Mar Salgado

sexta-feira, fevereiro 17:

ZÉ CASTRO: Espero sinceramente que haja explicações convincentes ou investigações concludentes sobre a perda de um central internacional, que se encontra na Briosa desde os sete anos, a custo zero.
 

posted by Neptuno on 4:29 da tarde # (0) comments

VÍRUS: Apanhei um, por via do meu filho, que me deixou de rastos durante toda a semana (e, infelizmente, ainda não se extinguiu). Passou facilmente para a minha mulher, para o meu sogro, que nos visitou há dias e, também, para alguns colegas de escritório. Quando percebi a facilidade com que se transmite fiquei pela primeira vez ciente do perigo que nos espera com a gripe das aves.
 

posted by Neptuno on 4:20 da tarde # (3) comments

PASSAR AO LARGO: Há já algum tempo que não escrevo no Mar Salgado, mas vou lendo quem o faz.
Os posts do FNV têm sido alvo de comentários desagradáveis e anónimos onde se visa o autor, e não o que escreve. Em consequência, o Filipe decidiu impedir os comentários aos seus posts. Surpreendentemente, os mesmos comentários começaram a aparecer nos posts escritos por outros marujos.
É bom que fique clara uma coisa.
O Mar Salgado é escrito por pessoas com ideias, opiniões e estilos muito diferentes. Nesse sentido, não é um blog a várias mãos. Mas há uma razão que nos junta aqui: é que somos todos amigos.
Aos autores de tais comentários, eu queria dizer o seguinte: não vale a pena desfazerem-se em desculpas, protestos de consideração e outros elogios quando utilizam as caixas dos nossos posts para falarem dos textos do FNV. É uma dupla indignidade: porque comentam quem, legitimamente, não pretende ser comentado (nessas condições); e porque abusam do direito que lhes é dado de comentarem os textos dos restantes membros da tripulação.
Por isso, os salamaleques são desprezíveis.
O Mar Salgado tem-se caracterizado, até agora, por ser, acima de tudo, um lugar de boa disposição e conversa leal. Ninguém é obrigado a essas regras; pode sempre deixar de pagar a assinatura. E passar ao largo.

 

posted by PC on 12:32 da manhã # (1) comments

quinta-feira, fevereiro 16:

VAMOS LÁ SER SINCEROS: Temos de compreender que o mundo muçulmano ande um pouco confuso com o ocidental. Quando o embaixador do Irão é chamado ao MNE português para ser repreendido pelo respectivo Ministro e levar um valente puxão de orelhas por ter elogiado as palavras do Ministro como boas e lógicas, é perfeitamente natural que o pobre homem regresse à sua embaixada a pensar que nós somos todos doidos por colocar no MNE um Ministro que não gosta que o louvem pelo que diz.
Que o dito Ministro não goste que lhe gabem o que disse, eu compreendo perfeitamente porque acredito que em todas as mentes se pode fazer luz, mais tarde ou mais cedo.
Mas imagino que deva ser caso único na diplomacia mundial um embaixador ser repreendido logo após ter elogiado abundantemente um discurso do Ministro dos NE do país onde está a exercer funções. O embaixador iraniano deve estar na embaixada estupefacto e furioso, a esfregar as vermelhas e doridas orelhas e a pensar que uma situação destas mereceria, no mínimo, um punhado de bombinhas de mau cheiro.
Aditamento e correcção: por favor, onde se lê "puxão de orelhas por ter elogiado as palavras do Ministro" passe-se a ler "puxão de orelhas depois de ter elogiado as palavras do Ministro". Não muda muito o sentido e vai dar no mesmo mas parece que é mais rigoroso. Obrigado PC.
 

posted by VLX on 11:58 da tarde # (2) comments

MUITA UVA: O Pedro Picoito (A Mão Invisível) tem escrito muito, e bem, sobre O novo orientalismo. Ainda assim, os arquivos da Mão mo permitam, há dois ou três pontos que gostaria de discutir com o Pedro, pois estou certo que ele, um verdadeiro cavalheiro da blogosfera, não se importa de ser incomodado por leigos na matéria. See you later aligator...
 

posted by FNV on 9:30 da tarde #

H2OHELIPUMA##33gygabites: Vírus do Plano Tecnológico infecta Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil em apenas nove dias. Significa isto que o nosso futuro será escrito numa velha Remington em chamas?
 

posted by FNV on 9:02 da tarde #

COMENTÁRIOS: Ó Filipe, vê lá se mudas de ideias porque desde que fechaste o tasco entra tudo pela minha casa adentro e deixam-na toda desarrumada, toda escaqueirada, tem sido um inferno! Já tive de aturar dois vizinhos com queixas, a quererem participar à administração, e veio um carro da guarda levantar um auto. Partiram-me já uma quantidade infindável de copos, houve um tipo que me riscou um sofá e outro que me gamou um livro e dois cd's. Tive de esconder o computador e a família fugiu e diz que não volta cá, enojada.
Um não se cala e quer falar de tudo e mais alguma coisa. Outro atira pedras às janelas, minhas e dos vizinhos. Dois dos tipos têm um paleio brejeiro e ordinário, arrotam alarvemente e desconfio que me assaltaram a garrafeira. A conversa de grande parte deles cheira ao vomitado que um deixou no passeio, logo à porta de casa, e que fez escorregar os agentes da polícia que vieram da segunda vez (os que me queriam deter). Os poucos agradáveis esconderam-se, primeiro, e fugiram, depois, deixando agradecimentos atrapalhados. Deflagrou um pequeno incêndio que felizmente alguém apagou (espero que com água, mas já não digo nada). Parece-me que vou ter de chamar uma equipa de limpeza e depois pôr também trancas à porta.
 

posted by VLX on 7:08 da tarde # (12) comments

FANTÁSTICO, MELGA! Leio aqui e ali que o acidente venatório de Cheney diz muito acerca da política da admnistração Bush. Pois. Como a entorse de Sócrates contraída a esquiar significa que Portugal já não se endireita. Brilhante, Mike!
 

posted by FNV on 3:40 da tarde #

UMA BOA IDEIA? Para resolver o impasse jurídico sobre o casamento homossexual: um/uma vai vestido de mulher, outro/outra vai vestido de homem. Os convidados podem ir como quiserem.
 

posted by FNV on 12:41 da tarde #

AS CONVERSAS SÃO COMO AS CEREJAS: Isto dos cornos tem que se lhe diga. Uma vez dizia eu, a um doente, que somos todos cornudos. O homem olhou -me desconfiado, mas eu aprendi com Tertuliano: está tudo na cabeça.
De resto, também concordo com a Agustina: cornos que dão de comer, deixai-os crescer.
 

posted by FNV on 12:22 da tarde #

PARABÉNS: Este sábado, a emissão do Terra a Terra da TSF, a partir de Santarém ( chão de bom ganado, de vinho de estalo e de valentes mulheres), será dedicada ao touro bravo. Para não ferir susceptibilidades, sugiro que a TSF encomende uma reportagem, para o mês que vem, sobre os cornos mansos.
 

posted by FNV on 11:57 da manhã #

SOLIDARIEDADE PERIGOSA: O Benfica é a equipa com mais autogolos a seu favor, até os adversários têm pena de Koeman. Cuidado, que os tipos que vão marcar os próximos não estejam dopados, caso contrário repetem-nos os jogos.
 

posted by FNV on 11:44 da manhã #

quarta-feira, fevereiro 15:

GASPAR CASTELO BRANCO: o Público evoca hoje a memória de Gaspar Castelo Branco, barbaramente assassinado há vinte anos por uma bala das famigeradas FP25. Mário Soares, o mesmo que promoveu a amnistia desses facínoras, recusou a mais que merecida condecoração póstuma ao corajoso Director-Geral dos Serviços Prisionais. A corja de assassinos e bandidos anda por aí, toda contente, à solta. De Gaspar Castelo Branco resta-nos uma saudosa memória que poucos ainda evocam. País de trampa, este.
 

posted by VLX on 12:52 da tarde # (27) comments

EMPATIA COM OS ADEPTOS: Segundo a TSF, Koeman está com "uma virose no estomâgo".
 

posted by FNV on 12:32 da tarde #

NAKUPENDA: Em língua kiswahili, "amo-te". Gosto, soa a qualquer coisa como " (nu) cu estupendo" e "estás à venda?". Se La Rochefoucauld tem razão, o segredo de um grande e duradouro amor é simples: em cada fase, amamos uma pessoa diferente. Os monogâmicos não passam assim de uns perversos polimorfos. Também deve ser por isso que alguns divorciados se reconciliam, tanto quanto algumas meninas, esfregando um olho à Belenenses, se lamentam: "ai, ele mudou tanto desde que nos casamos".
 

posted by FNV on 12:15 da tarde #

DA LEITURA DOS SUPLEMENTOS DE VIAGENS NOS JORNAIS PARA O PRÒXIMO CARNAVAL: Dê uma rapidinha numa escapadinha asseguradamente baratinha.
 

posted by FNV on 12:12 da tarde #

ÇÃO VALENTINO: Lembras-te?... Parece que foi ontem mas foi num dia como o de hoje. Há quê?... Dez, doze, treze anos? Já não sei...

Sei que tinhas vindo ao Porto. Compras, livros, família - qualquer coisa -, e que me telefonaste. Esqueci tudo, larguei logo o computador e desci à Foz, apressadamente, onde aperitivámos, conversando alegremente numa esplanada da praia até gelar os dedos nos copos e o corpo nas cadeiras.

Levei-te a um recatado e pequenino restaurante, na rua de Gondarém (que saudades!...), e imaginava já que te animava e eram favas contadas. Bebericámos um branco, do Alentejo, enquanto escolhíamos. Desliguei o telefone móvel (era dos primeiros, tu nem tinhas!...) para não sermos incomodados.

Pediste a minha opinião, enquanto pedias também mais foie-gras e outra cestinha de pão, igualmente alentejano. Sugeri o camembert com doce de framboesas, que repetimos depois, com outra Cartuxa e mais foie-gras, enquanto esperávamos a sopa seca e que o tinto recuperasse a respiração.

O restaurante estava lindo: parecia ter faltado a luz e entretidas velas nas mesinhas cuidadas iluminavam cuidadosamente os velados casalinhos, casalinhos entretidos que nos miravam boquiabertos e sussurrantes. Nós não. Nós não ligávamos a ninguém e transbordávamos da alegria natural do reencontro. E falávamos alto, muito e animadamente. E brindávamos ao passado, ao presente e ao futuro com cada uma das Redomas que pedimos. E quando a sopa seca finalmente secou (sempre não foi mal pensado pedir as duas doses, não te dizia?...), foi-nos gentilmente ofertado um pouco de cabidela (aquela cabidela! Lembras-te do seu suave sabor?...) enquanto esperávamos a sobremesa.
Éramos o centro das atenções! O Carlos Rocha, tal como os outros, olhava-nos surpreendido, e principalmente a mim, que me conhecia de há muito como cliente regular.

Foste tu quem primeiro percebeu tudo, já depois da sobremesa, já depois dos vintage, já no segundo red label, já no terceiro café, quando finalmente olhaste em volta: era o dia fatal!...
Olhaste-me nos olhos, pegaste-me delicadamente na mão e sorriste, desfrutando completamente o momento de sentires que eu tinha todos os olhos sobre mim. Retirei-a espantado, mesmo envergonhado. E foi aí que percebi tudo, também. Tudo o que os teus olhos gozosos e os outros, que estupefactos nos fitavam, me diziam: era o dia dos namorados e nós estávamos ali numa algazarra marialva total. Lembras-te?... Lembras-te, Pedro Caeiro? Que cardina das antigas! Se fosse hoje estaríamos uma semana a canjas de galinha!...

O resto é história. Tinha tantas chamadas não atendidas no telemóvel que o atirei ao mar para não mentir quando disse que o perdera. Tal era o tamanho que na altura tinham os aparelhos que se afundou num ápice. Lembro-me ainda de que fui miseravelmente para casa, perseguindo os velhinhos trilhos de eléctrico da Brito Capelo, com a mão esquerda no olho direito e o olho esquerdo no trilho da direita. Tu foste ressonando mansamente para a da tua Avó, com aquele malvado taxista que, contaste-me mais tarde, esteve dez minutos a acordar-te brutalmente só porque tinha chegado ao destino e queria ser pago e ir embora. O amigo Carlos Rocha acabou por perceber que não éramos maricas e ainda nos rimos muito desse mal-entendido que tinha acontecido. Infelizmente passou o Favas Contadas e nunca mais se atacou a belíssima sopa seca ou a maravilhosa cabidela que ali se fazia.

Happy old days...
 

posted by VLX on 12:11 da manhã # (6) comments

terça-feira, fevereiro 14:

A ( CADA VEZ MAIS NÍTIDA) CONVERGÊNCIA DE INTERESSES: Anunciaram na TV uma manifestação de repúdio pelo dia de S.Valentim. Pensei que ia ver os habituais meninos americanos com um lenço atado à cabeça e barba rala, pregarem contra a a "sociedade de consumo". Mas não. Era uma manifestação de hindus e de muçulmanos indianos contra a importação da cultura ocidental, no caso, a celebração do dia dedicado "a um devasso". Ao menos estes sobrevivem bem mais do que um dia sem a terrível sociedade de consumo; já os okupas, anarcas de plástico e espécies aparentadas, sufocariam sem o conforto dos carros dos papás ou se obrigados ao casamento obrigatório depois da primeira noite.
 

posted by FNV on 10:46 da tarde #

DECLARAÇÃO: Nunca existiu nem existirá, na TV portuguesa, figura mais impressionante do que o Fernando Seara. Sobretudo a versão do Jogo Falado de 1995, que passa actualmente na RTP Memória. Quem poderá olvidar o bigodinho aparado, ornamentando, com a ajuda de três dedinhos em riste manicurados, "as três ordens de razões" com que invariavelmente iniciava a prelecção sobre "a racionalização de custos do futebol português"? E quem poderá esquecer que o Fernando, felizmente, nunca chegava a enunciar a terceira razão da ordem?
 

posted by FNV on 12:38 da manhã #

segunda-feira, fevereiro 13:

RASTEJANDO (II): Pela ânsia de admiração pública, não respeitando memória, razão ou cadáveres. Tudo serve, desde que seja impresso.
 

posted by FNV on 11:53 da tarde #

RASTEJANDO: O nosso MNE rasteja tanto que até os árabes já devem estar desconfiados...
 

posted by Neptuno on 4:54 da tarde # (1) comments

SENÕR KOEMAN: Pues que mas arriba no puedes jugar sen delanteros, comprendes? Los delanteros mieten los goles, comprendes? Pues que Nelson tiene pié derecho mucho bueno, entonces tiene que jugar à derecha, comprendes? Pues que Robert, quando lo vas a poner a jugar ( se tiene que ser) deves metelo à izquierda, pues que desde ninõ juega en esso posto, comprendes? Karagounis no és trinco e Beto fica muy bien en lo banco com su peluca amarela, comprendes?
Quando te fueres embora no olvides de lebar tus pertences e passa en Oporto, puede ser que te safes, comprendes?
 

posted by FNV on 12:17 da tarde #

DESENGANOS (I): Não vale a pena esconder a coisa porque ela é um facto, existiu; mas sobretudo porque organiza muitas franjas do discurso europeu, agora e de novo, face ao Islão. Falo da "culpa pelo passado colonial europeu".
Os nomes graúdos dos estudos pós-coloniais e do lobi do multiculturalismo - Césaire, Bhabha, Spivak, Said, Clifford -, entre outros, precipitados na segunda metade do século passado, escreveram e influenciaram gerações inteiras de universitários-políticos que reclamavam o direito á "identidade", à "autoria", por assim dizer, do "mundo outro". Nessa altura, a questão da liberdade sempre se pôs. Roland Barthes discorria sobre a diferente sexualidade chinesa - "não é como no ocidente, produto da opressão social" -, os campos de reeducação da República popular "não deveriam ser vistos à luz dos padrões ocidentais", propunha, compreensivo, Sollers. A coisa nem sempre entrava pela porta da "culpa colonial", como se vê.
Quando um europeu ( Freitas do Amaral, por exemplo) declara, constrangido, que "a culpa é nossa", o que está a dizer? Certamente, pois é um facto, que no caso da zona islâmica inflamada, as partilhas imperialistas britânicas e francesas ( mas também russas) sairam à pressa do local e não deixaram uma elite moderada no poder. Todos sabemos que a partir da WW II, um bom tirano valia mais do que uma má ( ou imperfeita ) democracia. Mas hoje, a frase da culpa faz tanto sentido como vermos Louçã ou o Comité Central do PCP em peregrinação a Tirana ou a Moscovo, nus e de corda ao pescoço, pedindo desculpa pelas antigas solidariedades.
Assim, o mastigar contínuo da culpa apenas reflecte, mais do que "cedência", a incapacidade de pensar a diferença. Anos e anos de retórica da igualdade antropológica - negando sexo, idade, raça e cortes de cabelo - acabariam inevitavelmente por impedir os europeus de medirem a diferença. Ela aparece agora, sempre à luz supeita do antigo passado colonial, como a justificação dos vergonhosos projectos de domínio de outrora.
A imaginação ao poder, é pois o que precisamos.
 

posted by FNV on 11:47 da manhã #

COMEÇA COM UM TIPO A TOMAR O SEU BANHO DIÁRIO NUMA LAGOA: O que nos filmes americanos não é muito comum. E o filme não é bem americano, pertence à fornada latina que com a ajuda da máquina do Tio Sam, de Sundance de outros festivais ( foi premiado em Cannes), começa a melhorar. Já é o terceiro latino que vejo este ano, todos bons, e recomendo vivamente este: "Crónicas", produção do Tequila Gang, escrito e realizado por Sebastián Cordero. O triângulo amoroso do costume - media, um serial killer e o público sedento - declina-se no Equador, em cujas cadeias os gajos que têm medo de levar na tromba cobrem-se de fezes frescas. Bonito, hã?
 

posted by FNV on 1:13 da manhã #

domingo, fevereiro 12:

DE UM FILHO DE UM CAVALEIRO PROFESSO DA ORDEM DA CRISTO: A classificação é de A.J. Saraiva, as palavras são de Pedro Garção, poeta da tertúlia da Fonte Santa e co-fundador da Arcádia Lusitana:

"Ao tempo estão sujeitas as palavras;
Umas se fazem velhas, outras nascem:
(...)
Mudam-se os tempos , mudam-se os costumes,
O ponto está em que ambos expliquemos
Aquilo que pensamos."


Ora nem mais. É preciso é que se pense, o que como se sabe, constitui um crime.
 

posted by FNV on 8:31 da tarde #


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012