Mar Salgado

sábado, março 26:

A FESTA DO COELHO: Para os Judeus, na Páscoa comemora-se a fuga do Egipto resultante da praga que se abateu sobre os Egípcios, a esperança da Terra Prometida. Para os Cristãos, a Páscoa é a Paixão e Ressurreição de Cristo e a instituição da Eucaristia. Para o resto da malta, a Páscoa é a festa de um qualquer coelho que, por aberração da natureza, põe ovos.
A coisa não espanta: tornou-se comum que o pessoal se tente apoderar das festas religiosas. Querem vivê-las mas não querem chatices nem estão para isso. Já no Natal temos de gramar com enchentes de bonecos de vermelho, meio bonacheirões, inventados pelos refrigerantes. Na Páscoa levamos com coelhos com ovos. A maioria do pessoal não está para se lembrar da Paixão de Cristo, do seu sofrimento ou está-se nas tintas para o que se passou no Egipto com o povo judaico. Preferem olhar para o lado e afagar o coelhito e por isso se incomodam tanto com pessoas como Mel Gibson, que lhes lembram o que não querem, que lhes fazem entrar pelas casas aquilo que se celebra (no caso dos Cristãos). Não lhes importa que um Rambo apanhe uns quantos murros ou balázios no Vietname ou no Afeganistão, mas se lhes recordam que Jesus Cristo foi violentamente flagelado por todos nós, isso já é uma aberração que não querem ver nem lembrar-se. Só que, como querem entrar na festa, tipo penetras, têm de inventar umas coisas para si, uns pretensos festejos como os tais coelhos com ovos. Eu acho que "coelhos com ovos" não liga nada; prefiro a lebre estufada em vinho tinto com cebolinhas, da Herdade do Esporão, ou o arroz de lebre do Fialho que, atempadamente ingeridos, ajudam ao jejum de Sexta-Feira Santa. Desejo uma boa Páscoa aos que a vivem seriamente e aos outros que o coelho dos ovos não esturrique.
 

posted by VLX on 5:49 da tarde # (4) comments

COISAS BOAS DO ANTERIOR GOVERNO: A derrota dos partidos da coligação nas eleições tem diversas explicações, começando pela actuação e personalidade do ex-PM, passando pelo ataque que os seus companheiros de partido e a comunicação social lhe moveram e culminando numa deficiente campanha eleitoral. Deficiente porque o partido maior do governo se limitou a responder às investidas que lhe fizeram, ao invés de invocar a obra que tinha realizado. Se se recordarem, apenas o CDS fez campanha valorizando o lado bom da governação, coisa que lhe valeu seguramente muitos dos votos que obteve mas que não impediu uma comunicação social adversa de o acusar de, com isso, pretender apenas desvalorizar o PSD (no que é uma das críticas mais injustas de que há memória em democracia: que mal faz um partido elogiar a sua própria governação? Não é o que deveria acontecer sempre? Não é o que acontece geralmente? Que culpa tem o CDS de que o PSD não tenha feito igual ou semelhante? Repare-se no PS, que ainda não começou a governar e passa a vida já a auto-elogiar-se, vá-se lá saber porquê...)
E, queira-se ou não, havia coisas boas.

Pois uma das coisas boas de que a coligação se podia vangloriar em campanha era a conclusão da AE-A 13, entre Santarém e Santo Estevão, que possibilita aos portugueses dirigirem-se a sul (ou a norte) sem passarem pela umbilical Lisboa, por muito bonita que seja a Ponte Vasco da Gama. A conclusão, tardia, desta AE é uma conquista enorme da população portuguesa além-capital (que, hoje em dia, corresponde inteiramente ao que se designa por "interior", dadas as colossais diferenças entre Lisboa e o resto do país). A A 13 permite-nos percorrer o país sem termos de passar pela casa da partida (e deixar lá dois contos...). Na parte que me toca, era uma obra que há muito esperava pois facilita um melhor acesso, mais rápido e seguro ao sempre delicioso e familiar Alentejo. Claro que a chuva que sistematicamente me acompanha em férias (aproveito para pedir também desculpa aos algarvios por aquela primeira semana de Agosto de 2004, juro que nunca mais lá volto nessa altura) acaba por atrapalhar as coisas mas esta A 13 tem um excelente escoamento das águas e permite uma viagem rápida e em segurança. Toda a família adorou a A 13, os netos para visitarem o Avô, este por ser visitado. Creio que só a sua alentejana garrafeira torceu o nariz à abertura desta via.
 

posted by VLX on 5:38 da tarde # (0) comments

DESCULPEM-ME: Neste regresso, tenho de começar por me penitenciar juntos dos portugueses (particularmente dos agricultores) pela seca que assola o país: a culpa da falta de chuva é inteiramente minha e pelo facto peço humildemente desculpa. Eu sabia. Eu estava atolado em trabalho mas sabia que dependia de mim a vinda da chuva; já me tinham dito em casa que quando decidisse tirar uns dias estaria a chover copiosamente e eu não quis acreditar, adiei, atrasei, não marquei, marquei e desmarquei, desliguei, não quis saber, provoquei inúmeros prejuízos aos portugueses mantendo-me a trabalhar, dia após dia. Ter cancelado aqueles dias de férias no Carnaval terá reflexos horríveis no PIB nacional. Tudo isto porque eu sabia, eu tinha de saber que mal entrasse em férias, mal atravancasse o carro de tudo quanto há, mesmo que para uns curtos três ou quatro dias fora, começaria a chover. As nuvens abrir-se-iam, as águas cairiam, os campos seriam inundados. E assim foi. Os prometidos passeios a cavalo resumiram-se a uns infelizes narizitos esborrachados nas janelas embaciadas, mirando tristemente os bichos no picadeiro alagado; os passeios campestres, a apanha da fruta, o ir aos ovos, tudo isso foi substituído por puzzles e outros jogos de interior, guerrilhas, estardalhaço e castigos; os castelos que se visitariam e onde poderiam ser fotografados em lutas fenomenais foram vistos ao longe, do claustrofóbico automóvel. E por onde se passava chovia, chovia, chovia. Tive ainda a desconsolada ideia de lhes mostrar a barragem do Alqueva mas foi o fim, o limite. Era água a mais. Água e castelos a mais, sem uma pontinha de whisky que consolasse. E água muito tarde. Por culpa minha, que poderia ter marcado férias para mais cedo. Pois estava escrito que a chuva viria com as minhas curtas férias. Desculpem-me os portugueses.
 

posted by VLX on 5:33 da tarde # (1) comments

I'M BACK: Claro que eu podia dizer que tenho andado muito atarefado (o que não seria mentira nenhuma) e justificar-me assim com a ausência neste espaço. Podia alegar doença, dieta, férias, qualquer coisa. Podia recorrer a inúmeros subterfúgios mas a verdade é que fiquei bastante desiludido com aquilo a que se costuma chamar "a decisão soberana do povo português" (ou, mais propriamente, com o seu resultado), fiquei de luto; e isso levou-me a um certo afastamento. A conclusão da digestão do vinte do dois, de umas quantas pastas complicadas, a perda de uns cinco quilos (uma gota...) e o atribulado gozo de um fim-de-semana grande talvez me possibilitem dizer, com o mesmo empenho com que Paul Newman finaliza A Cor do Dinheiro: I'm back!
 

posted by VLX on 5:28 da tarde # (0) comments

ORWELL: Dizia que um dos objectivos da linguagem política era o de garantir uma aparência de solidez ao puro vento. Nestes dias de ventania, é capaz de ser difícil.
 

posted by FNV on 1:23 da tarde # (0) comments

MAR ADENTRO: O corpo, essa matéria bífida, que do amor tanto é lugar como limite.

 

posted by PC on 3:19 da manhã # (0) comments

QUERIDO DN: Sabemos que deste apurada conta do que é o Bomba Inteligente na tua edição de 15 do corrente. Para o caso de nos visitares, e querendo desde já poupar-te trabalho de investigação, ficam algumas sugestões que permitirão ilustrar os teus leitores acerca do Mar Salgado:

- É um blogue sobre peixes estóicos que gostam de futebol.
- É um blogue de peixes estóicos que gostam de futebol.
- É a fachada legal dos Manos Metralhas.
- É um blogue sobre métodos de desentupimento das vias biliares.
- Era um blogue sobre Jorge Sampaio que se converteu num blogue sobre Estudos Clássicos.
- É o blogue que o autor d'O Meu Pipi não teve a coragem de montar.
- É o blogue onde se demonstra que Jorge Sampaio não pode ser o autor d'O Meu Pipi.
- É o blogue de um celerado que se desmultiplica em heterónimos.
- É o blogue onde se narra a trágica história do homem que se enforcou na sua rede mosquiteira.
- Não é um blogue: é uma manobra publicitária de uma empresa de comercialização de bacalhau.

Sabes quem somos, etc.,
O Mar Salgado

 

posted by PC on 12:00 da manhã # (3) comments

sexta-feira, março 25:

OS PARODIANTES DE LISBOA: Na RTP-N, um representante da Prevenção Rodoviária Portuguesa que só sabe dizer "efectivamente" , não consegue explicar a um telespectador se vai ou não poder continuar a utilizar o kit de telemóvel mãos-livres; e tão incompetente é na missão que está a levar a cabo ( estar na TV pública a elucidar o povo sobre as alterações ao Código da Estrada), que nem sabe de cor ( o que é compreensível) nem tem à mão ( o que retrata bem o insuportável personagem) um exemplar do Código com o valor da coima em discussão.
Mas o que nos vale é o riso. Atentem no artigo 79, Secção XI: "É proibido o trânsito de veiculos a motor que emitam fumos ou gases em quantidade superior à fixada em regulamento ou que derramem óleo ou quaisquer outras substâncias.". Se assim fosse, pelo menos metade das motoretas, carros, carrinhas e camionetas da PSP, passariam a ser proibidos de circular. Se não estivessemos em Portugal.
 

posted by FNV on 10:25 da tarde # (1) comments

A VANTAGEM DE SER BURRO: Conta-nos Heródoto ( Livro IV, 129:1-3) que porque os Citas não conheciam burros nem ( obviamente) mulas, o acampamento de Dario detinha uma enorme vantagem. Os Citas, atacando montados em cavalos, desesperavam com a recusa destes em continuarem, assustados que ficavam com zurrar dos burros existentes no acampamento dos persas.
 

posted by FNV on 6:08 da tarde # (1) comments

quinta-feira, março 24:

"CONVERSAÇÃO MUI DANOSA":: A propósito do post anterior, uma outra visão da distância, no mapa e no corpo:

"Outro costume mui perjudicial tinham estes mouros, que também lhes proibi. O qual era em os nossos domingos, e santos da guarda, virem mouras visitar as cristãs suas amigas, e todas juntas cantavam, bailavam, comiam e bebiam tão amigavelmente como se fossem todas mouras. No que havia mui escandalosas, e esta mística conversação era mui danosa, e perigosa pera a nossa cristandade."

Fr. João dos Santos, "Etiópia Oriental e Vária História de Cousas Notáveis do Oriente", Livro III, cap.XIII. A edição ( introdução, organização e fixação do texto)é colectiva e foi publicada em 1999 pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. O texto original, impresso em 1608, está completo; são mais de 700 páginas, e o excerto aqui transcrito refere-se à passagem de Fr. João Dos Santos pelas ilhas de Quirimba, mais propriamente pela ilha das Cabras, ao largo de Moçambique.
 

posted by FNV on 12:17 da tarde # (0) comments

ZULEICA:

"Se da amada estás ausente
Como o Oriente do Ocidente,
O coração transpõe todo o deserto;
Só, por toda a parte acha o seu caminho certo,
Para quem ama Bagdad é aqui perto"


Paulo Quintela, na sua tradução do "West-Ostlicher Divan"( "Divã Ocidental-Oriental") de Goethe. Hoje, em alguns círculos, o poema é considerado uma forma clássica de orientalismo, embrenhado numa visão redutora do Oriente, como lugar de paixões assolapadas. Mas também hoje, noutros círculos, o poema ( não apenas este excerto, naturalmente) pode ser considerado um instrumento válido de união cultural e histórica.
 

posted by FNV on 11:44 da manhã # (0) comments

quarta-feira, março 23:

O PROSÉLITO: Na SIC-N, Luís Costa-Ribas, a propósito do caso do momento, explica ao povo que a "direita religiosa norte-americana é pró-vida no caso da eutanásia e do aborto, mas a favor da pena da morte". O indivíduo "acha" isto "peculiar". Nem me preocupo em "achar" isto "informação". Só gostava de um dia poder perguntar aos outros jornalistas da estação ( existem decerto), se eventualmente lhes ocorre que na América ou na Patagónia, nem toda a gente que é "pró-vida" é necessáriamente a favor da pena da morte.
Os programas - mesmo os de "informação" - dedicados aos adolescentes ocidentais mimados podiam bem ter uma bolinha no canto superior direito do ecrãn.
 

posted by FNV on 12:08 da manhã # (7) comments

terça-feira, março 22:

COUSINS: Ele está com ela há vinte anos. O incesto é legalizado finalmente. Alívio. Assim sendo, as crianças são filhos ou sobrinhos?
 

posted by FNV on 11:47 da tarde # (0) comments

OS PASSARINHOS NA PRIMAVERA: Esta inusitada multiplicação de posts do nosso FNV, nas últimas semanas, sobre o FCPorto, fez-me lembrar um dos meus filmes preferidos de Truffaut, O homem que gostava de mulheres.
A certa altura, Bertrand Morane (o inesquecível Charles Denner) diz qualquer coisa como isto: "o que eu gosto, na Primavera, é o modo como as mulheres aparecem à superfície, com as suas roupas leves [plano de uma saída do metro, de onde saem dezenas de mulheres apressadas, predominando as saias pelos joelhos a bater ritmadamente em vintenas de pernas] .
Ninguém sabe onde se meteram durante o Outono e o Inverno, mas chega a Primavera e é vê-las a deixar as suas tocas* e a invadir a cidade".
E, para o nosso FNV, tem sido um longo Inverno.

*Admito que a parte das tocas seja uma re-criação minha. Mas quem pode reproduzir exactamente aquilo que um dia foi dito?

 

posted by PC on 5:35 da tarde # (0) comments

BÍCIOS: Ando a ficar biciado em jogos do FCPorto.
 

posted by FNV on 4:02 da tarde # (7) comments

BAI CO DONO: Da "Antologia Temática de Poesia Africana", organizada e recolhida por Mário de Andrade ( Instituto Caboverdeano do Livro, Praia, 1980), entre outras coisas interessantes, este excerto de um "texto crioulo" - Lala Kema - divulgado na Guiné-Bissau, na época da luta pela independência:

"Santcho preto bai co dono
Pabia no povo cà misti
Fidjo sima bôs, oh!
Aio, sima bôs, Oh!"


Traduzido:

"Macaco negro traidor vai ter com os teus patrões
Porque o nosso povo não quer mais
Crianças como tu!
Aio como tu!"


Se a referência à infantilização do negro, porque devedora das benesses do pai/patrão branco, não surpreende, já a classificação simiesca pia mais fino. Se recuperarmos uma lengalenga cara a Homi Bhabha ( um dos gurus dos area studies pós-coloniais), diríamos estar em presença de um exemplo da sua "não-dialéctica": és preto sofredor e macaco traidor, tudo dependendo da minha capacidade narrativa em identificar as estruturas de poder. Dito de forma simples, para os libertadores da Guiné, um homem era negro se estivesse do lado deles, passava a macaco ( traidor) se contemporizasse com o ocupante branco.
Poderão pensar alguns dos leitores que tal dialéctica-do-lado-do-muro era perfeitamente natural em clima de guerra, ou pelo menos de conflito. Salvo que, se a utilização da palavra traidor ( ou porco, ou cão) talvez seja normal, a classificação de "macaco" é muito interessante: o negro-libertador, anti-colonialista, utiliza para com os seus irmãos a mesma representação antropo-depreciadora que o inimigo ( o branco ocupante) prefere: preto = macaco.
Que pensar disto? Num primeiro nível, que a escolha do termo é deliberada; se nos trais ( e à causa), não passas daquilo que o branco ocupante pensa que tu és: um macaco. Isto alude a uma velha referência dos primeiros movimentos anti-coloniais, a saber, a de que o colonizado só alcança o estatuto de renascido, de pertencente a uma pátria, de homem, se for libertado do jugo colonial. Mas um segundo nível de interpretação é possível: a apropriação por parte dos movimentos de libertação, da linguagem depreciadora das forças de dominação, pode indicar a universalidade daquela e a inevitabiliade destas. Mas ainda um terceiro nível de análise se escapa sorrateiro: o colonizado-libertador integra involuntária e inevitavelmente as estruturas coloniais/imperialistas de diferenciação social (como único recurso) a fim de aparecer aos olhos de quem for preciso, suficientemente forte e poderoso. Coloniza-se libertando e vice-versa, que foi o que fizeram muitos impérios ( a começar pelos Han): connosco, o mundo, fora dele, a barbárie ( ou a selva...).
 

posted by FNV on 12:35 da tarde # (1) comments

A ONU E O PROBLEMA DA ÁGUA POTÁVEL: Do lado de dentro do globo é que morre a desgraça. O que nos espera, perguntem aos mortos é que estão vivos! /os mortos é que estão vivos!/ Raul Brandão/ Húmus. Nem por sombras se adia a coisa, se a coisa é por definição oposta à própria definição: se há, porque é que há?
Uma terra tão grande deveria ter fontes luminosas, cada boca um repuxo para que nada nos falte. De todas as cores, as cabeças dos ressequidos seriam embaladas e consumidas pelas gentes do grande norte. Uma espécie de comensalismo se estabeleceria assim: dá-me a tua sede, fico com a tua língua.
 

posted by FNV on 12:16 da tarde # (1) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012