Mar Salgado

sábado, julho 24:

NUNCA UMA GUITARRA ASSIM: Nas Asas da Saudade, sim. Verdes Anos, claro. Mas, sobretudo, o Canto do Amanhecer, essa extraordinária narrativa noctívaga sobre o errante desesperado com o nascer do dia.
 

posted by PC on 12:34 da manhã # (1) comments

sexta-feira, julho 23:

O TRIUNFO DOS MEDIA: Com a anunciada liderança de Sócrates no PS, os dois maiores partidos políticos portugueses passam a estar nas mãos dos políticos mais mediáticos das respectivas fileiras. Não se lhes conhece obra ou "conteúdo" político de relevo mas apenas uma grande mestria na forma como gerem a sua imagem e, principalmente, a sua actuação televisiva. Hoje em dia, o verdadeiro debate político (?) faz-se da gestão da imagem televisiva, ao arrepio da qualidade do discurso. Quem aparece mais vezes nos ecrans e em bom nível mediático - i.e., dizendo o que a audiência deseja ouvir em cada momento - terá mais hipóteses de vencer eleições. Quem não aparece ou aparece mal, não existe.
Talvez de futuro se distinga entre "política" e "eleitoralítica", que é o fenómeno que hoje prevalece. Alguém uma vez disse que a televisão tanto vende presidentes da república como sabonetes. A "eleitoralítica" será o triunfo dos media sobre a política. Será também um triunfo sobre a democracia, ou apenas uma ameaça?
 

posted by Neptuno on 4:46 da tarde # (0) comments

quinta-feira, julho 22:

A VOZ DOS CONTRIBUINTES: A tão propalada questão da Sra. Secretária de Estado das Artes e dos Espectáculos é coisa de somenos importância, pequeno episódio apenas revelador (mais um) de que a comunicação social se prende e restringe ao acessório e fútil e não ao mais importante. Fica-se com a estranha impressão de que se não fosse este acontecimento, ninguém tinha nada sobre o que falar, o que não deixa de ser bizarro numa situação destas.
Do ponto de vista do contribuinte atento ao erário público, confesso que por ora pouco posso opinar, principalmente porque não conheço Teresa Caeiro. Coisa diferente seria se estivesse a falar de quem conheço, por exemplo e academicamente, de Pedro Caeiro: não tenho a menor dúvida de que este último seria um excelente Secretário de Estado em qualquer um dos Ministérios. Porque é bom, é trabalhador, é inteligente, competente, tem capacidade para estudar os assuntos e possui bom senso e isto basta para se desempenhar um excelente cargo, qualquer que ele seja. Seja Teresa Caeiro como o exemplo que dei, e será tão boa Secretária de Estado das Artes e dos Espectáculos como seria da Defesa. Ou de outra coisa qualquer.
 

posted by VLX on 11:27 da tarde # (7) comments

CORRECÇÃO: Nem sempre posso responder ou argumentar sobre os comentários mas quando cometo um erro entendo que tenho de o fazer. Aparentemente Os Verdes são dois, um do sexo masculino e outro do feminino. Como quase sempre só vejo este último, pensei que fossem só um, ou, mais rigorosamente, uma. Afinal não é assim, o que estraga o humor do meu post mas não muda mais nada do que ficou dito, para grande pena de João Amaral. Aproveito para esclarecer que não percebi qual o conceito de competência e de currículo técnico do segundo comentador para poder argumentar com ele e que o terceiro, funcionário público, indubitavelmente não percebeu aquilo de que eu estava a falar, a categoria de pessoas a que me referia. No entanto era fácil e não tinha nada a ver com o funcionalismo público em concreto.
Por fim, sublinhe-se a evidência: critica-se e comenta-se sempre o acessório, o menos importante. Quanto às questões reais efectivamente tratadas, críticas não existem. Congratulo-me por isso.

 

posted by VLX on 11:02 da tarde # (2) comments

PEDIDO: Este post destina-se exclusivamente aos marujos PC e TRM, a propósito da ida para Coimbra da Secretaria de Estado da Administração Local, confirmando-se que procuram instalações. Sendo Coimbra a capital da especulação imobiliária e tendo em conta as restrições orçamentais, agradecia que os citados marujos tivessem a fineza de me limpar a garagem, por forma a proporcionar um acolhimento condigno ou equivalente ao que é dispensado aos contribuintes nas repartições de finanças.
 

posted by Neptuno on 3:56 da tarde # (0) comments

NOVO ÂNIMO...: Para o Mar Salgado, ao poder contar com amigos como o António Colaço, que presenteou esta embarcação com uma belíssima serigrafia da sua autoria, inspirada num tema que cala bem fundo no seio regorgitante desta tripulação: o vinho! Bem haja, caro António. E saiba que enfrentamos com Ânimo redobrado a questão que todos os portugueses actualmente se colocam: quem é Teresa Caeiro?
 

posted by Neptuno on 3:46 da tarde # (0) comments

O SILÊNCIO DOS CONTRIBUINTES: O lado anedótico da súbita transferência da Sra. Secretária de Estado das Artes e dos Espectáculos não deve ser silenciado, mas também não pode esconder a gravidade do que se passa.
Refiro-me ao despudor de quem não hesita em afirmar, em público, que Teresa Caeiro, vinda da Segurança Social, seria uma óptima colaboradora na Defesa, mas também fica muito bem na Cultura (e, provavelmente, noutro Ministério qualquer). Ou se trata de um génio, ou os critérios de escolha dos secretários de Estado são muitíssimo duvidosos.
Ora, como os governantes são pagos pelo erário público, estranho o silêncio dos contribuintes do costume, que se lamentam dia sim, dia não, por causa do modo como o Estado gasta o rico dinheirinho deles. Como diria o nosso VLX, isso preocupa-me.
 

posted by PC on 2:29 da tarde # (1) comments

ANARCA, TEMOS UPGRADE: Questionado sobre a fabulosa transferência da defesa central Teresa Caeiro para o avançado posto das Artes e Espectáculos, Paulo Portas proferiu um lacónico "O Mister é que sabe".
Já o nosso Primeiro protestou junto dos jornalistas saber recitar de cor o poema "Vinde cá, meu tão certo secretário", de Ramos Rosa.
Há um ano atrás, mais coisa menos coisa, o Anarca (parabéns, Piotr!) anunciava: "neste País, é carnaval todos os dias!". Pois; mas, como diriam os Irmãos Catita, estamos a entrar num outro nível.
 

posted by PC on 3:52 da manhã # (2) comments

QUE BEM FICA: Todos nós gostamos que os nossos sejam referenciados lá fora: é por o Baía ser designado como melhor guarda-redes da Europa, é o Ricardo Carvalho e o Deco que são nomeados os melhores centrais e médios da Europa. E são os adeptos do outro clube que uma vez mais se armaram em zaragatas e escaramuças violentas e televisionadas para todo o mundo num jogueco particular. A cada um os respectivos méritos por elevarem como sabem e podem o nome do nosso país.
 

posted by VLX on 1:27 da manhã # (1) comments

INTERESSES DE CONFLITO II: O resto da malta constitui, aliás, um grupo de criminosos em potência. Os tipos, os privados, vendem-se ao capital, aos interesses, aos grupos. Fulano não pode ser ministro da economia porque trabalhou para um grande empresário; Beltrano não pode ser ministro da justiça porque foi advogado de criminosos, foi advogado, juiz ou procurador e privilegiará a respectiva classe; Sicrano não pode ser ministro da saúde porque era médico "na privada" (crime supremo!) e poderá beneficiá-la; aquele outro não pode dirigir a cultura porque teve interesses num teatro qualquer; o ministro da educação era professor universitário, vai arranjar benesses para a sua escola e tramar os alunos. Um há que não pode ser ministro da agricultura porque gosta de peixe e o ministro das pescas é doido por carne de vaca em sangue: não serve. Já o ministro da alimentação - toda a gente o sabe - pela-se por um bom sarrabulho e mata porcos às escondidas em sua casa para consumo pessoal. Quanto ao ministro das finanças - outro criminoso sem perdão - já trabalhou na banca (privada, claro): vai ser um forrobodó!
As sugestões dos Verdes são de uma imbecilidade total. As pessoas trabalham, têm uma vida, nem todos a passam em manifestações e futilidades. É próprio de um bom profissional ter gente interessada nos seus serviços. É próprio de um bom profissional chegar aos 40 ou 50 anos com diversos trabalhos realizados, conhecimentos efectuados, contactos estabelecidos. Se o passado não ofende a pessoa, nenhuma razão existe para utilizar esse passado para injustificadamente manchar o presente ou o futuro dessa pessoa se ela decide ou aceita dedicar-se às funções públicas. Quando os Verdes tentam sujar uma pessoa sem qualquer tipo de fundamento, isso não passa de uma pulhice, não tem outro nome. Mas nós já estávamos à espera de coisas do género. 


 

posted by VLX on 12:53 da manhã # (2) comments

INTERESSES DE CONFLITO: Eu já tinha previsto há alguns dias: a esquerda em bloco vai atacar este governo como nunca e de todas as formas possíveis. E a mais fácil e que está ali à mão é centrar baterias no CDS e espicaçar com picardias determinados sectores do centro e da direita. Não é só a esquerda, que o faz: já há dias vimos Marcelo carregadinho de pequenos ódios a elogiar o CDS apenas com a claríssima intenção de irritar determinados sectores do PSD. A coligação deve estar preparada para isto e responder à letra, ou simplesmente nem ligar, que é sempre a melhor opção. 

Engraçada é a questão do conflito de interesses levantada pelos Verdes e amplamente - generosamente, calorosamente - difundida pela cordata comunicação social, sempre pronta a fazer todos os favores à esquerda. De acordo com os Verdes (nunca percebi porque os tratam no masculino e no plural, não é só uma?...), as pessoas devem chegar virgens à governação. Imagino que proponham para os ministérios apenas tipos daquela legião que desde pequena se formou nas lides partidárias, aquela malta que nunca fez nada no sector privado, que viveu sempre deste ou daquele partido, desta ou daquela função pública, constantemente paga pelo contribuinte. Os Verdes querem, ao fim e ao cabo, uma horda de mangas-de-alpaca burocratas no governo: só esses, na sua opinião, seriam desinteressados e independentes.
(cont.)



 

posted by VLX on 12:50 da manhã # (5) comments

A RESISTÊNCIA INSTITUCIONALIZA-SE: O nosso óculo de longo alcance detectou a eclosão de dois blogues inteiramente dedicados à nova dupla dirigente:
- O Contra Santana, composto pelo famigerado Comandante0 y sus muchachos (que, aliás, ostenta um pórtico desactualizado: o risco concretizou-se); destaca-se, para já, o importante alerta ao Ministro das Finanças feito neste post.
- O Portas de Santana, mais apostado nas recensões de imprensa e de posts de outros blogues. Gostei da foto do beijinho na testa! Mas olhem que não é o nosso Primeiro... É Bagão Félix, paternal, a simbolizar em acto inaugural a relação entre o Orçamento e as Artes.
Trata-se, ao que sei, de um fenómeno original: até agora, ainda não se tinham montado blogues contra personalidades portuguesas. Esse deve ser um factor de orgulho para a narcísica dupla: já têm o equivalente nacional disto.
 

posted by PC on 12:34 da manhã # (0) comments

quarta-feira, julho 21:

SOS: Desde que o Blogger mudou o editor, desapareceram-me os botões de links, bold, itálicos, etc. Alguém tem o mesmo problema? E, mais importante ainda, alguém sabe resolvê-lo?
(Act.): As doutíssimas sugestões dos amigos que deixaram comentários foram experimentadas - desconta-se o comentário do Mano 6969, já declarado inimputável por várias vezes no âmbito das suas "actividades" profissionais (a propósito, traineira é a chata para onde conduzes fraudulentamente as bifas - "querem ver o meu iate...?" - antes de as vitimizares).
Porém, a minha ignorância informática impediu-me de aproveitá-las condignamente. Por outro lado, o serviço de assistência do Blogger deve ser gerido pela Telepac: responderam às minhas dificuldades com informações inúteis que me dispenso de transcrever.
Para quem tiver o mesmo problema, fica a dica: tive de instalar um novo browser, de seu nome Mozilla Firefox, que vou passar a utilizar exclusivamente para postar no Mar Salgado (é menos atraente e - parece-me - mais lento do que o IExplorer).
 

posted by PC on 1:11 da manhã # (6) comments

BARROSO, UNE JEUNESSE PORTUGAISE: É o título de um artigo publicado hoje no Le Monde. Começa com a citação de uma frase de Marcello Rebello de Sousa sobre o nosso ex-primeiro: "L'une des tactiques favorites de José Manuel Durao Barroso est de laisser tout le monde croire qu'il n'a pas les qualités nécessaires à l'exercice de sa fonction. Il est ainsi certain d'apparaître à l'usage plus brillant que prévu, et d'éviter de décevoir". O que, como o articulista pondera, não ajudará os parlamentares europeus a ter uma ideia sobre a verdadeira personalidade do "candidato designado".
Só para coleccionadores, evidentemente.
(Act.: Ver também, a propósito, os posts do Portugal dos Pequeninos aqui e aqui).
 

posted by PC on 1:05 da manhã # (0) comments

terça-feira, julho 20:

PREVENÇÃO RODOVIÁRIA: Em apenas quase vinte anos de carta assisti a inúmeras alterações legislativas sobre o assunto e a diversos códigos da estrada. Cada um complica mais do que o anterior e imagino que uma pessoa de sessenta anos se sinta ainda mais confusa do que eu sobre as regras de trânsito actuais, permanentemente alteradas.
Vem isto a propósito do seguinte: não sei se ultimamente têm reparado - mas convém sublinhar porque nem sempre acontece -, existe (pelo menos na rádio) uma campanha promocional fantástica onde supostos familiares falam do desaparecimento brutal dos seus. É a mãe que fala do filho que de bicicleta foi atropelado em plena passadeira, ou do pai ou avô que morreu do mesmo modo ou semelhante. Outras vezes são médicos e enfermeiros que descrevem os cenários indiscritíveis que encontram quando socorrem os acidentados. De todas as vezes e em todos os spots ficamos a tremer, assustados, a imaginar se seria connosco ou com os nossos.
Na minha modestíssima opinião, é das melhores campanhas que se têm realizado, tiro o chapéu a quem a idealizou, espero que tenha em todos tanto efeito como em mim e continuo a achar que vale mais este tipo de soluções e divulgações do que estar de dois em dois anos a mudar o código da estrada.

 

posted by VLX on 2:43 da manhã # (3) comments

+ 1 GRANDE PORTUGUÊS DISTINGUIDO PELA EUROPA: Há os que julgam que se distinguem fingindo escrever livros ou marcando grandes penalidades e há aqueles que realmente se diferenciam e se distinguem dos demais mortais fazendo bem aquilo que realmente sabem fazer. A distinção, a distinção maior que se pode receber não vem do efémero entusiasmo sentimental que se extingue e se esquece na primeira churrascaria de esquina, num frango de aviário mal passado e ensosso, mas sim daqueles que observam objectiva e desapaixonadamente as situações concretas, as exibições eternas e os sucessos alcançados. E, quando tal acontece com um nosso patrício, por quase todos reconhecidamente o melhor, a alegria nacional deve ser unânime e feliz.
Hoje, uns momentos passados sobre mais uma manifestação da sua qualidade de benemérito, Vítor Baía foi publica e oficialmente eleito pela UEFA como o melhor guarda-redes da Europa na época de 2003/2004. Nada que não se soubesse já, por quase todos, atenta a excelente forma com que o Campeão Europeu se mostrou sempre durante toda a época (só para falar desta última).
Não é, obviamente, o nobel da literatura, porque Baía nunca treinou a escrita; não é o prémio pelo melhor marcador porque Baía não é avançado. É apenas um prémio por Baía ser o melhor naquilo que faz e sabe fazer: ser guarda-redes.
E é sempre bom que quem tenha uma palavra a dizer sobre o assunto a diga. E a UEFA disse-a.
A nós, a nós todos, portugueses, resta-nos ficar orgulhosos por Vítor Baía ser um dos nossos. Assim podemos partilhar com ele mais um fantástico prémio europeu ao futebol nacional. É coisa que não podemos partilhar com qualquer um.
 

posted by VLX on 2:00 da manhã # (0) comments

MAIS DÓ E COMISERAÇÃO: Quando muito se fala da decadência dos políticos, muitos se esquecem da decadência dos comentadores políticos. Até há bem pouco tempo, pelo menos os melhores conseguiam esconder os seus ódiozinhos pessoais e tentavam comentar de forma minimamente isenta. Claro que sabíamos todos que não estavam a comentar de forma completamente isenta e independente ou, no mínimo, desapaixonada. Mas os comentadores tentavam fazer-nos acreditar nisso e isso chegava-nos. Chamavam até a atenção para os seus gostos ou preferências para ilustrarem a sua independência no comentário.
Hoje não é assim: quando Mário Soares comenta, toda a gente sabe a cor da cruz que carrega; quando Freitas do Amaral opina, todos sabemos o que é que ele pretende verdadeiramente, mesmo que desta vez seja curiosamente apoiado pela família Soares (que na altura certa o apelidava de fascista e de outros mimos do género). E como estes há inúmeros.
O que me causa espanto é que comentadores que considero muito mais brilhantes (em todos os sentidos) do que aqueles que referi, exponham na televisão, sem qualquer contenção, todo o ódiozinho e ressentimento que sofrem. Que se dêem ao luxo de dizer que se fossem eles fariam de outra maneira, escolheriam de outra forma, decidiriam coisa diferente, quando nunca foram chamados a fazê-lo (e isso poderia, na verdade, ter acontecido). Custa-me, sinceramente, que uma pessoa, um jurista, um político, um comentador político, um comunicador que considero fantástico e fora do vulgar dê azo a que alguém pense que está melindrado e que se sente ultrapassado por todos aqueles que efectivamente passaram por ele, sejam eles Sampaio, Barroso, Lopes ou Portas. É triste, porque dá o ar de uma pessoa que está a esbracejar desesperadamente contra a corrente do Tejo e não merece tal coisa. 
 
 

posted by VLX on 1:56 da manhã # (3) comments

segunda-feira, julho 19:

SUSPENSE: Como se vê, o silêncio por aqui é de cortar à faca e o convés está juncado de unhas roídas. Fontes geralmente bem aviadas confidenciaram ao Mar Salgado que um dos lobos do mar vai a Secretário de Estado. Na verdade, já se sabe praticamente tudo, excepto o nome do contemplado e o Ministério a que o destinam.
Quando procurámos averiguar mais pormenores junto das autoridades competentes, ordenaram-nos de jeito firme e polido que regressássemos à fila e que esperássemos pelos jornais, como toda a gente.
A malta aqui, como é ultra-institucionalista e altamente respeitadora da autoridade, obedeceu logo. Agora ainda aí tudo a fumar beatas pelo convés, à espera da malfadada lista. E já encontrámos uns quantos conhecidos, companheiros de espera.
 

posted by PC on 11:38 da tarde # (0) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012