Mar Salgado

sábado, fevereiro 16:

ODI ET AMO (LXX):

A morte de um pai, quando já somos adultos e pais, devolve-nos o espelho. Olhamos para os nossos filhos e pensamos o óbvio. Agora somos o último elo.
De certa forma, a nossa infância é enterrada. As mulheres - as que foram amadas pelos pais - talvez sintam isto de um modo especial. A sombra protectora terá de encontrar um novo sol e nem sempre o marido se presta ao papel. Se a mulher está sozinha, regressa ao tempo em que o pai ia de viagem. E à noite. E aos pesadelos.
 

posted by FNV on 11:20 da manhã # (3) comments

quinta-feira, fevereiro 14:

DIA DOS NAMORADOS:

A coisa mais sedutora que uma mulher pode exibir numa situação amorosa é um sorriso. Se a senhora tiver imensos predicados, o sorriso é um sino; se a senhora não tiver sido bafejada pela sorte, o sorriso é um relâmpago.
Ainda por cima, o feminino e sedutor sorriso é uma conquista evolutiva: explica-nos que o sexo é secundário.
 

posted by FNV on 6:15 da tarde # (6) comments

ULLA HAHN, SEMPRE:

A terra está fechada
Nua de maravilhas
Cai neve nas igrejas
Em silêncio nós
Entrançamos o cabelo dos mortos.

( Unerhorte Nae, 1988, trad J. Barrento)
 

posted by FNV on 11:44 da manhã # (0) comments

BIG BANG:

Depois da bola-de-berlim e do subsídio de 1989, temos agora a explosão ( Garcia Leandro, Pacheco Pereira e Manuel Alegre com o "buraco negro"). Parece que vai acontecer qualquer coisa, só não se sabe o quê nem quando.
Confesso que ainda não percebi bem como é que um país de bois mansos vai explodir, mas acredito nas previsões. Provavelmente já nem ocorrerão eleições em 2009. É um bocado difícil organizar mesas de voto com tudo destruído.
É preciso começar a pensar na composição da futura Junta de Salvação Nacional. Não por aí alguém que use monóculo?
 

posted by FNV on 10:34 da manhã # (4) comments

QUADRATURA DO CÍRCULO DIGEST:

Pôr a hipótese de um grupo económico usar um jornal do qual é proprietário para dar umas ferroadas num político é absurdo/delirante/ridículo.
Pôr a hipótese de o aparelho judicial do Porto ( juízes, delegados do MP, agentes da Judiciária) estar refém da mafia do futebol portuense é sinal de clarividência.
Conclusão: os jornalistas são intocáveis, mas os polícias e os juízes não.
 

posted by FNV on 8:50 da manhã # (1) comments

quarta-feira, fevereiro 13:

A ORIENTE DO ORIENTE (V):

Geertz ( Islam Observed: Religious Development in Morocco and Indonesia, UCP 1968) defende a tese segundo a qual o confronto entre colonizador e colonizado foi sempre, em última análise, espiritual. Guardem a pistola anti-teorias pós-coloniais porque vai valer a pena.
Geertz lembra que os principais monumentos erigidos pelos colonizadores não foram catedrais, teatros ou palácios, mas estradas, pontes, bancos e portos. As elites coloniais trabalharam ao lado do território existente, promovendo uma nova ordem, como é lógico. Só que essa nova ordem - a sociedade bifurcada como Geertz a designa - instaurou mais do que uma diferença de poder, estatuto ou situação. Instaurou uma diferença cultural. Por mais que os holandeses com a sua etische richting ou os franceses com a sua mission civilisatrice tenham tentado, o grupo original ( no trabalho de Geertz os muçulmanos de Marrocos e os de Java) manteve-se intacto. Geertz assinala, com humor, que os colonizados triunfaram: permaneceram exactamente como eram.
Isto pode e deve ser aproveitado para os tempos de hoje. Talvez existam 20 milhões de muçulmanos na UE. Como a crença religiosa é anterior à experiência ( ao contrário da crença política, sexual ou outras), não é difícil imaginar que uma certa radicalidade cultural vai permanecer. Aliás, existem semelhanças com os anteriores espaços coloniais: os muçulmanos europeus sentem-se separados das elites residentes ( o cenário é que está de pernas para o ar), a crença religiosa, porque organizadora do quadro cultural, definindo e estendendo essa separação a cada tentativa de aproximação. A questão do estatuto da mulher ( de que falarei mais tarde) é um bom exemplo.
 

posted by FNV on 11:24 da manhã # (8) comments

terça-feira, fevereiro 12:

ODI ET AMO (LXIX):

Muito pior do que envelhecer mal ( uma necessidade), ou do que recusar o mundo novo ( uma banalidade), é ceder à tentação de escrever os outros. Nem todos podem ter a lucidez de Marco Pórcio (Catão), mas alguns podem tentar.
Uma estranheza abrangente - como o sal na pele depois de um banho de mar - desloca-nos com o mundo e não compreendemos. Por exemplo, por que motivo deixamos tão docemente que nos comandem a vida - hoje temos de pedir licença para matar um porco - enquanto defendemos ferozmente a posse do comando da televisão? Ou como ver um antigo escravo sentar-se na nossa cadeira e pensar que isso faz alguma diferença?
A justa medida da resignação derrama coisa pouca, é certo, mas suficiente: por muito que o tenhamos sonhado, este mundo nunca foi nosso.
 

posted by FNV on 8:57 da tarde # (0) comments

O "EXTRAORDINÁRIO AZAR DO GAJO DO MICROFONE": Primeiro, leiam este post da Pastoral Portuguesa. Depois, vejam o vídeo que lá roubei.


 

posted by PC on 1:00 da manhã # (5) comments

MONTALE, SEMPRE:

Il passante sentiva come un supplizio
il suo distacco dalle antiche radici.
Nell'età d'oro florida sulle sponde felici
anche un nome, una veste, erano un vizio.

( Ossi di seppia, 1925)
 

posted by FNV on 12:07 da manhã # (0) comments

segunda-feira, fevereiro 11:

AINDA FALTA ESTA*:

Também foi uma coincidência a reportagem sobre as casas de Sócrates só ter ficado pronta depois de ter acabado a presidência portuguesa da UE? Ou dava mau aspecto se tivesse sido publicada antes? Mau aspecto tipo "está aqui o Grande Líder e andam estes gajos a chateá-lo com currais de vacas"? Compreensível.
Também é possível que os intrépidos e corajosos jornalistas, lá no fundo, ponham a Pátria à frente da verdade. Comovente.


* escrito em colaboração com a central de bloggers afecta ao governo/ nº mecanográfico 13121965.
 

posted by FNV on 10:44 da tarde # (3) comments

ALARME:

Um bocadinho tendenciosa a peça do Público de hoje sobre o aborto. "Há mulheres a repetir IVG's" ( quantas não se sabe), um obstetra está desgostoso com a "irresponsabilidade das mulheres" e etc. Isto se um Serventuário do Poder Rosa como eu tem o direito de criticar o Grande Jornal da Liberdade, claro está.
 

posted by FNV on 12:54 da tarde # (2) comments

TOQUE A REBATE E INSURREIÇÃO: Do lado republicano o fim de semana foi estranho. Mike Huckabee ganhou as pugnas eleitorais na Louisiana e no Kansas - em Washington o Comité do Partido Republicano declarou que McCain ganhou, quando ele tinha uma vantagem de 1,8% e só estavam contados 87% dos votos (o que levantou suspeitas e provocou uma recontagem). Ao mesmo tempo, o establishment republicano começou a unir-se em torno de McCain, tentando dominar as vozes mais radicais de direita contra o candidato.
Karl Rove referiu a impossibilidade de Huckabee chegar à nomeação (teria de ganhar 80% dos delegados que ainda faltam) e afirmou que McCain era um candidato perfeitamente viável. George W. Bush foi à convenção conservadora defender a necessidade de unidade do partido e deu uma entrevista televisiva onde realçou e elogiou as credenciais conservadoras de McCain. Ou seja, os eleitores republicanos (sobretudo os da direita conservadora) ainda não estão totalmentes convencidos que McCain seja o melhor candidato, mas os líderes do partido já iniciaram o toque a rebate.
McCain tem muito trabalho para convencer a ala direita do partido a alinhar-se atrás dele, até porque sem eles muito dificilmente ganhará em Novembro. Se ganhar na próxima terça-feira, como parece provável, em Maryland e Virgina, deverá provocar a desistência de Huckabee, o que poderá facilitar esse processo. Mais difícil será convencer locutores de rádio ou personalidades de direita como Rush Limbaugh (o locutor de radio talk show com mais audiência na América), Sean Hannity (locutor de rádio e pivot da Fox News) ou Ann Coulter (uma escritora barbie de direita, uma extremista meio tresloucada). Estes inimigos fidagais de McCain sentem a sua nomeação não apenas como uma derrota política, mas como um desafio à sua influência pública. Alguns deles afirmam que preferem eleger Clinton para garantirem que em 2012 o canddiato republicano será um puro ideológico. Bush e o resto do establishment republicano referem-se a estas vozes como os votantes suicidas. Veremos quanto demora, e a que custo (ou lucro) para a atractividade de McCain para moderados e independentes, esta espécie de insurreição republicana.
McCain tem agora um pequeno espaço de tempo, com menos pressão dos media, entretanto quase inteiramente dedicados à luta democrata, para tentar discretamente convencer estas vozes a alinharem-se com o resto do partido sem lhes ceder muito. Parece inevitável que terá de fazer uma escolha para candidato a Vice-Presidente que acalme a ala direita dos republicanos.
Esta balcanização do Partido Republicano foi o resultado de 8 anos de uma táctica política e eleitoral que atribuiu mais valor à base eleitoral do partido do que à busca do swing vote. Esta estratégia, como se viu, era correcta, uma vez que devido ao medo instalado pelo 11 de Setembro, o swing vote estava maioritariamente seguro no Partido Republicano, dado que a segurança e a defesa eram os temas dominantes. Neste novo ciclo, no entanto, a base eleitoral não chegará. E estes personagens que ganharam influência desmedida durante o consulado Bush terão de se contentar em alinhar com o mainstream do Partido Republicano. Se assim não fôr poderá estar em perigo a coligação reaganiana de conservadores económicos, morais e culturais com moderados preocupados com questões de defesa e segurança, que garantiu vitórias em 5 das últimas 7 eleições presidenciais.
McCain geriu habilmente a sua campanha. A sua popularidade advem-lhe sobretudo de se apresentar não com um táctico mas como um homem íntegro, de princípios e convicções. Estas agitações e eventuais cedências em nada o ajudam a manter essa imagem. Veremos se tem o mesmo engenho e firmeza na sua caminhada para Novembro.
 

posted by NMP on 3:33 da manhã # (2) comments

FIM DE SEMANA VITORIOSO foi o que teve Obama nas eleições americanas deste fim de semana. Ganhou no Louisiana, Washington, Nebraska, Ilhas Virgens americanas e Maine. Como aqui foi previsto passou à frente em termos de delegados de Hillary Clinton (dependendo das contagens a vantagem está entre 40 a 60 delegados se não se contarem os super-delegados) e tornou-se o front runner. Na próxima terça-feira disputam-se as chamadas primárias do Potomac (Virginia, Maryland e Washington DC). A fazer fé nas sondagens e estudos de opinião, Obama consolidará a sua vantagem. Dia 19 de Fevereiro disputa-se o Wisconsin e o Hawai (onde Obama cresceu e é considerado um filho dilecto). Obama pode vir a ter um mês de Fevereiro totalmente vitorioso.
A campanha de Hillary Clinton acredita que poderá voltar a ganhar nas primárias do Texas (mais de 228 delegados) e Ohio (161 delegados) a 4 de Março. O estado da Pennsylvania (188 delegados) a 22 de Abril poderá também ser favorável a Hillary. Este argumento assenta na ideia de uma composição demográfica destes estados mais favorável a Hillary - alta percentagem de votantes de mais baixo rendimento, de democratas tradicionais e de latino-americanos - os grupos que mais têm votado em Clinton durante este processo. Há, no entanto, algo de giulianesco neste argumento: a ideia de que se consegue escolher com precisão os estados onde se irá ganhar, aguentando entretanto uma dinâmica de vitória de semanas por parte dos adversários. A estrutura da campanha de Hillary Clinton demonstra algumas dificuldades - a directora de campanha foi mudada e chegaram a ser noticiados alguns problemas financeiras (entretanto superados).
O problema de Clinton é que o seu argumento da experiência não é muito valorizado num ambiente de mudança. Concorrer contra um movimento é muito difícil e provavelmente votado ao fracasso, mesmo quando se é uma talentosa e bem preparada política. Uma das vantagens que Clinton refere amiúde é que é uma mulher dura, habituada aos ataques republicanos que consegue aguentar e contra-atacar - esta ideia reforça a convicção de muitos eleitores de que os Clinton são os representantes no Partido Democrático da cultura de guerrilha partidária extrema que se instalou em Washington e bloqueia o sistema. Esta imagem é sobretudo prejudicial quando o seu adversário tem um discurso optimista, pela positiva e fala constantemente na imperiosa necessidade de trabalhar com os republicanos no Congresso e estes nomearam alguém com prestígio transpartidário. Para dificultar, o facto de a corrida republicana estar praticamente decidida libertará muitos independentes, que considerariam votar nas primárias republicanas em McCain, para poderem votar nas eleições primárias democratas onde estas forem abertas, como é o caso do Texas. Este independentes deverão apoiar Obama, dada a imagem de sectarismo partidário (não encontrei melhor tradução para partisanship) que está definitivamente colada a Hillary. Acresce a forma desastrada como os Clinton se comportaram durante os últimos meses, esperando uma coroação e um desfile triunfais, com atitudes infelizes e completamente autistas e distantes dos sinais de insatisfação que lhes vinham do eleitorado. Por último, refira-se que um eleitor com a minha idade (37 anos) nunca conseguiu votar numas eleições gerais em que não houvesse um Bush ou um Clinton num boletim de voto, o que explicará em parte o forte apoio dos jovens a Obama.
O Partido Democrático arrisca-se a entrar numa fase de enorme confusão a seguir a Abril, se esta contenda não estiver clarificada. Se a nomeação fôr decidida pelos super-delegados (delegados não eleitos, com direito a voto por inerência e que podem mudar de opinião até ao dia da convenção), isso seria uma prenda demasiado óbvia para os republicanos que não se cansariam de apontar a menor legitimidade democrática do candidato democrata. Poder-se-ão ter de repetir as primárias do Michigan e da Florida (que Clinton ganhou) dado que os seus inúmeros delegados (somados são cerca de 350) não foram registados como castigo da antecipação da data das primárias - todos os candidatos se comprometeram a não contar com esses delegados e no Michigan apenas o nome de Clinton surgiu no boletim de voto.
Obama obteve mais apoios e declarações favoráveis de peso - da neta de Eisenhower (republicana) até uma entrevista de Collin Powell que referia ser o seu programa de relações internacionais e segurança bastante razoável e que, apesar de referir algumas discordâncias de policy, deixou entreaberta a possibilidade de o vir a apoiar. Talvez reflectindo o facto de estar cada vez mais perto de ser o candidato democrata, o discurso de Obama começa a ganhar alguma especificidade, mais prosa e menos poesia - uma mudança subtil mas progressiva e notória. Metade dos seus discursos são dedicados a John McCain para transmitir a ideia de que está preparado para o combate de Novembro.
A situação está muito complicada para Clinton. Mas qualquer observador da política americaa não tem dúvidas de um facto: os Clinton são resilientes, duros, muito habituados a pressão e especialistas em virar a seu favor situações desfavoráveis. Começa a ser o tempo de aplicar, e em força, esses talentos.
 

posted by NMP on 2:39 da manhã # (0) comments

domingo, fevereiro 10:

"PAULO BENTO E OS BUFOS" VERSÃO PRESIDENTE VIEIRA:

"Se apanho aqui dentro alguém que percebe de futebol, garanto-vos que não fica cá nem mais um minuto".
 

posted by FNV on 12:32 da tarde # (0) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012