posted by FNV on 2:31 da tarde
#
(4) comments
UM SANTO NATAL:
A todos um Santo Natal vivido em Cristo, sem contudo esquecer toda a panóplia de iguarias que acompanha a quadra (lombos altos de bacalhau, devidamente afogados em azeite à altura, rabanadas em barda, enfim: essas pequenas coisas terrenas que Jesus também não deixava de apreciar, acompanhadas de um bom vinho, que Ele próprio tratava de arranjar quando faltava na mesa).
Nos próximos dias,velocidade baixa. Apenas a actualização da série Narcoanálise e um número ( especial) da Depressão-Repressão.
posted by FNV on 10:41 da manhã
#
(11) comments
PERGUNTAS PRESUNTIVAS:
Se isto do presunto for verdade ( cautelas e caldos de galinha...), é muito estimulante. Ainda no outro dia, deixei num blogue islamo-madrileño a seguinte pergunta: Não é um insulto à vossa religião verem, de madrugada, mulheres, lascivas e embriagadas, misturadas com homens a passearem nas ruas das cidades que são vossas, pois que sois cidadãos espanhóis?". E a minha próxima pergunta será: Vós, exemplares cidadãos espanhóis, que pagais impostos com o suor do vosso trabalho, não vos sentis insultados na vossa fé quando esse dinheiro paga IVG's e operações de mudança de sexo?".
posted by FNV on 9:04 da manhã
#
(3) comments
DEPRESSÃO-REPRESSÃO ( XVII):
Perse e Caillois discutem ( Fevereiro de 1954) a realidade subjacente da poesia, a propósito de umas estrofes de Anabase. Mais especificamente , a cor da argila dos grandes fundos oceânicos e um livro do geólogo Pierre Termier. E de volta disto se demoram e trocam longas cartas. O detalhe do detalhe do detalhe. O bom isolamento; se quiserem, o antidepressivo de agricultura biológica.
posted by FNV on 2:05 da tarde
#
(0) comments
TODOS TEMOS DE FAZER SACRIFÍCIOS (VIII):
Exactamente. Embora Cavaco devesse ter estado calado na cerimónia dos restaurantes (era um "evento" apolítico, ia e pronto), compreende-se o incómodo do PS e da esquerda sociopata: mostrar a miséria equivale a aproveitar-se dela. Este argumento era, e é, usado para negar a pobreza das sociedades comunistas. O próximo passo seria a denegação. Seria. Por outro lado, exceptuando o PCP, a esquerda sociopata sabe que tem prestado muito mais atenção à homofobia, aos transexuais, à terrível Igreja, ao Papa e aos touros. Está, como soi dizer-se, encalacrada.
posted by FNV on 11:50 da manhã
#
(2) comments
DEPRESSÃO-REPRESSÃO ( XVI):
A rainha Sofia dizia que o silêncio mata o amor. Por outro lado, é quando os casais falam a verdade que se separam. Conclusão: a mentira salva o amor.
D. Carlos Azevedo dá uma boa entrevista ao Expresso (este fim de semana). Fala de muitos assuntos, mas não tem uma palavra para a violência masculina sobre as mulheres e mães. A família nuclear, a tradicional, a da Bayer, lerpa de muitos lados, mas depende das poucas mulheres que nela ainda acreditam. Talvez Ratzinger tenha, de novo, de puxar as orelhas aos bispos portugueses.
posted by FNV on 11:21 da tarde
#
(4) comments
EU TENTEI, EU JURO QUE TENTEI:
Podem não acreditar mas eu tentei, forcei-me mesmo a passar os olhos com alguma atenção por alguns debates. Mas, como a maioria dos candidatos acusa "os mercados" da situação em que o governo socialista, com Sócrates e Teixeira dos Santos na liderança, colocou Portugal, eu desisto já. Se é para ouvir disparates quase que mais valia sintonizar aquela trampa da casa dos segredos ou lá o que é aquilo.
posted by VLX on 7:22 da tarde
#
(2) comments
A VEZ DO TI LIBÉRIO:
Chegou, por fim, a vez do Ti Libério. Não veremos mais o Ti Libério mas ficará para sempre na nossa memória este ser ao mesmo tempo tão sisudo e simpático com quem convivemos nos últimos tempos. Lembro-me de o ir visitar (ainda recentemente, por ocasião das vindimas) e de ficar largos momentos com ele, fazendo-lhe companhia (estaria eu a prever já este triste desfecho?) enquanto ele mastigava vagarosa e pensativamente os seus alimentos, que tão bem lhe sabiam. E foi assim a tarde toda, uma tarde soalheira onde corria uma leve brisa, infelizmente não suficiente para lhe afastar as moscas, o que ele próprio conseguia fazer com indolentes meneares da sua grande cabeça, tão belamente ornada. Tinha, como sempre, um ar majestoso, imponente, com gestos cuidados, pensados e vagarosos. Vestia na altura de uma elegante cor creme, lustrosa e macia como poucos terão oportunidade de envergar, e as suas ondoladas e rebeldes barbas rematavam-lhe aquele ar de poeta que todos lhe gabavam. Resta-nos, repito, a sua memória. A sua memória e os parcos bens que nos deixou. Ora bem. Já estive a analisar e estes constam de : 5 quilinhos de lombo - 5; todo o rim e todo o fígado (aaaaah saudade!...); 3 quilitos de vazia; 12 quilos de carne picada; 12 costeletões; rabada quanto baste; a picanha toda; 12 quilos de carne para estufar e mais não levo porque não deve caber no carro. 'brigado, Ti Libério.
posted by VLX on 2:57 da tarde
#
(2) comments
UMA ENORME TRISTEZA BENFIQUISTA:
Não interessa nada, mesmo nada, se o clube tem razão de queixa do homem da águia Vitória. Essas coisas resolvem-se nos locais adequados e não a pontapé. São demasiados episódios. Começou tudo no episódio Moretto , cuja crítica me valeu aqui acusações de "intelectual" ( a acusação é todo um programa) por parte de benfiquistas de bidé, prosseguiu com o espancamento de um crítico de Vieira numa corrida popular e com as ameaças nas AG, e culminou na repetição ( inacreditável) da pancadaria com Juan Barnabé à frente de toda a gente. O pior é o que tudo isto revela: estupidez. Fica assim explicado por que não se conseguiu manter, e desenvolver, a mentalidade de vitória que vinha do ano passado: não existe uma cultura simbólica concordante com a universalidade do emblema. Estes jagodes ( alguns nem benfiquistas são ) querem fazer do Benfica um clube suburbano.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.