Mar Salgado

sábado, setembro 16:

ESFOIRAS: Enquanto a burocracia gozosa de Lisboa notifica, as ribeiras e as praias entregam-se, exangues, aos solfejos das indústrias e aos borrais das estações de tratamento (?) das águas públicas. Mas não temeis, ó campeões da reciclagem: no meter da pilha no pilhão e do vidro no vidrão, Portugal é campeão.
 

posted by FNV on 11:43 da tarde # (0) comments

sexta-feira, setembro 15:

LEOPARDINHOS: As crias regressam à escola, provocando um pequeno tumulto na acácia: boleias, horas de refeições, articulação com actividades "extra-curriculares". O leopardo, entretido com a papelada de Bolonha, observa o frenesim materno. Vai ajudando como pode, entre duas dentadas na vitela mirandesa. Nada a fazer: elas - as crias e a mãe - nasceram para isto. Ele também.
 

posted by FNV on 11:54 da manhã # (3) comments

CIÊNCIA E RELIGIÃO: O único programa de televisão que odeio, se assim posso dizer, visceralmente, é o ominoso Dr. House. Hoje aproveitei-o para ir desconversar com um amigo num bar da Alta. Chego a casa e dizem-me: "Foi o melhor Dr. House de sempre. Bateu-se contra Deus - e deu empate: 3-3".
Não me admiro. A paciência divina também tem limites.

 

posted by PC on 4:21 da manhã # (11) comments

AVISO: Contino sem acesso à caixa de correio da nau. Rogo àqueles que pretendam alguma resposta urgente a qualquer coisa que deixem uma nota nas caixas de comentários. Depois logo se combina o modo de resposta.
 

posted by FNV on 1:20 da manhã # (0) comments

VACAS SAGRADAS:Não compreendo porque é que a biografia e o passado de Mário Soares são brandidos como cutelos de cada vez que alguém discorda dele. E não compreendo, porque entendo que a biografia, a inteligência e a imensa classe, não colocam ninguém ao abrigo de dizer disparates. Recordo-me de, em conversa com um amigo antes das presidenciais, ter discordado da ideia que Soares arriscava uma humilhação: na altura pensei, como hoje penso, que um homem como Soares, que sempre se sujeitou a eleições, nunca poderia ser humilhado numa corrida eleitoral fosse qual fosse o resultado. Hoje, entendo que Soares pode e deve ser criticado, violentamente se necessário, no plano da discussão das ideias. Pretender que se meta a viola no saco em nome da "biografia" é desrespeitar o espírito de um democrata e livre pensador.


Nota: isto é uma contradita aos meus caríssimos blogo-amigos ( se eles me permitem o abuso de confiança) João Gonçalves e Luis M. Jorge.
 

posted by FNV on 1:05 da manhã # (2) comments

quinta-feira, setembro 14:

PARABÉNS: Ao conimbricense CITAC, que festejou ontem no TAGV os seus 50 anos. Não vou a jantares de tropa, de faculdade ou de teatro, mas contribui para o livro que assinalou a entrada na andropausa.
 

posted by FNV on 11:48 da manhã # (1) comments

SERINGAS NA CADEIA: A decisão difícil, politica e tecnicamente, é a da criação de programas de troca de seringas nas cadeias, os needle exchange programs (NEP). A prevalência do HIV é maior no ambiente prisional - varia, dependendo dos países, entre 10 e 25% da população prisional - e a vulnerabilidade dos drogados também. As salas de injeccção assitida (SIA) , na Suiça, Alemanha e Espanha, precederam os NEP, precisamente porque estes são de mais difícil implementação, enfrentando todas as resistências que as SIA enfrentam e mais uma: os sindicatos de trabalhadores prisionais. Em 1991, o Regional Office for Europe da OMS propôs seis medidas essenciais em termos de política de redução de danos em ambiente prisional, sendo que uma delas era o fornecimento de seringas esterilizadas. Desde então, um total de 19 cadeias europeias (da UE) experimentaram os NEP, nos três países que referi. Em 1995, o Ministro da Justiça da Baixa Saxónia aprovou dois projectos piloto que arrancaram no ano seguinte. Uma cadeia com 170 reclusas em Vechta e outra com 230 reclusos em Lingen, desenvolveram NEP com todos os cuidados. Foi providenciada formação específica para os guardas e foram delimitadas as zonas nas quais as seringas se podiam trocar. Os reclusos obtinham seringas novas e desinfectante ( lixívia) em máquinas semelhantes aos dispensadores de preservativos. A monitorização do programa do programa esteve a cargo do Prof. Ossietzky, da Universidade de Oldenburg. O resultado da avaliação acabou por ser de tal modo positivo que, nos anos subsequentes, mais cinco cadeias, duas em Berlim e três em Hamburgo, aderiram aos NEP. No Canadá, a discussão está mais avançada do que em Portugal e tem trazido a público alguns factores interessantes. O Union of Canadian Correctional Officers está contra a proposta do director dos serviços prisionais, Piloma-Santini. Os guardas, dos quais 167 foram , nos últimos sete anos, picados por seringas usadas, temem que este número aumente se os NEP forem adoptados. Piloma-Santini entende que, pelo contrário, a adopção de NEP em seis dos 54 estabelecimentos prisionais canadianos ajudaria a melhorar as condições de seguranças dos guardas.
Se é evidente que os NEP não constituem uma medida de fácil adopção, não o é menos que são a única forma de minorar os danos causados pelo consumo de drogas injectáveis em locais onde estas não deveriam existir.


Fontes:
Kerr, T., Jurgens, R.: Syringe Exchange Programs in Prisons: Reviewing the Evidence.Canadian HIV/AIDS Legal Network, 2004.
Stoever, H.:Drug Substitution treatment and needle exchange programs in Germany prisons, Journal of Drug Issues. Spring, 2004.
 

posted by FNV on 10:56 da manhã # (4) comments

quarta-feira, setembro 13:

A LER: O Luis M. Jorge e o seu post "Calma, Odete". Quando penso que Odete Santos é uma das mais ortodoxas do mais estalinista partido comunista da UE, partido esse que só quando foi oficialmente admitido ( 1986) deixou de poder dizer que o massacre de Katyn foi uma invenção imperialista, já não me apetece escarnecer, rebater, discutir. Nada. Népias.
 

posted by FNV on 6:42 da tarde # (2) comments

11/9: Um dos aspectos mais marcantes dos recentes documentários e filmes sobre o 11/9 prende-se com as histórias pessoais das vítimas do atentado. Não eram soldados numa qualquer guerra mas sim pessoas comuns, no seu normalíssimo dia de trabalho como qualquer um de nós que, de um momento para o outro, são confrontadas com a sua inevitável e iminente morte. Tudo isso torna ainda mais chocante o "mas" - bem identificado por JPP no seu debate televisivo com Soares - que alguns usam no seu comentário aos atentados: condena-se os atentados e lamentam-se as mortes "mas"... o "Império" estava a pedi-las.
Se existe uma matriz civilizacional comum ao mundo ocidental ela deve ser defendida sem concessões. Não há justificação possível para atentados terroristas - suicidas ou outros - contra civis.
Tal não significa um cheque em branco aos americanos e à respectiva política externa. Nada disso. Mas, mesmo a total discordância com essa política não deve nunca insinuar uma justificação para o que aconteceu.
 

posted by Neptuno on 5:30 da tarde # (5) comments

terça-feira, setembro 12:

LIVRES HUMORES: Quando o meu caro PC ( post anterior) comenta um post meu, isso significa que me levou a sério, o que só rararamente acontece ( risos). Mas desta vez julgo que não tem razão: " algumas provas bem esgalhadas" e documentário "até aí exaustivo e detalhado" não me parece serem expressões de desprezo apriorístico pela mencionada teoria da conspiração. Também me parece que uma teoria da conspiração, só pelo facto de o ser, não tem necessariamente de ser uma boa teoria ( sorrisos). O meu caro PC assinala , e bem, uma fraqueza humana: a de "querermos saber a verdade toda de uma vez". É certo, mas não o é menos a existência de outra característica humana: a de gostarmos de escolher as verdades, e só aquelas, com as quais somos capazes de viver.
Depois há aquele detalhe que sempre me intrigou: por que motivo as teorias da conspiração são quase sempre como as bússolas doidas? Por que motivo as teses conspirativas sobre JFK, Aldo Moro, Reagan e agora o 11/9, apontam sempre a responsabilidade nubífera de forças conservadoras e capitalistas-situacionistas ? Por que motivo estou certo de que a magna questão - " a quem aproveitou isto?" - não se colocará acerca do atentado de Madrid? Estarei enganado? ( soluços).
 

posted by FNV on 12:15 da tarde # (14) comments

LIVRE EXAME: A emoção é boa no amor, nas artes e no futebol. No debate, costuma atrapalhar.
Surpreende-me ver gente tão proclamadamente independente, tão habitualmente interrogativa, tão intransigentemente crítica, a despachar por entre dois esgares sardónicos a chamada "teoria da conspiração" quanto ao atentado do 11 de Setembro.
Claro que dói remexer em verdades cómodas. Durante a década de 80, havia uns "lunáticos" que asseveravam que Sá Carneiro tinha sido vítima de um atentado. Mais de vinte anos passados, não se sabe ainda exactamente o que aconteceu, mas já ninguém é lunático, nem anti-comunista primário, por ter essa opinião.
Tudo vem do desejo fáustico de sabermos a verdade toda, definitivamente, agora. A história desmente-nos em cada ano: o conhecimento é sempre parcial (no duplo sentido de condicionado e parcelar) e provisório.
Será possível pensar um acontecimento desta natureza excluindo categoricamente qualquer "e se..."? De que serve (e a quem serve) ridicularizar, como o faz o nosso FNV, hipóteses diferentes dos acontecimentos? Não será mais produtivo procurar refutá-las na mesma base - factual - em que são apresentadas, ou, argumentativamente, nas inferências que dela se retiram?
Não gosto dos Denkverboten, a que o Lutz se referiu aqui, em termos que subscrevo por inteiro. Não só por razões morais, mas também porque servem muitas vezes de ninho à mentira e à falsificação. Daí a necessidade de rebater as teses que nos parecem estapafúrdias como se fossem verosímeis, sob pena de pairar sempre sobre as coisas o espectro de uma verdade existente mas inominável.
A democracia não é importante nos consensos. Serve, precisamente, para as opiniões conflituantes em debates difíceis. Livre exame, com respeito pelas regras da argumentação. As emoções, aqui, são fósforos breves.

 

posted by PC on 2:24 da manhã # (3) comments

O SÍNDROMA DE MUNCHHAUSEN: Existe um motivo suplementar para tentar encontrar Ben Laden: precisa de ajuda psiquiátrica, pois está absolutamente convencido que destruiu dois edifícios nos EUA no dia 11 de Setembro de 2001.
 

posted by FNV on 1:12 da manhã # (1) comments

LOBO EM PELE DE CORDEIRO: Na RTP, sob o olhar prazenteiro do dr. Mário Soares e ao lado de uma Fátima Campos Ferreira desnudada em azul, o dr. Yiossuf M. Adamgy ( que já em tempos aqui trouxe) mente com todos os dentes acerca das "opções da mulher no Islão". Apesar das vestes de Fátima. É um progresso civilizacional. Num dos seus livros - "A Mulher no Islão", Ed. Al Furqán, 3ª edição, 2000, pp 43-45 - o dr. Yiossuf diz coisas como estas:

" Num mundo que tem visto os seres humanos vestirem-se desde os inícios dos tempos, a prática do nudismo toma, por vezes, um aspecto humorístico. Mais do que isso, ela sugere o eventual retorno do homem à animalidade, à vida selvagem, à total privação da vergonha e da decência. Assim, para evitar tais catástrofes, o ISLÃO exige que a mulher muçulmana cubra e proteja e seu corpo, e vá de encontro aos requisitos da modéstia , honra e virtude. (...) Que contradite com as modas ocidentais , que cada ano se concentram, intencionalmente , a excitar a mais sensualidade dos olhares públicos. Nos últimos anos, temos assistido ao surgimento do mini-vestido, da mini-saia, do cabelo molhado, das calças justas, do vestuário transparente, "topless"...( uma lista infindável), tudo destinado a expôr, ou a realçar, as partes intímas do corpo feminino. A sociedade ocidental encontra-se, infelizmente, tão apodrecida , que os seres humanos , homens e mulheres, não se sentem envergonhados de andarem despidos em público, completamente nús e, realmente, tão desnudos como peixes."

Para além da especificidade da ortografia, percebe-se melhor a tolerância de alguma padralhada para com indivíduos destes. O Diácono Remédios vive entre nós e a patrulha, habitualmente implacável com o "marialva" Miguel Sousa Tavares ou com o impagável João César das Neves, permanece sorrateiramente calada. Como convém.
 

posted by FNV on 12:23 da manhã # (14) comments

segunda-feira, setembro 11:

UMA VEZ KHADAFY...: O autodenominado "alvo a abater", o paladino da verdade, afinal também (a exemplo de outros presidentes de outros clubes, com mais curriculum que ele nesta matéria) acha normal "combinar" os árbitros. E, quando confrontado com os insultos de um adepto no Campus Vara CGD, ameaçou os jornalistas de fechar as portas a futuros treinos caso o incidente fosse noticiado.
 

posted by Neptuno on 10:33 da tarde # (0) comments

OLÉ! Bom futebol, ontem, na Luz: despachámos os gajos do Estrela com muito salero. Aquele Andersson foi muito bem comprado pelo sr. Veiga.
 

posted by FNV on 12:46 da tarde # (2) comments

AJUDAR À MISSA: Os agentes de turismo da Figueira queixam-se de um péssimo mês de Setembro. Deve ser para estimular o turismo que a piscina de água salgada, situada na avenida principal, está fechada desde o passado dia 3.
 

posted by FNV on 12:21 da tarde # (0) comments

" UMA CONSPIRAÇÃO DE ESTÚPIDOS ": Com licença de JK Toole, o documentário exibido ontem na RTP, atribuindo a autoria do 11/9 a Bush e demais corruptos, constitui o primeiro episódio. O segundo, abundantemente repetido pelo canoros da opinião, assenta neste original bidé do pensamento: as consequências militares do 11/9 "justificam" as teses purificadoras da padralhada de turbante armadilhado. Muito bem, vamos por partes.
O documentário de ontem , ao qual assisti interessadíssimo, demorou uma eternidade a apresentar "provas" segundo as quais o 11/9 foi uma conspiração americana. Algumas dessas "provas" estavam bem esgalhadas, outras provocavam o riso: a temperatura do fuel a arder dentro das torres não era suficiente para derreter o aço, mas uma temperatura inferior, provocada pela existência de bombas nas caves, já foi responsável pela implosão do edifício. Adiante, que não sou engenheiro. O que eu queria era saber o "quem " e o "porquê". Eis então que os autores do documentário me revelam a luz: uma informação recolhida na Wikipédia (!!!) indiciava a presença de ouro nas caves dos edifícios. O documentário, até aí detalhado e exaustivo, colapsa em segundos: ouro-Kuwait-Bush-Rudy -pretextos -para -a -guerra e coisa e tal. Estas inanidades só são úteis por um motivo: os alegres cineastas repetiam à exaustão que "nestas coisas é sempre preciso ver quem aproveitou com o crime". Pela mesma lógica peçonhenta, no próximo aniversário dos atentados de Madrid, a RTP passará uma peça destas explicando que foi Zapatero que encomendou o atentado de Atocha. Edificante.
A segunda parte do belo raciocínio põe o livro a começar a meio, como é próprio dos aldrabões. Como se até ao 11/9 , da Síria ao Irão, não estivesse já em pleno movimento um rolo compressor das mais elementares liberdades civis; como se Sourosh já não tivesse emigrado há muito; como se Naquib Mahfuz não tivesse sido já esfaqueado à porta de casa; como se os Budas milenares não tivessem sido já dinamitados; como se muitas comunidades islâmicas na Europa não estivessem já sequestradas pelos fanáticos; como se o 11/9 tivesse sido uma estreia.
Entre outras razões, uma explica esta desgraça intelectual: de há 40 anos para cá que esta gente só raciocina ( perdoem-me o exagero) quando os americanos apontam o dedo. Recentemente, viajaram com os ianques para todo o lado: Sarajevo, Mogadíscio, Kabul, etc. Tenho visto gentalha preguiçosa, que nunca leu uma linha sobre a história do Khorasam, dissertar alarvemente sobre a "especificidade da resistência cultural dos pastun ao invasor ocidental". Preocupadíssimos com a confusão entre o Islão radical e o Islão pacífico, nunca gastaram um euro ou uma página com as centenas de pensadores moderados que ao longo de todos estes anos têm fugido da ditadura das madraças e se vão refugiar nas universidades ...americanas. É uma saloiada intelectual, que reage pavlovianamente sempre que os EUA mexem um dedo porque se limitam a ler o mundo pelos olhos dos americanos. O que, como se sabe, nem sempre é recomendável.
Igantius Reilly, o personagem de Toole, também julgava que as suas páginas de caderninhos Big Chief continham os elementos de uma nova História comparada. Nos intervalos, rezava.
 

posted by FNV on 10:59 da manhã # (2) comments

GLUP! Por motivos técnicos, estou sem acesso à caixa de correio da nau. Qualquer mensagem importante deve ser sinalizada nas caixas de comentários: depois contactarei o emissor. Desculpem o incómodo.
 

posted by FNV on 12:52 da manhã # (0) comments

domingo, setembro 10:

TRUGREDE: Ájax não sabe o que fazer. Não quer agradar aos Atridas, não quer sucumbir sozinho: " É uma vergonha para um homem almejar uma longa vida, se não conseguir libertar-se dos seus males ". É sempre assim: uns morrem em pecado, outros assistem. Uma terceira espécie finge não compreender.
 

posted by FNV on 11:58 da tarde # (0) comments

O PROBLEMA: O problema não é escutarem-no a escolher árbitros. O problema é escutarem-no para escolher jogadores.

 

posted by PC on 12:04 da manhã # (2) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012