Mar Salgado

sábado, abril 14:

COIMBRA, TEXAS:

Um assalto dos antigos: estas coisas vistas ao vivo têm outra graça. Ainda bem que vão ser os lagartos - um mérito que ninguém tira ao eng.º - a pagar a ceia e os after-eight.
 

posted by FNV on 11:24 da tarde # (0) comments

ANTENA ISLÂMICA:

Hoje, duas sugestões:

* Visitem a página da primeira organização de lésbicas muçulmanas palestinianas em http://Aswatgroup.org/english/. A fundadora, Randa Morcos, já levou com a pressão ( por enquanto apenas pressão) do Movimento Islâmico de Israel, que acusa a Aswat de " querer desviar sexualmente as nossas filhas e mulheres ". Tudo isto em Haifa, Israel. Naturalmente...

* Um pequeno ( mas bom ) resumo da estratégia da dita al-Qaida para o Magrebe, por Hrach Gregorian, da UPI (www.upi.com). Parece que afinal não era só o problema do petróleo iraquiano. E o assassínio dos três engenheiros em Hayoun, sul da Argélia, foi apenas o começo.
 

posted by FNV on 5:53 da tarde # (0) comments

LEOPARDICES (III):

Je suis certain que la journée ne seras pas comme elle a comencé, parce dés que le soleil tombe, je bois, dizia Gainsbourg à Rock & Folk em Abril de 1979. Este gato-bravo opera uma ligeira distorção da katalêpsis estóica . Na dúvida não suspende o juízo: bebe.
Pode não parecer, mas saber como vamos acabar o dia devia ser motivo de grande ansiedade. Um erro de percepção faz com que os humanos se preocupem apenas com o dia seguinte. Julgam que o que estão a viver está garantido, apenas os interessando o que ainda não respiraram. Mal.
O nosso dia é um reino emprestado e devemos cuidar dele como de um tesouro. Beber ao começo da noite, como Gainsbourg, pode ser uma homenagem, mas também uma abdicação. Na dúvida, beba-se.
 

posted by FNV on 11:11 da manhã # (0) comments

sexta-feira, abril 13:

LEOPARDICES (II):

A vida feliz não se vê com os olhos, porque não é corpo, confessa ( XXI,30) Santo Agostinho, esse sábio elefante ocioso. Já a vida miserável, noutros tempos via-se só com os olhos, porque era toda corpo. Agora, com os psis, é necessário alugar lunetas especiais.
A bem dizer, caro Agostinho, a vida feliz não se vê ( por isso embirravas com a malta da Stoa) , mas tu consegues vê-la apenas pelos olhos de Deus. A vida feliz é o que se vê do cimo de uma acácia: é o que há, até chegar a noite.
 

posted by FNV on 5:30 da tarde # (1) comments

O PROF. ENG.º PESEIRO SANTOS:

Chego a casa e está tudo um bocadito murcho excepto a mãe dos leoparditos que está a ver o "Querido Mudei a Casa". Se ao menos fosse assim tão fácil.
Não preciso de perguntar o resultado. Foi bom, não perdemos.
Poner sal en la mollera não adianta, o homem é dos nossos. Agora, na hora da despedida, já gosto mais dele. Venha o Jorge Jesus.
 

posted by FNV on 12:53 da manhã # (9) comments

quinta-feira, abril 12:

CONVINCENTE: Sócrates foi muito convincente nas suas explicações sobre a licenciatura (?) segundo critérios eleitorais, que domina - como vimos nas últimas eleições e continuamos a ver na contínua propaganda governativa - e que parecem ser os únicos que lhe interessam. Todos os que não se revêem nessa crua e triste realidade e que prefeririam explicações "de facto" ficaram na mesma.
 

posted by Neptuno on 5:43 da tarde # (0) comments

É DESTA QUE VOU PARA PSICÓLOGO DA ACADÉMICA:

O meu querido amigo e consócio Luís Santarino - que ainda há pouco tempo revi em grande forma - vai candidatar-se a presidente da Académica. Não sei se a Briosa ficará melhor, mas ficará de certeza muito mais divertida. Os meus serviços pro bono estão assegurados...
 

posted by FNV on 12:43 da tarde # (0) comments

quarta-feira, abril 11:

LEOPARDICES (I):

Peter Capstick conta como uma vez um cigarro lhe salvou a vida. Como caçador-guia coube-lhe acabar um leopardo mal ferido pelo caçador-cliente. Seguia o rasto de sangue escuro ( tiro na barriga) com o coração a bater-lhe nas orelhas. Resolveu parar num cigarro tranquilizante e retomou a caça. A certa altura, um sentido afinado por muitos anos de mato diz-lhe que alguma coisa está errada. Manda recuar Silent - o pisteiro de confiança - e põe a shotgun 12 gauge à anca: uma carga rápida e não há tempo para mais nada. É então que sente algo de molhado na testa e olha para cima: depois dos pingos de sangue cai-lhe aos pés um leopardo morto. O sacana tinha recuado sobre o próprio rasto e empoleirou-se numa árvore à espera do humano. Entretanto morreu da ferida.
Não fosse a paragem para o cigarrinho e o sr. Capstick não teria vivido para contar a façanha.
 

posted by FNV on 11:43 da tarde # (0) comments

ESCLARECIMENTOS SOBRE ESSA MATÉRIA: Aguardamos ansiosamente o esclarecimento sobre o curso do Sr. ... Primeiro Ministro que, certamente, na entrevista de hoje à noite apenas será interpelado com essa introdução. Mais do que as trapalhadas de facto relativas à licenciatura, interessa saber mais detalhes sobre a eventual tentativa de encobrimento das igualmente eventuais irregularidades, com pressão directa sobre os media.
Tal como defendem certos comentadores do regime, o PM pode ser Dr., Engº., sapateiro, taxista ou o que for. Não pode é mentir e muito menos usar a máquina do Estado para impor uma "verdade oficial".
 

posted by Neptuno on 5:42 da tarde # (1) comments

ANTISEMITISMO PRÓXIMO:

Em "O Sistema Periódico" , Primo Levi conta histórias dos judeus do Languedoc. Entre Montpellier e Nîmes existe uma aldeia , Lunel, que deve o seu nome a Jareach ( "lua" em hebraico), traduzida para o nome judeu-piemontês de Jarach. Na Provença e no Languedoc, a segregação das comunidades judaicas, expulsas do Piemonte a partir de 1550, continuou até ao século XX. Culminou com a deportação sistemática, facilitada pela colaboração das autoridades francesas. Ainda hoje os seus cemitérios não são deixados em paz.
Levi não esconde que essas comunidades cultivavam a distância aos goyim ( os "gentios" ). Da distância ao massacre vai uma grande distância.
 

posted by FNV on 12:12 da tarde # (0) comments

FICAR ÀS SOPAS:

Como o Zarco do Fialho, até que o PM fale logo à noite. Este país tem sentido de humor. Vamos finalmente saber a verdade de Delfos : o homem fez ou não Betão Pré-Esforçado? O certificado de licenciatura foi passado num fim de semana ou num dia útil?
 

posted by FNV on 11:29 da manhã # (0) comments

terça-feira, abril 10:

UMA MAMA PARA TI, OUTRA PARA ELE:

Uma antiga aluna fez-me chegar um artigo, de uma antropóloga brasileira * da UFRJ, com uma história deliciosa. Chega uma jovem mãe à consulta de neonatologia e o pediatra repara que ela tem uma mama maior do que a outra. A mulher explica: " uma para o bebé, outra para o marido ".
Se bem me recordo, a discussão ocorrida há um par de anos teve como tema o facto de a amamentação sobreviver às alterações da estrutura familia e do papel da mulher. No Brasil existia em 2003 - altura da publicação do artigo - um plano para incentivar a amamentação. As portuguesas continuam a gostar de dar a mama e fazem muito bem: para uma mãe ajustada, vivendo o prazer da coisa, todas as oportunidades de contacto com a criança são imperdíveis. O socialismo materno-sexual da mamã da história é encantador e prova que a ruptura com a norma natural não tem necessariamente de ser idiota ou patológica.


* Gilza Sandra Pereira, Amamentação e Sexualidade, Revista de Estudos Feministas vol11 nº2 Jul/Dez 2003.
 

posted by FNV on 12:04 da tarde # (0) comments

SÃO UNS EMPECILHOS: A Trombeta da Luz, logo em título, não se poupa: "Beira-Mar atrasa Benfica" (o itálico, apesar de tudo, é meu).

 

posted by PC on 12:49 da manhã # (0) comments

segunda-feira, abril 9:

O CENTAURO:

O Olegário Benquerença apitou ontem a final do XXVII Torneio Internacional da Pontinha ( iniciados) e roubou-nos dois penalties. O homem não brinca em serviço.
 

posted by FNV on 12:07 da tarde # (7) comments

ENTÃO COMO É?

Em finais de Fevereiro foi anunciada uma Primavera precoce por causa do "aquecimento global ": estava um queirosiano calor de ananazes , os ursos sairam mais cedo da hibernação e parece que os esquilos ficaram com tesão antes do tempo. Agora está um frio de rachar. Pobres esquilos.
 

posted by FNV on 11:55 da manhã # (2) comments

QUEEN ANNE IS DEAD:

O caso não chega a irritar-me - como acontece ao meu amigo Vasco Lobo Xavier -, antes pelo contrário. Sá Carneiro era bígamo, com Cavaco ainda tentaram uma casa de banho na Travessa do Possolo, Cadilhe nunca recuperou a não ser nos tribunais, Ferro Rodrigues foi amarrado à pedofilia, Santana não teve tempo para mais do que uma sesta suspeita, Barroso nem isso.
O ataque à figura, sempre travestido da maior relevância nacional - a nhanha habitual da mulher de César - e envolto nas brumas da conspiração ( que tenta "calar a verdade" ) , é o lábaro oficial quando o combate político corre mal. A educação lá impôs umas regras, a saúde lá fechou uns estabelecimentos, nem o Pinho cai (!) nem a gente almoça? No problema: saca-se uma grave discrepância na caderneta escolar do PM. Não compreendo por que motivo o gabinte do PM insiste em teorias da conspiração: é tudo às claras.
Esta tradição de boîte à surprise, de onde saltam suspeitas terríveis sobre a conduta pessoal dos governantes, serve às mil maravilhas a anomia da sociedade portuguesa. Dá ao povo ( como se viu no processo da Casa Pia) a vigorosa ilusão de que "eles estão sob vigilância ". Entretanto a banda passa.
Quanto a Sócrates, se tiver juízo demite-se e apresenta-se a eleições. Sempre poupa uma remodelação.
 

posted by FNV on 11:13 da manhã # (6) comments

domingo, abril 8:

BENFICA CAMPEÃO?

Depois da lesão de Pepe ( uma pena para o espectáculo) , parecem estar reunidas as condições para que a equipa do SLB mais histérica da História seja de novo campeã. Alguns aspectos devem, no entanto, ser acautelados:

* Arranjar um megafone tipo CGTP para o eng.º Fernando, dado que ele passa a vida a dizer que não tem feito outra coisa senão avisar os rapazes que os jogos têm duas partes.

* Providenciar um boneco ( daqueles dos crash tests) com patins e com uma etiqueta a dizer "lateral direito ", de forma a que o Nelsón julgue que tem concorrência ao lugar e deixe de jogar pela equipa adversária.

* Manter o Luisão no ginásio.

* Como já temos treinador, talvez fosse boa ideia o Rui Costa ajudar dentro do campo.

* Aumentar o ordenado do Simão, pelo menos até metade do que o que ganha o Bueno.

* Pedir ao presidente Vieira que vá vender kits-sócio para o Suriname até ao final da época. A equipa já está madura e suportará bem a ausência.

* Não tirar o Miccoli da equipa de cada vez que ele faz dois golos ou duas assistências: assim o moço nunca mais atinge o nível de um João Coimbra.

Quando me lembrar de mais alguma coisa comunico.
 

posted by FNV on 4:06 da tarde # (0) comments

PEQUENO TOQUE DE HUMOR: No meio de tudo o que se passa no país, é hilariante ver a hiper-super-mega-fabulosa magistrada do Ministério Público (quando não está em conferências diversas ou entrevistas à comunicação social) fogosamente amarrada aos problemas do jogo do Gondomar com o não-sei-quantos-nem-sei-de-onde de mil novecentos e troca o passo, à vigésima jornada. E como será quando o governo mandar a sério na investigação criminal, investigará o bendito furto da minha bicla no feriado de S. João do 2005?
 

posted by VLX on 2:29 da manhã # (0) comments

DESASSOSSEGO: Está a começar a irritar-me o posicionamento de muitos politicamente correctos que apregoam por aí que não importa se o Primeiro-Ministro é engenheiro ou torneiro mecânico, até porque as funções exercidas não necessitam de qualificação especial.

Admito que muitos torneiros mecânicos fossem melhores Primeiros-Ministros do que este que temos, seja ele ou não engenheiro. Acontece que o que temos, com o seu governo a reboque, anda por aí a encher a boca com a qualificação das pessoas, com a importância dos estudos, com a aposta na formação. A acreditar no que nos é vendido ao desbarato em cada esquina, como podemos levar a sério que nos pretendam dizer que a qualificação é tudo, por um lado, e que, por outro, ela não interessa nada tratando-se de exercer o cargo de Primeiro-Ministro? Parece que, para alguns, Primeiro-Ministro será das poucas funções relevantes para as quais não é necessária qualquer formação académica.

Mas a formação académica não se trata só de ser engenheiro ou doutor ou de ser tratado como tal - isso é para os que compram diplomas -; a escola universitária levada a sério revela um percurso de vida que terá servido para acumular conhecimentos e maturidade, bom-senso e sabedoria, coisas que muito dificilmente se conseguem adquirir em volta de um torno mecânico (mas que por isso mesmo mais valorizadas devem ser nesses casos).

Estas pessoas que pretendem defender o seu mais querido clamando que a formação académica não é relevante para o cargo que exerce fazem-lhe ironicamente o maior dos males pois é o próprio Primeiro-Ministro quem defende a qualificação académica como o maior dos bens: fá-lo defendendo politicamente a dita qualificação e formação como coisa fundamental e, em segundo lugar, encharcando as suas biografias com todo o tipo de cursos e cursecos de que se lembrou de ter frequentado, o que revela que ele próprio considerou importante mostrar ao país que tinha estudado qualquer coisita.

Eu não sei se a Universidade Independente é boa ou não, ou se tem ou não qualidades pedagógicas fora do comum (admito que as tenha, pois parece ter formado igualmente, também já em idade avançada, um insuspeito quadro de uma considerada instituição bancária). Do que me lembro, os cursos universitários já eram difíceis de tirar quando não tínhamos mais nada para fazer nem dinheiro para nos dispersar. A facilidade com que se conclui a licenciatura com uma secretaria de estado às costas (ainda que também no timbre do papel) não deixa de ser esquisita (e o facto do motorista nos transportar às aulas - outro ponto por explorar - não ajuda nos exames, diz quem cursou à sombra da Universidade).

Ao lado disto, as contradições e incongruências que os factos trazidos a público têm revelado provocam-nos a maior das preocupações e perplexidades. Devem ser raros os alunos que, neste país, em universidades privadas ou públicas, mostram um percurso tão confuso e atribulado, memória e registos tão apagados, rasurados ou manuscritos. A coisa não pode ser só atribuída à universidade, como agora se pretende. Sabemos bem que esta era tão ciosa que até tratava das burocracias de secretaria ao domingo mas, de todo o modo, não estou em crer que a Universidade Independente se tivesse lembrado de conceder uma licenciatura ao Secretário de Estado José Sócrates sem que ele tivesse contribuído minimamente - fosse de que forma fosse - para essa situação e agido nesse sentido. Se assim foi, não se trata da revelação de que se fizeram uns copianços nos tempos da juventude estudantil: a coisa é substancialmente grave, muito mais grave do que a notícia nunca confirmada de simples pândegas em S. Bento, e necessariamente com consequências, pelo menos, semelhantes.

Fontes próximas do Primeiro-Ministro dizem que este só vai falar depois dos resultados do processo feito à Universidade e que estes sairão na segunda-feira. A comunicação social engoliu a coisa sem sequer se questionar sobre o tempo recorde em que foi feito e decidido o tal processo e anunciada a data da publicação dos seus resultados. É fabuloso como ninguém se interroga sobre a facilidade de obtenção de resultados em tão pouco tempo, resultados esses cuja obtenção e apresentação é anunciada com uma antecedência ainda mais espantosa!

Longe do jornalismo de sarjeta, o DN de hoje fez o frete de anunciar as razões do Primeiro-Ministro (à parte todas as divergências de opinião, nunca imaginei Ana Sá Lopes neste triste papel, patrocinando ainda uma explicação esfarrapada de um copy-paste sem sentido) enquanto a RTP vai fazer o seu papelão habitual na próxima quarta-feira, entrevistando José Sócrates. Parece que ele vai mostrar os diplomas - que valem, neste momento, o mesmo que uma nota de três dólares - e refugiar-se nas burocracias e trapalhadas da secretaria da Universidade Independente para se defender, coisa que não nos interessa para nada. Ele tem é de nos convencer de que está a falar a verdade e de que tirou o curso com seriedade, o que não vai ser fácil face ao conjunto de factos já confirmados.

Num país verdadeiramente civilizado, só uma fenomenal demonstração do Primeiro-Ministro na RTP de que está completamente impoluto em todo este processo o impediria de ser corrido do governo da nação com os epítetos que estão a pensar; no nosso país - e com tristeza o escrevo - julgo que no final da propalada entrevista televisiva ficaremos todos com a convicção de que a sinceridade da sua grande aposta na formação, educação e qualificação das pessoas depende afinal do controlo do croupier da mesa de jogo. Rien ne va plus…
 

posted by VLX on 1:55 da manhã # (1) comments

SOSSEGO: Haverá poucas coisas mais tranquilizantes do que passar uns dias sem net, quase sem telemóveis, bulhando por um qualquer jornal, longe da visão de telhas no horizonte, sempre relativamente perto de deliciosos e variados restaurantes, afundado em profundo Alentejo, enquanto ele ainda vai existindo e resistindo.
 

posted by VLX on 1:54 da manhã # (0) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012