Mar Salgado

sábado, março 19:

HABLA COMIGO: Um verdadeiro prazer ouvir Pinto da Costa ( PDC) vociferar contra o Benfica numa reunião de acólitos em Resende ( no salão nobre da Câmara Municipal). Mas porque é que eu tenho a impressão que desta vez, nem os dotes oratórios de feira de PDC farão esquecer a compra de uma camioneta de brasileiros, ou os quatro-4-quatro meses de jejum de vitórias no Estádio do Dragão?
Desde que tiraram aquela bola de dentro da baliza, nada ficou na mesma.
 

posted by FNV on 8:53 da tarde # (3) comments

TRABALHA MALANDRO: Misturando a tradução de Miguel Serras Pereira (sobre a versão francesa de Marie-Claire Amouretti e François Ruzé) com a de Maria de Fátima de Sousa e Silva ( directamente do grego), resolvo (ó heresia!) apresentar a minha versão:

"Que prazer incomparável ver os deuses enviar a chuva depois das sementeiras, e poder perguntar a um vizinho: "Diz-me Comárquides, o que havemos de fazer agora?" E ele responder: "Beber uma boa golada, já que o céu trabalha para nós".

Aristófanes, A Paz, 1140-1145.
 

posted by FNV on 11:25 da manhã # (0) comments

A HORA DOS CÃES: É esta. De sexta para sábado, no calor de Março. A japonesa pequenina ri-se porque ouve ( o ouvido é o orgão sexual da mulher) o que não esperava, e se for inteligente ( não é Sofia?), cala-se. Ao fundo da ravina, encostado ao baobá gigante, um urso romeno lava vidros. Amanhã há carne para o almoço e festas na barriga para quem puder. Quem não for, que corte a água ao meio, que o tempo está de poupança.
 

posted by FNV on 1:44 da manhã # (0) comments

sexta-feira, março 18:

A NATUREZA JÁ NÃO É O QUE ERA (À ATENÇÃO DO MANO 1313): A investigação sobre a necrofilia homossexual entre os patos garantiu a Kees Moeliker o prémio Ig-Nobel da Biologia. Estas descobertas são muito úteis. Sobretudo quando, numa discussão sobre modelos culturais e civilizacionais, surge aquele argumento, já de si extraordinário, que qualifica certa ideia como contrária à natureza.

 

posted by PC on 12:52 da tarde # (3) comments

quinta-feira, março 17:

CEIA DOS BLÓSCARES: O Miguel já lançou os Blóscares 2005 e encarregou-me de escolher a ceia que será degustada na noite de 1 de Abril, após a atribuição dos prémios, enquanto assistimos, calmamente, ao fim da blogosfera. Topei logo que o pedido trazia, por assim dizer, água no bico: aposto que o Miguel estava convencido de que o Mar Salgado forneceria, de borla, uns santiaguinhos (bruxas, ou lagostins-da-pedra, por aquelas bandas), seguidos de uma sopa clara de robalo e, a coroar o prândio, um imperador assado no forno, escoltado pelas inevitáveis batatinhas.
Mas pareceu-me que a ceia deveria, de algum modo, prestar homenagem ao nosso anfitrião - só que, como imaginam, não é fácil combinar peixe e crustáceos com a passarada. Enfim, com a preciosa ajuda de Lucas Rigaud, lá descobri o que queria:

"O Galeirão he hum passaro, que quasi sempre vive no mar, ou nas lagoas, onde mergulha até ao fundo, para procurar peixes miudos, mariscos, e outros insectos, de que se nutre; e como participa da natureza de peixe, e o seu uso he permittido na quaresma, direi nos Artigos seguintes os melhores modos de se prepararem.

Galeirões cozidos ao Corbuyon.

Depenados, e chamuscados os galeirões, tirão-se-lhes as tripas, põe-se-lhes os pés por detraz das coxas, entezão-se em huma fornalha, limpão-se, e escanhoão-se, atão-se com barbante, lardeão-se com bocados de anguias, e enxovas, põe-se a cozer em hum adobo com agoa, vinho branco, sal, pimenta, o miolo de duas nozes, huma capella de hervas finas, cebolas cravejadas, hum bocado de manteiga, e deixem-se ferver pouco e pouco; estando cozidos, tirem-se fóra do adobo, e sirvão-se com môlho de manteiga, salsa, e enxova picada, vinagre, e as suas alcaparras".

In: Cozinheiro Moderno, ou Nova Arte de Cozinha, onde se ensina pelo methodo mais facil, etc., dado à luz por LUCAS RIGAUD, Hum dos Chefes de Cozinha de Suas Magestades Fidelissimas,&c., Quinta Edição correcta, e emendada. Lisboa: na Typografia Lacerdina. Anno 1826. Com licença da Meza do Desembargo do Paço.

Deve ser delicioso. Podemos é ter que passar o resto da noite na esplanada do Nuno Costa Santos, ligados a um barril de água das pedras. E não é certo que a Ana Albergaria consiga escrever na manhã seguinte.

 

posted by PC on 2:16 da manhã # (0) comments

A SAGRADA FAMÍLIA III: A criança estava no caixão, mas ele e ela não se entendiam: é minha, não, é tua, não sei. À sua volta, os coveiros e os tipos da funerária avisavam da necessidade de horas extraordinárias. O céu, lampeiro, esperava também pelo petiz, mas eles continuavam a discutir violentamente. Alguém disse então que foi boa coisa o infante ter morrido.
 

posted by FNV on 1:39 da manhã # (0) comments

quarta-feira, março 16:

A "NOVA" DIREITA: 1) O FORMIGUEIRO: O fracasso da direita institucionalizada nas últimas eleições deu novo élan à chamada direita ideológica. A situação não é completamente original: a continuada incapacidade do CDS moderado, desde 1985, de superar a barreira dos 10% dos votos, abriu as portas do partido à direita ideológica, que se apropriou de uma estrutura e de uma marca para iniciar, de dentro para fora, um novo projecto; primeiro, sob a inspiração, depois, sob a batuta executiva, de Paulo Portas.
A novidade da situação está no aparente fiasco da estratégia: Portas - que era, seguramente, o melhor líder partidário a que a direita ideológica podia aspirar - nunca conseguiu resultados superiores aos de Manuel Monteiro em 1995. Perdeu, nas últimas eleições, dois deputados, por razões que continuam a ser-me misteriosas - mas já tinha perdido, em 2002 e em plena derrocada do PS, um deputado. De maneira que a direita ideológica que apostava na força renovadora de Portas percebeu que não será o CDS-PP a dar-lhe expressão, pelo menos nos próximos anos. Nem, evidentemente, a fantasia aguirreana do PND. La vie est ailleurs.
Assim, esta direita já começou a agitar-se. Porém, as suas manifestações recentes não lhe auguram, politicamente, grande futuro - nem como projecto estético, nem como projecto ético-social. Tomemos como tópicos ilustrativos dois artigos do Expresso desta semana: Tirar o retrato, de João Pereira Coutinho (JPC), e A (re)fundação da direita (1), de Jaime Nogueira Pinto (JNP).

A "NOVA" DIREITA: 2) UMA ESTÉTICA DA RUDEZA?: Em Tirar o retrato, JPC, a propósito do famigerado envio da fotografia de Freitas para o Largo do Rato, regressa a um tema que lhe é caro: a exaltação da aristocrática arte da rudeza.
O ambiente dos seus textos sobre o assunto - e, aliás, sobre outros assuntos - recorda, inelutavelmente, a rebeldia de Miguel Esteves Cardoso. Mas há algumas diferenças importantes. MEC nunca pretendeu instituir uma estética que identificasse positivamente um quadrante político, nem, muito menos, esta ou aquela personagem. MEC fazia rir aqueles que se reviam nas manias, nos tiques, nas misérias morais que retratava de forma impiedosa. A política era pretexto do gozo - mesmo quando teve intervenções políticas activas.
JPC faz, exactamente, o inverso. Constrói a estética apropriada para certo quadrante político e para os seus actores. Instrumentaliza o gozo e o sentido de humor para criar honras e coutos para os seus eleitos (cito de memória: "Portas tem classe"; "Portas é um cavalheiro"; "Os cavalheiros podem e devem ser rudes"), achincalhando, do mesmo passo, o "país medroso e servil" e a sua "ridícula pequenez". Mesmo que, para tanto, tenha de proferir afirmações contra-fácticas, como "Portas tem piada": a verdade é que, independentemente das qualidades que evidencie na sua vida pessoal, Paulo Portas nunca transmitiu - certamente porque não a quis - uma imagem pública de pessoa "com piada", ou sequer com sentido de humor. Nem como jornalista, nem como político.
Claro que este tipo de discurso exclusivista, sobretudo quando dá forma à estética das gestas de cavalaria e dos duelos, gera sempre alguns prosélitos acidentais. Mas, para além do enorme risco de propiciar a confusão entre rudeza e vulgaridade, que JPC abomina, por parte de não iniciados, não parece que seja capaz, hoje, de promover uma apreciável adesão dos eleitores.
E, em nota de rodapé, sofre de um pecado original: naquilo que possa ter de nobre, a estética da rudeza não é susceptível de proclamação. Não consta que Waugh ou Churchill a tenham apregoado.

A "NOVA" DIREITA: 3) UMA NOVA ÉTICA, OU A PERENE DEPENDÊNCIA DO CENTRO?: O artigo de JNP tem um título claríssimo: "A (re)fundação da direita (1)". Depois de explicar as razões que levaram os partidos "democráticos" (no entender do A., o PS, o PSD e o CDS) a banir os princípios "de direita" e a incorporar "valores de esquerda, linguagem de esquerda e 'tiques' de esquerda", JNP avança que "não sairá daqui uma alternativa, porque esta tem de ser por definição ('alter', outro) diferente do que está". A direita (a "verdadeira", portanto) deve (re)começar pelas ideias, que, como JNP admite, "são sempre as mesmas (...): uma concepção idealista do mundo e do homem; uma consciência crítica de realismo antropológico e social, que valora as comunidades e instituições, como a nação, a família, a propriedade; e que combate a tábua rasa que desconstrói e destrói tudo isto na planificação da utopia". Por fim, diz JNP não saber "se estes valores são património exclusivo da direita", valores que enuncia em seguida: "a defesa dos princípios cristãos", "o valor da nação como comunidade solidária dos cidadãos" e a "família e a propriedade, como realização do homem nos afectos e nas coisas e garantia da sua liberdade".
Sabendo que se trata, apenas, do primeiro artigo da série com o mesmo nome, não devem fazer-se juízos apressados. Mas torna-se já manifesto que este acervo ético, de tão vago e principial, é insuficiente para fundar, não só uma "nova" direita, como qualquer corporação política autónoma, pois dele comungam todas as doutrinas mais ou menos radicadas no(s) personalismo(s). Excepção feita aos "princípios cristãos" - que também não podem ser, enquanto tais e sem mediação social, objecto de promoção política num Estado laico -, creio que todos os três partidos a que JNP concede o epíteto de "democráticos" reclamam, com gradações diferentes, aquela matriz fundacional.
O problema não é a defesa da "nação": é saber se dela participam, mais ou menos limitadamente, para um número maior ou menor de efeitos, os residentes não portugueses. O problema não é a protecção da "família": é saber se deve ou não aceitar-se a constituição de famílias não tradicionais. O problema não é a exigência de "solidariedade": é saber se o Estado deve ou não levar a cabo, e até onde, uma política de efectiva redistribuição do rendimento. O problema não é a garantia da "propriedade": é saber se a propriedade deve ser radicalmente alodial, ou se só pode conceber-se no quadro de uma sua, mais ou menos apertada, vinculação comunitária.
De outra maneira, o discurso é passível de apropriação por muitas tribos e, por isso, equívoco, e, por isso, incapaz de gerar uma doutrina política autónoma.
Enfim, não pode esquecer-se que houve já, durante o regime democrático, algumas tentativas (tímidas, é certo) de fundar uma direita "diferente", nos valores e na retórica - que resultaram em estrondoso fiasco. Para além dos grupúsculos que nem chegaram a eleger deputados, foi assim com o anti-europeísmo de Manuel Monteiro e (então) Paulo Portas, contra a "venda da soberania a Bruxelas". Com a oratória contra a venalidade da classe política. Com a reabilitação da "lavoura" no léxico da propaganda. Com a necessidade de restrições à imigração. Com a equiparação do 25 de Novembro ao 25 de Abril. Enfim, com a representação irrealista de um Portugal retirado dos manuais da antiga quarta classe que os sucessivos resultados eleitorais mostraram não existir. Os "êxitos" onde se revê a direita ideológica (as privatizações, a oposição à descriminalização do aborto, a "flexibilização" da legislação laboral, o apoio à invasão do Iraque) só foram possíveis através do concurso activo e empenhado do "centro sociológico", o qual, como se vê, nem por isso passou a votar na direita partidária, que era até singularmente representativa da direita ideológica.
Esperam-se, por isso, propostas mais concretas por parte da "nova" direita ideológica, que lhe confiram uma marca de água própria, no plano ético e político. Correndo sempre o risco, é certo, de redundar numa ideologia sem destinatários e de continuar a reduzir-se a uma estética - que, ainda por cima, reivindica uma natureza, hoc sensu, aristocrática. Uma peça de teatro a que o público não acorre, porque não gosta ou porque não o deixam, mas onde os actores se cumprimentam mutuamente pelas magníficas prestações.

 

posted by PC on 2:02 da manhã # (6) comments

terça-feira, março 15:

GIUSEPPE MEAZZA: "A grande ironia da vida é que, quando consegue dinheiro pra ter um tremendo apartamento com quatro banheiros, o cara começa a fazer pipi nas calças". Do inesgotável Millôr.

 

posted by PC on 11:11 da tarde # (1) comments

SÃO PIORES DO QUE A CELESTE RUÇA: A ex-peixeira da Figueira da Foz e actual industrial da restauração em Buarcos, devota de Santana Lopes. Na ausência de gaffes de Sócrates ou dos seus ministros, o beau monde discute Santana, as suas opções, as moradias, os seus dinheiros, os convites que teve ou deixou de ter. Eu bem digo que há gente não pode viver sem ele. Mal por mal, prefiro peixeiras desbragadas a costureirinhas manhosas.

PS: E não me venham com a treta da "defesa da dignidade de Lisboa": a cidade não é aviltada quando se cumpre a lei. Têm todo o direito em abominar o personagem ( eu ando lá perto), e o que os incomoda é o homem ter um palco por mais seis meses ou por mais quatro anos: assumam-no. O resto é conversa para boi dormir.
 

posted by FNV on 10:28 da tarde # (0) comments

A SAGRADA FAMÍLIA II: No dia seguinte ele entrou na cozinha, apeteceu-lhe línguas de sogra. Com leite. Leite havia, línguas de sogra não. Subiu as escadas e foi ao quarto onde a sogra acabava de pôr creme na cara. Mandou-a abrir a boca e arrancou-lhe a língua. Sabia a creme. Repreendeu a sogra.
 

posted by FNV on 9:59 da tarde # (0) comments

A SAGRADA FAMÍLIA: Ela deitou-se e adormeceu, ele deitou-se e adoeceu. E assim ficaram, até que o cão os veio lamber. O animal era dado a pesadelos e ela foi à cozinha arranjar-lhe um biberão. Ele disse que não, ao cão, não. Ela regressou à cama, sozinha, e acusou-o: se não queres um cão, deixa-me ter um filho. Ele saiu da cama e foi para o corredor rezar. Talvez este Verão.
 

posted by FNV on 9:47 da tarde # (0) comments

RESPEITO PELOS (E)LEITORES: O editorial do Público de hoje termina com a afirmação (desabafo) de que Santana não tem respeito pelos eleitores. Esta afirmação, em si, representa, ironicamente, uma falta de respeito pelos leitores do jornal. Uma coisa é o tratamento objectivo dos factos e a opinião (quase unânime) sobre a falta de preparação de Santana para exercer cargos públicos. Coisa diferente é o campo da subjectividade, do processo de intenções: vai-se para além da avaliação da actuação de Santana, como boa ou má, para se atribuir como motivação subjectiva para tal actuação a falta de respeito que, alegadamente, Santana tem pelos eleitores. Seguindo o mesmo raciocínio, analogicamente, podemos afirmar que a mesma falta de respeito foi recentemente demonstrada pelo jornal relativamente aos seus leitores, quando interpretrou os instintos de Cavaco na primeira página.
Mais um tema para reflexão na próxima edição do Livro de Estilo?
 

posted by Neptuno on 11:52 da manhã # (1) comments

P.S. - MENSAGEM DO LÍDER: "Camarada! Sabes lavar, cozinhar, esfregar, aspirar, engomar e servir à mesa? Junta-te às mulheres socialistas!"
 

posted by Neptuno on 11:46 da manhã # (0) comments

segunda-feira, março 14:

UM JORNAL ÀS ORDENS: ... para nos tranquilizar quanto à escolha de Freitas para o MNE, num quadrado devidamente assinalado a vermelho - para que o bom povo tome nota - informando que Sócrates já acalmou Bush (!) e que não há qualquer problema com os fascistas americanos. E também para opinar que, entre argumentos políticos relevantes, o pobre Santana não deve voltar à CML porque isso não se faz a um amigo (!). Parafraseando o nosso FNV, é bom ter o vento pelas costas.
 

posted by Neptuno on 6:30 da tarde # (0) comments

FICHEIROS SECRETOS: Na imprensa, ontem: "Manuel Monteiro foi desafiado pelos seus companheiros de partido a candidatar-se à Presidência da República". Mas, pergunto eu, qual "partido"?
 

posted by FNV on 12:26 da tarde # (2) comments

MAIO MADURO MAIO: Dizem-me que uma grande festa está a ser preparada para inícios de Maio. Virá a chuva, a terra fecundada ( argghh...) vai oferecer a floração, tardia mas certa. Milhões de portugueses sairão à rua, ele vai ser o 25 de Abril, o 1º de Maio, o Dia da Mãe, eu sei lá. Mas dizem-me que cravos e rosas vermelhas acompanharão as papoilas saltitantes numa orgia ( argghh...) vermelha de vinho tinto e línguas soltas. Vai ser lindo pá, mas ainda é cedo, demasiado cedo. Aguarde-se a festa com o coração arranhado, gotas de sangue rubro ( argghh...) há muito aprisionadas, mas ordeiras e pacientes. Lá mais para a frente, a explosão.
 

posted by FNV on 11:44 da manhã # (1) comments

DA ACTUALIDADE: Vai ser interessante ver o que o governo vai fazer quando a Associação Nacional de Farmácias exigir o pagamento dos ( quantos ao certo?) milhões de euros que o Estado ( via hospitais e comparticipações) deve.
Já interessante é o apoio da imprensa ( o Público, por exemplo) à medida de Sócrates. Nada como ter o vento pelas costas.
 

posted by FNV on 11:39 da manhã # (0) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012