Mar Salgado

sábado, julho 30:

AH, E OUTRA COISA: Nestas discussões sobre o terrorismo, o Estado, as "políticas de excepção", etc., só há uma coisa que me tira verdadeiramente do sério: é a litania politicamente correcta, pronunciada por meia dúzia de sacerdotes e repetida por inúmeros acólitos, segundo a qual quem ousa desviar-se do dogma são os ocidentais que odeiam a sua própria civilização, os idiotas úteis, etc.
Esses possidónios, cujo horizonte cultural termina muitas vezes na lombada dos livros da Sra. Oriana Fallaci, são grosseiros ao ponto de se arrogarem a titularidade da civilização ocidental. Além disso, exibem desavergonhadamente a sua ignorância, porque não sabem que a história do Ocidente não é outra coisa do que a progressiva limitação do exercício arbitrário da força do Estado sobre os direitos e garantias individuais.
Por isso, antes de se porem a falar dos inimigos da civilização ocidental, rolem a língua na boca, 7 vezes.

 

posted by PC on 7:15 da tarde # (23) comments

CORRECÇÃO: Há uns dias, a propósito dos homicídios de suspeitos pela polícia em caso de dúvida, escrevi aqui o seguinte: "É fundamental que as autoridades percebam que nós, o povo que se quer proteger, não estamos dispostos a pagar a protecção com a vida, ao menos naquelas condições".
Depois de ler alguns comentários, na caixa e por e-mail, percebo que, ao falar em "nós, o povo que se quer proteger", fiz uma generalização incorrecta: há, de facto, quem esteja disposto a pagar a protecção com o risco de homicídios ao engano.
Quando fiz aquela incorrecta generalização, esqueci-me de que, em episódios como o do homicídio de Jean Charles de Menezes, o mundo se divide em duas partes: os que se sentem mais seguros com este tipo de políticas; e os que se se sentem menos seguros com este tipo de políticas. A divisão deve-se a factores ancestrais e nunca, repito, nunca desaparecerá. A todos os que, pertencendo ao primeiro grupo, eu incluí injustamente no segundo, as minhas desculpas.

 

posted by PC on 4:16 da tarde # (18) comments

sexta-feira, julho 29:

BOA IMPRENSA: No último dia antes das férias, o Parlamento aprovou uma série de diplomas importantes. Entre outros assuntos de grande relevo, alteraram-se prazos do referendo, férias judiciais e legislou-se sobre o congelamento da progressão de carreiras na função pública. Nas galerias do Parlamento, a assistência manifestou-se, chamando "fascistas", "mentirosos" etc., aos membros do Governo e deputados.
Só mesmo um acontecimento com a magnitude do aumento das receitas da Santa Casa é que poderia remeter os temas da governação do país para o fundo da primeira página, destacando já a postura corajosa do PM, que recusa intimidações. Essa sim, a verdadeira notícia.
 

posted by Neptuno on 5:44 da tarde # (2) comments

"UMA ALMA EM DOIS CORPOS": É a definição de amizade de Aristóteles. Cheira-me a catequese para casais desavindos. Um corpo em duas almas também seria demasiado: não se poderia ter amigas.
Sei que serei velho quando morrer o primeiro amigo ( tenho alguns) ou o primeiro irmão ( tenho muitos). Claro que se for eu a quinar, o assunto ficará resolvido.
Assim, para não haver excedente de tristezas, o melhor mesmo é cada alma em seu corpo. Até porque, se Aristóteles estiver certo, um amigo meu ainda acaba a penar no Círculo oitavo; por minha culpa.
 

posted by FNV on 2:11 da manhã # (4) comments

quinta-feira, julho 28:

OLHA SÓ, Ó SARAMAGO!: Com a devida vénia à Veja, na sua entrevista ao poeta cubano Raúl Rivero, no seu exílio em Espanha:
"Veja: Muitos intelectuais brasileiros têm uma visão idealizada da experiência cubana. O que o senhor diria a eles?
- Os intelectuais de esquerda da Europa e da América Latina vêem Cuba como um sonho, um lugar lendário em que um sistema alternativo ao capitalismo conseguiu sobreviver. Eles vão para a ilha passar férias uma ou duas vezes por ano, hospedam-se nos hotéis, aproveitam as praias e depois voltam para seu país. Eu respeito a opinião das pessoas que ainda acreditam no sonho cubano, mas não posso deixar de alertá-las: para quem mora em Cuba, a realidade é um pesadelo. Por quarenta anos aguentámos o mesmo governo. Trata-se de uma espécie de aberração do marxismo clássico, que, em vez de socializar a riqueza, socializou a pobreza."
 

posted by Neptuno on 5:43 da tarde # (1) comments

NINGUÉM É PERFEITO: Silvia defende o seu amor por Arlequin. Flaminia critica-a, fala-lhe de uma coisa despropositada; Silvia explica o papel do hábito e do riso, nessa coisa do amor possível:

" Mettez-vous à ma place. C'était le garçon le plus passable de nos cantons, il demeurait dans mon village, il était mon voisin, il est assez facétieux, je suis de bonne humeur, il me faisait quelquefois rire, il me suivait partout, il m'aimait, j'avais coutume de le voir, et de coutume en coutume je l'ai aimé aussi, faut de mieux: mais j'ai toujours bien vu qu'il était enclin au vin at et à la gourmandise. "

Marivaux, "La Double Inconstance".


Ó mano 69: não consigo aceder ao teu blogue desde o mês passado: que pasa?
 

posted by FNV on 12:55 da manhã # (6) comments

quarta-feira, julho 27:

MAU MARIA: O facto de não me apetecer nada ouvir o argumento da idade contra Soares, não faz de mim eleitor soarista. Ainda não decidi nem tenho pressa: sei lá se estou vivo em Janeiro.
 

posted by FNV on 11:49 da manhã # (5) comments

HÉLIO ROQUE: Comecem a aprender a soletrar correctamente o nome deste menino, lançado por Koeman no nosso ( de todos, no fundo) Benfica. Habituem-se.

PS: Ó Sr. Vieira: veja lá se o contrato está em ordem e se o tradutor russo não se aproxima do garoto. Safa!
 

posted by FNV on 1:36 da manhã # (4) comments

IF: Se Alegre tivesse desistido a favor de João Soares, nas eleições internas do PS ( faz agora mais ou menos um ano), estaria a passar por aquilo que está a passar?
 

posted by FNV on 1:32 da manhã # (3) comments

ALIENS II ( ao correr da pena): Na antiga ordem leninista, o inimigo era, em toda a parte em que respirasse, o capitalista ocidental, o burguês. Numa certa visão idealista da política islâmica, os elementos tribais são os portadores da primitiva comunidade política. A ummah ou umma, a comunidade dos crentes, viveu sempre em muitas seitas islâmicas, sob o patronato da corrente sunita e sob uma fortíssima visão religiosa, asseguram alguns. O que é relativamente aceitável, é que os regimes fundamentalistas e os embriões comunistas partilharam uma orientação universalista: mudar a ordem social, subverter as unidades étnicas ou nacionais, transformar em nome da salvação. Basta ler os exórdios das personagens mais conhecidas do neo-fundamentalismo sunita ( estão disponíveis na net) para reconhecer isto.
Ignorar o papel da religião , tanto no plano do aproveitamento político que dela faz a corneta salvífica, como no da real diferença, tão urticante ao multiculturalista, é uma asneira crassa. A dimensão religiosa desempenha um papel de ponta-de-lança: despolitiza, transnacionaliza, simplifica a identificação do inimigo. Era Schmitt que dizia que a nossa própria questão era a figura do inimigo ( "Der feind ist unsre eigne Frage als Gestalt"). Ele lá devia saber, para Schmitt, na guerra absoluta, quem se mata é o amigo.
Os mais infímos pormenores da aplicação à vida prática da crença religiosa são o suporte ideal para o fundamentalista muçulmano, como o foram ( e em alguns casos ainda o são) para o ocidental. Toda a a gente sabe isto. O problema, para uma Europa de acolhimento, reside em tentar escapar deste leito de Procustes: se esticas a identidade religiosa, ela solta-se às mãos de uma particular visão da transcendência; se a encolhes, ela deixa mirrar os fiéis sob o sol frio da (in)diferença do bairro muçulmano.
 

posted by FNV on 12:41 da manhã # (4) comments

terça-feira, julho 26:

ALIENS*: Tal como os cristãos no Líbano, os judeus de Israel são uma minoria no espaço geográfico onde vivem; sabem, portanto, o perigo que representa um futuro estado palestiniano. Como vive uma minoria num espaço hostil? Julgo que a Europa terá de responder vezes sem conta a esta pergunta nos próximos anos. A dimensão religiosa é fulcral para poder começar a fazê-lo. Um dos aspectos interessantes das crenças religiosas ( e Clifford Geertz explicou isto admiravelmente, já há muito tempo, em Islam Observed: Religious Develepment in Morocco and Indonesia, UCP, 1968), ao contrário de outras - políticas, filosóficas ou científicas - é que não são conclusões da experiência: antecedem-na. Aquilo que somos religiosamente, já o somos enquanto membros de uma comunidade: certos actos, costumes, lendas, objectos, já são valorizados positivamente pelos nossos contemporâneos, e antes deles, pelos seus ( nossos) antepassados.
Isto coloca, como é bom de ver, uma enorme dificuldade ao tão falado tópico da integração étnica das comunidades muçulmanas na Europa. Aliás, a lalangue do eurocrata multiculturalista foge como o diabo da cruz da religião, e por isso prefere falar de "etnias". A reprodução em huis clos das práticas religiosas, favorece o prolongar imaginário de um território que ficou para trás. A expressão "Londonistão" ou os mercados árabes de Montpellier ( onde vivi) não são mais do que ilhas. que começam por ser absolutamente imaginárias. Quem tem o poder para deixar florescer essa ilhas? Os donos da terra de acolhimento, como é óbvio. A cisão entre estrangeiro/nativo, que na América de finais do século XIX se fazia ao Domingo, entre a igreja dos senhorios protestantes anglicanos e o saloon dos imigrantes polacos e irlandeses, é sempre, antes de tudo, uma cisão imaginada. Quem chega precisa de um espaço; depois, o espaço é dele.
No caso europeu actual, a dimensão religiosa subverte todas as tentativas. A segurança social, os serviços de imigração, os partidos de esquerda, são todos do plano concreto. A crença religiosa, alienígena no duplo sentido, ignora-os.


*- do latim alienus, algo ou alguém que pertence a outro. No grego, allos significa outro. Existirá possivelmente uma forma em francês antigo da Occitânia, alien. E existe a tenente Ripley, claro.
 

posted by FNV on 9:45 da tarde # (2) comments

PSICANÁLISE SOARISTA: Em 1985, o confronto foi manifesto: com Salgado Zenha. Hoje , com Alegre, é latente. Os amigos são uma carga de trabalhos.
 

posted by FNV on 2:27 da manhã # (1) comments

ENTÃO, CATÃO? O argumento segundo o qual Soares não se deve candidatar por ser velho, é estupidamente novo na política portuguesa. A juventude e a maturidade valem pela suas características: a alegria e o arrojo na primeira, a segurança e algum conforto na segunda. A velhice, pelo contrário, leva vantagem precisamente quando não sofre das suas caracteristicas proprias; ou seja, quando se é um velho que acumula e refina as qualidades das fases anteriores, sem sofrer do incómodo de nenhumas das da fase presente.
Em tempos escrevi aqui, que alguma da amargura actual de Soares se devia, talvez, à sua inadaptação a um papel senatorial. Pode-se contrariar a idade, mas não se pode vencer o desejo; por isso há velhinhos que morrem nas putas. E felizes.
 

posted by FNV on 12:34 da manhã # (4) comments

segunda-feira, julho 25:

MADE IN PORTUGAL: Mesmo em férias é difícil abstrair da lamentável situação a que o país chegou, espelhada na (falta de) qualidade dos nossos políticos de hoje, a qual ficou bem demonstrada em episódios recentes:
- Em Portugal só se governa com o objectivo de ganhar eleições. É o poder pelo poder, sem substância ou projecto. Se Ministro das Finanças atrapalha a campanha das autárquicas com o seu discurso sério e contrário ao demente despesismo socialista, então exonera-se o dito ministro e é "fartar vilanagem". Reformas, ainda ninguém viu nenhuma;
- Curto. É o mínimo que se pode dizer da entrevista de Marques Mendes na RTP. Perde desde logo por ser um personagem que esteve sempre em cargos relevantes na arena política dos últimos trinta anos e que nos trouxe ao pântano onde hoje nos encontramos. Fala de credibilidade mas não consegue falar da Madeira. Representa o famigerado "aparelho", sendo os "aparelhos", no PS ou no PSD, os piores cancros da cena política nacional. Mas chegam para demitir ministros competentes;
- Sem ter outra estratégia para combater o vetusto Cavaco, a esquerda vai buscar um verdadeiro dinossauro, que deveria preservar melhor o contributo que deu à democracia portuguesa no século passado;
- Finalmente, sabendo que certos políticos só chegaram onde chegaram graças a uma "boa imprensa", destaco a recente classificação de Sócrates "em alta" pelo Público ao demitir o Ministro das Finanças, explicando que a política do Governo deve prevalecer sobre as personalidades. Mais uma para o livro de estilo...
- Continuamos (nós todos e todos os anos) a gastar milhões em meios aéreos para combater os proverbiais incêndios - deve ser o melhor negócio dos últimos anos - sem que haja vestígios de prevenção. Um décimo do que se gasta nesses meios aéreos chegaria para pagar a um exército de pessoas para vigiar e limpar as matas. Mas será que isso interessa a todos?
- Seria curioso saber qual o limite (caso exista!) do que Freitas do Amaral estaria disposto a fazer para chegar a Presidente da República;
- De positivo, no mundo da política, apenas consigo enaltecer o carácter de Manuel Alegre, que não aceita recados do capataz do aparelho socialista.
 

posted by Neptuno on 12:40 da tarde # (0) comments

A VERY ORDINARY JOURNEY TO DEATH: A história do Sr. Jean Charles de Menezes, morto com cinco tiros na cabeça disparados à queima-roupa por agentes policiais à paisana quando se dirigia para o trabalho, ilustra, de forma particularmente chocante, como as políticas anti-terroristas são um assunto de todos nós.
Não vale a pena começar a discutir as coisas atirando as responsabilidades para os terroristas, sem o quais "nada disto aconteceria". Isso é óbvio - só que, existindo o problema, as instituições são responsáveis pelas políticas que adoptam.
Também se sabe que o assunto é muito delicado: por um lado, está fora de causa a legitimidade de atirar a matar contra um terrorista suicida para o impedir de fazer detonar os explosivos; por outro lado, qualquer erro de avaliação tem, como teve, consequências dramáticas.
A responsabilidade das autoridades está, então, na máxima redução possível dos riscos de erro e na aceitação de que a dúvida não pode ser fundamento para atirar a matar. Foi precisamente isto que parece não ter acontecido no caso do malogrado Sr. Menezes.
Basta pensar: este homem até tinha visto de permanência no Reino Unido. Mas quantos imigrantes ilegais pararão à ordem da polícia? E será de todo anormal que um law-abiding citizen entre em pânico quando ouve um grupo de homens desfardados e armados a mandá-lo parar? E aqueles muitos que percebem mal o inglês? Admitamos que a roupa o tornava suspeito. Mas, quando chegar o Inverno, qual será o critério?
Tudo isto é muito pouco para tomar a decisão de matar alguém com um tiro na cabeça. É fundamental que as autoridades percebam que nós, o povo que se quer proteger, não estamos dispostos a pagar a protecção com a vida, ao menos naquelas condições.
De outra maneira, os terroristas continuarão a ganhar com a suprema perversidade: pôr o Estado a matar a ordinary people que vai de manhã para o trabalho.

 

posted by PC on 11:30 da manhã # (15) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012