Mar Salgado

sábado, dezembro 16:

MUDANDO DE ASSUNTO: Há anos que a Dra. Maria José Morgado discursa (nos jornais, rádio e TV), para quem a quer ouvir, sobre a praga da corrupção no futebol. Parece que, finalmente, lhe deram competências específicas sobre a matéria. Seguiremos atentamente o curso das investigações, esperando que do outro lado da montanha não esteja aquele ratinho nosso conhecido, com o velho cartaz entre as mãos: "Falta de Meios".
E que a Dra. Maria José Morgado tenha sempre presente o provérbio chinês: "quando o vento sopra tempestuoso, faz agitar todas as árvores".

 

posted by PC on 3:44 da tarde # (1) comments

MODINHAS: Hoje há uma festa de crianças cá em casa. Parece que a música vai ser tirada de uns discos com nome de hortaliça.
Já ninguém liga às modinhas infantis. É pena. Mesmo assim, vou ver se os ponho a cantar aquela: "A saia da Carolina / tem um lagarto pintado".

 

posted by PC on 3:40 da tarde # (0) comments

sexta-feira, dezembro 15:

ASSIM É QUE É:Sem os violentos falcões israelitas pelo meio, os palestinianos discutem as suas diferenças cordial e civilizadamente. O resto - tiros, assassinatos, pancadaria - é propaganda sionista.
 

posted by FNV on 6:49 da tarde # (2) comments

MUITO TRISTE: A notícia (?) principal da primeira página do "Correio da Manhã " de hoje.
 

posted by FNV on 6:00 da tarde # (0) comments

BACALHAU-LAGOSTA: Tenho no meu arquivo ( via Mark Kurlansky) uma fotografia de 1925 do sr. Agúst Olafsson, grumete de bordo do "Ver", com um bacalhau velho de 15 anos. O peso não está indicado mas deve andar pelos 30 kg. Os noruegueses tentaram em tempos a piscicultura do bacalhau, e com sucesso, pois parece que o peixe se dá bem ainda que a carne fique excessivamente brannca. Vem tudo isto a propósito de quê? É que este ano a qualidade média do bacalhau está uma desgraça, como oportunamente denunciou uma agência oficial: mal seco, mal salgado e o preço não baixa. Já que o bicho rareia, ao menos que o vendam em condições decentes.
 

posted by FNV on 5:36 da tarde # (0) comments

DIREITOS DA MULHER E SITUAÇÕES DA VIDA: Num processo de regulação do poder paternal (*), o ex-namorado recusou-se a contribuir para os alimentos do filho alegando que nunca o quis, que sempre insistiu para que a namorada abortasse e que, não tendo ela abortado, a criança é de sua inteira e única responsabilidade: ele não tem nada a ver com a criança nem tem de lhe pagar o que quer que seja ou mesmo de contribuir para a sua educação.

Deixando por ora de lado a qualificação pormenorizada da alegação torpe do tal ex-namorado, consideremos antes que a mulher, hoje, à luz da lei actual, encontra-se protegida, bem como se encontra protegida a sua maternidade, o seu filho, o direito a tê-lo. O argumento do imbecil, hoje, pode servir para muita coisa mas não o desobriga de contribuir para a educação do filho.

Se um dia vier a ser totalmente livre o aborto, como se pretende, talvez o argumento de que "lhe tinha dito para abortar e ela é que não quis" sirva para justificar não ter de contribuir para a educação da criança. Os que defendem o sim ao aborto livre e se dizem defensores dos direitos da mulher parecem não se preocupar com este tipo de coisas, com este tipo de consequências, com esta pressão enorme que se exercerá diariamente sobre todas as mulheres para que estas não tenham os seus filhos.
Mas provavelmente deveriam pensar melhor.

(*) situação verídica.

ps: a partir de hoje, vencidas que sejam algumas dificuldades informáticas pessoais e não obstante a minha crónica falta de tempo, começo a colocar textos sobre este tema também no blogue do não. Amável convite que muito me honra. Continuará tudo a estar igualmente nesta nau, pois adoro o aroma do seu casco.
 

posted by VLX on 4:47 da tarde # (5) comments

ROGER & OUT: Um problema no meu mail pessoal impede-me de responder a todos os amigos blogosféricos que me escrevem. Não levem a mal.
 

posted by FNV on 4:02 da tarde # (0) comments

ANTÍGONAS: A dr.ª Helena Dias treina as escolinhas de formação do Benfica, a sintrense equipa feminina do 1º de Dezembro e já treinou os homens do Cheleirense FC, tudo em futebol. Diz ela que " os homens recebem uma instrução de treino e cumprem, enquanto as mulheres são mais curiosas, querem saber as razões de cada exercício", podemos ler em "A Bola" de hoje. A drª Helena acha as mulheres mais empenhadas. Calculo que quando vêem um cartão amarelo ou vermelho ou quando os guarda-redes dão frangos, as mulheres não se calam até ficar tudo explicadinho. Quanto tempo demorará um jogo de futebol feminino?
 

posted by FNV on 3:47 da tarde # (0) comments

REDACÇÃO: Caçar gambuzinos é mais difícil do que caçar leopardos ou búfalos. Os gambuzinos não se vêem e, quando os escutamos, os ruídos que fazem não são deles. O povo aprecia bastante esta modalidade porque não exige grandes ferramentas e dá boas capas de jornais. Os gambuzinos também gostam de ser caçados porque não são apanhados. Enquanto os caçadores perseguem os gambuzinos, a restante bicharada entretem-se em folguedos silenciosos, razão pela qual esta modalidade venatória é muito apreciada pelos habitantes dos nossos bosques.
 

posted by FNV on 3:08 da tarde # (0) comments

ADVERSÁRIOS: César tomou Perúsia e não perdoou aos que tentaram desculpar-se: "Há que morrer". Depois derrotou, entre Milas e Nauloco, um Pompeio que tinha adormecido em má altura. O dr. Ribeiro e Castro faria bem em reler as memórias de Júlio.
 

posted by FNV on 2:54 da tarde # (0) comments

PROVÉBIO DO DIA: Anda burro nas couves.
 

posted by FNV on 2:52 da tarde # (1) comments

A COISA VAI. AOS POUCOS VAI...: Tenho para mim por certo que Fernanda Câncio (DN e Glória Fácil) anda tão transtornada e desorientada com a questão da liberalização do aborto (só ultrapassada por Ana Gomes) que estava para não mais a rebater, mas o meu sentido de humor é mais forte do que eu.

Fernanda Câncio insurge-se hoje no DN, muito violentamente, contra o cartaz do Não por este alertar para o facto de às dez semanas já bater um coração. "f" não nega o facto, mas considera a campanha do Não desonesta porque "grande parte dos animais vivos tem um coração que bate" o que não leva a que sejam reconhecidos como pessoas.
Discutir nestes termos pode ser difícil e não ter produtividade alguma mas não deixa de ser divertido e, nos dias que correm, um pouco de humor é essencial.

Eu já tinha sido levado a pensar que "f" não tinha bem a percepção da distinção entre seres humanos e restante bicharada, e por isso imagino que "f" sinta tanto horror pelo afogamento voluntário de uma ninhada de gatos como pela tentativa de se impedir que se destrua a vida humana intra-uterina por dá cá aquela palha. Mas faço votos de que um dia apreenda a diferença e, quem sabe, até mude de opinião.

(ps: felicito-a no entanto por já ter reconhecido que há vida. É um bom princípio. E enquanto há vida, há esperança...)
 

posted by VLX on 12:04 da tarde # (9) comments

O PAÍS QUE TEMOS: Acho simplesmente fantástico que as mesmas pessoas que geralmente se insurgem contra aqueles que tomam por certos os factos das imparciais acusações dos procuradores do MP ou das decisões dos juízes de instrução venham, agora, admitir como inabalavelmente verdadeiros os escritos de uma pessoa indiscutivelmente ressabiada e de credibilidade discutível.
 

posted by VLX on 11:36 da manhã # (0) comments

quinta-feira, dezembro 14:

"CRISFAL": "Crisma Falso", de Cristovão Falcão ( tese de Carolina Michaelis segundo A.J. Saraiva) aka Bernardim Ribeiro? Seja como for, aqui vai disto, estrofe 94:

E dizendo: - <<Ó mesquinha!
Como pude ser tão crua!>> -
bem abraçado me tinha,
e minha boca na sua,
e sua face na minha.
Lágrimas tinha choradas
que com a boca gostei ;
mas, com quanto certo sei
que as lágrimas são salgadas,
aquelas doces achei."
 

posted by FNV on 2:42 da tarde # (1) comments

PROVÉRBIO DO DIA: Mulheres e ferramentas de corte, acertar com elas é uma sorte.
 

posted by FNV on 11:51 da manhã # (1) comments

quarta-feira, dezembro 13:

O CORVO E A RAPOSA: O astuto governo está a tentar compor a coisa: se as sonorosas autarquias não engolem o queijo das finanças locais, dá-se-lhes mais " competências ". Leia-se, mais dinheiro. Tenho a impressão que, no final, o corvo vai acabar por ficar sem o queijo, mas mais "competente". Bom proveito.
 

posted by FNV on 12:41 da tarde # (0) comments

TRABALHADORES-ESTUDANTES: Acho bem, fartei-me de trabalhar enquanto estudava psicologia na minha Coimbrinha: teatro ( CITAC), política ( numa lista absolutamente independente), espectáculos ( ajudei a revitalizar o "&ETC"), experiências de comportamentos ordálicos ( sobretudo na auto-estrada para Condeixa), projectos de análise do impacto do jogo em populações jovens ( várias modalidades), comissões de verificação da qualidade de bebidas ( métodos comparativos margem norte/sul), e por aí adiante.
Ainda me recordo da compreensão do meu pai, que ao ver-me chegar a casa, madrugada já alta, me dizia não compreender como é que eu aguentava aquela vida.
 

posted by FNV on 12:30 da tarde # (7) comments

AS MÃOS SUJAS: A história do "ditador marxista" etíope Mengistu Mariam, ontem condenado em Addis Abeba, é bem maior do que o espacinho a que teve direito nos media portugueses. O chefe do Derg, que até estagiou nos EUA ( aprendeu a comandar tanques) , cumpriu a cartilha toda - nacionalizações, terror, morte ao imperialismo - com os recursos habituais: soldados cubanos e dinheiro soviético. Parece que só em assassinatos políticos o libertador atingiu a bela cifra de 10.000 desgraçados.
Mengistu fazia parte , nos anos 70, do imaginário revolucionário anti-imperialista /capitalista da esquerda europeia da baguette com manteiga. Muitos desses ainda hoje nos dão lições sobre liberdade e direitos humanos.
 

posted by FNV on 12:04 da tarde # (0) comments

terça-feira, dezembro 12:

CIRCUNLOQUIUM: D. Diogo Ortiz, Bispo de Viseu ( de Ceuta na altura) , em 1504, desenvolve a definição recolhida na Epístola de S.Paulo aos Hebreus: Fé é a substância das coisas que se esperam e o argumento das coisas que não se vêem. Divorciada do estoicismo - a máxima de Horácio nada pode num mundo que se subordina à certeza da criação -, ainda assim a elaboração de D. Diogo deixa espaço para a aliança da fé com a prática racional, como diz a editora da segunda edição do " Cathecismo Pequeno ", Elsa Silva, pioneira no tratamento científico deste texto.
Essa aliança organizava-se no "exterior" - " confessar pela boca ", ou seja, persuadir, explicar, convencer, trazer para a fé a partir da matéria que o cristão vê pela sua própria vontade. Estava aberta a porta para o mundo racional, já não bastava a autorictas. Um bom texto, actual, e uma boa edição ( Colibri, 2001).
 

posted by FNV on 11:58 da tarde # (0) comments

ONDE O PASSEIO ACABA: No Street Festival de Portland, uma equipa de investigadores do Transport Research Laboratory ( Inglaterra) montou uma experiência notável. Num pedaço de rua criou um espaço sem delimitação entre rua e passeios e sem marcações no asfalto. A intenção - "behavioural psychology's unexpected lesson for urban design" - é provar que, sem proibições ou orientações, a rua torna-se mais segura para peões e automobilistas: a velocidade do tráfego caiu 11km/h. O projecto baseia-se numa ideia holandesa dos anos 70, a woonerf, e é entendida filosoficamente como "espaço partilhado". Quem quiser saber mais faça o favor de consultar www.seedmagazine.com, edição de 8 de Dezembro.
 

posted by FNV on 7:49 da tarde # (0) comments

O CAMINHO FAZ-SE CAMINHANDO: Um francês e um americano ex-líder do Ku Klux Klan estão em Teerão a discutir algo que não podem debater no mundo ocidental ( sic). Fazem bem, não deve haver matérias tabu nem entraves ao desenvolvimento de teorias da conspiração. A atmosfera ocidental, comparada com a iraniana, é asfixiante.
 

posted by FNV on 12:05 da tarde # (0) comments

SAUDOSISMO E FUTEBOL: De acordo com a imprensa, o presidente do SLB anda pelo México para adquirir uma equipa de futebol denominada Tiburones Rojos. Terá inclusivamente feito uma proposta de adiantar 50 milhões de dólares para a construção de dois estádios em substituição do Estádio Luís "Pirata" Fuentes. Parece que os tais Tiburones terão ficado em 9º lugar no campeonato no ano passado e sido campeões do México em 1945/46 e 1949/50, o que indicia que este original negócio, mais do que um qualquer acto de pirataria, se trata antes de uma operação de saudosismo tão ao gosto dos benfiquistas. Que lhes faça bom proveito.
Por cá, o FCP dedica-se ao futebol a sério e ontem, quando já quase ninguém esperava, deu a volta a um resultado negativo e obteve mais uma excelente vitória muito importante para a concretização dos seus objectivos.
 

posted by VLX on 11:17 da manhã # (1) comments

OSSOS COM CARNE: Nietzsche dizia que o orgão sexual da mulher é o ouvido, mas isso é a perspectiva feminina. As mãos de uma mulher têm de ser a primeira coisa que nos desvia o olhar: longas, magras, nervosas, de qualquer cor. Assim desenhadas, usaremos o nónio para trabalhos auxiliares. Provavelmente Dunbar tinha razão, e do catamento simiesco herdamos a apetência por sonhos que falam, leia-se, mãos plenipotenciárias; maternais, malandras e despachadas, mas sempre longas, magras e nervosas.
 

posted by FNV on 12:15 da manhã # (1) comments

segunda-feira, dezembro 11:

INCOMPETÊNCIAS: Segundo o DN, este governo socialista lembrou-se agora de criar uma empresa para fazer aquilo que ao próprio governo compete fazer. Parece ainda que se essa empresa não fizer aquilo que a ela passará a competir fazer (e que será fazer aquilo que ao governo já competia fazer), pode essa empresa entretanto criada criar novas empresas para fazerem aquilo que a ela já competia fazer, e que era competência anterior do governo, e que nem este nem aquela fazem, por qualquer motivo que agora não compete apurar.
Essas ditas empresas, acaso venham efectivamente a desenvolver as competências que lhes são atribuídas por aquela outra a quem o governo delegou as suas próprias competências, podem cobrar-se ao governo por estarem a fazer aquilo que lhe competia fazer e não faz. A primeira também se deve cobrar, ainda que seja apenas para delegar nas outras as competências que lhe foram confiadas.

Tudo isto tresanda a disparate, a negociata e a incompetência pura. E ninguém se indigna?
 

posted by VLX on 3:50 da tarde # (2) comments

O REGRESSO DOS PATRULHEIROS: Quando Blair foi eleito, todos estivemos à vontade para falar do porte garboso e do sorriso de plástico. Já com a senhora Ségolène isso é terminantemente proibido: sexismo, machismo e outros crimes mais. Qualquer dia - ainda vem longe - um tipo tem mais liberdade de expressão em Cuba ou na Síria.
 

posted by FNV on 11:59 da manhã # (0) comments

DIFERENÇAS: A diferença entre matar por um ideal marxista e matar pela vontade do poder, ficará bem evidente quando Fidel se for. Messa altura comparem-se os epitáfios mediáticos e blogosféricos de El Comandante e de Pinochet.
 

posted by FNV on 11:54 da manhã # (0) comments

COUTADAS: Como neste assunto só me interessam aspectos laterais, aqui vai mais um:
Um senhor de uma Comissão dos Direitos do Homem ( ou coisa parecida), da Ordem dos Advogados, foi à TV defender o "Não" no referendo ao aborto. Lá falou o que tinha a falar, é a opinião dele. No www.causanossa.blogspot.com, Ana Gomes não perdeu tempo: "Mas quem é este personagem que se arma em especialista de direitos humanos?"
Se esta gente ( do "Sim") não corrige a mira, a coisa não se resolve em Fevereiro.
 

posted by FNV on 10:45 da manhã # (0) comments

(NÃO) APAGUEM A MEMÓRIA SELECTIVA: A casa onde em 1885 nasceu Aristides Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato, foi comprada em 2000 e verá 2007 sem ser transformada no museu prometido. A presidente da Fundação, a dr.ª Maria Barroso, queixa-se que não há meio de os judeus do Brasil " darem qualquer coisa " ( www.rtp.pt/ 2006-2-08), o arquitecto Alcino Soutinho também deve estar à espera de qualquer coisa.
Pior é a hipótese ( bem provável) de a casa-museu António Salazar, não muito longe de Cabanas de Viriato, ficar pronta bem antes do projecto Aristides.
 

posted by FNV on 10:00 da manhã # (0) comments

domingo, dezembro 10:

" A HOUND'S FOOD IS IN ITS LEGS ": Um Domingo no estádio, um sol quase tão untuoso quanto o troiano futebol da Académica. Já não há vendedores de castanhas, preteridos em favor de comida-lixo higienicamente empacotada, mas as guitarras ainda se ouvem quando as equipas entram em campo. Um filho ao lado, numa tradição também afável e vagarosa. No final, a doméstica injustiça do mundo, expressa na vitória dos madeirenses de El Comandante Jardim. O ditado irlandês é ilusivo: por vezes o cão come as próprias pernas.
 

posted by FNV on 11:26 da tarde # (0) comments

UM BOA ALTURA: Para recordar Novalis ( " A Cristandade ou a Europa ", 1799):

"(...) Sobre a corporação clerical, entretanto demasiado segura, fazia-se sentir o peso de uma infinita inércia. Tinha estagnado, comprazendo-se na autoridade e conforto de que disfrutava, enquanto os leigos lhe retiravam das mãos o privilégio da da experiência e da erudição e davam passos vigorosos no caminho da formação dos homens."

Julgo que Ratzinger o conhece de cor.
 

posted by FNV on 10:58 da tarde # (0) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012