Mar Salgado

sábado, agosto 13:

ENTEADOS: Reparei que a moda se acentuou nestes meses de fogos. Nas colunas de opinião dos jornais e da blogosfera, todos se queixam do país que temos e que somos. Forra-gaitas que nunca sairam de Lisboa, bertoldinhos que já não têm emprego na televisão, balhastreiras que deveriam estar caladinhas quanto a decências alheias. Todos exibem o orgulho gasto de vergastar a "paróquia" ou o "Portugalzito". E escrevem (?) para ele.

Ao 1º comentador: Deixe a morada ou o número de telefone e terei imenso gosto em responder-lhe.
 

posted by FNV on 10:59 da tarde # (1) comments

DÚVIDAS:Ouço notícias preocupantes, mas esperadas: os atentados de Londres, segundo as autoridades inglesas, não foram feitos em rede com a Al Qaeda, nem com nenhum outro grupo conhecido. Isto, a ser verdade, entre outras coisas, confirma duas dúvidas que abundantemente aqui exprimi em Julho:

a) como é que a "civilização ocidental " pode "estar em guerra" com grupos aleatoriamente constituídos ( mas uterinamente concebidos) e sem representação política?

b) Como é que se faz a "resposta militar"? Minando o Devonshire ou arrasando Trafalgar Square?

Como sempre, aguardo a luz esclarecida dos meus comentadores.
 

posted by FNV on 9:55 da tarde # (3) comments

sexta-feira, agosto 12:

PACTO DE REGIME: não seria possível sugerir às televisões que fizessem um acordo de modo a não passar imagens de Francisco Louçã?
 

posted by VLX on 5:33 da tarde # (11) comments

OS PORTUGUESES NÃO SÃO TOLOS! Em entrevista ao DE, o Ministro das Finanças, o tal que como primeira medida após a tomada de posse resolveu alterar o CA da CGD, quer fazer-nos crer que "há muito que vinha acompanhando" a situação da CGD e tinha até já elaborado o "diagnóstico" para a coisa. Poderíamos até imaginar o Ministro, antes de o ser, a ocupar os seus tempos livres a estudar atentamente a questão da CGD, a fazer os seus diagnósticos, a elaborar soluções possíveis; até poderíamos imaginar que o Ministro, antes sequer de sonhar ser Ministro das Finanças, já tinha inclusivamente pensado que se um dia o viesse a ser, a questão da CGD só se resolveria colocando na Administração da CGD Armando Vara, o que faria no primeiro dia de mandato para salvação nacional. Só que nisto não se consegue acreditar, não faz o menor sentido. Da mesma forma que não se acredita no estapafúrdio argumento da pretensa ligação de 20 anos entre Vara e a CGD, igualmente utilizado pelo Ministro para justificar a sua designação.
Como também não se acredita no Ministro Mário Lino quando vem apregoar a existência de estudos para a Ota, querendo referir-se apenas a um mero estudo de impacto ambiental. Como ainda se não pode acreditar no Ministro Manuel Pinho quando este se socorre de estudos de há dezenas de anos para justificar o investimento público na área dos transportes. Os ministros deste governo mentem-nos com uma facilidade e simplicidade infantil ou ingénua, pensarão que somos tolos? Convinha dizer-lhes que não.
 

posted by VLX on 4:07 da tarde # (1) comments

PERCEBES ATÓMICOS: Um bocadito aturdido com algumas coisas que se escreveram na imprensa lusa sobre a bomba de 1945. Em frente ao mar e antecipando os percebes da estrada para Castelejo, lia e relia, o apetite aguentando-se, contudo, firme e hirto. "Se" não se tivesse pulverizado duas cidades inteiras - incluindo cães, chupetas, shôjis e livros - "morreria mais gente". Este se ia me dando cabo dos percebes. Os gregos, que conheciam todos os holocaustos menos os dos homens, achavam por bem não justificar o que não se pode compreender. Ainda assim, Sófocles põe Tecmessa a perguntar ao Coro, a propósito da loucura de Ájax: "Como hei-de contar uma história inenarrável?"
Assim fiquei, à espera dos percebes. À espera que deixem a vergonha morrer sossegada.
 

posted by FNV on 11:46 da manhã # (2) comments

quinta-feira, agosto 11:

EXCELENTE: A crónica de Paulo Varela Gomes, no Público de hoje, traduzindo com mestria um desencanto que se vai apoderando de todos os portugueses.
 

posted by Neptuno on 3:15 da tarde # (1) comments

quarta-feira, agosto 10:

GLOBALIZAÇÃO I: É um fenómeno inexorável que confirmamos diariamente. Os Beach Boys no Crato é uma coisa fantástica.
GLOBALIZAÇÃO II: Mas, há sempre o reverso da medalha. Também dá azo a fenómenos terceiro-mundistas como a condecoração dos U2 pelo Presidente Sampaio. Se não tiver nada para fazer, a gente arranja-lhe qualquer coisa.
 

posted by Neptuno on 5:19 da tarde # (1) comments

ACORDOU AGORA? A Direcção-Geral dos Recursos Florestais anunciou hoje, 10 de Agosto, por entre as cinzas de dezenas de milhares de hectares de floresta ardida, que está a promover uma campanha de prevenção de fogos, com acções a desenvolver entre Agosto e Outubro. Deve estar a gozar connosco. E a natureza goza com a Direcção-Geral, apresentando-se enublada e chuvosa num dia sem incêndios.
É caso para dizer: tarde piaste, Inês é morta.
 

posted by VLX on 1:58 da tarde # (1) comments

terça-feira, agosto 9:

FÉ: Alguém acredita que os incêndios podem acabar enquanto sustentarem um negócio anual de volume superior a cinco milhões de contos? Mais depressa o Benfica contrata um avançado...
 

posted by Neptuno on 5:42 da tarde # (5) comments

segunda-feira, agosto 8:

FOGOS E DESNORTE GOVERAMENTAL: Parece continuar tudo maluco. Dizem-me (não vi) que o MAI anunciou grande medida de combate aos fogos: vai alargar o período da época de incêndios, imagina-se que até ao fim das vindimas ou mesmo chegadinho ao S. Martinho. Se é isto que o Ministro tem para nos oferecer, estamos conversados. Sugiro-lhe que tente também acabar com os fogos por decreto, pode ser que dê.
Ah, o MAI vem ainda com outra: acha que os juízes deverão "afinar" a prisão preventiva dos incendiários. Pois. A culpa é toda dos juízes. O facto de não se carrearem para o processo provas suficientes da culpabilidade dos suspeitos de incêndios não interessa nada, não é? Perceberá o MAI alguma coisa do funcionamento dos tribunais? Pois é, logo vi.
A propósito, como se articula isso com o desejo do Ministro Alberto Costa de responsabilizar os juízes no caso de erro na determinação de prisão preventiva? Ficam safos no caso de incendiários e pagam nos casos de pedofilia?
É espantoso o desnorteamento deste governo e a demonstração evidente de como trabalham em cima do joelho, dizendo para o ar e sem pensar o que lhes vai naquelas cabecinhas. Não pressagia nada de bom.
 

posted by VLX on 6:16 da tarde # (1) comments

ASSOCIAÇÃO AMIZADE PORTUGAL - TANZÂNIA: A presença de Sócrates naquele país, em safari, deveria ser aproveitada para o início de um frutuoso intercâmbio entre os dois países. Desde já sugiro a cedência de um "animal feroz", do aparelho que o controla e dos projectos da Ota e do TGV em troca de dois elefantes verdadeiros.
 

posted by Neptuno on 3:39 da tarde # (2) comments

YES SIR! Enquanto eu estive de férias, foi o que foi no Ministério das Finanças. Afastou-se aquele que incomodava e trouxe-se um yes sir. Yes, sir! Yes, OTA. Yes, TGV. Yes, CGD, yes, yes, yes. De tantos iésses, o novo Ministro nem sequer percebeu que a sua reconhecida competência iria ser rechaçada de imediato. O país sofre...
 

posted by VLX on 1:45 da manhã # (1) comments

GULODICES DE FÉRIAS: Na minha infância, havia uma coisa que eu adorava, que eram os SUGUS de hortelã pimenta, entretanto acabados. Recentemente, vieram ao mercado os de menta, embora seja muito difícil encontrá-los. O seu sabor faz-nos regressar a partes da nossa infância e isso é sempre bom.
Os gelados da MENORQUINA são a melhor coisinha que há, nem sei como se vendem os outros. São difíceis de encontrar mas são fantásticos. Obrigado, meus queridos filhos e sobrinhos, por mos terem mostrado.
Se há coisa boa em Portugal é a COMPAL: os sumos de limão e o gold de morango já eram excelentes mas agora há também o de morango e maçã que é uma maravilha. Não consegui provar o de kivi, que anda a ser anunciado, mas ando desesperadamente à procura dele com medo de encontrar primeiro a balança.
É pena que os restaurantes do Algarve, mesmo os melhores, percam gabarito no fim de Julho ou no princípio de Agosto: por melhores que sejam, estão muito longe da qualidade e da alegria que dão um Degrau do Castelo do Rui Araújo ou um 60/70 do Francisco Meireles, no regresso ao Porto.
 

posted by VLX on 1:14 da manhã # (2) comments

CONCEITOS: Há alguma dificuldade no tratamento de algumas questões às quais se atrelam determinados conceitos. As "férias dos juizes" é uma delas, como o leitor assíduo deste blog já terá reparado. Agora há uma nova, que é a "irresponsabilidade dos juizes".

Vou tentar explicar, desta vez sem recorrer às modalidades desportivas. Em primeiro lugar, atente-se no seguinte: se um juiz errar (grosseiramente, de forma evidente) na sua decisão, a vítima dela é hoje indemnizada, pelo Estado. O juiz será certamente penalizado pelo órgão fiscalizador (logo, não é irresponsável. Aliás, está já estabelecida a situação de dolo. Daí o problema de se utilizarem alguns conceitos para certas situações ou questões), mas não é ele, naturalmente, quem irá sofrer a obrigação de indemnizar monetariamente o lesado. Com isto, a sociedade organizada garante uma coisa essencial: garante que o juiz decide (bem ou mal, já lá iremos) de forma completamente independente, apenas valorando a prova que diante dele se faz. Repito, se errar, o Estado, a sociedade organizada paga a compensação devida, como acontece agora.

O que este governo socialista pretende neste momento é responsabilizar os juizes no caso de erro destes na avaliação da decisão de prisão preventiva. Serão os juizes - e já não a sociedade organizada - a indemnizar, em última análise, presos preventivamente que se venha a verificar terem sido erradamente detidos. Por outras palavras, os juizes apreciarão os casos que se lhes depararem não só tendo em consideração a prova que diante deles se produzir mas também o receio de um dia virem a ser processados e obrigados a pagar por terem decidido mal. Não será só uma questão disciplinar, de má nota; o juiz decidirá com medo do que lhe vier a acontecer no futuro.
Passarão, portanto, a decidir sendo partes interessadas no processo. O resultado é que mais nenhum juiz mandará ninguém para a prisão (Ó-lá-lá, vou-me agora chatear?.... Vem aí uma defesa mais elaborada para o julgamento ou depoimentos diferentes ou alterados ou ainda, justamente, demonstradores - agora! - de que o MP funcionou mal na acusação e eu é que me vou tramar? ? Isso é que era bom!).

Fulano é detido, presente ao juiz, realizam-se as acções necessárias e legais e, segundo todos os critérios, conclui-se que Fulano cumpre as disposições necessárias a uma prisão preventiva por fogo posto (para utilizar um tema actual e incandescente....), de onde resultaram inclusivamente mortes humanas. Pois o juiz irá mandar o suspeito em liberdade com medo de, mais tarde e com mais tempo, se vir a considerar provado que o dito estava noutro país com amigalhaços. Se falo de casos de fogo posto, pensem em casos de pedofilia, vai ser a mesma coisa.

Num país de criminosos, esta medida seria naturalmente aplaudida com entusiasmo.

Num país civilizado, esta atitude do governo socialista seria de imediato rechaçada por todos:
pela população em geral, porque isto afecta negativamente a sua vida e as decisões que lhe dizem respeito;
pela comunidade científica, porque isto afecta aquilo que têm defendido;
pela oposição democrática, porque isto afecta a democracia e a independência dos poderes;
pelos defensores da nossa Constituição, porque isto a afecta indubitavelmente, na mesma medida que impede a independência dos juizes,
por todos, enfim, porque a medida tem a carinha chapada e imberbe da vingança sobre a prisão preventiva que alguns tiveram ou a pressão inadmissível que o Governo quer colocar sobre o poder judicial.

Ora nós gostávamos mais da independência de poderes, ou já não será assim?

PS: voltarei certamente a este assunto.
PS2: a João Mãos de Tesoura: vi agora os seus comentários a anteriores posts meus meus. Tentarei amanhã comentá-los na medida que eu souber.
 

posted by VLX on 12:47 da manhã # (5) comments

domingo, agosto 7:

VAGAS DE ANTI-AMERICANISMO PRIMÁRIO: Um dia destes, os americanos serão os principais causadores e culpados dos horrores da segunda guerra mundial. Não valerá a pena lembrar que eles estavam e queriam estar fora dela quando foram barbaramente atacados e forçados a nela entrar. Recordar todo o auxílio que deram ao mundo em geral e à Europa em particular será igualmente inútil e certamente carreado para o campo dos interesses materiais.
Para já (estamos a sessenta anos da coisa), eles são apenas acusados de terem deitado duas bombas atómicas sobre o Japão com segundas intenções: os revisionistas no sofá e de pantufas acham que as bombas foram largadas para impressionar a URSS ou para justificar aos contribuintes as despesas efectuadas com a criação das bombas. A acusação é ignóbil e vil, para além de injusta e não confirmada historicamente, e esquece a realidade da altura conhecida como tal. Sugere-se a leitura dos artigos de José Manuel Fernandes (o que ele tem melhorado desde que os socialistas conquistaram o poder!) de sábado e o de Vasco Pulido Valente de domingo, ambos no Público.

Convém ainda sublinhar que hoje, os norte-americanos fazem o que esses tipos das pantufas querem: deixam-se matar para não matarem os outros (o que é uma coisa quase inconcebível e diz muito da grandeza dos americanos: estariam os nossos governantes dispostos a deixar morrer os nossos filhos para não usar as nossas armas contra o inimigo? Como seriam as manifestações populares junto da TVI ou da SIC?... Convinha pensar nisto...). Na altura não tinham de o fazer (nem hoje, valha a verdade, e por isso deveriam ser elogiados): estavam numa guerra contra malucos (hoje não?...), kamikazes (hoje não?...), que se defendiam arduamente até à morte (hoje não?...), com ataques cobardes sobre militares ou civis (hoje não?...).

PS: nota final para um pequeno comentário. De acordo com o Público (cfr, dia 6), um dos anti-americanos (não tenho aqui o jornal e não me apetece ir lá baixo buscá-lo para ver o nome do tipo) dizia que as bombas não tinham necessidade de ser lançadas porque a guerra contra os japoneses estava ganha desde o momento da entrada em cena dos soviéticos no Pacífico: é que os japoneses iriam render-se logo porque, embora aguentassem as bombas atómicas - quantas fossem - não queriam ser invadidos pelos soviéticos. O argumento é hilariante: em duas penadas diz-nos que mesmo atacado com bombas atómicas o Japão resistiria (o que não seria sem bombas atómicas....), coisa que eu confesso não acreditar, e que os japoneses tinham mais medo dos soviéticos do que de bombas atómicas, no que eu acredito piamente. Sublinho por fim a forma cordata com que os americanos trataram os japoneses na vitória. Não há muitos povos assim e os franceses que o digam, mesmo não tendo ganho nada desde os primórdios de Napoleão.
PS2: Para evitar comentários disparatados e desnecessários, desde já se deixa aqui declarado que a devastação sofrida pelos japoneses se imagina terrível e sem igual, no passado ou no futuro (pelo menos assim se espera). Apenas se compreende a atitude tomada pelos EUA na altura.
 

posted by VLX on 11:37 da tarde # (1) comments

VARAS DE QUE NEM ORWELL SE TINHA LEMBRADO: Face ao que nos tem vindo a habituar, impressiona-me pouco que Sócrates tenha feito o que fez com a mudança do Conselho de Administração da CGD. Colocar na Administração de uma empresa como esta um amigalhaço que, para dizer apenas o mínimo, não tem as mais pequenas competências académicas ou profissionais que o justifiquem no lugar é algo que não me surpreende.
Estranho, no entanto, que os seus "pares" na CGD não tenham sentido a imediata necessidade de se demitirem em bloco e no momento. Por este andar, um dia destes terão de sentar-se à mesa com o porteiro da agência da CGD da Covilhã, por sinal um excelente rapaz e muito simpático.
 

posted by VLX on 11:29 da tarde # (0) comments

REGRESSO DE FÉRIAS: Regressa-se de férias e por Santarém, Leiria, Pombal, Coimbra, Aveiro e S. M. da Feira tudo arde. O MAI já não está a bronzear-se pelos Salgados mas também não quer perder-se pela unidade dos queimados, o que vai conseguindo com a complacente ajuda duma comunicação social compreensiva até mais não. Noutros tempos (não muito longínquos), o MAI seria incinerado vivo como sendo o próprio incendiário; mas com a cobertura de amianto destes media, sobrevive aos incêndios mais devastadores apregoando umas estatísticas que só o servem a ele mas que não conseguem afastam o sofrimento dos que vêem devastadas as suas vidas e propriedades com os fogos. Que durma sossegado. Mas se não consegue controlar os fogos que diga já para se tentar preparar tudo para o ano.
 

posted by VLX on 11:26 da tarde # (2) comments

E LA NAVE VA: O Bombyx Mori diz que se vai embora, qual meteorito. Tenho muita pena, é um blogue extraordinário. Mas, ao contrário do que diz o Afonso Bivar, não é verdade que tudo tenha um fim, ou pelo menos o fim, aquele que estava determinado. Podemos sempre recriá-lo, enganá-lo, as vezes que nos apetecer. Mesmo quando transportamos um rinoceronte doente. (Exemplo: este post podia acabar assim: Mesmo quando não transportamos um rinoceronte doente).

 

posted by PC on 5:41 da tarde # (0) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012