Mar Salgado

sexta-feira, outubro 1:

CHOQUE E PAVOR:

Semana terrível. O dr. Nogueira Leite recordou-me que , afinal, MFL apoiou o aumento dos salários dos funcionários públicos, um funcionário municipal envia-me ininteligíveis recados sem vírgulas , descobri que sou um "PSD metralhado", mas, ao mesmo tempo, "amigo dos assessores do governo". Como se não bastasse, o Benfica perdeu.
Salvou a semana a visita ao meu barraco do Nuno Mota Pinto. Estivemos ontem, serpenteando entre umas men best friends, em tenebrosa conspiração visando o lançamento do futuro líder do PSD.
Agora vou de viagem e regressarei, se os deuses assim o quiserem, como mandava o mestre: miando pouco, arranhando sempre , temendo nunca.
 

posted by FNV on 11:27 da manhã # (8) comments

BRINCAMOS?

O que aqui foi lembrado foi outra coisa. MFL foi a eleições dizendo a verdade sobre o estado do país. Dizem agora que era evidente? Ai era? Então por que motivo continuámos alegremente a gastar, a viajar, a aumentar funcionários, a prometer comboios e estradas?
Ao contrário do que diz um comentador da casa, MFL não era apenas mais uma economista com uma visão sombria. MFL foi uma política que se candidatou a PM com uma visão sombria. Um mundo de diferença.


Adenda: ironia das ironias, afinal foi Nogueira Leite o elogiado ,pela sagacidade com o google , pelos "meu amigos corporativos". Acontece.
 

posted by FNV on 12:14 da manhã # (13) comments

quinta-feira, setembro 30:

SÓ PARA QUE CONSTE:

Via Gelsenkirchen de boas memórias fui dar ao FCP e constatei que o FCP, o 12º melhor clube de todos os tempos, é o clube com maior número de títulos do futebol português, ao contrário do que alguns apregoam, vermelhos de raiva.

Constatei ainda que, desde a época 77/78, o FCP ganhou 19 campeonatos, ficou em segundo em 11, e em terceiro em três (foi o campeonato do túnel, o do Octávio Machado, e um outro, em 82, de que não me lembro).

Ou seja, nos últimos 33 campeonatos, o FCP ficou nos dois primeiros lugares em 30. Quase dou por mim a ter dó de vocês...
 

posted by VLX on 5:07 da tarde # (26) comments

NOGUEIRA LEITE ESTÁ ENGANADO:

Só discuti ideias. Como desta vez até nem foi muito grosseiro ( apenas banal no diagnóstico clínico, somos todos obsessivos), e discute ideias, respondo e agradeço os textos. Aliás, já aqui tinha qualificado uma entrevista sua como lúcida e razoável, bem como certíssima a sua posição negocial -não se começa por ceder no essencial. Os seus rapazes que procurem nos meus arquivos e caches e essas coisas todas - já estão habituados.
Quanto à minha liberdade de editar os meus textos, não negoceio nem explico. Não tenho culpa se sou lido ao segundo, mas faço links e assino o que escrevo.
E isto incomoda? E a memória do google também? Sem dúvida.
 

posted by FNV on 1:23 da tarde # (10) comments

PARA MEDITAR...:
 

posted by VLX on 12:38 da tarde # (0) comments

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gelsenkirchen
 

posted by VLX on 11:37 da manhã # (2) comments

QUASIMODO, SEMPRE:

Fez parte do grupo da Solaria, foi membro do Partido Comunista Italiano e professor universitário em Milão. Um bocado pesado de fórmulas para o meu gosto, o siciliano tem, no entanto, linhas geniais de síntese. Em Del Mio odore di uomo ( 1936):

Negli alberi uccisi
ululano gli inferni:
dorme l'estate nel vergine miel
il ramarro nell'infanzia di mostro.

Na minha louca tradução livre:

Nas árvores degoladas
o inferno explode:
dormita o Verão sobre o mel virgem,
e o lagarto verde na infância do monstro.




 

posted by FNV on 10:10 da manhã # (5) comments

O NOVO PORTUGAL (IV):

Uma leitora envia-me uma carta de Toronto. Quer saber como será com os direitos das mulheres. Serão iguais aos dos homens, obviamente. Nem percebo a pergunta. Todos terão direito à família, ao amor, a educar os filhos, ao trabalho, a alimentos saudáveis ( cebolos sem antibióticos e enchidos sem nitratos), à água, à terra, à saúde. É muito, eu sei.
A organização política que garantirá estes direitos é inovadora e reaccionária. Todos serão iguais, não porque tenham de ser iguais ( voltaríamos aos crimes do século passado), mas porque podem ser iguais. Este princípio é regido por um mecanismo de abdicação voluntária: se eu posso viver com quatro cabras, porque hei-de querer ter dez? Não hei-de, não posso. Serão o território e a pobreza a ordenar a estratificação. Já funcionou no passado, portanto, não é uma utopia. Não vos parece?
"A ciência", diz-me um familiar, "tu queres aniquilar a ciência nessa organização social". A ciência ( e a sua antepassada, a técnica), como todo o produto da cultura, serve os homens. Ora, os meus homens querem coisas simples: remédios bons , previsão meteorológica precisa, cirurgias baratas, cartas marítimas e topográficas correctas, seguros de colheitas e por aí em diante. Satélites, carros eléctricos, 200 canais de TV, escadas rolantes - não terão utilidade nenhuma.
A nossa ciência política viverá de uma refrescada fórmula negativa: vive com o que não tens, sonha com o que não precisas.
 

posted by FNV on 2:36 da manhã # (11) comments

Explicando a utilidade do César Peixoto:
 

posted by FNV on 12:50 da manhã # (10) comments

quarta-feira, setembro 29:

UMA PERGUNTA INDECENTE:

Em Julho de 2008, MFL avisava que não havia dinheiro para nada. Metade do PSD publicado, o que agora está na liderança, zombou da velha; o governo, quase um ano depois, aumentou os funcionários públicos e prometeu comboios , auto-estradas e penicos tecnológicos. MFL ficou isolada e o país continuou a comprar fichas como os dementes nos asilos.
O PS protegia o governo e este protegia o poder. E o PSD publicado , agora na direccção, protegia o quê?
 

posted by FNV on 11:46 da tarde # (6) comments

MAIS UMA PENA NO CHAPÉU DO CONHECIDO ADVOGADO?
 

posted by FNV on 1:03 da tarde # (2) comments

O NOVO PORTUGAL (III):

Não temos jazidas preciosas nem recursos naturais em quantidade suficiente (o território é minúsculo) , não temos nenhuma indústria que qualquer outro país não suplante facilmente, estamos envelhecidos, nasce menos de uma criança por cada par de amancebados e o estrangeiro não nos vai ajudar nos próximos 30 anos.
Em que é que somos realmente bons? Ora pensem. Todo o português sabe fazer pelo menos uma das seguintes coisas:

a) Plantar couves, batatas e vinha.
b) Caçar
c) Pescar
d) Falar

Não estamos habituados a cindir o átomo, desenhar aviões, inventar remédios milagrosos ou escrever manuais de filosofia. O novo Portugal será novo porque descobrirá as suas capacidades. Descobrir é inovar, não é?
A susbsistência ficará assegurada. É melhor uma cave com batatas do que várias contas a descoberto. A organização será feita a partir da base. Aqueles portugueses que só sabem falar ( deputados, candidatos, comentadores, etc) serão muito úteis. Formarão centenas de equipas que ligarão todas as vilas, cidades e aldeias, transmitindo pessoalmente as mensagens dos seus compatriotas: um verdadeiro LMS - long message service.
 

posted by FNV on 10:16 da manhã # (27) comments

terça-feira, setembro 28:

Um sambinha ucraniano. Porque sim:
 

posted by FNV on 10:16 da tarde # (28) comments

ELEGANTE, OBJECTIVA E INTELIGENTE :

Esta apreciação, que envolveu a História do México.
Até podia ter incluido Grijalva, Cortés, Porfírio Dias e Madero.
 

posted by FNV on 12:05 da tarde # (6) comments

MANDELSTAM, SEMPRE:

O trabalho é como bois de seis asas
Que metem medo e aos homens aparecem,
E flores pré-invernais, inchadas rosas,
Gordas de sangue venoso florescem...


( 1930, trad. de Nina e Filipe Guerra)
 

posted by FNV on 10:24 da manhã # (6) comments

O NOVO PORTUGAL (II):

Um velho amigo mete-se comigo ( ver comentários ao número anterior) por causa da lavoura. Claro que sim. Nunca deixámos de ser um povo de lavradores, pastores e pescadores. O comércio veio por causa dos excedentes e não devido a qualquer sinapse empresarial. Somos lavradores ao volante de um SLK, pastores dentro de um spa e peixeiras em qualquer discussão.
Sonho com o regresso da calma e dos limites. A religião pode continuar a ser a católica. Um mulher, oficial e recatada, para cada um obriga os homens a competir no mercado dos bastardos. É bom para a raça. A higiene e os modos na cama também agradecem.
Vou na rua e perguntam-me: e então o parlamento, os partidos e essas superestruturas todas? Que ingenuidade. Num país de novo entregue a produzir o que come, a deitar-se cedo e a passar os domingos na missa e em belos almoços debaixo da parreira, para que servem parlamento e partidos?
Outra infantilidade é julgar este novo Portugal o velho Portugal. Não compreendem que estas propostas não representam uma idealização do Portugal novecentista. Este novo Portugal é uma máquina do tempo: fui lá, não gostei e volto atrás. Mas regresso diferente, muito diferente.

(cont.)
 

posted by FNV on 9:51 da manhã # (17) comments

segunda-feira, setembro 27:

REMÉDIOS SIMPLES:

As procissões católicas também não fecham ruas?
Causa impressão? Casem-se, mantenham-se casados, façam filhos, abdiquem dos LCD, das viagens a Punta Cana, dos implantes mamários e dos i-phones ou lá o raio que é.
 

posted by FNV on 10:51 da tarde # (8) comments

O NOVO PORTUGAL (I):

Dizem que é proibido, não sei. O que sei é que temos de ajustar contas. Sonho com um país novamente rural, carregado de aldeias e vinhas e pomares e miúdas engravidadas por magarefes que se casam com elas. Os campos seriam lavrados pelos estudantes ( que ainda há pouco de lá saíram), ficariam apenas alguns a aprender medicina e direito e pouco mais.
O programa é extenso, neste número traçarei apenas as fundações. Regionalização? Pois claro. Não dez, ou vinte, mas mil. Uma vila, um juiz, um cabo da guarda e um bacharel roedor. Como? Centros comerciais e despachantes oficiais das empresa municipalizadas? Gozais. Dos Dolce Vita faremos pedra para separar os lameiros e a rataria terá muito trabalho. A partir a pedra.
A estética? Bigodes e socas ( já usam havaianas e argolas no nariz, não hão-de notar a diferença).

( cont.)
 

posted by FNV on 9:34 da tarde # (4) comments

FRENESIM, FRENESIM:

Já somos uma choldra. O "Mudar" é, portanto, para uma choldra menor, maior, ou mais quentinha?
 

posted by FNV on 9:23 da tarde # (1) comments

PALAVRAS DE FELICITAÇÃO E DE APOIO:

Aproximando-se o fim da sexta jornada queria frisar o excelente futebol dos dois mais directos rivais do FCP, a Académica e o Braga.

E queria ainda, com todo o fair play, deixar uma palavra de apoio aos que dantes costumavam competir com o FCP, o Sporting (que, recentemente, e por quatro vezes, ficou em segundo lugar) e o Benfica (que no ano passado viu luz ao fundo do túnel, da forma que todos sabemos): não desanimem!

É público que estão a 9 e a 10 pontos do FCP mas não desanimem. Ainda há muito para jogar, o campeonato vai no início, ainda só se disputaram 18 pontos, pelo que estarem já a 9 e 10 pontos de distância nesta fase não é preocupante.
 

posted by VLX on 4:18 da tarde # (13) comments

CHERCHEZ L'AUDACE:

Em vez de la femme. Quem obriga quem a assinar o quê?
E continuo a registar o nosso fino sentido de humor colectivo. Uma sociedade na qual, desde o fim da AD, tudo ( dinheiro, cargos públicos, benesses várias) foi dividido entre o bloco central PS-PSD , descobriu agora, a meio de uma crise gravíssima, a vergonha da cooperação política.
 

posted by FNV on 2:59 da tarde # (3) comments

SENTA. DÁ A PATINHA. LINDO JORNALISTA.
 

posted by FNV on 11:34 da manhã # (2) comments

TEMPOS SOMBRIOS (III):

Como era de esperar, tão inchados de marketing político e não aprenderam nada.
O PSD , seis meses depois da promessa de um modelo liberal na saúde e na segurança social, de uma mensagem mobilizadora e de "esperança" ( "Mudar") e de uma prática política "sem ataques ao carácter" do PM, como está?

1) Imobilizado por uma proposta de revisão constitucional que correu excepcionalmente mal: mal explicada, mal recebida e mal corrigida ( e a reboque das sondagens).

2) Sem dizer uma palavra sobre educação, cultura , ambiente ( sim, organizaram um colóquio para discutir um paradigma), defesa e política externa (quem se importa com regiões-piloto tambem podia dar atenção a esta área).

3) Atolado numa cova de lobo coberta por um orçamento. Julgam que o PS está disposto a cortar até ao osso, e a aguentar com as pedradas que os cidadãos lhe vão atirar, para depois aparecerem como os salvadores da nação. Brilhante: só falta convencer os cabeçudos.

4) Em catilinárias, afinal, contra o carácter do PM.


É evidente que os tempos seriam menos sombrios se esta direcção dissesse e fizesse o que tem de ser dito e feito, sem se importar de perder eleições ( leia-se vitaminas para o ego e lugares para os prebostes que amassam o pão). Enfim, se fossem outra coisa diferente do que são.
 

posted by FNV on 1:26 da manhã # (0) comments

domingo, setembro 26:

SEM A LIGA NORTE.
 

posted by FNV on 6:35 da tarde # (3) comments

CANCERADO (IV):

Quando é que desistimos? Uma mulher, que retratei aqui, aparentemente nunca desistiu: já sem forças, esperava a filha pequena todos os dias para lancharem depois da escola. Falo em aparências porque a mulher já tinha desistido: só assim podia dar tanto valor a um tabuleiro de leite e bolachas.
Outros nunca desistem. Maníacos, decidem parar o curso dos acontecimentos - outra vez a flecha de Zenão - em mil apeadeiros de tal forma que desprezam o comboio . São uma sub-espécie de estóicos, alunos de Marco Aurélio: Quem viu o presente viu tudo.
 

posted by FNV on 10:27 da manhã # (1) comments

WEIMAR (X):

O famoso artigo de Hans Zherer - "Die Revolution der Intelligenz" -, publicado no Die Taut (21, nº7, Outubro de 1921), é mais do que uma análise do papel das minorias e dos intelectuais nos processos inovadores. A primeira parte do texto - Fragmentos de uma política do futuro - centra-se no papel da liberdade. Comparando-a a uma bandeira encharcada de chuva que o vento não agita, Zherer admite-a condicionada pelo silêncio da censura reaccionária ( Zherer era um conservador). É bom notar que naqueles tempos - queda do governo de Fehrenbach humilhado pela multa de 132 biliões de marcos imposta pelos aliados, sobrevivência raquítica dos dois governos de Wirth e agitação do embrião nazi, o Volkischer Beobachter - a censura de que fala Zherer não é reconhecível. O problema era a dependência do stratum intelectual das condições objectivas - os intelectuais deveriam superá-las.
A questão é bem boa. Quem pensa deve ser capaz de se sobrepor às necessidades imediatas ( materiais) da discussão. Isto, que parecerá pedante aos olhos de uma ovelha, significa apenas que, em períodos de tensão social e política, a maior liberdade reside em criar as condições mentais para que todas as outra liberdades intelectuais possam existir. Fazer comparações livres com o passado , sem nenhuma fé na repetição deste, é um exemplo dessa liberdade.
 

posted by FNV on 10:16 da manhã # (1) comments

JÁ ERA SÓ O QUE FALTAVA...:

É a crise, o preço dos colégios, da saúde, os juros altos, o crédito difícil, a ameaça do FMI, o Sócras, os seus comboios de brincar e tudo o mais de que se lembra, e ainda vão colocar um supermercado do Corte Inglés e o Clube Gourmet ali pertinho, no Fluvial. Vai ser o diabo...
 

posted by VLX on 2:07 da manhã # (1) comments

VIVA A BRIOSA!

Não leva seis vitórias, como o fantástico Futebol Clube do Porto, mas vai muito bem encaminhada. E ganhar contra o Guimarães é sempre uma dupla vitória. Não só é inimigo como amigo dos inimigos. E ganhar aos inimigos amigos dos inimigos é sempre divertido. Penso eu de cá para comigo.
 

posted by VLX on 12:40 da manhã # (7) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012