Mar Salgado

sábado, setembro 25:

A SEGUIR: A opinião do Comandante Zero acerca dos PPR / IRS, no insuspeito Contra Santana. Até agora, não podia estar mais de acordo (também não gosto de Bagão e também acho os benefícios fiscais dos PPR saborosos mas injustos). Espero com curiosidade o tratamento do problema de fundo (cabe num blogue?).
PS: Quanto ao nome e ao pórtico do blogue, acho que chegou a hora do Plano B. Tenho ideias para vender (a preços módicos, sem recibo).
 

posted by PC on 2:50 da manhã # (2) comments

sexta-feira, setembro 24:

OS ESPERTOS E OS LORPAS II: A proverbial prática política portuguesa de contornar os problemas sem os tentar resolver, encarando-os de frente, acaba inevitavelmente por multiplicar esses problemas. É como tentar tentar "tapar buracos" orçamentais com sucessivos empréstimos, cada vez mais elevados e gravosos, até ao dia do crash.
É sabido que, ao nível da remuneração de base, a política não é susceptível de captar os melhores se olharmos para os salários dos ministros, secretários de estado e deputados, e para o que se paga no mercado. No entanto, uma vez que temos os salários mais baixos da UE, ninguém tem a coragem política de ficar "colado" a uma decisão que suba aqueles salários, antecipando uma terrível censura eleitoral. Assim, tenta-se camuflar a compensação pela dedicação à causa pública com a ocupação de cargos em organismos e empresas do estado. Cujos salários são dos mais altos da UE...
Para além da questionável (falta de) legitimidade das nomeações para os referidos cargos (na escolha dos "premiados"), dos montantes que são pagos com os impostos de todos e das competências que são sobrepostas em certas administrações (quando um administrador político é mais um peso morto a carregar pelo administrador competente ou mesmo um obstáculo), é também chocante a falta de frontalidade dos principais partidos no abordar deste assunto. Todos o conhecem mas, como ambos têm "rabos de palha" o melhor é não falar no assunto e camuflá-lo, prosseguindo de nomeação em nomeação.
Encarando o problema de frente, os cargos políticos devem ser bem remunerados, a níveis do sector privado (se pensarmos que as pessoas não se chocam com futebolistas que ganham mais de 25 mil contos por mês em Portugal...). Os titulares de cargos em organismos e empresas do estado também devem manter o seu nível de remuneração, mas terão que ser e apenas profissionais competentes, que prestem contas ao accionista (ou dono) estado, aliviando a carga daqueles que, por mera influência política, se alimentam nessa incontrolada manjedoura.
Caso se pretenda uma solução mitigada (mais típica deste país), o ideal será manter os níveis remuneratórios como estão e criar um senado com funções consultivas, para onde seriam encaminhados os ex-governantes que não tivessem vida privada para onde voltar, no final dos respectivos mandatos. Este senado seria efectivamente assumido como uma compensação, pagando uma verba que assegurasse uma existência condigna aos seus membros, sem loucuras, obviamente. A verba para este senado seria facilmente obtida com a extinção dos "marajás" nas empresas e organismos públicos, que passariam a ser regidos com critérios já não exclusivamente políticos mas sim de competência e de contenção de custos.
 

posted by Neptuno on 4:37 da tarde # (2) comments

PROVÉRBIO POPULAR: Mais vale Celeste Cardona na CGD, do que Mira Amaral no Ministério da Justiça.
 

posted by PC on 10:53 da manhã # (0) comments

O MAR SALGADO é uma escuna pluralista composta por velhos lobos do mar de estilos, escolas e caminhos de vida distintos que navega diariamente na blogosfera. Cartas, pedidos de visitas a bordo e mensagens SOS para lobosdomar@hotmail.com.
 

posted by NMP on 3:33 da manhã # (1) comments

O MAR DE PAZ:

El mar, el mar y tú, plural espejo,
el mar de torso perezoso y lento
nadando por el mar, del mar sediento:
el mar que muere y nace en un reflejo.

El mar y tú, su mar, el mar espejo:
roca que escala el mar con paso lento,
pilar de sal que abate el mar sediento,
sed y vaivén y apenas un reflejo.

De la suma de instantes en que creces,
del círculo de imágenes del año,
retengo un mes de espumas y de peces,

y bajo cielos líquidos de estaño
tu cuerpo que en la luz abre bahías
al oscuro oleaje de los días.

Octavio Paz
 

posted by NMP on 3:31 da manhã # (0) comments

quinta-feira, setembro 23:

OS ESPERTOS E OS LORPAS: Parece-me consensual, entre as pessoas sérias, que Portugal precisa de uma "moralização" geral. Para além das necessárias reformas em quase todos os sectores da sociedade, é igualmente necessário motivar os cidadãos quanto ao cumprimento das suas obrigações sociais - nomeadamente, quanto ao pagamento dos seus impostos - acreditando que o fazem como parte de um todo, na construção de um país melhor.
No entanto e nas últimas décadas, a generalidade da acção governativa está pejada de maus exemplos, de "convites por escrito" ao incumprimento, à incredulidade, ao individualismo e ao desinteresse pelo colectivo. E quando deparamos com a pensão vitalícia de Mira Amaral e (caso se confirme) com a nomeação de Celeste Cardona para a administração da CGD, só podemos concluir que essa ainda é a prática dominante.
O impacto destes casos na população é o de criar a legítima dúvida sobre se vale a pena ser um lorpa cumpridor ou se devemos fomentar e almejar um estado de esperteza, daquele tipo que nos é tão ostensivamente apresentado por quem deveria dar o exemplo.
 

posted by Neptuno on 6:47 da tarde # (0) comments

quarta-feira, setembro 22:

CIRCO SEM PÃO: No editorial do Público de hoje, José Manuel Fernandes ("JMF") tece algumas considerações sobre o desempenho de Santana Lopes ("PSL") como Primeiro-Ministro afirmando, entre outras coisas, que PSL "gere o Governo como um catavento" - graças ao seu discurso contraditório e ao sabor das circunstâncias - e que PSL necessita de dar uma notícia por dia.
De facto, a exemplo de Guterres, PSL sabe que, de um ponto de vista eleitoral, o que importa é "aparecer" e não "fazer" (ou não fazer...). O importante é aparecer diariamente nas televisões, com pose e tom adequados ao assunto discorrido, na perspectiva do destinatário: o telespectador/eleitor.
O preço a pagar são algumas contradições, que acabam por ser assinaladas por jornalistas como JMF. No entanto, PSL pode dar-se ao luxo de ser censurado por JMF e por aqueles milhares que o lêem ou que também fazem a mesma análise, uma vez que o seu bom desempenho televisivo diário terá acolhimento em centenas de milhar.
Como se combate um político como PSL? Eleitoralmente falando, com um lider de oposição que faça uma marcação "homem-a-homem", isto é, contrariando o seu discurso e apontando-lhe as suas falhas e contradições televisiva e diariamente (Durão Barroso, por exemplo, foi um mau lider da oposição). Aparentemente a encomenda já vem a caminho, com a réplica socialista de PSL.
No entanto, se aceitarmos que a realidade eleitoral será um espelho da realidade televisiva, nesse caso estaremos a aceitar que dificilmente os bons políticos poderão ter sucesso eleitoral sem que sejam igualmente bons actores e estrategas de marketing. Em contrapartida, também estaremos a aceitar que políticos maus possam ter sucesso eleitoral, desde que sejam bons actores e estrategas de marketing. Em suma, estaremos a aceitar o primado da embalagem sobre o conteúdo.
 

posted by Neptuno on 6:16 da tarde # (3) comments

terça-feira, setembro 21:

HÁ SEMPRE UMA MÃO AMIGA*: Ouvi há pouco a Sra. Ministra da Educação asseverar que no dia 30 é que é: as famigeradas listas vão ser feitas "manualmente", depois de verificada a absoluta incapacidade de "um programa informático" fornecido por uma empresa particular ao anterior Governo.
Certeiro, portanto, o post de Neptuno sobre a irresponsabilidade das classes dirigentes (abaixo, "Crónicas de Tragédias Anunciadas"). Ainda assim, duas observações e um voto:
1) Trata-se do primeiro caso sério em que o actual Governo, tal como se esperava, se desculpabiliza com a anterior gestão, assegurada pelos mesmos partidos. Vinda de quem vem, a informação é certamente fidedigna e convém que, na hora de votar, o eleitorado não se esqueça dos atestados de incompetência passados pelos dirigentes da coligação de direita aos seus pares.
2) Surpreende que a Sra. Ministra não tenha esboçado sequer a intenção de pedir responsabilidades à empresa privada que forneceu o programa informático e que causou elevados prejuízos públicos e privados. É um assunto que seguirei, futuramente, com o maior interesse.
3) Faço votos para que, antes de dia 30, não surjam novos problemas técnicos na elaboração manual das listas - como, sei lá, uma súbita escassez de papel e tinta na 5 de Outubro.
*Titulo indecentemente roubado a um post da Ânimo sobre o mesmo assunto.
 

posted by PC on 11:16 da tarde # (1) comments

A RENTRÉE JÁ VALEU A PENA: A Ânimo tem uma nova casa, aqui (alerta ao Comandante para uma rectificação do nosso link). E a rentrée já valeu a pena por causa da série "Filha da Puta da Indiferença". Porque tornar os dias mais leves não é, necessariamente, um exercício de frivolidade: é também compromisso com quem tem dias realmente pesados. Como dizia o Américo, naquele seu jeito peculiar, bendita blogosfera.
 

posted by PC on 10:58 da tarde # (0) comments

CRÓNICAS DE TRAGÉDIAS ANUNCIADAS: Quando ruíu a Ponte de Entre-os-Rios, veio a descobrir-se que existiam vários relatórios que alertavam para a degradação dos pilares da ponte. Para além desses relatórios oficiais - que, obviamente, não colheram a devida atenção - também os utentes da referida ponte pressentiam a sua insegurança mas, de alguma forma, acreditavam que a situação não fosse tão dramática e que alguém (o Estado, a entidade pública responsável) velaria para que nada de mal acontecesse.
Num plano social, a generalidade das pessoas também se apercebeu, ao longo das últimas décadas, da progressiva corrosão dos principais "pilares" da comunidade: a evasão fiscal (toda a gente já participou em actos de economia paralela - sem factura - ou foge ou conhece alguém que foge aos impostos), a justiça que não funciona, o sistema de saúde que funciona mal e a degradação da educação em geral - pública e notória nos seus vários agentes, dos alunos aos governantes, passando pelos professores. Até que esses pilares ruíram.
No meio das ruínas em que actualmente nos encontramos ressalta um traço comum a todas estas desgraças: o sebastianismo. Esperar sempre que alguém resolva os nossos problemas. Que o Estado (que não é a comunidade organizada politicamente mas sim uma dezena de indivíduos que exerce o poder) "se mexa". Ora, neste momento, mais do que nunca, penso que o país precisa de uma cidadania activa. De "fazer" e "exigir que se faça" a quem tenha o poder para tal.
Resta saber se, como comunidade, não estaremos reféns da educação ministrada nas últimas décadas, qual "pescadinha de rabo na boca". Se, como comunidade, ainda teremos a capacidade de criticar, agir e exigir, ou se continuamos naquele registo indolente, triste, imobilista, individualista e de "deixa andar" com que nos temos deixado arrastar para o fundo do mar.
 

posted by Neptuno on 11:06 da manhã # (1) comments

CONVERGÊNCIAS: O braço de ferro entre a Turquia e a UE a propósito da intenção de recriminalizar do adultério continua. É curioso pensar que alguns dos que se manifestam mais veementemente contra a adesão da Turquia são aqueles que não desdenhariam de ter uma lei assim.
 

posted by PC on 5:30 da manhã # (2) comments

O CHATO FILOXERIFEANO*: Há umas quatro décadas atrás, Guilherme Figueiredo, no seu Tratado Geral dos Chatos, estudou com segurança a universal figura. Porém, não contemplou uma estirpe particularmente aflitiva: os chatos filoxerifeanos.
Estes indivíduos surgem em todas as classes sócio-económicas e caracterizam-se pelo desejo compulsivo de estabelecer um contacto informal e amistoso com as autoridades quando estas se encontram no desempenho das suas funções.
Muitos filoxerifeanos revelam a sua natureza, embora de forma inconsciente, logo na primeira infância: acercam-se inopinadamente de um agente da PSP e insistem em querer usar o seu boné. Ingénuo, o polícia cede graciosamente à abordagem, desejoso de evidenciar a boa relação das autoridades com a população em geral e as crianças em especial (complexo sinite-parvulos-venire-ad-me); mal ele sabe que esse acto de ternura pode catalisar o nascimento de um filoxerifeano, pronto para o chatear, a si e aos seus colegas, até à morte.
A fixação no boné emerge de novo alguns anos depois, quando o filoxerifeano estuda na Universidade e desfila nas festividades académicas, incorporando então as dimensões de chato postulante e de chato ofertante (Figueiredo, p. 54 e s.): agora, o pedido do boné ao agente é acompanhado da oferta encarniçada ("olhe que eu fico ofendido!") de um gole da cerveja ou do espumoso (em qualquer caso, tépidos) que tem na mão. Nesse momento, podem observar-se os efeitos perniciosos da chateação na vítima através de alguns sintomas típicos: sorriso amarelo, reviramento dos globos oculares na direcção do céu, exame minucioso das próprias unhas, abandono lento do local com as mãos atrás das costas e, em casos extremos, rendição ao pedido.
Ao longo da vida, o filoxerifeano vai-se definindo como espaventoso ou vermiforme.
O espaventoso, quase sempre ofertante, caracteriza-se por gostar de ser visto com um membro superior colocado por cima do comandante dos bombeiros que acaba de chegar de uma missão, ou por tentar trocar, em voz alta, mensagens em código, acompanhadas de piscadelas de olho, com os funcionários das finanças. Todas estas acções são acompanhadas de uma ligeira rotação de cabeça para contar as pessoas que presenciam o suplício da vítima.
Diversamente, o filoxerifeano vermiforme é um introvertido, de disposição tímida, e caracteriza-se pela pulsão inelutável que o leva a entabular conversas inúteis com a autoridade (exemplo paradigmático é o do vendedor de relógios ambulante que se aproxima de um polícia para lhe perguntar as horas). Mesmo que saiba onde fica Moreira de Cónegos, o vermiforme automobilizado não resiste a parar na estrada para pedir indicações à patrulha da BT. Em casos avançados, o vermiforme pára espontaneamente o carro numa operação stop, sem que ninguém lho peça, para ser fiscalizado; em casos extremos, estaciona numa zona proibida para se auto-denunciar e, simultaneamente, pedir a indulgência do agente. Entrevistados sob anonimato, vários vermiformes admitiram que se entregam à chateação para experimentar o prazer aliviado de contactar com autoridades e continuar em liberdade.
Como todos sabem, os filoxerifeanos causam enorme dano social, elevando para níveis altíssimos a ansiedade e o stress até ao grau de chaturação (Figueiredo, p. 29 e s.), a qual, por sua vez, provoca a ineficiência, a apatia e a irritação permanente das autoridades. Infelizmente, não se conhece terapia adequada, pelo que a prevenção é fundamental. Se o seu filho pedir o boné a um polícia, pense nas suas responsabilidades sociais e convença-o de que existe uma alta probabilidade de ficar algemado na esquadra. As autoridades, e o povo em geral, agradecem.
*Com a gratidão devida ao Prof. XB, Amigo desta nau, que me deu a conhecer a obra de Figueiredo.
 

posted by PC on 2:17 da manhã # (1) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012