Mar Salgado

sábado, maio 15:

AULA DE POESIA:

Estava a escrever a minha crónica da Ler ( a que saiu este mês) com o livro do Eduardo a um canto de uma das mesas, já lido e relido. O título pareceu-me estranho, mas depois aceitei-o como uma inevitabilidade: é preciso pensar, reunir e publicar. Breve: ensinar. Seja.
Um arte inútil, próxima da taxidermia, ou da arte de embalsamar ( como Nina e Filipe Guerra traduzem a opção de Mandelstam) bem definida por Herberto Hélder: Um homem escreve um poema para se opor à vida e ao mundo. E mais nada.
Cada vez procuro mais a síntese alucinada e perfeita, e por isso muitos dos poetas do divan do Eduardo dizem-me pouco. Gostava de lá ter visto Bettencourt e Mesquita, por exemplo, mas pouco mais. Somos portugueses e palavrosos.
O que não é nada palavroso é o ritmo do Eduardo Pitta. Textos curtos com notas biográficas sucintas e crítica metálica. Belíssima homenagem a António Botto ( atropelado por um carro do governo), contida e simpática referência a Assis Pacheco ( coimbrão que viveu em casa da minha sogra), curta exploração do meu opiómano luso preferido ( Pessanha).
O livro não pretende ser um estudo literário exaustivo - é um conjunto avulso e distendido de crónicas e opiniões -, antes um arquivo pessoal do tempo da poesia portuguesa moderna. E neste anaeróbico clima de imbecilidade, um arquivo assim elegante é oxigénio.
 

posted by FNV on 11:27 da tarde # (3) comments

RECORDAR É VIVER(II):

Leiam este descaramento ( para ser muito brando) e depois recordem-se das capas do Correio da Manhã do Marcelino no tempo do processo Casa Pia. Ou então telefonem a Ferro Rodrigues.
 

posted by FNV on 10:18 da tarde # (0) comments

sexta-feira, maio 14:

PASSOS E A ATRIBUIÇÃO:

Pedro Passos Coelho pediu desculpa por ter dado o seu aval a políticas fiscais severas. Não é tão mal pensado como li por aí, isto no plano estritamente psicossocial ( deixo a análise política pura para quem sabe) das teorias da atribuição.
PPC está no papel clássico do agente inovador e , presumivelmente, minoritário. Seja no modelo de Hollander seja no de Moscovici, é conveniente exibir consistência temporal nas propostas apresentadas. Se assim não for, as pessoas não conseguem atribuir-lhe qualidades, intenções, valores, Dito de forma breve, não conseguem construir uma representação fiável.
Neste caso, PPC não tinha alternativa. Não podia impedir a resposta exigida pela UE sob pena de aparecer como um obstáculo a qualquer espécie de solução, e isso é letal para o agente inovador. Também não podia aparecer como um entusiasta da solução, pois nesse caso a sua casa de partida ( inovação, "change") congelaria .
A opção foi inteligente. Sacrifico o que penso ( diminuição do peso do Estado) em nome da salvação nacional e quem paga a factura é o PS. Na melhor das hipóteses atribuem-lhe sentido de Estado, na pior atribuem-lhe instinto de sobrevivência. Nada mau.
 

posted by FNV on 7:22 da tarde # (18) comments

NUNCA ESQUECER:

Os portugueses vão pagar o que o PS andou a gastar às escondidas para se manter no governo.
 

posted by VLX on 6:53 da tarde # (5) comments

quinta-feira, maio 13:

RECORDAR É VIVER (I):

"Tudo o que esta direcção fez", não sei, mas sei que avisou sobre o que aí vinha, sobre o que era preciso cortar, sobre o estado da realidade, essa coisinha insignificante. Os egos e a ambição fizeram o resto.
Hoje, na SIC, Ricardo Costa dizia que os portugueses foram enganados em Setembro. Não, não foram. Na altura escrevi, como muita gente, que os portugueses escolheram, porque tiveram alternativas.
Não queriam suspender a democracia por seis meses , pois não? Então não a suspendam agora.
 

posted by FNV on 9:49 da tarde # (21) comments

SEM ESQUECER:

Os portugueses vão pagar o que o PS andou a gastar às escondidas para se manter no governo.
 

posted by VLX on 4:13 da tarde # (2) comments

O QUE DÁ A VACA?

"É só uma anedota", dizem. Pois.
 

posted by FNV on 2:23 da tarde # (2) comments

É UMA EMINÊNCIA PARVA, NO FUNDO NÃO PASSA DISSO:
 

posted by VLX on 1:19 da tarde # (12) comments

A TOLERÂNCIA É UM PONTO:

Pessoalmente foi óptimo ( tenho a cidade deserta e o liceu em frente está mudo) , mas, fria e racionalmente, a tolerância de ponto não faz sentido. Este Papa provavelmente não volta cá e vale bem - para um devoto - um dia de salário. Há funcionários a quem esse dia faz falta? Com certeza, mas o cristianismo começou por ser uma lição de sacrifício. Também há milhares de funcionários que gastam esse dia de salário em cinco minutos nas dezenas de Dolces Vitas e afins espalhados pelo país; e o cristianismo começou por ser uma lição de despojamento.
Resta que seria interessante saber quantos patrões espiritualmente elevados ofereceram este dia aos seus empregados ( domésticas, lojistas, mecânicos, etc).
 

posted by FNV on 11:49 da manhã # (12) comments

quarta-feira, maio 12:

A ÚLTIMA SÉRIE (III):

O verdadeiro Minority Report foi redigido no âmbito da Royal Comission on the Poor Laws, por Beatrice e Sidney Webb, os representantes trabalhistas ( minoritários na altura) dos fabians de Pease, em 1909.O relatório foi atacado tanto pelos que achavam que os pobres se deviam desenvencilhar sozinhos como pelos que temiam pela sorte do espírito de entreajuda comunitária. Hobson, economista, cripto-marxista e anti-imperialista, arrasou o documento: The most depressing document of our time*.
Prevenir a pobreza, dizia o relatório, é melhor do que combatê-la. O problema é que o relatório minoritário também assegurava a génese estrutural da pobreza. Prevenir as estruturas? Depressing indeed.





* M.Freeden, 2005
 

posted by FNV on 10:25 da tarde # (0) comments

É NESTAS ALTURAS:

De socialização que gosto (ainda mais) de ser um anónimo e insignificante provinciano.
 

posted by FNV on 12:23 da tarde # (22) comments

O PEDRO VIEIRA MUDOU-SE.
 

posted by FNV on 9:20 da manhã # (0) comments

terça-feira, maio 11:

A FORÇA DE UMA RAZÃO:

A razão:
O número ( 160.000 pessoas) conta? Claro. Se conta nas manifestações sindicais, do 25 de Abril e pela liberalização do aborto ( as paradas LGBT têm menos gente) , também conta na de hoje. A adesão popular a Ratzinger ( não é bem a ele mas ao que ele representa) é do domínio da razão. As pessoas escolhem acreditar, escolhem ouvir, escolhem aplaudir. O fanatismo que continua a ver o cristianismo de hoje como uma crença medieval labora na indigência cognitiva.

A força:
A palavra conta mais e foi ela que teve força. Ratzinger transportou para dentro da Igreja as vozes contra a Igreja, coisa que o comunismo continua a não fazer. Isto acontece porque a marca diferenciadora de uma Europa católica é a tolerância: Roma não é Teerão.
Por outro lado, um corpo exposto a mil feridas ( Freud de novo...) é um corpo mil vezes curável. Ratzinger pensa ( Academia Católica da Baviera, 2004) que a aceitação sem reservas da especialização técnica e da banalização ética nega o próprio homem. Condenar o mal da Igreja é um forte exemplo que oferece aos que são incapazes de pensar para além do produto que fabricam.
 

posted by FNV on 10:03 da tarde # (9) comments

VITAL MOREIRA: NA MOUCHE.
 

posted by FNV on 9:19 da tarde # (0) comments

OS COBARDES E O ANONIMATO:

Anónimos? Não. Têm "amigos e colegas que os conhecem" , apenas "usam nomes diferentes para actividades diferentes", os porquitos.
 

posted by FNV on 9:11 da tarde # (0) comments

PERFEITAMENTE ADEQUADO AO PÚBLICO DOS TEMPOS DE HOJE.
 

posted by FNV on 3:28 da tarde # (13) comments

A ÚLTIMA SÉRIE (II):

Duas pessoas que se amam estão presas acima de tudo aos seus nomes, diz o gerânio de Benjamin. Uma vez mais, certíssimo.
Quando nos perguntam sobre o enlace, quando anunciamos a ruptura, quando vamos comprar orquídeas, quando ela está no hospital. O nome à frente.
Depois, no fim, quando estamos diante da campa. A inscrição fixa o olhar e é a última coisa que vemos. Todos.
 

posted by FNV on 11:44 da manhã # (0) comments

segunda-feira, maio 10:

ANTENA ISLÂMICA:

Um problema:

The real dilemma occurred, however, when we were debating her surname. Typically, the father's surname is passed down to children, making it the "family name." My husband's surname is Shahzad. (No other shoe will drop: His first name is not Faisal). Shahzad means "prince" in Persian. My husband's parents gave him that name despite the fact that his family name is actually Sheriff.

Faced with whether to pass on Shahzad or Sheriff, we chose the latter. I felt passing on the true family name would give her a sense of continuity and place. While watching TV Tuesday morning, the news channels announced the arrest of Faisal Shahzad. I had just made the best decision of my life.

What's in a name? A rose by any other name would smell as sweet. For American Muslims, however, a name is a very loaded thing. Since Sept. 11, when names like Muhammad, Ahmed, Abdul and Hasan appeared on the FBI's terrorist watch list and the national psyche, American Muslims have been affected by their names like never before. When Muslim parents name their children now, that terrorist list hovers ominously in the back of their minds. For instance, a pregnant friend recently dropped the name Osman from her baby-naming list, fearing it sounded too much like Osama. (Osman was a beloved caliph and companion of the Prophet Muhammad). Several friends have skipped Muslim names altogether, opting for Western-sounding names like Ayden and Mona, something that vexes family matriarchs to no end. No one can blame these parents for their paranoia; a name that is even close to the names on the terrorist list can subject the bearer to painfully long background checks at airports, denials of job applications and stares at the bank, doctor's office and school. Bearers of overtly Muslim names are vulnerable to discrimination and open hostility.

Names are quickly catching up to color as factors in hate crimes.

 

posted by FNV on 10:55 da tarde # (2) comments

PALERMO, PALERMO:

Depois dos sottocapo, os caporegime.
 

posted by FNV on 2:21 da tarde # (8) comments

A ÚLTIMA SÉRIE (I):

Na Apúlia faz-se um curso de português planeado. À entrada, antigos moinhos recuperados para residência de veraneantes com bom gosto e dinheiro grosso. Depois uma recta manchega com botecos nas laterais. Mais à frente, restos de projectos turísticos, entre o amarelo-mar e o branco-alga ( podia ser uma terra do 2666). Ao fundo, um semi-parque verde Programa Pólis-requalificação: um pedaço de relva sintética, uns balouços ( onde brincavam três crianças ameaçadoramente iguais) e uma esplanadinha com amurada em madeira. Tudo à volta de sete ou oito barcos de pesca, a seco depois da faina cujo produto é vendido em dez barracas alinhadas. No limite, uma belíssima pensão do início do século XX, mais escaqueirada do que o défice, habitada apenas no rés-do-chão onde bispamos galinhas e rafeiros.
Indo para dentro, a vida normal: uma igreja, uma escola, as casas dos pescadores e comerciantes, limpas e funcionais, uma agência bancária, uma ervanária e uma esteticista.
 

posted by FNV on 11:36 da manhã # (2) comments

IMPERDÍVEL:

A TSF dedicou o fórum à visita de Ratzinger. Corrigindo: ao custo da visita de Ratzinger, aos preservativos e à pedofilia.
 

posted by FNV on 11:34 da manhã # (3) comments

PALERMO, PALERMO:

Houve crianças, dentro de carros, que foram apedrejadas.
Detenções? Processos? Isso é que era bom. A PSP* assobia para o ar uma vez mais.


* Polícia de Segurança de Palermo.
 

posted by FNV on 1:32 da manhã # (38) comments

INGENUIDADE:

Tivesse visto hoje a Queima dos doutores de Coimbra e tudo perdoaria ao povão vermelho.
 

posted by FNV on 12:54 da manhã # (5) comments

domingo, maio 9:

BENFICA CAMPEÃO:

Estas palavras têm a chamda raiva literária: nada de gordura, nada de supérfluo. Combinam naturalmente.
Um povo em festa, sem entoar hinos ofensivos para terceiros. Nem há terceiros. Só o imenso vermelho, o único continente que une Portugal aos outros continentes. 23,2 milhões.
Fine.
 

posted by FNV on 10:05 da tarde # (36) comments

'BORA PARA VIGO!

Se formos rápidos ainda dá para passar a fronteira em sossego..."
 

posted by VLX on 7:42 da tarde # (20) comments

ASSIM (VI):

Empata o Rio Ave. Um big Tom está ferido e entra num thicket cerrado. Altura de fumar um cigarro e tirar do estojo o equipamento especial. Não esquecer o protege-goelas.
 

posted by FNV on 7:33 da tarde # (9) comments

MINUTO 70:

"Aguenta aí os miúdos mais uns minutos, pode ser que não seja preciso ir jantar a Vigo..."
 

posted by VLX on 7:32 da tarde # (1) comments

ASSIM (V):

Ao intervalo: Ramires out, por entrada assassina de um candidato a um 3ºesq. O melhor futebol do campeonato foi sempre brindado desta forma. Fizeram estatísticas? Então aprendam.
 

posted by FNV on 7:04 da tarde # (0) comments

ASSIM (IV):

Minuto 30: dois jogadores do Rio Ave atingem-se mutuamente. Calma , rapazes: os apartamentos só serão entregues se os alvos forem vermelhos. Esta mocidade...
 

posted by FNV on 6:33 da tarde # (0) comments

ASSIM (III):

Minuto 12: o Wires quis tanto um apartamento, que, sem espírito festivo, perfurou a virilha do Ramires enquanto olhava para o céu com ar inocente. Rua, claro.
 

posted by FNV on 6:17 da tarde # (12) comments

ASSIM (II):

Minuto 3: golo do Benfica. Um steward desmiolado entra no relvado e é prontamente imobilizado por um grupo de espectadores curiosamente todos vestidos com coletes verdes. À atenção do Conselho de Justiça da FPF.
 

posted by FNV on 6:05 da tarde # (1) comments

ASSIM:

Sozinho em frente ao aparelho de televisão mudo. Os miúdos debandaram e tranquei a minha mulher no andar de cima. Na sala, eu e a minha boxer, fazendo juz ao que Benjamin disse de Karl Kraus: Não há nada mais deprimente do que os seus adeptos, nada mais desolado que os seus adversários.
 

posted by FNV on 5:27 da tarde # (0) comments

ESTA É DEDICADA:

Aos sectores blogosféricos do PCP que gostam de chamar homofóbico a toda a gente que tenha dúvidas sobre a adopção de crianças por CPMS.
 

posted by FNV on 4:09 da tarde # (0) comments

STASIS BENFIQUISTA*:

1) Comentadores e raivosos fazem depender o título do Glorioso do jogo da Luz. É um bom remate para o campeonato da propaganda: dão por adquirido ( salvo o Miguel Sousa Tavares que está farto de escrever que este Braga não joga nada) que os minhotos vencem o Nacional na Choupana. Uma coisa a feijões, não é?

2) A festa será com tudo e com todos. Nada de psicose regionalista-feudal. Recebi mensagens de Ambovombe, Cabo Delgado, La Paz, Esposende e Ormuz. Um clube inter-planetário não faz a coisa por menos.
Por mais apartamentos que os construtores civis de Braga tenham prometido aos vila-condenses, não os põem a jogar como o Saviola ( embora lhe possam partir a perna). Será uma festa para todo o condomínio.

3)
Depois, como já tenho dito, começa o mais difícil. Não tenhamos ilusões: o ódio e a raiva do Fóculporto deste ano deveu-se ao facto de ser público que o Benfica apostou tudo ( o que tinha e o que não tinha) neste campeonato. Os sicilianos sabiam que era vital derrubar-nos .
Mais difícil será apostar na formação, comprar laterais, sanear as finanças e ganhar nível e classe deixando de imitar o estilo Fóculporto. E, se possível, arranjar advogados mediáticos capazes de comer a sopa sozinhos.
Fica para mais tarde.

4) Agora vou assar um lombo de porco, tomar banho no Ganges e vestir a minha camisola autografada pelo Rui Costa.



* em memória do J.F.




 

posted by FNV on 11:42 da manhã # (18) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012