Agora que Israel já não está no Líbano, não há imagens de ambulâncias atacadas, de meninos trucidados, de famílias sob escombros. Meteram férias, os repórteres humanistas.
Santana Lopes ou Passos Coelho são mais perigosos para Sócrates? Sem dúvida. Sobretudo quando for altura de prometer baixar impostos, abrir hospitais em qualquer aldeia, abolir todas as portagens, prometer lugares de deputado a quem tenha colado mais de mil cartazes. Por isso é que MFL tem de ir a jogo em 2009. Uma campanha perdida é o que espera MFL. Perder o eleitor mecanizado, ganhar um cidadão empenhado que vota nas imperfeições e nas falhas, mas também no respeito que o político lhe deve. MFL não corre pela carreira nem para salvar Portugal. Se ganhar as primárias do PSD, defrontará Sócrates resumindo uma estética que Walter Benjamim gravou: é ao percorrer a selva de outrora que a moda cheira o aroma do que é actual. Será então altura de nos despedirmos do plástico brilhante ( cuidado com as peças pequenas) e aceitarmos o princípio da realidade. Bonne mine au mauvais jeu, em suma.
Nada fizeram quando o árbitro Carlos Valente foi sovado e cuspido em pleno balneário das Antas depois da vitória do grande Benfica de Eriksson; nada fizeram quando as escutas telefónicas deram conta que um árbitro pedia quinhentolas ( 500 contos na altura) a Reinaldo Teles; nada fizeram quando o FCP pagou por engano ( como eu gostava que isso me acontecesse...)as férias brasileiras do árbitro Carlos Calheiros. Agora fazem um alarido dos diabos porque tiraram seis pontos a um FCP campeão com 21 pontos de avanço. Façam bom proveito.
posted by FNV on 11:42 da tarde
#
(8) comments
MICHAEL DONAGHY, SEMPRE:
When he failed the seminary he came back home to the Bronx and sat in a back pew of St Mary's every night reciting the Mass from memory - quietly, continually - into his deranged overcoat. He knew the local phone book off by heart. He had a system, he'd explain, perfected by Dominicans in the Renaissance.
( City of God, 1988)
posted by FNV on 8:44 da tarde
#
(0) comments
TAMBÉM É MAÇON E NATURAL DE GUIFÕES?
Convido o leitor a reler os elogios que o PCP fez recentemente ao governo angolano ( na sequência de uma visita de trabalho). É este mesmo partido que em Portugal lança permanentemente suspeitas de compadrio e corrupção sobre qualquer um que não seja operário, camponês ou sindicalista da CGTP. Pensando melhor, faz o PCP muito bem: um país que lhe atura esta duplicidade (histórica) não merece mais.
posted by FNV on 11:53 da tarde
#
(0) comments
ODI ET AMO ( LXXXIV):
A última imagem. Nas nossas investigações ( os leitores têm ajudado e muito) temos falado pouco dela. Há Blanchot (sempre) e um muro branco e um pelotão de fuzilamento e as caras dos soldados. Nas separações como na morte? No meu livro não pensei esta coisa da última imagem, pelo menos de uma forma sistemática. A última imagem agrafa uma estranheza: é um sólido pedaço de carne deixado pelos mabecos - um rosto que só existe porque foi o último - mas é também absolutamente onírico. Literalmente. Regressa em sonhos, como se só a dormir pudéssemos suportar a despedida. Minto: não é bem a dormir.
posted by FNV on 9:19 da tarde
#
(1) comments
FESTANÇA: E como não há festa que se preze sem música, aqui fica este clássico num ano em que o homem mais poderoso do Mundo pode vir a ser um negro (e, já agora, o maior partido da oposição português liderado por uma mulher). Eppur si muove...
posted by NMP on 2:06 da tarde
#
(0) comments
5 ANOS: Este blogue comemora hoje 5 anos de actividade. Na blogosfera isto é uma eternidade. Foi ao longo dos tempos um trabalho colectivo. Mas, sendo justos, deve muito da sua relevância ao labor e talento do nosso FNV (em especial nos últimos 2 anos). Por isso, neste dia de aniversário, os cumprimentos de parabéns, apesar de saboreados por todos, devem sobretudo ser endereçados em especial a quem os merece. Um abraço a todos (leitores e escribas) e uma vénia especial para o nosso one and only FNV.
Manuela Ferreira Leite não é uma personagem excepcional. Não "transmite energia", não traduz os clássicos, não tem ideias geniais. Ainda bem. MFL foi convencidapor personalidades notáveis que na hora certa não a deixarão sozinha. Nessa altura poderá apresentar uma equipa governativa repleta de especialistas das mais variadas áreas. O que é preciso é um rosto decente sem ambições cósmicas; o que é preciso é trabalho de equipa e não um chefe iluminado entretido por uma cáfila de secretários obedientes.
Baránov distinguia entre naúfragos verdadeiros e naúfragos falsos: os primeiros procuram o Deus vivo, os segundos inclinam-se para os partidos políticos. O problema é a atracção dos intelectuais pela demofilia ( o demoteísmo) ou, como Block o coloca, o da relação entre o povo e a inteligência. Manuela Ferreira Leite não pertence á família de políticos que pretende interpretar o povo e que o bajula para melhor o aldrabar. Assume uma distância que respeita as partes e define uma crueza terapêutica: não propõe um português novo, não promete um Portugal diferente. Provavelmente não derrotará Sócrates, mas pode conseguir fazer uma campanha que recentre o papel do governo: o menor possível, o melhor possível.
É uma orçamentista e sempre o foi, mesmo na altura em que outros prometiam leite e mel: Santana Lopes anunciava o "fim da austeridade" ( ou já se esqueceram?) e Sócrates prometia baixar os impostos. Quero uma orçamentista que nunca hesitou em pensar pela sua cabeça, quero uma orçamentista que não me diz o que quero ouvir: para isso tenho a minha mulher que sabe ( quando está farta) como aturar-me.
No início do ano assinalei aqui no blogue uma modificação sensível. Ao contrário dos homens com passado ( não fui maoísta nem comunista) que na altura discutiam o "regresso do fascismo" a propósito da lei do tabaco, pareceu-me na altura, a mim, situacionista da província, que o empobrecimento gradual da sociedade portuguesa representava um problema real. Escrevi sobre o assunto numa pequena série - "O poder de nomear" - que recebeu a concordância de muitos que pensavam como eu ( pobres patetas sem passado). Um povo submisso por conveniência e pacífico por interesse reserva muitas surpresas.
posted by FNV on 10:33 da tarde
#
(1) comments
OPTIMISMO DE MAIO:
Os maus dias começam a desavinhar, os piores tardam em chegar. Aproveite-se o tempo porque todas as ( mesmas) coisas ocorrem em kat' arithmon ( ordem numérica), dizem os estóicos.
posted by FNV on 7:37 da tarde
#
(0) comments
UM ( BELO) OLHAR TRISTE:
Manuela Ferreira Leite é uma mulher velha ( muito longe das babes de Zapatero) que não provoca excitação mediática; é uma economista que não confunde Mann com Moore, é brusca e carrancuda; não atrai os "jovens". Pois bem, é precisamente em quem eu votaria se fosse militante do PSD, será nela que votarei nas legislativas de 2009. E não, não é uma atracção repentina.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.