Mar Salgado

sábado, maio 8:

A "SACRISTOA" DO RABAÇAL: Hoje é o Dia Internacional do Comércio Justo, o que associo vagamente à defesa dos produtos dos países menos desenvolvidos, logo, contra a malfadada globalização. Há por aí colóquios, exposições e venda de arroz biológico da Tailândia ou cacau solúvel do Gana. Pela minha parte, como sempre faço duas vezes por ano, rumei ao Rabaçal, em demanda do autêntico. Do queijo.
Sai-se de Coimbra pela velhinha Nacional-1, no mesmo sentido dos peregrinos, a pé e agora vestidos com uns coletes verdes fluorescentes que nos fazem crer estarmos no meio de uma manif de funcionários da Brisa. Passada Condeixa-a-Nova, dormitório coimbrão, aponta-se a viatura na direcção da acastelada Penela, e antes de lá chegarmos vira-se à direita. O passeio é um bálsamo, por entre prados, habitat do chibinho de leite e de sua mãe dona cabra, olivais e vinhas, estas dando origem ao Terras de Sicó tinto, um amigo de bom preço para todos os dias, não mais. Na vila do Rabaçal, encaixada entre serranias baixas, estaciono ao pé da Igreja e vou directo à casa da minha queijeira preferida ( também lá há uma holandesa que abastece Coimbra, mas prefiro os meus). O marido, um velho que comete a proeza de falar sem dentes, informa-me que a patroa está num casamento, porque é ela que puxa o sino: " assim uma sacristoa, compreende?". Compreendido, faz-se tempo na esplanda do Ruínas, outrora bom restaurante, que fechou entretanto porque o comércio justo não chegou a estas bandas. Passado um bocado já os tenho na mala do carro, os preciosos quando autênticos, queijos do Rabaçal.
José Quitério, no seu Livro de Bem Comer, presta-lhes a devida homenagem, citando referências técnicas do século XIX e inícios de XX, porque são de facto extraordinários; tanto quanto são impunemente falsificados por esse país fora, muitas vezes por culpa dos próprios produtores. Bem, a bem dizer, o país mal conhece o Rabaçal e o seu queijo, feito de leite cru de ovelha e de cabra ( 3 para 1), em pequena produção genuinamente artesanal. Faz lembrar um bom chevre misturado com Terrincho de ovelha churra e uns pózinhos de Serpa ( esta heresia é só para dar uma ideia a quem não conheça o queijo).
E assim cumpri o meu Dia Internacional do Comércio Justo, gastando tempo e gasolina devidamente globalizados. Agora se me dão licença, vou cortar umas fatias de pão de centeio e uma talhadas de Rabaçal, abrir uma garrafa de Quinta da Pellada e ver uma das últimas prestações de Carlos Queiroz à frente dos merengues.
 

posted by FNV on 8:54 da tarde # (0) comments

MERCI BEAUCOUP: A very special vieler dank para los seguientes amici naviganti (por ordem cronológica de referência):
- Rua da Judiaria (para o Nuno Guerreiro, um farol de equilíbrio e justo juízo, eloquente divulgador da cultura judaica)
- A Bordo
- Almocreve das Petas (para o masson, erudito e enciclopédico fiscalizador das excitações bloguísticas que nos honrou com a sua dedicatória)
- Memória Virtual (para o Leonel Vicente a quem devemos o facto de comemorar o nosso aniversário no dia correcto. De atenta memória e generoso critério.)
- Tugir (São rosas, Senhor ! Com espinhos, mas bem cheirosas.)
- Deadalus (Soubesse o meu amigo quão encapelado este mar por vezes fica...)
- Lápis de Cor (Eduardo, para quando um encontro de blogueiros exilados ?)
- Causa Nossa (para VM, que nos embaraça pelo exagero das suas amáveis referências)
- Glória Fácil (para a ASL que, como diria a Vanessa, é uma querida ! Já o que a Margarida Dutra diria mantem-se um mistério açoriano...)
- A vida dos meus dias
- Jaquinzinhos (O farol da Liberdade de Tavira)
- Bomba Inteligente alias Alma Gémea
- Analiticamente Incorrecto
- Blasfémias
- Causa Liberal
- Retorica e Persuasão
- Foguetabraze
- A Natureza do Mal
- Klepsydra
- Faccioso
- Albergue dos Danados
- Abrupto
- Aviz
- O Acidental
- Bloguitica
- Impensável
- Terras do Nunca (meu caro JMF, agora que imita os defeitos do nosso FNV e não linka o Mar Salgado demoramos a perceber que nos felicitou muito gentilmente. Muito obrigado pela atenção e por este ano de trocas de impressões e piropos leais e espirituosos
- No Quinto dos Imperios (em especial para o DBH)
- O Projecto
- A Tasca (no hard feelings, foi por uma boa causa!)
- Impensavel
- Manos Metralha (esse covil de bandidos que até Churchill cita para nos felicitar, ou quem sabe, ameaçar)

مُراجَعَة , نَظَر (que é como quem diz, ou escreve, em árabe, em permanente actualização)
 

posted by NMP on 7:04 da manhã #

HIPÓTESE DE REDENÇÃO: O preço do petróleo continua a subir, tendo atingido mais de 40 dólares por barril em alguns mercados.
Há dias, a propósito do livro de Bob Woodward, uma cacofónica teoria da conspiração foi montada a propósito das relações entre sauditas e a Administração Bush. Agora que o preço do petróleo sobe, a esquerda blogosférica está silenciosa. Não tira a conclusão simetricamente lógica das suas teorias conspirativas: como bem sugere o Liberdade de Expressão, se calhar os sauditas querem que Bush perca.
Há no entanto uma hipótese que traz alguma esperança. Como quem cala consente, será que os nossos esquerdistas anti-americanos, anti-imperialistas e rendidos (que não convencidos) ao capitalismo começam a acreditar finalmente nos mecanismos da economia de mercado ?
 

posted by NMP on 6:55 da manhã # (0) comments

NAVEGAR É PRECISO, VIVER...: também é preciso. Em boa companhia e por muitos anos, navegando por toda a parte, se a tanto nos ajudar o engenho e a arte (obrigado Luís).
 

posted by Neptuno on 1:48 da manhã # (0) comments

QUEIMA: Começou hoje em Coimbra A Queima das Fitas. Durante e após os respectivos cursos esta tripulação sulcou as águas do Mondego, entrou na queima delas, brilhou em inúmeras fitas e empinou muito barril. Sempre pensei que só algo de muito estranho me afastaria de tamanha festa. E assim foi. Sequestrado pelos serviços secretos japoneses (DIETA), tornei-me um servo de tão tenebrosa organização. Não me deixam sair do navio. Só poderei assistir de longe.
Ainda haverá rum no porão?
 

posted by Neptuno on 1:24 da manhã # (0) comments

sexta-feira, maio 7:

E ASSIM HONRAMOS O COMANDANTE: O post do nosso Comandante, fora de tempo, sobre o primeiro aniversário do Mar Salgado tem um extraordinário valor simbólico: nada poderia ilustrar com mais fidelidade a anarquia de memórias, o torvelinho de confusões, enfim, a magnífica diferença que se vive a bordo desta nau.
Nada de melhor, portanto, do que uma refregazita para comemorar o evento (à cautela, procuro escrever entre o dia 7 e o dia 8).
Tem razão o nosso FNV quando protesta que não se aplica aos seus posts o síndroma dos telhados de vidro. Aplica-se, com efeito, a outros que pretendem comparar a tortura dos prisioneiros iraquianos com a repressão institucionalizada, de Estado. Mas, ainda assim:
1) Não deixo de lamentar que as primeiras impressões publicadas neste blogue sobre o assunto (confesso que estava muito curioso para ver se se diria alguma coisa, e o que se diria) se centrem sobre a grande vantagem de se poder saber dos factos, em contraposição ao que acontecia na União Soviética e acontece em Cuba.
2) Quem exalta, justamente, a grande diferença entre actos mais ou menos individuais e a repressão oficial, de Estado, não deveria ficar calado perante as comparações imbecis entre os desmandos do PREC e a infâmia da PIDE. Nem deveria admitir, em consequência, que a liberdade só chegou a Portugal no 25 de Novembro.
3) É preocupante que a glorificação da liberdade de imprensa, como instrumento de controle do abuso, faça esquecer que os factos se souberam graças à imprensa - e não através dos meios oficiais normais que se esperariam do poder num Estado de direito - e que a CBS foi fortemente pressionada pelo Pentágono para não difundir as imagens, de acordo com as declarações da própria. Tudo oque ficou convenientemente silenciado nos comentários dos meus companheiros.
4) Por fim, e decisivamente, tanto o nosso FNV como o Comandante parecem esquecer que a liberdade de imprensa não é um fim em si. A liberdade de imprensa é um bem instrumental para que o poder se sinta efectivamente debaixo de escrutínio. Por isso, não basta que as coisas se saibam para que nos congratulemos com a democracia: o passo seguinte, necessário, é que o poder se sinta obrigado a tirar as consequências das coisas que ficaram a saber-se.
E por isso, quando vejo Bush exprimir a sua "repugnância" pelos factos cometidos, ou Blair a dizer-se "appalled", não posso deixar de me lembrar dos versos de Orlando de Carvalho,

desmanchamos os gestos em palavras
e eles súplices e dúplices
alisam as espadas


Parabéns, Comandante. Como nos convidaste para ser livres aqui, vê neste post uma homenagem ao jeito dos tecelães de Kuyan-Bulak.
E agora que, também desse lado do mar, o sol já passou o lais da verga, one scotch, one bourbon, one beer.
 

posted by PC on 10:51 da tarde # (0) comments

PENSAR ANTES DE FALAR: O comportamento de Rumsfeld no caso dos abusos dos soldados americanos no Iraque esteve longe de ser correcto. Tendo tomado conhecimento do assunto em Janeiro não lhe terá atribuído a importância devida nem comunicado as verdadeiras implicações do caso a George W. Bush. Foi um enorme erro político.
Mas o futuro de Rumsfeld é o que menos importa nesta história. O sistema de checks and balances de uma democracia madura e aberta como a americana leva a que membros do poder executivo sejam confrontados com perguntas delicadas e investigações rigorosas, mesmo de companheiros de partido. Hoje, na comissão no Congresso, Rumsfeld submeteu-se a uma bateria de perguntas e acusações, com particular destaque para as do republicano John McCain. Os congressistas sentem-se tão furiosos como o Presidente por terem sido mantidos na ignorância durante tanto tempo. A democracia americana está de boa saúde.
Alguma esquerda blogosférica, em resposta ao post Americansky de FNV, afirma que a comparação entre a divulgação do que se passou no Iraque e outras realidades silenciadas durante décadas não faz sentido. Esta é apenas mais uma manifestação da arrogância e má-fé intelectuais que o anti-americanismo confere.
Tanto mais estranhas quanto surgidas num país (Portugal) em que, por exemplo, um comandante de um massacre bárbaro durante a Guerra colonial se passou, de um dia para o outro, de zeloso e cruel capataz do Antigo Regime para destacado dirigente de um partido de extrema-esquerda, sem lhe ter sido perguntado nada àcerca dos seus excessos em actividades militares. Nem uma entrevistazinha, nem uma comissãozita parlamentar. Nada. Tudo na paz do Senhor, que a culpa era do Regime ou da sociedade capitalista.
Eu sei que não nos devemos comparar com exemplos infelizes, nossos, nos ex-países de Leste ou nos países árabes à volta do Iraque onde a tortura é um exercício diário patrocinado pelo Estado. Devemos almejar os mais altos standards de prática democrática e de respeito dos direitos humanos. Devemos perceber que as torturas são um mal absoluto que não se compara ou relativiza.
Mas o que está em causa nesta discussão não são os lamentáveis actos, que serão devida e severamente punidos, mas sim a forma transparente e aberta como factos destes são livremente divulgados e discutidos e um responsável político pode ser chamado à pedra pelas suas eventuais responsabilidades no encobrimento de factos graves. E isso, como acima foi dito, não acontece em muitos sítios do mundo, a começar pelo nosso país.
De vez em quando, convinha que parássemos para pensar e para olhar para a nossa história recente, antes de nos lançarmos em acusações descabidas a sociedades que nos dão diariamente lições de cultura democrática.
 

posted by NMP on 9:49 da tarde # (0) comments

LONGE DA VISTA, LONGE DO CORAÇÃO:: O meu post Americansky suscitou uma ou outra reacção, talvez valha a pena discutir um pouco. A tortura de presos iraquianos tem imagens e essas imagens correram mundo, e o Irreflexões (link directo só disponível na coluna ao lado), ao contrário do Tugir (idem) que pretendeu não perceber o post, diz e com razão, que o ideal é que uma tortura não substitua outra.
Aqui julgo que se aplica o conselho sobre a pobreza argumentativa dos telhados de vidro do nosso marujo PC, ou seja, pas question de dizer "vocês falam agora mas não falaram antes". Nada disso. O problema é outro. Um acto soez ou alguns actos soezes, praticados por uma dúzia de idiotas, ao arrepio do que é a prática comum de um exército ocidental ( hoje como na II Guerra) são uma coisa. Outra é a prática continuada, durante décadas, de tortura, sevícias, fuzilamentos, perseguições, por vários regimes no século passado e já neste. Pretender colocar no mesmo plano estas duas realidades, o famoso livrinho de F. Gil e P. Tunhas, chama-lhe má fé. Não me parece. Perigosamente, parece-me que já não é uma questão de fé, antes uma vontade racional e livre de viver num mundo irreal. E por isso muito mais temível.
Até porque não é possível deixar de apalpar a indignação, a cólera dos justos dos que olham para estas imagens. Esta cólera excede em muito a simples apreciação política ou filosófica. Parece uma indignação sentida, exacerbada por meia-dúzia de fotografias de desgraçados acorrentados e com sacos de plástico enfiados na cabeça. É portanto, um sentimento humano. Pergunto-me se este bom povo encolerizado necessita sempre de uma imagem, de um filme, de uma fotografia, para experimentar a cólera e a compaixão. Recordo-me bem de massacres indizíveis, já no século das imagens-que-não-existem, não terem alterado o horário do passeio matinal, a milhões de almas sensíveis. Primo Levi também se interrogava sobre o assunto.
 

posted by FNV on 9:32 da tarde # (0) comments

EFEMÉRIDE CORRIGIDA: Quem me manda a mim, com esta traiçoeira memória, referir-me a datas comemorativas. O amigo e sempre atento especialista na memória blogosférica, Leonel Vicente, alertou-nos para o facto de o Mar Salgado só comemorar um ano a 8 de Maio. Tem toda a razão. Fomos traídos por esta indomável vontade de fazer um festim de rum. Marinheiros, fica para amanhã.
 

posted by NMP on 3:01 da manhã # (0) comments

AMERICANSKY: O ocidente descobriu a tortura no Iraque, o BE, o PCP, parte do PS, a TSF, a SIC-Notícias, descobriram a tortura no Iraque. Por isso tenho pena que os americanos e os seus sargentos Rambo, não tenham aterrado em Praga, Bucareste, Tirana, eu sei lá que sítios mais, há vinte ou trinta anos atrás; ou que não estejam já há outros vinte ou trinta, em Havana.
É por isso que eu gosto dos americanos: onde eles estão, faz-se luz.
 

posted by FNV on 1:31 da manhã # (0) comments

QUEM DIRIA ? O Mar Salgado faz um ano. Se há um ano atrás quando, com a divina ajuda de Neptuno, comecei esta aventura me dissessem que o blogue iria durar mais de um mês, eu diria que tinha mais que fazer. Um ano depois, continuo com mais que fazer, mas graças ao esforço de uma dedicada tripulação chegámos a este bom porto sem problemas de maior.
Houve muitas mudanças. A tripulação foi reforçada e, maravilhas das modernas tecnologias, o Comandante comanda esta nau à distância de um oceano, directamente da capital do Mundo Livre (capital do Império para os mais conspirativos).
Esperemos conseguir manter esta nau à tona por mais um ano, para gáudio e contentamento dos amigos e despeito e irritação dos inimigos. Para todos os que nos têm lido, evocado, elogiado e insultado, um abraço comemorativo.
 

posted by NMP on 12:00 da manhã # (0) comments

quinta-feira, maio 6:

30 ANOS: O PPD/PSD faz 30 anos. Sendo o partido em que a direita vota, prefiro largamente a expressão partido reformista a partido de direita. Não por qualquer espécie de complexo de esquerda (que não tenho), mas porque a expressão partido de direita não apanha a verdadeira dimensão da coisa.
Fruto do génio de Sá Carneiro e restantes fundadores e da sua prática política, o PPD/PSD cedo se tornou o partido dos que pretendem transformar a sociedade portuguesa numa sociedade mais livre (politica, economica e socialmente). Dos que recusam o imobilismo a que o sectarismo ideológico leva. Dos que compreendem que o desenvolvimento só é económico para vir a ser social, mas que este sem aquele é uma receita certa para o empobrecimento de todos.
O PPD/PSD é o partido da direita (uma vez que esta maioritariamente nele se revê) mas não é apenas isso. Ao contrário de outros, que são apenas partidos de esquerda e de direita, dogmáticos e conservadores.
É essa a sua força, que lhe permite renovar-se, reinventar-se, superar crises, divergências, cisões, momentos trágicos. Como todas as pessoas e todas as organizações terá certamente na sua curta história momentos gloriosos e momentos mais apagados. Mas é o partido que mais contribuiu para a evolução de Portugal nos últimos 30 anos.
Várias vezes, nestas três décadas, se previu a separação do PPD/PSD, a propósito dos mais diversos contextos. Quem o faz, não conhece o animal. Por muitas divergências que haja (e por vezes há bastantes) nasceu ali, naquele espaço político, uma cultura e história comuns. Feitas de combates externos e divisões internas, de encontros e desencontros, de gloriosas vitórias, amargas derrotas e mortes trágicas.
O PPD/PSD foi e é o partido reformista português, que mais assume a vontade de liberalizar a economia e a sociedade portuguesa, mas que transporta no seu código genético a sensibilidade social da sua herança social-democrata e do personalismo cristão.
Mas é a praxis política que é a marca de água do PPD/PSD. A sua composição - feito de muitos pequenos e médios empresários e comerciantes, profissionais liberais e tecnocratas - transmitiu ao partido o inconformismo individualista dos que ambicionam subir na vida, dos que não se conformam com o seu destino. Por não sofrer, pelo menos no mesmo grau que outros, dos espartilhos da influência de sindicatos e outros grupos corporativos é o partido das "reformas estruturais", da abertura da actividade económica ao sector privado, da liberalização dos media. Se algum dia, nos aproximarmos em Portugal da popperiana sociedade aberta, muito se deverá certamente ao PPD/PSD.
 

posted by NMP on 11:59 da tarde # (0) comments

"É A LOUCURA!": Foi com estas palavras que a jornalista (não me lembro de que canal) de serviço à porta de casa de Carlos Cruz comentou a chegada daquele, perante o tumulto mediático que se gerou. A palavra "loucura", que foi usada no sentido de "confusão", teria sido ajustada se usada no verdadeiro sentido do termo.
 

posted by Neptuno on 5:39 da tarde # (0) comments

ANIVERSÁRIOS: É um costume actual, não só português, desdenhar o reconhecimento e o elogio a alguém, pois que tal revelará tão só um proselitismo juvenil pouco frequentável. É sempre mais cool (e verdadeiramente adolescencial) olhar de esguelha afirmando independência enquanto sobranceiramente se larga uma ou outra palavra amável. Como sou pouco jovem e pouco português nesta matéria, aproveito a ocasião para juntar duas calorosas felicitações, a Pacheco Pereira e ao 1º aniversário do seu Abrupto e a Sigmund Freud e às suas 148 Primaveras. ( Foi o Francisco José Viegas que lembrou ao psicólogo desmemoriado a coincidência). Felicito mais JPP do que o Abrupto, porque o que acho que devo a JPP ( os seus textos, algumas orientações, partilha de uma visão desencantada da natureza humana mas racional e pontualmente optimista), devo-o mais noutros escritos, mas de qualquer modo o aniversariante tem a primazia. Freud, mal tratado por gerações inteiras de psicanalistas e psicólogos insanes, poupado por poucos, deixa à cultura ocidental um texto absoluto, O Mal Estar na Civilização.*
Freud, numa carta a Thomas Mann, em Junho de 1935, cumprimenta-o pelos seus sessenta anos e diz-lhe que não lhe deseja uma vida larga e feliz, "porque desejar não custa nada", e além disso, tal significaria "um retrocesso aos tempos nos quais se acreditava na omnipotência mágica dos pensamentos". Isto é um bocado do velho Freud do Mal Estar: pessimista quanto à natureza humana - muitos matariam através do simples enunciar do desejo - mas confiante em que os instintos e os pensamentos têm de passar pela realidade trituradora da cultura. Ainda bem.

* Freud, no seu original, utiliza "Cultura" e não "Civilização": fica para outra ocasião, que merece a pena.
 

posted by FNV on 4:16 da tarde # (0) comments

quarta-feira, maio 5:

QUEIMA DAS FITAS NO PORTO: Prosseguindo o ciclo de festividades que habitual e anualmente no Porto ocupam os meses de Maio e Junho, hoje festejou-se a Queima das Fitas nesta cidade nortenha. Dado a situação financeira do país não ser das melhores e uma vez que a Câmara Municipal do Porto é avessa a despesas com o fogo de artifício (consideradas desnecessárias), foi decidido fazer-se esta grande festa dos estudantes exactamente no dia da passagem de um grande emblema da cidade à final dos grandes, dos maiores, dos melhores.
Não se veja nisto uma crítica à CMP: esta teve em tão grande consideração a imagem dos verdadeiramente grandes da sua cidade que foi até fazer propaganda séria no estrangeiro (só para citar um exemplo, divulgou enormemente o Porto e as suas gentes no país vizinho, engalanando com as cores certas o Ayuntamento da bela cidade da Corunha, em Espanha, aproveitando para isso o dia em que essa cidade era visitada por Sua Alteza, El-Rei D. Juan Carlos – era aquele senhor alto que na televisão se via sentado perto do Jorge Nuno).
É bem certo que o Porto é tão grande que precisa pouco da divulgação feita pela CMP, mas é bonito ver os seus esforços preciosos nesse sentido.
No mais, foi também muito bonita a festa dos estudantes e da cidade. Eu não sei muito bem de que faculdade são os daquelas cores azuis e brancas, que tão animados iam pelas ruas de bandeiras, cachecóis e chapéus diversos, mas a verdade é que estavam todos muito alegres e expansivos e devem pertencer a uma faculdade enorme, pois eram imensos. Claro que, uma vez mais, os meus petizes me obrigaram a ir para os Aliados ver a grande festa (isto, para eles, não obstante o mais velho ter apenas sete anos, vai-se tornando um velho hábito difícil de travar). Eles adoram agitar as cores azuis e brancas da fantástica agremiação e eu não posso negar-lhes essa alegria pois sei bem que há muitas crianças portuguesas de 10, 15, 30 ou mais anos, bastante menos afortunadas do que as minhas e que não fazem a mais pequena ideia do encantamento, do regozijo maravilhoso destas festas jubilosas.
Dir-se-á que esta não é a última festa desta classe, este ano. Talvez não seja; mas era uma cadeira bem difícil de passar, principalmente com a distinção que se viu, e não foi preciso sequer ir à oral! Seja como for, para os exames finais (quer se trate do menos importante, quer do mais gratificante), a verdade é que sabemos que estes maravilhosos alunos se apresentarão com brio, esforçados, e com a matéria bem estudada, prontos para passar.
Adoro a Queima das Fitas, o que se deve certamente à intensa vivência que dela fiz em Coimbra. Agora, mais velho, longe da vida de estudante, vivendo e trabalhando no Porto, confesso que isto que aconteceu hoje no Porto e ao Porto é a nossa alegria. A nossa grande alegria!
Só não percebo porque estranho motivo na capital quase nunca festejam assim tão alegre e constantemente estas efemérides... Que sistema estranho. Será que não gostam de festejar?
 

posted by VLX on 2:17 da manhã # (0) comments

O NOME DAS COISAS: O nosso FNV acaba de escrever um post muito sensato. Tudo o que ali está é verdade. Nos últimos 25 anos, não me lembro de uma equipa portuguesa estar a ganhar "fora" nas taças europeias e acabar o jogo a atacar.
Mas faltou ao FNV (e eu compreendo muito bem essa falta) pôr um nome ao fabbro do estofo, da atitude, da frieza, do profissionalismo. Chama-se José Mourinho, o tal que.
Ao fim de dois anos, já não pega a tese do acaso. Ficava bem a muita gente reconhecer o óbvio e, por uma vez, desbarretar-se.
 

posted by PC on 1:12 da manhã # (0) comments

UMA VIRTUDE POUCO PORTUGUESA II: Complementando o post de FNV, li no jornal espanhol Marca as declarações do jogador galego (argentino) Scaloni, que afirmou "...nos pasaran por encima en actitud."
Num país em que, perante o estrangeiro, demasiadas vezes prevalece a atitude (ou mesmo a apologia) do "coitadinho", é um orgulho assistir a tamanha demonstração de personalidade, de crer e de raça. Oxalá o país pudesse não só copiar o exemplo de profissionalismo mas também - usando a pavorosa linguagem da bola - perder o medo de ser feliz.
 

posted by Neptuno on 1:03 da manhã # (0) comments

terça-feira, maio 4:

UMA VIRTUDE POUCO PORTUGUESA: O que distingue este FC Porto não é a qualidade técnica, física ou táctica: há por aí igual ou melhor. A marca d'água desta equipa é algo a que eu sou particularmente sensível, e que é pouco comum no registo histérico português. Falo da resistência, do estofo, do cabedal psicológico, emocional, moral, chamem-lhe o que quiserem. Este estofo não faz só campeões, faz homens. A coisa é tanto mais interessante quando é conseguida num conjunto variadíssimo de pessoas. Há ali muito trabalhinho psicológico, no (infelizmente raro) verdadeiro sentido da palavra.
 

posted by FNV on 10:29 da tarde # (0) comments

segunda-feira, maio 3:

JÁ DESCONFIAVA: A ladainha psico-jurídica dos factores criminógenos chegou em força ao futebol. Ao que parece, a claque do Sporting invadiu a relva virgem de derrotas (para a Liga) de Alvalade porque foi ostensivamente provocada pelos jogadores suplentes do SLB. Eu sempre suspeitei que dezenas de empregados das estações de serviço das auto-estradas, que ano após ano são vandalizadas, na ida e na volta dos jogos, não passam de uns provocadores: "queres esta sande de lagartixa, queres?"
 

posted by FNV on 11:39 da tarde # (0) comments

ESTAMOS CÁ PARA ISSO: Um nosso leitor simpático e dedicado, o CAA, do também simpático Blasfémias (link directo só disponível na coluna da direita), diz que "há muito desistiu" de nos "compreender", a nós, O Mar Salgado "da direita bem comportadinha". Não desista, amigo CAA, insista, que nós ajudamos toda a gente com dificuldades, provisórias ou definitivas. Vai ver que consegue, afinal o bom comportamento não é assim tão difícil de compreender.
 

posted by FNV on 10:38 da manhã # (0) comments

domingo, maio 2:

JOSÉ FILIPE DA SILVA MOREIRA: Nasceu no Porto ( não se pode ser perfeito), mede 1,84m e pesa 79kg. É um ser cujo habitat natural mede 7,32m de largura por 2,44m de altura, e atrás do qual está uma rede, à frente a sedução. Moreira é um digno aprendiz de Sacher Masoch, sendo a suspensão do gesto flagelador, o remate-quase-golo, a fonte do prazer: o ritual da suspensão do gesto que aflige (em Masoch, a mulher-vestida-de-pele é quem o inflige) no terreno de Moreira, é o adiar do remate; a fonte de supremo gozo espiritual e físico, obrigar o adversário a repeti-lo eternamente, qual suplício de Tantâlo. Não existe prazer mais sublime.
Hoje, um aspecto lateral, neste post demencial-analítico: a claque do Sporting invade o terreno de jogo após o golo do adversário. Um tapete de relva verde e virgem, é pisado por hilotas de tronco nu e varas na mão. Que pretendem? Quem sabe, reféns de uma mecânica da solidariedade orgástica - deste-me (um golo) devolvo-te ( a penetração no relvado) - iludem a graça final do êxtase: há sempre um fim, o retorno é uma miragem onanística. Os hilotas só conseguiram suspender o jogo por alguns minutos, Moreira suspendeu-o para a eternidade.
 

posted by FNV on 9:37 da tarde # (0) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012