Mar Salgado

sexta-feira, janeiro 20:

A VERDADEIRA 11ª TESE SOBRE FEUERBACH: Nada de interpretação, mudança das coisas. Assim, os penalties marcados a favor do Benfica são "discutíveis" não porque o adversário não tenha jogado a bola com a mão, mas porque ela ressaltou sempre, involuntariamente, em qualquer parte da anatomia do inocente prevaricador: o joelho, o calcanhar, a costela, o córtex pré-frontal, etc...
 

posted by FNV on 10:32 da tarde #

POEMA ELEITORAL:

"Anos a mais, má forma, discurso recorrente
Em minha perdição se conjuraram
O Soares, o Jerónimo e o Louçã sobejaram
Que para mim bastava o Alegre somente

Alma ruiva gentil que vais partir
Tão tarde desse palácio descontente
Repousa lá em casa eternamente
Que a gente cá na terra não fica triste

Cinzento vai para Belém
Cavaco descendo a Avenida
Vai á primeira e não à segunda

E se vires que pode merecer-te
De alguma coisa a dor que à esquerda ficou
Da mágoa das eleições que perdeste
Roga a Deus, que teus votos encurtou
Que tão cedo não voltemos a ver-te
Quão cedo o Cavaco te derrotou

Estavas calado Cavaco, eleito em sossego
De tua vitória colhendo doce fruto
Naquele engano político cego e ledo
Que a imprensa não deixa durar muito"
 

posted by Neptuno on 5:52 da tarde # (5) comments

DISFUNÇÕES SEXUAIS: Segundo parece, afectam mais de metade das mulheres portuguesas. E parece que é um cálculo por baixo... (sorry, mas não resisti)
 

posted by Neptuno on 5:46 da tarde # (1) comments

BOA DISPOSIÇÃO: Venho do Blasfémias onde o CAA está novamente no seu momento benfiquista. Indigna-se porque nenhum jogador do SLB foi convocado para a selecção B. A explicação é simples. Na nossa equipa principal só temos internacionais A: portugueses, franceses, gregos e brasileiros. Não contente com alegrar o meu dia com isto, o meu bom CAA ainda entrevê suspeição no anúncio do empréstimo do João Pereira ao Gil Vicente, na véspera de os defrontarmos. Teme o CAA que os futebolistas do Gil corram menos contra o Benfica porque lhes espetámos o João Pereira no balneário. Como dizia o Zé Carioca, ré ré ré!
 

posted by FNV on 12:12 da tarde # (6) comments

PASSAGEM ADMINISTRATIVA: Ter alunos que no final do semestre me oferecem, entre outras coisas igualmente boas, o Syrah do Esporão, só me pode incentivar a continuar. A beber.
 

posted by FNV on 11:58 da manhã # (13) comments

A TESE: "Cavaco ganhará porque os media divulgaram sondagens, que influenciaram o povo". Claro que em 1991 ninguém se lembrou dessa tese, mas como agora a descobriram, vale a pena recordar isto: em todos os momentos da modernidade ( coisa que se instala vagamente a partir de finais do século XVIII) sempre existiu da parte dos iluminados o momento psicótico. Esse momento cristaliza a fórmula do desprezo: se o povo me elege, o povo é astuto, se o povo se engana é porque foi enganado. Nada a fazer, são incorrígiveis. E repetem, incansáveis, o grito de Ernst von Salomon, o teórico do Freikorps, recordado por Sternhell: o que queremos não sabemos, o que sabíamos não queríamos.
Razão tinham Pinochet e Salazar, que dispensavam estas maçadas.
 

posted by FNV on 11:42 da manhã # (6) comments

UM BOM FIM-DE-SEMANA: Quando estudava em Coimbra, o fim-de-semana começava à quinta-feira - quando não à quarta ou à terça. Hoje as coisas são ligeiramente mais complicadas e quinta à noite ainda se esfola para se prepararem os árduos ofícios de sexta. É duro, mas a agradável companhia do Piano Blues do Canal 2 leva a crer que este será um bom fim-de-semana.

E, realmente, esquecendo o miolo do dia de amanhã, prefiro imaginar-me já na sempre animada tertúlia no Cepa Torta, ao fim da tarde (ganhando forças para a noite, altura em que me distrairei com o melhor humorista desta país, José Pedro Gomes, a coçar onde é preciso. Só falta decidir onde convencerei os acompanhantes a ir cear demoradamente).

Sábado ruma-se a Coimbra, na solene e habitual peregrinação eleitoral. Conta-se encontrar velhos amigos e recordar histórias velhas. Aguarda-se também com expectativa o convívio simpático com a restante tripulação, enquanto houver oh oh oh e uma garrafa de rum ou, pelo menos, permissão para nos abeirarmos dela. Para este ano vou mascarado de Procurador Geral da República Gordo: comprei uns óculos novos com um bigode igualzinho e andei a treinar um olhar triste que fará sensação. Levo também uns cd's. Ninguém me reconhecerá.

Domingo é o grande dia! Vota-se, dão-se uns abraços à velha malta das mesas da freguesia de Almedina, e ala para a grande almoçarada familiar. Ainda não sei bem o que será o repasto (parece que não é coelho de cebolada para que ninguém repita o prato à noite) mas será seguramente bom, animado e pleno de alegre cavaqueira.

O resto do dia será história: far-se-á um brinde ao 3º lugar de Soares (talvez dois ou três...); à falta de votos mandar-se-á um abraço ao Manuel Alegre pelo seu 2º lugar (pessoa tão simpática, que pena aquelas ideias...) e felicitar-se-á convictamente o vencedor logo à primeira volta por ter tirado Belém da esquerda e irritado profundamente todo esse lado da política portuguesa.

Depois, às 7h05, já fartos - como todos os portugueses - de eleições, períodos eleitorais, campanhas e poliquices, rumaremos a nossas casas, sossegados e satisfeitos, para aguardar o irritante toque do despertador das segundas-feiras, que porá enfim fim a um bom fim-de-semana.
 

posted by VLX on 1:40 da manhã # (6) comments

quinta-feira, janeiro 19:

OS CANDIDATOS: Se transportarmos os candidatos presidenciais para a nossa vida particular, o resultado será mais ou menos este:
Garcia Pereira: O vizinho incómodo, que se queixa de tudo e de todos e, sobretudo, da administração do condomínio. Na maior parte das vezes é um chato. Nas restantes, tem muitas vezes razão e gostamos de o ouvir.
Francisco Louçã: O primeiro namorado da nossa filha. Percebemos logo à primeira que ela está enganada e que se trata de um "tanguista". No entanto, o melhor é não dizer nada e deixá-lo desmascarar-se sozinho, sucumbindo a paixoneta no confronto com a dura realidade.
Jerónimo de Sousa: O antigo mecânico do bairro, simpático e de confiança. O problema é que se especializou em "bocas de sapo" e o modelo já não se fabrica.
Mário Soares: Aquele amigo culto, inteligente, interessante, que não o das confidências mas sim o da melhor companhia para gozar dos prazeres da vida. Não o convidaríamos para sócio mas seria sempre uma primeira escolha para ir jantar fora.
Manuel Alegre: O velho amigo dos grandiosos projectos que inúmeras vezes se conversaram mas que nunca se concretizaram.
Cavaco Silva: O cinzento mas mui competente e sério tecnocrata, que contrataríamos para dirigir a nossa empresa e podermos dormir descansados. Não iríamos jantar com ele mas precisaríamos dele para poder ir jantar com Mário Soares.
 

posted by Neptuno on 6:39 da tarde # (7) comments

O FILME: Se o homem comum - sem filiação partidária nem voto definido - se tiver convencido que a situação do país é grave, Cavaco ganha à primeira volta. Foi esta a arriscada estratégia que foi definida muito cedo. Como pode ela falhar? As campanhas eleitorais geram efeitos de familiarização difíceis de prever:

1) Ao longo desta, as incertezas sobre quem iria desistir, o aparecimento de Alegre e a própria duração da coisa, tudo isto gerou no homem comum a ideia de que o país talvez não esteja tão mal assim.

2) Ao contrário do que se quis fazer crer, os salvadores não concorrem a eleições: impõem-se antes e depois delas; dispensam-nas, até. A campanha criou ao longo do tempo a ideia de que todos têm qualquer coisa a dizer, todos têm igual valor.

3) A possibilidade de uma segunda volta alivia a decisão do indeciso. A dissonância cognitiva pode ser reduzida no horizonte temporal próximo. Dito de outro modo, a campanha desenvolveu e sublinhou a crença segundo a qual esta é apenas a primeira parte do filme: se correr ainda apanho o resto.

Uma maior dramatização da campanha de Cavaco poderia ter assegurado um campeão virtual. Porquê? Porque colocaria maior tensão no voto do indeciso, dando-lhe motivos suficientes para trair a sua tradicional área de voto ( nas presidencias é à esquerda). Soares sabe isso e como tal cavalgou, e bem, o perigo da subversão institucional. Como o mesmo não aconteceu com Cavaco, para além dos pontos 1, 2 e 3, o eleitor indeciso pode agora sentir-se mais liberto para, na primeira parte do filme, sentar-se no lugar que mais gosta.
Depois virá ou não o intervalo, mas isso é outra conversa.
 

posted by FNV on 4:32 da tarde # (2) comments

QUEM É QUE VAI EXCLAMAR "SAFA!" NA NOITE DE 22:

Cavaco, se ganhar à primeira.
Soares, se ficar à frente de Alegre.
Alegre, se Soares desistir amanhã.
Jerónimo, se tiver mais um voto que Louçã.
Louçã, se não houver 2ª volta.
Garcia Pereira, quando tirar o cachecol.
Sócrates, se Cavaco ganhar.
 

posted by FNV on 12:02 da tarde # (3) comments

LEMBRAM-SE?

Se és português
e amas Portugal,
dia vinte e três
não vais ficar mal.
 

posted by FNV on 11:38 da manhã # (0) comments

CÁ PARA MIM: Estas sondagens que dão como provável uma segunda volta são uma maquinação dos media/grupos de interesses/grande capital para mobilizar o eleitorado de Cavaco.
 

posted by FNV on 11:36 da manhã # (6) comments

NÃO SOU: O autor desse estranho grito blogosférico aí em baixo. Não o percebendo, aguardo esclarecimentos por parte de quem utilizou a minha password.
 

posted by FNV on 10:45 da manhã # (10) comments

Mar Salgado: !
 

posted by FNV on 9:42 da manhã # (5) comments

terça-feira, janeiro 17:

A NOTÍCIA DE QUE NINGUÉM QUER FALAR: Segundo as sondagens do DN (e TSF) de hoje (ontem), Manuel Alegre está perto dos 20% e Soares, o candidato do PS, não descola dos 11%. Ninguém comenta muito a coisa, as televisões fazem o frete e continuam a dar mais imagens de Soares do que de Alegre, mais importância a Soares do que a Alegre, mas os resultados das sondagens estão aí e ninguém, tirando Maria Barroso, pensa que são falseados.

É tão forte e tão alto que os portugueses gritam que não querem mais Mário Soares que eu, com alguma pesar, sou levado a pensar que não o fazem apenas por causa do candidato, como deveriam. É algo mais.
Os portugueses têm aproveitado as eleições, quaisquer que elas sejam, para se queixarem e varrerem aquilo que não querem: já aconteceu com Guterres, depois com Santana; ainda há pouco, nas autárquicas, com o PS; e agora, novamente, com o candidato presidencial do PS.

Hoje, todos os grupos sociais, todas as corporações, todas as profissões, todas as classes já foram desprezadas, insultadas e maltratadas pelo governo socialista - mesmo que, de cada vez, com o apoio egoísta e invejoso de todos os outros.
Mas como já todos levaram pela medida grande (com excepção da comunicação social e da classe política), quase todos se unem para combater este governo.

É bem certo que depois de 22 de Janeiro não haverá eleições tão cedo e por isso o PS poderá talvez respirar um pouco. Mas se não arrepia caminho na forma como tem tratado os portugueses - e uma vez que não haverá eleições que possibilitem a vassourada - sujeita-se a ser corrido à paulada.
 

posted by VLX on 12:55 da manhã # (34) comments

PORTUGAL É ASSIM MESMO: Acorda-se de um dia horroroso de trabalho e desaperta-se finalmente a gravata; ingere-se qualquer coisa para manter a linha, olham-se as notícias: um celerado disparou a sua dois canos sobre um agente. As autoridades, a algumas centenas de metros, montam um cerco à casa onde o facínora se refugia. Ninguém passa a barricada montada pelos agentes, a não ser os moradores...

Acorda-se definitivamente: os moradores podem passar? Em segurança? Só eles podem passar o cerco? E porque não também cargas e descargas?
 

posted by VLX on 12:30 da manhã # (0) comments

segunda-feira, janeiro 16:

SÓ PARA OCASIÕES ESPECIAIS: Conta Suetónio que os cavaleiros romanos celebravam o aniversário de Augusto espontaneamente e por unanimidade, atirando moedas no lago de Cúrio. Espontaneidade e unanimidade: eis como crianças à espera de doces se transformam em cavaleiros de Augusto.
 

posted by FNV on 12:33 da tarde # (4) comments

O PRÍNCIPE MAQUINISTA: Pacheco Pereira refere um aspecto em Jerónimo de Sousa com o qual estou de acordo e sobre o qual já aqui escrevi no Mar Salgado: a sensação de veracidade. Esta sensação, puxando a brasa à minha sardinha chamar-lhe-ia atribuição, é tanto mais interessante tratando-se de um comunista de escola. A Jerónimo é atribuída a condição de quem sabe o que é a vida da base de apoio do seu eleitorado, que é a tese de JPP; certo é que também o seu eleitorado lhe atribui autoridade para usar os chavões comunistas ( incluindo as técnicas comunicacionais), aquilo que JPP designa por língua de madeira. Estas duas atribuições estão na base da grande identificação entre líder e seguidores, pois que dinamitam a profecia de Maquiavel: neste caso o povo pensa que o príncipe é aquilo que realmente é.
Claro que isto reduz, talvez, a zona de incerteza de Jerónimo. Mas tendo em conta o envelhecimento natural do grosso do eleitorado comunista, que que não está para actualizações nem concessões, mais vale um pássaro na mão que dois a voar.
 

posted by FNV on 11:43 da manhã # (2) comments

ONDA DE CRIME E DOENÇA: No Sábado, assaltaram o carro de um amigo à porta de minha casa. Ontem, fui roubado na Luz. Chego a casa ainda a tempo de ver na televisão um surto de gripe das aves na Amadora...
 

posted by Neptuno on 11:28 da manhã # (3) comments

domingo, janeiro 15:

DAR À LUZ: O oposto, que não se deseja, seria "levar na Luz". Embora a esperança não seja muita - dadas as recentes exibições - espero que a Briosa me dê uma alegria hoje, perante o Benfica. Na bancada, já de vermelho e, porventura, com a conta bancária fortalecida, deverá estar o mercenário Marcel que, com futuro já garantido, se vem recusando a treinar e jogar pelo clube com que (ainda) tem contrato.
 

posted by Neptuno on 5:06 da tarde # (3) comments

TEM DE SER BOM: Zen and the Art of Motocycle, de Robert Pirsig, indivíduo que Steiner comparou a Bergson e a Proust, segundo diz ( não sei se é verdade) Julian Baggini. Foi publicado em 1974 depois de ter sido recusado por 121 editoras.
Depois digo qualquer coisa.
 

posted by FNV on 5:06 da tarde # (1) comments

E POR QUE MOTIVO OS GAJOS DA METEOROLOGIA NÃO AVISARAM, HEIM? A neve fez cancelar as acções de campanha de Mário Soares em Bragança stop mas o povo tal como no tempo da ditadura não se deixa enganar stop ou neva para todos ou não neva para nenhum stop.
 

posted by FNV on 5:02 da tarde # (0) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012