Mar Salgado

sábado, julho 16:

OUTRA VEZ VERÃO: Um gajo da minha idade ( 39), barrigudo e mole, ou é rico ou é esperto.

Não estava a falar de mim: sou, infelizmente, magro. Um abraço, caro João, já não te via por cá há algum tempo.
 

posted by FNV on 10:16 da tarde # (4) comments

É VERÃO ( post para encher blogue) : Cheguei há pouco da praia com o cabelo ainda sujo do maremoto. Safei três notas de cinco euros e um bulldog a-não. Enquanto via passar as ambulâncias, encarrapitado em cima de um jipe virado ao contrário, reparei no velho cabeça de dinamite, que lembrava aos transeuntes a sua máxima para as calamidades( cito de memória): Quando a casa está arder, esquecemo-nos do jantar; mas mal os bombeiros chegam, corremos a resgatá-lo das cinzas.
 

posted by FNV on 9:29 da tarde # (3) comments

MAL AGRADECIDO: Para assegurar a continuidade do Ballet Gulbenkian, Pedro Santana Lopes disponibilizou mais de um milhão de euros para assegurar 50% do seu orçamento. Um tal de Paulo Ribeiro, ex-director do Ballet, veio aceitar a massaroca não sem antes deitar um coice a PSL, dizendo que nunca o tinha visto num espectáculo de companhia. Isto chama-se morder a mão que dá de comer. A isto chama-se ser mal agradecido. Cresci sempre a respeitar e a admirar a Fundação Gulbenkian mas nela dantes não cabiam pessoas como Paulo Ribeiro.
 

posted by VLX on 7:37 da tarde # (3) comments

O PRIMEIRO DIA: Hoje é o primeiro dia das férias judiciais de verão, esse período de dois meses que o Ministro da Justiça julga apenas servir para que os magistrados, advogados e funcionários judiciais toquem viola e cocem a barriga. Em boa verdade, para o Ministro ter o que merecia, o que as pessoas que ele ofendeu deviam fazer era mostrar-lhe o que aconteceria se a realidade que ele tutela fosse exactamente como ele a imagina. Se efectivamente não se trabalhasse nas férias judiciais, ao fim de um ano o sistema estaria completamente embarrilado e ao fim de dois estaria de tal forma entupido que o Ministro da Justiça seria corrido e enxotado do governo com o epíteto de pior Ministro da Justiça que alguma vez houve.
Felizmente para o Ministro (e para as pessoas em geral), a maior parte daqueles sobre quem cuspiu tem brio e sentido de responsabilidade e não lhe dá a lição que ele devia receber. De todo o modo, confesso que este Ministro me faz ficar irritado por estar sozinho em casa com três crianças para que alguém vá resolver problemas de outras crianças ou de pais desavindos no primeiro dia de férias judiciais, sábado.
 

posted by VLX on 7:21 da tarde # (1) comments

DO DIDASCALICON: Do Hugo, o de St. Vítor: " O homem que adora a sua terra natal é ainda um principiante; aquele para quem todo o solo é como se fosse o da aldeia onde nasceu já é forte; mas perfeito é aquele que considera o mundo inteiro como uma terra estrangeira."
 

posted by FNV on 12:23 da tarde # (0) comments

O AUTO DE DEUS: Por mão do próprio, imprescindível, hilário, genial. E sem um único "em bom rigor".

 

posted by PC on 3:07 da manhã # (0) comments

sexta-feira, julho 15:

GOLEADORES DE TODO O PORTUGAL, UNI-VOS! É para informar que está em curso uma campanha de angariação de fundos e vontades, destinada a fazer permanecer em Alavalade o guarda-redes Ricardo. Dado que vieram a público desestabilizadoras notícias sobre o intreresse de clubes de nomeada ( o Talleres de Cordoba da Argentina e o Kaisers Chiefs da África do Sul,) no impressionante nº1 de Portugal e do Sporting, venho em meu nome estritamente pessoal pedir que depositem os vosso donativos no seguinte endereço: www.ficaricardo.lusiaves.corner.pt.
 

posted by FNV on 10:15 da tarde # (0) comments

PARA A ALEXANDRA: Do Seta Despedida, que anda às voltas com os olhos do escuro, um velho provérbio javanês: De noite, tudo o que é nosso pertence aos ladrões; de dia, tudo o que é nosso pertence ao rei.
 

posted by FNV on 9:32 da tarde # (0) comments

quinta-feira, julho 14:

DEZ ANOS DEPOIS, O PRINCÍPIO DO FIM DE UM SONHO?: Não sei se o La Repubblica conseguiu uma cacha, ou se enfiou um grande barrete, mas noticia desde ontem à noite que o ministro francês Nicolas Sarkozy anunciou a suspensão dos acordos de Schengen por parte da França e a consequente reintrodução dos controles e identificações nas fronteiras. Aparentemente, a Espanha estaria na disposição de fazer o mesmo.
Os jornais europeus, franceses incluídos, não dedicam uma palavra ao assunto. A seguir com atenção. Se a notícia se confirmar, lerei com particular cuidado as reacções de todos os que protestam diariamente as suas convicções liberais.

 

posted by PC on 5:24 da tarde # (6) comments

quarta-feira, julho 13:

NEM LAWRENCE NEM MASSIGNON: Reparo que a utilização do termo "negociar", no contexto da luta contra o terrorismo, tem feito alguma confusão, como por exemplo ao JMF do Terras do Nunca, que prefere "seduzir" e "armadilhar". Por outro lado, no Mão Invisível, continua a negar-se em absoluto qualquer derivação do termo. Dois pontos:
É estranho que negociar, quando se trata de terrorismo assuma um significado cândido e familiar. Negociar implica muitos comportamentos: comerciar, traficar, preparar, diligenciar, entre outros. É estranho que para ocidentais orgulhosos da sua História, negociar signifique a concessão de um estatuto de dignidade e boa fé à outra parte. Ao longo dos séculos, os europeus negociaram a compra de escravos e ópio, negociaram a queda de marajás e sultões, negociaram territórios inteiros, negociaram como Diabo e com o filho dele. Negociar, procurar obter vantagem numa determinada situação, não é necessariamente um exercício moral e passional . O senhor Hirschmann até demonstrou as vantagens da nova ética.
Mas mais estranho para mim, é o som que vem dos novos sinos: há muçulmanos bons e muçulmanos maus, os bons têm de ser ensinados a separar a a religião do Estado, todos tendo de ser desenvolvidos, escolarizados e alimentados; Dito de outra forma, ocidentalizados. Seria fastidioso enumerar os filhos do direito de não-representação, batido na admnistração colonial da zona, que os europeus e americanos geraram. O próprio termo Médio-Oriente, foi inventado em 1902 por um historiador americano da Marinha, Alfred Manham, por razões de estratégia naval ligadas à importância do Golfo Pérsico.
Mais o que importa é o presente, e som dos sinos. Com que então há farruscos bons e farruscos maus: muito bem, como os distinguimos? Seguimos a via do inquérito ou da análise de conteúdo? E a propósito da secularização, pressupondo que os seduzimos a deitarem para o lixo a lógica da fiqh ( ou Figh'h) e do seu braço armado, a sharia, o que lhes oferecemos em troca? A MTV e o Spielberg, ou Kant e Locke?
Shabestari, ex-director do Centro Islâmico de Hamburgo, diz que falta à sociedade islâmica um corpo de conhecimento - uma filosofia jurídica sistematizada, uma filosofia compreensiva da ética, uma ciência económica - que não esteja incluido na jurisprudência religiosa. O problema é velho, embora os bravos sejam novos. Louis Massignon, o último orientalista europeu, preconizava numa deliciosa entrevista concedida em 1925 aos Cahiers du mois, que a laicização exportada para o Oriente acabaria por ter como resultado "preparar o campo para o duelo final".
A verdade é que o contacto ocidental com a terra média desequilibrou as velhas estruturas - colonizou e depois modernizou - tanto quanto permitiu o surgimento de novos espaços de liderança, que se arrogam de um sistema de interpretações dos deveres da jihad assaz peculiar.
Em muitos lugares, um muçulmano não sabe para onde se virar. Na Europa, no entanto, os meninos bem nascidos e educados, não se importam de morrer pela tal de Al Quaeda. Estranho: não vivem eles na terra de Kant e Locke? Dou uma ajuda: sim, mas também na de Lawrence e de Balfour; e na de Massignon, que bem nos avisou. E a tempo.
A ladainha que o terror se deve à fome e aos trapos, é apenas mais uma representação do território complicado. É a exportação do modelo da revolução industrial e da sua correcção social, para o tal sítio onde Shabestari diz não existir um corpo de conhecimento para o receber, a ele, ao modelo ocidental.

Caro Pedro: já estamos a negociar...
 

posted by FNV on 11:11 da manhã # (10) comments

terça-feira, julho 12:

ALGUÉM O VIU? O país arde como nunca e os únicos comentários oficiais que se ouvem são os dos condutores dos carros dos bombeiros. E o Ministro, alguém o viu? Ter-se-á escapulido para umas curtas férias? Para não se queimar foi-se bronzear para qualquer lado? Para não ir de vela terá ido fazer um cruzeiro?
É incrível que com o país inteiro a arder a única coisa que se consiga apagar completamente seja o próprio Ministro.
 

posted by VLX on 11:47 da tarde # (3) comments

E CONTINUA... Um leitor regular ( Lucklucky ), outros leitores e o pessoal do excelente Mão Invisível, não se têm poupado a esforços para provar que estou enganado. Desde já agradeço o facto de se interessarem pelo que escrevo e comigo debaterem. Vamos a isso.
 

posted by FNV on 3:58 da tarde # (3) comments

CONTINUAÇÃO: Um simpático leitor anónimo envia-me um texto que explica a impossibilidade do diálogo com os novos cavaleiros do apocalipse, dado que estes não se organizam de nenhuma forma inteligível. O Pedro Picoito do Mão Invisível, responde ( agora sim) às minhas teorias sobre o diálogo com o terror, dizendo essencialmente que a acção militar é prioritária contra os ratos de esgoto. Na medida exacta das minhas insuficiências, vamos a isto.
Um aspecto interessante desta história, é que conhecemos razoavelmente o arsenal dos "bons" tanto quanto conhecemos bastante bem as limitações ao seu uso. Apesar de todas as críticas, os EUA, por exemplo, não podem apagar da face da terra um território de digamos 1000 km2, apenas porque julgam que este inclui 50 operacionais da Al Quaeda. Ora, a zona de incerteza ( roubando o termo a Crozier) é toda do lado dos "maus". Não sabemos o que têm ou o que tencionam utilizar, nem quando, nem como. Pode o Pedro dizer que os serviços de informação não dormem, eu direi que pelo menos sonham acordados, como nos fatídicos dias de Setembro, Março e Julho. Por outro lado, se há uma lição a tirar do ataque às Twin Towers, é a de que sobrestimamos o julgamento moral dos "maus". Por fim, o argumento de que a Al Quaeda é uma rede não-convencional e porquanto incapacitada de entabular negociações é desmoralizante: se assim é, também é incapaz de ser vigiada e travada.
Outro aspecto, o que mais me atrai, é o político, e é aí que entra a negociação. O meu ponto de partida é que em todos os confrontos da História, houve, em algum momento, negociação. Só não se sabe quando, mas sabe-se que se tem de negociar. Ora, as boas regras e o bom senso mandam que se evite negociar numa posição de extrema fraqueza. Parto do pressuposto, curioso que sou sobre a génese deste apostolado profissional do Islão fundamentalista, que os rapazes, mais dia menos dia, farão alguma coisa que pode deixar os "bons" em muito maus lencóis para negociar. Eu sei que existe a questão moral, eles são ratos de esgoto. Mas qual de nós, assolado por uma praga de ratos na nossa biblioteca, desdenharia negociar? Responda-me o Pedro, francamente.
A Al Quaeda atacou em 1993 uma das Twin Towers e oito anos mais tarde voltou lá para fazer o que se sabe. Entretanto, destruiu as embaixadas americanas no Quénia e na Tanzânia. Depois Madrid e Londres. Dizia Isaiah Berlin que antes de tentar mudar o mundo, é preciso compreendê-lo. Uma escalada militar impede essa tentativa de compreensão, oferece pólos de sedução aos mártires e pretextos à quinta coluna. Negociar, ganhar tempo, obter informação, expor identidades, é coisa para homens de barba rija e narizes treinados.

(Depois existem outros pontos fulcrais, que se prendem com a pobre leitura que os EUA fazem do árabes, mas isso ficará para mais tarde.)


Caro Anónimo: Tem razão. Eu já aqui trouxe várias vezes as contribuições e os desejos de intelectuais islâmicos moderados, desde bloggers iranianos até figuras como Karim Abdel Souroush ou Fátima Midrissi. É essencial ajudá-los, mas tal é apenas uma parte da questão. Voltarei à coisa assim que puder.
 

posted by FNV on 12:42 da manhã # (4) comments

segunda-feira, julho 11:

LONGE DA VISTA, LONGE DO CORAÇÃO? O psicólogo não pesca nada de geopolítica nem de defesa. Mas interessa-se pela espuma. Reparou num aspecto muito badalado: foi coisa boa a forma como os ingleses conseguiram esconder dos abutres da informação as imagens dos mortos. O psicólogo achou deveras metálica esta satisfação. Compreende, apesar das sua limitações, o ponto de vista dos satisfeitos: a imagem da dor é uma vitória do terror, logo, sofre-se em recato. Não confundir com estoicismo: para a equipa do Stoa, não se espera nada do dia de amanhã.
Quer o psicólogo dizer que a negação do espectáculo do terror lhe parece trazer no bico uma função, uma esperança, por isso é sentida como uma espécie de vitória sobre o Mal. E é aqui que o psicólogo fica a remoer: precisamos ou não de ver a imagem do Mal, a impressão que ele nos deixa agarrada à pele? O psicólogo não sabe.
 

posted by FNV on 11:40 da manhã # (5) comments

PODIUM II: Não conseguir imaginar um inimigo é uma projecção natural da cultura ocidental: vive bem e acha que já faz tudo pelos que vivem menos bem. Assim, não só não percebe que lhe queiram mal, como se contenta em acreditar piamente naqueles dois pressupostos. É mais ou menos como a maratonista que, entrando isolada no estádio, se esquece de dar a última volta à pista.
 

posted by FNV on 10:57 da manhã # (3) comments

PODIUM: A mistura da ressaca colonial e da predação capitalista ( factos indesmentíveis) com a base identitária das Al Quaedas, é a primeira grande vitória destas. É mais ou menos como o 2º classificado ficar com a medalha de ouro, porque o 1º fez tropeçar o 3º.
 

posted by FNV on 10:40 da manhã # (4) comments

domingo, julho 10:

ENQUANTO OS PASTEIS NÃO SE FAZEM: Rumem às termas de S.Pedro do Sul ( acabo de chegar de lá) e rastejem sob o calor até à Adega da Tia Fernanda. Não só tem uma cozinha maravilhosamente decorada ( uma antiquíssima bandeira do Benfica devidamente encaixilhada sobre o forno de lenha), como serve umas pataniscas de bacalhau ligeiramente melhores do que as minhas : finas e douradas, sem excesso de farinha ou de cebola, acabadas de fazer e levemente estaladiças. E mais: há anos que repito a experiência e são sempre boas.

PS: isto é para vocês, porque para o PC, os pasteis são homemade, eheheh...
 

posted by FNV on 4:36 da tarde # (5) comments

PELA HORA DA MORTE: Gosto pouco que qualifiquem moralmente os meus textos sem que ao menos os tentem discutir*. Em "100 VÍRGULAS", talvez o estilo tenha encapsulado o essencial. Aqui está ele:
Comecemos por um silogismo simples no qual a validade da premissa inicial faz toda a diferença:

a) Numa guerra, ambos os contendores uitilizarão todas as armas que possuirem.
b) A coligação e a Al Quaeda estão em guerra.
c) A Al Quaeda utilizará todas as armas que possuir.

En passant a simplificação identitária das partes beligerantes, o que digo é que se a Al Quaeda ( ou parte dela, ou o que raio ela for ) puder utilizar armas químicas no centro de Washington ou de Roma, utiliza. Veremos então se o diálogo continuará a ser uma patetice.
O que vejo, como parte viva e interessada, são bazófias ocidentais. De dois géneros: a bazófia do vamos acabar com eles e a bazófia do podemos aguentar com eles. A primeira pretende convencer-nos que se pode derrotar um inimigo novo - não tem território certo, nem nacionalidade específica - com armas velhas: invasões, coligações, campos de prisioneiros. A segunda ilude o próprio bazofiador: aguentamos isto até um certo ponto, até não nos envenenarem a água ou matarem tantos dos nossos de uma só vez, que seja impossível ler uma lista dos nomes dos cadáveres sem adormecer.
Não se dialoga nem se negoceia com terroristas? Dialoga-se e negoceia-se com tudo o que mexa, se essa for a condição para continuarmos vivos. Os bravos que hoje dizem o contrário, batendo com a mão no peito ainda não estão em posição de o compreender. Cá estarei, infelizmente, para no dia em que a parada se tornar insuportável, os ver elogiar os esforços diplomáticos que na altura se desenvolverem.
Significa isto, neste momento, covardia e capitulação perante o terror? Se o quiserem, sirvam-se. Prefiro pensar que o meu silogismo barato é convenientemente realista. Negociar (para negociar, que eu saiba, é preciso dialogar) não significa necessariamente capitular ou ceder. Significa, numa zona de incerteza obscura e perigosa, procurar obter vantagens para o nosso lado. Uma das partes nesta contenda já negociou no passado e em muitas ocasiões, com os piores facínoras. Dir-me-ão que a outra parte não quer nada que lhe possamos dar; claro que quer, quanto mais não seja, as nossas vidas. Aí está uma belíssima base para negociação: o que eles pretendem, aparentemente não é sujeito a negociação, mesmo para eles. Se com eles ( e este essencialismo do we-they é sempre redutor, mas enfim...) conseguirmos negociar, já estaremos a ganhar. Se a conclusão do meu silogismo não se referir a berlindes, naturalmente.



* Refiro-me ao comentário do Pedro Picoito ao meu post "100 VÍRGULAS". O Pedro habituou-me à discussão e não à qualificação pura e simples. Mas não se perdeu nada, acabou tal qualificação por ser um pretexto para desenvolver um pouco o tema.


Ao Azia: Obrigado, erro corrigido, mas infelizmente não por muito tempo: sou um caso perdido nos advérbios de modo. Já quanto ao "salto de lógica", fui naturalmente ler o que você escreveu sobre os atentados de Londres e acho bem que fique pelas correcções gramaticais ( O Azeite e Azia, entre outros "raciocínios lógicos", trouxe os vietnamitas à baila).
 

posted by FNV on 4:02 da tarde # (6) comments

IDEIAS PARA FINS DE TARDE EM JULHO: Uns bolinhos de bacalhau preparados pelo nosso FNV. Eu trato das garrafinhas de Malvasia. (A ver se pega).

 

posted by PC on 4:01 da tarde # (0) comments

APENAS JUSTO: Uma pequena lição de língua portuguesa. Do Ivan, n'A Praia, em unapologetic resposta à resposta a um texto seu (e parabéns pelo II!).

 

posted by PC on 2:42 da tarde # (0) comments

O MUNDO É FEITO DE MUDANÇA: Há uns tempos, escrevia eu aqui, a propósito das "listas de terroristas", sobre como é fácil entrar e sair das listas de "maus". John Garang, líder da Sudan People's Liberation Front, que controla a parte sul do país, tomou ontem posse como vice-presidente do Sudão, na presença de Koffi Annan e de um membro da administração americana. No sul do Sudão existe petróleo.
O registo das actividades da SPLA, onde se inclui o sequestro de seis membros da Cruz Vermelha (quatro deles morreram em cativeiro) e alguns atentados à bomba a companhias petrolíferas, pode encontrar-se aqui e a informação sobre Garang aqui. Não por muito tempo, certamente.

 

posted by PC on 12:32 da tarde # (0) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012