recaem. Não será fácil.

OS DERROTADOS IV: Em quarto lugar vem finalmente Soares. Não é uma página que se vira, é um livro que se fecha e espero que se guarde no sótão.
Julgo que ele nunca imaginou este resultado, julgo que Soares esperava para ele o passeio que vaticinava a Cavaco Silva e acho que poderia ter evitado sair pela porta mais baixa (foram elucidativas as imagens que passaram numa televisão relativas à sua saída, num quadradinho mínimo sobre uma grande imagem das manifestações populares de vitória). É a vida: quem não sabe parar a tempo esbarra-se.

OS DERROTADOS V: Em seguida vem António José Teixeira (o homem que estendeu a passadeira vermelha a Soares e que agora a tem de recolher toda suja da lama que se criou com esta campanha execrável), o Partido Socialista e o Governo e, por fim, Louçã. Todos derrotados.

RESTO ZERO: Jerónimo empatou a zero.

MANUEL ALEGRE é para mim ainda uma incógnita. Ficou a milésimos de ganhar mas não ganhou completamente e só por isso deve sentir-se mal. Mas provavelmente não podia ser melhor: os votos que tem devem-se à particularidade da sua candidatura independente; se tivesse tido o apoio do partido não teria tantos votos ou teria outros e por isso nunca se poderá descobrir se, com o apoio do partido socialista, conseguiria impedir a vitória de Cavaco Silva hoje.

Nunca poderia votar em Alegre mas sou amigo da família e também não posso deixar de lhe gabar a coragem de ter avançado contra o partido: no mundo actual, a fibra e a coragem devem ser louvadas, incluindo aqui neste elogio Helena Roseta, a única dirigente socialista com coragem para abertamente lutar contra a direcção de um partido que não é conhecido por não ser vingativo.

CAVACO SILVA GANHOU, goste-se ou não da pessoa, e à primeira volta. O mau perder da esquerda é ainda revelado pela interrogação de uma jornalista que queria saber se a margem não teria sido pequena: que interessa isso? - Ganhou! Por um voto se ganha, não há como diminuir a vitória.
Sublinho uma coisa em Cavaco Silva, a que mais me surpreendeu e a que consideraria mais difícil no meu feitio: nunca respondeu à letra aos inúmeros e abjectos insultos que lhe foram dirigidos, bem como à sua família, pelos outros candidatos, familiares próximos e apoiantes. Eu não seria capaz e admiro a sua contenção.

O PSD ganhou, como é evidente. O CDS e a respectiva direcção do José Ribeiro e Castro também ganharam pois é evidente que, sem o apoio do CDS, Cavaco Silva e o país não teriam tido esta vitória.
Daí que eu esteja contente, mesmo que com pouco tempo entre o toque do irritante despertador de segunda-feira.
 

posted by VLX on 1:24 da manhã # (3) comments

SÃO ROSAS, SENHOR? Não, são pontos percentuais. Seis, mais precisamente.
 

posted by FNV on 12:09 da manhã #

domingo, janeiro 22:

SÓ UM FALCÍPEDE: Pode pensar que Soares foi humilhado. Em democracia não há humilhações, mas se as houvesse, não seriam certamente para Soares: sempre se sujeitou ao voto, sempre lutou por ele.
 

posted by FNV on 11:16 da tarde #

GRANDES MOMENTOS DA NOITE ELEITORAL:
José Sócrates iniciar o seu pequeno discurso, para dizer meia dúzia de banalidades, enquanto Manuel Alegre - candidato que ficou em 2º lugar - fazia a sua declaração formal.
Todas as televisões interromperem a transmissão da declaração do candidato que ficou em 2º lugar para transmitirem o discurso do secretário-geral do PS.
"Chamámos-lhe 'à boca da urna' por ter sido feita hoje" - Manuela Moura Guedes, sobre uma sondagem feita por telefone acerca das intenções de voto para umas eventuais legislativas, depois de Mª José Nogueira Pinto e Santos Silva perderem 15 minutos a explicar que sondagens à boca da urna para eleições legislativas no dia das presidenciais não valem, no plano técnico, um chavo.

 

posted by PC on 11:05 da tarde # (1) comments

NÃO ACHAM ESQUISITO? Se a tradição se cumprir ( 2º mandato presidencial), Cavaco, o "grunho", o "boçal", o "ignorante", virá a completar 20 anos de poder em Portugal. É a democracia, estúpidos.
 

posted by FNV on 10:44 da tarde #

ATÉ QUE ENFIM: Do mal o menos: desde 1980 que não era designado Comandante Chefe das Forças Armadas um cidadão com a tropa feita.
 

posted by FNV on 10:41 da tarde #

JANEIRO: É o mês do cio dos gatos; que estão todos dentro de um saco cor-de-rosa.
 

posted by FNV on 10:12 da tarde #

INQUIETAÇÃO: O homem é do Benfica ou não?
 

posted by FNV on 10:10 da tarde #

AINDA OUTRA COISA É CERTA: Em 2011, já com mais folga um tipo se pode candidatar à Presidência, sem ter os patetas do costume a perguntar-lhe onde estava no 25 de Abril...de 1974. Parecendo que não, é um ganho civilizacional.
 

posted by FNV on 9:54 da tarde #

OUTRA COISA É CERTA: A jactância e a má educação não ganham eleições. Reciclem-se, meninos.
 

posted by FNV on 9:42 da tarde #

UMA COISA É CERTA: Rui Oliveira e Costa, da Eurosondagem, merece o "Prémio Guerra das Estrelas": foi o único a entrevistar marcianos, que tinham todos a particularidade de detestar Manuel Alegre.
 

posted by FNV on 9:34 da tarde #

FOI NO FIM, MAS VALEU A PENA: Finalmente, no último dia, concordei com o Super Mário, na pena do JPC e do Luisinho GM: "tentar convencer eleitores indecisos". Tentei dois, um consegui, o outro não tenho a certeza. O único problema: temo bem não os ter encaminhado para a decisão pretendida pelos meus exortadores.
 

posted by FNV on 3:55 da tarde #


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012