Mar Salgado

sábado, julho 22:

ESTRAGARAM-NO COM MIMOS: Na RTP-N, um pomadista arenga que os mísseis do Hezbolah "são pequenitos" e que tudo isto é culpa dos EUA e da UE porque não reconheceram o governo do Hamas. Tem mesmo graça: se bem me lembro, antes de tudo isto recomeçar, o Hamas andava à trolha com os homens do presidente...da Alta Autoridade Palestiniana. Claro que a do míssil a necessitar de Viagra tem mais piada.
 

posted by FNV on 12:51 da manhã # (8) comments

sexta-feira, julho 21:

HISTÓRIA DO FUTURO: Daqui a quinhentos anos, e sem esperar por Vieira, as pessoas já estarão habituadas a ver os judeus defenderem-se com unhas e dentes. E a serem tão maus como os outros. Isto vai demorar, os hábitos novos levam tempo a assimilar.
 

posted by FNV on 12:30 da tarde # (1) comments

POMBAS E FALCÕES: Os movimentos pacifistas internacionais patrocinados pela ex-URSS foram muito activos nas décadas de 60, 70 e 80. Quando Moscovo entrou em em Praga, e (muito) depois em Kabul, não se atrapalharam: era preciso "defender as fronteiras" em nome da "História". Tudo foi engolido sem esforço ou não tivessem as pombas um belo papo.
 

posted by FNV on 12:08 da tarde # (1) comments

FRACÇÕES: Conheço pessoas extremamente violentas que são de uma candura de pomba na apreciação das grandes questões internacionais. Que concluo de novo? Nada. Apenas confirmo uma ideia antiga: a tirania individual é concreta, a mundial é abstracta.
 

posted by FNV on 12:36 da manhã # (1) comments

quinta-feira, julho 20:

JUDENMMUDDE: Estamos fartos dos judeus. Das suas lengalengas de perseguição; das suas histórias de asfixia; da sua persistência. Tivessem ido com Herzl para a Patagónia, sempre lá tinham umas perdizes e uns tordos para matar a fome. Querem que os defendamos? Quando é que o fizemos? Começar agora? Não nos chateiem.
 

posted by FNV on 11:23 da tarde # (4) comments

MODERNEX: Entrei pela primeira vez numa Loja do Cidadão. O nome sempre me intrigou, hoje compreendi a designação: vendem-nos coisas. As instalações são diferentes e tiram-se senhas que correspondem à chamada feita pelos funcionários vestidos como se trabalhassem para uma companhia aérea. Senti-me pela primeira vez como um empregado de mesa. O resto é tudo igual: carimbos e impressos para tudo, três funcionárias de volta de uma fotocopiadora ( coisa complicada, a fotocópia) , uma a andar sistematicamente de um lado para o outro. Dos 12 balcões, só dois estavam operacionais. Há ar condicionado. Já não é mau.
 

posted by FNV on 12:19 da tarde # (2) comments

NEM ELAS NEM OS LEOPARDOS: " Nunca vi mulher que se prendesse com promessas" ( Ana Osório de Castro em carta a Camilo Pessanha, Outubro de 1893, in O Amor de Camilo Pessanha, A. Osório, Ed Elo, 2005).
 

posted by FNV on 11:42 da manhã # (0) comments

AS BOMBAS DE MUMBAI: O Paulo Gorjão (Bloguitica) não deixa o assunto morrer. E bem. A Índia também é uma potência imperialista invasora do Iraque?
 

posted by FNV on 11:37 da manhã # (0) comments

O LEOPARDO CORADO: Por culpa da Isabel, vulgo Miss Pearls. Sei que não acreditam, mas quando a conheci pareceu-me que ela sempre vivera na minha árvore. Coisas de felinos.
 

posted by FNV on 12:43 da manhã # (3) comments

quarta-feira, julho 19:

A GENTE NÃO ESTAVA BEM A PENSAR NESTE GAJO: O sr. Mário Machado, renovador ou fascista ou lá o que é, foi condenado a alguns anos de prisão porque sequestrou, de arma na mão, um advogado e respectivas secretárias. Esta pena foi suspensa porque o referido indivíduo "não tinha antecedentes criminais". As televisões recordaram-me que o referido indivíduo já cumpriu uma pena de prisão devido ao envolvimento na morte ( se bem me lembro, um crime racista) do sr. Monteiro, mas beneficiou de uma coisa chamada "reabilitação automática"*. Parece que essa coisa pretende que um indivíduo "não viva toda a vida sob o estigma de uma anterior condenação".
Deve haver aqui um erro dos jornalistas.

* corrigido com a ajuda de um leitor/blogger
 

posted by FNV on 9:12 da tarde # (3) comments

NO ALVO:

1) O texto de Filipe Nunes sobre "a senilidade da esquerda" em O Canhoto. De facto, quem já bem crescidinho - e sem a desculpa da longa noite fascista - adorava a Albânia e os Guardas da Revolução, tem poucas lições a dar aos outros.

2) A tentativa de lixar o Abrupto: JPP já disse que não é a primeira vez que tentam calar o blogue. Espero que falhem outra vez.
 

posted by FNV on 11:52 da manhã # (1) comments

terça-feira, julho 18:

OS RAPAZES DA MARATONA: Segundo o Público, a psicóloga chamada para ajudar o tribunal a entender o comportamento dos rapazes explicou que os rapazes "talvez não tivessem atacado Gisberta se tivessem actividades desportivas e recreativas". O que é fascinante nos psis é que eles explicam-nos o mundo como se o tivessem criado.
 

posted by FNV on 8:47 da tarde # (5) comments

SALTO À VARA: Segundo o Público de hoje, o SLB chegou a acordo com a CGD para o naming do novo centro de treinos do clube, no Seixal. Diz-se no mesmo artigo que a fase final do processo negocial foi levada a cabo pelo sócio benfiquista Armando Vara, na qualidade de administrador da instituição!!! Há aqui qualquer coisa que me escapa, talvez uma fundação, sei lá...
 

posted by Neptuno on 4:16 da tarde # (2) comments

AS PINÇAS DO CROWN PROSECUTION SERVICE: Dentro de dias, cumpre-se o primeiro aniversário sobre o homicídio de Jean Charles de Menezes, morto com sete tiros na cabeça pela polícia inglesa, por ter sido confundido com alguém suspeito de ter ligações aos atentados terroristas de 7 de Julho de 2005 (um resumo dos factos pode encontrar-se aqui). Os agentes dispararam no cumprimento de ordens da hierarquia, que instituiu uma política de atirar a matar "for dealing with suspected suicide bombers, arguing that it was necessary to shoot suspects in the head if it was feared they might set off a bomb on their body".
Hoje (ontem), depois de uma investigação da Independent Police Complaints Commission, o Crown Prosecution Service (CPS) anunciou que não iria acusar nenhum dos agentes pela morte da vítima. A justificação é a seguinte: "os dois agentes que dispararam os tiros mortais fizeram-no porque pensaram que o Sr. de Menezes lhes tinha sido indicado como um bombista suicida e que, se não o matassem, faria explodir o comboio, matando muita gente. Para acusar esses agentes, teríamos que provar, para lá de uma dúvida razoável, que eles não se basearam, honesta e genuinamente, naquelas suposições".
Misturam-se aqui, indevidamente, coisas muito diferentes.
Em primeiro lugar, haveria que descrever de forma mais precisa aquilo em que os agentes acreditaram. Uma coisa é acreditar que, em concreto, aquele particular suspeito transporta explosivos cuja detonação está iminente; outra é acreditar que a pessoa em causa foi identificada pelos serviços de inteligência ("had been identified to them") como terrorista que pode transportar explosivos e que é, por isso, um suspeito enquadrável no plano shoot-to-kill. A distinção faz toda a diferença: no primeiro caso, as circunstâncias que os agentes erroneamente supõem existir dar-lhes-iam, de facto, se existissem, um direito (um dever) de atirar a matar, desde que fosse a única forma de evitar o atentado. No segundo caso, não, porque a ordem shoot-to-kill perante a mera identificação de alguém como "suspected bomber" é ilegal, e não justifica o homicídio perpetrado. Em consequência, só no primeiro caso, e já não no segundo, ficaria excluída a responsabilidade por murder, subsistindo, eventualmente, uma responsabilidade por manslaughter, se houvesse indícios de que os agentes avaliaram negligentemente a situação. De modo que seria fundamental, na explicação pública da decisão, mostrar que os agentes efectivamente acreditaram que aquela concreta pessoa transportava explosivos com o intuito de se fazer explodir no metro, e as razões dessa suposição (afinal, parece que as explicações do "casaco grosso" e da "fuga" não são corroboradas pelas testemunhas).
Compreende-se que o CPS não tenha querido entrar nas "especiosidades" desta distinção. É que a segunda alternativa, a verificar-se, implicaria necessariamente afrontar o problema da (i)legitimidade da ordem e do plano shoot-to-kill. Não é certamente por acaso que, no comunicado do CPS, não se encontra a mais leve referência, como adjuvante da decisão de não acusar, ao facto de os agentes se encontrarem "no cumprimento de ordens". Isto apesar da assunção expressa, por parte da hierarquia, de que essas ordens existiam (e continuam a existir). Só isso explica, também, que a investigação do CPS se limite aos agentes que dispararam os tiros, e remeta todos os outros - nomeadamente os responsáveis pelo plano - para um limbo obscuro de "erros de planeamento e comunicação".
As consequências desta decisão não são evidentes.
Por um lado, pode argumentar-se que, ao fundamentar o arquivamento do processo no erro (falsa suposição) dos agentes, o CPS está implicitamente a admitir que a sua acção foi ilegal e que, portanto, o plano shoot-to-kill é ilegítimo e incapaz de, por si só, excluir a responsabilidade criminal de quem actua ao abrigo dele.
Por outro lado, também se pode ver na ausência de acção contra os responsáveis pelas ordens uma coonestação implícita da legitimidade das mesmas. A Metropolitan não esperou 24 horas para reafirmar que a política é legítima e que continuará a aplicá-la.
Como escrevi há precisamente um ano (último post aqui), o problema não é tanto a determinação da responsabilidade dos agentes que dispararam os tiros, mas sim uma avaliação clara da legitimidade da política traçada pela polícia inglesa. A administração parece continuar satisfeita com ela, mas seria interessante conhecer o juízo dos tribunais (em Inglaterra, os tribunais levam-se a sério na sua função de proteger os direitos das pessoas contra o poder público). O CPS, ao conceber a decisão de arquivamento nestes moldes, deitou fora a oportunidade de obter uma decisão judicial sobre o assunto. Espera-se que não tenha outra.

 

posted by PC on 2:15 da manhã # (7) comments

segunda-feira, julho 17:

IMPUNIDADE: A impunidade é talvez a mais marcante das situações que nos separam do primeiro mundo. Corrupção e crime, de uma forma geral, existem em todo o lado. Mas o que define uma sociedade é a forma como reage perante esses fenómenos. De frente, agindo depressa e a direito ou... arquivando, como é costume neste país. Para além da proverbial tolerância à fuga ao fisco, ao tráfico de influências e aos pequenos crimes em geral, há uma total ineficiência da justiça no seu todo, que também se reflecte na total irresponsabilidade política. Mesmo os chamados "casos mediáticos" acabam como? Apanhando peixe graúdo? Quem aposta uma quinhentinha?
 

posted by Neptuno on 10:33 da tarde # (0) comments

GUERRA: Tenho acompanhado os comentários aos posts do nosso FNV sobre a sua tomada de partido no conflito do Líbano e parece-me que ele está um passo à frente dos restantes. Pelo menos percebeu que se trata de uma guerra - que, como tal é assumida pelos próprios beligerantes - e não apenas de um pequeno conflito localizado.
 

posted by Neptuno on 10:24 da tarde # (2) comments

ENCONTRAMO-NOS NO INFERNO: Os meus homens querem uma amante uma vez por semana, sexo sem limites, nada de telefonemas nem de paixão. As minhas mulheres querem carradas de conversa e de interesse pelas suas "personalidades interiores", muitos e-mails e "toques", vulcões de paixão e algum sexo ( sim, que não são parvas).
 

posted by FNV on 9:27 da tarde # (2) comments

O LEOPARDO CANIBAL: Ando a beber o whisky de um morto. De facto, tem um certo cheiro.
 

posted by FNV on 9:25 da tarde # (0) comments

"A QUEDA DE JERUSALÉM": É o título de um post do Luís Januário, em A Natureza do Mal, que lhe valeu a acusação de andar a dar "palmadinhas nas costas aos fanáticos judeus". Quando o Luís Januário é acusado disto, podemos ver como está o debate.
Um dos meus interlocutores favoritos nesta área é Edward Said, ícone cultural da resistência palestiniana e autor , escorado em Focault e em Gramsci, do conceito de orientalismo. Aprendi a lê-lo, discordando frequentemente, mas respeitando sempre dois pontos: a posição humanista e a seriedade intelectual . Uma das dificuldades que Said reconhecia no processo de coabitação israelo-palestiniano era a longa história de sofrimento e condenação do povo judeu. E reconhece-a sem grande esforço porque essa história foi, até ao nazismo, quase sempre escrita pela Europa cristã. Drumont, o autor de "Les Juifs contre la France. Une nouvelle Pologne" ( editado pela Librairie antisémite, Paris, 1899) cristaliza, exemplarmente, esse esforço: "À pobre França cristã, envenenada pelo sangue judeu, (que como refere e bem Sternheel, "treme cercada por estrangeiros, metecos e judeus") só resta o exemplo nacionalista da reacção polaca". O nacionalismo, árabe ou sionista, era o grande adversário de Said. Mas como ele reconhecia, havia o problema da História.
O boletim da Internacional Situacionista de Outubro de 1967, implacável para com as elites árabes, fazia uma curiosa análise da Guerra dos Seis Dias: "Israel tornou-se o que os árabes , antes da guerra, lhe censuravam: um estado imperialista, comportando-se como as mais clássicas forças de ocupação; e no interior desenvolve-se um delírio colectivo dirigido pelos rabinos em prol do direito imprescindível de Israel às fronteiras bíblicas". A cronologia é um detalhe sempre interessante.
A invasão do estado de Israel no dia seguinte ( 15 de maio de 1947) à sua criação, bem antes dos acontecimentos de 1967, não ajudou nada ao apaziguamento dos tais delírios colectivos. O que sempre me impressionou foi que, apesar dos rabinos e dos vizinhos, Israel conseguiu pôr de pé uma democracia. Tratou mal os palestinianos residentes, algumas vezes tratou-os como cães, é certo, mas fez da história da sua ignominiosa perseguição um estado essencialmente tolerante. Nas guerras que travou, matou como não se deve matar, sem dúvida. Mas nos últimos anos, dando razão a Said, Israel deu passos seguros no caminho da paz, como a (jocosamente retratada) retirada dos colonatos. Agora, os vizinhos juram a sua destruição. Pelos mesmos motivos de sempre.
O mundo de hoje já não comporta nenhum sonho sionista, podem arrumar as bandeiras e as culpas. O ódio a Israel, naquela zona, é o ódio ao modo de vida ocidental . Se eles - os que fazem de Deus um partido e os que juraram riscar do mapa uma nação - ganharem, nós perdemos.
 

posted by FNV on 3:41 da tarde # (15) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012