A religião foi e é a primeira forma de cultura ( o Dunbar, contristado, explica isso). O ódio , agora livre do pretexto da pedofilia, devia fazer-nos pensar: já não aceitamos a repressão moral dos comportamentos. Uma cultura fundada na decisão individual vagamente limitada pela lei está à porta. Na impossibilidade de legislar para cada cidadão, lei e moral ( individual) voltarão a ser circunferências com o mesmo raio. Um certo adeus, de novo, à secularização.
posted by FNV on 8:06 da tarde
#
(0) comments
O FOGO AO PÉ DA ESTOPA ATÉ O DIABO LHE ASSOPRA:
Tempo de fronda. A tentação de enforcar, na forma literal ou simbólica, os políticos e os capitalistas ( estes costumam fugir) substituirá a indiferença que até hoje tem sido expressa na abstenção em eleições. O cuspir para o ar também não se aconselha , como mostra o Rui Castro. Carvalho da Silva está neste momento a desempoeirar o velho mandamento marxista - a acção contra a repressão.E sabemos que a acção tem sempre mais mando e menos a perder. Cautela, meninos, cautela.
posted by FNV on 7:00 da tarde
#
(3) comments
COUP DE FOLIE:
Depois de um dia cansativo , descubro que a deslumbrada comandita que rege o PSD lembrou-se agora de propor prisão para os maus decisores. Isto deve ser um coup interno, uma decapitação do líder. Quem propunha um TGV made in Portugal, numa altura em que MFL alertava para o que aí vinha, merece não só a prisão como uma cabeça nova.
posted by FNV on 6:36 da tarde
#
(3) comments
A CAMINHO DA CIRCUNBALAÇÕN (IV):
Num certo período da minha vida fui muitas vezes ao Porto. Fui sempre bem tratado, com afabilidade e muita simpatia. Podia ser uma cidade com um clube universal se não estivessem , como diz o Vítor Baía, enfeudados à arenga regional-psicótica do narcisista e querido líder. Adiante que hoje tenho coisas para fazer. Amanhã joga-se a época. Na de 1953/54 também gastámos imenso ( 2182 contos) e não ganhámos nada. Quase nada: inaugurámos o Estádio de Carnide, mais tarde baptizado de Estádio da Luz. A festa foi com o Fóculporto e perdemos 1-3. Curioso: a actual verdade oficiosa dos coreanos da Cedofeita manda que éramos os beneficiados do regime, não manda? Pois, mas eles foram à nossa festa. Estragá-la, mas foram.
posted by FNV on 10:31 da manhã
#
(4) comments
CUIDADO CASIMIRO:
Se forem vasculhar nas empresas municipalizadas, nos contratos com o governo e nos institutos públicos, encontram sonantes nomes de família. Não são artolas ainda com a marca do bigode, não. Esse meninos e meninas, muito histéricos com o desperdício, deviam ter cuidado e aproveitar o fim do baile.
posted by FNV on 12:22 da manhã
#
(0) comments
CRISE CEREBRAL:
Agora que os juros desceram, os bertoldinhos comentadeiros, que ontem faziam da subida daqueles o pilar de uma teoria política , farão o quê? Esperar que os juros subam outra vez.
O que me ri. Deve significar que em vez de bolas de golfe serão bolas de hoquei. Enfim, podia ser pior. Não foram sempre assim, com jagunços arregimentados. Em 3 de Dezembro de 1926, a direcção do Fóculporto publicava um comunicado impecável no qual, entre outras recomendações, lia-se esta:
"O jogador de futebol é obrigado a (...) comportar-se no campo com toda a cortezia, evitando polemicas ou discussões com os seus adversários, ou manifestar-se sobre qualquer decisão do árbitro a quem é devida exata obediência".
posted by FNV on 10:53 da tarde
#
(2) comments
FORÇA FORÇA COMPANHEIRO FIASCO /NÃO SEREMOS A MURALHA DE AÇO:
Os próximos tempos. Tantas análises, tantos cenários, tantos berzundas. Prefiro aforrrar farinha, água e munições.
posted by FNV on 10:32 da tarde
#
(0) comments
A CAMINHO DO BOLHÕM (II):
No mesmo dia em que jogamos contra o FCPyongyang de Palermo, estará em cena no S.Carlos a Cavalleria Rusticana. Ora acontece, por sideral coincidência, que a Cavalleria Rusticana é a ópera a que assiste D. Corleone antes de morrer. Vou ver o jogo com o Vítor Baía.
Aristóteles dizia que não se devia falar dela em frente das crianças. Isto é um bom exemplo: depois de vinte linhas de acusações de alta traição a quem defendeu a viabilização do OE, o autor termina dizendo que o seu PSD fez bem em abster-se para melhor preparar um cenário eleitoral. .
posted by FNV on 9:49 da manhã
#
(2) comments
DEPRESSÃO-REPRESSÃO (XIII):
Faço as mesmas coisas que os outros, mas sem efeitos práticos.
Deve haver Robespierres na "direcção do PSD": não há nomes. Já os jornalistas conseguem confundir-nos. A página tantas, não sabemos se fala o frete ou a fonte anónima. Como dizia Kraus, os jornalistas e as prostitutas partilham a capacidade de se anestesiarem.
posted by FNV on 1:05 da manhã
#
(6) comments
A CAMINHO DA TAVERNA DO INFANTE (I):
Fica em Palermo, Galiza. O chefe deles está no poder há mais tempo do que o gajo da Coreia da Norte. Mas são mais evoluídos. Jogam golfe nas ruas. Os morcões gostam de falar do Benfica do antigo regime, mas a verdade é crua: em 1952, foi o Fóculporto que recebeu o que nenhum outro clube então recebera: a Medalha de Mérito Desportivo. Foi entregue por Craveiro Lopes e o discurso de agradecimento ficou a cargo de António Tander, campeão nacional de lançamento do peso no ano anterior.
posted by FNV on 12:25 da manhã
#
(9) comments
NEM MAIS UMA PROMESSA PARA A COLÓNIA:
Sem promessas, dinheiro, ou lugares nas empresas públicas para distribuir, os políticos antigos vão ser obrigados a descobrir novas preocupações.
posted by FNV on 11:42 da tarde
#
(0) comments
PAÍSES SEMELHANTES, PROBLEMAS IGUAIS:
Segundo o DN de ontem, em Portugal há 75% de coronéis a mais no topo da hierarquia militar.
No palácio presidencial de Los Dópicos, república de San Theodoro, o General Alcazar sofria do mesmo problema quando quis promover Tintim.
Aqui não sei como se resolverá a coisa mas na altura, em San Theodoros, quem se tramou foi o ajudante de campo de Alcazar, que foi despromovido e passou a Cabo Dias.
posted by FNV on 12:11 da tarde
#
(5) comments
O ESTADO DA DISCUSSÃO DO ORÇAMENTO:
Governo quer acabar com os dois contos da passagem pela casa da partida e responsabiliza a Majora pela medida.
CDS anuncia voto contra e agita a carta "vá para a prisão, sem passar pela casa da partida e sem receber dois contos".
CDU e BE marcam manifestação para o Rossio e Rua Augusta e recusam-se a jogar os seus pinocos até que seja reposto o pagamento da casa da partida, acrescido de 750$00 até aos proprietários das laranjas e de 500$00 até aos das vermelhas. Proprietários das verdes e das azuis escuras deverão passar a pagar à banca 3500$00 por cada passagem, propõem ainda os partidos da extrema esquerda.
Passos Coelho anuncia no twitter que defende a manutenção do pagamento dos dois contos, pelo menos para os proprietários das roxas e azuis clarinhas, mas núcleo duro da direcção do partido quer atirar o tabuleiro ao chão e recomeçar o jogo, ficando responsável pela banca.
Teixeira dos Santos recusa-se a dizer quanto dinheiro há, anuncia o fim da Caixa da Comunidade e aumenta para o dobro as taxas de passagem pelas companhias da electricidade e da água, devendo todos os jogadores pagar as ditas, ainda que não passem nas respectivas casas.
António Costa propõe o fim da possibilidade de colocação de hotéis fora das propriedades lisboetas e o aumento das taxas de passagem na Estação de Santa Apolónia, que passaria a receber também as de S. Bento.
Cavaco pede contenção aos jogadores. Alegre pede contenção a Cavaco. Nobre pede contenção aos proprietários e recusa-se a pagar as rendas das propriedades por onde passa. Os dados estão lançados, quem é agora a jogar?
posted by FNV on 10:37 da manhã
#
(9) comments
PATRIOTEIRISMO LADY GAGA:
Espero não ouvir proclamações de amor à Pátria por parte do CDS-PP nos próximos anos.Portaram-se vergonhosamente na stasis orçamental. Numa altura de crise grave, numa altura de risco de perda da independência nacional em vários domínios, optaram pelo tamanqueiro cálculo eleitoralista, exigindo ao governo um pé em Cila e outro em Caribdes. Para patriotas destes, um parque temático em Olivença chega muito bem.
posted by FNV on 10:15 da manhã
#
(2) comments
COMUNISMO LADY GAGA:
Apenas duas coisas são insuportáveis nos comunistas: quando , unidos pelo ódio ao judeu/Israel , masturbam as cabras e bodes fascistas e quando se portam como betos. Este é o caso. Um comunista lido, pensado, a sério, não finge que confunde uma ameaça à destruição do outro com um delito de opinião. Um comunista a sério- e conheço vários - não finge que há democracia em Cuba ou na Coreia, não tenta meter o Rossio na Betesga, não choraminga. Se necessário, defende a prisão e a morte de um inimigo da Revolução ou do Estado ( se ainda existir). Os comunistas têm de sair do armário. Vamos precisar deles.
Os joanicos que ainda não digeriram a abstenção do PSD pretendem fazer-nos crer que ignoram um pressuposto básico da cultura de grupo: se nos vigiam e estamos em risco, temos de dar uma imagem de união. MFL, com a paciência das antigas professoras primárias, explicou-lhes isto hoje. É natural que não compreendam, embebidos que estão na cultura do Perdoa-me e do Big Brother e das suas mungidas proclamações adolescenciais de eu sou muito asim, eu não suporto o fingimento, do eu verdeiramente eu, etc. O Serviço Militar Obrigatório não devia ter sido extinto.
posted by FNV on 11:31 da tarde
#
(12) comments
DEPRESSÃO-REPRESSÃO (XII):
A devoção psicótica da minha boxer quase me perturba, mas depois penso: se tudo correr bem, morre antes de mim.
posted by FNV on 10:20 da tarde
#
(5) comments
DAS MAÇAROCAS AO MANUELINHO (II):
Quando falta o dinheiro acontecem coisas simples. Na Alemanha, por exemplo, descobriram agora que "o multiculturalismo falhou". Existem muitas certezas psico-culturais sobre os portugueses. Que somos conformistas, pacíficos, temerosos, etc. O último período tumultuoso, o PREC, pareceu confirmá-las. Reunimos muito, falámos e escrevemos imenso, mas a coisa passou sem encostar os garotos à parede, para usar uma expressão do então capitão Henrique Maurício. Pode ser que os tempos interessantes que aí vêm mostrem outra faceta - mais Maçarocas e menos sapo Cocas.
"O Mar Salgado, modesto nas audiências...". Bem, a comparação é com o Blasfémias, que conta com stars mediáticas epersonagens de grande calibre ( Helena Matos, Carlos Abreu Amorim, José Manuel Fernandes, João Miranda, etc). Aqui somos só dois despreocupados com as nossas 1000 visitas diárias que muito nos honram.
posted by FNV on 1:09 da tarde
#
(20) comments
MANUELA FERREIRA LEITE:
Neste momento, na Assembleia da República, diz o que é necessário e o que precisamos de ouvir. Como sempre e, neste caso, com elegância e sem rancor... O país publicado, parolo e atestado de spas, liftings, BMW's, twiters e demais ganga de espuma, tratou-a como a velha, a avózinha, a reaccionária. Faz sentido.
posted by FNV on 11:48 da manhã
#
(2) comments
GORDURAS (II):
O pior que pode acontecer é meter no mesmo saco a protecção aos velhos, doentes e desempregados e isto. Por que labrego motivo um vogal de uma empresa de metro de superfície, de uma pequena cidade europeia, precisa de um BMW série5?
Este deputado do PS está a bramar contra o populismo barato, porque a gravíssima crise é transversal a todos os povos europeus. Há pouco mais de um ano, a crise era longitudinal - ia da cabeça de MFL à de Cavaco Silva. E o populismo estava caríssimo: pela hora da morte.
O PSD é nas empresas municipalizadas. E vejam também, na mesma edição, a trapaça feita com as contas das autarquias ( ou telefonem aos artistas anti-sistema que para elas cantaram durante todos estes anos). Agora peçam "medidas concretas", em vez de posts, à direcção do PSD . Redução nos tais consumos intermédios, por exemplo. Um bom , e desinteressado, acto de patriotismo.
posted by FNV on 11:38 da tarde
#
(1) comments
DAS MAÇAROCAS AO MANUELINHO (I):
Quando o desespero chegar - e não é preciso ser a fome, bastará a frustração de perder o automóvel - , duas agências de controlo da raiva, outrora activas em Portugal, estarão fora de combate: a Igreja e o PCP. Sem elas, a atomização da revolta levantará questões interessantes. Por exemplo, quem ocupará o lugar do político?
posted by FNV on 2:07 da tarde
#
(1) comments
SIM, HÁ:
Os que sabem que a " retórica" e outras vacuidades mobilizadoras , tão do agrado de Vítor Malheiros, , só estão ao alcance de políticos organizadores de eventos.
Cavaco não, é de facto, um desses.
posted by FNV on 12:59 da tarde
#
(4) comments
DEPRESSÃO-REPRESSÃO (XI):
As notícias não são desanimadoras, as expectativas é que eram.
Os novos movimentos políticos de direita são populistas e demagógicos, os de esquerda emanam da legítima revolta popular. Cuidado. Quando o cego culpa as paredes que se mexem, magoa-se.
Quando havia dinheiro e trabalho, não havia tempo para ter filhos ( a natalidade desceu com a melhoria das condições de vida) ; quando não há dinheiro nem trabalho, não há condições para ter filhos ( e temos cortes nos abonos). Os filhos dos portugueses são, portanto, um luxo dispensável.
E não há quem limpe aquilo? Não há varredores? A ASAE não intervém?
posted by VLX on 3:20 da tarde
#
(0) comments
DEPRESSÃO-REPRESSÃO (X):
Crisipo ensina-me que aquilo que podemos usar bem ou mal, nunca é mau ou bom ( por exemplo, os vilões que usam a riqueza para fazer mal aos outros). Eu agarro numa coisa boa e espero que se canse.
posted by FNV on 12:17 da tarde
#
(2) comments
PROIBIDO PROMETER:
Nada contra a esperança, mas não confundir: uma coisa é o padre dar ao moribundo a extrema-unção, outra é prometer-lhe alta.
posted by FNV on 10:08 da manhã
#
(8) comments
NOVAS OPORTUNIDADES:
Uma situação difícil e um povo angustiado: a combinação perfeita para refrescar o style do político. Embalados por Broch: se a actual cultura política se define pelo style (acessório do valor estético) do político , redefinamos a pose.
E peritos da imagem. Fazem um acordo e fogem da fotografia como a coragem foge da política. Parafraseando Freud, é um progresso: noutros tempos a fotografia existiria, mas seria apagada meses depois.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.