Mar Salgado

sábado, outubro 18:

O UMBIGO DE CESÁRIA ÉVORA está enterrado em Cabo Verde, o seu segundo país é a França, a quem deve a carreira. Quanto a Portugal, nem sei onde vocês ficam, larga Cesária. Não se fica, o jornalista português da SIC-Notícias: declarações polémicas!, brada.
O provincianismo também é isto: ver polémica onde tudo é naturalmente morno.
 

posted by FNV on 11:54 da tarde # (0) comments

ANTÓNIO ARRUDA FERRER CORREIA: Por razões de pudor pessoal, que não vêm ao caso, tinha decidido não referir aqui o falecimento do Prof. Doutor Ferrer Correia. Depois de ler o e-mail do Tiago Reis Marques, percebi que tinha decidido mal e que não podia acrescentar o vergonhoso silêncio, ou quase, por que passou, em geral, o desaparecimento deste Homem ímpar.
Poucos juristas haverá, em Portugal, independentemente da idade e da escola, que não tenham estudado pelas suas Lições de Direito Internacional Privado e de Direito Comercial.
Poucos universitários haverá, em Coimbra, que desconheçam o papel fulcral desempenhado pacientemente por Ferrer Correia, a partir de 1976, na pacificação, normalização e reforma da sua Universidade (que lhe valeu a atribuição do título de Reitor Honorário, criado ad hominem por decisão unânime das Faculdades, no momento em que se jubilou).
Alguns frequentadores da Fundação Calouste Gulbenkian saberão que a existência e localização em Portugal da mesma se deve, essencialmente, ao génio jurídico de Ferrer Correia.
Não tem muito sentido, por isso, narrar aqui uma vida tão plena. Importa só lembrar que, aos 91 anos e até há duas semanas, o Mestre continuou a trabalhar diariamente naquilo que considerava a mais nobre profissão - o ensino. Nas palavras do actual Reitor da UC, proferidas hoje durante o seu elogio fúnebre, se houver uma vida depois da morte, não será propriamente um reencontro com o Mestre, pois nunca nos teremos separado dele, tanto é o que o Prof. Doutor António Ferrer Correia deixou em nós.
Fica só, assim singela, a nossa homenagem sentida.
 

posted by PC on 6:47 da tarde # (0) comments

BALEIZÃO REVISITED: Como tenho amigos que se enjoam a partir da quinta página do Expresso, quando chegam ao editorial de JAS, correm o risco de ter perdido mais um artigo de Manuel Alegre. Que nos diz o trovador? Defende Ana Gomes, baseando a sua defesa nisto: é corajosa, frontal, e políticamente incorrecta, não tem medo de certos media, diz alto o que quase todos, incluindo jornalistas, dizem em voz baixa, é excessiva q.b. nestes tempos de medo e de hipocrisia. Bom, outro que fosse e era imediatamente crismado como obcecado em atacar os jornalistas. Mas o mais interessante é que Alegre não discute por um minuto o que Ana Gomes tem dito ou escrito. O que lhe elogia é ser excessiva, frontal e políticamente incorrecta. Assim também o são Berlusconi, Haider, Le Pen, Alberto João Jardim, o Muito Mentiroso, e de modo geral, toda e qualquer populaça em fúria. Regista-se a contribuição.
 

posted by FNV on 3:50 da tarde # (0) comments

VAMOS A ISTO: O Américo do Retórica &Persuasão (link na coluna da direita), convida-me esclarecer um post meu sobre a sua reacção aos textos de JPP, acerca das cumplicidades dos jornalistas. Escrevi de facto, parafraseando o P.C., que ao isco mais apetitoso acorre logo o peixe mais guloso. O Américo diz que meti água, e que talvez nem me lembre das razões porque escrevi o que escrevi. Fiat lux, então:
Não precisa de se abespinhar, o Américo, não tencionei beliscá-lo. Gostei bastante, aliás, da argumentação com que defrontou as teses de JPP, e concordo com uma boa parte dela. Apenas sublinhei a intensidade da sua reacção ( e de outras), quando o tema é a cumplicidade invisível dos jornalistas com os actores políticos. Sempre que se fala disto, o nervo inflama-se, e qualquer desgraçado é imediatamente arrumado na prateleira dos obcecados com os jornalistas. Só isto, Américo. Um abraço.
 

posted by FNV on 12:05 da tarde # (0) comments

FERNANDO NEGRÃO: Quando chegou à presidência do IDT, há cerca de um ano, proferiu uma série de aleivosias, matizadas por um discurso radical-proibicionista absolutamente desactualizado. Hoje ouço-o na TSF, e verifico com agrado que mudou, e muito. Julgo ter sido a primeira vez que um responsável destes envolveu na discussão o álcool. Nisto das intoxicações, ir ao terreno e estudar, ajuda de facto, muito. Aguardem-se os próximos tempos.
Não resisto a relatar isto: a certa altura Margarida Amarante pergunta a Negrão o que é para ele uma droga. Negrão, introdutóriamente, diz que o próprio corpo humano produz drogas. Margarida pede para não se entrar em discussões filosóficas. Mas Negrão falava de neuroquímica, falava do que hoje se chamam os opiáceos endógenos, falava de encefalinas, estaria talvez a pensar nas endorfinas. É uma discussão absolutamente essencial para se compreender a química das drogas e da dependência. Filosofia? Delicioso.
 

posted by FNV on 11:33 da manhã # (0) comments

TEM RAZÃO, o Tiago Reis Marques, que nos enviou um protesto pela forma como foi ignorada a morte de Ferrer Correia, 91 anos, professor e democrata da faculdade de Direito da UC. Sei pouco sobre Ferrer Correia, mas o suficiente para saber que era uma personagem importante, no Direito e no panorama intelectual português. O Tiago compara com o destaque dado recentemente à morte do Vitór Damas, tendo o cuidado de não exibir nehum revanchismo: tão somente entende que Ferrer bem poderia ter tido um pouquinho desse destaque.
O Tiago, que não conheço, apenas confirma uma velha máxima de Nietzsche: o mundo (dos media) tornou-se finalmente uma fábula. Talvez o nosso lobo do mar P.C., muito mais habilitado do que eu nesta matéria, venha a escrever qualquer coisa sobre o professor desaparecido, para (pequeno) consolo do Tiago.
 

posted by FNV on 11:06 da manhã # (0) comments

sexta-feira, outubro 17:

HÁ SEMPRE TEMPO DE CHEGAR ATRASADO II: Pela pirimeira vez Portugal vai ter um ginasta nos Jogos Olímpicos. Nuno Merino classificou-se para os jogos de Atenas, na disciplina de trampolim. Só mesmo nesta, é que um desgraçado conseguiria saltar sobre o atraso lusitano numa modalidade de base como a ginástica. Parabéns, Nuno Trampolineiro.
 

posted by FNV on 9:05 da tarde # (0) comments

HÁ SEMPRE TEMPO DE CHEGAR ATRASADO: António Costa acabou de declarar à TSF, que não vai comentar as revelações da SIC sobre os novos excertos das famosas escutas telefónicas, do famoso dia em que o Dr. Pedroso foi preso. O Dr. Soares estava muito certo quando avisava que pela boca morre o peixe. Só não sei o que estava ele a pescar.
 

posted by FNV on 8:59 da tarde # (0) comments

MAESTRO! Existem personagens com as quais se simpatiza, porque começamos por gostar delas mais pelos seus defeitos do que pelas suas virtudes. Depois, estas últimas parecem quase obrigatórias. Vitorino de Almeida é uma delas. Hoje no Independente, o Maestro volta a um tema que lhe é caro, o nosso provincianismo peganhento, e dá como exemplo o estardalhaço que a vinda a Coimbra dos Rolling Stones causou. Diz ele que se numa qualquer outra cidade europeia, eles dessem dois concertos, só os cartazes de promoção do o refeririam.
Passe o exagero, delicioso no Maestro, o nosso provincianismo foi muito além do alvoroço. Recordo-me de ter lido aqui na blogosfera, entre outras alarvidades semelhantes, alguém que se regojizava com o caos na cidade, com a vida jorrante desse caos, com os jovens de mochila sentados à beira dos cafés trocando confidências, e outras frases que não consigo reproduzir, porque felizmente não fui dotado com o mesmo jeito para a poesia-prosa adolescencial-enjoativa. Mas perberam a mensagem: aquilo (o concerto e o caos) é que por momentos arrancava Coimbra do provincianismo e a entregava, qual Eurídice a Orfeu, nos braços do cosmopolitismo.
Como ensinava Ortega y Gasset, provinciano não é o que vive na província, mas aquele que julga que o lugar onde vive é o centro do mundo. E este lugar não tem necessáriamente de ser físico. Como no caso que vos relatei, pode também ser cultural ou político. Apanhamos assim com desabafos de provincianos verdadeiros, daqueles que meia-dúzia de leituras não impedem que sorvam esparvoados qualquer brisa que corra. Neste caso, imaginam que o cosmopolitismo é ter uma cidade paralisada ( o tal caos) por um concerto de rock. Provavelmente esste provincianismo radica num desenraizamento: ainda não são de uma cidade, mas também ainda não deixaram de ser aldeões.Será mais ou menos a mesma coisa do que a tia Miquelina das Couves, achar que Poço das Unhas atingiu o orgasmo cosmopolita, porque a comitiva do cantor Melão engarrafou o trânsito da única rua da aldeia por dez minutos. E o que é triste, é que a tia Miquelina acaba por ser a menos provinciana da história: o seu provincianismo é apenas obrigatório e provisório, deve-se sobretudo ao enclausuramento físico e cultural; e por tal, não só não apreciou o reboliço, como não confundiu o cantor Melão com a civilização. Já os que exultaram com o pretenso cosmopolitismo breve de uma cidade engarrafada, colocaram-se a eles mesmos no centro, de facto. Mas da parvónia pretensiosa.
 

posted by FNV on 3:20 da tarde # (0) comments

PRIVATE LIES II: Na primeira parte do post com este título (ver abaixo), o nosso Comandante recorda-me o post que escrevi, a 21 de Setembro, acerca do editorial de José António Saraiva (Novo recruta na BVP). Na altura, dada a gravidade do que daí poderia começar a brotar, achei estranho o quase completo silêncio da blogosfera (excepção feita ao Comprometido Espectador e ao Causidicus), sobretudo por parte dos blogues que comentam com assiduidade questões jurídico-sociais.
Francisco José Viegas comenta hoje (ontem), no JN, o artigo de JAS e as suas implicações. Na sequência, Paulo Gorjão dá, por duas vezes, a sua opinião sobre o assunto, a qual mereceu resposta imediata do Aviz; enfim, o NMP dá (boa) conta crítica de tudo em Private Lies.
Agradeço ao nosso Comandante o chamamento à liça, mas, no estado actual da discussão, creio não ter nada a acrescentar ao que então escrevi, nomeadamente no que diz respeito aos casos em que é lícito (às autoridades ou à imprensa) violar a privacidade dos "homens da história do (seu) tempo".
PS: Caro Paulo Gorjão: usando da amicitia que tem sempre envolvido os nossos diálogos, respondo-lhe com a mesma franqueza com que mo pergunta: não, não quero ser mais específico. É apenas uma impressão genérica, imediata e não fundamentada.
 

posted by PC on 2:05 da manhã # (0) comments

MAIS UM SUB-PRODUTO CULTURAL DA EX-URSS: Amanhã, dia 17, pelas 24.00, a RTP2 passa, de Eisenstein, "A greve" (1924). Será que entra na "meia-dúzia" de bons filmes que o meu amigo FNV concede terem sido produzidos "sob a pata do regime comunista"?
 

posted by PC on 1:57 da manhã # (0) comments

ERRO DE CASTING (INSTANTÂNEO VERÍDICO): Hoje, dia 16 de Outubro, pelas 14.30 horas, momentos antes das grandiosas movimentações estudantis prometidas, estava um carro da Polícia estacionado no Largo D. Dinis em Coimbra. Era branquinho, pequenino, e na porta lia-se: "Escola Segura". Juro.
 

posted by PC on 1:33 da manhã # (0) comments

quinta-feira, outubro 16:

NÃO PODIA ESTAR MAIS DE ACORDO com o Luis Moura, do Muro Sem Vergonha e com o JPH do Glória Fácil (links na coluna da direita), quanto à nova música da TSF. Sou o que se costuma chamar em Coimbra um ouvido de pedra de Ançã, ou seja, uma nulidade na matéria, e por isso mesmo apreciava bastante ser educado pela antiga grelha musical da TSF. Hoje por hoje, o estilo Margarida Pinto Correia faz de mim, enquanto ouvinte, um misto de adolescente tardio com magala. Que bicho lhes mordeu?
 

posted by FNV on 11:48 da tarde # (0) comments

PRIVATE LIES (ainda sem acentos): PG do Bloguitica e FJV no seu Aviz travam interessante discussao sobre os limites da invasao da vida privada das figuras publicas, nomeadamente dos politicos. A minha opiniao esta mais proxima da de FJV: considerar como justificacao para a invasao da esfera privada de um politico o facto de defender a nivel politico algo de diferente daquilo que pratica em privado, como faz PG, e perigoso.
Esta e uma discussao antiga: ja assisti a JPP argumentar com base na distrinca entre esfera privada e esfera intima, considerando esta ultima como sempre inviolavel e a primeira como eventualmente sujeita a ser exposta em casos excepcionais. Lembro-me tambem de ver Paulo Portas sustentar uma opiniao identica a de PG, aquando de debates televisivos apos a morte da Princesa Diana. A proposito do editorial de JAS que aludia a putativas situacoes destas, ja o nosso lobo do mar P.C. brilhantemente discorreu num post de 21 de Setembro.
Estando de acordo com FJV tenho ate sobre algumas questoes uma opiniao mais radical. Nomeadamente em todas as que estao relacionadas com relacoes afectivas, emocionais e opcoes e orientacoes sexuais: entendo que os politicos, como alias todos os outros cidadaos, teem direito a mentir sobre estas materias. Porque o que e ilegitimo neste caso sao as perguntas, a inquiricao, o voyeurismo. Desde que naturalmente nao estejamos na presenca de uma violacao da Lei.
Utilizar o criterio de PG seria permitir a invasao da privacidade alheia com base em juizos morais e politicos que produzem definicoes subjectivas, portanto individuais, daquilo que e uma diferenca de comportamento entre o que se defende em publico e efectua em privado. Seria sempre, como bem diz FJV, abrir a porta a moralizacao da vida publica por via da Imprensa. Entrariamos num periodo de perseguicoes e puritanismo hipocritas.
Salvaguardando o cumprimento da Lei e o natural respeito pelos direitos de terceiros, nao vejo porque nao poderao os politicos ter direito aos pequenos segredos e ate mentiras que fazem parte da vida quotidiana de todos os cidadaos.
Isto nao quer dizer que na nossa avaliacao subjectiva dos politicos, com base no que deles sabemos ou julgamos saber, na nossa intuicao sobre o que e genuino e artificial, nao possamos ter um juizo necessariamente negativo sobre notorios hipocritas morais. Mas ai temos bom remedio: nao votamos neles e tentamos, a nossa escala, combater esses sinistros personagens.

P.S. - Concordo que quem expoe a vida familiar em revistas tipo Caras se sujeita a aplicacao do ditado bem portugues, quem anda a chuva molha-se. Mas tal resulta de se ter aderido a uma logica mediatica que e em si perversa, nao legitima a devassa da vida privada.
 

posted by NMP on 11:01 da tarde # (0) comments

PRODUÇÕES FICTÍCIAS: Segundo a TSF, no noticiário das 16h, as coisas estavam pretas para a grande manif de protesto estudantil: cerca de duzentos bravos acotovelavam-se no Largo D.Dinis. Felizmente, o divertido Vitor Hugo lembrou-se de ir às salas de aulas das faculdades onde estavam alunos em avaliação contínua (sic), e a coisa compôs-se. Neste momento, cinco en punto de la tarde, ainda segundo a TSF, uma enorme marcha de protesto com cerca de 1000 estudantes precipita-se para o Largo da Portagem, onde pretendem estacionar meia-hora. Acho bem, porque é a única forma de alguém sofrer incómodos. Até lá chegarem, a passeata não incomodou ninguém. Eu bem tinha avisado os rapazes para se deixarem de altas cavalarias: uma vez que os restantes 18000 estudantes de Coimbra se estão nas tintas, tinha de se cortar o trânsito nalgum lado, e sempre as TV's poderiam enquadrar melhor a coisa.
O meu caro lobo do mar P.C. ofereceu-me recentemente, devido ao meu post Manual de Instruções, sinecuras várias, todas relacionadas com postos de comando bélico-estratégicos. Agradeço-lhe penhoradamente, mas para estes assuntos de capa e batina, mais valia o P.C. ir buscar a malta do Gato Fedorento e das Produções Fictícias. A cada assunto o seu especialista.
 

posted by FNV on 5:08 da tarde # (0) comments

O PROCESSO DE MATURAÇÃO DOS BLOGUES: Não sei se alguém já estudou o processo por que passa grande parte dos blogues: uma fase reverencial, uma fase auto-referencial e, na consagração, a fase auto-reverencial.
 

posted by PC on 1:33 da manhã # (0) comments

RILHAFOLES REVISITADO: Uns tipos entram de branco calados, e saiem mudos, quando um deputado entra no hemiciclo. Outros de branco vestidos dão à língua: que não, que são outros brancos, vieram por outra razão qualquer, nada têm a haver com os outros brancos. A Time assume ter sido um erro a publicitação do Euro-2004 na mesma edição em que noticiava putas em Bragança, Portugal. Claro, tudo se compreende e percebe se soubermos somar um mais um. Como dizia Paul Racamier, psiquiatra françês especializadíssimo em esquizofrenia, 1+1= infinito.
 

posted by FNV on 1:31 da manhã # (0) comments

AROMAS DE URZE E DE LAMA: Os pais não a deixaram ir à escola em miúda, tinha de ficar a tomar conta dos irmãos mais novos. Aprendeu a ler sem saber como, fintando Piaget. Hoje tem 73 anos, lê Isabel Allende e foi ver a Aida ao Parque das Nações, dispensando as legendas, fruto de muitas noites de ópera na RTP2. Os traços são ainda grosseiros, as mãos não escondem o que já fizeram. Vive numa aldeola mas matriculou-se na Universidade Aberta em Almeirim. Já a abandonou, porque era coisa muito acima da minha cabeça.
Estas coisas poderiam restaurar a minha fé na espécie humana, mas apenas reforçam a admiração que nutro pelas estatísticas. Mas confesso, também, pelo indivíduo, salmão contra a corrente.
 

posted by FNV on 1:18 da manhã # (0) comments

terça-feira, outubro 14:

SEGREDOS E TRAGEDIA: Um mundo de segredos. De cumplicidades e odios antigos. De silencios e traumas. De amizades de toda a vida. Este e o mundo em que se desenrola o novo e brilhante filme de Clint Eastwood, Mystic River.
Tim Robbins e Kevin Bacon abrem caminho para um Sean Penn que vai direitinho ao Oscar num thriller policial em torno de tres amigos de infancia. Clint Eastwood filma toda a tragedia com crueza e contencao.
We all have our markers. One day God comes and collect them all. Provavelmente um dos filmes do ano - e melhor nao ser definitivo que ainda faltam dois meses e meio e ainda por aqui temos pelo menos um Tarantino, o Russell Crowe, o George Clooney e a Catherine Zeta-Jones a merecerem uma espreitadela.
 

posted by NMP on 11:37 da tarde # (0) comments

ALMANAQUE DAS INTOXICAÇÕES IV: A página de hoje encontra alguma actualidade, já que abordaremos a Bolívia. Como era de esperar, alguns habitués já apontam o dedo aos EUA, mas eu aconselharia prudência. O planalto andino, a política sul-americana, e o mercado da coca constituem um terreno muito escorregadio. A RTP hoje, por exemplo, passava uma imagem deliciosa: La Paz a ferro a fogo porque os bolivianos estão contra a alienação do seu mais importante recurso natural. O povo teme ficar mais pobre, os americanos querem tirar-lho. Vamos recuar um pedaço:
A Bolívia viveu em setentas, e até início de oitentas, uma narco-ditadura, personificada pelos generais Hugo Banzer, 1971-1978, e depois por Luis Garcia Meza, 1980-1981. Meza toma o poder a 17 de Julho de 1980, para barrar o caminho à coligação de esquerda presidida por Hernan Siles Suazo. Mas na Primavera de 81, dá-se mais um putsch da cocaína, quando Luis Arce Gomez ( ex-ministro do Interior de Meza) reforça o narco-poder, mandando assassinar o deputado socialista Marcelo Santa Cruz. A democracia chega pela mão do regressado presidente Hernan Siles, que inclusive entrega à justiça francesa Klaus Barbie, que entretanto se tinha dedicado à Noivos da morte, uma organização paramilitar e narco-traficante.
O problema é que o principal recurso boliviano reside na actividade cocalera. Entre 1980 e 1990 a produção de coca aumentou 100% sobretudo no Chaparro, nos Yungas (província de La Paz), em toda a zona de Cochabamba ou no alto Huallaga. Tanto os cocaleros ( cultivadores), como os pisa-coca, equivalentes aos pisadores de uvas, ganham normalmente 15 vezes o salário de um camponês da jorna tradicional. Por isso, com democracia ou putschs, o regime boliviano vive da coca há mais de trinta anos.Foi sempre do interesse dos traficantes assegurar a identidade cocalera do regime. Por isso Roberto Suarez Goméz, nº 1 do narcotráfico na altura do regresso à democracia, em 1982, agitou na altura, exactamente o mesmo fantasma que hoje é agitado em La Paz: em nome do anti-imperialismo yankee e de um patriotismo de pacotilha, aperta o Prsidente Siles para que nenhum outro recurso natural sustente a economia boliviana. Percebe-se fácilmente: o dinheiro da coca é formalmente ilegítimo, e por isso a sua distribuição e aplicação não sofre qualquer fiscalização política. Como explicava Alvaro Gomez, antigo director do El Siglo de Bogotá, o dinheiro da droga é liquidamente agressivo, trespassa qualquer sector social, arrasa a concorrência de qualquer actividade fiscal e contabilísticamente organizada. É assim que Nicole Bonnet, correspondente do insuspeito Le Monde, em Lima, na década de 90, podia descrever o cenário irreal de muitas zonas rurais bolivianas, onde no meio da maior pobreza de investimento básico - estradas, saúde, escolas, saneamento - se podiam encontrar todos os musts da sociedade de consumo ocidental: bons carros americanos, congeladores a gás, televisões, etc.
Não espanta que a pacificação que rodeia a eleição do presidente Zamora em 1989, tenha chegado através de um acordo entre o seu Movimento da Esquerda Revolucionária e a Acção Democrática Nacional do corrupto traficante e ex-presidente, Hugo Banzer. Banzer, Roberto Suarez Goméz, ou Cuchichi Gutierrez , preso em Miami em Junho de 1980, não tinham, como hoje os seus sucessores, interesse nenhum na troca americana: gaz em vez de coca. Não está em causa a duplicidade americana no terreno da cocaína, está em causa uma política oficial de algumas admnistrações ( algumas assaz idolatradas) americanas. Mas como sempre, o ódio cego à America, irá fazer muita gente chorar pelo pobre povo boliviano, a quem querem arrancar o seu tesouro natural. Mesmo quando esta política foi ao longo de todos estes anos, muitas vezes tentada pela América boa, de Carter ou de Clinton. Enfim...
 

posted by FNV on 9:09 da tarde # (0) comments

CORREIO DOS LEITORES: Do nosso leitor Sr. Oliveira da Figueira, recebemos um texto com pedido de publicação, de que retiramos o seguinte excerto:
"(...) Começa a tornar-se bastante incomodativo passear pelos canais de televisão e deparar invariavelmente com a deputada Ana Gomes. De início pensei que fosse uma daquelas irritantes avarias que nos fazem deitar fora os aparelhos e adquirir uns novos mas, dada a insistência, apercebi-me que a senhora andava mesmo numa roda-viva, de canal em canal, a dar entrevistas.
Quando consegui baixar o volume para um nível em que aquela voz estridente fosse minimamente perceptível (embora tivesse deixado de ouvir as perguntas e intervenções da jornalista, a quem a entrevistada tratava intimamente por “ó pá”), percebi que discorria sobre o que entendia ser ou deveria ser a justiça. A sua, naturalmente.
Para Ana Gomes, a justiça deve existir, mas só se for a sua. E a sua não permite que se acusem os seus amigos ou, pelo menos, o Dr. Paulo Pedroso (deve haver mais dois ou três, certamente, mas não os nomeou). A sua justiça deve investigar tudo, “doa a quem doer”, e até condenar os culpados, desde que não se belisque o seu amigo Paulo Pedroso.
A justiça de Ana Gomes deve ainda investigar todos os dislates publicados nos jornais (imaginamos nós que os dela também; vai seguramente ser preciso aumentar os efectivos do MP), interrompendo as todas as outras investigações que de momento ocorram, principalmente se forem sobre Paulo Pedroso.
O Notícias da Tunísia refere-se ao assunto da pedofilia? Mande-se para lá a Maria José Morgado. Há um jornal em Paris que aflora o assunto? Mande-se o próprio Souto Moura investigar.
O que não pode acontecer, na sua concepção de justiça, é que se investigue ou acuse o seu amigo Paulo Pedroso, mesmo depois de aturado e prolongado inquérito (olha se era amiga também do Vale Azevedo...).
Confesso que, do ponto de vista de Paulo Pedroso, um programa eleitoral deste tipo para a área da justiça parece convidativo; interessante mesmo. Resta saber se a restante população portuguesa pensará o mesmo".

 

posted by PC on 6:13 da tarde # (0) comments

ASCENSÃO E QUEDA DE GERALD HEGE: Ora aqui está uma história muito a propósito para consumo dos justiceiros que por aí pululam. Alguns lembrar-se-ão do sheriff de Davidson County (um pequeno cu-de-judas na Carolina do Norte), que mandou pintar as paredes da sua prisão de cor de rosa, com teddy bears lavados em lágrimas; o mesmo que se passeava pela cidade, com os seus esbirros, em farda negra de comando militar, onde estava escrita a (nova) divisa da polícia local: K.A.T.N. (Kicking Ass, Taking Names); sim, o mesmo que jurou guerra ao tráfico de droga e perseguia os fugitivos com disparos de metralhadora.
Pois é. Afinal, parece que os seus ajudantes também traficavam droga e que as receitas do merchandising (a faca-Hege, a cafeteira-Hege, etc.) não iam todas todas para a tal Fundação de apoio às viúvas dos polícias abatidos no cumprimento do dever.
Para já, Hege está acusado de ameaças, abuso de confiança e obstrução à justiça. E suspenso, obviamente. O homem que só queria um condado seguro. Lembra-me a frase do Rui Reininho: "aos falsos profetas, digo sempre: não te metas!".
 

posted by PC on 3:03 da tarde # (0) comments

WHEN THE MENINAS CAME TO TOWN: Europe's new Red Light District - titulo de capa da edicao europeia da Time desta semana, num texto sobre a nossa (outrora) pacata Braganca.
Agora e que as Maes de Braganca vao ter uma apoplexia.
 

posted by NMP on 1:51 da tarde # (0) comments

FALAS BEM, MAS VENS TÃO TARDE: António Costa pede reserva [aos socialistas] nos comentários sobre a libertação de Paulo Pedroso. Pois é, Dr. Costa, mas onde andou V. durante estes dias todos?
 

posted by PC on 11:05 da manhã # (0) comments

VIDA A BORDO: Segundo vários observadores, o marinheiro FNV passou a ter boas possibilidades de vir a chefiar a secção de guerra do Mar Salgado, depois da brilhante análise militar do movimento estudantil que desenvolve no post "Manual de Instruções" (embora Nuno Rogeiro tenha já alertado para a intrigante ausência de qualquer alusão, por pequena que fosse, à sempre presente possibilidade de uma aliança entre os estudantes, os agricultores do Oeste, capazes de mobilizar centenas de mortíferos tractores e roçadeiras, e os famigerados Irmãos Pinto).
A ser assim, o nosso FNV acumulará o cargo com o de oficial-mor do comando de transmissões e comunicações do Mar Salgado, encarregado da cifração/decifração de mensagens trocadas com outros blogues.
 

posted by PC on 10:53 da manhã # (0) comments

CANAPÉS: Fomos linkados por estes cirróticos histriónicos como Água e Sal. Não gostámos da associação, mas as nossas bocas fétidas de marinheiros salivaram de imediato com a ideia dessas bolachas finórias barradas com foie gras (mas não mau). Preparai-vos pois, ó impenitentes déspotas, jacobinóides lábeis e venais: as Carr's cairão impiedosamente sobre vós às centenas, quando menos esperardes (assim mesmo, à falsa-fé), para vos arrancar saborosas postas. Parafraseando o José Esteves, porfiai.
 

posted by PC on 2:06 da manhã # (0) comments

NATURALMENTE MAUS: Uma das delícias da blogosfera, consiste na existência de bloggers que escrevem poesia, e estimulam outros a imitá-los. Assim, lixo cosy e desabafos pré-adolescenciais, ficam-se pelos templates, desanuviando as estantes das livrarias. Bem-hajam.
 

posted by FNV on 1:52 da manhã # (0) comments

EM MATÉRIA DE LIXO, PREFIRO O ORIGINAL: Depois de ter visto e ouvido a Srª Drª Ana Gomes, durante boa parte da noite, apercebi-me como o Muito Mentiroso, por incrível que pareça, deixou saudades. A muito boa gente.
 

posted by FNV on 1:41 da manhã # (0) comments

JÁ DIZIA O NOSSO P.C., velho companheiro de embarcação: ao isco mais apetitoso acorre logo o peixe mais guloso. Vejam a reacção do Retórica &Persuasão, do Terras do Nunca e do Glória Fácil (links na coluna respectiva), aos escritos de JPP sobre as cumplicidades mediáticas. É tiro e queda.
 

posted by FNV on 12:20 da manhã # (0) comments

segunda-feira, outubro 13:

LINDO MENINO: O Barnabé (link na coluna da direita), entende que no Prós e Contras, da RTP, os professores e políticos é que estão no palco, os estudantes, coitados, na assistência, e que os vencidos da vida é que vão gostar. Lindo menino, o Barnabé, que finge com um ar soixante-huitard desmaiado, que os presidentes das associações de estudantes não são políticos. Pois não. São padeiros e tricanas. Coitadinho do Barnabé, perdeu o pé. Chuifff...
 

posted by FNV on 11:49 da tarde # (0) comments

domingo, outubro 12:

MENSAGENS SOS: Comentarios, opinioes, sugestoes, insultos e pedidos de consulta para lobosdomar@hotmail.com
 

posted by NMP on 7:11 da tarde # (0) comments

NOVOS LINKS (post longo e sem acentos): O nosso lobo do mar P.C., emerito pescador de trutas nos seus tempos livres nao ira perder com certeza o The Amazing Trout Blog. Tende cuidado, oh trutas !
Sentimo-nos mais reconfortados com a presenca de um emdico na blogosfera: o Medico explica Medicina a intelectuais e um classico da blogosfera lusa e so o nosso desleixo justifica a sua linkagem tardia.
Surgiu-nos tambem o Planeta-Reboque que tem uma bem humorada definicao da nossa MNE.
Para quem queira impressionar com uma ou duas citacoes de famosos, o Citador veio preencher um vacuo na blogosfera. Ainda por cima com escolhas de grande qualidade e bom gosto.
Num momento mais saleroso que o normal encontramos o Blogame Mucho, um blogue notoriamente caribenho e quente.
Um bom exemplo de divulgacao da cultura islamica e o Resistencia Islamica.
Foram tambem detectados e serao acrescentados a lista de links o Grupo do Pato, o Quarta Vaga, o poetico Cheiro a Torradas pela Manha e o seu inevitavel companheiro o Cimbalino, o cheiroso Flores do Campo, o iconoclasta Niilista Optimista, o excelente Substrato e o tropical Bazonga da Kilumba (uma saudacao para a mae Africa !).
Demos com um grupo que urra "Vamos Lixar Tudo" e dizem o que lhes da na gana (que inveja dessa liberdade total).
Quase em simultaneo encontramos o Vitamina-C (que ira ser alojado no bom bordo) e o bem humorado Laranja Amarga.
Na linha dos blogues localistas encontramos os nossos amigos figueirenses do Amicus Ficaria. Para ouvirem boa musica e favor dirigirem-se ao The Serendipitous Cacophonies.
Para todos saudacoes e votos de boa navegacao na blogosfera.
 

posted by NMP on 5:52 da tarde # (0) comments

MANUAL DE INSTRUÇÕES: Em conversa amena com um amigo, que há ano e meio aconselha o ministério da Educação, escutei uma coisa extraordinária. Falávamos da contestação estudantil organizada que se advinha, e da possibilidade dessa contestação assumir contornos específicos, como aliás prometeram algumas associações de estudantes: cortes de estradas e auto-estradas, perturbações do funcionamento das cidades, etc. É nessa altura que esse meu amigo conselheiro me diz isto: É o PCP que está por detrás disto, mas basta prender dois ou três estudantes, que a coisa se resolve. A opinião pública está contra eles. Vamos por partes:
Duvido que a contestação venha a assumir tais contornos, mas este conselheiro, pura e simplesmente não acredita que tal que possa acontecer. E o primeiro erro advinha-se: nestas andanças temos de equacionar todas as possibilidades, porque de facto todas são possíveis. Depois, só alargando a nossa capacidade de advinhar a zona de incerteza da movimentação adversária é que podemos não ser apanhados em contra-pé.
Em segundo lugar, este conselheiro vive no passado. É certo que o PCP ainda controla algumas franjas das movimentações estudantis, mas estas já se entregaram con alegrezza à influência do Bloco de Esquerda, e da ala mais à esquerda do PS, tudo gente atraente e desempoeirada. Novo erro, o da identificação dos comandos adversários, logo dos seus objectivos e métodos. Por fim, a extraordinária ideia segundo a qual prendendo dois ou três estudantes a coisa resolve-se. Novo erro, colossal, até porque resulta da acumulação dos erros anteriores.
Disse que duvidava que a contestação venha a assumir contornos violentos porque duvido da inteligência estratégica dos seus promotores. Mas se os rapazes analisarem bem as coisas, o confronto muito musculado terá inevitavelmente de ocorrer. Vamos de novo por partes:
As associações de estudantes têm contra si a dificuldade de mobilização, os tempos de hoje e as características dos actuais estudantes assim o obrigam, e alguma dissensão interna, facto natural dada a sua dispersão pelo país e pelas escolas.
A opinião pública ( coisa hoje pouco identificável) talvez acolha a ideia, que os estudantes são na sua esmagadora maioria meninos ricos, que querem poupar nas propinas o que lhes faz falta para as noitadas. Para além disso, o vulgo está distraído de outros protestos, como seja o da redução do peso da representatividade estudantil nos orgãos universitários.
Ora, estes dois factores apontam não para uma suavização da luta, mas precisamente para o seu endurecimento: um corte de estrada faz-se com apenas um punhado de capas e batinas. E depois, se já estão mal vistos, a crítica não poderá acrescentar grande mossa.
Temos de seguida outros dois factores, estes claramente positivos, que encorajam o endurecimento do protesto: o primeiro, o governo está fragilizado, o que me parece evidente, e precisamente numa das áreas de acção dos estudantes. O segundo factor prende-se com a cumplicidade mediática, daí o controlo do Bloco de Esquerda, com muito mais peso nas redacções dos media de referência, do que o PCP. Um telejornal a abrir com um estudante com a cabeça rachada ou pior ainda, a ser levado para dentro de uma carrinha da polícia fará maravilhas pela luta. Se no dia seguinte, o Público, por exemplo, contar e mostrar como três estudantes ficaram com dois arranhões, melhor ainda.
Por tudo isto, se forem inteligentes, os estudantes levarão a luta para a rua. É o único terreno em que podem vencer, é o único terreno em que o adversário não quer lutar. O governo abrirá mão, pelo menos provisóriamente, das propinas e de um ou outro detalhe, em troca de sossego. A opinião pública, por essa altura, já estará atenta a outros circos e farta de regabofe.
Resta saber o que verdadeiramente se pretende com tudo isto, mas tal ficará para outra ocasião.
 

posted by FNV on 12:41 da tarde # (0) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012