Mar Salgado

sábado, janeiro 10:

ÀS VEZES ACONTECE: Exceptuando o laudatório-adolescencial parágrafo final, muito bom o artigo de hoje de João Carlos Espada no Expresso de hoje. A ler.

PS: Muito bom também, e certeiro, o post do VLX. A não existir desmentido (o Expresso não é um qualquer pasquim de esquina), teremos dois pesos e duas medidas na Presidência da Républica. Normal.
 

posted by FNV on 10:39 da tarde # (0) comments

“FONTE PRÓXIMA DO PR AFIRMOU AO EXPRESSO": que Sampaio iria esperar que o processo Casa Pia chegasse ao fim para exigir o apuramento de responsabilidades e fazer rolar cabeças, podemos ler hoje naquele semanário. Uma das cabeças (ou a única...) seria, como o título da notícia claramente indicava, a do Procurador-Geral.
A notícia prossegue, tendo por base diversas fontes: “muitos socialistas”, “um assessor presidencial”, “fonte próxima de Sampaio” (corroborada por um “sampaísta”) e “um assessor do Presidente” (desconhecemos se será o mesmo que atrás se referia).
Uma vez que Jorge Sampaio já declarou não gostar do “anonimato” e seguramente que não quer ser visto como agente de pressão sobre o Ministério Público, particularmente neste processo, o mínimo que se exige é que venha de imediato a público desmentir toda a notícia. É que os comunicados do PR não se justificam apenas quando os ventos fortes fustigam a leste.
Talvez deva mesmo instaurar um pequeno inquérito interno para apurar de onde terão saído estas notícias, por forma a poder controlar as fugas de informação para a comunicação social, oriundas do Palácio de Belém e anexos.
Por uma questão de coerência.
 

posted by VLX on 5:29 da tarde # (0) comments

BRINCALHÕES, os homens portugueses que responderam ao questionário que dá alma à manchete do Expresso, "40% dos homens pagam para ter sexo".
Pode-se concluir que os restantes 60%, ou são virgens ou são mentirosos. Mas muito provávelmente, são ingénuos.
 

posted by FNV on 1:43 da tarde # (0) comments

LÁ TERÁ QUE SER: A antever mais um fim-de-semana dedicado à novel obsessão nacional: lá veremos pelas TV's o ministro da Justiça, o Dr. José Miguel Júdice, e o seu secretário de Estado, o Dr. António Marinho, perorarem sobre o tema. A Drª Celeste Cardona, que tem a pasta da Justiça no governo-sombra do CDS-PP, esforçar-se-á por acompanhar os colegas.

ALTA-FIDELIDADE: Quem quis ler o Diário das Beiras da passada sexta-feira, leu que um cão foi surpreendido a roer a mão do dono, morto desde o dia de Natal. O cadáver estava numa vala, perto da casa onde ambos viviam.
Este cão não morde a mão que o alimenta, come-a. E come-a porque, precisamente, ela já não o alimenta. Mas não será assim na vida? As nossas fidelidades não terão como destino alimentarem-se delas mesmas?
 

posted by FNV on 10:41 da manhã # (0) comments

DUST OF SNOW:

The way a crow
Shook down on me
The dust of snow
From a hemlock tree

Has given my heart
A change of mood
And saved some part
Of a day I had rued.

Robert Frost
 

posted by NMP on 7:21 da manhã # (0) comments

NOITE BRANCA: A alvura da neve que tudo cobre lembra-nos que, por vezes, a beleza singular está no que é indistinto. Na ausência de cor que dá brilho às formas. Com a ajuda da orgulhosa e resistente Lua uma luz intensa ilumina a noite clara. Serena, intromete-se por janelas e frinjas. Tudo embeleza, abençoa, limpa.
Noites assim são tempo de conversas íntimas com os nossos fantasmas, os que já partiram e os que connosco partilham todas as horas.
Serões destes são insubstituíveis. Convocamos amores, ódios, alegrias e tristezas. Momentos de euforia, tempos de desespero. Perseguimos razões, motivos, explicações. Em vão, porque o que buscamos está onde sempre esteve e depende apenas de nós.
Inventamos memórias através do talento de outros companheiros de exílio.
Percebemos cristalinamente o que nos têm dito: para valorizar a vida, superar a ausência, ultrapassar a dor é necessário aprender a gostar de estar só.
É uma noite em branco. Branca. Perfeita.
 

posted by NMP on 6:24 da manhã # (0) comments

O BOMBISTA-SUICIDA é, como se afirma neste artigo, a arma mais inteligente do Mundo. As causas para o crescendo de popularidade deste método ancestral e não exclusivo dos árabes são difíceis de apurar. A análise do artigo expõe a quase impossibilidade de caracterização do terrorista-tipo destas acções.
Sendo certo que não há outra forma de terminar com os bombistas-suicidas que não a superação dos problemas políticos que lhes servem de motivo, resta-nos por agora, perante grupos tão radicais como a Al-Qaeda, a vigilância e determinação.
 

posted by NMP on 5:57 da manhã # (0) comments

TENRINHO: Um cidadão bateu à porta do Mar Salgado pesquisando no Google "como adquirir facilmente carta de marinheiro". Ó meu amigo... as coisas não são assim... se ainda fosse a carta de condução...
 

posted by PC on 12:38 da manhã # (0) comments

sexta-feira, janeiro 9:

DUARTE BENAVENTE: Conhecem? Classificou-se em 7º lugar na geral de pilotos, no Campeonato do Mundo de F1 de motonáutica, organizado pela UIM. Correu durante o ano de 2003 pelo Atlantic Team, e coleccionou boas prestações nos diversos GP's, inclusive um 2º lugar.
O que eu gosto neste país alegadamente com falta de auto-estima (designação pós-moderna de "orgulho"), mas gosto mesmo, é a forma como suicidáriamente nos livramos do vital alimento. Tudo isto, bem entendido, ( Debord oblige) se passando na sociedade do espectáculo,
 

posted by FNV on 8:58 da tarde # (0) comments

WHATEVER WORKS, BABY: A cadela Forence, da Princesa Ana de Inglaterra, vai ter de recorrer a um psicólogo, depois de ter atacado pessoas e outros cachorros reais. Ofereço-me desde já para a tarefa. Assim como assim, já tratei cadelas piores.
 

posted by FNV on 7:48 da tarde # (0) comments

OS LABIRINTOS DE BOBBIO: Num estudo sob a direcção de Giancarllo Bosetti, que contou com a participação de Walzer, Dahrendorf, Vecca e outros, publicado em Itália em 1993, pouco depois da morte do mundo comunista, Bobbio concordava que a esquerda teria de levantar a cabeça: Muito bem; Mas para ir para onde?. O velho Norberto sabia que estas coisas das direcções são complicadas. Na sua autobiografia ( Laterza&Figli, Roma, 1997), que agora que o homem morreu, talvez venha a ser finalmente traduzida em Portugal, Bobbio discorre sobre os labirintos de uma forma que condensa um pouco o seu estilo: O que o labirinto ensina não é onde está a saída, mas sim quais os caminhos que não levam a parte alguma.
Um bom conselho de um homem de esquerda, para a esquerda.
 

posted by FNV on 7:14 da tarde # (0) comments

INVEJA! Sequeira Costa ao piano a interpretar Chopin e Rachmaninov causa, no mínimo, muita inveja. Se dissermos que os bilhetes custavam 10 euros por pessoa e que estudantes só pagavam 5, então ainda mais. Para não falar que os lucros revertiam para a Associação Sol.
Pois foi o que se passou ontem à noite, no teatro Académico(-Municipal) de Coimbra, integrado nos "concertos de Ano Novo" da Fundação Bissaya Barreto.
Resta-me aguardar ansiosamente a chegada de 2005...
 

posted by TRM on 3:52 da manhã # (0) comments

EXTRA! EXCURSÃO ORGANIZADA AO QM II!: O Mar Salgado não podia deixar passar em claro a notícia mais importante do dia. Hoje, a Rainha de Inglaterra inaugurou o Queen Mary II, o maior liner de sempre, com capacidade para transportar quase 3000 passageiros e mais de 1000 tripulantes (fotos aqui). Espera-se que tenha terminado a maldição que parece recair sobre o navio.
Segundo informou uma rádio nacional, a primeira escala da primeira viagem do QM II será no Funchal e os lisboetas também poderão avistá-lo durante algumas horas em Abril. O Mar Salgado, inspirado na obra de Fellini e consciente das suas responsabilidades sociais para com as populações do interior, tem a honra de informar em primeira mão que prepara uma viagem marítima, a preços módicos, para quem quiser ver ao vivo o QM II, incluindo uma visita, em mar alto, ao interior do mesmo.
Programa: o Mar Salgado partirá do Choupalinho, com descida do açude em raft e primeira escala no porto de Montemor-o-Velho, onde será servido um reconfortante appetizer de petinga frita. O Pequeno Saúl garantirá a animação a bordo até à Figueira da Foz. A nau rumará então a sul e lançará a âncora, para pernoitar, ao largo da Leirosa. Os passageiros beneficiarão de uma caldeirada a bordo, podendo depois inebriar-se com o perfume marítimo daquela costa, a que se juntará o aroma dos charutos açoreanos que alguns marujos graciosamente fornecerão. Para gáudio dos presentes, Jorge Gabriel abrilhantará a soirée com uma imitação inédita de Jorge Gabriel.
A âncora será levantada ainda durante a noite, prevendo-se que a intercepção do QM II se dê pela alvorada, ao largo de Peniche. O nosso Comandante simulará então uma situaçãoo de SOS, que lhe permitirá proceder à atracagem. Seguir-se-á uma abordagem amistosa, para confraternização com os bifes.
Os passageiros podem fazer-se acompanhar de cestinhas de verga repletas de queijadinhas de Pereira e pastéis de Tentúgal para venda a bordo do QM II, revertendo 20% do produto da mesma em favor do Mar Salgado, que destinará os montantes obtidos à beneficiação da garrafeira.
Durante a viagem, a segurança está a cargo de experientes profissionais. Publicaremos em breve o formulário das inscrições, mas aceitam-se, desde já, manifestações de interesse: lobosdomar@hotmail.com.
 

posted by PC on 12:02 da manhã # (0) comments

quinta-feira, janeiro 8:

SAMPAIO II: Para esclarecimento do nosso PC, gostava apenas de explicar porque não gosto de Jorge Sampaio:
Institucionalmente: penso que se contam pelos dedos de uma mão o conjunto de situações em que se destacou pela positiva, i.e., para além do normal e exigível. Assim de repente, lembro-me do discurso proferido na entrega dos prémios Nobel aos timorenses e de um discurso recente, em Espanha, sobre os entraves manhosos que os nuestros hermanos colocam ao investimento português no seu país. Para além disto e tal como disse o FNV, não mostrou curriculum que justificasse a sua eleição (embora este último aspecto fosse facilmente ultrapassável através de um bom desempenho).
Pessoalmente: algumas das situações em que, em minha opinião, falhou como presidente levam-me a não poder simpatizar com a pessoa. Refiro-me, por exemplo, à forma como pactuou com o desgoverno Guterres - quase não abriu a boca - e à sua passividade perante a degradação das instituições democráticas - quando o orçamento foi aprovado com o negócio limiano.
Para além disso, pretendeu repetir o referendo sobre a regionalização porque a maioria dos portugueses não decidiu como Sª.Exª queria, revelando pouco respeito pelo voto da maioria.
Finalmente - e abstraindo-me de acrescentar algumas ajudas pontuais ao partido - numa das primeiras entrevistas após a sua reeleição, revelou que já poderia falar outra vez sobre a realidade política portuguesa, uma vez que não o pudera fazer no último ano do primeiro mandato. Este último teria sido sacrificado ao superior desígnio da sua reeleição pelo que, mais não fez do que dizer "serenidade", de vez em quando, aqui e ali, representando-se a si mesmo e trabalhando para si - e não para os portugueses.
No entanto, atendendo à involução da nossa sociedade, temo que o pior ainda esteja para vir e que as razões acima apontadas se tornem risíveis perante o cenário que nos espera, no dia em que a geração bigbrotheriana ditar as suas leis.
 

posted by Neptuno on 10:16 da tarde # (0) comments

A MADAME DE ROISSY: Já não se trata da lição de francês arcaico que o meu amigo P.C. me deu, mas de outra, infelizmente menos graciosa. Depois do desastre do avião egípcio, uma senhora francesa estava sózinha nas chegadas internacionais. Tinha 70 anos e esperava toda a sua família, sete pessoas, que deveriam ter chegado, mas não chegaram. De repente, tornou-se a única pessoa viva da família.
Situações destas levam ao limite a ajuda e o aconselhamento terapêutico, e recordam-me sempre a história do último judeu sobrevivente do massacre de Plock, que reza a lenda, era mudo. O que se diz, o que se faz (exceptuando a inevitável admnistração de fármacos), com a Madame de Roissy? Quando e se eu for velho, os meus filhos e netos representarm, para além da teia de afectos, o meu horizonte temporal: viverei através deles, viverei deles. Por outro lado, como na senectude de Catão, a velhice iludir-me-à: já passei o pior, tudo o que virá, virá por acréscimo.
Esta Madame de Roissy, abruptamente, descobre uma traição perpetrada pela sua biografia. Descobre que nunca estamos seguros (por isso insisto, Séneca tinha razão: só podemos estar seguros do nosso passado), que somos substancialmente frágeis. Tão frágeis e inseguros quanto mais construimos com os outros.
 

posted by FNV on 10:10 da tarde # (0) comments

WER//654-Y/: Estás a ver P.C.... (esta repetição indecisa de posts prende-se com a palavra Sampaio).
 

posted by FNV on 9:33 da tarde # (0) comments

RTE(UL#"#)/2334: Estás a ver as coisas que consegues ensinar quando se fala do Sampaio? É por estas e por outras que temos tantas visitas.
 

posted by FNV on 9:24 da tarde # (0) comments

TOUCHÉ !
 

posted by NMP on 9:22 da tarde # (0) comments

AMIGO FNV, "empescher" é a forma arcaica de "empêcher"; o "s" transformou-se em acento circunflexo, como sucedeu também, p. ex., em "mâcher", "fête", "âpre", etc. (em português, "mascar", "festa", "áspero", conservam o "s" da raiz latina).
Em suma: personne ne veut t'empescher de pêcher (ni - cela va de soi - de pécher).

Serviteur,
 

posted by PC on 8:51 da tarde # (0) comments

MAV-25/ HBR3000: Penso que este título já estará mais em harmonia com o resto do post. Uma gentileza que retribui o verso do Maynard. Mas diz-me cá, ó P.C.: com empescher o sacana do Maynard queria-me mandar pescar robaloschs ou bacalhaussshcs?
 

posted by FNV on 7:22 da tarde # (0) comments

WILDE E MAYNARD: A por vezes enigmática relação entre os títulos e os textos do nosso FNV recorda-me uns versos de F. Maynard, que não gostava dos "écrivains obscurs": "Si ton esprit veut cacher / Les belles choses qu'il pense, / Dy-moi, qui peut t'en empescher / De te servir du Silence ?".
No mais, fico contente por o nosso VLX confirmar pessoalmente a certeza que eu tinha deixado no PS do meu post sobre Sampaio. Não esperava outra coisa.
 

posted by PC on 3:31 da tarde # (0) comments

A IMPORTÂNCIA DE SE CHAMAR ERNESTO II: Se PC ler bem o que escrevi compreenderá facilmente que as críticas que fiz ao comunicado não se devem ao facto de ele ter sido lido pelo Dr. Jorge Sampaio mas sim por ter sido lido pelo Presidente da República.
Daí que qualquer que fosse a área política ou a personalidade do Chefe de Estado que emitisse um comunicado daqueles (Freitas do Amaral, por exemplo, academicamente falando...), o meu texto seria exactamente igual. Ou pior, academicamente falando...
 

posted by VLX on 12:43 da tarde # (0) comments

A IMPORTÂNCIA DE SE CHAMAR ERNESTO: Num ataque de pretensiosismo, esclareço a blogosfera que não incrementei aqui no Mar Salgado nenhuma forte tendência anti-Sampaio, nem que, pelo facto de lhe não ter dado o meu voto, uma crítica minha tenha necessariamente de ser injusta ou tendenciosa. Este esclarecimento responde, se bem percebi (já não me arrisco a citá-lo), a parte do último post do meu caro amigo P.C.
Mas tenho, como vulgar cidadão, pouca simpatia pela forma como Sampaio tem exercido o cargo. Começa porque Sampaio apresentou como credenciais para ser eleito ter sido antifascista, autarca e advogado: há dezenas como ele. Sampaio, antes de ser presidente, não tinha exercido nenhum cargo governativo de relevo, não se tinha destacado particularmente em nenhuma área: científica, cultural ou artística. Depois, porque de facto, sempre que interveio como Presidente, limitou-se, qualquer que seja o tema, a pedir serenidade. Muito pouco para me merecer simpatia, muito pouco para me suscitar antipatia. Muito pouco, apenas.
 

posted by FNV on 11:39 da manhã # (0) comments

A MORTE ADMINISTRATIVA DO CENTRO: No post anterior mencionei que na política americana é cada vez mais importante assegurar o apoio dos aleitores fiéis. Esta evolução decorre da aplicação de uma recente legislação eleitoral que permite o redistricting.
Grosso modo, o redistricting consiste na possibilidade de redesenhar os círculos eleitorais a nivel local. Ou seja, os vencedores de eleições para governadores, representantes ou senadores têm vindo a propôr alterações aos círculos eleitorais dentro dos seus estados, aprovadas por câmaras dos representantes e senados que lhes são fiéis. Como resultado desta alteração o número de lugares da Cãmara de Representantes e Senado incertos diminuiu consideravelmente - o redesenho dos círculos é normalmente efectuado por forma a garantir a reeleição do actual representante ou senador. Calcula-se que apenas entre 10 a 20% dos lugares na Câmara dos Representantes serão alvo de eleições renhidas ou disputadas.
Um efeito perverso desta situação é que os actuais representantes passam a necessitar de satisfazer sobretudo os seus eleitores mais fiéis, a sua base eleitoral tradicional, não tendo necessidade de tentar conquistar eleitorado flutuante, porque este, graças à alteração do círculo eleitoral, não tem influência relevante no desfecho da eleição.
Salvo melhor opinião, este é um desenvolvimento muito negativo que tenderá a acentuar as divisões entre republicanos e democratas ou entre candidatos religiosos e laicos. O ambiente geral tende a radicalizar-se. E cada vez mais gente se alheará do processo político (sobretudo os que têm uma opinião moderada - que são sociologicamente muito relevantes).
 

posted by NMP on 4:58 da manhã # (0) comments

VAMOS AO QUE INTERESSA: No início desta semana Howard Dean foi capa simultaneamente da Time e da Newsweek. Este simples facto é uma demonstração cabal de que a sua candidatura está a ser cada vez mais levada a sério.
Dean tem tentado reinventar-se como um centrista contra o gun control e colocando nuances no seu discurso anti-guerra no Iraque (agora afirma que não é contra a utilização de tropas americanas em solo estrangeiro, apenas critica a opção estratégica de Bush de invadir o Iraque contra alguns aliados e algumas decisões tácticas posteriores). No actual estado das coisas é claramente pela manutenção dos americanos no Iraque (to clean the mess). Em suma, tenta adoptar uma postura presidenciável que não assuste os eleitores moderados, nomeadamente os do Midwest e Sul (que são normalmente decisivos nas eleições presidenciais americanas).
Resta saber se conseguirá desmentir a anedota que tem circulado pelos Estados Unidos: o candidato democrata preferido pelo establishment do Partido Democrata é Wesley Clark, pelos media é Hillary Clinton e pelos republicanos... Howard Dean.
Há, no entanto, alguns factores imponderáveis que podem ajudar a consolidar esta ascensão de Dean. Tem sido notável a forma como tem vindo a conseguir obter fundos através da Internet, mobilizando eleitores jovens e cidadãos normalmente desligados do processo político. O entusiasmo fervoroso que os seus ataques aos establishments republicano e democrata provocam. A notória raiva contra os republicanos e a Administração Bush, que colhe bem em largas franjas da população americana, num momento em que a política americana se torna cada vez mais dependente dos eleitores fiéis.
Todos estes factores podem revelar-se como muito favoráveis a Dean, numa altura em que há uma aparente predisposição dos eleitores para apoiar candidatos anti-sistema, como a eleição esmagadora de Schwarzenegger na Califórnia provou.
 

posted by NMP on 4:31 da manhã # (0) comments

É BEM VISTO, SIM SENHOR(A) ! Para arrumar de vez a questão, declaro que relativamente ao processo Casa Pia concordo com tudo o que seja escrito e dito sobre este caso, por quem quer que seja e onde quer que tal ocorra.
Adoptei uma nova atitude filosófica perante esta novela - como parece impossível evitar o tema, depois de ter tentado manter um prudente e razoável silêncio, passei a concordar com tudo e com todos. Com todas as opiniões, mesmo as que me pareçam (numa análise certamente superficial) aparentemente contraditórias, incongruentes, incoerentes, com segundas e terceiras intenções ou puramente manipuladoras.
Todos os dias surgem novos especialistas sobre a matéria, com tão profundos conhecimentos, argumentos tão sólidos e proposições de tal modo sensatas a propósito dos vários desenvolvimentos e dimensões do caso, que o problema só pode ser meu: deve-me estar a escapar qualquer coisa...
 

posted by NMP on 4:20 da manhã # (0) comments

MAS PORQUÊ? Há pessoas que não mudam. O PS consegue ter nas suas fileiras um típico exemplar desta espécie: Ana Gomes.
Ana Gomes faz exactamente o que não podia ou devia fazer. Abrir a porta a especulações. O discurso “segurem-me senão eu falo” é precisamente o que o PS não precisa. Vicente Jorge Silva diz que a chamam “inconveniente, inconformada e rebelde”. Se é inconformada e rebelde isso eu não sei, mas consegue, e muito bem, ser inconveniente. Ou como diz VJS “…É por isso que a tua voz incomoda e que querem calar-te, em nome do equilíbrio, da normalidade, do bom comportamento, da paz institucional.”.
Nem mais! Em nome do equilíbrio, da normalidade, do bom comportamento e da paz institucional….tudo aquilo que o nosso Presidente pediu.
 

posted by TRM on 4:06 da manhã # (0) comments

ENTRADAS DE SENDEIRO...: Já aqui saudámos o Causa Nossa, com a sua equipe de estrelas. Começou titubeante mas, sobretudo graças à prolífica actividade de Vital Moreira e à qualidade e acuidade da sua escrita, está a transformar-se numa nova referência da blogosfera pátria.
Antevemos interessantes discussões, algumas concordâncias e muitas discordâncias, sobretudo em matérias de política internacional: a medir pelo que foi escrevendo no Público, toda uma concepção sobre o estado do mundo pós-11 de Setembro nos separa. É uma novidade muito estimulante neste início de ano.
Outra boa nova foi a descoberta do Nortadas que, já há algum tempo, emite saborosas brisas vindas do lado direito. Saudações para estes novos navegantes do mar da blogosfera.
 

posted by NMP on 4:00 da manhã # (0) comments

MEU CARO NEPTUNO, obrigado pelas palavras amáveis. Quando quiseres desabafar sabes que me podes sempre encontrar na outra ponta do telefone.
Deixa-me no entanto avisar-te que apesar de, por vezes, estupidamente me armar em duro não sou o melhor alvo para provocar um ricochete.
 

posted by NMP on 3:43 da manhã # (0) comments

CARTA A NMP:
Caro Nuno,
Criticam-te por seres contido nos teus estados de alma, por calares o que pensas sobre o processo pia. O teu silêncio incomoda, porque com o teu silêncio não só não repercurtes como também denuncias as maquiavélicas manobras orquestradas para descredibilizar a justiça e todos os seus agentes. Este país apodrece na cobardia, na hipocrisia e nas jogadas de bastidores, que visam impedir que a justiça siga o seu curso. Baralhando aqui e divulgando ali. Querem que admitamos a tese da cabala. Querem que acreditemos que é um acaso o facto dos nomes ventilados no processo serem todos do mesmo partido? Querem que engulamos essa xaropada? Não, é demais!
Deverias falar para conferir seriedade a esta monstruosidade? Para que terá servido o discurso do PR senão para que tu e outros como tu se pronunciem?
Venho pedir-te que te cales! Que não o faças!
Eles querem que tu e os outros falem, esquecendo o que há de real. Que há de facto um processo judicial em curso o qual, com erros e virtudes, seguirá o seu curso e dará origem a uma sentença.
 

posted by Neptuno on 1:55 da manhã # (0) comments

JORGE SAMPAIO: Existe, no Mar Salgado, uma forte tendência anti-Jorge Sampaio, desde sempre liderada por Neptuno (onde o caso assume já dimensões quase pessoais) e, nos últimos dias, incrementada pelo FNV e pelo VLX. Dir-se-á que o facto é normal num blogue maioritariamente de direita, que certamente não engrossou o número de votantes de Sampaio nas duas eleições presidenciais precedentes. Será normal. Mas, ainda assim, a coisa irrita-me levemente, na mesma leve proporção em que apoiei a candidatura de Sampaio. Isto porque a esmagadora maioria das críticas que aqui lhe dirigem são injustas e tendenciosas. Os comentários sobre as cartas anónimas não podem, por isso, ser desligados desse contexto de animosidade.
Porém, a última intervenção pública de Sampaio no processo Casa Pia foi, efectivamente, um acto errado. Trata-se de um discurso contraditório e desarticulado, preocupado em afirmar que o essencial e decisivo não é a única mensagem substantiva que, de facto, se transmite. Dizer que "decisivo para o Estado de Direito e para a enorme dívida que a comunidade tem para com as crianças da Casa Pia, é, sim, que sejam criadas, de imediato, condições para que a acusação já proferida e as provas que a acompanhem possam vir a ser apreciadas por aquilo que elas valham - repito, por aquilo que elas valham -, e não pelos erros procedimentais, sejam da Acusação, sejam da Defesa, ou mesmo de magistrados judiciais" é uma banalidade sem fim; o apelo veemente "ao sentido de cidadania dos profissionais da comunicação social e dos agentes da Justiça, para que passem a actuar com a maior contenção e a maior reserva, no estrito limite do dever de informar e de dar informação, e assim contribuam para que os tribunais possam fazer aquilo que só a eles compete - administrar Justiça" é, apesar de justo, um voto esgotado pela repetição, que não justifica uma intervenção autónoma do Chefe de Estado.
Assim, e ao contrário do que afirma o meu querido Amigo VLX, o discurso do PR só é substantivo, infelizmente, nas entrelinhas. Na defesa da honra do cidadão Jorge Sampaio que, negando fazer, faz. Na defesa do prestígio do Presidente da República que, negando fazer, faz. Na crítica ao funcionamento das magistraturas que, negando fazer, faz.
Perante os factos de todos conhecidos, o PR perdeu uma oportunidade de ouro para dar o exemplo da serenidade e da correcção institucional a que tanto incita os outros: podia e devia ter emitido uma nota - não era necessária uma comunicação solene: que meios usará para declarar o estado de sítio? - onde dissesse aos portugueses: "Tomei conhecimento de que o meu nome foi envolvido num processo-crime em curso. Porque entendo que as notícias divulgadas põem em causa o prestígio e o respeito devido ao Chefe de Estado, comuniquei o facto ao Sr. Procurador Geral da República para que tome as providências que houver por legalmente adequadas".
E hoje estaríamos todos, muito saudavelmente, a reflectir sobre a actuação e a competência técnica do PGR.

PS: Estou certo de que os meus caros companheiros de embarcação mostrariam a mesma agudeza crítica que evidenciaram nos seus comentários se o discurso em causa tivesse sido proferido por um PR por eles eleito.
 

posted by PC on 1:04 da manhã # (0) comments

quarta-feira, janeiro 7:

CARTAS ANÓNIMAS: No mais recente e ridículo episódio da triste novela a que temos obrigatoriamente assistido há mais de um ano, o Dr. Jorge Sampaio prestou-se gratuitamente ao mais infeliz, desagradável e insensato papel que havia a distribuir no casting: o de liderar, ainda por cima como Chefe de Estado, a descredibilização do MP e dos Tribunais.
Fê-lo em comunicado lido para todo o país, em horário nobre e sabendo bem que nem o Procurador-Geral, pela posição que ambos ocupam, nem o Procurador-Adjunto, pela posição que detém no processo (mas também na Magistratura) lhe iriam ou podiam responder, ou sequer justificar-se.
Ao referir-se, muito claramente, a “erros” que podem enfraquecer a “credibilidade técnica dos seus responsáveis”, o PR lança uma acusação infundada e injustificada sobre todos os operadores da justiça neste caso concreto: sobre os advogados, os juizes mas, sobretudo (não é preciso, desta vez, ler nas entrelinhas), sobre os procuradores e o MP em geral. Fazendo-o, lança também na opinião pública a dúvida sobre o sistema e, particularmente, sobre a acusação (como ninguém antes tinha feito e, claro, na qualidade de Chefe de Estado).
O que é mais grave é que parece que o próprio PR tem dúvidas, a avaliar pelo penúltimo parágrafo do comunicado, dúbio e perfeitamente dispensável. Se o próprio PR tem medo de que existam “erros” que possam fazer enfraquecer a credibilidade dos responsáveis e, em consequência, da justiça, e que isso possa levar até à condenação de inocentes e absolvição dos culpados, o que dirá o homem comum sobre este processo? Que credibilidade poderá ter o processo? Pior: o que dirá o homem comum sobre qualquer processo em que esteja envolvido? Que credibilidade poderão ter quaisquer processos?

Dir-se-á que se justifica a intervenção do PR pela violação do segredo de justiça e pelo facto do seu nome ter sido manchado. Não entendo assim: não acho, desde logo, que possa existir fundamento para que o Chefe de Estado fira, mesmo que ao de leve, o crédito deste (ou de qualquer outro) processo e o dos seus intervenientes, quaisquer que sejam as posições que ocupem. O cuidado que ao PR se exige nas suas mensagens sobre o assunto deveria ser enorme e tal que elas nunca pudessem permitir uma interpretação que apontasse ou se dirigisse ao descrédito dos intervenientes e do sistema judicial que temos. Além do mais, o PR não devia ignorar que, com as suas declarações, no minuto seguinte (ou trinta, que fossem...) surgiriam outros a atrelarem-se às suas dúvidas, aumentando-as e fazendo-as suas e dos seus, num aproveitamento claro e inequívoco - esse sim, manifestamente ofensivo para o PR.
Não acho, também, que neste caso se mereçam mais comentários do PR sobre o segredo de justiça (sob pena, até, de ele não falar de outra coisa).
Resta a dita carta anónima. Mas ela também não justifica o comunicado. Uma carta anónima é, por definição, uma coisa abjecta, ignóbil e cobarde e ninguém acredita na mais ténue ligação do PR a este sórdido e repugnante caso.

Acontece que esta carta infame e asquerosa foi enviada ao juiz, que fez aquilo que unicamente podia fazer: remetê-la ao Procurador-Adjunto titular do inquérito. Este recebeu-a no processo e tinha uma de duas coisas para fazer: ou a mantinha lá, ignorando-a como coisa vil e inacreditável que é, ou a mandava desentranhar do processo. Mas sempre teria de a ela fazer referência no processo.
Independentemente de qualquer posição jurídica sobre o assunto, tenho a certeza absoluta de que a manutenção da carta anónima no processo, mesmo que por hipótese isso constitua um “erro” e a carta seguramente uma ofensa para o PR, em nada contribui para o descrédito do processo ou do MP.
Julgo até que contribuiria mais para o descrédito do processo a existência de um despacho onde o MP mandasse desentranhar e destruir de imediato “o documento de folhas x e y”: cairia o Carmo e a Trindade, como toda a gente a pretender saber de que documento se tratava, se o MP estaria a proteger alguém ou a destruir um documento onde se provaria a absolvição de algum dos arguidos...
Percebem-se mal, por isso, as referências no comunicado à possibilidade do descrédito do processo por causa desta mísera e miserável carta, de teor perfeitamente inconcebível. Tão inconcebível que a dita carta não consegue ser ofensiva, não tem o menor interesse para o processo ou para a opinião pública e seguramente que não sustenta a demorada discussão que estranhamente sobre o assunto se está a fazer há quase uma semana.
Mas que a manutenção deste debate parece interessar a muita gente, isso parece...
 

posted by VLX on 11:52 da tarde # (0) comments

AGORA MAIS A SÉRIO: Este editorial do FT vem fazer um ponto de ordem num debate que há meses surgiu na Europa, com bastante eco na blogosfera lusa.
Esta discussão teve agora mais uma infeliz evolução: a decisão da Comissão Europeia de congelar a organização de um seminário sobre o anti-semitismo que seria levada a cabo conjuntamente com organizações judaicas.
Esta atitude é uma reacção a um artigo muito crítico conjunto dos líderes do Congresso Mundial e Europeu Judaico relativamente ao comportamento recente da Comissão Europeia quanto à questão do anti-semitismo, nomeadamente quanto à não publicação do relatório do European Union Monitoring Centre on Racism and Xenophobia. Neste artigo os líderes judaicos sustentavam, entre outras coisas, que "Há duas formas de comportamento incorrecto, por acção ou omissão. A Comissão Europeia pecou das duas formas." (infelizmente este artigo de 4 de Janeiro está nos arquivos do FT com acesso condicionado a assinantes).
A generalizada oposição das opiniões públicas europeias às políticas de Sharon tem vindo perigosamente a deslizar para um crescendo do anti-semitismo. O passado europeu (incluindo o português) aconselha a que mantenhamos o espírito alerta.

P.S. - Uma saudação para o Rua da Judiaria que muito tem feito para contribuir para este debate e para o aumento do conhecimento da cultura judaica. Uma maior informação sobre a religião e cultura judaicas é certamente um poderoso antídoto contra o anti-semitismo latente.
 

posted by NMP on 5:24 da manhã # (0) comments

POST SELVATICAMENTE POLITICAMENTE INCORRECTO: Esta cabala internacional contra os padres católicos norte-americanos deve ter sido fruto do espírito persecutório de algum procurador judeu.
 

posted by NMP on 5:12 da manhã # (0) comments

O RALO: No caso da pia tudo o que se tem dito num momento tem sido atirado no momento seguinte, pelos próprios declarantes, para o ralo. Apela-se à serenidade e de seguida descontrolamo-nos. Faz-se votos de silêncio para depois nos lançarmos numa espiral de declarações e comentários descabidos. Fazem-se declarações de confiança na Justiça que precedem levantamentos de suspeitas sobre os seus agentes e o sistema judiciário.
Não tenho comentado o processo da Casa Pia porque ele tem vindo a confirmar aquilo que desde o início suspeitei e aqui expressei: tudo o que se torna público neste processo é apenas puramente instrumental, com intenções manipuladoras, algumas complementares, outras conflituantes entre si. E eu não quero colaborar nisso - mesmo comentários de boa fé são apenas fruto de um conhecimento da realidade e dos factos peneirado por esta cacofonia e manipulada informação.
É óbvio que a divulgação pública selectiva de nomes apenas ligados ao PS tem como intenção descredibilizar o processo. Ninguém de bom senso acredita que os potenciais tarados se concentraram todos num lado do espectro político. E a inclusão, por exemplo, do nome do Presidente da República e do comissário europeu entre outros é apenas ridícula e disparatada (e como tal devia ter sido tratada).
Lá chegará a hora em que outros nomes, de outras áreas políticas, surgirão. Os manipuladores (os de agora ou outros) e a turba, irmanados neste deprimente espectáculo de voyeurismo e cobardia delatora e insultuosa, manifestarão a sua hipócrita indignação sobre essas novas revelações. Uns jurarão que se manterão em silêncio para permitir o trabalho dos tribunais, outros descobrirão um novo combate das suas vidas. A TVI (ou quem sabe outro canal qualquer) fará novas caixas, venderá mais publicidade, produzirá mais telejornais terceiro-mundistas de duas horas. E no final, tenho as maiores dúvidas de que estaremos mais próximos de apurar o que realmente se passou com as crianças da Casa Pia que foram violentadas ao longo de anos.
E então, como agora, manteremos o mesmo silêncio, num misto de pudor e de vergonha, de quem não tem nada a acrescentar de relevante ao muito (demasiado) que se comenta.
Como escreveu há uns tempos a clarividente Charlotte este é um daquele momentos em que todos falam, mas ninguém parece querer dizer o pouco que importa.
 

posted by NMP on 4:05 da manhã # (0) comments

A CARTA ANÓNIMA: Uma carta anónima não se relê, não se regista, não se guarda, não se considera, não se apensa, não se publica nem se comenta. Deita-se pura e simplesmente para o caixote do lixo (de preferência depois de passar por um triturador de papel). Onde pertence por direito próprio. Porque uma carta anónima não passa disso mesmo: um pedaço de esterco.
Quem não compreende isto, não tem sequer consciência que liberdade rima com responsabilidade.
 

posted by NMP on 3:55 da manhã # (0) comments

AS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ II: ( hoje a nau está muito harmoniosa) Ao post do nosso P.C., impecávelmente sintético e corosivo, como eu gosto, e que colhe a minha total concordância, só falta acrescentar que o Prof. Freitas, desta vez (quando o poder cair na rua), não vai estar a redigir a sua tese de mestrado algures em Sesimbra.
 

posted by FNV on 1:27 da manhã # (0) comments

terça-feira, janeiro 6:

AS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ: Antes de tomar o primeiro café da manhã, ouvi em directo o Prof. Freitas do Amaral expressar veementemente a sua solidariedade para com o Presidente da República. No tom catastrofista que sempre o caracterizou (e nisso foi um visionário, porque não existe hoje intervenção política pensável sem fado de faca e alguidar), o Prof. Freitas do Amaral lá foi discorrendo sobre o perigo iminente que ameaça o Estado de direito e o risco de o poder cair na rua (apesar de tudo, há medos que não mudam). Depois, concluiu (cito quase exactamente): "temos que fazer, colectivamente, alguma coisa, nem que seja preciso vir para a rua em manifestações". Respeito a opinião do cidadão e o seu desejo de intervenção cívica. Mas o Prof. Freitas do Amaral, agora como em 1986, continua a corporizar aquilo que eu não gosto num político. E isto já nem se pode levar à conta da imaturidade, pois em Abril completam-se 30 anos sobre o início da sua vida política.
 

posted by PC on 11:55 da tarde # (0) comments

ESPERTEZA SALOIA II: Aguardo com impassiência o regreço da Estrela ao firmamento, digo par...lamento, onde será obesequiada com ímpares manifestações de solidariedade por parte dos ceus correlegionários, num são tumulto emossional que, normalmente, é dispensado aos camaradas que têm problemas com a justissa. Na mesma ocasião, será levada a cabo uma colecta destinada a conseguir juntar os draconianos 6 mil Euros que um torcionário de beca lhe centenciou.
 

posted by Neptuno on 11:55 da tarde # (0) comments

A CABALA: Já por diversas vezes (ad nauseam, mesmo) aqui discorri sobre a interligação entre défices de cidadania, irresponsabilidade reinante, esperteza saloia, jornalismo selvagem, corporativismo mafioso e mau funcionamento da justiça - quais cavaleiros do nosso apocalipse. Penso que sempre acabei por eleger como "chefe do bando" o funcionamento da justiça o qual, a acontecer bem, eliminaria em grande parte os demais: a efectiva responsabilização de quem incumpre ou prevarica - seja no âmbito da sua actividade profissional ou social - mudaria certamente os comportamentos e daria um contributo inestimável para o exercício da cidadania. Pelo menos tão grande como o contributo do mau funcionamento da justiça para a degradação social a que assistimos.
E era contra isto que o nosso PR deveria ter discursado e agido, na medida dos seus poderes. Não contra a notícia e respectiva divulgação pelos meios de comunicação social - já que se trata, efectivamente, de uma notícia - mas sim contra o inacreditável facto que lhe dá origem.
Penso que, infelizmente, o PR passou aos portugueses uma mensagem bem mais desmoralizante do que as previsões económicas do Banco de Portugal: a de que não há muito a fazer a não ser lamentar toda a desgraça em que se tornou a justiça (?) e apelar à razoabilidade (ou será clemência?) de "alguém" ou de um fantasmagórico "sistema" de que todos somos reféns.
 

posted by Neptuno on 11:21 da tarde # (0) comments

ESPERTEZA SALOIA: Agora é a Srª Edite Estrela, que em tempos ensinava a lingua portuguesa na RTP, num programa do qual o meu tio-avô Aurélio era grande fã, que não pela semântica propriamente dita, que se vem chorar de mais uma decisão judicial: que foi "perseguida", que "julgava que um juiz era uma pessoa imparcial", e outras aleivosias. Haverá um boy ou girl socialista que assimile uma decisão judicial sem invocar uma conspiração entre Thor e Vixna?
O povo quer acreditar que sim. Eu também não.
 

posted by FNV on 10:47 da tarde # (0) comments

PRESSENTIMENTO: Não sei porquê, mas parece-me que a (des)propósito de uma entre muitas delusions paranoide-litigantes além-túmulo do ícone das sopeiras em todo o mundo, a Srª Diana de Gales, vai chegar ao Mar Salgado mais uma alfinetada à familia real britânica...
 

posted by FNV on 8:52 da tarde # (0) comments

LUTADORES DAS SEXTAS-FEIRAS: Diz a lenda que greve vem da palavra francesa gréve, designando o cascalho arenoso das margens do Sena, onde na Paris novecentista se reuniam os desempregados vítimas dos despedimentos selvagens de então. Deve ser para respeitar a tradição lúdica que a primeira greve do ano, a da função pública, está marcada para uma sexta-feira de weekend prolongado. Aliás, dada a avareza do calendário celebratório de 2004 (coincidência da maioria dos feriados com os Sábados e Domingos), não é preciso ser bruxo para perceber que médicos, enfermeiros, professores, pessoal das lojas do cidadão e demais serventuários leais e dedicados do Estado e de todos nós, vão fazer coincidir as suas greves com as sextas ou segundas-feiras. Ainda é cedo para ir à praia, que bem que se está no campo, Maria...
 

posted by FNV on 7:31 da tarde # (0) comments

ESTOU em Tora Bora, em missão que não posso especificar... Conto poder voltar ao convívio dos estimados leitores amanhã ou depois.
 

posted by NMP on 5:19 da manhã # (0) comments

PERDEU-SE um Comandante, algures entre os Pirinéus e Washington D.C. Quando foi referenciado pela última vez, trajava um casaco de couro e proverbial boa disposição. Dão-se alvíssaras (embora de montante modesto, compatível com a frugalidade da tripulação) a quem fornecer informações úteis sobre o seu paradeiro. Aos eventuais achadores, pede-se e garante-se sigilo sobre as circunstâncias do achamento.
 

posted by PC on 3:18 da manhã # (0) comments

LUA-DE-MEL: A agência espacial russa (Rosaviakosmos) anunciou que por 40 milhões de dólares há lugar para um casal passar a sua lua-de-mel no espaço, a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).
Algo me choca nesta notícia (além do facto de haver casais dispostos a pagar 40 milhões de dólares pela sua lua-de-mel, obviamente!). A que ponto vai o desespero de um País, ou até que ponto o capitalismo se tornou selvagem, para que projectos internacionais de cariz científico e exploratório se convertam em projectos turísticos! Acredito que as dificuldades orçamentais sejam muitas e manter um projecto aeroespacial não deve ser barato! Mas a que preço? A cooperação espacial, versão moderna da corrida ao espaço, é o que resta da competição entre países pelas últimas fronteiras, mexe no orgulho nacional e recorda-nos épocas de glória, tal qual a epopeia das descobertas. Ao colocar em jogo o lucro retira-se a pureza destes desafios, o que mantêm de belo.
Resta-nos esperar que os recém-casados tenham o bom-senso de aplicar o seu dinheiro noutro lugar. Eu pelo menos não iria achar piada se Vasco da Gama a caminho da Índia, além da S.Gabriel, S.Rafael e Bérrio tivesse levado uma caravela extra com um casal em lua-de-mel, estilo cruzeiro!
 

posted by TRM on 2:46 da manhã # (0) comments

PRIMÍCIAS: Nunca fui dado a balanços, muito menos em datas convencionadas. Há neles alguma coisa de merceologia que me estranha. Gosto de pensar na vida como "um longo rio tranquilo", livre de check points regulares. Mas sempre fui dado à celebração das amizades, também nas datas convencionadas. Por isso, no primeiro post de 2004, quero dar um forte abraço a todos os lobos do mar: ao Nuno, que me engajou, ao Neptuno, ao Filipe, ao Vasco e ao Tiago. Nestes meses de navegação, o Mar Salgado serviu para apertar ainda mais os nós das cordas antigas.
Já abundam por aí as selecções, umas mais Reader's Digest, outras mais interessantes, outras mais interesseiras, dos "melhores blogues" de 2003, e de óscares e outros prémios. Aqui no Mar Salgado, a tripulação não se dedicou a distribuir prebendas que ninguém pediu, e eu não serei o primeiro. Mas segue, para alguns, "aquele abraço" à moda do Gilberto Gil, sem razão, como quem diz: entre o que passou e o que vem, tu acompanhas-me.
Ao Américo de Sousa, que converte alegria e elegância em arte retórica.
Aos indiscretos, onde aprendo e relembro o que verdadeiramente interessa.
Ao Miguel Nogueira, a quem invejo a concepção do blogue (e que conseguiu suspender o meu ódio aos plumíferos).
Ao Francisco Amaral - ele sabe porquê.
 

posted by PC on 12:33 da manhã # (0) comments

O CENOURA, como é carinhosamente tratado pelos amigos, vulgo o Presidente Sampaio, anda irritado. Normal, pois desde que foi eleito, no século passado, O Cenoura ou se irrita com jornalistas e populares, ou apela à serenidade e à auto-estima dos desgraçados portugueses, por dá cá aquela palha. Dir-se-ia um presidente ciclotímico, que alterna enfadonha e repetitivamente a irritação com a serenidade estimável. Uma cenoura plantada entre rabanetes e abóboras, portanto.
 

posted by FNV on 12:17 da manhã # (0) comments

segunda-feira, janeiro 5:

LE RÉGIME: O jornalista norte-coreano Hal Han Her Tok foi despedido do jornal onde trabalhava, pelo simples facto de ter escrito um livro onde conclui que a cobertura da ocupação militar do Iraque pelos principais jornais diários norte-coreanos não é objectiva. Tok chega mesmo a referir que essa cobertura não é neutra mas sim emotiva e patriótica - e donc anti-americana - ainda que à custa da desinformação dos leitores. Invocada a falta de lealdade para com a entidade patronal, Tok foi liminarmente despedido. Il faut faire quelque chose afin de permettre à Tok et à d'autres comme lui de s'exprimer livrement dans son pays, sans courir le risque de perdre son travail.
 

posted by Neptuno on 11:56 da tarde # (0) comments

VOTOS PARA 2004: Que do execrável facto negativo do ano 2003 - o caso pia - se possa extrair algo de positivo para o futuro (para 2004 não será exequível), i.e., que as pessoas se sensibilizem para a primordial necessidade de uma justiça que funcione, que daí aconteça o debate e que daí surjam soluções.
 

posted by Neptuno on 11:50 da tarde # (0) comments

INVERSÕES: Sampaio veio queixar-se aos portugueses de que o seu bom nome anda a ser manchado no âmbito do processo pia, com um inadmissível eco na imprensa. Não apontou responsabilidades ou medidas. Apenas um queixume.
Parece-me que os portugueses já têm problemas que cheguem, nomeadamente, o facto de alguns líderes não terem capacidade de analisar e agir, assumindo um papel de vulgar cidadão, queixando-se aos demais.
 

posted by Neptuno on 11:31 da tarde # (0) comments

ONDE É QUE JÁ OUVI ISTO? Numa aparentemente fidedigna gravação, Bin Laden explica, a propósito da situação iraquiana: não se pode dialogar com os ocupantes a não ser pelas armas. Além de vagamente familiar, esta afirmação revela finalmente os que os passageiros dos aviões do 11 de Setembro eram: invasores.
 

posted by FNV on 10:00 da manhã # (0) comments

domingo, janeiro 4:

COINCIDÊNCIAS: O preço do pão, mau grado o excelente nível de vida dos proprietários de pastelarias e padarias, aumentou 35%, aviões despenham-se, Bin Laden continua a monte, os negros pintam a cara de verde.
O ar deste planeta está cada vez mais irrespirável.
 

posted by FNV on 10:22 da tarde # (0) comments

DERBY: Sei bem que o nosso Comandante não vai muito à bola com o tratamento do tema nestas colunas mas julgo que não levará a mal que a ele hoje me refira, dado o interesse generalizado pelo jogo de daqui a bocado.
Com efeito, todo o país, sem excepção, está ansioso por conhecer qual dos dois maiores clubes da capital do antigo Império ficará com o mais alto lugar ainda em disputa no campeonato nacional: o segundo.
O resultado é importante não só pela relevância que traz à equipa vencedora alcançar o melhor lugar actualmente ao seu alcance no campeonato como também por poder acompanhar os actuais Vencedores da Taça Uefa à Liga dos Campeões do próximo ano.
Claro que, para mim, o assunto é irrelevante e o que resta de incerteza no futebol nacional já só me prende a atenção para saber em que bom lugar ficará a Académica. Na verdade, tanto se me dá qual dos dois clubes que hoje se defrontam irá, para o ano, além fronteiras, durante uns curtíssimos meses, fazer na Liga dos Campeões a figurinha a que ambos nos habituaram.
Daí que, sendo um observador completamente isento, atrever-me-ia a desejar que hoje ganhasse o melhor. Não o faço apenas para não vir a ser acusado de, com essa frase, estar aqui a prever, fomentar ou desejar um empate. A zero.
 

posted by VLX on 5:57 da tarde # (0) comments

SOBRE OS TÊXTEIS EM GERAL E AS RISCAS EM PARTICULAR: Como defrontar um adversário que se equipa de riscas verdes e brancas? Que significam essas riscas?
Ocorre-me logo a relação metafórica-geométrica entre as riscas horizontais da fatiota dos presidários e as riscas verticais das barras da prisão. Prado Coelho diria até que a risca horizontal do presidiário desconstroi derridaniamente o espaço mental da clausura, que por sua vez dilui meta-comunicacionalmente a vivência temporal do prisioneiro. Enfim...
O que interessa é que toda a gente sabe que riscas horizontais, embora com outras cores, são sinónimo de obstáculo: nos sinais de trânsito, nas passagens de nível, na sinalização fluvial, etc.
Mas riscar significa também, tanto na língua portuguesa como na francesa, cortar, suprimir, por ex., o nome de alguém numa lista de convidados de uma festa. Em alemão existe uma semelhança apreciável entre o termo streifen (riscar) e strafen (punir). Já na língua inglesa, stripe ( a risca do têxtil) organiza o verbo to stripe com o duplo sentido de despir e privar. Assim é natural que to strip off signifique riscar, barrar, excluir.
No latim de Ovídio e de Cícero, uma vez mais obsessivamente, encontramos a relação entre riscar e punir. Stria (risca, estria), striga (fila, linha, sulco), strigilis (ancinho, raspador) pertencem à família do verbo stringere ( apertar, riscar) que originou o verbo maravilhoso constringere, que significa aprisionar.
Enfim, este post pôs-me como o protagonista de um velhinho filme (1945) de Hitchcock, Spellbound ( A Casa Encantada): com fobia às listas e às riscas.
 

posted by FNV on 10:33 da manhã # (0) comments

COM A VERDADE ME ENGANAS: Hélder, capitão do Benfica e defesa central corpulento e trintão, em entrevista clarificadora ontem em A Bola: Dizem que sou lento, mas se virem os videos, ninguém passou por mim em velocidade. Precisamente, meu caro, precisamente.
 

posted by FNV on 10:29 da manhã # (0) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012