Mar Salgado

sábado, fevereiro 26:

DESCULPEM QUALQUER COISINHA: João Pereira Coutinho explica no Expresso de hoje, aos "cínicos" como eu, porque é que "ao adeus de Portas os militantes desataram em choro prolongado". Diz ele que a relação do partido com o seu líder é "pulsional", "até sexual", "porque existe em cada militante o desejo confesso de uma orgásmica vitória pela ranhura da urna prometida" .
Penitencio-me pelo post* no qual que meti com o "O Acidental". Não tinha percebido.

* Aí em baixo, anteontem, salvo erro. O post original do O Acidental era "Quo Vadis CDS?"
 

posted by FNV on 6:08 da tarde # (1) comments

INGENUIDADES? O Público faz hoje a pré-publicação em Portugal ( na Amazon já há quase um ano que está disponível por 11 US $) do livro ( sem grande rasgo, diga-se, mas aceitável) de Anne Applebaum - "Gulag; uma história" - e pergunta em cabeçalho: "Porque é que conhecemos mal o "Gulag" apesar de os campos de concentração soviéticos terem durado de 1918 até meados dos anos 80?".
Talvez porque já no início dos "anos 80", em Portugal, lembro-me muito bem que quem falasse "nisso" era em certos círculos (hoje como ontem muito apaixonados pelos direitos humanos e com malmequeres graciosamente presos aos cabelos) apodado de reaccionário vendido à propaganda capitalista.


Ao leitor que assina o 1º comentário: A frase é do jornal, não é minha. Mas o seu sentido é fácilmente assimilável: se depois da amnistia de 27 de Março de 1953 decretada por Béria, o "Gulag" oficialmente acabou, os campos de concentração, sobretudo ( mas não só) para os presos por delito de opinião, continuaram até aos anos oitenta.
 

posted by FNV on 11:38 da manhã # (1) comments

sexta-feira, fevereiro 25:

O QUE VERDADEIRAMENTE INTERESSA: Greve na Polícia Judiciária na semana do FCPorto x Benfica, diz-me a Leonor Pinhão.
 

posted by FNV on 12:08 da tarde # (0) comments

É TRISTE MAS É CACHORRO: Quem o diz é a vizinha do velho batido pela mulher, na peça de hoje do Público sobre violência doméstica: parece que 15% das vitímas são homens. Curiosa forma de abordar a coisa.
Sei, profissionalmente, que em casais de idosos a pancada é por vezes democrática, mas daí a explorar o tema pelo prisma da igualdade de género, vai um grande passo. As estaladas, os empurrões, os pontapés, nos casais portugueses, vão normalmente do macho para a fêmea, e só não vão mais porque o divórcio se instalou nos últimos trinta anos ( vejam-se os exaustivos trabalhos sobre o divórcio em Portugal, de Anália Torres e Maria Emilia Costa).
Mas uma das razões pela qual na velhice a pancada se democratiza, é porque a relação de poder se extingue no plano físico mas também no plano económico - no fundo os dois grandes territórios de predominância do antigo macho. Agora, ambos fracos e dependentes de pensões, os velhos cúmplices vivem finalmente uma verdadeira história de amor: até que a morte os separe.
 

posted by FNV on 11:47 da manhã # (0) comments

quinta-feira, fevereiro 24:

LADOS:

Por um,

"Os Portugueses, admitindo que tenham usurpado pela violência a navegação do Mar Índico, prescreveram esse direito com a longa duração do tempo."

Por outro,

"Os Holandeses são uma raça nociva, que nasceu para saquear as províncias alheias."

Da tradução de Miguel Pinto de Meneses ( Lisboa, 1960, adquirida graças à incansável ajuda do JPBaeta) do original de Frei Serafim de Freitas, De iusto imperio Lusitanorum Asiatico , publicado em 1625. No texto latino ( adquirido também com a ajuda do JP Baeta) reeditado um ano depois da tradução, em 1961, podemos ler o original de "raça nociva", sem surpresa: genus noxium. Adivinhava Frei Serafim que as raças nocivas se sucederiam: Malaca, Ceilão e Cochim cairiam nas décadas seguintes.
 

posted by FNV on 4:09 da tarde # (1) comments

"HUGO CHÁVEZ QUER ENCONTRAR-SE COM SÓCRATES": Anunciou a SIC-N há pouco. Tem graça: vindo a Portugal, sempre pensei que ele, Chávez, quisesse conhecer o Alberto João. Pelo sim pelo sim, vou fazer uma reserva de jornais. Diversos e plurais.
 

posted by FNV on 12:19 da manhã # (2) comments

quarta-feira, fevereiro 23:

O SISTEMA: A exemplo do editorial de 28 de Janeiro, da sua autoria, no excelente editorial de hoje do Público, Eduardo Dâmaso volta a acertar - ainda que de forma lateral - no tema que, em minha opinião, é urgente discutir e incluir na agenda política: a reforma do sistema político. No anterior editorial, E. Dâmaso focava a urgente necessidade de se fazerem as reformas estruturais que o país carece, no âmbito de uma crítica ao anterior governo. Hoje, no âmbito de uma análise implacável ao PSD pós-Cavaco, o mesmo autor ilustra os malefícios do aparelho partidário, referindo aquelas personagens que "... para lá de inacreditáveis figuras que pontificam como presidentes das distritais do PSD, homens que têm a força e os votos necessários para eleger delegados a congresso, escolher candidatos a deputados e autarcas ou, ainda, impor as suas escolhas para as nomeações que enxameiam a administração pública de inigualáveis mediocridades."
Espero que um dia E. Dâmaso acerte na mouche e deixe de abordar estes temas "dentro do sistema" - i.e. apenas no âmbito das suas criticas ao PSD, por mais gozo que isso lhe dê - e passe a abordá-los no prisma que, em minha opinião, é mais fiel à realidade e mais eventualmente mais proveitoso quanto aos seus efeitos: quem mandou ou deixou mandar neste país nos últimos vinte anos foram os famigerados "aparelhos" partidários do PS e do PSD. E, esta triste realidade, reconduz-nos à inevitável questão da falência do actual sistema político, em que não há representatividade e, por via disso, também não há responsabilização. Não havendo responsabilização, não haverá nunca reformas e o sistema político será apenas e cada vez mais uma coutada da rapaziada dos referidos aparelhos.
Não esquecer que a uma classe governate mediocre interessa uma população mediocre, como forma de se perpetuar no poder.
 

posted by Neptuno on 6:46 da tarde # (1) comments

QUE É QUE ESTES QUEREM? Leio no "Farpas" que a União das Cidades Taurinas de França decidiu no passado dia 5, vetar a ganadaria portuguesa Palha, porque esta terá afeitado as defesas ( cornos) dos toiros apresentados em Nimes, numa corrida ocorrida em Junho passado. Folque de Mendonça já jurou pela sua honra que nenhum toiro foi objecto de qualquer tipo de manipulação. E basta. No mundo dos toiros ( ainda )é assim.

PS: 4,5 e 6 de Março, em Olivença, abre a temporada extremeña. Este ano juro (?) que vou lá ver o novo Cordobés, Juli Benitéz, que vai alternar com dois consagrados novilheiros do escalafón: Ismael Lancho e Ambel Posada.
 

posted by FNV on 11:32 da manhã # (3) comments

terça-feira, fevereiro 22:

NÃO VEM MAIS BLEDINE PARA ESTA MESA : Em alguns cantos da blogosfera, como n'O Acidental , canta-se Paulo Portas como o "último dos tribunos" ( sic) e o mais honrado entre os honrados "desde os tempos de O Independente", esse jornal que fez o seu director passar mais tempo no tribunal ( onde foi muitas vezes condenado, e só não foi mais porque se fartou de pedir desculpa depois do mal já feito) do que no cinema, de que tanto diz gostar. Leiam a peça toda - "Quo vadis , CDS?" - no referido blogue e garanto-vos que não perdem o vosso tempo. É difícil acreditar que aquilo é escrito por adultos.
 

posted by FNV on 10:09 da tarde # (2) comments

O PRÓXIMO CONGRESSO DO PSD, SEGUNDO ÉSQUILO, NO AGAMÉNON:

O Destino já afia noutras pedras
a justiça, para castigar novo crime
.
 

posted by FNV on 3:19 da tarde # (3) comments

QUANTO TEMPO FALTA? Até alguém do staf de PSL ou de Meneses, lembrar que Marques Mendes era o tal que Belmiro de Azevedo "não queria nem para porteiro da Sonae"?
 

posted by FNV on 3:08 da tarde # (1) comments

LINGUAGENS: Confesso que de início me pareceu forçada a expressão "guerra civil" usada por Pacheco Pereira para descrever o clima pós-eleitoral no PSD, clima e guerra essa da inteira resposabilidade, segundo JPP, de Santana e dos seus apoiantes. E pareceu-me exagerada porque JPP tem evidentemente a sua agenda na discussão que já começou.
Engano meu, Pacheco tinha razão. Ainda há minutos estava embrenhado a desenhar caracteres chineses ( preparando mais um teste no âmbito do meu doutoramento em Estudos Asiáticos) quando ouço na TSF um senhor chamado Virgilio de Sousa, presidente da Concelhia de Braga do PSD. E que disse o senhor? Que os críticos ( utilizou outros termos, mas enfim...)que prejudicaram o partido nestes últimos meses "vão sentir-se tão mal no próximo congresso que serão eles próprios a ter vontade de abandonar a sala". Isto para mim não é chinês. Não é não senhor.
 

posted by FNV on 11:44 da manhã # (1) comments

ELEIÇÕES: Concordo com a maior parte da análise do nosso PC sobre os resultados eleitorais, apresentada no post anterior. Penso, contudo, que se devem acrescentar ou sublinhar dois aspectos que, em minha opinião, ajudam a explicar a hecatombe do PPD/PSD e do CDS/PP. Por um lado, o unanimismo contra Santana - devidamente "alimentado" pelo próprio e pela sua equipa - com especial relevo para a comunicação social (!) e... para o próprio partido (imagine-se Sócrates em campanha com a oposição de Mário Soares, Cravinho, Magalhães e Guterres, por exemplo). Por outro lado, penso que esta votação veio mostrar, sobretudo, que a dimensão da crise que o país vive é bem superior àquela que se consegue aperceber nos principais centros urbanos. A deterioração das condições de vida da generalidade da população é uma realidade bem mais profunda, que determinou não só a maior afluência às urnas (uma coisa é o discurso político, outra coisa é sentir a realidade na pele) mas também uma necessidade urgente de mudança, na esperança que isso aconteça já com um governo de cor diferente.
Resta falar de Sócrates. Até hoje, sempre pensei tratar-se de um homem de poucas ou nenhumas convicções, ideias ou projectos. De um "pistoleiro" com um projecto de poder pessoal mas com os miolos necessários para o conseguir. Este tipo de políticos - tal como Santana - é um verdadeiro tiro no escuro. Sabem como "escalar" e como chegal lá. Uma vez no poleiro, só então ficaremos a conhecer as suas capacidades de liderança (inexistentes em Santana) e de bem (ou mal) decidir.
Penso que Sócrates aparenta ser frio e calculista e, sendo inteligente e ostentando o capital político de ser o primeiro lider socialista a conseguir a maioria absoluta para o partido, terá condições ideais para mostrar o que vale. O primeiro - e decisivo - teste acontecerá já na formação do governo, cuja escolha irá marcar indelevelmente o seu mandato: vai buscar caras novas credíveis ou ficará refém da velha e sinistra equipa de Guterres?
 

posted by Neptuno on 11:22 da manhã # (1) comments

PERSONAE, NON VERBA: Ainda não tive tempo de ler, depois das eleições, muitos dos blogues que costumo visitar. Mas o que vi por aí, sobretudo nos de cariz mais marcadamente político, são análises que não me convencem muito. E como aqui cada um tem direito às suas asneiras, aqui vai a minha:
1) Com a provável excepção do caso do BE, os resultados destas eleições não foram determinados por mensagens políticas, programas eleitorais ou conteúdos ideológicos. A faixa oscilante, que - saudavelmente - não casa com um partido político para a vida, não achou que os "objectivos" do PS fossem mais credíveis do que as "propostas" do PSD; nem achou que o programa do PCP tivesse evoluído desde 2002; nem achou que o PP tivesse menos condições para governar do que tinha nas últimas eleições.
2) Os eleitores da tal faixa oscilante, a que se juntaram alguns anteriores abstencionistas, votaram em, ou, sobretudo, contra pessoas.
No PCP, porque Jerónimo de Sousa é mais simpático do que Carvalhas, ou porque lhes seria insuportável votar em Sócrates.
No PS, porque votaram contra Santana Lopes e, na menor proporção que lhe cabe, Paulo Portas.
Travestir esta evidência, à esquerda e à direita, em vitória / derrota de um programa, de uma mensagem ou de uma ideologia, sobretudo depois da campanha eleitoral que se fez, é viver numa outra realidade.
3) Claro que esta leitura é inconveniente para o sector da direita derrotada: o PP em peso e o PSD fiel a Santana. Ser-lhes-ia mais leve uma derrota ideológica - do que uma derrota pessoal.
Mas também é incómoda para o PS vitorioso. É que boa parte dos seus eleitores não votaram no Partido, nem sequer no líder: votaram para afastar a dupla Santana/Portas. E, para isso, era-lhes mais ou menos indiferente que o candidato fosse Sócrates, Vitorino, o Rato Mickey ou António José Seguro.
4) Enfim, esta leitura não vale para os extremos. Haverá certamente outras razões a explicar a grande subida do BE e, sobretudo, a explicar a descida de 17% do PP em relação aos votos de 2002, que continua a ser, para mim, o maior enigma destas eleições. Não vislumbro razões para que os votantes do PP em 2002 tenham agora mudado o seu sentido de voto, especialmente se levarmos em conta a união do partido em torno do seu líder. Supus que, além desses eleitores, o PP cativasse mais uns 1,5% a 2% de eleitores do PSD. Se esta transferência existiu, a descida torna-se ainda mais intrigante.
5) É impossível prever se esta personalização do voto - ainda que pela negativa - se manterá em futuras eleições. Mas uma coisa parece certa: tende a aumentar o número de eleitores voláteis ao centro, que não têm um compromisso cego com uma bandeira.
Isso é bom, porque pode aumentar a exigência em relação aos dois partidos que, disputando o centro, assumem o poder rotativamente.
E porque, na comprovada ineptidão de ambos, abre espaço ao nascimento de um novo partido político ao centro.

 

posted by PC on 3:13 da manhã # (1) comments

ACONCHEGO XI: O frio está a chegar, a praia acabou. Com os baldes e pás das criancinhas façam o que vos apetecer desde que caiba tudo lá dentro. Esqueceram-se da avó à beira-mar? Ide buscá-la antes que congele e acabe numa qualquer arca de hipermercado: avóceps lineus/pescada em Atlântico Nordeste/val.até2008.
Dizem-me que o frio não vai demorar, que esta terra não é amiga do modelo nórdico. Pode ser que sim, mas nunca fiando: pelo sim pelo não, ponham o bacalhau de molho.
 

posted by FNV on 12:27 da manhã # (0) comments

segunda-feira, fevereiro 21:

UMA MAIORIA, UM GOVERNO, UM PRESIDENTE: Com a credibilidade e seriedade que o povo português já deu provas de lhe reconhecer, Santana Lopes prepara-se, finalmente, para, agora na "frente interna", concretizar o sonho de Sá Carneiro (à l'envers)...
 

posted by Velho do Restelo on 6:28 da tarde # (1) comments

MAIS DE 100.000: A seguir ao Bloco de Esquerda, o voto branco foi o que apresentou maior subida relativa por comparação com 2002, de 1,01% para 1,81%; ou seja, uma subida de 80%.
Foi também a sexta expressão de voto, à frente de todos os partidos que não elegeram qualquer deputado, e atingiu quase 1/3 dos votos do partido que elegeu menos deputados.
Será que, com 1,81% dos votos, podemos dizer que elegemos um não-deputado?

 

posted by PC on 1:28 da manhã # (2) comments

domingo, fevereiro 20:

PROTESTO! Os locais de voto deviam ter à saída um biombo com um funcionário, uma urna e uma resma de boletins de voto. Para quê? Para permitir aos arrependidos alterarem o voto que fizeram na sua secção, minutos antes. É que isto de votar é horrível. Começa na intimidação: à hora em que eu voto, longos corredores da minha antiga escola secundária, silenciosos e solenes, atravessados por velhos desdentados, freiras e cegos. E um tipo a lembrar-se das coisas que fez naqueles corredores vinte e tal anos antes; fica-se logo deprimido. Depois a própria secção de voto: três indivíduos hirtos como entrevistadores estalinistas e que nos recordam as caras dos nossos antigos professores, mandam-nos entrar e identificar. Gelados ficamos. Claro está que na altura de votar (se nos esquecemos da nossa, temos de utilizar a caneta da secção, uma autêntica prostituta política cheia de dedadas de tipos constipados) estamos confusos, ansiosos, o raciocínio político alterado.
Temos por fim o próprio processo de decisão, que qualquer pessoa que já disse o sim numa igreja ou num cartório, sabe como morde. E para mais, e se o dedos se autonomizam, porque o cérebro está distraído e raivoso a rever o penaltie roubado ao Belenenses na 6ª feira passada?
Por isso é que eu acho que deveria existir a tal mesa do arrependido à saída do local de voto. Enganei-me, perturbei-me, só quando desci as escadas é que compreendi ou me decidi? No problema, oferecem-me uma segunda oportunidade. Era ou não era uma maravilha?
 

posted by FNV on 11:47 da manhã # (2) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012