Mar Salgado

sábado, março 25:

BOA CORRENTE: Parabéns atrasados ao Mac Guffin ( www.contra-a-corrente.blogspot.com), um veterano ( 3anos) da blogosfera lusa.
 

posted by FNV on 5:01 da tarde # (0) comments

É O CLÍTORIS, ESTÚPIDOS! No www.spiked-online.com, James Woudhuysen discute os motivos pelos quais as mulheres não aderem tanto como os homens aos jogos de consola. Entre outras coisas, o debate obriga-se à dicotomia "cultura ou testosterona". Cá para mim, em termos de joystick ( é assim que se escreve ?) elas estão muito mais avançadas.
 

posted by FNV on 11:47 da manhã # (1) comments

sexta-feira, março 24:

INVASÃO DO IRAQUE: Um ano após a invasão, será oportuno lembrar algumas questões: o país está melhor ou pior? os curdos devem ser considerados na resposta? seria legítimo invadir o Iraque para - caso fosse esse o móbil da invasão - livrar os iraquianos de Saddam e do seu regime tirano, responsável por centenas de milhares de mortos? o facto da invasão potenciar o terrorismo - embora não seja a sua causa - é um preço demasiado alto a pagar pela liberdade, direitos fundamentais e democracia? será que a maioria dos iraquianos, uma vez que parte minoritária deles é fundamentalista, ou aparenta sê-lo, não merecem ter direito ao voto e à opinião livres? se a invasão fosse mais bem organizada - talvez com mais tropa, não sei - as eleições um sucesso, a democracia uma realidade e o terrorismo erradicado, será que, mesmo não se encontrando as famosas armas a invasão seria considerada um sucesso por parte de todos os ocidentais (i.e., aqueles que vivem no mndo ocidental)? Será que é melhor que os países onde não há liberdade, ou quaisquer outros direitos fundamentais, sejam deixados à sua sorte - ou à sorte dos déspotas que os tiranizam - aguardando que as coisas se resolvam por si, escudando-nos nas diferenças culturais? Será a democracia um bem fundamental, ou apenas um produto de certas sociedades que não é replicável em todas as culturas? E quem decide isso?
 

posted by Neptuno on 10:08 da tarde # (0) comments

O CORMAC McCARTHY DA BOLA: Uma belíssima crónica desportivo-infantil, assinada pelo Francisco ( Trigo de Abreu, do www.mautemponocanil.blogspot.com), na página 44 do O Independente de hoje. Vale o jornal.
 

posted by FNV on 3:39 da tarde # (1) comments

A VERDADEIRA GRIPE DAS AVES: Lido na Calibre 12 deste mês: um ganso do Canadá de seis quilos (!) de peso, abatido por um caçador sueco, caiu redondo em cima da cabeça de outro caçador. O homem ficou dois dias de cama.
 

posted by FNV on 12:21 da tarde # (4) comments

ELOGIO EM BOCA PRÓPRIA É VITUPÉRIO: "Portugal e Espanha têm dado muito à Europa", grita Durão Barroso na minha rádio. Pelos espanhóis não falo, mas nós, nos últimos tempos, só temos dado despesa e trabalheira. A menos que monsieur Barroso estivesse a referir-se a ele próprio.
 

posted by FNV on 12:14 da tarde # (1) comments

quinta-feira, março 23:

AGARRA O NODDY: O Bloco está em apuros. Casquilho queria ser "animado" em vez de "dirigido", Vale de Almeida já fez as malas. Louçã, se continuam a chateá-lo, também abala não tarda nada. Se Fazenda e Rosas ( de longe os melhores) resolverem zarpar para porto seguro, o Bloco ficará muito bem entregue: ao Noddy, ao Polícia Apito e à Menina Bichaninha.
 

posted by FNV on 4:30 da tarde # (1) comments

ADIVINHA QUEM GANHA: O meu pai costumava contar- me que, por volta dos anos 40, as sessões de luta livre no Coliseu eram dos espectáculos mais procurados. Pontificava o famoso Tarzan Taborda e as salas estavam à pinha para ver brutamontes aplicarem golpes - altos e baixos - uns aos outros. No fim, já se sabia que os resultados dos combates eram quase sempre pré-combinados nos bastidores.
Depois do que vi ontem, não tenho dúvidas que o futebol é o natural herdeiro desta popular tradição.
 

posted by Neptuno on 11:10 da manhã # (2) comments

NÁUFRAGO COMPLICADO: Temo mais estar num barco a remos no meio de um rio do que no meio do mar alto. Tanto me afogo a três metros de profundidade como a dez; para além disso, o rio tem margens, logo mais perigos.
 

posted by FNV on 1:14 da manhã # (1) comments

quarta-feira, março 22:

E ASSIM FOI II: Não posso deixar de aproveitar o momento de ter conseguido em casa uma ligação rápida pela netcabo para deixar aqui também um fraternal abraço ao nosso ausente comandante, NMP, e ao monstro dos mares, Neptuno, por mais este resultado que se irá acumular aos seus registos futebolísticos. Sai ainda um abraço para o FNV, mesmo que já escorraçado deste campeonato, porque no momento da vitória não é bonito esquecermo-nos dos derrotados.
 

posted by VLX on 11:50 da tarde # (0) comments


E ASSIM FOI: interrompo este silêncio no Mar Salgado a que afazeres profissionais me têm infelizmente obrigado para agradecer ao adepto do Sporting que hoje de manhã na rádio fazia votos para que o jogo da Taça de Portugal fosse ganho por um golo, de grande penalidade e com a colaboração de Ricardo. Assim foi.
 

posted by VLX on 11:44 da tarde # (0) comments

BEM VINDO AO CLUBE: Ouço e vejo Paulo Bento muito zangado com o meu velho conhecido ( salvo seja) Olegário Benquerença. Antes tu que eu, Paulo, antes tu que eu...


Actualização: Dias Ferreira, candidato contra a actual direcção do seu clube, está na SIC a falar do prejuízo que o Sporting sofreu contra... o SLB na época passada. Jorge Coroado está neste momento a substituí-lo na condição de candidato ao prémio Stromp. Dias Ferreira é um homem cujo grau de sportinguismo varia consoante o calendário eleitoral.
 

posted by FNV on 11:43 da tarde # (1) comments

A SEDE (II): Suportar a infâmia, a dor ou até a sede, desejar o bom nome, a saciedade ou água. A partir daqui, duas grandes linhas de dissensão, segundo Moreau, entre estóicos e cristãos : para os primeiros, a virtude como bem soberano e a condenação das paixões; para os segundos, Deus como bem soberano, a paixão como via de acesso. Agostinho condena o suicídio de Catão porque devemos suportar a desgraça, Séneca elogia-o porque o considera um acto de libertação. Esta é uma contradição célebre: Agostinho parece estóico - atitude fatalista perante a vida -, Séneca parece mole, compreendendo os limites da dor moral. Em que ficamos?
O osso da coisa é a autonomia do homem. A doutrina estóica obriga o homem ser capaz de procurar a virtude, dando particular relevo à intenção dos actos e não aos actos propriamente ditos ( ver o Livro I do De beneficiis de Séneca). Esta autonomia mental pode ser o primeiro factor de rebelião contra a ordem cristã: nada está preparado, nem por Deus nem por nós, a nossa sede dependendo menos do seu aplacamento do que da capacidade em a suportar. Petrarca, no diálogo entre a Dor e a Razão (nos De Remediis), tenta fazer a ponte entre a Stoa e a Igreja. Começa por explicar ao sofredor que a virtude estóica é a única coisa que se opõe ao vício, e a dor não é um vício; acaba por por dizer ao desgraçado que Cristo já sofreu por ele, e muito mais do que ele, pelo que as suas dores são desprezíveis. Agostinho, nas Confissões ( XXII, 32), contraria Cícero - o espectador comprometido do estoicismo - a propósito da expressão "vida feliz": ela só existe junto de Deus.
Em suma ( passe o ridículo desta expressão num post), para os estóicos depende de nós o domínio da dor e a experiência da virtude, enquanto que para Agostinho tudo depende da nossa proximidade de Deus. O que é curioso, e vemos isso em Petrarca como nos estóicos cristãos pré-modernos, a Providência pode ser identificada com Deus.
Assim, diante do Destino, o autodomínio, não por bravata mas pela compreensão da nossa pequenez, pode ser tão cristão como estóico. A nossa sede será por vezes "mais água do que sede" - como em Sebastião da Gama - também porque nada a aplacará se não a dominarmos: pela virtude estóica ou pela fé ( confiança) em Deus.
 

posted by FNV on 11:20 da manhã # (5) comments

terça-feira, março 21:

FROM EIXAMPLE AVEC AMOR: Quando um capitão conquista os seus soldados por constantes mostras de cobardia natural, como Octávio fazia, que destino devemos reservar-lhe? Montesquieu - de quem recolhi a opinião - não me ajuda. Já Suetónio adorava Octávio, o tal que terá respondido a um general inimigo que lhe pedia sepultura: "isso está na jurisdição dos pássaros". A um capitão medroso e passarinho, destinava-lhe o posto de cozinheiro numa qualquer bodega da Costa Brava pese embora a confiança que deposito nos bravos soldados vermelhos, capazes de resistir a dois cercos de Veios.
 

posted by FNV on 8:54 da tarde # (0) comments

A LER: Este texto - "The Caliphate will Unite Sunni and Shia under an Islamic Rule" - no www.khilafah.com. O artigo contesta o desejo/temor anglo-americano de uma guerra civil ( religiosa...) entre xiitas e sunitas no Iraque. O Califado iraquiano, unindo ambas as vias, seria um velho sonho de Mohammed Baqr al-Sadr ( tio do mediático Muqtada), executado por Saddam em 1980.
 

posted by FNV on 4:15 da tarde # (0) comments

A LER COM MUIIIIIITA ATENÇÃO: No www.abaheisenberg.blogspot.com, o texto "Gripe das Aves II". Portugal facilmente identificável.
 

posted by FNV on 12:38 da tarde # (0) comments

A SURPRESA: Estou na cama da enfermaria e os meus amigos já não conseguem visitar-me. Proibi a entrada à minha mulher e aos meus filhos, quero estar sozinho. Sonhei demasiado com estas últimas horas, são minhas. Não só as tenho como disponho delas, o que verdadeiramente me acontece pela primeira vez na vida. São horas únicas porque são as últimas e, por isso mesmo, serão o que eu quiser que elas sejam. Uma cama, um corpo, um fim. Tememos isto toda uma vida (adulta). Não há surpresas, só o cheiro de hospital e o ruído longínquo dos corredores. Olho para as minhas mãos - flácidas, magras e amareladas - e parece-me um milagre que ainda respondam. O terror comparece à hora marcada como o rosnar de um rafeiro medroso; já não há nada a temer, já se sabe tudo.


( enviado por Gil Maçãs)
 

posted by FNV on 12:51 da manhã # (0) comments

segunda-feira, março 20:

PROCURA-SE "ENFANT TERRIBLE": Partido político com representação parlamentar procura um novo enfant terrible que esteja disponível para animar os seus congressos. De preferência, alguém com bom "jogo de bastidores", com curriculum cor de rosa e participações televisivas e que não tenha pejo em atacar o líder e/ou os seus apoiantes. Antigos PM's não serão bem vindos...
 

posted by Neptuno on 6:59 da tarde # (1) comments

A SEDE (I) : A sede que Sebastião da Gama diz que temos é mais água do que sede, pois foi Deus que a fez nascer e só Deus a pode aplacar, segundo o meu caro Pedro Picoito ( www.amãoinvisível.blogspot.com) . Sebastião não poderia assim ser supeito de estoicismo como eu arriscadamente alvitrei. Talvez sim, talvez não; de qualquer modo o pretexto é óptimo para uma vez mais trazer ao Mar Salgado a discussão da relação entre o estoicismo e o cristianismo.
A sede bíblica está bem expressa no Evangelho de S.João, como julgo que o Pedro quis dizer: No episódio da samaritana e do poço - "O que beber desta água tornará a ter sede. Mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede" ( João 4: 13-14) - e sobretudo no da cruxificação ( João 19: 28-37). Muitas são as exegeses, a da esponja mediterrânica ( Euspongia officinalis) atada à ponta do hissopo parece-me bastante interessante: o animal que retem a água como o camelo (que no Talmud por isso mesmo atravessa os desertos) e o hissopo, o arbusto ( êzob, em hebraico) que Moisés utilizou para embeber o sangue do cordeiro sacrificial. Mas o principal é a sede que Jesus tem: ele é a fonte que tem de ser saciada ( como diz Eduardo Miranda) e morrendo absorve os pecados dos homens.
Temos assim, nestes dois episódios, uma metafísica da sede que aparentemente não pode ser alcançada pela virtude estóica: a sede do cristão é mais água do que sede, pois que o estado de beatitude alcançado pelo aplacamento da sede é ilusório: não tem sede quem crê em Cristo. Ou seja, a felicidade, por vezes confundida com a vida boa/feliz (a vita beata) não dependerá de nós. E aqui entramos no osso da coisa: para os estóicos depende. Em parte.

(continua)
 

posted by FNV on 12:35 da tarde # (1) comments

JORNALISMO DE CAUSAS: Já o conhecemos de outras paragens, mas este ano, no futebol, ele anda hiperactivo. Se o SLB é afastado da Taça por um lance de voleibol, ou não se menciona o assunto ( como refere o Paulo Pinto de Mascarenhas no wwwoacidental.blogspot.com) ou tal não é considerado relevante. Se o SLB ganha, pese embora o adversário poder queixar-se de um golo eventualmente ( nenhuma câmara de TV estava na linha portanto ninguém pode ter a certeza) mal anulado, o assunto é chamado para título ou sub-título da crónica. O que é interessante é que isto ocorre em jornais não desportivos. Ora, uma vez que os jornalistas que assinam essa páginas não são geneticamente diferentes dos seus colegas da secção de política ou de sociedade, a conclusão a tirar é previsivelmente desoladora.
Dito isto, convem afirmar que, ao contrário dos delirantes, não julgo que tal afecte minimamente o desempenho desportivo do SLB. Não considero que exista uma campanha difamatória nem outras patacoadas do género. É apenas a constatação de uma realidade: os jornalistas não despem as camisolas clubísticas ( veja-se o caso de A Bola, que transformou no orgão oficial de Luis Filipe Vieira) como não despem as outras. A única coisa relevante é assinalar que uma boa fatia da população ainda acredita no mito da "isenção jornalística", essa anedota sublime.
 

posted by FNV on 12:08 da tarde # (5) comments

domingo, março 19:

ATÉ SEMPRE: Fernando Gil despediu-se hoje, passa a estar disponível apenas entre madeiras. De boas estantes ou mesmo no simples chão.
 

posted by FNV on 6:27 da tarde # (0) comments

A QUÍMICA PARTIDÁRIA: Luis Filipe Meneses e Telmo Correia juraram este fim de semana pela "estabilidade". É comovente mas não chega. É preciso que jurem também que só deixam de acreditar na estabilidade quando esta se tornar instável. Lá para 2007 no caso do CDS, lá para 2008 no caso do PSD. Entretanto, compenetrados e fieis ao juramento, testarão a estabilidade agitando os tubinhos de ensaio.
 

posted by FNV on 4:53 da tarde # (0) comments

DEVER CUMPRIDO: Prazenteiro e visivelmente satisfeito, Pinto da Costa reapareceu ontem na TV ao fim de muito tempo de resguardo. Meteu-se com o SLB ( teve piada sim senhor), agora "limitado a uma prova" - e difícil - depois de dois, digamos, desaires caseiros.
 

posted by FNV on 12:50 da tarde # (2) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012