Mar Salgado

sábado, fevereiro 28:

STASIS BENFIQUISTA:

1) Leio no Record ( pp20) que Pinto da Costa disse, ontem, na inauguração da Casa do FCP de Mira, que "mais vale haver uma casa pequena onde haja amor, do que um palacete onde se vive na indiferença". É. Aquelas casas onde os pais dizem (com amor) aos filhos que se reprovam na escola levam um tiro no joelho. É bonito o amor.

2) E por falar em festas, o SLB faz hoje 105 anos. É uma data boa, franca e forte. Bem sei que há clubes que descobrem certidões de nascimento numa velha caixa de munições, mas nós não precisamos disso: toda a gente sabe quando nascemos. É a vantagem de ser um clube universal.

3) Viram o jogo ontem? Então já sabem. Se pertencem a uma das melhores escolas do mundo, se conseguem fazer com que o Maradona vos venha ver de propósito, se são campeões olímpicos e se têm o melhor pé esquerdo do futebol luso, não há que enganar: acabam no Benfica a jogar a ... extremo-direito.
 

posted by FNV on 10:31 da manhã # (10) comments

UA NOITE DE CHUVA (XVI):

A tristeza andava triste. Ajoelha-te e fala comigo. Um longo olhar fez sombra aos suspiros. Serve-me e conquista-me, ouviu a tristeza.
Regressemos então ao tempo. Não atender o banco, não ouvir os miúdos, vender o carro. Fingir que saímos, fingir que não estamos nus.
É uma tristeza comida ao sol.

 

posted by FNV on 12:09 da manhã # (1) comments

sexta-feira, fevereiro 27:

ISTO É MUITO MAIS ANTIGO, MEU CARO CARLOS.
 

posted by FNV on 12:44 da tarde # (0) comments

OS PATOS:

Há que ver a coisa pelo lado positivo: ao menos agora essa gente só faz batota com os regulamentos. Já não é mau.

 

posted by FNV on 11:59 da manhã # (9) comments

FUGAS DE INFORMAÇÃO:

Segundo o jornal Público, o Procurador-Geral da República teria defendido junto da Directora do DCIAP (que rejeitou a ideia, por considerar “não existirem ainda condições”) o levantamento do segredo de justiça do caso Freeport para acabar com as especulações e constantes fugas de informação sobre o inquérito. Isso poria fim às “insinuações” e “informações incorrectas” que têm sido divulgadas, até porque o Ministério Público tem de respeitar o segredo de justiça. “o que é muito difícil em Portugal”. Considera o PGR que “é preciso apurar quem faz continuamente essas fugas de informação” (tudo o que está entre aspas vem assim no jornal Público).

Ora bem. Se o PGR está preocupado e considera as notícias vindas a público fugas de informação é porque elas têm um fundo de verdade e não são, por isso, especulações, insinuações ou informações incorrectas: se assim fossem não estaria preocupado, não ligaria nem se preocuparia em tentar descobrir quem possibilitaria essas fugas de informação nem abriria inquéritos nesse sentido.

Segundo ponto: até se admite, por razões humanas, que seja difícil garantir o segredo de justiça. Já que o PGR resolva o problema num concreto caso abolindo o segredo de justiça se torna coisa inexplicável quando em inúmeras outras situações o exige, obriga e consegue.

Terceiro ponto: sejam quais forem as leis que nos regem, é público que o Ministério Público quase tudo pode e consegue numa fase de inquérito (não só as divulgações que se divulgam como situações outras que nos repugnam: se não fosse a clubíce futebolística, quem em Portugal admitiria ser escutado nos seus telefonemas durante sete meses sem que nada de errado se passasse, apenas porque apetece ao Ministério Público ou porque se é denunciado por uma antiga namorada?).

O Ministério Público tem todas as condições legais para levar a cabo com êxito o seu trabalho e em segredo suficiente, se o souber guardar. Se não o consegue fazer, não culpe os árbitros nem aqueles que fazem as regras, é mau perder.
 

posted by VLX on 12:31 da manhã # (4) comments

DÚVIDA RAZOÁVEL:

Aqui há dias, em declarações ao Correio da Manhã (não sei se em entrevista combinada se apenas por se ter cruzado com um jornalista com um microfone na mão numa movimentada passadeira da capital), a Procuradora-Geral-Adjunta Maria José Morgado queixava-se das leis, que favoreceriam a corrupção. De entre elas, normas que diferenciariam os prazos de prescrição e que poderiam ter a ver com o caso do outlet de Alcochete. Até pode ser que tenha razão, mas fica por explicar a razão pela qual o Ministério Público, face às normas que deveria conhecer, ficou quieto nas investigações relativas ao caso durante uma porção de anos.
 

posted by VLX on 12:29 da manhã # (1) comments

quinta-feira, fevereiro 26:

POLÍTICA NA TELEVISÃO PÚBLICA:

Sobre os beberetes das inaugurações do governo, João Faria, em entrevista a Paulo Rangel, perguntou se o PSD iria ficar apenas pela denúncia ou se iria mais longe. Paulo Rangel não respondeu de imediato, como é seu hábito. Fiquei com a ideia de que, por momentos, lhe apeteceu dizer: "agora façam os senhores o vosso trabalho..."
 

posted by VLX on 11:13 da tarde # (3) comments

E, NO FUNDO, A RAZÃO É EXTRAORDINARIAMENTE SIMPLES:

Os dirigentes desportivos das equipas portuguesas derrotadas invariavelmente culpam terceiros pelo sucedido. Ora são forças ocultas, ora favores nunca confirmados, um deles criou até o hábito de chamar semanalmente a polícia. Mas a culpa dos insucessos nunca é dos dirigentes, nem dos jogadores, nem da equipa como um todo. Quando muito, chuta-se um treinador borda fora e não se fala mais nisso.
Certa e determinada comunicação social também não ajuda, não só porque embandeira em arco à primeira exibição positiva como, principalmente, porque quando o assunto merece festa não a sabe terminar a tempo.

Isso é mau para os adeptos, que acreditam na coisa, embriagam-se com ela e não se orientam no essencial, que seria exigir dos dirigentes e dos jogadores profissionalismo. Mas, pior que tudo, é mau para os jogadores, que esfuziantes com o excesso de confiança, as palmadinhas nas costas em demasia, entram em campo como se fosse apenas para serem festejados e receberem ovações, como se a vitória já cá cantasse, e não para jogar e conquistá-la.

Isso já aconteceu este ano com o Benfica, quando ainda andava na Taça UEFA, e aconteceu agora na Champions com o Sporting, com quem até simpatizo. Teve, no fim-de-semana passado, uma belíssima exibição (embora o adversário já tivesse conhecido melhores dias - dizem-me, eu não sou assim tão velho...). O adversário derrotado chamou, como é useiro e vezeiro, a polícia para cuidar do roupeiro ou lá quem era (pelo menos desta vez não fez cenas no túnel, como é costume).

Ora, nos dias seguintes, a comunicação social lisboeta clamava que Liedson (que à força quer pôr na selecção) e Derlei iriam desfazer os alemães (soube agora, com enorme espanto, que o Sporting nunca tinha ganho a nenhuma equipa alemã, na Champions). Andou-se nisto três ou quatro dias, com primeiras páginas fenomenais. Os jogadores devem ter posto os pés em campo com o ego na lua: jogar assim é difícil, mas a culpa da derrota por cinco atirou-se ao metro e noventa de um jogador, ao fora de jogo de outro (acontece) e a mais não sei o quê.

Se abrissem bem os olhos, perceberiam que a Champions não é a feijões e que a carreira do Futebol Clube do Porto na Champions não é por acaso. Em Portugal, só o Futebol Clube do Porto tem demonstrado traquejo, experiência e qualidade para jogar na Champions sem envergonhar (para dizer o mínimo e não embaraçar as outras equipas). Com sucesso e regularidade. E, para quem joga assim na Champions, é natural que domine anualmente o campeonato nacional: tudo o resto é foguetório de quem convive mal com a derrota anual.

Mas muitos, cegos, preferem continuar a ouvir as desculpas esfarrapadas dos seus dirigentes para as derrotas nacionais. Por mim tudo bem: enquanto assim for não corrigem os erros e a caravana passa.

Adenda: Como é evidente, não quero com este texto defender que, face à categoria exibida anualmente pelo FCP na Champions, seja completamente impossível que outras equipas portuguesas consigam obter do FCP, no campeonato português, algum sucesso. Não me esqueço de que o Leixões já lhe ganhou, que o Sporting lhe pode ganhar no próximo sábado, que até o Benfica conseguiu este ano dois brilhantes empates pouco esperados: todos sabemos que qualquer equipa se tenta agigantar e aparecer quando defronta o FCP.
Mas é raro suceder, isso é um facto.
 

posted by VLX on 8:56 da tarde # (2) comments

UM ARTISTA BANAL-BOÇAL.
 

posted by FNV on 9:19 da manhã # (4) comments

quarta-feira, fevereiro 25:

A ODISSEIA DE MANUELA (II):

Por vezes não é tanto o que somos, mas o que representamos. A atitude de MFL - a sua relação com os eleitores - ultrapassa as limitações da personagem. Não lê Sartre à varanda nem Gide ao almoço? É provável. Não é excepcionalmente desenvolta a tagarelar? Talvez. Não é bela nem jovem? Certamente. Então o que representa?
Pela negativa, uma ruptura com o PSD-chiclete, com o PS surreal e com o tom geral dos media:

1) O PSD-chiclete vem embrulhado nos autarcas eternos, autênticos marajás que tropeçam na realidade de cada vez que saem do sultanato. Um caminho vicinal não é uma auto-estrada.

2)
O PS surreal , recorrendo a uma imagem de Hannah Arendt, é uma quantidade de gente sentada a uma mesa - o dinheiro para a propaganda - que subitamente desaparece. O PS vive hoje com uma única obsessão: fingir que a mesa não desapareceu.

3)
Os media - o tom geral - cantam a rapariguinha do shopping matriculada no BE. Não estão para maçadas nem dispostos a pensar. Os assaltos na Brandoa, as causas fracturantes as canelas do Ronaldo cumprem a função. Perfeitamente.

A situação é teoricamente tensa porque vão faltar pequenas e grandes coisas. Os livros dizem que nestes casos a tentação de seguir o líder é mais forte, mas também mais reversível. O pressuposto messiânico ( Bion) da (in)consciência grupal de que o líder beneficia pode virar-se contra ele. Sobretudo se o líder continuar a prometer contra a realidade e não apesar dela.
Pela positiva, o que MFL representa - ou pode representar - terá nos eleitores o efeito de um xarope amargo: o confronto com a realidade. Do que somos e do que teremos que ser. Não é nada fácil ganhar eleições dizendo às pessoas que têm vivido acima das suas possibilidades e que terão de aprender a distinguir o essencial do acessório.
Depois do fecho do Milano Sera, em 1955, Feltrinelli desenhou um novo jornal. Em carta ao Partido Comunista, Feltrinelli dizia* que o novo projecto teria de ser livre de qualquer herança de iniciativas anteriores e desligado da tradição dos jornais oficiosos. O projecto de MFL, no que diz respeito à representação que os eleitores farão, terá de passar por aí: em ruptura com o passado manso e livre da língua de pau.



* Senior Service, Ambar, 2002


 

posted by FNV on 11:43 da tarde # (6) comments

ANTENA ISLÂMICA:

 

posted by FNV on 5:44 da tarde # (2) comments

OS SETE MAGNÍFICOS:

E porquê Vigo?

Porque lá, a mesma colónia pela qual cá pedem 54 € custa 35 (pelo que com apenas dois frascos, que aguentam perfeitamente até à véspera do 26 do 4, fica logo paga a viagem). Porque o gel de 4,40 fica por 3,15. O sabonete de 3,29 sai a 2,5. E ainda nem entrámos no Clube Gourmet.

Além disso, Vigo traz-me sempre fabulosas recordações futebolísticas, fico logo com vontade de ir rever os 7 magníficos.
 

posted by VLX on 4:26 da tarde # (8) comments

terça-feira, fevereiro 24:

CHANGE.
 

posted by FNV on 10:42 da tarde # (2) comments

UMA NOITE DE CHUVA (XV):

Era um caso obscuro. O juiz mandou ligar os holofotes e as zebras correram à desfilada. Chamaram o dicionário a depor. Que não. Só falava se lhe dessem as letras esmagadas com uma colherzinha.
Os passageiros da cadeia também querem mais. Casos obscuros para guardarem debaixo do colchão.
 

posted by FNV on 10:51 da manhã # (2) comments

segunda-feira, fevereiro 23:

POBRE BENFICA:

O sr. Vieira enviou para a SIC-N um botocudo com ar de porteiro de casa-de-tias.
 

posted by FNV on 11:27 da tarde # (1) comments

À DERIVA:

A diferença entre isto e isto é terrível. O governo sabia perfeitamente que as falências e despedimentos dos últimos meses de 2008 não podiam resultar noutra coisa. Facto que até um ignorante destas matérias - como eu - compreende. O governo não assumiu a situação porque quer ganhar eleições.
Se em vez de "interesses estrangeiros" puséssemos "interesses partidários", noutros tempos e noutros lugares isto seria alta traição
 

posted by FNV on 11:06 da tarde # (1) comments

UMA COMPARAÇÃO JUSTA. JUSTÍSSIMA.
 

posted by FNV on 10:23 da tarde # (0) comments

ESCREVE ASSIM E É DIRECTORA REGIONAL DA EDUCAÇÃO.
 

posted by FNV on 10:18 da manhã # (1) comments

domingo, fevereiro 22:

A ODISSEIA DE MANUELA (I):

Tenho acompanhado, aqui, no Mar Salgado, e desde o início, a aventura comunicacional de Manuel Ferreira Leite. Uma coisa deslocada possui um encanto especial: ilude a ordem e ilude quem (nos) ordena. Os san- ch'u devem a sua beleza literária a essa indefinição.
2009 vai ser produtivo para os que se interessam pelas representações que o público faz das mensagens políticas. E vai ser particularmente produtivo por causa da ansiedade que a crise económica evoca: os comportamentos, as atitudes e os efeitos estarão sob outro olhar.

Os psicólogos sociais granjearam prestígio no primeiro quartel do século XX com as histórias das massas. Le Bon até começou antes ( 1900, se não me falha a memória), Freud aproveitou-o, Reich também ( com o Psicologia de Massas do Fascismo) e depois os behaviouristas deram uma ajuda: as multidões ( as foules de Le Bon) são um organismo com comportamentos programados.
Gramsci , o cirurgião dos grupos dominantes, criou a figura do intelectual orgânico - o "dirigente" ( permanent persuader nas traduções inglesas): uma produção automática de influência, uma espécie de computador central cuja função é programar as "massas" e reprogramar-se a si mesmo.
Lenine, Hitler e Mussolini esculpiram uma estética que Benjamim resumiu a propósito da Revolução Francesa : na tarde do primeiro dia de combate verificou-se que em vários locais de Paris , independentemente e no mesmo momento, se tinha disparado contra os relógios murais. Depreende-se que tenham ficado todos com a mesma hora, tão evidente foi a suposta sincronização.
Este insignificante vol d'oiseau teve por alvo ilustrar uma convicção antiga da psicologia social: a identidade das multidões, das "massas". Era bom mas acabou-se, e é hoje ridículo ouvir caboucos definir a política como " comunicação de massas". Nunca foi - é a arte de governar a cidade - e já não há "massas".
O que há hoje? Uma miríade de pequenos grupos que pontualmente exibem interesses comuns. A torrente informativa impede a formação reticular das antigas "massas" - Gramsci não conseguiria escrever hoje o seu código de influência. A genética da politeia sucumbiu, naturalmente, à luta inter-grupal. Mas tempos difíceis acordam memórias distantes.
2009 vai opor uma encenação para o poder ( Sócrates e Passos Coelho) a uma conquista da cidade ( MFL). Vamos ver.
(cont.)



 

posted by FNV on 5:51 da tarde # (1) comments

STASIS BENFIQUISTA:

Uma das coisas fascinantes no Sobrinho da Tia Lola é aquele ar de quem acabou de chegar. Hoje teve "desde o início a sensação de que a equipa não estava bem posicionalmente".

 

posted by FNV on 1:04 da manhã # (5) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012