Mar Salgado

sábado, novembro 7:

PRESSÕES E PRESSIONÁVEIS:

José António Saraiva costuma deixar na Tabu reflexões pessoais interessantes, de pessoa vivida e experimentada, concorde-se ou não com elas. Na desta semana vejo que passeia os dedos pela ferida sem no entanto dissecar o mais relevante. Discorre o jornalista sobre a possibilidade da aplicação das regras do casamento civil à união de homossexuais do mesmo sexo e recorda a influência de Fernanda Câncio sobre o Primeiro-Ministro relativamente ao assunto. Mas não vai mais além. Eu vou.

Num país civilizado, qualquer um se sentiria incomodado se a mulher, amante, amiga, namorada, uniã de facto ou o que fosse usasse o seu poder sobre um Primeiro-Ministro para o levar a tomar decisões políticas ou outras numa ou noutra direcção. Seria grave se a namorada do Primeiro-Ministro lhe telefonasse a pedir favores para determinado licenciamento de um primo ou amigo inglês, ou a pedir para que determinado sucateiro lhe fosse recolher o lixo. Mas não será igualmente grave que a mesma pessoa envide todos os esforços para que o PM adopte determinadas opções legislativas face aos comportamentos pessoais? Que sentirá o pobre do Sócrates ao chegar a casa, diariamente, cansado, e a ter de ouvir "Ó Zézito, já trataste do casamento dos meus amigos homossexuais?"

Claro que Fernanda Câncio faz exactamente o que lhe vai na cabeça e defende há muito, e que não existem nem ela precisa de envelopes para desenvolver as suas posições e ideias, mas terão elas influência nas decisões do Primeiro-Ministro? Exercerá Fernanda Câncio lóbi sobre o PM? Será Fernanda Câncio vítima de um lóbi organizado relativamente a este assunto por força da sua relação com o PM? Decidirá o PM numa ou noutra direcção por força dessas pressões? Para não ter chatices em casa? Para poder jantar sossegado? Será por isso que não quer referendos?

O PM veio dizer que certos sectores da sociedade só querem referendos quando lhes interessa. Mas pelos vistos José Sócrates recusa aos portugueses o seu direito ao referendo quando não lhe interessa. A ele ou à Fernanda Câncio.
 

posted by VLX on 5:45 da tarde # (74) comments

JUSTIÇA TARDIA:

Leio no Expresso que o grupo Grão Pará poderá finalmente construir à volta do circuito do Estoril. Nada me liga ao dito grupo empresarial, às pessoas, à região ou aos terrenos em causa, mas considero isto um acto de justiça. Nos finais da década de sessenta, princípios da de setenta, esse grupo modernizou o país construindo na altura um dos melhores circuitos automobilísticos, ainda hoje com um traçado fabuloso (não obstante alterações que o prejudicaram) e imitado por vários mais recentes (Barcelona, Portimão). Esse investimento foi feito (e oferecido ao país) na suposição de que igualmente se poderia construir e beneficiar indirectamente do investimento. Por razões várias, a partir do vinte e cinco do quatro se impuseram restrições ao projecto que de boa fé as pessoas tinham apresentado. Isso, agora, terminou. Embora 40 anos depois, é bom que tenha acontecido.
 

posted by VLX on 5:45 da tarde # (0) comments

MUITO BEM:

O João. Claro que logo a seguir veio um capataz corrigir ( resta saber com que consequências) , mas o bem já estava feito.
 

posted by FNV on 3:08 da tarde # (7) comments

sexta-feira, novembro 6:

POIS É...

"O relatório da SAD do Benfica explica o decréscimo principalmente pela forte queda dos prémios de participação nas competições europeias, decorrente da não participação na Liga dos Campeões, e pelos maus resultados desportivos, que afectaram as receitas de bilheteira." (negrito nosso)
 

posted by VLX on 12:55 da tarde # (5) comments

CARRINHOS DE CHOQUE:

Vai de encontro, vai. Se rasparmos bem - e nos amigos e amigas também - encontramos mais do mesmo: superfície. Frágil.


Adenda: o outro lado
está aqui. E também se aplica amigos e amigas do PM: hábitos da lota sem a frescura do peixe.
 

posted by FNV on 1:23 da manhã # (0) comments

MARIA ÂNGELA ALVIM, SEMPRE:

E regressa esta brasileira, tão suave e tão esquecida que acabou por acabar-se a 19 de Outubro de 1959. Era para ter assinalado a data. Esqueci-me.
Do que leio dela ( quase tudo porque publicou pouco), fica na mesa a tal suavidade simples e amarga. E uma desprotecção absoluta O poema não é excepcional, longe disso, mas tem aquela sentença fabulosa: Tirando o enredo o mundo é um medo. Lembro-me sempre da experiência Capstick: fiquem na sala, na vossa sala, à noite, sozinhos, no escuro. Passado um bocado, ele vem. Só enredo.
Fiquemos então com Entressono (1950):


Que hora estranha. Pensas; sozinha.
-Tirando o enredo o mundo é um medo
que se avizinha.
Te aceitaria o mundo aceito?
Nunca. Sozinha.
Ele te cerca de seu segredo
raso e profundo,
tal qual fosses, cega criatura,
razão segura de seu segredo.
 

posted by FNV on 12:56 da manhã # (4) comments

quinta-feira, novembro 5:

RAÍZES:

Em finais de 80, Portugal estava em democracia e a Europa financiava-nos. A burla do Fundo Social Europeu e o Caso do Fax de Macau teriam constítuido dois excelentes pretextos para nos confrontarmos com os nossos vícios. Ligação entre política e dinheiro ( ao contrário do caso Casa Pia, por exemplo), ligação entre investimentos públicos e corrupção.
Se nessa altura as coisas acabaram como acabaram, por que motivo hão-de acabar, hoje, de um modo diferente?
Resignemo-nos.
 

posted by FNV on 11:27 da tarde # (0) comments

SOMOS OS PRIMEIROS:

No outro dia, numa reunião científica, explicava aos meus ouvintes que já falta pouco para destronarmos a Espanha do título de principal ponto de entrada de drogas na Europa. Na área da prevenção é o que o se vê.
Não posso dizer que estou admirado. Cegueira e desinteresse por parte das agências oficiais ( pese alguma boa vontade do gabinete do PM), péssima preparação, prática e teórica, da maioria dos profissionais. Sobretudo, um enorme provincianismo, científico e intelectual, que resulta bem: já somos ( quase) a Tijuana da Europa.
 

posted by FNV on 11:06 da tarde # (0) comments

TEM UMA EXPLICAÇÃO:

Não vejo, mas ouço. Quem vê é a minha actual mulher ( a continuar assim não dura muito) e talvez isso explique que só o "acho absolutamente extraordinário" seja do autor.
Resta dizer, porque já não é a primeira vez, que o PML é sempre bem educado, mesmo nas provocações.
 

posted by FNV on 7:11 da tarde # (2) comments

SUBSÌDIOS PARA O ESTUDO DA DEONTOLOGIA JORNALEIRA (VI):

Pacheco Pereira interpelou o PM sobre a promiscuidade entre o poder político e o poder económico, e também sobre o minúsculo espaço que a corrupção ocupou no programa do PS ( o tal que agora é o programa do governo). O que interessou à remodelada ( ou já se esqueceram? ) TSF: a suposta falta de sintonia entre as posições da JPP e as de Aguiar Branco.
Linda menina, a TSF. Linda. Dá a pata. Dá a patinha. Linda.
 

posted by FNV on 6:03 da tarde # (5) comments

LALANGUE:

1) Apresentação do programa do governo. José Sócrates pode bem substituir aquele senhor do Eixo do Mal ( SIC-N), o dr.Pedro Marques Lopes : repetiu 18 vezes "acho absolutamente extraordinário" e 12 vezes " só neste país". É a versão lacaniana da linguagem dos taxistas.

2) Ao ouvir a representante de Os Verdes ( que não sei como ainda têm a lata de existir depois do livro de Zita Seabra) ganindo por transversalidade, transformo-me, longitudinalmente, num acérrimo defensor de Sócrates.

 

posted by FNV on 11:20 da manhã # (10) comments

quarta-feira, novembro 4:

JE VOUS SALUE MARIE:

Maomé não terá rosto porque é proibido. É um filme para os europeus "desfazerem mitos acerca do Islão" ( como se houvesse só um Islão). O respeitinho é muito bonito e de cócoras a coluna descansa.
O conselheiro do fime é al-Qaradawi , que acha muito bem que as mulheres sejam espancadas e que algumas até gostam. Duvido que as deputadas marroquinas apreciem a ideia. Já por algumas portuguesas modernaças não ponho as mãos no fogo.
O que eu me rio.
 

posted by FNV on 1:29 da tarde # (0) comments

FRACA IDEIA DOS DIREITOS DOS PORTUGUESES:

Francisco Assis acha que não faz sentido um referendo sobre a possibilidade do casamento de homossexuais do mesmo sexo porque já se provou (?!?...) que o referendo é um modelo de organização de decisão política pouco participado.

Seguramente não se terá apercebido de que o argumento é idiota. Se os socialistas acham isto, que acabem de vez com a possibilidade de referendo, não interessa mais letra morta nas normas que nos regem. Aliás, se a participação das pessoas conta como argumento, então que se acabem também com muitas eleições (ou todas?). O raciocínio pode, portanto, levar ao fim das eleições e aproxima muito os socialistas do antigo regime. E que sabe Assis se as pessoas se irão interessar ou não com este referendo? E quem é Assis para prever o futuro? Ou para decidir pelos portugueses?

Diz ainda Assis que o tema já foi muito debatido (onde? onde?...), que estava no programa do PS e que o PS ganhou as eleições. É não saber ler os resultados e não respeitar os eleitores, sequer aqueles que votaram nos socialistas. Nem todos os votantes socialistas apoiam ou concordam com tudo o que vem no programa do PS (e conviria o PS perceber isso antes de avançar para questões e debates bem mais importantes). Em concreto, nem todos os votantes socialistas apoiam e concordam com a aplicação das regras do casamento às uniões de homossexuais do mesmo sexo. De resto, nem sequer todos os deputados socialistas apoiam e concordam com semelhante coisa (e muitos já o fizeram saber). De forma que este segundo argumento também é falho, vale zero (não só para este tema como para muitos mais do programa do PS).

Francisco Assis e o PS pretendem retirar aos portugueses um direito que lhes assiste (o de decidirem por referendo) numa questão que lhes interessa. Pretendem decidir por eles por entenderem que o referendo não presta. É ofensivo para todos os portugueses.

E pretendem ainda retirar das intenções dos votantes socialistas ilações que estes não possibilitaram: é ofensivo para os próprios votantes socialistas.

Por isso, ao invés de proferirem disparates e argumentos obtusos, PS e Assis fariam melhor em gastar o seu tempo a preocupar-se com a corrupção, economia, desemprego, custo de vida e saúde, que são as coisas que verdadeiramente interessam e importam aos portugueses. Ou então conceder-lhes o direito de decidirem eles próprios.
 

posted by VLX on 11:51 da manhã # (6) comments

terça-feira, novembro 3:

VITTORIO SERENI, SEMPRE:

Um pedaço de Inverno à Luino, escrito em 1937, diante do lago Maggiore. A poesia não deve nada à prosa em sede de relatório histórico. Uma Itália à beira da guerra. Tudo é frágil e sem defesa, os dias bons estão acabar e um comboio escapa-se em direccção à fronteira:


Fuggirò quando il vento
investirà le tue rive;
sa la gente del porto quant'è vana
la difesa del limpidi giorni.
Di notte il paese è frugato dai fari,
lo borda un'insonnia di fuochi
vaganti nella campagna,
un fioco tumulto di lontane
locomotive verso la frontiera.
 

posted by FNV on 11:49 da tarde # (0) comments

6 ASSESSORES ANSIOSOS E A REDACÇÃO DO DN.
 

posted by FNV on 11:19 da tarde # (0) comments

DEMOCRACIA:

Assim quiseram. Estes são os números. Mesmo bons para comboiada rápida e auto-estradas paralelas de Plutarco.
Vou buscar umas pevides e já me sento ao pé de vocês.
 

posted by FNV on 4:02 da tarde # (5) comments

EU NÃO DIRIA MELHOR...
 

posted by VLX on 3:43 da tarde # (0) comments

DA MELHOR:

Este comentário do José Carlos Santos fez-me lembrar uma tirada, também numa caixa de comentários, no 5Dias: alguém ( não me recordo quem) defendia a extraordinária vivacidade da expressão artística depois de 1917.
 

posted by FNV on 1:36 da tarde # (0) comments

O DN AO PODER:

1) O editorial do DN, de hoje, desbrava matas de simbirre até agora inacessíveis. No primero parágrafo enaltece ( sic) o facto do governo propor o programa com que concorreu às eleições. No segundo, explica-nos que o PM é um super-herói rodeado de perigos que saberá ultrapassar. Finalmente, no terceiro, o meu favorito, o jornalista explica-nos que quando Sócrates não cumpre promessas, é porque elas eram inviáveis ou não deveriam ter sido feitas. Nunca há manha ou incompetência. Há azar.

2) Pedro Marques Lopes, umas páginas antes, diz a mesma coisa por menos palavras, mas relembra, severo ( o editorial esqueceu-se), que os partidos da oposição não mostraram vontade de coordenar propostas . Ou seja, não quiseram aderir ao PS.
.
 

posted by FNV on 11:04 da manhã # (2) comments

RESUMINDO:

Aquela coisa dos sobreiros e do CDS-PP está resolvida e o PS não soube fazer oposição.
 

posted by FNV on 3:06 da manhã # (1) comments

SILOGISMO CATEGÓRICO:

João Galamba: "Os apoiantes de Socrátes sentiram-se incomodados com o rumo da direcção de José Manuel Fernandes". À primeira leitura isto faz sentido, mas depois há qualquer coisa que não joga. JG quer que "o Público volte a ser apenas um jornal". Se tal suceder, os apoiantes de Sócrates ficarão satisfeitos.
Bizarro: um jornal pode ser um jornal e incomodar os apoiantes de um político ( o Washington Post derrubou Nixon e é um jornal). Se bem percebi o JG, nesse caso um jornal deixa de ser um jornal.
 

posted by FNV on 2:09 da manhã # (2) comments

PROGRAMA & GOVERNO (I):

Se há um governo e um programa, discuta-se ambas as coisas. Era o que o PSD devia estar a fazer.
Deixemos as coisas más para depois e comecemos pelas coisas boas:

1) Gosto de uma pianista e gestora cultural no Ministério da Cultura. Já li por aí que é para entreter papalvos, que uma escolha de lego, etc. Como devo ser estúpido, e excêntrico, entendo que uma artista com experiência na gestão da cultura fica bem no MC ( se fará, ou não, um bom trabalho é dúvida que se aplicaria a qualquer outra escolha).

2)Na mesma linha, uma professora de liceu, que também é escritora, parece uma opção saudável para a educação. Talvez os iluminados preferissem alguém da área dos cimentos.

3) A regionalização fica com "a criação de condições". Óptimo. É o que eu respondo quando me pedem que limpe a garagem.




 

posted by FNV on 12:07 da manhã # (3) comments

segunda-feira, novembro 2:

PALERMO, PALERMO:

Os juízes do Porto nunca tinham visto uma testemunha assim.


Adenda: O Vasco puxa-me as orelhas porque eu não critico este tipo de jornalismo e mais o diabo a sete. Recordo que o link e as minhas palavras remetem apenas para a apreciação que um magistrado fez sobre o depoimento de uma testemunha. O resto da historieta não me interessa nada.
Há que ser ponderado nestas coisas da bola.
 

posted by FNV on 1:18 da tarde # (21) comments

STASIS BENFIQUISTA:

Têm aprendido bastante com os seus mestres. Ainda só vão na fase Carlos Valente-Guarda Abel. Não tarda e evoluem para Peixeirada Geral e Parking Mob. Só não se sabe se também terão um chefe que alterne entre os tribunais e Vigo.
Veremos.
 

posted by FNV on 10:19 da manhã # (33) comments

LER O PEDRO CORREIA:

É bem verdade. Há muito imbecil que saca da PIDE a propósito de qualquer coisa.
 

posted by FNV on 2:07 da manhã # (1) comments

domingo, novembro 1:

ROBERTO DE MESQUITA, SEMPRE:

Gosto de confundir a régua do tempo-estilo. No outro dia enfiei Leonor Lencastre nos pré-rafaelitas( heresia) porque é assim que eu a sinto, embora academicamente ela seja uma pré-romântica. O Roberto Mesquita é mais livre: para-simbolista açoriano e primeiro-clarinete da Filarmónica Florentina, arrumo-o nos ultra-românticos. Naquela ilha, há mais de cem anos, sem ser pescador de atum e lavrador? Um monstro bem intencionado.
Esta coisada toda para dizer que é estupidamente bom.
Imaginem-se nas Flores por volta de 1901:

Fumo e passeio, a chuva cai, ninguém
Passa na rua; e ao choro do beiral
Sucedem uivos do nordeste. Vem
Desta plúmbea manhã um spleen mortal...


 

posted by FNV on 11:59 da tarde # (2) comments

CONVERSAS DE BOLA:

- Ontem celebrou-se em Braga o dia de finados.
- Mas o dia de finados é amanhã…
- Dia de finados foi ontem. Amanhã é Natal.
- Estás enganado. Natal é hoje.
- Hoje não é de todos os santos?
- Nem todos são suficientes, não há salvação possível. Hoje vai ser Natal.
- Cá ou na Madeira?
- Cá.
- Ah...
 

posted by VLX on 12:18 da tarde # (12) comments

P.E.C.- A.I:

Percepção externa de excesso de carga ideológica. A nova directora do Público diz que o jornal tem sofrido disso e quer mudar as coisas. Óptimo. Talvez passemos a ter a perspectiva israelita na Palestina, talvez passemos a ler menos homilias aos desvarios dos primatologistas.
Obsessão com a isenção: também é nova. Óptimo. Talvez passemos a ter pontos de vista diferentes em temas como a política de drogas, talvez deixemos de ler as obsessões do sr. Cerejo com Sócrates, talvez os jornalistas que fazem a crítica de hotelaria passem a viajar discretamente em vez de serem pagos pelas casas que vão criticar.
Talvez.
 

posted by FNV on 12:06 da tarde # (4) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012